relevo - brasil

15
RELEVO DO BRASIL AULA 7 B

Upload: api-3853517

Post on 07-Jun-2015

712 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

material de apoio do groth...\sobre o relevo do Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Relevo - Brasil

RELEVO DO BRASILAULA 7 B

Page 2: Relevo - Brasil
Page 3: Relevo - Brasil
Page 4: Relevo - Brasil

CARACTERÍSTICAS GERAIS

- Formação antiga e muito desgastada.- Altitudes modestas:

0 – 200 m = 41%200 – 900 m = 56%

900 – 1200 m = 2,5%+ 1200 m = 0,5%

Page 5: Relevo - Brasil
Page 6: Relevo - Brasil

Observa as cotas altimétricas,

- 200m - planície

+ 200m – planalto

Planície dos Pampas

Page 7: Relevo - Brasil

Serra

Chapada

Page 8: Relevo - Brasil

Observa também a geomorfologia e a geologia do terreno.

Page 9: Relevo - Brasil

PLANALTOS: 1. Amazônia Oriental 2. Planaltos e chapadas da Bacia do Parnaíba 3. Planaltos e chapadas da Bacia do Paraná 4. Planalto e chapada dos Parecis 5. Planaltos residuais norte-amazônicos 6. Planaltos residuais sul-mazônicos 7. Planaltos e serras de leste-sudeste 8. Planaltos e serras de Goiás-Minas 9. Planaltos e serras residuais do alto Paraguai 10. Borborema 11. Sul-Rio-Grandense.

DEPRESSÕES:12. Amazônia Ocidental 13. Norte-Amazônica 14. Sul-Amazônica 15. Araguaia-Tocantins 16. Cuiabana 17. Alto Paraguai-Guaporé 18. Miranda 19. Sertaneja-São Francisco 20. Tocantins 21. Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná 22. Periférica Sul-Rio-Grandense.

PLANÍCIES:23. Rio Amazonas 24. Rio Araguaia 25. Pantanal do Rio Guaporé 26. Pantanal Mato-Grossense 27. Lagoas dos Patos e Mirim 28. Planícies e tabuleiros litorâneos.

Page 10: Relevo - Brasil

Analisando as diferentes classificações do relevo brasileiro

Aroldo de Azevedo – Observa as cotas altimétricas, - 200m - planície+ 200m – planalto

Aziz Nacib Ab’Saber – Observa também a geomorfologia e a geologia do terreno.

Jurandyr Ross – Fez uso das informações do ProjetoRadam Brasil

- Surgiram 28 unidades do relevo- Inseriu a unidade do relevo das depressões

Page 11: Relevo - Brasil

Serra do Mar

Serra Geral

A

B

Page 12: Relevo - Brasil
Page 13: Relevo - Brasil

Estrutura GeológicaBRASIL

Page 14: Relevo - Brasil

TSUNAMI NO BRASIL?

Page 15: Relevo - Brasil

“GAIA, nossa MÃE TERRA, tem 4,6 bilhões de anos”  Se condensarmos esse espaço de tempo num conceito compreensível, poderíamos comparar a Terra a uma pessoa que nesse momento estaria completando 46 anos. Nada sabemos dos 7 primeiros anos de vida dessa pessoa e mínimas são as informações sobre o longo período de sua juventude e maturação. Sabemos, no entanto, que foi somente aos 42 anos que a Terra começou a florescer. Os dinossauros e os grandes répteis surgiram há um ano, quando o planeta tinha 45 anos. Os mamíferos apareceram há apenas oito meses e na semana passada os primeiros hominídeos aprenderam a caminhar eretos. No fim dessa semana a Terra ficou coberta com uma camada de gelo, mas abrigou em seu seio as sementes da VIDA. O homem moderno tem apenas quatro horas de existência e faz uma hora que descobriu a agricultura. A revolução industrial iniciou há um minuto. Durante esses 60 segundos da imensidão do tempo geológico, o homem fez do paraíso um depósito de lixo. Multiplicou-se como uma praga, causou a extinção de inúmeras espécies, saqueou o planeta para obter combustíveis, armou-se até os dentes para travar, com suas armas nucleares inteligentes, a últimas de todas as guerras, que destruirá definitivamente o único oásis da vida do Sistema Solar.

A evolução natural de 4,6 bilhões de anos seria anulada num segundo pela ação do animal inteligente que inventou o conhecer. Será esse o nosso destino?