ccv de sinta - sistema de roldanas

10
O Centro Ciência Viva de Sintra é um espaço de divulgação da ciência e da tecnologia, instalado no antigo edifício da Garagem dos Eléctricos.

Upload: rui-oliveira

Post on 04-Jul-2015

3.666 views

Category:

Education


7 download

DESCRIPTION

Trabalho de FQ

TRANSCRIPT

Page 1: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas

O Centro Ciência Viva de Sintra é um espaço de divulgação da ciência e da tecnologia, instalado no antigo edifício da Garagem dos Eléctricos.

Page 2: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 3: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 4: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 5: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 6: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 7: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 8: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 9: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas
Page 10: CCV de Sinta - Sistema de Roldanas

O que é um Sistema de Roldana? Uma roldana é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento.Uma roldana é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas outrora comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia.

Como é que é este Sistema de Roldana do Cento de Ciência Viva?Este Sistema de Roldana que é chamada é sistema de Cadernal é um módulo que se encontra na parte inferior do Centro de Ciência Viva em Sintra, que é utilizada na configuração de várias roldanas móveis e o mesmo número de roldanas fixas.

Quais as características deste módulo?Esta carga pesa 200kg, logo só com ajuda é que é possível levanta-la. Como podes verificar, a corrente está a passar por várias roldanas, são essas roldanas que permitem o uso de pouca força.O aparelho de elevação e as roldanas têm a propriedade de desmultiplicar (300:1), ou seja, dividir o peso da massa, que neste caso são os 200Kg, pelas diversas roldanas. Assim apenas tens de aplicar um peso inferior a 1Kg na corrente para movimentares a carga.

Como funciona o sistema de Roldana? Uma roldana presa a um suporte mantém dois corpos A e B suspensos e unidos por um fio inextensível (não muda de tamanho) e massa desprezível. Após liberarmos o sistema do repouso, pode-se deduzir alguns resultados.