relatÓrio sobre o projeto de desenvolvimento … · o produto proposto no projeto de...

6
Autora: Maria Luiza de Almeida Universidade Estadual de Campinas Comunicação Social- Habilitação em Midialogia RELATÓRIO SOBRE O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO “ÁGUAS DE LINDÓIA: PASSADO E PRESENTE” Introdução O produto proposto no projeto de desenvolvimento consistiu em um portfólio digital com fotografias antigas e atuais da cidade de Águas de Lindóia, comparando o desenvolvimento ocorrido ao longo dos anos, além de promover as belezas da cidade e apresentar um pouco da sua história. Águas de Lindóia é uma estância hidromineral pertencente ao circuito das águas do interior paulista. Fundada em 1915 pelo médico italiano Francisco Tozzi que se interessou pelo poder curativo das águas que tinham fama entre os tropeiros e viajantes da região e passou a estudá-las. A cidade ganhou fama internacional principalmente quando suas fontes foram estudadas por Madame Curie, ganhadora do Nobel de Química, muito conhecida pelos seus trabalhos no campo da física radioativa, que, analisando e constatando o valor terapêutico dessas águas radioativas, torna-as conhecida na Europa, principalmente na França, pelo seu trabalho publicado. Passam a ser numerosas as pesquisas científicas sobre essas águas e que são apresentadas em Congressos de Hidro-Climetologia em várias cidades brasileiras (ÁGUAS DE LINDÓIA CAPITAL TERMAL DO BRASIL, 2009) Por ser minha terra natal, resolvi fazer uma espécie de homenagem à cidade. A facilidade de obtenção dos materiais necessários para a realização do produto foi um fator bastante relevante e que me motivou a escolher esse tipo de projeto. A cidade possui alguns pontos turísticos importantes, como o Balneário Municipal e a Praça Adhemar de Barros, dos quais eu priorizei a escolha de fotografias, pois além de serem lugares mais conhecidos da cidade, eles passaram por mudanças consideráveis do ponto de vista arquitetônico. Conhecendo mais a fundo a história da minha cidade possibilitou um maior conhecimento da minha própria história, além de descobrir fatos curiosos e interessantes. Com projetos como esse elementos que eram habituais passam a serem vistos com outros olhos, de uma forma muito mais complexa e profunda. O conhecimento obtido não se restringe ao âmbito histórico mas atinge a vida pessoal também. Resultados do Projeto Pré-Produção O empréstimo da câmera de minha tia se deu sem problemas, assim como a coleta das fotos antigas. Quatro das seis imagens antigas usadas no produto foram coletadas no acervo de minha 1

Upload: vucong

Post on 08-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Autora: Maria Luiza de AlmeidaUniversidade Estadual de CampinasComunicação Social- Habilitação em Midialogia

RELATÓRIO SOBRE O PROJETO DE DESENVOLVIMENTO“ÁGUAS DE LINDÓIA: PASSADO E PRESENTE”

IntroduçãoO produto proposto no projeto de desenvolvimento consistiu em um portfólio digital com

fotografias antigas e atuais da cidade de Águas de Lindóia, comparando o desenvolvimento ocorrido ao longo dos anos, além de promover as belezas da cidade e apresentar um pouco da sua história.

Águas de Lindóia é uma estância hidromineral pertencente ao circuito das águas do interior paulista. Fundada em 1915 pelo médico italiano Francisco Tozzi que se interessou pelo poder curativo das águas que tinham fama entre os tropeiros e viajantes da região e passou a estudá-las. A cidade ganhou fama internacional principalmente quando suas fontes foram estudadas por Madame Curie, ganhadora do Nobel de Química, muito conhecida pelos seus trabalhos no campo da física radioativa, que, analisando e constatando o valor terapêutico dessas águas radioativas, torna-as conhecida na Europa, principalmente na França, pelo seu trabalho publicado. Passam a ser numerosas as pesquisas científicas sobre essas águas e que são apresentadas em Congressos de Hidro-Climetologia em várias cidades brasileiras (ÁGUAS DE LINDÓIA CAPITAL TERMAL DO BRASIL, 2009)

Por ser minha terra natal, resolvi fazer uma espécie de homenagem à cidade. A facilidade de obtenção dos materiais necessários para a realização do produto foi um fator bastante relevante e que me motivou a escolher esse tipo de projeto. A cidade possui alguns pontos turísticos importantes, como o Balneário Municipal e a Praça Adhemar de Barros, dos quais eu priorizei a escolha de fotografias, pois além de serem lugares mais conhecidos da cidade, eles passaram por mudanças consideráveis do ponto de vista arquitetônico.

Conhecendo mais a fundo a história da minha cidade possibilitou um maior conhecimento da minha própria história, além de descobrir fatos curiosos e interessantes. Com projetos como esse elementos que eram habituais passam a serem vistos com outros olhos, de uma forma muito mais complexa e profunda. O conhecimento obtido não se restringe ao âmbito histórico mas atinge a vida pessoal também.

Resultados do ProjetoPré-Produção

O empréstimo da câmera de minha tia se deu sem problemas, assim como a coleta das fotos antigas. Quatro das seis imagens antigas usadas no produto foram coletadas no acervo de minha

1

família. As outras duas foram obtidas no encontro que eu tive com Dona Miriam Tozzi, neta do fundador Francisco Tozzi, na tarde de 30 de maio, em sua residência em Águas de Lindóia. Ela me2 emprestou duas fotografias do seu acervo que eu xeroquei e devolvi no mesmo dia. Dona Miriam também me contou alguns fatos da cidade e que eu usei para escrever o pequeno texto sobre a história.Produção

Com base nas fotografias antigas que eu coletei no acervo de minha família e na da família Tozzi, foram feitas as fotos utilizando a câmera digital emprestada. Os locais selecionaram coincidiram em serem os principais pontos turísticos da cidade como o balneário municipal, a praça Adhemar de Barros e a represa do Cavalinho Branco.

Imagem 1: Foto do Balneário Municipal não utilizada no produto.

2

Imagem 2: Foto da cidade que não foi utilizada no produto.

Por ter sido feitas várias imagens, muitas não foram usadas como as imagens 1 e 2. Foram selecionadas as que mais bem representavam os locais retratados nas fotografias antigas e o número de imagens foi escolhido de acordo com os versos do poema.

No dia 1 de junho, as fotos antigas e o xerox de outras foram levadas para o Laboratório de Ensino “Virgílio Noya Pinto” no Departamento de Multimeios da Unicamp, onde foram digitalizadas utilizando o scanner do laboratório. As imagens digitalizadas foram salvas em um pendrive.

No meu computador pessoal desenvolvi a montagem do portfólio digital por meio do PowerPoint, onde as fotografias antigas e recentes formavam um slide juntamente com um verso do poema “Tardes de Lindóia” de Zequinha de Abreu. O trabalho também contém um pequeno texto de apresentação da proposta e um resumo da história da cidade. O trabalho foi concluído com um total de 22 slides e salvo em pdf.

Pós-ProduçãoA apresentação do produto foi feita em sala de aula no dia 15 de junho, porém não ocorreu

como o esperado uma vez que o arquivo salvo em pdf não abriu de forma correta no computador usado. Apesar dos problemas, foi possível ter uma idéia do trabalho feito, pois o arquivo abria rapidamente e logo fechava. Quando o produto for disponibilizado no site da classe ele poderá ser visto de forma satisfatória.

3

Imagem 3: Fotografia atual da praça Adhemar de Barros.

Imagem 4: Fotografia da praça Adhemar de Barros na década de 50.

Fatores Positivos-A obtenção das imagens antigas e as fotografias atuais: a escolha desse produto foi fundada

na facilidade que eu teria e de fato tive em obter o material necessário, uma vez que são materiais pertencentes à minha família e à amigos da família. As fotografias atuais foram de fácil realização pois a cidade é pequena, o que facilita o deslocamento entre os lugares fotografados.

4

-A montagem do portfólio: de início eu pensei que não ficaria bom montar em forma de slides, mas assim que comecei percebi que resultaria em algo satisfatório, principalmente pelo fato de eu já ter um conhecimento para usar o Power Point, facilitando e agilizando a montagem do portfólio.

Fatores Negativos-Digitalização das fotografias antigas: ao digitalizá-las houve uma grande perda da

qualidade das imagens que já não era muito boa devido à idade das fotografias. Duas delas foram ainda mais prejudicadas por eu não ter levado às originais e sim xerox para ser digitalizado, perdendo muita qualidade. -Apresentação do produto em aula; o arquivo foi salvo em pdf, pois achei que nesse formato teria uma melhor visualização, mas isso não ocorreu. O arquivo abria no computador usado, mas logo fechava, comprometendo a apresentação. Com a paciência e compreensão dos colegas e do professor, foi possível mostrar, abrindo e fechando, um pouco do que foi o meu produto.

ConclusõesPor se tratar de um projeto simples e de fácil execução não houve tantos problemas para

realizá-lo. A escolha do produto foi feita visando a elaboração de algo apresentável mas sem ser complicado de ser feito, com fácil acesso aos elementos necessários para a produção. Confesso que foi algo simples, porém fiz de acordo com as minhas possibilidades, não me comprometendo com alguma coisa que eu não conseguiria concluir.

Os problemas encontrados no caminho foram causados pelos aparelhos eletrônicos usados, coisas que acontecem mesmo tomando cuidado com o cronograma. Apesar desses pequenos tropeços tecnológicos o cronograma foi seguido corretamente e nenhum passo saiu do tempo planejado.

O produto saiu conforme o planejado e espero que assim que seja colocado no site da disciplina ele possa ser observado calmamente.

Referências BibliográficasÁGUAS DE LINDÓIA, A CAPITAL TERMAL DO BRASIL. Disponível em: <http://www.aguasdelindoia.com/lindoia_historia.html>. Acessado em 20 de junho de 2009.

5

65

5

6