relatório - monitor de estabilidade de temperatura

23
7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 1/23 Monitor de Estabilidade de Temperatura 1. Introdução: A dinâmica acelerada dos mercados industriais faz com que o nível de exigência quanto à qualidade e rapidez dos processos desenvolvidos seja bastante elevada. Desta forma, a tendência natural buscar maior precis!o, con"abilidade e exatid!o nos processos desenvolvidos para que a atividade "m ou o produto consiga ser entregue no menor espa#o de tempo possível, tendo o menor custo possível, mas ainda assim garantindo qualidade. $ma importante ferramenta para que se atinjam estes parâmetros o trabal%o de calibra#!o. &egundo o 'ocabul(rio )nternacional de *etrologia +')* a calibra#!o representa o conjunto de opera#-es que estabelece, sob condi#-es especí"cas, a rela#!o entre os valores indicados por um instrumento de medi#!o, sistema de medi#!o ou valores representados por uma medida materializada ou material de referência, e os valores correspondentes às grandezas estabelecidas por padr-es. ste trabal%o ent!o valida o desempen%o do equipamento ou instrumento dentro do processo no qual ele est( inserido, garantindo que estes itens sejam capazes de fornecer  os resultados desejados de forma precisa, por meio de uso de instrumentos de controle. A calibra#!o garante continuidade no nível de desempen%o das m(quinas e tambm auxilia nos requisitos de qualidade uma vez que deixa os dispositivos sempre em constante disponibilidade para o processo. Dentre as grandezas as quais mais se realizam trabal%os de calibra#!o no ambiente industrial est!o press!o, sinais eltricos e / o foco deste trabal%o 0 a temperatura. 1os processos de calibra#!o relacionados a esta grandeza, existem importantes critrios de uniformidade e estabilidade do meio no qual se realizam os ensaios os quais precisam ser assegurados para que a calibra#!o seja considerada v(lida. 2 preciso garantir a %omogeneidade da temperatura em diferentes pontos do meio no qual estejam sendo realizados os ensaios +ainda que este meio seja o ar atmosfrico, e preciso tambm assegurar a constância da temperatura em pontos de uma mesma zona de medi#!o durante a decorrência de instantes sucessivos de tempo. Alm do contexto da calibra#!o, a importância da termometria se estende para os mais diversos segmentos do mercado sejam estes químicos, petroquímico, sider3rgico, cerâmico, farmacêutico, vidreiro, alimentício, papel e celulose, %idreltrico, nuclear ou quaisquer outros. 4 monitoramento da temperatura fundamental para a obten#!o do produto "nal especi"cado que apresente alta qualidade, mel%ores condi#-es de rendimento e seguran#a, e a custos compatíveis com as necessidades e exigências do mercado consumidor.

Upload: juliana

Post on 18-Feb-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 1/23

Monitor de Estabilidade de Temperatura

1. Introdução:A dinâmica acelerada dos mercados industriais faz com que o nível deexigência quanto à qualidade e rapidez dos processos desenvolvidos

seja bastante elevada. Desta forma, a tendência natural buscarmaior precis!o, con"abilidade e exatid!o nos processosdesenvolvidos para que a atividade "m ou o produto consiga serentregue no menor espa#o de tempo possível, tendo o menor custopossível, mas ainda assim garantindo qualidade.

$ma importante ferramenta para que se atinjam estes parâmetros otrabal%o de calibra#!o. &egundo o 'ocabul(rio )nternacionalde *etrologia +')* a  calibra#!o representa o conjunto de opera#-esque estabelece, sob condi#-es especí"cas, a rela#!o entre os valoresindicados por um instrumento de medi#!o, sistema de medi#!o ouvalores representados por uma medida materializada ou material dereferência, e os valores correspondentes às grandezas estabelecidaspor padr-es. ste trabal%o ent!o valida o desempen%o doequipamento ou instrumento dentro do processo no qual ele est(inserido, garantindo que estes itens sejam capazes de fornecer   osresultados desejados de forma precisa, por meio de uso deinstrumentos de controle. A calibra#!o garante continuidade no nívelde desempen%o das m(quinas e tambm auxilia nos requisitos dequalidade uma vez que deixa os dispositivos sempre em constantedisponibilidade para o processo.

Dentre as grandezas as quais mais se realizam trabal%os decalibra#!o no ambiente industrial est!o press!o, sinais eltricos e / ofoco deste trabal%o 0 a temperatura. 1os processos de calibra#!orelacionados a esta grandeza, existem importantes critrios deuniformidade e estabilidade do meio no qual se realizam os ensaiosos quais precisam ser assegurados para que a calibra#!o sejaconsiderada v(lida. 2 preciso garantir a %omogeneidade datemperatura em diferentes pontos do meio no qual estejam sendorealizados os ensaios +ainda que este meio seja o ar atmosfrico, e preciso tambm assegurar a constância da temperatura em pontos

de uma mesma zona de medi#!o durante a decorrência de instantessucessivos de tempo.

Alm do contexto da calibra#!o, a importância da termometria seestende para os mais diversos segmentos do mercado sejam estesquímicos, petroquímico, sider3rgico, cerâmico, farmacêutico, vidreiro,alimentício, papel e celulose, %idreltrico, nuclear ou quaisqueroutros. 4 monitoramento da temperatura fundamental para aobten#!o do produto "nal especi"cado que apresente alta qualidade,mel%ores condi#-es de rendimento e seguran#a, e a custos

compatíveis com as necessidades e exigências do mercadoconsumidor.

Page 2: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 2/23

Dos mais diversos sensores para temperatura existentes no mercado,como term5metros +de coluna de vidro, digitais, à g(s oubimet(licos, termorresistências, e termopares, os mais utilizados na(rea industrial s!o os termopares. stes elementos contam com umaextensa faixa de temperatura a qual conseguem cobrir, possuem boa

precis!o e taxas de repetibilidade consideradas aceit(veis, tudo issomediante a um custo mais econ5mico uma vez comparamos osvalores com outros tipos de sensores.

2. Objetivo:6onstruir um dispositivo que monitore a temperatura doambiente7equipamento desejado, identi"cando valores m(ximos emínimos e anunciando quando a temperatura medida pode serconsiderada est(vel baseado em erro aceit(vel.

3. Materiais e Métodos:8ara a constru#!o deste dispositivo foram utilizados9

• : 8laca Arduíno $14 com processador A;*< *=A >?@8• &oftBare Arduíno +)D vers!o :.C. • Eiblioteca para conversor *AFCCG• : *Hdulo conversor *AFCCG • : ;ermopar tipo I • : DisplaJ <6D *4D<4 :CK?%• : 8otenci5metro +?KI•

: 6abo de dados $&E• : 8rotoboard modelo *8?L?KA• Mios para alimenta#!o e comunica#!o de dados

4 procedimento de montagem do dispositivo foi executado nasetapas descritas abaixo9)nicialmente foi feita a alimenta#!o da 8laca Arduíno por umcomputador atravs do cabo de dados, e como forma de teste daliga#!o foi carregado para esta placa um programa b(sico +NElinOP dabiblioteca de exemplos do softBare de programa#!o o qual faz piscarum <D da prHpria placa.

$ma vez visto que o programa funcionava corretamente, foi realizadaa conex!o entre o conversor *AFCCG e a placa Arduíno conformeilustrado na Migura K: e descrito na ;abela K:.

Page 3: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 3/23

Migura K: 0 Detal%e da liga#!o entre o conversor *AFCCG e a placa

Arduíno.

MX!" #rduino

' 'cc

=1D =1D

&4 8ino L +digital

6& / c%ip select 8ino +digital

&6I 8ino C +digital

 ;abela K: 0 <iga#!o dos pinos do *AFCCG na placa Arduíno.

6om o conversor conectado à placa, conectamos o termopar aoconversor conforme a Migura K? e testamos o conjunto por meio daleitura serial +serialt%ermocouple presente na biblioteca do conversor*AFCCG cujas leituras podem ser observadas na Migura K>.

Page 4: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 4/23

Migura K? 0 Detal%e da liga#!o do termopar no conversor *AFCCG.

Migura K> 0 <eituras do termopar com o programaQserialt%ermocoupleR da biblioteca do conversor *AFCCG

As etapas de montagem e teste do displaJ foram realizadas emseguida e consistiram nos passos descritos abaixo9Moi implementado o controle de bril%o para o displaJ conformemostrado nas Miguras KL a e b abaixo.

Page 5: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 5/23

Migura KL a0 Detal%e da liga#!o do controle de bril%o do displaJ

Migura KL b0 squema de liga#!o do controle de bril%o do displaJ.

Ainda com a placa Arduíno conectada ao computador por meio docabo de dados, a utilizamos para alimentar o displaJ e seu sistema decontrole de bril%o, fazendo uso do protoboard para multiplicar estespontos de alimenta#!o, conforme ilustra a Migura K.

Page 6: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 6/23

Migura K 0 Detal%e da multiplica#!o de pontos de alimenta#!o no8rotoboard.

Sealizamos a liga#!o entre o displaJ e a placa Arduíno conformemostrado na Migura KC descrito na ;abela K?.

Page 7: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 7/23

Migura KC 0 Detal%e da liga#!o entre o displaJ e a placa Arduíno.

$ispla% #rdu&no

8ino L do <6D +S& 8ino G do Arduíno+8T*

8ino do <6D +ST =1D

8ino C do <6D + 8ino @ do Arduíno+8T*

8ino :: do <6D +DL 8ino U do Arduíno+8T*

8ino :? do <6D +D 8ino :K do Arduíno+8T*

8ino :> do <6D +DC 8ino :: do Arduíno+8T*

8ino :L do <6D +DG 8ino :? do Arduíno

Page 8: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 8/23

+8T*

 ;abela K? 0 <iga#!o do Arduíno no displaJ

8ara testar a liga#!o do displaJ com a placa Arduíno criamos umprograma simples e o carregamos no sistema, conforme mostram asMiguras KG e K@.

Migura KG 0 6Hdigo do programa para teste do displaJ

Page 9: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 9/23

Migura K@ 0 DisplaJ mostrando mensagem de teste.

4 teste do sistema como um todo foi realizado atravs de umprograma prHprio para indica#!o da leitura do termopar em displaJ<6D, tambm presente na biblioteca do *AFCCG +lcdt%ermocouple,como mostrado na Migura KU. Moi necess(rio um pequeno ajuste noprograma base, pois nele os pinos dos quais s!o col%idas informa#-esda placa Arduíno n!o correspondem ao modelo utilizado. staaltera#!o destacada na Migura :K.

Migura KU 0 Detal%e do displaJ indicando a temperatura registradacom programa da biblioteca do *AFCCG.

Page 10: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 10/23

Migura :K 0 Detal%e da altera#!o da numera#!o dos pinos decomunica#!o entre displaJ e placa Arduíno.

'. (esultados:Ao "m da etapa de montagem e teste do projeto proposto, obtivemoso %ardBare mostrado na Migura ::.

Page 11: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 11/23

1V A*4&; W:

Migura :: 0 XardBare do monitor de estabilidade de temperatura

4 programa criado para o dispositivo possui lHgica descrita conformeo Yuxograma mostrado na Migura :?, +que ser( explicado mais afrente nas discuss-es do relatHrio e o cHdigo escrito abaixo9

*dia de A*4&;

6ol%er :Kamostras de

Page 12: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 12/23

/:Z6 [+X/<[:Z6

/:Z6[+8/ ;6[:Z6

 

Migura :? 0 Mluxograma do cHdigo para monitor de estabilidade

 //Instituto Federal Do Maranhão - IFMA //Disciplina de Microcontroladores //Alunas: Juliana Mota e Muriel Mendes //Código para Monitor de Estabilidade de Teperatura //Cria!ão e "# de $unho de %"&#

1\

&)*

)denti"catemperatura

 

)denti"catemperatura

 

*dia dastemperaturas

1\

&)*

1

&istemaconsiderado

screver na telaN&;A'<P

*ostratemperatura de

 

*ostrartemperatura

 

&)*

Page 13: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 13/23

 //'e(isão n) #

*include +a,.#h0*include +1i2uidCr3stalh0*include +4ireh0

int theroD5 6 78int theroC9 6 #8int theroC1 6 8

MA;.# therocouple<theroC1= theroC9= theroD5>8int (cc?in 6 @8int gnd?in 6 %8

1i2uidCr3stal lcd<.= = B= &"= &&= &%>8

 // Escre(endo o sbolo de grausuintt degree 6 G&7"=&7=&7=&7"=&%=&%=&%=&%H8

int i= $8oat 6-&""= 16&""= au,&6&""= au,%8oat au,= tep6"8oat leituras&#8

(oid setup<> G  9erialbegin<B"">8

  // use Arduino pins pinMode<(cc?in= 5KT?KT>8 digital4rite<(cc?in= IL>8  pinMode<gnd?in= 5KT?KT>8 digital4rite<gnd?in= 154>8  //Denindo pino digital % coo de entradalcdbegin<&= %>8

  lcdcreateChar<"= degree>8

  // Tepo de espera para estabiliNa!ão do con(ersor   dela3<&"">8H

 //1a!o principal do prograa(oid loop<> G  6-&""8  16&""8  Ohile<au,&0%>G  Por<$6"8$+&#8$QQ>G  tep6"8  Por<i6"8i+&"8iQQ>G  au,6<therocouplereadCelsius<>>8  tep6tepQau,8  H

tep6tep/&"8  leituras$6tep8

Page 14: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 14/23

 iP<leituras$0>

  6leituras$8  iP<leituras$+1>  16leituras$8

 //Teperatura Rdia  lcdclear<>8  lcdsetCursor<&"= &>8  lcdprint<tep>8  lcdOrite<<b3te>">8  lcdprint<SC S>8  //Teperatura ,ia  lcdsetCursor<"= ">8

lcdprint<S:S>8

  lcdprint<>8  lcdOrite<<b3te>">8  lcdprint<SC S>8

 //Teperatura nia  lcdsetCursor<"= &>8

lcdprint<S1:S>8  lcdprint<1>8  lcdOrite<<b3te>">8  lcdprint<SC S>8

  dela3<&""">8

  Hau,&6-18

  H  lcdclear<>8  lcdsetCursor<#= ">8

lcdprint<SE9TAUE1S>8  lcdsetCursor<"= &>8  lcdprint<tep>8

lcdsetCursor<= &>8  lcdprint<therocouplereadCelsius<>>8  dela3<#"">8  au,%6therocouplereadCelsius<>8  iP<au,%-tep0&VVau,%-tep+-&>  au,&6&""8H

Ao trmino da montagem do %ardBare e integra#!o dele com osoftBare realizarmos testes no monitor de estabilidade cujosresultados s!o expostos abaixo9

Page 15: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 15/23

 ;&; : 0 &1&4S )*S&4 * AS A;*4&M2S)64, ;*8SA;$SAA*E)1;.

Migura :> 0 Ambiente de teste

Page 16: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 16/23

Migura :L 0 *onitor de estabilidade realizando leituras

Migura : / *onitor de estabilidade indicando estabilidade

Page 17: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 17/23

 ;&; ? / &1&4S )*S&4 * =<)6S)1A <]^$)DA, ;*8SA;$SA D>KZ6 * EA1X4 $<;SA;S*4&;_;)64.

Migura :C 0 Ambiente de teste

Page 18: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 18/23

Migura :G 0 *onitor de estabilidade realizando leituras

Migura :@ / *onitor de estabilidade indicando estabilidade

Page 19: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 19/23

 ;&; > 0 &1&4S )*S&4 * _=$A M)<;SADA ^$1;, ;*8SA;$SA A8S4F)*ADA D KZ6.

Migura :U 0 Ambiente de teste

Page 20: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 20/23

Migura ?K 0 *onitor de estabilidade realizando leituras

Migura ?: / *onitor de estabilidade indicando estabilidade

Page 21: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 21/23

". $is)ussão:Ao vislumbrarmos um dispositivo que operasse como monitor deestabilidade de temperatura, pensamos em um equipamento queconseguisse acompan%ar as varia#-es que a temperatura de umYuido sofre 0 para mais e7ou para menos 0 quando est( em processo

de estabiliza#!o em um ponto de temperatura de"nido como alvo.ste dispositivo deveria acompan%as estas varia#-es, comparando/assempre em rela#!o ao ponto alvo, identi"car dentre estes valoraquele que atingiu a m(xima temperatura +mais distante do alvo paramais e aquele que atingiu a mínima temperatura +mais distante doalvo para menos, e realizar uma an(lise constante destes valorespara de"nir quando a medida pode ser considerada est(vel,respeitando uma faixa de tolerância nesta decis!o.

Diante desta necessidade, "zemos a escol%a de uso de uma placaArduíno $no por sua forma did(tica e vasto material disponível parapesquisa e desenvolvimento, e do conjunto termopar tipo I `6onversor *AFCCG pois o sensor possui um largo range detemperaturas as quais pode ser exposto + K a @KKZ6,o conversortorna o sinal de saída pronto para a leitura e o conjunto garanteprecis!o de :,Z6, resolu#!o de K,?Z6.8or se tratar de um projeto com pouco tempo para desenvolvimento,escol%emos assumir os riscos de construir o monitor em uma placa deteste.

8ara o softBare do dispositivo, foi pensado em um programa que

realiza dez leituras sucessivas de temperatura. ste processo deleitura se repete por : vezes e deste universo de amostras extrai amaior temperatura+X, a menor temperatura +< e a mdia de todasas dez amostras. ApHs isso realizada uma compara#!o entre omaior valor registrado de temperatura e o menor valor registrado detemperatura +X/<. 6aso esta diferen#a seja igual a :Z6 o dispositivoconsidera a temperatura est(vel e assim o indica na tela por escreverN&;A'<P na regi!o superior do displaJ, mostrando tambm atemperatura na qual foi observada a estabilidade +ponto deestabilidade em seu canto inferior esquerdo e a medi#!o detemperatura corrente no canto inferior direito. 1este modo de

indica#!o de estabilidade o programa compara constantemente ovalor de"nido como ponto de estabilidade e o valor medido datemperatura corrente9 enquanto a diferen#a entre eles permanece de:Z6 o modo de estabilidade mantido, no entanto se este limite forultrapassado o programa volta a coletar amostras de temperatura erealizar o processo j( descrito.

Durante a montagem e testes do dispositivos observamos algunsdetal%es que acreditamos ser de importante exposi#!o9 o termopartipo I n!o o sensor adequado para medir temperaturas prHximas àtemperatura ambiente. &endo indicado principalmente paraambientes extremos, as medidas para temperaturas prHximas àtemperatura ambiente mostram uma oscila#!o muito grande

Page 22: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 22/23

pudemos observar tambm que para rampas de temperaturas quecrescem ou decrescem de forma muito lenta o monitor apresentafalsos sinais de estabilidade antes de indicar a estabilidadeverdadeira. )sso ocorre pois como a temperatura sobe de forma lenta%( espa#o de tempo su"ciente para que %aja a#!o de compara#!o e

indica#!o de estabilidade em um ponto que logo em seguida sofrer(mudan#a. 

. *on)lusão:4 dispositivo desenvolvido como protHtipo atingiu resultadossatisfatHrios para este primeiro nível de testes, conseguindo rastreara temperatura em crescimento ou em decrescimento, identi"car ospontos de m(xima e mínima temperatura +X e <, respectivamente erealizar a compara#!o destes valores identi"cando a situa#!o deestabilidade dentro do parâmetro de erro dito como aceit(vel. Almdisso, ao analisarmos o cumprimento da rotina do programa odispositivo atende à critrios de repetibilidade, uma vez queconseguiu realizar a rotina descrita acima quantas vezes foramrealizados testes +para uma mesma temperatura e realizada a medidaem um mesmo meio e de reprodutibilidade, pois tambm conseguiurealizar a rotina descrita em diferentes cen(rios +diferentestemperaturas e medidas realizadas em diferentes meios.Moram observadas algumas oportunidades de mel%oria para odispositivo desenvolvido9 o %ardBare do monitor de estabilidade pode

ser construído em uma estrutura mais de"nitiva e robusta, na qualpodemos eliminar ruídos e interferências provenientes de mauscontatos dos "os de comunica#!o e alimenta#!o do dispositivos necess(rio encontrar uma curva de lineariza#!o para o sensor, pois omesmo apresenta erros diferentes para diferentes faixas detemperaturas, o que deve ser corrigido a possibilidade de adapta#!odo dispositivo para uso com diferentes tipos de sensores +outros tiposde termopares.

!. (e+er,n)ias::%ttp977BBB.unievangelica.edu.br7gc7imagens7"le7pbic7cnpq?K:K?K:

:7*odSelMinal)nic6ient.pdf.

? %ttps977learn.adafruit.com7t%ermocouple7using/a/t%ermocouple

>%ttp977BBB.dreamdealer.nl7tutorials7connectinga:CK?alcddisplaJandalig%tsensortoarduinouno.%tml.

L %ttp977BBB.ceramicaindustrial.org.br7pdf7vKGnK7vGnC.pdf.

%ttp977BBB.mecatronicaatual.com.br7educacao7?>L/como/fazer/medicoes/de/temperatura/com/termopares/parte/>.

G %ttps977BBB.arduino.cc7.

Page 23: Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

7/23/2019 Relatório - Monitor de Estabilidade de Temperatura

http://slidepdf.com/reader/full/relatorio-monitor-de-estabilidade-de-temperatura 23/23

@ "le9777697$sers7uliana7DoBnloads7implant/sistemas/calibracao/ind?K+:.pdf 

U %ttp977BBB.manutencaoesuprimentos.com.br7conteudo7?:CK/bene"cios/do/servico/de/calibracao/e/ensaio/de/materiais7

:K %ttp977BBB.inmetro.gov.br7inovacao7publicacoes7vim?K:?.pdf 

:: %ttp977BBB.agsolve.com.br7dicas/e/solucoes7a/importancia/da/calibracao/e/manutencao/de/equipamentos