relatório de atividades e contas do ano de 2011 · relatório de atividades e contas de 2011 2...

44
Relatório de Atividades e Contas do ano de 2011 Aprovado em reunião da Direção em 27 de Março de 2012 Universidade do Minho, Março de 2012

Upload: trandung

Post on 26-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Relatório de Atividades

e

Contas do ano de 2011

Aprovado em reunião da Direção em 27 de Março de 2012

Universidade do Minho, Março de 2012

Relatório de Atividades e Contas de 2011

2

ÍNDICE

Mensagem da Presidente 4

Apresentação 5

Missão e Valores Essenciais 5

Enquadramento Estratégico 6

Atividades Realizadas 8

Protocolos e Formação Profissional 20

Comunicação Institucional 28

Projetos Especiais 28

Outros Projetos Relevantes 30

Quadro Resumo das Atividades Realizadas 31

Balancete Geral Final 33

Balanço do Exercício de 2011 38

Considerações Finais 41

Agradecimentos 43

Relatório de Atividades e Contas de 2011

3

“ A Solidariedade é o Sentimento que Melhor Expressa o Respeito

Pela Dignidade Humana” (Frank Kafka)

Relatório de Atividades e Contas de 2011

4

Introdução Mensagem do Presidente

Num cenário de crise e dificuldades económicas, e perante o crescimento do número de propostas e reptos provenientes da sociedade civil, a nossa atividade procurou sustentar os caminhos iniciados nos anos anteriores, consolidar as parcerias estabelecidas e lançar novos projetos que correspondessem às necessidades identificadas e as pretensões dos associados.

O ano 2011 foi pleno em desafios emergentes da conjuntura social e económica adversa, que exigiram da Associação de Funcionários da Universidade do Minho uma atuação enérgica e diversificada. Desafios que aceitamos e vencemos, sendo expostos e avaliados neste Relatório de Atividades e Contas.

Por definição, um Relatório consiste numa exposição circunstanciada e objetiva daquilo que se fez, observou e analisou, que deve reunir toda a informação relativa à prestação de serviços, à intervenção técnica, aos processos e atividades, bem como os resultados da monitorização e medição registados nos respectivo instrumentos.

Analisar e avaliar a ação desenvolvida, é comparar o real impacto do executado em relação ao planeado. Trata-se de averiguar o que foi proposto ser realizado, o que foi feito e como isso foi alcançado, tendo implícito um julgamento de valor, a partir do qual são tomadas decisões e são traçados destinos. Torna-se relevante, com distanciamento de raciocínio, perceber a forma como este processo foi conduzido, de modo a compreendermos a sua dinâmica e a eficácia dos seus resultados, tendo sempre presente que os indicadores indicam, mas não são a própria realidade.

Nesta perspetiva, para além do papel de comunicação que efetivamente tem, o Relatório de Atividades e Contas, deve permitir, ainda, uma análise crítica sobre o trabalho realizado e a perspetivação da atividade futura, o que transcende a mera questão fiscalizadora ou controladora, abrangendo uma intensa reflexão que deve ser feita com todos os envolvidos no processo. É a aprendizagem e o crescimento que identificam a infraestrutura que a organização precisa construir para atingir, a longo prazo, os resultados desejados.

Assim, o presente Relatório pretende ser um documento de análise e avaliação final do desempenho das atividades desenvolvidas, no contexto da concretização do Plano de Atividades de 2011 e no quadro dos objetivos estratégicos e de grandes prioridades definidas em sede do Plano de Atividades, aprovado para o ano de 2011. Deve ainda reportar as eventuais barreiras que possam ter impedido a AFUM de responder a essas mesmas necessidades, sejam estas de carácter interno e/ou externo, bem como, sempre que possível, eventuais formas de as ultrapassar, razão pela qual servirá, ainda, para identificar ações de melhoria, reportadas no respectivo plano.

Pretende-se que reflita a capacidade da AFUM em continuar a responder às necessidades dos seus associados, bem como a de promover soluções de parceria/ articulação com a comunidade para fazer face às mesmas.

A premissa é de que o futuro não está, em larga margem, predeterminado e,

portanto, pode ser moldado pela ação dos atores sociais.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

5

1.Apresentação

Existimos há 16 anos porque os nossos associados o querem e entendem que somos

úteis, e enquanto esta for a realidade existiremos.

O Desenvolvimento Social é uma das nossas preocupações e é meta fundamental

dos planos de atividade e de cada novo objetivo traçado. O ano transato não foi, neste

âmbito, exceção e, tendo em conta a crescente fragilidade social de diversas famílias são

crescentes as iniciativas com vista à prossecução de fins de bem-estar e de igualdade

sociais.

1.1. Caracterização A Associação de Funcionários da Universidade de Minho é uma Instituição Particular

de Solidariedade Social, registada na Direção Geral da Segurança Social como I.P.S.S., com

a inscrição nº 14/10, a fls. 195 e Verso, do Livro nº 12 das Associações de Solidariedade

Social efetuado em 14/05/2009 nos termos do nº 2 do artigo 9º do Regulamento aprovado

pela Portaria nº 139/2007, de 29 de Janeiro, que procedeu ao registo definitivo dos estatutos

da instituição particular de solidariedade social, reconhecida como pessoa coletiva de

utilidade pública.

1.2.Tem como Fins

A prossecução de interesses coletivos e individuais dos associados e, designadamente, os de carácter social de apoio à infância e juventude. Secundariamente: desenvolver iniciativas de carácter cultural, recreativo e desportivo; a dignificação da instituição universitária, em particular da Universidade do Minho; a colaboração com a administração central e local, bem como com outras entidades que prossigam interesses públicos no desenvolvimento de programas e Ações de índole social, cultural, desportiva e recreativa.

2. Missão e Valores Essenciais

2.1.Missão

A AFUM tem como missão proporcionar aos seus associados as melhores condições de integração e interação com o meio académico. Desde a sua fundação, em 1995, a Associação de Funcionários da Universidade do Minho, pretende ser uma plataforma associativa que promova e valorize os seus associados e a Universidade do Minho. Estamos conscientes de que só com ações permanentes e concertadas se podem tomar decisões e consequentemente promover a valorização dos associados da AFUM.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

6

2.1.Valores RESPEITO Reconhecer e valorizar os direitos dos Associados, Famílias e Colaboradores, agindo

em conformidade. INOVAÇÃO Transformar, de forma Individual e coletiva, a nossa realidade de modo a dar uma

resposta eficaz, através da partilha, da criatividade e da flexibilidade promovendo a reflexão sobre as nossas práticas.

TRANSPARÊNCIA Administrar com rigor e honestidade as nossas atividades de modo a que as práticas,

decisões e funcionamento sejam comunicadas de forma clara e precisa. RESPONSABILIDADE Decidir e atuar em conformidade com a Visão, Missão e Valores da AFUM. A

responsabilidade diz respeito a todos, sendo inerente às funções de cada um, num contexto de trabalho em equipa.

HUMANISMO As pessoas sempre primeiro, como referência da ação. CONFIANÇA Acreditar nas capacidades e potenciais dos Associados e Colaboradores;

relacionarmo-nos de forma aberta e leal com os nossos Associados, Colaboradores, Parceiros e Comunidade honrando os compromissos assumidos.

EMPREENDEDORISMO Atrever-se a concretizar projetos inovadores, em parceria e de forma sustentada,

elaborados a partir de estímulos resultantes das necessidades de uma Sociedade Inclusiva. INDEPENDENCIA E IMPARCIALIDADE Defesa intransigente da Missão da Instituição.

3. Enquadramento Estratégico -2011

3.1. Os pressupostos da nossa missão mantêm-se inalterados.

Para além de todas as atividades já desenvolvidas por anteriores Órgãos Sociais da

AFUM importa ainda conseguir, com firmeza e segurança, a concretização, no terreno, de

conceitos instituídos, que consideramos essenciais à vida da Associação.

Gestão Participativa;

Gestão Solidária;

Gestão Isenta e transparente;

Gestão com qualidade.

Uma Gestão Participativa. Pretendemos que todos os associados participem nas opções gestionárias da Associação. Para tal assumimos a comunicação como uma atividade importante. Desenvolver ações dirigidas aos associados e aos potenciais associados no sentido de inquirir opiniões, expectativas, motivações e sugestões do corpo de funcionários

Relatório de Atividades e Contas de 2011

7

da Universidade do Minho, são a nossa aposta para reforçar a participação de todos na Associação.

Uma Gestão Solidária. A solidariedade social é um valor orientador das atividades da Associação. Pretendemos impulsionar e incutir em todas as atividades que realizamos este valor. Só desta forma podemos ter sentido enquanto IPSS. Estamos atentos às necessidades dos associados. Só com esta harmonia de atitudes e ações, podemos estar junto dos nossos associados e de toda a comunidade académica.

Uma Gestão Isenta e Transparente: Assumimos estes valores como uma ferramenta de gestão. Estarão presentes em todos os processos e atividades desenvolvidas pela Associação. Respeitando sempre a opinião dos associados, e a legislação em vigor, vamos conduzir a Associação por cursos calmos, transparentes e isentos no seu processo evolutivo, optando por critérios objetivos na defesa dos interesses dos associados.

Uma Gestão com Qualidade: Valorizar a contribuição dos associados, através de uma intervenção conjunta e multidisciplinar orientada para a satisfação das necessidades dos associados e para a construção de uma sociedade mais aberta. A qualidade será sempre o valor orientador e dinamizador de todas as nossas ações. A prestação de serviços aos associados terá sempre como valor fundamental a qualidade dos mesmos. Não abdicaremos deste princípio em favor de outros. Apostamos em serviços de qualidade e que garantam a equidade social, melhorando sempre os nossos critérios de avaliação qualitativa. Consolidar e melhorar o sistema de gestão financeira existente, gerir adequadamente os recursos existentes, desenvolver programas e parcerias para poder realizar mais receitas, são os nossos objetivos nesta área. Apostar na qualidade dos serviços prestados, fidelizar os atuais associados, através da oferta diversificada de serviços de qualidade.

Para tal a AFUM promove a união de esforços entre todos os atores sociais e

económicos em torno de ações inovadoras e integradas que contribuem para a melhoria das condições de vida dos nossos associados.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

8

4. Atividades realizadas em 2011

A Associação apresentou um extenso Programa de Atividades para 2011. A concretização do referido programa implicou um grande esforço financeiro e administrativo. Contámos com o apoio e as sugestões de todos os associados, da Reitoria e de outros Parceiros Sociais. Assumimos este desafio para colaborar, exigir e responder ás solicitações e necessidades dos nossos associados.

Assim, em 2011, mantivemos e melhorámos:

Atividades de Apoio Social;

Atividades de Lazer;

Atividades Desportivas;

Atividades Culturais:

Atividades de Formação Profissional e Protocolos.

Salientamos, dentro deste leque de atividades, as que proporcionam aos associados uma prática desportiva e recreativa regular.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

9

4.1. Atividades de Âmbito Social (Educação e Juventude)

Campos de Férias

Abril de 2011 – Campo de Férias da Páscoa

Participantes: 65 dos 6 aos 13 Anos

Junho/ Julho de 2011 Campo de Férias de Verão

Participantes: Escalão A dos 6 aos 9 Anos, 137.

Escalão B dos 10 aos 13 anos, 155.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

10

Dezembro de 2011 – Campo de Férias do Natal.

Participantes: 45 dos 6 aos 13 anos.

Com a chegada das férias escolares (Páscoa, Verão e do Natal), surge sempre uma

questão muito prática na mente de muitos dos nossos associados: quem vai tomar conta

das nossas crianças? Como ocupar os seus tempos livres de uma forma útil e formativa?

Por esta razão, a associação, como o apoio dos Serviços de Acão Social da

Universidade do Minho, organizou vários Campos de Férias coincidentes com as férias

escolares dos filhos dos funcionários da Universidade do Minho.

Os Campos de Férias foram um espaço de divertimento, brincadeira, adrenalina e

muitos, muitos amigos. Surf, praia, aeróbia, pontes flutuantes, slide, piscinas, karaoke,

atelier de pintura, jogos tradicionais, oficinas tradicionais, workshops de Teatro, peças

teatrais e representações tornaram inesquecíveis as férias das crianças e adolescentes

participantes, proporcionando aos filhos dos associados momentos de convívio, lazer e de

conhecimento, muito importantes na sua formação.

Os programas propostos continuam a evoluir qualitativamente, registando-se

sempre um elevado número de participantes. Esta atividade obtém sempre elevado nível de

satisfação por parte dos utentes. Estas iniciativas contam com muitos jovens inscritos e são

pontualmente apoiados pela Reitoria, na cedência de instalações, pelos Serviços de Acão

Relatório de Atividades e Contas de 2011

11

Social da Universidade do Minho e por várias Unidades e Serviços da Universidade do

Minho.

Contámos também, com a parceria do Fundo Social dos Trabalhadores da Câmara

Municipal de Braga, na organização destes Campos de Férias, nomeadamente na cedência

de espaços, para a organização de diversas atividades englobadas nos programas e com

uma parceria com a Empresa Municipal Esposende 2000.

4.2. Desporto e Laser

A valência desportiva continua a ser uma forte aposta da associação, pois proporciona

um forte veículo de comunicação como o exterior e um dinamismo diário de grande

relevância. No ano de 2011 a Direção manteve em funcionamento a Escola de Natação, a

organização do Torneio Instituições e a participação no Troféu Reitor.

Escola de Natação

Torneios e Competição Desportiva de Futsal

Troféu Reitor

Atividades de Exploração da Natureza

o Canoagem

o BTT

o Pedestrianismo

o Orientação

Atletismo

Escola de Natação

É uma das atividades de sucesso da associação, desde a sua criação. Esta atividade

desenrola-se na Piscina Municipal de Maximinos e prevalece ao longo do ano, pois é uma

forma harmoniosa e saudável de crescimento e manutenção, bem como de aquisição de

disciplina e método de treino e trabalho para os participantes. As turmas existentes

registam uma elevada taxa de ocupação, que permite uma rentabilização significativa,

registando cerca de 150 participantes, de várias idades, nas várias turmas disponíveis.

A Escola de Natação funciona Sexta-feira e Sábado, nos seguintes horários:

Turma 1 - Sexta-feira das 20:00 às 21:00 horas

Turma 2 - Sábado das 10:00 às 11:00 horas

Turma 3 - Sábado das 21:00 às 22:00 horas

Turma 4 - Sábado das 09:00 às 10:00 horas

Relatório de Atividades e Contas de 2011

12

Torneio Inter-Instituições

V Torneio Inter-Instituições da AFUM

No sector do Futsal é de destacar a dinâmica interna criada através da realização do

Torneio Inter-Instituições. De salientar que se realizou em 2011 a V Edição deste Torneio,

concluída no dia 17 de Fevereiro de 2011, tendo contado com a participação de 9 equipas em

representação de várias Instituições de Braga e no qual estiveram envolvidos cerca de 150

atletas.

Equipas participantes

AFUM – Associação de Funcionários da Universidade do Minho

CCD Braga – Saúde

Caixa Geral de Depósitos

ATIB – Finanças de Braga

Alfândega de Braga

Relatório de Atividades e Contas de 2011

13

Regimento de Cavalaria nº. 6

AAUM – Associação Académica da Universidade do Minho

PSP de Braga

SASUM – Serviços de Ação Social da Universidade do Minho

Classificação Final

1º. SASUM

2º. AFUM

3º. Regimento de Cavalaria nº. 6

4º. Policia Segurança Pública de Braga.

A equipa Masculina de Futsal da AFUM obteve o 2º Lugar, ganhou o Prémio do Melhor

Marcador do Torneio e o Prémio para o Melhor Jogador do Torneio.

Em termos competitivos, não podemos deixar de registar as seguintes participações em

Torneios e outros eventos:

Troféu Reitor

Participação com várias equipas em Basquetebol, Voleibol de Praia e Futsal Masculino.

Resultados: Equipa de Andebol: 3ª Classificada.

Equipa de Voleibol de Praia: 3ª Classificada.

Equipa de Basquetebol: 4ª Classificada.

Squash: 1º Classificado.

Equipa de Futsal: Quartos-de-final.

A associação pretende desta forma proporcionar aos seus associados e colaboradores

momentos de descontração, que associados à prática desportiva são um ótimo instrumento

Relatório de Atividades e Contas de 2011

14

de descontração e convívio entre todos nós. Continuaremos a organizar a nossa

participação em atividades com estas características de forma a proporcionar a todos

momentos de competição salutar.

Outras Modalidades

A Associação organizou a participação na Meia-Maratona de Lisboa, que ocorreu no dia

20 de Março, com a participação de 55 pessoas das várias categorias competitivas.

Encarámos como essencial proporcionar estes momentos de descontração e desporto, pois

são oportunidades únicas de convívio e de reforço de laços pessoais e sociais.

Descida do Cávado Barcelos – Esposende.

Um duatlo com canoagem e uma caminhada com uma paragem para almoço na Barca

do lago. Esta atividade foi realizada em parceria com

Associação Aventura da Saúde e a Empresa Esposende

2000, tendo proporcionado a todos os nossos

associados(as) um dia fantástico em contacto com a

natureza. Decorreu em

2 de Julho de 2011.

Participantes: 52

Relatório de Atividades e Contas de 2011

15

O Rio Cavado que nasce na serra do Larouco, a uma altitude de cerca de 1520 metros,

e que desagua no oceano Atlântico, junto a Esposende, após um percurso de 118

quilómetros. Tem uma orientação aproximada este-oeste. A bacia hidrográfica do rio

Cávado é limitada, a norte, pela bacia hidrográfica do rio Lima e, a este e sul, pelas

bacias dos rios Douro e Ave; tem uma área de 1600 km2 Estima-se que a bacia

hidrográfica do rio Cávado apresente uma capacidade total de armazenamento de

recursos hídricos na ordem dos 1180 hm3, em regime regularizado, valor que

corresponde a quase 30 % do total existente em Portugal.

Descida do Rio Lima - Clube Náutico de Ponte de Lima

Só para corajosos (as), fomos conhecer as

margens do Rio Lima, com 2:30h de diversão

garantida Decorreu em 15 de Outubro de 2011.

Participantes: 30

4.3. Atividades Culturais

Convívio - Amendoeiras em Flor em Vila Nova de Foz Côa.

A Associação de Funcionários organizou um convívio em Vila Nova de Foz Côa com

visitas às Amendoeiras em Flor e outros pontos de interesse. Realizou-se no dia 26 e 27

de Fevereiro de 2011. Participantes: 42

Relatório de Atividades e Contas de 2011

16

Convívio de Seniores

O 1º Convívio de Seniores da AFUM/UM foi englobado no

projeto de aproximação aos Funcionários já aposentados da

Universidade e é uma forma de podermos fortalecer as

relações existentes entre os Funcionários no ativo e os que já

estão aposentados. Realizou-se no dia 2 de Julho de 2011 e

contou com a presença do Reitor da Universidade do Minho.

Participantes: 33

Relatório de Atividades e Contas de 2011

17

Festa de Natal 2011 – Circo.

A Festa de Natal da AFUM em 2011 foi no Circo, e

porque o Circo é sempre motivo de gargalhadas,

palhaçadas e muitas piadas, fomos de novo assistir a

um grande espetáculo cheio de diversão e prendas

para abrilhantar ainda mais o NATAL!!!!!

Participantes: 110

O mês de Dezembro trouxe as já tradicionais festas natalícias que em 2011, ficaram

marcadas por maior brilho, mais laços e muitos, muitos sorrisos. Na tradicional Festa de

Natal, realizada no dia 18 de Dezembro, muitas dezenas de crianças e pais encheram o Circo

Império Cardinal, numa tarde de distribuição de presentes, muita alegria e entusiasmo.

Entre brinquedos, pipocas, palhaços, artistas de circo e muita boa disposição, os pais e as

crianças divertiram-se numa tarde diferente passada em família no Circo.

A Festa de Natal da AFUM será sempre uma aposta ganha, sendo um momento único e

mágico para todas as famílias dos associados que nela participam. Apesar do investimento

realizado anualmente neste evento, o retorno em termos de convívio familiar e animação

proporcionada aos filhos dos funcionários torna, por si só, esta ação merecedora de um

maior investimento, no sentido de atrair mais associados e tornar esta festa num momento

ainda mais alto da vida da AFUM.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

18

4.4. Atividades Recreativas.

Visitas e Viagens:

Festival do Chocolate de Óbidos

Comer chocolate, para além de provocar um intenso prazer, faz bem ao cérebro e

protege o coração. Fomos ao Festival de Óbidos saborear esta iguaria. Realizou-se no

dia 2 de Abril de 2011.

Participantes:43

Visita a Piódão - Viseu

Visita a Aldeia histórica de Xisto. Realizou-se nos dias 21 e 22 de Maio 2011.

Participantes: 20

Relatório de Atividades e Contas de 2011

19

A AFUM apresentou mais uma proposta irrecusável, uma visita à Aldeia Histórica de Portugal Piódão a Aldeia de Xisto. A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como Aldeia Histórica de Portugal. Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor. As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de aldeia presépio.

Passeio no Douro- Pocinho – Régua

Descida do rio Douro do Pocinho até à Régua em barco

tipo rabelo, com vinho do porto, lanches e almoço

incluídos. O programa iniciou-se e terminou junto as

portarias dos Campi de Gualtar e Azurém. Realizou-se no

dia 12 de Julho de 2011

Participantes:20

Convívio na Malafaia – Quinta da Malafaia (Arraial Minhoto), Antas -Esposende

A AFUM proporcionou aos associados uma oportunidade

de passar um serão diferente, a visita a Quinta da Malafaia

é sempre um momento diferente, onde a descontração,

diversão e companheirismo imperam. Os participantes

assistiram a um espetáculo único de diversão e convívio

neste Arraial Minhoto. Esta atividade foi organizada em

colaboração com o Fundo Social dos Trabalhadores da

Câmara Municipal de Braga. Realizou-se no dia 12 de

Novembro de 2011. Participantes:25

Relatório de Atividades e Contas de 2011

20

5. Protocolos e Formação Profissional

A Direção da AFUM celebrou novos protocolos com entidades de referência e trabalho

de qualidade, nas áreas da saúde, condição física, formação profissional, entre outros, no

sentido de criar condições mais favoráveis aos seus associados. Verifica-se uma crescente

utilização destes protocolos pelos associados, pois em momentos de crise económica

acentuada, estes protocolos apresentam vantagens inequívocas para os associados da

AFUM. Proporcionámos desta forma a possibilidade de recorrerem a serviços com custos

mais baixos e que de outra forma seriam inacessíveis. Esta política tem-se afirmado como

uma mais-valia na atividade da associação, não só no benefício direto dos seus associados,

mas também no seu posicionamento enquanto instituição credível em termos comunitários

e sociais. Os protocolos estão divulgados na página web da AFUM.

Protocolos na Área da Saúde

Clínicas BodyScience: http://www.bodyscience.pt/

Clínica Bodyscience, situada no Centro Empresarial de Braga, oferece aos associados (as) da AFUM e familiares em 1º grau, condições especiais em vários tratamentos.

Taipas Turitermas: http://www.taipasturitermas.pt/

A Taipas Turitermas oferece aos associados (as) da AFUM condições especiais em vários tratamentos, serviços e valências.

Clínica da Visão: http://www.clinicadavisao.pt/#/Home

A Clínica da Visão oferece aos associados (as) da AFUM condições especiais nas consultas e tratamentos.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

21

CLIDOMUS perfeito para si: Rua Dr. Francisco Duarte, N.º 285,1.ºAndar Sala 214715-016 S.Victor – Braga. A CLIDOMUS oferece aos associados (as) da AFUM condições especiais nas consultas e tratamentos.

Na Área dos Tempos Livres e Educação

Templo da Criança: http://www.templodacrianca.com/

O Templo da Criança oferece aos filhos dos associados da AFUM

descontos nos serviços prestados e transporte de crianças gratuito.

A PlayZone, parque de diversões no Bragashopping

oferece aos filhos de associados da AFUM descontos nos

serviços prestados.

Protocolo na área dos Tempos Livres e Aventura e Saúde,

reestruturado em Janeiro.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

22

Protocolo na área dos Tempos Livres e Aventura e Saúde, renegociado em

Maio.

Hotéis Axis: www.axishoteisegolfe.com

Os Hotéis Axis Oferecem aos associados (as) da AFUM, condições especiais nas tarifas e em serviços.

5.1. Outros Protocolos

ACTUAL Arquitectura: www.hotfrog.pt/Empresas/Actual-Arquitectura. Projetos de Habitação e de Edifícios Públicos e Privados, decoração e Criação de Espaços e Estabelecimentos Comerciais, Design de Interiores, Licenciamentos, Loteamentos, Fiscalização e Direção de Obra, Alvarás, Projetos de Especialidades, Reabilitação, Recuperação e Remodelação de Moradias/Apartamentos, e Modelação 3D.

DBR -Construções e Engenharia, Lda.

http://www.dbr.com.pt

Construção civil, Aquecimento, Arquitetura.

Megatrónica esta nova parceria proporciona-nos mais-valias nestas áreas tão importantes no

nosso quotidiano. Aproveite as condições propostas pela Megatrónica nos produtos abrangidos

por este protocolo.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

23

Danças de Salão

A AFUM em colaboração com a Escola Sá de Miranda e a Junta de

Freguesia de S. Vicente, estão a promover a aprendizagem das

danças de salão. As aulas são ministradas por professor de danças

Dr. Francisco Azevedo.

Campanha Megatrónica

Relatório de Atividades e Contas de 2011

24

5.2. Formação

A Direção da AFUM desenvolveu um conjunto de programas de formação específica

para os associados. Estas formações visaram suprir algumas lacunas registadas no

desempenho profissional dos nossos associados. O objetivo deste programa de formação

foi o de proporcionar formação em áreas específicas e operacionais para as quais é difícil

encontrar formações capazes de ultrapassar estas dificuldades.

Cursos de formação realizados em parceria com a Anysolutions

Formação Profissional

Curso de Adobe Flash

Centro de Formação AnySolutions - Curso de Adobe Flash -

12 horas.

Curso de Webdesign

Centro de Formação AnySolutions - Curso de Webdesign -

70 horas.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

25

5.3. Workshops e Rastreios

A Direção da AFUM desenvolveu um conjunto de Workshops e Rastreios na área da

saúde e do bem-estar dos associados. Estas ações visaram oferecer uma oportunidade aos

associados de fazer algumas consultas gratuitas e apreender mais sobre a forma de

ultrapassar alguns problemas de saúde que os afetam no dia a dia e que podem ter

consequências no seu desempenho profissional.

Workshops

Workshop "ETIOLOGIA DA DOR”

A AFUM em conjunto com Toutchclinic, realizou um Workshop destinado a toda a comunidade Académica da Universidade do Minho sobre a ETIOLOGIA DA DOR. Este Workshop dedicado ao tema da causa da dor, contou com várias temáticas que a AFUM julgou serem de importância acrescida para toda a comunidade Académica da Universidade do Minho. Todos os postos de trabalho provocam geralmente alguma dor localizada no final do dia, e com este workshop, a AFUM pretendeu ajudar na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da Universidade do Minho nos seus Postos de Trabalho. Abaixo poderão ver as temáticas que foram abordadas.

Participantes: 35

Relatório de Atividades e Contas de 2011

26

Rastreio de Densitometria Óssea – TouchClinic

Participantes: 100

Rastreio Bodyscience

Participantes: 32

Relatório de Atividades e Contas de 2011

27

Rastreio Braga medical Center

Participantes: 10

Rastreio PSA TouchClinic Em Azurém

Participantes: 15

Relatório de Atividades e Contas de 2011

28

6. Comunicação Institucional

Reforçamos a comunicação com os associados através da criação do Facebook

(http://www.facebook.com/associacao.funcionariosdauminho.pt) e do blogue

(http://www.afum.blogspot.pt/) da AFUM.

Contamos também com a ajuda do GACCUM (Grupo de Alunos de Ciências da

Comunicação da Universidade do Minho), para melhorar todas as estratégias de

comunicação e de imagem da AFUM.

Por outro lado, a página web continua a representar um importante desafio, não só pelo

perfil geral dos associados e destinatários da mensagem AFUM (quase todos com acesso à

net), mas também pelas potencialidades do uso e exploração desta nova tecnologia, pelo

agradável design e pela facilidade de navegação. A página web da AFUM foi reestruturada

no sentido de ficar mais apelativa e intuitiva, recorrendo ao trabalho de alguns especialistas

e aos recursos humanos existentes na Direção, foi possível estabelecer um compromisso de

atualização e manutenção do site bastante moderno e atraente.

7. Projetos Especiais

7.1. O Projeto Creche

Foi possível no ano de 2011, estabelecer com a Reitoria da Universidade do Minho o tipo de regime legal a aplicar à transmissão do direito de utilização de um lote de terreno para a construção da creche, tendo sido solicitado o direito de superfície sobre o mesmo pelo período de 30 anos. Foi assinado um protocolo de colaboração com a Reitoria, onde são definidas as intenções e formas de colaboração entre a Universidade do Minho e a AFUM, no que diz respeito à cedência e utilização deste terreno. Estes foram passo importantes neste processo, possibilitaram a submissão aos Ministérios que tutelam estes processos do pedido de Cedência do Direito de Superfície.

Devemos lembrar a todos os associados de que a apresentação e aprovação de uma

Candidatura aos Programas de Financiamento Público não dependem exclusivamente da associação, mas da abertura de concursos de financiamento para este tipo de infraestruturas. Estamos neste aspeto condicionados à atual conjuntura económica que não tem privilegiado programas de Financiamento Público para estes projetos.

A Direção da AFUM está confiante nas suas capacidades. Como tal, está convicta de que esta iniciativa terá todo o êxito desejado. Considera ainda que este projeto está devidamente dimensionado e estruturado, de forma a atingir um patamar de desenvolvimento saudável e sustentado.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

29

Se pretender ajudar a AFUM a concretizar este projeto:

Relatório de Atividades e Contas de 2011

30

8. Outros Projetos Relevantes

Melhoria do Sistema de Comunicação e informação

Assumimos a comunicação como uma atividade importante da Associação. Através da Informação Web, a Página www.afum.uminho.pt continua a ser remodelada do ponto de vista gráfico e de funcionalidades, de forma a tornar o site mais apelativo e atualizado. A AFUM disponibiliza agora informação atualizada e lança desafios semanais para que os associados possam estar constantemente informados das atividades que desenvolvemos. Este sítio representa uma grande fonte de informação, sendo, sem dúvida, o grande ponto de ligação com os associados.

Dinamizar o Pólo de Guimarães

Prestamos especial atenção a este objetivo. A Direção realizou no Campus de Azurém, varias atividades.

Melhorar Dinâmica Social, Profissional e Desportiva

Este era um dos objetivos que queríamos atingir no ano 2011, estamos conscientes que o conseguimos superar, através da promoção das seguintes atividades:

Social

Realização da Festa de Natal dos Funcionários;

Organização de várias viagens de Recreativas e de Lazer;

Convívio de Seniores;

Campo de Férias da Páscoa 2011;

Campo de Férias de Verão (férias em movimento) 2011

Campo de Férias do Natal;

Desenvolver Parcerias Institucionais, no sentido de criar vantagens na aquisição de serviços e produtos aos associados da AFUM.

Formação Profissional

Realização de Vários Cursos Financiados para os Associados.

Desportiva

Torneio de Futsal Inter-Instituições, entre as diferentes Instituições de Braga e Guimarães;

Participação em Provas de Atletismo (Meia-Maratona e Mini-Maratona de Lisboa);

Organização de Caminhadas e atividades ao ar livre.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

31

9.Quadro resumo das atividades realizadas em 2011

Atividade

Realizadas

Conteúdo Data Coordenação/

Dinamização

Intervenientes/

Destinatários

Torneio Instituições

Atividade desportiva

Janeiro Fevereiro

Secção Desporto/

5 Membros da Direção

AFUM e SASUM /Funcionários da UM e

mais 9 Instituições Convidadas (150

pessoas)

Escola de Natação Atividade Desportiva e

Lazer

Sexta (1 turma) Sábado (4 tur.)

Atividade anual

Secção Desporto/Dois

monitores Contratados pela

AFUM

AFUM e Câmara Municipal

Braga/Funcionários da UM e Filhos. (150

pessoas)

Convívio Amendoeiras em

Flor

Atividade

Recreativa

26 e 27 de Fevereiro

Secção Recreativa AFUM

Funcionários da UM, Pessoas Externas e

Filhos dos associados (42 Pessoas)

Formação em Flash

Formação Fevereiro Anysolutions AFUM/ Anysolutions

Funcionários da UM

Participação Meia-Maratona

de Lisboa

Atividade Desportiva e

Lazer

Março Secção Desporto/Secção

Recreativa

AFUM/Funcionários da UM, Pessoas Externas e

Filhos dos associados (55 Pessoas)

Campo de Férias da Páscoa

Atividade de Solidariedade

Social

Março /Abril Secção de Solidariedade/

Monitores

AFUM/SASUM

Filhos dos Funcionários da UM (65 participantes)

Festival de Chocolate de

Óbidos

Atividade Recreativa

Abril Secção Recreativa AFUM/ TouchClinic

Funcionários da UM (43 pessoas)

Workshop “Etiologia da Dor”

Rastreios Abril Secção de Solidariedade

AFUM

Funcionários da UM (35 pessoas)

Participação no Troféu Reitor

Atividade Recreativa e

Desporto

Maio Secção Desporto AFUM

Rastreio de Densitometria

Óssea

Rastreios Maio Secção de Solidariedade

AFUM/TouchClinic Funcionários da UM (100

participantes)

Relatório de Atividades e Contas de 2011

32

Campo de Férias de Verão – Férias em Movimento

Atividade de Solidariedade

Social

Junho/ Julho Secção de Solidariedade/

Monitores

AFUM/SASUM

Filhos dos Funcionários da UM (300

participantes)

Passeio

no Rio Douro

Atividade

Recreativa

Junho Secção Recreativa AFUM

Funcionários da UM.

(20 participantes)

Convívio de Seniores

Atividade de Solidariedade

Social

Julho Secção de Solidariedade

AFUM

Funcionários da UM.

(33 participantes)

Descida do Rio

Cávado

Atividade Desportiva e

Lazer

Julho Secção Desporto/Secção

Recreativa

AFUM/Associação Aventura da

Saúde/Funcionários da UM e Filhos dos associados. (52

participantes)

Descida do Rio

Lima

Atividade Desportiva e

Lazer

Outubro Secção Desporto/Secção

Recreativa

AFUM/Funcionários da UM e Filhos dos

associados.

(30 participantes)

Rastreio de Saúde Bodysciense

Rastreios Outubro Secção de Solidariedade

AFUM/ Bodyscience

Funcionários da UM (32 participantes)

Rastreio PSA

TouchClinic

Rastreios Novembro Secção de Solidariedade

AFUM/TouchClinic

Funcionários da UM (15 participantes)

Convívio na Quinta da Malafaia

Atividade de Solidariedade

Social

Novembro Secção de Solidariedade

AFUM

Funcionários da UM.

(25 participantes)

Campo de Férias do Natal

Atividade de Solidariedade

Social

Dezembro Secção de Solidariedade/

Monitores

AFUM e SASUM

Filhos dos Funcionários da UM (45 participantes)

Festa de Natal

AFUM 2011

Atividade de Solidariedade

Social

Dezembro Secção Recreativa AFUM

Funcionários da UM e Filhos dos associados.

(110 participantes)

Relatório de Atividades e Contas de 2011

33

10. Balancete Geral final

Relatório de Atividades e Contas de 2011

34

Relatório de Atividades e Contas de 2011

35

Relatório de Atividades e Contas de 2011

36

10.1. Demonstração dos Resultados por Atividade

Relatório de Atividades e Contas de 2011

37

10.2. Demonstração dos resultados

Relatório de Atividades e Contas de 2011

38

11. Balanço do Exercício de 2011

Relatório de Atividades e Contas de 2011

39

Relatório de Atividades e Contas de 2011

40

Relatório de Atividades e Contas de 2011

41

12. Considerações Finais

A Associação de Funcionários da Universidade do Minho tem beneficiado da competência, da dedicação e do profissionalismo de muitas pessoas que desenvolvem um trabalho de excelência e de grande criatividade na sua gestão. Beneficiou também de muitas parcerias que potenciaram novas soluções na criação de redes e colaborações no âmbito social. A AFUM impulsionou novas ideias e soluções para novas atividades na área social, da formação e da inovação na gestão e no empreendedorismo social.

Quero manifestar o meu profundo agradecimento pela possibilidade de ter trabalhado com pessoas de edificante grandeza humana, de agudo sentido crítico e de justa impaciência, empenhadas em lutar pelo desenvolvimento social, pelo reforço do papel da AFUM como IPSS no incremento dos níveis de justiça e de coesão social, na construção de caminhos mais solidários para todos os Associados, para todos o Funcionários da Universidade do Minho e para a própria Universidade do Minho enquanto instituição que preza a sua responsabilidade social.

Fala-se hoje muito, parece que nunca se falou tanto, em solidariedade. É uma expressão muito valorizada, enfatizada e enaltecida no campo dos discursos, mas muitas vezes esquecida no plano dos atos, das ações. Por vezes o que gasta as palavra não é o excesso de uso, o que as gasta é a falta de correspondência.

Seja o que for o futuro, para ser viável, ele terá que ser mais solidário. Num momento em que Portugal atravessa um dos ciclos mais difíceis da nossa história recente, seria falta de realismo não reconhecer as dificuldades que enfrentamos, pois somos uma associação com recursos limitados.

Ambição não nos faltou para desenvolver a AFUM em torno da sua Missão Social junto dos seus associados, em especial dos mais desprotegidos.

Fidelizamos e aumentamos o número de associados. Oferecemos novos serviços e atividades aos associados. Avançamos com novas parcerias que nos permitiram desenvolver novos projetos. Melhoramos os processos de organização e planificação das diferentes valências e

serviços. Demos passos seguros no desenvolvimento do Projeto Creche. Mas muitos outros projetos ficaram por desenvolver e concluir, continuamos a querer e

a sonhar com esses projetos. Como dizia Fernando Pessoa “O homem sonha e a obra nasce”. Poesia à parte, no mundo em que vivemos, para se fazer obra, é preciso algo mais do que o “querer e o sonhar”.

Para concretizar os nossos sonhos é necessário financiamento. Foi neste aspeto que trabalhamos no ano de 2011, conjuntamente com os nossos parceiros sociais. Como associação, tudo fizemos para manter uma ligação estreita como os nossos associados e com o meio social onde estamos integrados. Fomentámos o bom relacionamento e a parceria com outras associações e coletividades quer de natureza social, quer de natureza cultural, desportiva ou recreativa. Porque estamos todos no mesmo barco, que é o movimento associativo, entidades sem fins lucrativos, que constituem um pilar fundamental da nossa sociedade.

Assim, criar bases sólidas foi objectivo da AFUM ao longo da sua existência, que se tem

reajustado às exigências do período em que vivemos e às necessidades dos nossos Associados, alargando os seus objectivos e tendo hoje como missão apoiar todos os

Relatório de Atividades e Contas de 2011

42

Funcionários da Universidade do Minho, desejando ser um pilar de desenvolvimento desta instituição, promovendo, desta forma, a coesão e bem-estar Social na Universidade do Minho. Queremos uma AFUM respeitada, com uma atividade meritória e reconhecida pelos associados e parceiros sociais.

O ano de 2011 lançou-nos muitos desafios, na espectativa de concretizar um Plano de

Atividades, extremamente ambicioso e exigente, bem como do que planeámos,

destacando-se aqui os passos importantes que foram dados no Projeto da Creche da AFUM

e o aumento do número de associados, pois dada a dimensão desta associação, o atual

número de associados parece-nos ainda reduzido.

Continuamos a trabalhar no sentido de criar serviços dirigidos aos associados que

tendencialmente tendem a receber menos atenção da AFUM, referimo-nos ao grupo dos

associados já aposentados da Universidade do Minho e a todos aqueles que não têm filhos e

que pretendam usufruir do benefício de ser associado da AFUM e dos serviços que esta

associação pode proporcionar.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

43

Agradecimentos

Reitoria da Universidade do Minho, pelo constante apoio que tem prestado aos projectos

da AFUM.

Serviços da Acção Social da Universidade do Minho, por toda a colaboração no âmbito

dos projectos da AFUM.

Instituto Confúcio, pela sua colaboração no âmbito dos Campos de Férias.

A todas as Escolas e Institutos da Universidades do Minho, que com os eu apoiopelo seu

apoio na realização dos Campos de Férias.

Grupo de Alunos de Ciências da Comunicação Social da Universidade do Minho, pela sua

colaboração na melhoria da Comunicação e Imagem Institucional da AFUM.

Voluntários, por todo o trabalho realizado nas actividades da instituição.

Associados, pelo envolvimento nos projectos da associação.

Parceiros Sociais, pelo apoio prestado aos reptos lançados pela associação.

Relatório de Atividades e Contas de 2011

44

Aprovação pelos Corpos Sociais

A Direcção Data:__/__/____

O Conselho Fiscal Data:__/__/____

A Assembleia-Geral Data:__/__/____