relatório técnico panorama do avante raparigas! tech brief... · mais abrangente para a...

4
Na África subsaariana, as raparigas adolescentes são de 3 a 5 vezes mais propensas do que os rapazes da mesma idade a ser infectadas com HIV. Em resposta a esta disparidade nas taxas de infeção com HIV, a Agência dos E.U. para o Desenvolvimento Internacional por meio do Plano Presidencial de Emergência para o Alívio do SIDA financiou a Iniciativa Avante Raparigas! (IAR) que durou 3 anos (2007-2010) e visou criar programas inovadores para resolver os fatores contextuais que põem raparigas adolescentes em alto risco ao HIV e fazer recomendações para futuros programas. A Avante Raparigas! foi implementada em Botsuana, Maláui, e Moçambique pelo Centro de Programas de Comunicação (CCP) da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins em parceria com organizações não governamentais (ONGs) locais, organizações da comunidade e escolas. Definir a Vulnerabilidade das Raparigas As conclusões de uma revisão da literatura junto com pesquisas qualitativas com membros das comunidades em Botsuana, Maláui e Moçambique forneceram as referências básicas da Avante Raparigas! com respeito aos factores que aumentam a vulnerabilidade das raparigas ao HIV. Embora comportamentos sexuais individuais aumentem o risco, uma interacção complexa de factores sociais, jurídicos e económicos fora do controle das raparigas adolescentes alimenta a epidemia. A Iniciativa Avante Raparigas! procurou tratar esta constelação de factores usando uma abordagem sócio-ecológica da comunidade em termos mais abrangente para a prevenção do HIV. Esta abordagem reconhece que a capacidade de uma rapariga para se proteger do HIV é influenciada por um sistema de relações socio-culturais- familiares, redes sociais, comunidades e nações. Assim, as intervenções foram implementadas simultaneamente para alcançar às comunidades, os líderes, professores, pais/tutores, bem como os próprios adolescentes. Embora o foco seja nas raparigas, a maioria das intervenções foram projectadas para incluir os homens, mulheres e rapazes. Promovendo Raparigas Fortes!, Comunidades Fortes! Por Todo o Mundo Panorama do Avante Raparigas! Relatório Técnico Definição de raparigas vulneráveis As raparigas mais vulneráveis ao HIV são as órfãs, as que abandonaram a escola cedo, as migrantes, as socialmente marginalizadas e/ou que vivem em condições de pobreza. Outros fatores que contribuem para a vulnerabilidade foram conhecimento, auto- eficácia , consumo de álcool e qualidade do relacionamento com os pais ou tutores.

Upload: dotram

Post on 14-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Na África subsaariana, as raparigas adolescentes são de 3 a 5 vezes mais propensas do que os rapazes da mesma idade a ser infectadas com HIV. Em resposta a esta disparidade nas taxas de infeção com HIV, a Agência dos E.U. para o Desenvolvimento Internacional por meio do Plano Presidencial de Emergência para o Alívio do SIDA fi nanciou a Iniciativa Avante Raparigas! (IAR) que durou 3 anos (2007-2010) e visou criar programas inovadores para resolver os fatores contextuais que põem raparigas adolescentes em alto risco ao HIV e fazer recomendações para futuros programas.

A Avante Raparigas! foi implementada em Botsuana, Maláui, e Moçambique pelo Centro de Programas de Comunicação (CCP) da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins em parceria com organizações não governamentais (ONGs) locais, organizações da comunidade e escolas.

Defi nir a Vulnerabilidade das Raparigas

As conclusões de uma revisão da literatura junto com pesquisas qualitativas com membros das comunidades em Botsuana, Maláui e Moçambique forneceram as referências básicas da Avante Raparigas! com respeito aos factores que aumentam a vulnerabilidade das raparigas ao HIV.

Embora comportamentos sexuais individuais aumentem o risco, uma interacção complexa de factores sociais, jurídicos e económicos fora do controle das raparigas adolescentes alimenta a epidemia.

A Iniciativa Avante Raparigas! procurou tratar esta constelação de factores usando uma abordagem sócio-ecológica da comunidade em termos mais abrangente para a prevenção do HIV. Esta abordagem reconhece que a capacidade de uma rapariga para se proteger do HIV é infl uenciada por um sistema de relações socio-culturais- familiares, redes sociais, comunidades e nações. Assim, as intervenções foram implementadas simultaneamente para alcançar às comunidades, os líderes, professores, pais/tutores, bem como os próprios adolescentes. Embora o foco seja nas raparigas, a maioria das intervenções foram projectadas para incluir os homens, mulheres e rapazes.

Promovendo Raparigas Fortes!, Comunidades Fortes! Por Todo o Mundo

Panorama do Avante Raparigas!R e l a t ó r i o Té c n i c o

Defi nição de raparigas vulneráveisAs raparigas mais vulneráveis ao HIV são as órfãs, as que abandonaram a escola cedo, as migrantes, as socialmente marginalizadas e/ou que vivem em condições de pobreza. Outros fatores que contribuem para a vulnerabilidade foram conhecimento, auto-efi cácia , consumo de álcool e qualidade do relacionamento com os pais ou tutores.

Overview Tech Brief Portuguese Rev4.indd 1 4/29/2011 4:39:25 PM

As seguintes oito intervenções testadas no campo foram desenvolvidas para realizar mudanças no nível estrutural, familiar, comunitário, e individual:

Avante Comunidades! A mobilização comunitária motiva os membros da comunidade a tomarem acção para reduzir a vulnerabilidade das raparigas ao HIV.

Avante Famílias! Ajuda ao adultos a fortalecer suas habilidades comunicativas e relacionamentos com os jovens para que possam falar com eles sobre as suas necessidades e aspirações, e também sobre temas sensíveis como prevenção do HIV/SIDA.

Avante Raparigas! Habilidades para a vida no nível da comunidade aumenta o conhecimento e habilidade das raparigas vulneráveis para lidar com os factores que as põem em risco de contrair o HIV.

Avante Professores! Permite aos professores e administradores escolares cultivar um ambiente escolar seguro para os estudantes através do reconhecimento da vulnerabilidade das raparigas relacionadas com as escolas, e aderir ao Código de Conduta do Professor.

Avante Estudantes! - Dá aos professores o conhecimento e referências práticas para facilitar sessões de habilidades para a vida para rapazes e raparigas que os ajudarão a reduzir a sua vulnerabilidade ao HIV/SIDA.

Fortalecimento Económico - Liga raparigas vulneráveis e as suas famílias a programas de apoio económico existentes.

Foros intersectoriais - Trazem líderes de comunidades e vários sectores governamentais juntos para unir apoio ao Avante Raparigas!

Programas de Rádio-Realidade - Usam histórias da vida real para inspirar diálogo comunitário e acção sobre a vulnerabilidade das raparigas ao HIV

Informações sobre as leis, regulamentações e aplicações são entrelaçada em cada componente do Avante Raparigas! para garantir que estes elementos estruturais sejam incluídos como parte de uma abordagem abrangente.

Um pacote de ferramentas chave- incluindo os manuais de treinamento e materiais de pesquisa- está disponível no site da Agência dos E.U. para o Desenvolvimento Internacional: http://www.k4health.org ou http://www.aidstar-one.com ou escrevendo para [email protected]

Pesquisa e Avaliação do Avante Raparigas!

Avante Raparigas foi guiada por um esforço de pesquisa abrangente em cinco fases.• A revisão de literatura deu um panorama das

pesquisas sobre a vulnerabilidade das raparigas ao HIV/SIDA.

• A pesquisa formativa explorou como os membros da comunidade definem e caracterizam a vulnerabilidade das raparigas ao HIV.

• O inquérito de base estabeleceu pontos de referência das comunidades antes da implementação do programa.

• Uma vasta avaliação de processo foi feita para fornecer informações sobre se o programa foi implementado de acordo com o plano, como Avante Raparigas! foi realizado, e quais foram os obstáculos e oportunidades que influenciaram a implementação.

• Finalmente, um inquérito final foi realizado para avaliar qual foi a proporção de membros da comunidade que participaram de atividades IAR e com que efeitos, entre outros aspectos.

Os resultados do inquérito foram:• Uma associação positiva entre a participação de

raparigas na IAR e conhecimento sobre HIV• Melhorias nos relacionamentos dos pais que

participaram na atividade de Comunicação Adulto-Criança e suas filhas

• Melhorias no ambiente escolar em escolas de intervenção da IAR

• Aumento do conhecimento jurídico entre as raparigas e os adultos que participaram na IAR

Os dados do inquérito também foram usados para criar e testar o Índice de Vulnerabilidade das Raparigas (IVR) e o Índice de Comunidades Solidárias. Estes índices podem ser usados para

Estudante apresentado sessão de Habilidades para a Vida.

Overview Tech Brief Portuguese Rev4.indd 2 4/29/2011 4:39:27 PM

medir os níveis de vulnerabilidade das raparigas e de apoio comunitário às raparigas antes da implementação e para medir mudanças associadas com o programa. Mais detalhes podem ser encontrados no relatório técnico Índices Avante Raparigas! e no relatório Guia aos Índices de Vulnerabilidade das Raparigas. Estes documentos junto com os relatórios técnicos e relatórios de pesquisa que os acompanham estão disponíveis nos sites http://www.k4health.org ou http://www.aidstar-one.com ou escrevendo para [email protected]

Recomendações para Futuros Programas

• Começar a implementar os componentes da IAR em fases, começando com o componente do programa de rádio-realidade para estabelecer um ampla base de conhecimentos e interesse em IAR , e logo depois a mobilização comunitária para unir pessoas de diversas experiências, encorajar os adultos a criar um ambiente com apoio aos adolescentes e criar uma plataforma de advocacia para apoiar mudanças estruturais.

• Planejar para um longo período de implementação. Um longo período de implementação é desejado, a fim de se alcançar a tantos membros da comunidade quanto possível, para dar tempo para que as intervenções estruturais ocorram, e

Participante revisa orçamento para a vida.

Sessão de comunicação Avante Famílias!

Overview Tech Brief Portuguese Rev4.indd 3 4/29/2011 4:39:28 PM

para permitir mudanças nas normas sociais juntamente com as mudanças no comportamento individual

• Engajar vários tipos de adultos na comunicação adulto-criança. A pesquisa formativa identificou que há uma forte necessidade de melhorar relacionamentos adulto-criança; a avaliação de processo concluiu que há uma ávida receptividade dos participantes e o inquérito final demostrou a eficácia desta atividade.

• Incentivar a participação dos homens nas actividades do programa para fortalecer o engajamento da comunidade inteira.

• Intensificar as intervenções ao nível da escola, realizando formações na escola inteira, enfatizando o código de conduta e desenvolvendo planos de ação escolar.

• Aumentar o conhecimento jurídico e o envolvimento com o sistema judicial para garantir que as leis existentes para proteger as raparigas sejam entendidas e aplicadas em todos os níveis do sistema.

Entre em contacto com a Iniciativa Avante Raparigas!:Para mais informações sobre a implementação Avante Raparigas!, monitoreamento ou actividades da pesquisa entre em contato com a Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) escrevendo para GHCommunicationsTeam@usaid. gov.Para ter acesso ao conjunto completo de materiais Avante Raparigas! visite http://www.k4health.org visite ou http://www.aidstar-one.com A Iniciativa Avante Raparigas! e financiada através do Plano Presidencial de Emergência para o Alívio da SIDA (PEPFAR), e da Agência dos E.U. para o Desenvolvimento Internacional (USAID), nos termos do artigo no GHH-I-00-07-00032-00, USAID | Projecto SEARCH, Ordem de Trabalho 01.

Trabalho em grupo em sessão de Habilidades para a Vida.

Overview Tech Brief Portuguese Rev4.indd 4 4/29/2011 4:39:28 PM