renda-se, como eu me rendi. mergulhe no que você não ... · h m d b mostra cultural 2014...

20
H m d B C M ostra ultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento. CLARICE LISTECTOR Além da nossa Mostra Cultural, nessa edição: Ÿ Duodiploma - Ensino Médio + High School - parceria com Smart High School - pág. 3 Ÿ Formação Humana - pág. 17 Ÿ Esportes - XXVII Olidomus - pág. 18 Ÿ XI Prêmio Jovem Escritor - pág. 20 ... e muito mais! r a á e i i t r L Informativo Domus - Ano 14 - Nº 47 - Setembro-Novembro / 2014

Upload: trinhnhi

Post on 15-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

H

m d

B

CMostra ultural 2014

Renda-se, como eu me rendi.

Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.

Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.CLARICE LISTECTOR

Além da nossa Mostra Cultural, nessa edição:ŸDuodiploma - Ensino Médio + High School - parceria

com Smart High School - pág. 3ŸFormação Humana - pág. 17ŸEsportes - XXVII Olidomus - pág. 18ŸXI Prêmio Jovem Escritor - pág. 20

... e muito mais!

r aáei it rL

Informativo Domus - Ano 14 - Nº 47 - Setembro-Novembro / 2014

Page 2: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

Rua Bandeira Paulista, 1.108 - (Itaim Bibi)

CEP 04532-004 - SP - Tel.: (11) 3040-1777

www.colegiodomus.com.br / www.facebook.com/colegiodomus

EXP

EDIE

NTE

Coordenação Geral:

Projeto Gráfico: Silvio Oliveira da Matta (Designer)

Colaboração: Equipe Pedagógica e Educacional Tiragem: 1500 exemplares

Profª Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora Geral

Informativo do Colégio Domus Sapientiae

Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora

“Um brasileiro no topo do mundo”... esse é o título de uma reportagem da revista Veja do dia 20/09/14. Essa reportagem trata da conquista do carioca Artur Ávila ao prêmio máximo da Matemática, a Medalha Fields, que é comparada ao “Nobel”, por sua produção portentosa e constante de soluções para enigmas que há décadas desafiam seus pares.

Sabemos que Artur é brilhante na área de Matemática, mas não temos dúvida de que o incentivo dado pelos seus mestres na sua vida escolar contou muito para o seu sucesso.

Estímulos como competições, Olimpíadas etc, fazem com que cada indivíduo exponha seus talentos e habilidades.

As Olimpíadas de Conhecimento, também conhecidas como “Olimpíadas Científicas”, são competições intelectuais entre estudantes, normalmente de ensino fundamental ou médio, ou ainda de cursos universitários de graduação, que consistem na realização de provas ou trabalhos.

Sabemos que todos desenvolvem, no decorrer de suas vidas, habilidades e competências necessárias para a execução e/ou compreensão de determinadas tarefas. Cada indivíduo se sobressai, mais ou menos, em alguma área do conhecimento.

A teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida a partir da década de 1980, por uma equipe de investigadores da Universidade de Harvard e liderada pelo psicólogo Howard Gardner, busca analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.

A pesquisa identificou e descreveu vários tipos de inteligências nos seres humanos, e obteve grande eco no campo da educação.

Temos as inteligências: Lógico-matemática; Linguística; Espacial; Musical; Cinestésica; Naturalística; Pictográfica; Interpessoal e Intrapessoal.

Quando entendemos que, de acordo com a teoria acima, o cérebro humano possui vários tipos de inteligências, mas que a maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências mais desenvolvidas, temos que respeitar e dar oportunidade para que o indivíduo mostre o seu talento. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística.

É interessante que se promova competições em todas as áreas do conhecimento e que se leve em conta as inteligências múltiplas, pois assim o indivíduo poderá se sobressair naquilo que ele tem de melhor, não privilegiando somente alguns favorecidos.

Os Colégios Domus Sapientiae e Montessori Santa Terezinha implementam competições internas de Matemática (inteligência lógico-matemática), Língua Portuguesa (inteligência linguística), Arte (inteligência pictográfica), Educação Física (inteligência cinestésica) e Música (inteligência musical), sempre atentos às inteligências interpessoal (capacidade de se relacionar bem com as pessoas) e intrapessoal (habilidade de estar bem consigo mesmo).

Incentivamos também nossos alunos a participarem de diversas olimpíadas externas, tais como a OBM (Olimpíadas Brasileira de Matemática), OBF (de Física) e OBA (de Astronomia).

É papel do colégio incentivar e estimular os alunos para que possam desenvolver e revelar seus talentos, pois é através desses estímulos que muitos descobrem suas habilidades e isso, pode ser o divisor de águas em suas vidas, como foi o caso do nosso brasileiro Artur Ávila.

CO

LÉG

IO D

OM

US

PAR

A Q

UEM

LEV

A A

ED

UC

ÃO

A S

ÉRIO

E F

AZ

DA

VID

A U

M E

TER

NO

APR

END

IZA

DO

Profª Neuza Maria Scattolini

EDITORIAL

OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO

INCENTIVANDO E REVELANDO TALENTOS

Page 3: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

Cursos

Somente as matérias que não são contempladas no programa da escola brasileira

Uma escola 365 dias por ano, 24 horas por dia! Investimento

A conclusão do programa nacional será creditada no americano, isentando o estudante de cursar as matérias em duplicidade. Portanto, as matérias do sistema brasileiro entrarão no histórico do diploma de High School, juntamente com os componentes americanos. Para tanto, a escola do Brasil emitirá os documentos de conclusão do curso, que será convalidado pelos órgãos americanos.

A plataforma de ensino permite ao aluno organizar seu próprio horário de estudos, pois a Smart High School está sempre aberta à conveniência do estudante. Desta forma, o adolescente pode gerenciar seu tempo da melhor maneira possível. Por exemplo, o jovem pode cursar as matérias obrigatórias em apenas um ou dois semestres, ou fazer os mesmos semestres em até quatro anos.

Ser “Smart” significa obter o diploma de High School na melhor plataforma de ensino dos Estados Unidos, sem ter que fazer as matérias que já estão no programa brasileiro, em menos tempo e gastando muito menos que as outras opções já existentes no Brasil.

O papel dos professores da Smart High School

Como é o dia a dia de um aluno da Smart High School?

• Ministrar aulas, ao vivo, garantindo os meios para que o aluno avance no curso.

• Acompanhar individualmente os alunos.

• Marcar as avaliações dos alunos dando orientação e o apoio necessário.

• Fazer, responder e atender chamadas de estudantes.

• Realizar avaliação final para os alunos que tenham concluído algum curso.

• Ministrar sessões online e em tempo real com os estudantes.

• Realizar conferências telefônicas, todos os meses, com os pais para dar o feedback do desempenho de cada aluno.

O aluno recebe um login e senha para acessar o site e entrar em sua conta pessoal, na qual pode acompanhar e desenvolver suas atividades em qualquer horário e onde quiser.

As aulas podem ser agendadas de acordo com a conveniência do aluno.

Existem diversas formas nas quais ele pode entrar em contato com os professores e tirar todas as dúvidas: mensagem de texto, chat online ou Skype.

Ele pode, ainda, acompanhar diariamente o perfil no Facebook, que é sempre atualizado com novas atividades e informações importantes, além de servir como um espaço no qual estudantes do mundo todo podem interagir entre si.

O estudante participa, todos os meses, de uma chamada telefônica entre os seus pais e os professores.

1

234

5

Matérias obrigatóriasDependendo do programa da

Variedade de cursos

escola brasileira, o aluno deverá cursar somente de 3 a 6 matérias obrigatórias. Como o aluno pode determinar o ritmo de seus estudos, todo o programa poderá ser cumprido em um período de apenas 2 semestres ou em até 4 anos.

Além das matérias obrigatórias para a obtenção do diploma de High School, o aluno poderá enriquecer seu currículo

• United States Government

• United States History

• Health Opportunities through Physical Education (HOPE)

• High School English Prep I and II

• Economics

• World History Para alunos do Colégio Domus Sapientiae serão obrigatórias somente 3 matérias, sendo 4 semestres: United States Government (1 semestre), United States History (2 semestres) e Economics (1 semestre).

com os cursos disponíveis em todas as áreas, desde básicos, disciplinas eletivas e preparatórias para a faculdade – que podem melhorar o currículo do aluno.

DUODIPLOMAEnsino Médio + High School

DOMUSSapientiae 3

Page 4: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

EDUCAÇÃO INFANTIL

4

BerçárioNido Nido

Berçárioee

No 3º trimestre no Maternal I, demos continuidade à viagem, e embarcamos no trem “Reco-reco” que nos levou a uma deliciosa aventura na selva. Apreciamos imagens e miniaturas da fauna, e exploramos curiosidades e possibilidades de locomoção dos animais.

Na magia do faz-de-conta utilizamos a imitação e a imaginação representando a movimentação de diversos animais.

aternal I Maternal M I

Desde bebê, a criança pode e deve ter contato com os livros e a leitura, pois esta prática tem relação direta com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da criatividade imaginativa e artística, do desenvolvimento da sensibilidade para o escutar e o olhar, e com a educação do ato de ler. Certamente, nesta fase, os bebês ainda não entendem o enredo da história, mas aprendem a reconhecer a melodia e os ritmos da linguagem, provocando encantamentos e marcas em sua memória.

Nossa equipe, consciente de seu papel na formação do futuro leitor, proporciona oportunidades para que para que nossos alunos experimentem o ato de ler livros e ouvir histórias

por meio dos sentidos e da afetividade, transcendendo desta forma a função utilitária da linguagem. Quando a berçarista lê para os bebês e compartilha seu encantamento com a leitura, aproxima-os do universo literário e do prazer que envolve o ato de ler. Ao ouvir um adulto ler, o bebê entra em contato com a dimensão da linguagem escrita, que se apresenta em uma cadência própria e fixa e, a depender do livro escolhido, com rimas, repetições e ritmos novos e envolventes para eles.

O ato de ler é algo que se educa e a maneira como a criança entende o livro e suas histórias, neste período, irá acompanhá-la pelo resto da vida.

YOLANDA REYES

“Os primeiros textos dos bebês são a voz e o rosto humano, onde eles aprendem a base verbal e não

verbal da interação social sobre a qual se constituirá, paulatinamente, uma infinidade de leituras.

E o fato é que no fundo é 'se ver' no outro e recorrer às estruturas visíveis para ‘lidar’ com o invisível.”

Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

Page 5: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

APRENDENDO BRINCANDO...

Na última etapa do projeto, os alunos do Pré avançaram significativamente no processo de letramento e mostraram-se radiantes por terem

aprendido a escrever nomes de alimentos com cada letra do alfabeto, afinal havia grande expectativa da turma sobre como se revelaria o mistério do baú encantado.

A escrita espontânea de palavras, jogos com raciocínio matemático e a investigação da riqueza cultural existente em variadas partes do mundo foram

propostas que propiciaram novos aprendizados e rico conhecimento para todos.Foi com a ajuda do pó de pirlimpim da fada Sininho, que localizaram o tesouro escondido pelo pirata

Zé Bocão, levando ao desfecho desta aventura.Após capturarem o comilão e resgatarem o

tão procurado tesouro, as crianças ensinaram-no a ler e escrever o nome de sua comida preferida para liberar o encantamento do

baú encantado, a qual passou a ser o prato principal do restaurante que Zé Bocão montou na Tesourolândia, deixando de lado sua vida de pirata peralta!

aternal IIMaternal M II

Nesta etapa final do ano os alunos do Jardim vivenciaram instigantes descobertas através de experimentos científicos que utilizaram a água e comprovaram a existência do ar, desvendando assim, na prática, muitos mistérios e curiosidades.

ardim Jardim J NATUROLÂNDIANa Naturolândia as investigações sobre a natureza

não pararam de acontecer!

Integrando todas as áreas do conhecimento, os alunos

conquistaram um prazeroso aprendizado, que certamente ficará perpetuado na memória como momentos singulares e

inesquecíveis da infância.

Pré Pré

5Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

EDUCAÇÃO INFANTIL

A amiga Filomena surpreendeu a turma do Maternal II neste trimestre ao trazer da “Brinquedolândia - espaço da magia do brincar” brincadeiras da época da vovó.

Para entender melhor conceitos matemáticos, identificar números e avançar no raciocínio lógico, os alunos vivenciaram divertidas brincadeiras tais como: pular amarelinha, corda, rodar pião dentre tantas outras, que motivaram os alunos a construírem novos conhecimentos na área de matemática.

Foi através do lúdico que as crianças se desenvolveram alegremente ao vivenciarem as atividades.

Page 6: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

Para ampliar o conhecimento do Universo letrado das crianças do Maternal ll e Pré visitamos a “Cidade do Livro”. Nessa visita cultural valorizou-se o processo de aprendizagem da leitura e escrita

através da literatura, sendo uma experiência emocionante ao garantir o desenvolvimento da oralidade. As propostas vivenciadas na Cidade do livro despertaram o imaginário dos nossos pequenos que embarcam no mundo de

uma coleção de livros gigantes e personagens como ”Tracinha e Vovó Cotinha” que fizeram todos se divertirem com suas histórias e incentivaram o habito pela leitura.

Para celebrar o Dia Internacional da Paz, nossos alunos do Integral promoveram diversas ações pautadas na solidariedade, valores e respeito ao próximo.

Visita à idade o ivroC D Le

aternal IIMaternal M II réPréP

Integral

No decorrer desta semana, nossos alunos do Jardim e Pré exercitaram a cidadania participando do “Projeto Eleições”.

Pelas paredes do colégio foram afixados cartazes dos candidatos: personagens dos contos literários trabalhados em sala de aula. O projeto seguiu todas as fases que envolvem uma eleição de verdade e as crianças vivenciaram de forma efetiva os princípios da democracia.

Eleições2014

EDUCAÇÃO INFANTIL

6Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

PEACE DAY

As atividades possibilitaram momentos muitos significativos para os grupos!

Page 7: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

7Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

INTEGRAL - ENGLISH WAY

HalloweenHalloweenO dia 31 de outubro é uma data mundialmente conhecida como “O Dia das Bruxas” ou “Halloween”, uma

festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil essa comemoração vem se tornando tradicional e no Integral não foi diferente.

As crianças puderam se divertir e conhecer um pouco mais dessa cultura por meio de diversas atividades, dentre elas uma culinária deliciosa e uma festa à fantasia assustadora.

Labor Day (Dia do Trabalho) é um feriado nacional americano celebrado na primeira segunda-feira de setembro e

também simboliza o fim do verão americano.A data foi comemorada pela turma do Integral com

atividades a partir de pesquisas sobre o que é e o por que o Labor Day é comemorado. Os

a l u n o s t r o u x e r a m o b j e t o s q u e representavam uma profissão, foram momentos de alegria e curiosidade em que conheceram e brincaram de “ter” uma profissão.

Cartazes e um painel foram feitos para expor as profissões estudadas.

Para comemorarmos o Dia das Crianças, uma data tão especial e esperada pelos nossos alunos, o Integral preparou dois dias repletos de atividades e brincadeiras. Foram diversas gincanas, dia do brinquedo e um delicioso e divertido pic nic coletivo. Foi confeccionado um cartaz enfatizando a importância das crianças para o futuro da nossa nação.

DIA DAS CRIANÇAS

LABOR DAY

Page 8: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

8Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

ENSINO FUNDAMENTAL I

O recurso dos iPads, como ferramenta de apoio ao professor e ao aluno, auxiliou no aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula,

os através de jogos pedagógicos e atividades lúdicas. Os 1 Anos demonstraram grande envolvimento, participando das atividades com desenvoltura. O uso da tecnologia permite que a interatividade seja uma forma rápida de informação.

Foi interessante conhecer a história da Marcela, personagem do livro: “A felicidade das borboletas”, de Patricia Engel Secco, na lousa digital e no iPad.

Destaque, também, para as compras na feirinha e uma viagem ao mundo dos dinossauros, além dos diferentes cálculos feitos para alcançar novas fases nos jogos.

O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS

Ser alfabetizado em Matemática é compreender o que se lê e escreve a respeito das noções de números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas de tratamento da informação.

Acreditamos que o conhecimento lógico-matemático acontece a partir da necessidade de tentar realizar uma ação, ou encontrar uma explicação para o que ocorre ao seu redor. Assim, a criança precisa modificar seus conhecimentos anteriores, partindo para o processo de criação, e não só de repetição.

Nessa fase oportunizamos a vivência de jogos, músicas, brincadeiras envolvendo o corpo, poemas, contação de histórias, situações que surgem em classe, tendo como foco de observação a numeração, as relações estabelecidas entre números, a relação entre quantidades e símbolos e as ideias das operações.

os Destacamos neste trimestre a culinária, os alunos dos 1 Anos

precisaram multiplicar os ingredientes, de acordo com as informações de uma receita, e todos experimentaram um delicioso suco natural.

MATEMÁTICApráticana

Uma aula divertida e saborosa!

IÊNCIASCAulas deAs aulas de Ciências são muito

os prazerosas para os alunos dos 2 Anos, pois a teoria quase sempre vem ao encontro das experiências já vividas por eles. No estudo sobre diferentes ambientes, não foi diferente.

Os alunos observaram a praça do colégio com olhos de detetive, e puderam encontrar seres vivos e não vivos, antes não percebidos.

ESTUDO DO MEIO

MATEMÁTICAmultiplicaçãox

O ensino da multiplicação t e m c o m o o b j e t i v o o entendimento do conteúdo apresentado e a memorização dos resultados.

Para melhor compreensão e sistematização desse conteúdo, utilizamos com os os

alunos dos 2 Anos o material montessoriano semissimbólico e aplicativos de jogos da memória, nos iPads.

Através do material montessoriano, as crianças têm condições de entender no concreto, um conteúdo ainda abstrato para elas. Já os jogos nos iPads, enriquecem ainda mais os momentos da construção do conhecimento.

Além de informações ad ic iona i s sobre os conteúdos, podemos também est imular a criatividade, exercitar o raciocínio lógico e a concentração, além de proporcionar momentos de integração entre os alunos.

Ensino Fundamental I

os 1 Anos

Ensino Fundamental I

os 2 Anos

Page 9: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

Era uma vez...Era uma vez... CMostra ultural 2014

H

md

B

DOMUSSapientiae

9

A encantadora terra de “Peter Pan” foi retratada em forma de livro pelas turmas do Pré, que participaram de emocionantes caças ao tesouro na Terra do Nunca, unindo a caçadora de tesouros Rubi e o pirata Zé Bocão nesta fascinante jornada pelo mundo letrado.

Ler para a criança constitui uma atividade prazerosa, uma forma de brincar com as palavras, de proporcionar uma rica fonte de imaginação, que a transporta para mundos diferentes da nossa

realidade - florestas com animais que falam, ilhas perdidas, dragões, reis... Neste mundo de histórias e contos infantis, as crianças entram em contato com pensamentos mágicos onde tudo é possível. Os conflitos vivenciados pelos personagens das diversas narrativas apresentadas, permitem que elas elaborem seus próprios conflitos interiores.

Nesse contexto, elaboramos nossa Mostra Literária, apresentando contos, poesias, fábulas, cordel, crônicas, romances... proporcionando vivências com os alunos desde o

Berçário ao Ensino Médio, onde cada ano/série integrou um gênero textual ao projeto de cada turma.

Literária

No Berçário e Nido, trabalhamos os contos “O Rei Leão” e “Os Três Porquinhos” e, mesmo que os bebês ainda não compreendam o que as berçaristas estão lendo, o ato em si, o tom e o ritmo da voz e as imagens observadas capturadas, estimulam a repetição do gesto, fazendo dele algo prazeroso.

Com a fábula “O Leão e os Animais da Selva”, no grupo do Maternal I, estimulamos a musicalidade por meio dos sons dos bichos e a coordenação motora, principalmente ao proporcionar atividades que permitam a imitação das características e movimentos dos personagens da fábula.

Já “A Lebre e a Tartaruga”, fábula escolhida pela turma do Maternal II, proporcionou resgatar o universo de brincadeiras tradicionais, como “pega-pega”, “esconde-esconde” e outras animadas competições.

Nas turmas do Jardim, o tema água foi aprofundado com o conto “O Soldadinho de Chumbo”, trazendo divertidas descobertas sobre a preservação e utilização deste elemento tão precioso na natureza.

Page 10: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

os As crônicas escolhidas para os alunos 5 Anos, “A Volta” e “Grande Edgar” de Luís

Fernando Veríssimo e “Cão! Cão! Cão!” de Millôr Fernandes, foram apresentadas em forma de teatro, jogral e a criação do cenário. Os alunos exploraram este universo lendo várias crônicas e entendendo o sentido deste tipo de narrativa.

No segmento do Fundamental I os os alunos dos 1 Anos trabalharam com

p o e s i a s . O l i v r o e s c o l h i d o f o i “Diversidade”, de Tatiana Belinky. No d e c o r r e r d o p r o j e t o o s a l u n o s confeccionaram os seus autorretratos e criaram poesias sobre o gosto de cada um.

os Os 2 Anos trabalharam com os contos tradicionais e

contemporâneos. O livro escolhido foi “A princesa que não queria aprender a ler”, de Heloísa Prieto. Foi proposto aos alunos que registrassem as diferenças dos diversos tipos de contos e que trouxessem os primeiros livros que leram para que, com as capas desses livros, construíssem a fachada do castelo do conhecimento.

os O projeto dos alunos dos 3 Anos focou nas fábulas. O livro trabalhado foi

“Minhas Fábulas de Esopo”. As fábulas escolhidas foram: “O leão e o ratinho” e “Os viajantes e o urso”. Os alunos fizeram releituras e confeccionaram o painel e as personagens que representavam a parte mais significativa dessas fábulas.

Literatura de cordel foi o os gênero escolhido para os 4

Anos. Os alunos leram o livro “Desafios de cordel” de César Obeid. Elaboraram as capas dos cordéis, utilizando a técnica da xilogravura e criaram seus cordéis em grupo. Para finalizar este projeto, participaram de uma palestra com o autor do livro, César Obeid.

10

Page 11: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

O Ensino Médio, apresentou-se com os seguintes temas: a 1 Série: Texto Publicitário; HQ Marvel; Literatura na Internet.a

2 Série: Literatura Japonesa – Animes/Mangás; Música e Literatura.a

3 Série: Edgar Alan Poe.Os alunos leram, pesquisaram e estudaram para desenvolver cada

trabalho. Literatura, Biologia e Arte foram as áreas envolvidas.A Cultura Inglesa também participou da nossa Mostra Literária. “The

Literature of Dr. Seuss”, era o tema.Tivemos a nossa tradicional Feira do Livro e a apresentação teatral do

Grupo Pé de Zamba.

Nossos alunos ouviram e contaram histórias... abusaram da criatividade e deixaram-se levar por esse universo do Faz-de-conta, tão complexo e envolvente. Nossa Mostra Literária foi um convite para que todos entrassem nesse universo e resgatassem sua criança interior.

os Trabalhos realizados pelos 6 Anos : “Meu poema é um problema”; “A

Odisseia e a batalha dos monstros”; Projeto Contos Infantis - “Exegese”, cuja autora esteve presente na Instalação; “Homenaje: Mafalda 50 años”. As áreas de Matemática, História, Redação, Gramática/Texto, Espanhol e Arte, estiveram envolvidos nos trabalhos.

os Os 7 Anos apresentaram os seguintes trabalhos: “História dos brinquedos”; “Conhecendo Romero Britto e suas obras”; “HQ Garfield”; “Da língua materna a linguagem algébrica”. Envolveram-se nos trabalhos as áreas de História, Arte, Inglês e Matemática.

O menino do pijama listrad e A mala de Hanna, foram as leituras que nortearam o

os trabalho dos 8 Anos : “Totalitarismo expresso em palavras”. Gramática/Texto, História e Arte, foram as áreas envolvidas.

CMostra ultural 2014

Literária 11

Page 12: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

12Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

ENSINO FUNDAMENTAL I

Neste trimestre os alunos dos os 3 Anos conheceram um pouco

sobre os costumes, tradições, modo de vida e religiões dos diversos povos que participaram da formação do povo brasileiro.

Todos se encantaram com as crianças portuguesas que conhecem bem a história do seu país; com a Espanha e sua dança flamenca; a Itália com a lenda da Befana e o Japão com o origami.

Os alunos trouxeram roupas típicas de casa e ouviram a música “Os dedinhos”, cantada em castelhano por um colega.

Para concluir o trabalho, confeccionaram cartazes apresentando um pouco da história das crianças desses países.

Vivenciar o conteúdo é a melhor forma de aprender!

SEÕÇIDAR TES EUMSTCOS OTRU OS,AÇNAIRC SARTUO

Através do projeto “Colocando em Prática”, os os

alunos dos 3 Anos observaram as sementes de alguns frutos, na aula de laboratório.

Esta observação teve como objetivo a identificação das sementes dentro do fruto e a compreensão sobre a sua importância para a reprodução da planta.

Os alunos aprenderam que o amadurecimento dos frutos é um processo complexo, que envolve transformação na cor, no sabor, no aroma e na textura, até que estejam no estado comestível.

Cada aluno levou um fruto (laranja, abacate, jabuticaba, maçã, banana etc), o que tornou a atividade muito mais divertida e interessante.

OBSERVANDO AS FRUTAS

Com o fim da escravidão os imigrantes vieram para trabalhar nas fazendas de café. Nas os aulas de História, os alunos dos 4 Anos, trabalharam as mudanças da paisagem na nossa

cidade a partir da entrada dos imigrantes no Brasil. Foi proposto que fizessem uma ilustração que evidenciasse a diferença do tratamento dispensado aos imigrantes em relação aos escravos.

Para a realização do trabalho, os alunos utilizaram os documentos apresentados no livro e pesquisaram outras fontes na aula de Informática. Ao término, ficou muito evidente a importância dos dois grupos para a nossa história, bem como as transformações ocorridas na nossa cidade a partir do século XX.

Os Imigrantes nas Fazendas de CaféEnsino Fundamental I

os 4 Anos

Ensino Fundamental I

os 3 Anos

o s Neste tr imestre , os a lunos dos 4 Anos

compreenderam a função da nutrição como um processo que integra os sistemas digestório, respiratório, cardiovascular e urinário, identificando e

relacionando as estruturas que os compõem.As primeiras investigações foram realizadas

em sala de aula com atividades em grupo e finalizadas no Laboratório de Biologia, com a construção de um modelo do sistema em questão e com isso, os alunos desenvolveram,

de forma mais concreta, o conhecimento adquirido. Esse tipo de atividade permite a sistematização de conhecimentos, dando condições para que os alunos compreendam melhor como os sistemas de nutrição

estão posicionados dentro do corpo e, de que forma essa posição pode ser representada.

O Corpo Humano - Sistemas de Nutrição

Page 13: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

13Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

ENSINOS FUNDAMENTAL I

Levando o clima das eleições e o conceito de democracia os para a sala de aula, os alunos dos 5 Anos, divididos em grupos,

formaram “Partidos Políticos”, com projetos para a crise da água em São Paulo. Fizeram pesquisas, cartazes, vídeos, panfletos e apresentaram seus projetos em todas as salas de aula do Fundamental I. Dessa maneira,

todos conheceram as propostas e escolheram através do voto, em 3 de outubro, o partido com o melhor projeto.

No Projeto Leitor-Escritor os alunos dos os 5 Anos exploraram o mundo das crônicas.

A crônica é um gênero literário constituído por pequenas narrativas destinadas a páginas de revistas, jornais ou imprensa e que têm a finalidade de descrever situações do cotidiano de maneira divertida e bem humorada. Pode-se dizer que o cronista é um poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. Geralmente, as crônicas apresentam uma linguagem mais simples e espontânea, situada entre a linguagem oral e a literária. Isso contribui para que o leitor se identifique com o cronista.

Envolvidos nesse universo, os alunos leram o livro “Crônicas I”, recontaram as que mais lhe agradaram e estabeleceram, como tema de nossa Mostra Literária-2014, a representação teatral das crônicas.

O UNIVERSO DAS CRÔNICAS

Isto foi uma verdadeira aula de cidadania!

2014

eitor L scritorePROJETO

Durante o mês de setembro aconteceu o V Campeonato de Soletração “Spelling Bee”.

os os Participaram do Campeonato alunos dos 3 aos 5 Anos, os mas neste ano, fizemos um “treino” com o 2 Anos. Como

nos anos anteriores, foi uma atividade muito prazerosa e com grandes aprendizados, visando não só o conhecimento l inguíst ico, como também va lores de amizade, companheirismo e controle emocional!

Inglês

os os No dia 2 de setembro levamos os alunos dos 1 aos 5

Anos ao teatro Uniítalo, para assistir ao Concerto Didático da Orquestra Filarmônica de Santo Amaro. Esse concerto teve como objetivo mostrar um produto de qualidade, dedicado à educação musical infantil.

Os alunos aprenderam conceitos sobre a execução, a instrumentação e a regência musical. O espetáculo foi maravilhoso e os alunos adoraram esse contato com a música clássica.

FILARMÔNICA SANTO AMAROEnsino Fundamental I

os os 1 aos 5 Anos

EleiçõesEnsino Fundamental I

os 5 Anos

PELLINGS EEB Ensino Fundamental I

os os 3 aos 5 Anos

Page 14: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

14Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO

ATIVIDADES EDUCATIVAS NÃO FICARAM RESTRITAS À SALA DE AULA

Como complemento do conteúdo das os

aulas de Arte, os alunos dos 6 Anos visitaram a Pinacoteca de São Paulo, um dos locais mais ricos em acervo de arte do país.

Na Pinacoteca os alunos observaram obras de artistas brasileiros e estrangeiros.

O objetivo é despertar em nossos alunos o gosto pela arte, a apreciação e o respeito por ambientes culturais.

A C RR U AT LE T ! É U

Ensino Fundamental II

os 6 Anos

S~

o s Em outubro, os alunos dos 8 Anos

visitaram o Centro Histórico de Santos, a Zona Portuária e o Museu do Café.

O estudo do meio teve como objetivo, aprofundar os conteúdos aprendidos em sala de aula sobre a economia durante o 2º reinado.

Durante a visita os alunos analisaram a arquitetura do período, bem como a importância do transporte e a comercialização do café.

Ensino Fundamental II

os 7 Anos

Ensino Fundamental II

os 8 Anos

Ensino Médio

os 2 Anos

O estudo do meio, realizado no Zoológico de São Paulo,

oportunizou aos nossos o s a l u n o s d o s 2 A n o s a

observação das características que favoreceram a sobrevivência dos animais em seus respectivos habitats.

A observação in loco facilita a compreensão dos estudos realizados em sala de aula e também, contribui com a integração e troca do conhecimento entre os alunos.

os Em outubro, os alunos dos 7 Anos, realizaram uma visita ao Centro Histórico de São

Paulo. Acompanhados por monitoria especializada, observaram o desenvolvimento e a expansão geográfica da cidade ao longo de sua história; identificaram os contrastes urbanos de uma grande metrópole; reconheceram marcos arquitetônicos da história da cidade e verificaram a influência da colonização portuguesa e dos imigrantes europeus na arte e nos costumes da sociedade.

Nossos alunos ainda refletiram sobre os aspectos relativos à desigualdade social observados durante o percurso. Não podemos deixar de citar, o delicioso lanche realizado no Mercado Municipal, experiência inédita para a maioria deles.

VISITA AO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO

“É sempre lindo andar na cidade de São Paulo, de São Paulo...”

VISITA AO CENTRO HISTÓRICO DE SANTOS

ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

Page 15: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

15Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

os Os alunos dos 2 Anos

vivenciaram, num final de semana, a bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, que preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

Em Paraty, os alunos tiveram a experiência de estudo em campo nas áreas de biologia, arte e história, sem faltar, é claro, o lazer com passeio em escuna e mergulho em alto mar.

Visita a PARATY

Ensino Médio

os 2 Anos

Ensino Médio

os 1 Anos Com o objetivo

de compreender a importância dos carboidratos, proteínas e lipídios na construção e manutenção do organismo,

os os alunos dos 1 Anos, desenvolveram atividades práticas e teóricas em sala de aula e nos laboratórios de Ciências e Informática. Durante essas atividades, abordaram a importância de uma alimentação saudável. Discutimos também que consumir regularmente um café da manhã balanceado melhora a capacidade de concentração e deixa o estudante mais disposto para aprender.

E com base na importância do café da manhã para o estudante, realizamos uma atividade que foi desenvolvida em várias etapas: levantamento de dados, seleção do material coletado, produção textual, produção do cardápio e elaboração do café da manhã. Ao final da atividade elaboramos uma café na manhã no refeitório do colégio.

CAFÉ DA MANHÃ

ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO

os Todo ano, ao concluir o Ensino Fundamental, os alunos de 9 Anos viajam em grupo para Fortaleza numa celebração ao esforço e à amizade. Nada, nesses momentos, atrapalha a alegria e o prazer da exploração de paisagens magníficas e da

convivência despreocupada. O sol e o mar das mais belas praias formam o cenário perfeito para o exercício do companheirismo nas brincadeiras propostas, nas “pirâmides” nas piscinas e lagoas, nos passeios de bugue ou nas descidas das dunas.

Alunos dos Colégios Domus Sapientiae e do Montessori Santa Terezinha se fundiram numa equipe única e viveram na mais perfeita harmonia durante uma semana, demonstrando parceria, cooperação e compreensão mútua em todas as ocasiões. As Orientadoras de ambas as instituições, Angela da Encarnação e Branca Denigres Fausto, que, como em todos os anos, acompanharam o grupo, sentiram-se orgulhosas com a postura e com a educação dos seus alunos em todas as circunstâncias, da viagem, no avião, aos restaurantes que visitaram.

O período foi tão agradável que nem percebemos o passar do tempo. A semana voou levando nas suas asas a felicidade de momentos inesquecíveis.

AZELATRV

OFI

A AG EM os 9 Anos

ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY

“Aqueles que passam por nós não vão sós.Não nos deixam sós. Deixam um pouco de si,

levam um pouco de nós”

Page 16: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

16Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

ENSINOS FUNDAMENTAL II E MÉDIO

os9 Anos

Homenagem aos Avós

Uma tarde deliciosa e emocionante!

Comandados pelo professor de Música André, os alunos,

cantaram músicas para relembrar algumas décadas já vividas por seus avós. Foi só alegria!Aberto o espaço para depoimentos

dos avós, aos poucos os presentes foram tomando coragem, a timidez foi colocada de lado e emocionantes declarações foram feitas para os netos.

Para finalizar, os avós levaram as recordações deixadas por seus netos no mural e partilharam um delicioso lanche! Foi gratificante observar o carinho, a amizade e a confraternização entre os alunos e seus familiares.

os Todos os anos, nossos alunos dos 9 Anos realizam o projeto Conto de Fadas para Adolescentes, que permite, a partir de um olhar crítico, a construção e reconstrução de significados para as histórias infantis de uma forma lúdica.

Esse projeto multidisciplinar, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte, Inglês e Espanhol visa desenvolver nos alunos habilidades necessárias para a produção textual, além de incentivar o trabalho em equipe, a autonomia e estimular a criatividade.

O projeto foi dividido em etapas: a escrita do texto e a divisão de funções (direção, cenário, figurino, operação de luz e sonoplastia), a fim de que nossos jovens assumam a responsabilidade necessária em relação ao trabalho e ao grupo.

A apresentação aconteceu no dia 18 de setembro, no anfiteatro do Colégio. Nossos alunos brilharam!

Que abram as cortinas... o espetáculo já vai começar!ContosdeFadasos9anos

Revivendo

Em parceria com a CPTM, sob a direção da professora Yara Tappis, a Cia de Emoção Independente ( Jograis Cobra e Grito), apresentou-se na Estação Luz , em setembro.

O espetáculo, que recebeu o nome de “Primavera na Luz”, contou com a

part icipação de quarenta e dois integrantes da CIA que interpretaram, juntamente com músicos profissionais, um repertório especial, para anunciar a chegada da primavera.

Os usuários dos trens e do metrô assistiram encantados ao grupo. Foi uma experiência memorável e um motivo de

orgulho para todos os integrantes que se dedicaram muito para esse evento.

Uma apresentação inesquecível!

Page 17: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

O projeto, que abrangeu as áreas de História, Gramática e Redação, partiu da leitura do Exegese, de Eloisa Falcomer, que conta a história dos brinquedos que foram marcantes na

os infância de seus amigos. Os alunos dos 7 Anos pesquisaram sobre brinquedos e brincadeiras, de várias civilizações da Antiguidade (Egito, Grécia, Mesopotâmia etc.). O resultado dessa pesquisa foi apresentado em sala de aula, como numa ciranda de informações, juntamente com os brinquedos confeccionados por eles com sucatas.

Paralelamente, entrevistaram parentes mais velhos (avós, pais, tios...), sobre os brinquedos que marcaram a infância dos mesmos. Esses brinquedos, também foram confeccionados pelos alunos, baseando-se nos relatos dos entrevistados.

A finalização desse projeto se deu na Mostra Literária, ficando evidente o link entre livro, autora (que nos visitou) e os brinquedos confeccionados pelos nossos alunos, contextualizando a proposta mais importante de nossas vidas, a infância!

Para a Mostra Literária, os alunos os

dos 6 Anos, desenvolveram nas aulas de Espanhol um trabalho a partir das tirinhas da Mafalda. Por terem a mesma idade, os alunos se identificaram com

sua maneira de entender o mundo: crítica e ao mesmo tempo inocente.

Os alunos escolheram personagens da sua turma, e elaboraram cartazes, escultura, quadros e desenhos em homenagem aos 50 anos dessa menina tão especial e inteligente.

MAFALDA

nas aulas de Espanhol

Projeto “A História dos Brinquedos”

Nas aulas de Formação Humana dos os 7 Anos, são trabalhados os valores que norteiam as relações familiares

e sociais. Com o objetivo de incentivar e fortalecer o respeito, bem como a valorização do idoso, nossos alunos visitaram no dia 13 de Outubro, a “Lareira lar para idosas”. Neste encontro, as idosas foram presenteadas pelos

alunos com muito carinho. Este momento é sempre marcado por muita emoção!Este momento é sempre marcado por muita emoção!

PROJETO

Formação

FIncluir é valorizar!Incluir é valorizar!

17Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº47

ENSINO FUNDAMENTAL II

Ensino Fundamental II

os 6 Anos

Ensino Fundamental II

os 7 Anos

Ensino Fundamental II

os 7 Anos

Page 18: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

A OLIDOMUS tem como objetivo promover a integração, a socialização e a valorização dos talentos e habilidades de nossos alunos, do Infantil ao Ensino Médio, através da prática de atividades lúdicas, desportivas e das diversas áreas do conhecimento, com foco nas inteligências múltiplas. Trabalhamos com as inteligências: Intrapessoal, Interpessoal, Lógico-Matemática, Linguística, Espacial, Pictográfica, Musical e Corporal-Cinestésica.

As atividades e as competições desportivas, do Infantil ao Ensino Médio, foram realizadas no mês de outubro

Na cerimônia de abertura nossos alunos cantaram o Hino Nacional Brasileiro, fizeram o juramento do atleta e conduziram a tocha olímpica até a Pira, que ficou acesa até o final das competições.

Os alunos participaram de todas as atividades de forma construtiva, respeitando as diferenças e percebendo que todos têm habilidades e competências, cada um na sua área, e que todas são importantes.

Alunos e equipe de professores estão de parabéns!A OLIDOMUS foi um sucesso!

Encerramos a XXVII OLIDOMUS com a certeza de que foi realizado um excelente trabalho e que todos os objetivos foram cumpridos.

DOMUSesportes

Jogos das R CO ESXXVII OLIDOMUS

18

Page 19: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

Com o objetivo de exercitar com as crianças a prática de se desvencilhar-se de roupas em meio líquido no caso de uma emergência, realizamos o Dia do Pijama.

A atividade embora com objetivos pré-estabelecidos foi muito lúdica e divertida.

Dia do Pijama na Natação

A Arte A Arte em

No dia 11 de novembro, o Grupo Teatral Terra apresentou o e s p e t á c u l o “ W i c k e d ”

os os(Maligna). Alunos dos 6 ao 9 Anos do Ensino Fundamental prepararam-se sob a orientação da Professora Rosângela.

No dia 7 de novembro, os alunos do Pré ao 8º Ano do Curso de Teclado apresentaram o Recital . Os alunos tocaram “Toca Brasil” de chorinho a bossa nova, passando pelo samba, pop rock e músicas do folclore brasileiro.

Parabéns aos alunos e a Professora Geórgia Grandi.

Resultados Futsal Masculino

Handebol

Torneio OliarquiCampeão

Liga Nescau de Futsal Escolar3º lugar

Resultados Vôlei Feminino

Campeonato E. C. Pinheiros:Pré-Mirim - Vice-Campeãs

Interband:Pré-Mirim - Vice-Campeãs

Torneio Oliarqui:Escolinha - CampeâsPré-Mirim - Vice-Campeãs

Liga de Esportes Escolares:Pré-Mirim e Infantil - 4º lugar

TREINAMENTO

Recital

Music Teen

DOMUSesportes

TERRA

TRAA LET OPUR

GParabenizamos as nossas equipes de futsal e vôlei. Mais importante que as vitórias conquistadas, foi o comprometimento e a dedicação de nossos alunos.

Com o novo professor José Roberto, o nosso time de handebol treina e começa a se fortalecer para os campeonatos de 2015.

Page 20: Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não ... · H m d B Mostra Cultural 2014 Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se

“Minha liberdade é escrever.A palavra é o meu domínio sobre o mundo.”

CLARICE LISPECTOR

Ler e produzir textos, indiscutivelmente, abre janelas, transcende, resgata a aprendizagem pela experiência.

O evento Jovem Escritor se alicerça no conhecimento e no emprego adequado dos diferentes gêneros textuais, no domínio da leitura e no exercício da escrita clara, coesa e coerente. Nas aulas de Redação, a produção de textos é estimulada e acompanhada pelos professores num processo pela evolução da capacidade de cada aluno de se comunicar por meio da escrita.

Dentre os vários trabalhos propostos no decorrer do período letivo, os professores escolhem os melhores de cada turma para compor um livro com a coletânea de textos do ano.

Além disso, para cada evento, um escritor nacional é pesquisado e homenageado pela sua obra, pela sua cultura e pela sua forma de ler e interpretar o mundo trazendo para o público a sua ótica sobre os fatos da vida. Neste ano, a literatura de Clarice Lispector deu o tom à noite com a declamação de frases e encenação de contos de sua autoria.

IX PRÊMIO JOVEM ESCRITOR...uma homenagem a Clarice Lispector!