relatório matilde

3
Como na Vida! Numa Escola de Compreender o Mundo Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico 7º ano - ano letivo 2011/12 CIÊNCIAS NATURAIS RELATÓRIO FINAL Data: 12 de Janeiro de 2012 Ano: Turma: A Aluno: Matilde Silva Pereira Oliveira No primeiro período, o desafio problema do projeto “Como na Vida” foi “Afinal, o que é uma praia?”. Durante este desafio fomos à praia de Matosinhos recolher informação sobre a praia, fomos também à praia do Aterro realizar atividades relacionadas com os conteúdos que íamos dar no primeiro período, recolhemos material e muitas informações… Durante as aulas de Ciências, abordaram-se os conteúdos da dinâmica interna e externa da Terra estudando alguns documentos e apresentando trabalhos. Elaborámos dois trabalhos individuais. O primeiro trabalho que eu elaborei foi sobre a Ilha da Madeira, Madalena do Mar, fajãs (figura 1) e cones vulcânicos (figura 2). O segundo trabalho que realizei foi sobre a sismicidade em

Upload: matildeoliveira7a

Post on 20-Jan-2017

186 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório matilde

Como na Vida!

Numa Escola de Compreender o Mundo

Projeto 3º Ciclo do Ensino Básico

7º ano - ano letivo 2011/12

CIÊNCIAS NATURAIS

RELATÓRIO FINAL

Data: 12 de Janeiro de 2012

Ano: 7º

Turma: A

Aluno: Matilde Silva Pereira Oliveira

No primeiro período, o desafio problema do projeto “Como na Vida” foi “Afinal, o que é uma praia?”. Durante este desafio fomos à praia de Matosinhos recolher informação sobre a praia, fomos também à praia do Aterro realizar atividades relacionadas com os conteúdos que íamos dar no primeiro período, recolhemos material e muitas informações…

Durante as aulas de Ciências, abordaram-se os conteúdos da dinâmica interna e externa da Terra estudando alguns documentos e apresentando trabalhos. Elaborámos dois trabalhos individuais. O primeiro trabalho que eu elaborei foi sobre a Ilha da Madeira, Madalena do Mar, fajãs (figura 1) e cones vulcânicos (figura 2). O segundo trabalho que realizei foi sobre a sismicidade em Portugal. Houve também uma aula em que realizámos algumas experiências (diversidade de areias, diversidade de calcários, construímos abarracamentos, chaminés de fada e dunas). Tivemos de elaborar também um relatório científico de grupo sobre estas diversas atividades/experiências.

Page 2: Relatório matilde

Durante o desenvolvimento das aulas as minhas maiores dificuldades foram estudar para o teste, pois verifiquei que era muita matéria e havia uma maior exigência do que no ano passado. Também penso que os trabalhos individuais que os outros colegas apresentaram não esclareceram todas as minhas dúvidas.

(figura 1)(figura 2)

“Afinal o que é uma praia para as Ciências Naturais?”- Para as Ciências Naturais, uma praia é um conjunto de sedimentos que se foram acumulando ao longo dos anos através das correntes marítimas ou das erupções vulcânicas. Na praia há predomínio de rochas sedimentares que são as rochas que se formam à superfície. Esses sedimentos resultam da desagregação de rochas já existentes. Também podem resultar de esqueletos, conchas ou restos de matéria orgânica que se vão acumulando nos fundos dos oceanos, dos mares. Nesta paisagem sedimentar, predominantemente dominada por rocha sedimentar detrítica, areia, também há dunas que são montanhas de areia criadas a partir do vento (figura 3) e rochas magmáticas com minerais (figura 4) e filões (figura 5)…

Page 3: Relatório matilde

(figura 3) (figura 4)

(figura 5)