renascimento (capítulo 18)

10
Renascimento Renascimento História História Colégio FAAG Colégio FAAG

Upload: wilton-moretto

Post on 13-Apr-2017

107 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Renascimento (capítulo 18)

Renascimento Renascimento

HistóriaHistóriaColégio FAAGColégio FAAG

Page 2: Renascimento (capítulo 18)

Contexto Histórico do Renascimento Contexto Histórico do Renascimento Renascimento – Ruptura ou continuidade ?Renascimento – Ruptura ou continuidade ?

Não há um acordo sobre isso! Para alguns, Não há um acordo sobre isso! Para alguns, foi uma ruptura, que poderia inclusive dividir a foi uma ruptura, que poderia inclusive dividir a Idade Média da Idade Moderna.Idade Média da Idade Moderna.

Para outros autores, foi a continuação do Para outros autores, foi a continuação do desenvolvimento de padrões culturais e modos desenvolvimento de padrões culturais e modos de pensar, apoiados pela Igreja Católica.de pensar, apoiados pela Igreja Católica.

Tais controvérsias permanecem e é difícil Tais controvérsias permanecem e é difícil chegar a uma conclusão, descartando uma ou chegar a uma conclusão, descartando uma ou outra postura.outra postura.

Page 3: Renascimento (capítulo 18)

O Renascimento como continuidadeO Renascimento como continuidade As cidades do norte da Itália desenvolviam-se As cidades do norte da Itália desenvolviam-se

desde o século XI, já existia culto a autores desde o século XI, já existia culto a autores clássicos e portanto, nesta perspectiva, não clássicos e portanto, nesta perspectiva, não há ruptura. há ruptura.

O Renascimento como rupturaO Renascimento como ruptura Durante a Idade Média, a Igreja mandava no Durante a Idade Média, a Igreja mandava no mundo e nas artes. Por isso, alguns autores mundo e nas artes. Por isso, alguns autores consideram o período medieval como um consideram o período medieval como um momento de pouco desenvolvimento e momento de pouco desenvolvimento e definem o início da Idade Moderna como um definem o início da Idade Moderna como um “renascer” da razão e de retomada dos “renascer” da razão e de retomada dos valores da Antiguidade Clássica (Greco-valores da Antiguidade Clássica (Greco-romana). romana).

Page 4: Renascimento (capítulo 18)

As razões do RenascimentoAs razões do Renascimento O poder do dinheiro O poder do dinheiro Cidades comerciais Cidades comerciais

enriquecidas com o comércio de especiarias, surgindo enriquecidas com o comércio de especiarias, surgindo ali, uma forte burguesia.ali, uma forte burguesia.

Questionamento do poder do Papa/Igreja Católica: Questionamento do poder do Papa/Igreja Católica: Uma constante luta entre os vários estados italianos Uma constante luta entre os vários estados italianos colocavam em choque o poder temporal com o colocavam em choque o poder temporal com o espiritual, questionando a forma de pensar e agir da espiritual, questionando a forma de pensar e agir da Idade Média. Idade Média.

Ambiente cultural italiano Ambiente cultural italiano Naquele lugar, florescera Naquele lugar, florescera o antigo Império Romano, com toda sua arquitetura, o antigo Império Romano, com toda sua arquitetura, seu acervo, retomando uma antiga forma de pensar.seu acervo, retomando uma antiga forma de pensar.

A chegada dos sábios bizantinos A chegada dos sábios bizantinos A tomada da A tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos levou muitos cidade de Constantinopla pelos turcos levou muitos intelectuais e artistas abandonarem o Oriente e intelectuais e artistas abandonarem o Oriente e partirem para a península Itálica.partirem para a península Itálica.

O Mecenato O Mecenato Os ricos e poderosos passaram a Os ricos e poderosos passaram a patrocinar os artistas italianos.patrocinar os artistas italianos.

A imprensa A imprensa Ajudou a divulgar e a promover as novas Ajudou a divulgar e a promover as novas ideias.ideias.

Page 5: Renascimento (capítulo 18)

Características do Características do RenascimentoRenascimentoHumanismoHumanismo Esta revolução intelectual Esta revolução intelectual

foi operada pelos humanistas. Eles se foi operada pelos humanistas. Eles se dedicavam ao estudo dos autores dedicavam ao estudo dos autores antigos, gregos e romanos. Desenvolvem antigos, gregos e romanos. Desenvolvem o espírito de pesquisa e valorizam os o espírito de pesquisa e valorizam os métodos de observação, presentes na métodos de observação, presentes na ciência moderna. Esse espírito de ciência moderna. Esse espírito de indagação fez surgir os “livres indagação fez surgir os “livres pensadores” e também, a Reforma pensadores” e também, a Reforma Religiosa.Religiosa.

Page 6: Renascimento (capítulo 18)

O AntropocentrismoO Antropocentrismo O homem, a partir do Renascimento, no O homem, a partir do Renascimento, no

início da Idade Moderna, virou o centro das início da Idade Moderna, virou o centro das atenções, em oposição ao Teocentrismo atenções, em oposição ao Teocentrismo medieval.medieval.

Menos preso a religião, a humanidade Menos preso a religião, a humanidade ampliou seus horizontes, estudando o ampliou seus horizontes, estudando o mundo a sua volta e dando maior mundo a sua volta e dando maior importância ao indivíduo. importância ao indivíduo. Periodização Periodização Durou do século XIV ao XVII, Durou do século XIV ao XVII, tendo início na península Itálica e se tendo início na península Itálica e se estendendo por toda a Europa.estendendo por toda a Europa.

Page 7: Renascimento (capítulo 18)

A técnica da perspectivaA técnica da perspectiva

Page 8: Renascimento (capítulo 18)

Detalhes da obra de MassacioDetalhes da obra de Massacio

Page 9: Renascimento (capítulo 18)

Arquitetura RenascentistaArquitetura Renascentista

Page 10: Renascimento (capítulo 18)

Escultura RenascentistaEscultura Renascentista