relatrio de fisica roldanas

3
Relatório de Fisica Roldanas Introdução: Roldana ou polia é um tipo de Maquina utilizada para reduzir a força nesseçária para levantar pesos, é composta por um disco que gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro. O disco tem uma abertura lateral, chamada gola , por onde passa a corda que liga as forças que atuam dos 2 (dois) lados da mesma. As roldanas que apresentaremos neste relatório são as fixas e as moveis. Roldana Fixa: Neste tipo de Roldana o eixo fica fixo em um suporte, e para as forças se equilibrarem é preciso que o peso de um lado da roldana seja igual a força que atua do outro lado da roldana. F = P Roldana Móvel: Neste tipo de Roldana o eixo pode se deslocar e a roldana móvel vem acompanhada de uma fixa. Para as forças entrarem em equilíbrio a força exercida de um lado da rodana deve ser igual a metade do peso que atua do lado oposto da roldana, ou seja: F = P/2 Talha Exponencial: Consiste no acréscimo de sucessivas polias móveis ao equipamento. A força nesseçária para manter o sistema em equilíbrio pode ser cauculada através da formula: F = P 2 n Onde n= nº de polias móveis

Upload: layse-pinheiro

Post on 04-Jul-2015

10.829 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatrio de Fisica Roldanas

Relatório de Fisica

Roldanas

Introdução:

Roldana ou polia é um tipo de Maquina utilizada para reduzir a força nesseçária para levantar pesos, é composta por um disco que gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro. O disco tem uma abertura lateral, chamada gola , por onde passa a corda que liga as forças que atuam dos 2 (dois) lados da mesma. As roldanas que apresentaremos neste relatório são as fixas e as moveis.

Roldana Fixa:

Neste tipo de Roldana o eixo fica fixo em um suporte, e para as forças se equilibrarem é preciso que o peso de um lado da roldana seja igual a força que atua do outro lado da roldana.

F = P

Roldana Móvel:

Neste tipo de Roldana o eixo pode se deslocar e a roldana móvel vem acompanhada de uma fixa. Para as forças entrarem em equilíbrio a força exercida de um lado da rodana deve ser igual a metade do peso que atua do lado oposto da roldana, ou seja:

F = P/2

Talha Exponencial:

Consiste no acréscimo de sucessivas polias móveis ao equipamento. A força nesseçária para manter o sistema em equilíbrio pode ser cauculada através da formula:

F = P 2n

Onde n= nº de polias móveis

Objetivos:

Mostrar através da montagem do equipamento que o uso das roldanas faz com que a força aplicada para levantar pesos seja reduziada o que torna o trabalho mais fácil. Comprovar que as formulas apresnetadas para cada roldanas são validas.

Page 2: Relatrio de Fisica Roldanas

Metodologia:

Roldana fixa:

Neste experimento utilizamos 01 (um) disco preso ao suporte, e uma corda que passa pela gola do disco, de um lado colocamos um bolacha de massa igual a 50G e do outro lado também uma bolacha de massa igual a 50G e percebemos que o sistema se manteve em equilíbrio.

Roldana Móvel:

O procedimento realizado foi o mesmo da roldana fixa, porém com um disco móvel o longo do eixo e a linha passando pela gola dos 2(dois) discos. De um lado do barbante colocamos 02 (duas) bolachas de 50G e do outro lado colocamos somente 01(uma) e o percebemos que o sistema se manteve em equilíbrio, ou seja, F = P/2

Talha Exponencial:

Para realizar esse experimento utilizamos 02 (duas) polias móveis e percebemos que para o sistema se manter em equilíbrio foi nesseçário colocar 04 (quatro) bolachas de uma lado do barbante, e apenas 01(uma) do outro

lado, ou seja, F = P 22

Conclusão:

Através dos procedimentos realizados podemos concluir que as roldanas são muito eficientes para reduzir a força nesseçária utilizada para levanta determinados pesos. Podemos também concluir que as formulas apresentadas são validas.