relatório de gestão e contas de 2010-2011

28
2010 | 2011 RELATÓRIO ANUAL

Upload: junior-achievement-portugal

Post on 31-Mar-2016

215 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

2010 | 2011

RELATÓRIO ANUAL

Page 2: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011
Page 3: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

MENSAGENS DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO 2E DIRECTORAS REGIONAIS

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA 4

MEMBROS DA DIRECÇÃO DA JA PORTUGAL 5

RESUMO DA ACTIVIDADE 6

O NOSSO ANO DE INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE 7

COMPETÊNCIAS PARA UMA ECONOMIA GLOBAL 10 REFORÇAR A INOVAÇÃO & A CRIATIVIDADE 12

O QUE ACONTECE DEPOIS? 14

UM GRANDE OBRIGADO A TODOS 18 OS PROFESSORES E VOLUNTÁRIOS

UM ENORME OBRIGADO A TODOS 19OS NOSSOS ASSOCIADOS

A REDE EUROPEIA DA JA-YE 20

UMA ORGANIZAÇÃO PARA SE TER ORGULHO 21

CONTAS 22

RELATÓRIO E PARECER DO CONSELHO 24FISCAL SOBRE AS CONTAS DE 2011

ÍNDICE

1

Page 4: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

A Junior Achievement Portugal enfrentou o ano lectivo de 2010/2011 com a ambição de expandir a sua intervenção na promoção do empreendedorismo junto dos jovens em Portugal. Orgulhamo-nos de, em circunstâncias adversas, o termos conseguido ao incrementar o número de voluntários, de empresas associadas e de escolas envolvidas. Esta conquista foi apenas possível dada a dedicação da nossa equipa de gestão, o apoio e a disponibilidade da direcção, mas também a dedicação dos associados, dos seus voluntários e, finalmente, das escolas e professores que valorizam, de forma indiscutível, os ensinamentos e a inspiração que os voluntários trazem para a sala de aula. Pese embora o crescimento do número de voluntários, a JAP não conseguiu aumentar o número de alunos envolvidos. Aquele facto deveu-se a um número inesperado de voluntários que se organizaram em equipas para conciliar melhor a sua intervenção nos programas, com a sua vida profissional.

O ambiente macroeconómico adverso e a fragilidade do modelo económico de Portugal impõem, de forma inquestionável, uma explosão de

actividades empreendedoras. Como tal, estamos convictos de que a missão da Junior Achievement em Portugal nunca se revelou tão evidente como nos tempos que vivemos. No entanto, este entorno real e moral adicionaram desafios à JAP e requerem, da equipa de gestão, direcção e associados, uma fervorosa dedicação à prossecução dos objectivos. A angariação de novos associados e a retenção dos actuais permanece como um pilar do crescimento. A taxa de angariação de voluntários nos associados é, também, um objectivo irredutível, bem como o estreitamento da parceria com as escolas e com o Ministério da Educação.

A JAP não abdicará das suas orientações de transparência, de relação ímpar com os voluntários, escolas e professores, de eficácia ímpar e frugalidade dos actos. Queremos também difundir e celebrar os passos que os actuais e futuros empreendedores dão, todos os dias, em centenas de escolas por Portugal, que todos amamos, mas que o desejamos mais empreendedor. Só assim poderemos ultrapassar, com sucesso, os desafios dos tempos que atravessamos.

Paulo Gray PRESIDENTE DA DIRECÇÃO

MENSAGENS DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO E DIRECTORAS REGIONAISDA JUNIOR ACHIEVEMENT PORTUGAL

2

Page 5: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

Marta Vieira de SáDIRECTORA REGIONAL

Erica NascimentoDIRECTORA REGIONAL

Num ano de intensos e diversificados constrangimentos em Portugal e no mundo, queremos expressar o nosso agradecimento a todos os associados e parceiros, incluindo voluntários e professores, pelo seu generoso e inestimável apoio. Fruto desse trabalho conjunto, foi possível, mesmo em ambiente social e económico adverso, atingirmos objectivos fundamentais ao longo do ano. Neste quadro, é nosso anseio redobrado continuar a ser cada vez mais a referência máxima no país quando o assunto for a educação para o empreendedorismo.

Foi um ano repleto de criatividade e de inovação. Os nossos jovens alcançaram os melhores resultados da história da Junior Achievement Portugal, em competições europeias. A nossa equipa continuará a trabalhar cada vez mais empenhadamente para que um número crescente de crianças e jovens

portugueses tenham, pelo menos, uma experiência Junior Achievement. Estamos também atentos à qualidade da nossa intervenção: aprender com os erros cometidos, não nos deixarmos cegar com rotinas e assumir uma atitude de permanente insatisfação face aos resultados obtidos, são práticas de referência da nossa equipa.

Inspira-nos fortemente o desafio de entusiasmar os jovens a serem o melhor que conseguirem ser. Porque o futuro começa hoje e porque nos envolve a todos, precisamos das suas competências, das suas ideias e do seu espírito empreendedor para criar o amanhã de todos. E se o contexto actual é realmente difícil, isso constitui mais um incentivo para a acção e para a cooperação entre todos os agentes ligados ao empreendedorismo. Assim sendo, estamos certos de que VAMOS CONSEGUIR!

3

Page 6: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

MENSAGEMDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

É, para mim, uma satisfação muito particular voltar a receber a Associação Aprender a Empreender, que tem desempenhado, no nosso país, um papel de grande mérito na difusão da cultura do empreendedorismo. Desde o início, que eu tenho apoiado de forma clara e inequívoca, o seu programa A Empresa, que a Associação tem vindo a estender a um número crescente de escolas de todo o país, de tal forma que hoje estão envolvidos nesse programa, um número muito substancial, não apenas de alunos, mas também de professores e voluntários oriundos das empresas.

A cultura do empreendedorismo deve ser vista, no nosso país, como um verdadeiro desígnio nacional, pelo contributo que pode dar para combater o desemprego, principalmente, o desemprego entre os jovens. O nosso futuro vai depender muito daquilo que conseguirmos fazer em termos de capacitação dos nossos jovens, no domínio do empreendedorismo, da criatividade e da inovação. Daí a importância que esta cultura do empreendedorismo chega a todos os jovens, e daí a importância desta acção da Associação Aprender a Empreender, levando o espírito empreendedor, o espírito criativo, o espírito inovador, um

pouco por todo o país, um pouco junto de todos os jovens das nossas escolas.

E levando o empreendedorismo às escolas, a Associação está também a favorecer a ligação entre a comunidade e as empresas. Isto é, ganha-se uma maior sensibilidade na escola e também na envolvente da escola, para a vida empresarial e, portanto, para ganhar uma capacidade empreendedora, criativa, inovadora, tão importante para resolver os nossos problemas por toda a comunidade.

E, por isso, eu quero aproveitar esta ocasião, mais uma vez, para manifestar, publicamente, o reconhecimento pelo trabalho realizado pela Associação Aprender a Empreender. E quero garantir que continuarei a acompanhar, com muito interesse, o vosso trabalho e espero que se chegue à ambição de todo o aluno português, do básico, do secundário e do ensino universitário tenham um contacto com o empreendedorismo. Penso que isso será muito importante para o futuro do nosso país.

Aníbal Cavaco SilvaPRESIDENTE DA REPÚBLICA

Intervenção de Sua Excelência o Presidente da República na recepção à equipa da Junior Achievement Portugal, no Palácio de Belém, em 22 de Julho de 2011.

4

Page 7: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

Paulo Gray Presidente da DirecçãoCiti Portugal

João Pedro Tavares Tesoureiro Accenture Portugal

Henrique Soares dos SantosSecretário Jerónimo Martins

Laila FerreiraHewlett-Packard

Eduardo MouraFundação Edp

Ana Cristina LançaEfacec

Paula GuimarãesMontepio

Vasco LoboGE

Catarina OliveiraSonae Sierra

CONSELHO ESTRATÉGICO Margarida Couto Vieira de Almeida & Associados

CONSULTORIA RHLuísa Campos LopesEgon Zehnder International

MEMBROS DA DIRECÇÃO DA JA PORTUGAL

5

Page 8: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

Em 8 Programas:

26.259 Alunos

1.368 Voluntários

1.258 Professores

1.258 Turmas

435 Escolas

74 Concelhos

Suportados por:

39 Associados

10 Parceiros

9 Membros da Direcção

10 Membros de Staff

RESUMO DA ACTIVIDADE

6

Page 9: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

O NOSSO ANO DE INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE

ECONOMIA PARA O SUCESSOEste foi o primeiro programa que a Junior Achievement Portugal lançou, na sua criação, em 2005. Os alunos fazem escolhas para compreenderem o conceito de auto-conhecimento – as suas competências, os seus interesses e valores – e a estrutura do mundo do trabalho. Simultaneamente, reflectem sobre a educação, carreira e outras escolhas da vida. No final de 6 anos, continua a ser o programa que mais alunos atrai, tendo contado com mais de 10.000 em 2010/2011. Tal só tem vindo a ser possível com o apoio de tantos voluntários, ano após ano.

SEMANA GLOBAL DO EMPREENDEDORISMO BRAÇO DIREITO – UM DIA NO TEU FUTURO!

De 15 a 19 de Novembro realizou-se a Semana Global do Empreendedorismo (SGE). A CEO da JA-YE – Caroline Jenner – foi uma das oradoras convidadas para a Sessão de Abertura Mundial da SGE, no dia 15 de Novembro na Culturgest em Lisboa. Caroline Jenner afirmou: “Precisamos de uma razão para ser empreendedores, precisamos de estar em crise”. Para comemorar esta semana, a Junior Achievement organizou o programa Braço Direito, contando com a participação de mais de 150 pares de voluntários e alunos.

FEIRAS ILIMITADASLISBOA, PORTO E VILA REAL

276 Alunos de Lisboa, Porto e Vila Real, nas suas 47 mini-empresas, apresentaram, pela primeira vez ao grande público, os produtos e serviços desenvolvidos ao longo do ano. Os grandes vencedores foram a GoldWater de Lisboa, FiniSoft de Lisboa e a Speakers’ Corner at School de Miraflores; Morpheus de Lousada, Inbox Glasses do Porto e AID de Esposende; Sabor a Azeitona de Macedo de Cavaleiros foi a grande vencedora da feira da região de Trás-os-Montes.

7

Page 10: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

COMPETIÇÃO NACIONAL FAZ A TUA MINI-EMPRESA CRESCER E APARECERÉ a celebração anual das realizações conseguidas pelos alunos e pelas várias mini-empresas criadas a nível nacional, no programa A Empresa. Foram seleccionadas 22 mini-empresas de todo o país para se apresentarem no dia 3 de Junho no Museu da Electricidade da Fundação Edp. A grande vencedora foi a Goldwater da Escola Profissional Magestil de Lisboa, representando Portugal em Oslo.

JA-YE EUROPE ENTERPRISE CHALLENGEA Flicks foi a primeira equipa portuguesa a vencer esta competição. Após o sucesso nacional, a Flicks foi a Madrid nos dias 6 e 7 de Julho e ganhou a Competição Europeia da Junior Achievement. Ao 1º lugar na competição juntou-se o Intel Innovation Award que distinguiu a Flicks como a empresa mais inovadora ali presente. O evento contou com a presença de Sua Alteza Real, Princesa das Astúrias, Letizia Ortiz, que assegurou que “o fracasso é o limiar do sucesso” (…) o medo do fracasso não nos deve paralisar porque sabe-se, com certeza, que todos aqueles que tentaram melhorar a sua vida, empreendendo algo, fracassaram várias vezes até conseguirem ter êxito”.

COMPETIÇÃO NACIONALA TUA PORTA PARA O MUNDO EMPRESARIALNo ano lectivo 2010/2011 participaram no Graduate Programme 124 alunos. A equipa FLICKS, com alunos de várias faculdades da Universidade do Porto, foi a vencedora na competição, sendo que o prémio foi a possibilidade de representar o país na Competição Europeia da Junior Achievement – Enterprise Challenge, em Madrid.

8

Page 11: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

AUDIÊNCIA COM PRESIDENTE DA REPÚBLICASua Excelência O Presidente da República Portuguesa recebeu, no dia 22 de Julho, a JAP e as equipas vencedoras dos Programas A Empresa e Graduate Programme, a Goldwater e a Flicks, respectivamente. Para além dos alunos da Goldwater, da Escola Profissional Magestil de Lisboa e dos alunos da Flicks da Universidade do Porto, estiveram ainda presentes os professores e voluntários que apoiaram o desenvolvimento de ambos os Projectos ao longo do ano lectivo.

JA-YE EUROPE COMPANY OF THE YEAR COMPETITION Portugal esteve representado pela mini-empresa GoldWater, em Oslo, na Noruega, de 4 a 7 de Agosto. Entre 350 jovens de toda a Europa, a GoldWater venceu o 2º lugar do prémio Nordea Best Business Idea. A GoldWater criou a TAP, uma embalagem para líquidos, facilmente transportável, reciclável, com um design moderno e bastante apelativa, permitindo colocá-la quando vazia num simples bolso. Pretende sensibilizar para o uso da água canalizada, bem essencial à vida humana que está actualmente com um grave problema em relação à escassez e ao desperdício.A presidente da mini-empresa, Sofia Abreu, ganhou ainda o Alumni Leadership Award.

TOQUE DO SINO NA NYSE EURONEXT LISBON No dia 21 de Julho, a equipa Flicks esteve presente na Cerimónia “Ring the Bell”, na NYSE Euronext Lisboa. Este acto simboliza a abertura e o fecho dos mercados ou a vitória de uma equipa portuguesa num qualquer evento, neste caso específico a vitória da Flicks numa competição europeia. A equipa teve ainda a oportunidade de apresentar o seu projecto perante o Presidente da NYSE Euronext Lisboa, Luís Laginha de Sousa e o Secretário-Geral da Fundação Millennium BCP, Fernando Nogueira.

9

Page 12: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

COMPETÊNCIAS PARA UMA ECONOMIA GLOBAL

O programa Enterprise without Borders (EwB) é um programa dirigido aos alunos do ensino secundário, que ensina e transmite conceitos de empreendedorismo e competências práticas necessárias para fazer negócios além-fronteiras. Cada mini-empresa EwB cria uma ideia de negócio e negoceia um acordo de parceria com uma ou mais mini-empresas de países europeus da JA-YE Europe. Está disponível um website para ajudar o “encontro” entre mini-empresas interessadas em formar uma joint-venture ou um negócio de importação-exportação.

DESCOBRIR O MUNDO ATRAVÉS DAS TROCAS INTERNACIONAIS

No seu terceiro ano de implementação, mais de 9.000 alunos representando 714 mini-empresas EwB promoveram activamente os seus negócios além-fronteiras, em 21 países europeus, 2 países africanos e nos Estados Unidos da América. Com o apoio de mais de 1.500 professores e voluntários, as mini-empresas avaliaram as suas oportunidades de negócio e estabeleceram parcerias comerciais.

ENTERPRISE WITHOUT BORDERS EM PORTUGUÊS

Em Portugal, o EwB realiza-se no âmbito da participação dos alunos no programa A Empresa. As mini-empresas têm também a oportunidade de, através da plataforma informática, estabelecer parcerias com equipas de outros países e assim desenvolver o seu conhecimento de comércio internacional.

Este é um projecto que conta com o apoio da Accenture Portugal.Em 2010/2011, participaram 34 escolas no programa, 540 alunos, 95 professores, 81 voluntários, tendo sido estabelecidas 115 parcerias EwB. A mini-empresa portuguesa que mais colaborações fez foi a LusoCortiça, da Escola Secundária do Castêlo da Maia, que estabeleceu 14 parcerias internacionais.

Os negócios e as organizações, hoje em dia, já operam num mercado globalizado.

As empresas conhecem poucas fronteiras e é importante que os jovens possam ter, eles próprios, esta experiência, sensibilizando-se para os desafios existentes, bem como para as oportunidades.

10

Page 13: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

UMA PARCERIA DE SUCESSOAo longo de três anos, 2010 – 2012, o fundo Comenius Network da Comissão Europeia e o apoio da Accenture, permitiram o alcance de resultados incríveis neste projecto.

“A JAP tornou-se na entidade de referência na promoção do empreendedorismo junto das próximas gerações, para que seja parte do seu DNA, o que é fundamental no enquadramento dos nossos jovens num contexto internacional.

O EwB contribui para o desenvolvimento de uma visão mais ampla, para além de culturas e fronteiras.”

João Pedro TavaresAccenture Portugal

No final de 2012, o programa Enterprise without Borders terá alcançado:

24 Países Europeus 14.000 Alunos 1.000 Mini-empresas 500 Parcerias 1.000 Voluntários de negócio 1.000 Professores

11

Page 14: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

REFORÇAR A INOVAÇÃO & A CRIATIVIDADE

Os Innovation Camps são workshops intensivos de 24 horas para geração de ideias, onde os alunos são colocados perante um desafio específico, de uma empresa privada ou entidade pública (ou ambos!). Os alunos têm acesso a ferramentas, a informação e a recursos e têm de apresentar uma solução, no final. Os participantes têm de se adaptar rapidamente uns aos outros, e decidir como trabalhar em conjunto, da forma mais eficiente. Através desta experiência única, os alunos desenvolvem as suas competências interpessoais e de resolução de problemas e aprendem como trabalhar com prazos muitos limitados.

IMPACTAR ALUNOS DE CURSOS PROFISSIONAIS EM TODA A EUROPA

Em 2009, a JA-YE Europe obteve um fundo de 3 anos do Programa Leonardo Da Vinci da Comissão Europeia, para organizar campos de criatividade e inovação em 13 países europeus (Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estónia, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, República Checa, Roménia e Turquia) para alunos de escolas e cursos profissionais.Cada campo envolveu colaboradores

do sector público e privado, como consultores voluntários, dando aos jovens a oportunidade de aprenderem mais sobre o que as empresas e as organizações fazem e os desafios que enfrentam.

INNOVATION CHALLENGE EM PORTUGAL

A Junior Achievement Portugal, como entidade parceira, organizou, ao longo do ano lectivo de 2010/2011, duas edições do programa Innovation Challenge, uma na região da grande Lisboa, outra no grande Porto, cada uma delas com 12 horas.

A primeira aconteceu em Abril, nas instalações do Taguspark. Aqui, participaram 91 alunos de 5 escolas e cursos profissionais e 6 professores. Os 9 consultores voluntários que apoiaram os alunos nas suas equipas a resolverem o problema apresentado vieram do Millennium bcp, da Brisa, da PT Inovação, da Alma Design e da WS Energia.

Desafio: “Como se pode tornar o Taguspark mais atractivo para todos os seus utilizadores e frequentadores? Pensa em produtos ou serviços a criar

O que é que resulta da junção de um grupo de alunos de vários países, todos com experiências e ideias muito diferentes, num único espaço, com um desafio: criarem soluções para um problema específico?

A resposta: uma abundância de ideias inovadoras. E é isto que acontece nos JA-YE Innovation Camps.

12

Page 15: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

CHALLENGE

JA PORTUGAL

que possam melhorar a vivência das pessoas no Taguspark.”

A equipa vencedora foi a Inspired Minds, que apresentou uma proposta que assenta em duas redes de transportes, uma delas exterior, e outra que circula dentro do Taguspark. Seria igualmente projectado um espaço de lazer, com circuito de manutenção, actividades para a 3ª idade e sala de exposições.

A segunda edição aconteceu com o apoio da Efacec, nas suas instalações em Matosinhos. Participaram 98 alunos, de 5 escolas e cursos profissionais, contando com o apoio de 7 professores. Além disso, tiveram ainda o apoio de 8 consultores voluntários da Efacec.

Desafio: “Se tivessem a possibilidade de desenvolver uma nova solução no diversificado portfólio da Efacec, qual seria?” A equipa vencedora foi a Supimpas, que ligou dois produtos já existentes conferindo a ambos uma nova utilidade - um telemóvel para invisuais ao qual associaram um sistema de voz com uma bateria auto-recarregável, a um teclado de Braille.

COMPETIÇÃO EUROPEIA EM BRUXELAS

Foram 14 os países envolvidos nesta parceria que elegeram uma equipa de 5 alunos, vencedora a nível nacional e que, por esse motivo, representaria o seu país, na Competição Europeia do Innovation Camp¸ em Maio, em Bruxelas. Em 24 horas, 100 alunos, com o apoio de 21 consultores voluntários tiveram que resolver um desafio europeu, lançado pelas empresas GE e HP.

Desafio: Com as taxas de desemprego jovem a atingirem uns alarmantes 20% na Europa, desenvolvam projectos inovadores que resultem na redução deste desemprego jovem, em 50%. A equipa vencedora, os Social Achievers Corporation criaram um evento/feira que juntaria pessoas de diferentes culturas para experimentarem um novo trabalho. Este grupo foi constituído por alunos da Bélgica, República Checa, Noruega, Espanha e Portugal! Estes 5 alunos conseguiram convencer o júri da Comissão Europeia e representantes de empresas que a sua ideia era inovadora e viável para ser implementada no mundo real.

13

Page 16: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

O QUE ACONTECE DEPOIS ?

A rede Alumni apoia as equipas JA-YE dos vários países, em eventos, dando feedback, fazendo mentoring de novos participantes, partilhando testemunhos reais de como a organização faz a diferença para cada pessoa e através da divulgação geral da JA-YE aos alunos, partes envolvidas e o público geral. Mais importante ainda é o facto das actividades da rede oferecerem uma oportunidade aos Alumni de manterem o momentum empreendedor promovido pela JA-YE.

“O objectivo desta organização é difundir o espírito empreendedor e promover o networking, a paixão e o desenvolvimento pessoal além-fronteiras, bem como desenvolver os programas educacionais da JA-YE.”Parte dos estatutos da JA-YE Alumni “Estou orgulhosa de ver como a rede JA-YE Alumni se tornou tão profissional. Eu vejo o valor que eles estão a criar para a JA-YE e para a comunidade, e estou verdadeiramente impressionada e agradecida.”Carolinne Jenner , CEO JA-YE Europe

JA ALUMNI PORTUGALA JA Alumni Portugal tem como objectivo criar e proporcionar mais

e melhores oportunidades para os alumni da Junior Achievement Portugal, de forma a que estes atinjam o seu potencial máximo na vida pessoal e profissional.

Em 2009, surge com o intuito de complementar o trabalho desenvolvido pela JAP. Esta ideia de criação de uma organização paralela à JAP é baseada no conceito internacional desenvolvido em diversos países europeus e que culminou na unificação de várias Alumni nacionais numa Alumni Europeia – a JA-YE Alumni Europe.

Os casos de sucesso de alunos que participaram em programas da Junior Achievement Portugal são cada vez mais: alunos que criaram já as suas próprias empresas, alunos que pensam fazê-lo um dia, alunos que se tornaram melhores e mais aplicados em todas as disciplinas, alunos que entraram na primeira opção de curso na Universidade. Contamos, agora, a história de alguns deles. Cada um destes alunos, fazem com que a JAP sinta que tem uma missão cada vez mais actual e importante no nosso país, em mudanças constantes.

A JAP é um parceiro orgulhoso da JA-YE Alumni Europe - uma rede activa de mais de 1.500 ex-alunos das várias Junior Achievement que, voluntariamente, apoiam as organizações JA, no terreno, facilitando oportunidades fantásticas de contactos e desenvolvimento para os seus pares.

Os Alumni activos decidiram prolongar a sua experiência JA-YE estabelecendo grupos locais de JA-YE alumni e envolvendo-se activamente nas organizações nacionais da JA-YE, criando simultaneamente os seus eventos e actividades.

14

Page 17: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

KORANGEAno de Fundação: 2010

Colaboradores: Fernando Costa, engenheiro electrónico; João Duarte, gestor; Sérgio Pires, engenheiro electrónico; José Casal, designer.

O projecto surgiu com a participação no LabE (Laboratório de Empreendedorismo) da UATec (Unidade de transferência de Tecnologia da Universidade de Aveiro), com vista à participação na Competição Nacional de criação de empresas, o Start-up Programme/Millennium BCP, e que culminou com a conquista do 2º lugar a nível nacional.

No seu caso particular, foi formada primeiro a equipa que iria trabalhar no LabE e que se caracterizava pelo

seu carácter multidisciplinar, e só depois se desenvolveu a ideia, com base nas competências dos elementos. Assim, através de um brainstorming nas Residências Universitárias da Universidade de Aveiro, onde moravam alguns dos promotores, surgiu a ideia do desenvolvimento de um robot para manutenção de espaços verdes, aproveitando o know-how da equipa de engenheiros de electrónica e do seu gosto pela robótica.

A partir daqui, a ideia foi sendo trabalhada e desenvolvida, procedeu-se ao estudo de viabilidade da ideia, estratégia e estabelecimento de parcerias que permitissem tornar o projecto forte e com real possibilidade de implementação. Após a participação neste programa, os promotores decidiram batalhar para a tornar numa realidade, continuando a melhorar o plano de negócios e começar a procura de financiamento.A empresa está agora a desenvolver o referido produto, estando próximo da sua conclusão, para dar início à fase de industrialização e consequente comercialização deste primeiro produto.

www.korange.pt/

INSTITUTO 4 LIFEAno de Fundação: 2011

Colaboradores: 8 (1 enfermeira especialista em saúde materna e obstetricia, 1 enfermeira especialista em saúde infantil e pediatria, 2 psicólogas, 1 fisioterapeuta, 1 advogada, 1 nutricionista, 1 fotógrafa).

A participação no programa da Junior Achievement foi a pedra de lançamento para o início da concretização de uma ideia de negócio já há muito ambicionada.

Após os cerca de 11 meses de aprendizagem constante, constatámos que a nossa visão e conhecimento do “mundo dos negócios” era relativamente limitada. Por este motivo, e aproveitando todas as aprendizagens adquiridas ao longo deste período, foi

15

Page 18: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

necessário redefinir estratégias e reorganizar algumas ideias do que queríamos que a nossa empresa fosse efectivamente.A empresa apenas foi formalmente fundada em 2011, pois considerámos necessário um período de organização. Durante este período, estabelecemos parcerias, protocolos e acordos. Começámos por identificar os potenciais clientes e “locais” reais ou virtuais onde fosse possível contactá-los e a divulgação começou cerca de 5 meses antes de começarmos mesmo a funcionar.

O Instituto 4 Life está actualmente localizado em Lisboa e Almada e é um projecto recente que engloba uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde especializados na promoção da saúde materna e infantil desde a concepção, acompanhamento da gravidez, período pós-parto e desenvolvimento infantil, até aos 12 meses de idade.

www.instituto4life.com

FLICKS Ano de Fundação: 2011 (em processo)

Colaboradores: 5 fundadores - Bruno Brandão Teixeira (Finanças), Filipe Nascimento (Tecnologia e Gerência), Rita Neto (RH e Mercado), Sérgio Tavares (Desenvolvimento do Produto e Gerência), Sofia Esteves (Marketing e Comunicações)

A FLICKS surgiu do Start-up Programme da Junior Achievement na edição 2010/2011. Venceu em Junho de 2011 a Competição Nacional deste programa e em Julho de 2011 o JA-YE Europe Enterprise Challenge em Madrid, tendo recebido os prémios: Start-up Company of the Year e Intel Innovation Award. Posteriormente criou uma equipa fundadora para a formalização da

empresa e obtenção de capital para o desenvolvimento do conceito.A FLICKS é uma empresa dedicada à prestação de serviços de proteção ambiental e ao desenvolvimento de novas tecnologias preventivas como é o caso da prevenção e deteção de incêndios florestais. As suas soluções irão tirar proveito das novas tecnologias de forma a garantir uma excelente relação custo/benefício.

www.flickssystems.com

16

Page 19: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

GOLDWATERAno de Fundação: Ainda em processo de criação.

Colaboradores: Ana Abreu, Presidente; Vanessa Conceição, Assessora da presidente; Mafalda Costa, Directora Financeira; Gonçalo Plácido, Director TIC; Tiago Santos, Director. RH; Alexandre Maldonado, Director Operações e Maria Silva, Directora de Vendas.

A GoldWater tem vindo a percorrer um caminho de sucesso. Após a Competição Internacional, decidiram continuar com a empresa. A convite do Montepio tiveram a oportunidade de usufruir de um ponto de venda numa das suas lojas, tendo como fim comercializar e dar a conhecer a

empresa. Recentemente têm vindo a receber alguns convites que, a tornarem--se possíveis envolvem grandes quantidades de escoamento da Tap, e farão da GoldWater uma empresa real no mercado.

A água é o recurso mais disputado do séc. XXI. Prevê-se que nos próximos 15 anos, mais mil milhões de pessoas se depararão com a escassez deste recurso.A GoldWater pretende contribuir para a valorização do consumo da água canalizada através da criação da Tap Bottle, transmitindo a toda a população a sua preocupação pelo meio ambiente. Pretende sensibilizar para o uso da água canalizada, pois a água é um bem essencial à vida humana que está actualmente com um grave problema de escassez e desperdício. A Tap Bottle é uma embalagem para líquidos, facilmente transportável, reciclável, com um design moderno e bastante apelativa, permitindo colocá-la quando vazia num simples bolso. Uma alternativa reutilizável e mais interessante do que as garrafas de água que poluem cada vez mais as nossas casas, ruas e nos fazem pagar água a

preço de ouro. Vale ouro? Vale, mas não assim.

São hoje, sem dúvida alguma, jovens empreendedores que, ao longo do último ano, adquiriram todos os conhecimentos necessários para serem um dia jovens de sucesso a nível pessoal e profissional. www.goldwatertap.com

17

Page 20: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

UM GRANDE OBRIGADO

A TODOS OS PROFESSORES E VOLUNTÁRIOS

“Foi uma das experiências mais positivas da minha vida. Recomeçava o programa novamente já de seguida!”.Rui Adrião, Accenture (voluntário)

“Foi excelente! No meu papel de consultora considero todo o processo de acompanhamento das mini-empresas muito interessante pois observo em primeira mão o crescimento daquilo que não é mais do que uma semente de Empreendedorismo”. Filipa Oliveira, Sonae Sierra (voluntário)

“Participar no programa Braço Direito da Junior Achievement Portugal foi sem dúvida uma experiência que enriqueceu tanto o meu percurso académico como agora o profissional. Proporcionou-me uma noção empresarial que me ajudou a ingressar no mercado de trabalho”.Artur Kasesa, Escola Profissional Magestil (aluno)

“É uma forma de começarmos nós estudantes a entrar no mercado de trabalho e talvez desenvolver uma ideia de negócio, uma empresa, criar uma empresa, que de outra forma não teríamos tanta possibilidade”.Sofia Estêves, Universidade do Porto (aluno)

“É um contacto com pessoas do exterior, os voluntários que vêm aqui trabalham em empresas, portanto tem contacto com o mundo das empresas que é positivo para alunos do 9º ano que vão ter que escolher profissões”, MªJoão Mineiro, Escola Secundária Padre António Vieira (professor)

“Muitos destes alunos nunca fizeram nada tão importante nas suas vidas”. Carla Laranjeira, Escola Profissional Magestil (professor)

“Voltei ao meu Liceu e às minhas salas de aulas, os lugares onde sonhei o meu futuro. Salas agora cheias dos sonhos de outros alunos. Obrigada”.Susana Lopes, Vieira de Almeida &

Associados (voluntário)

Page 21: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

Associado Senior

Associado Junior

Associado Colaborador

UM ENORME OBRIGADO A TODOS OS NOSSOS ASSOCIADOS

19

Page 22: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

A REDE EUROPEIA DA JA-YE

ALEMANHA Junior Achievement GermanyMarion Hü[email protected]

ARMENIA Junior Achievement ArmeniaArmine [email protected]

AUSTRIA Junior Enterprise AustriaMichaela [email protected] www.junior.cc

BÉLGICA (Flamengo) Vlaamse Jonge OndernemingenPeter [email protected]

BÉLGICA (Francês)Les jeunes entreprisesThierry [email protected]

BULGÁRIA Junior Achievement BulgariaMilena [email protected]

DINAMARCAYoung Enterprise DenmarkChristian [email protected]

ESLOVÁQUIA Junior Achievement SlovakiaMarcela [email protected]

ESPANHAJunior Achievement SpainLucia De [email protected]

ESTÓNIA Junior Achievement EstoniaEpp [email protected]

FINLÂNDIA Young Enterprise FinlandVirpi [email protected]

FRANÇA Entreprendre pour ApprendreIsabelle Andrieuisabelle.andrieu@entreprendre- pour-apprendre.frwww.entreprendre-pour-apprendre.fr

GRÉCIA Junior Achievement GreeceElena [email protected]

HUNGRIAJunior Achievement Hungary Orsolya [email protected]

ILHA DE MANJunior Achievement Isle of ManSue [email protected]

IRLANDA Junior Achievement IrelandDella [email protected]

ISLÂNDIA Junior Achievement IcelandGunnar [email protected]

ISRAELYoung Entrepreneurs IsraelUri Yaloz [email protected]

ITÁLIA Junior Achievement ItalyMiriam [email protected]

LETÓNIAJunior Achievement LatviaJana [email protected]

LITUANIA Junior Achievement LithuaniaEugenijus [email protected]

LUXEMBURGO JA-YE LuxembourgSerge [email protected]

MACEDÓNIAJunior Achievement Macedonia Jasmina [email protected]

MALTAYoung Enterprise MaltaLorna [email protected]

MOLDAVIA Junior Achievement MoldovaIulia [email protected]

NORUEGAUngt Enterprenørskap - JA-YE NorwayAnne KathrineSlungård [email protected]

PAISES BAIXOSJong Ondernemen Cees [email protected]

POLÓNIAJunior Achievement Foundation of PolandZbigniew [email protected]

PORTUGALJunior Achievement PortugalErica Nascimento, Marta Vieira de Sá[email protected]

REINO UNIDO Young Enterprise United Kingdom John [email protected]

REPÚBLICA CHECAJunior Achievement Czech RepublicJosef Mü[email protected]

ROMÉNIAJunior Achievement RomaniaStefania [email protected]

RÚSSIAJunior Achievement RussiaNina [email protected]

SÉRVIAJunior Achievement SerbiaAsha [email protected]

SUÉCIAUng Företagsamhet Young Enterprise SwedenMagnus Engelbä[email protected]

SUIÇAYoung Enterprise SwitzerlandNicole [email protected]

TURQUIAJunior Achievement TurkeyOzgur [email protected]

20

Page 23: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

MODEL NATION AWARDA JA-YE Europe - Junior Achievement Young Enterprise distinguiu a Junior Achievement Portugal, pela terceira vez consecutiva, com o Prémio Model Organization 2011. Este prémio destaca as organizações membros da rede europeia que, abrangendo um número elevado de alunos contribuem para o sucesso da JA-YE pela qualidade da organização na gestão e implementação dos programas.

5º ANIVERSÁRIOO 5º aniversário da presença da Junior Achievement em Portugal foi passado em óptima companhia e contou com os representantes de cada uma das empresas associadas. Foram atribuídos 5 prémios para comemorar os 5 anos de existência da JA em Portugal: Prémio Aluno a Ricardo Costa da Universidade do Porto, Prémio Professor a Manuela Costa da Escola Salesiana de Lisboa, Prémio Voluntário a José Carlos Mateus do Montepio, Prémio Associado ao Citi Portugal e Prémio Parceria à Câmara Municipal do Porto.

PRÉMIO DAS CIDADANIAS E DAS ORGANIZAÇÕESA Junior Achievement Portugal foi também reconhecida com uma Menção Honrosa do Prémio Cidadania das Empresas e Organizações Não Governamentais 2011. Prémio atribuído pela PricewaterhouseCoopers e pela AESE que distingue as empresas e ONG mais bem sucedidas na aplicação de políticas de responsabilidade social, nas vertentes económica, social e ambiental.

UMA ORGANIZAÇÃO

PARA SE TER ORGULHOA REDE EUROPEIA DA JA-YE

21

Page 24: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

CONTAS

BALANÇO31/08/2011

ACTIVO w (montantes em euros)

Activo Não Corrente 2011 (Ago) 2010 (Ago)

Activos Fixos Tangíveis 552.12 1,104.07

552.12 1,104.07

Activo Corrente

Diferimentos 3,039.80 2,057.76

Outros Activos Correntes 87,684.39 42,837.99

Caixa e Depósitos Bancários 202,848.61 171,177.05

293,572.80 216,072.80

Total Activo 294,124.92 217,176.87

FUNDOS PATRIMONIAIS E PASSIVO

Fundos Patrimoniais

Variações dos Fundos Patrimoniais 172,204.95 157,079.36

Resultado Líquido do Período 38,591.30 15,125.59

Total dos Fundos Patrimoniais 210,796.25 172,204.95

PASSIVO

Passivo Não Corrente

Passivo Corrente

Fornecedores 10,239.31 5,562.04

Estado e Outros Entes Públicos 11,035.78 8,672.90

Outros Passivos Correntes 62,053.58 30,736.98

Total do Passivo 83,328.67 44,971.92

Total dos Fundos Patrimoniais e do Passivo 294,124.92 217,176.87

22

Page 25: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

(montantes em euros)

RENDIMENTOS E GASTOS 2011 (Ago) 2010 (Ago)

Vendas e Serviços Prestados 471,556.66 622,897.63

Subsídios à Exploração 6,061.00 6,162.88

Fornecimentos e Serviços Externos (271,871.84) (378,521.01)

Gastos com o Pessoal (220,578.16) (239,589.10)

Outros Rendimentos e Ganhos 68,739.84 12,464.88

Outros Gastos e Perdas (11,609.42) (4,865.64)

Resultado Antes de Depreciações, Gastos de Financiamento e Impostos 42,298.08 18,549.64

Gastos/Reversões de Depreciação e de Amortização (551.95) (2,233.27)

Resultado Operacional (Antes de Gastos de Financiamento e Impostos) 41,746.13 16,316.37

Gasto Líquido de Financiamento (60.08) (255.40)

Resultado Antes de Impostos 41,686.05 16,060.97

Imposto sobre o Rendimento do Período (3,094.75) (935.38)

Resultado Líquido do Período 38,591.30 15,125.59

CONTAS

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOSPOR NATUREZAS

23

Page 26: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

Em cumprimento do disposto na alínea b) do art. 17º do Estatuto da Junior Achievement Portugal, compete ao Conselho Fiscal emitir parecer sobre o Relatório e Contas anuais da Direcção.

Neste âmbito:Examinámos o Relatório e Contas da Direcção referentes ao exercício de 2011, compreendendo, estas últimas, as demonstrações financeiras, as quais incluem o Balanço em 31 de Agosto de 2011 (que evidencia um activo total de 294.124,92 euros e um total dos Fundos Patrimoniais de 210.796,25 euros), a Demonstração de Resultados (que apresenta 546.357,50 euros de proveitos e uma variação positiva dos Fundo Patrimoniais de 38.591,30 euros) e os correspondentes Anexos e constatou-se que se encontravam em conformidade.

Nestas circunstâncias é Parecer do Conselho Fiscal que:O Relatório e Contas da Direcção de 2011 e as demonstrações financeiras reflectem de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Junior Achievement Portugal em 31 de Agosto de 2011

e o resultado das suas operações no exercício findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites.

O Conselho Fiscal manifesta ainda o seu apreço pelo desempenho da Direcção na orientação e gestão da Junior Achievement Portugal, e pelos projectos concretizados.

Lisboa, 02 de Novembro de 2011

RELATÓRIO E PARECERDO CONSELHO FISCAL SOBRE AS CONTAS DE 2011

Miguel Athayde MarquesPresidente do Conselho Fiscal

24

Page 27: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

111.500alunos...

Page 28: Relatório de Gestão e Contas de 2010-2011

A Junior Achievement Portugal prepara e inspira crianças e jovens para terem sucesso numa economia global.Em parceria com os voluntários oriundos do mundo empresarial e com os professores, a JAP mostra o mundo real aos alunos, despertando-os para o seu enorme potencial.

Os programas educativos de empreendedorismo, literacia financeira, negócios, ética ou cidadania são desenvolvidos para alunos dos 6 aos 25 anos de idade.

A Junior Achievement é uma associação sem fins lucrativos, presente em Portugal desde Novembro de 2005. É a congénere da maior e mais antiga organização mundial que se dedica à promoção da educação para o empreendedorismo.

www.japortugal.org