relatório micologia

1
Os fungos dispersam-se na natureza através do ar atmosférico ou por outras vias como água, insetos, homem e animais. Os fungos que são dispersos através do ar atmosférico são denominados fungos anemófilos. Sendo assim, a microbiota fúngica anemófila pode ser semelhante ou diferente em cada cidade ou região. Os elementos fúngicos que são encontrados no ar atmosférico são os esporos (propágulos). São aeroalérgenos que, quando inalados, podem ser responsáveis por manifestações respiratórias alérgicas, como asma e rinite. Colônia 1: Em sala de aula depois de alguns dias no meio de cultura surgiu várias colônias de fungos. O analisado foi com tais características: - Forma circular; - Bordas Lobadas; - Superfície elevada; - Coloração da superfície e reversa amarelas; - Textura algodonosa. Outra característica apresentada foi sua espessura de 8 mm, que pode indicar uma velocidade de crescimento médio, também não apresentou gotículas de Exudato. Em sala de aula foi montada uma lâmina para observar e identificar as características do fungo no microscópio. O fungo foi identificado como Conidióforos capitados do gênero Aspegillus. Referências Bibliográficas: - Menezes, Everardo Albuquerque, Fungos anemófilos na sala de periódicos da biblioteca de ciências da saúde da Universidade Federal do Ceará, 2005. <http://www.sbac.org.br/pt/pdfs/rbac/rbac_38_03/rbac3803_05.pdf >

Upload: murilo-souza

Post on 02-Jul-2015

353 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Micologia

Os fungos dispersam-se na natureza através do ar atmosférico ou por outras vias como água, insetos, homem e animais. Os fungos que são dispersos através do ar atmosférico são denominados fungos anemófilos. Sendo assim, a microbiota fúngica anemófila pode ser semelhante ou diferente em cada cidade ou região. Os elementos fúngicos que são encontrados no ar atmosférico são os esporos (propágulos). São aeroalérgenos que, quando inalados, podem ser responsáveis por manifestações respiratórias alérgicas, como asma e rinite.

Colônia 1:

Em sala de aula depois de alguns dias no meio de cultura surgiu várias colônias de fungos. O analisado foi com tais características:

- Forma circular;

- Bordas Lobadas;

- Superfície elevada;

- Coloração da superfície e reversa amarelas;

- Textura algodonosa.

Outra característica apresentada foi sua espessura de 8 mm, que pode indicar uma velocidade de crescimento médio, também não apresentou gotículas de Exudato.

Em sala de aula foi montada uma lâmina para observar e identificar as características do fungo no microscópio. O fungo foi identificado como Conidióforos capitados do gênero Aspegillus.

Referências Bibliográficas:

- Menezes, Everardo Albuquerque, Fungos anemófilos na sala de periódicos da biblioteca

de ciências da saúde da Universidade Federal do Ceará, 2005. <http://www.sbac.org.br/pt/pdfs/rbac/rbac_38_03/rbac3803_05.pdf>