relatório de actividades 2013-14

32
RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2013-2014 WWW.FACEBOOK.COM/JSPORTODISTRITAL WWW.JSPORTODISTRITAL.ORG

Upload: federacao-porto-js

Post on 08-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relatório de Actividades da Federação Distrital do Porto da JS no mandato 2013-2014 sob a presidência de Tiago Barbosa Ribeiro.

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório de Actividades 2013-14

RelatóRio de actividades 2013-2014

WWW.FaceBooK.coM/JsPoRtodistRitalWWW.JSPORTODISTRITAL.ORG

Page 2: Relatório de Actividades 2013-14

RelatóRio de actividades da FeDeRAçãO DISTRITAL DO PORTO DA

JUVeNTUDe SOCIALISTA

2013-2014

Page 3: Relatório de Actividades 2013-14

3

ÍNDICe

NOTA INTRODUTÓRIA 4ORGãOS DO mANDATO 8

INICIATIVAS 10ANeXOS 23

Page 4: Relatório de Actividades 2013-14

4

NOTA INTRODUTÓRIA

as convenções Federativas da Js são fundamentais para o debate, a reflexão e a decisão sobre o futuro da estrutura, mas constituem igualmente um importante momento de balanço sobre o que foi feito nos mandatos cessantes.

É simultaneamente com esse espírito de transparência e exercício de memória para o futuro que aqui apresentamos o Relatório de Actividades da Federação no mandato 2013-2014, que correspondeu precisamente a um ano de intensa actividade política no distrito do Porto.

Iniciámos este percurso na XII Convenção Federativa da JS Porto, que teve lugar na Trofa em Janeiro de 2013, num contexto tão particular quanto exigente: um mandato com uma duração bastante mais curta do que a regra, mas que em contrapartida correspondeu a um período extraordinariamente combativo para a nossa estrutura, capaz de concretizar uma alternativa política nas autarquias do distrito e também no país.

Encetámos um projecto ambicioso em torno do Manifesto e da Moção «O Norte da Esquerda», que cumprimos na íntegra e que, em várias áreas, superámos mesmo o que nos propusemos concretizar.

Num ano de muitos combates, não ignorámos o afastamento da população, nomeadamente dos mais jovens, em relação às organizações político-partidárias. Imprimimos uma dinâmica de renovação, de reforço da participação cidadã e de qualificação da nossa intervenção política, empenhando a Federação Distrital do Porto da JS num combate diário por uma agenda política alternativa à maioria de direita que continua a desestruturar o país. Fizemo-lo solidariamente com a estrutura nacional da Juventude Socialista, convocando num primeiro plano todos os militantes do distrito para as causas e os combates dos socialistas por uma nova maioria social no país, concretizando várias acções e tomadas de posição, incluindo a campanha «Basta!» no distrito.

Participámos em inúmeras acções de índole nacional, mobilizando e marcando uma presença empenhada na construção de uma nova alternativa política no país. Demos o nosso contributo para o reforço do pensamento político da JS e do PS no campo da esquerda social-democrata, intervindo directamente e produzindo vários documentos, nomeadamente com propostas de relançamento da economia tendo por base a realidade do distrito, participando em Fóruns, encontros do LIPP, Universidade de Verão,

reuniões com a delegação do PS no Parlamento Europeu e debates com o Secretário-Geral da JS e com o Secretário-Geral do PS, bem como com a Federação Distrital do Porto do PS.

Nunca deixámos de traduzir essas lutas em causas concretas para o Norte e para o distrito do Porto, evidenciando a hecatombe social e económica que as medidas do Governo estão a provocar na nossa região, agravadas por um centralismo feroz. Temáticas como o desvio de fundos comunitários para Lisboa, o papel de infra-estruturas chave da região (Porto de Leixões, Aeroporto, Centro de Reabilitação do Norte, Centro de Produção da RTP) e a defesa de pacotes de investimento para o distrito, em particular nos transportes, mereceram tomadas de posição públicas da Federação que tiveram eco na comunicação social, contribuindo para o reforço da nossa visibilidade e de um discurso regionalista sem ser paroquial, local sem deixar de ser nacional. É com orgulho que podemos afirmar hoje que a Federação Distrital do Porto da JS aprofundou os seus valores regionalistas e posicionou-se claramente ao longo deste mandato como a principal força pró-regionalista do distrito, sem concessões nem cedências. Porque não teremos um país forte com um Norte fraco e não nos cansaremos de o dizer.

Demos particular atenção à produção crítica de posições públicas e argumentários, à organização de iniciativas transversais a toda a estrutura, em debater, reflectir e dinamizar. Documentos como o Radar Federativo, a Ficha Federativa e inúmeros documentos de síntese e apoio às estruturas, incluindo temáticas como o Orçamento de Estado, reforçaram a capacidade de intervenção dos jovens socialistas no distrito do Porto.

Estivemos sempre ao lado das estruturas da JS no distrito, apoiando-as e alinhando-as com as expectativas dos jovens. Tendo uma agenda própria de acções e iniciativas, a Federação Distrital do Porto da JS foi um grande eixo facilitador das Concelhias e criou sinergias em todo o distrito. Foram incontáveis as vezes em que estive em acções das Concelhias e dos Núcleos durante as campanhas autárquicas, mas também antes e depois delas, dando visibilidade às estruturas, apoiando o seu trabalho e ajudando à afirmação de uma nova geração de militância dedicada no distrito do Porto. Nesta política de proximidade, é de salientar a realização de Comissões Políticas Federativas descentralizadas, bem como uma agilização dos mecanimos de comunicação da Federação Distrital, hoje mais directos e reorganizados, fundamentais para o trabalho das Concelhias e dos Núcleos.

É de referir também a proximidade com o

Page 5: Relatório de Actividades 2013-14

5

imprescindível trabalho da ANJAS Porto em articulação com a ANJAS a nível nacional, bem como a intervenção dos nossos núcleos de estudantes socialistas nas escolas e nas faculdades, que tiveram uma atenção especial. Em diálogo com todas as estruturas de estudantes socialistas do distrito do Porto foi possível reorganizar a sua acção e elaborar um documento-síntese que permitirá formalizar as necessárias mudanças no novo mandato.

As eleições autárquicas, que foram ao mesmo tempo a maior prioridade e o principal desafio da Federação Distrital do Porto da JS neste mandato, demonstraram toda a nossa capacidade de trabalho e organização. O contexto de profunda crise em que as eleições decorreram implicaram novas abordagens e uma prática política ainda mais próxima e solidária, constituindo um importante período de aprendizagem para todos. A Federação cumpriu com distinção o seu papel, garantindo a assinatura de um «Pacto de Gerações» com a Federação Distrital do PS. Por essa via conseguimos uma participação jovem histórica nas listas do PS em todo o distrito, superando os 150 jovens em listas para as Câmaras Municipais (Vereação e Assembleia Municipal) e 470 nas listas para as Assembleias de Freguesia, incluindo a liderança de duas candidaturas à Presidência de Juntas de Freguesia, permitindo a conquista de uma dessas Juntas.

Isso foi possível pela postura de lealdade, diálogo e responsabilidade com que encarámos a nossa relação com o PS ao longo de todo este mandato, não descurando o perímetro de independência da JS que nos levou a uma posição pública pela limitação de mandatos e pela qualificação da democracia, mas nunca deixámos de ser solidários e participativos no trabalho com a Federação do PS e todas as suas estruturas no distrito, Concelhias e Secções, bem como nos órgãos onde temos voz e representação distrital, o Secretariado Federativo e a Comissão Política Federativa do PS.

Mas para além dessa postura de participação e trabalho que tivemos em relação ao PS, não seria possível uma participação autárquica tão abrangente se não tivéssemos desencadeado um ambicioso programa de formação autárquica dirigida a toda a estrutura e que mereceu um amplo destaque no distrito. Aqui se inclui a criação Academia Autárquica com formação certificada, várias sessões de formação e debate (Sessões Formativas Intensivas, Formação sobre Comunicação Política, etc), o Fórum de Discussão do Manifesto Autárquico e a Convenção Autárquica Distrital da JS em Lousada, entre outras acções, credibilizando a acção da JS e reforçando aresponsabilidade dos jovens socialistas em todo o distrito.

Mas queremos mais: lutando pelas condições de intervenção destes jovens ao longo dos próximos quatros anos e não apenas em ano eleitoral, pugnamos pela sua afirmação e renovação sustentada do Ps em todo o distrito do Porto. Nesse sentido, deixámos à estrutura uma «Agenda 2017», um documento inovador que resulta de uma ampla participação distrital e em que resumimos as principais medidas que a Federação Distrital do Porto da JS considera fundamentais para a orientação da acção dos eleitos do PS nas autarquias do distrito do Porto (Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais) durante o mandato 2013-2017. Uma autarquia de esquerda distingue-se claramente de uma autarquia liderada pelos partidos da direita, sendo por isso fundamental perceber quais as linhas de actuação que distinguem umas e outras. Sistematizando os vários contributos, ideias e boas experiências autárquicas que surgiram nos muitos momentos de debate e aprendizagem colectiva deste mandato, a «Agenda 2017» incorpora a visão sobre o tipo de município que idealizamos no final do ciclo autárquico que agora se inicia, mas também a missão sobre a forma de o concretizar nas suas acções e funções. Esperamos firmemente que em 2017 o essencial destas medidas sejam uma realidade em todo o distrito do Porto.

Para além de tudo isto, e transversalmente, nunca esquecemos a dimensão de envolvimento com o tecido associativo, com os movimentos sociais e com os sindicatos. Nunca deixámos de estar na rua sempre que necessário, participámos em todos os grandes momentos populares de afirmação de alternativa política e de defesa das minorias, incluindo a Marcha do 25 de Abril e a MOP, encetando também vários contactos e reuniões com associações muito diversificadas, incluindo o mundo sindical e os jovens da UGT. Também por essa via posicionámos a Federação no campo dos grandes combates da esquerda democrática.

Por fim, uma nota de enquadramento para este Relatório e um agradecimento.

Este Relatório de Actividades não é exaustivo. Ao longo de todo o mandato estivemos compreensivelmente mais preocupados em agir e intervir do que em fazer a história dessa acção em que participaram todos os militantes da Federação. Faltam muitas acções e temos consciência desse carácter incompleto do documento que aqui apresentámos, mas tudo o que está listado inclui as actividades da Federação Distrital do Porto da JS e acções de representação que contaram com o seu presidente. Excluem-se centenas acções nas campanhas autárquicas sobretudo nos meses de

Page 6: Relatório de Actividades 2013-14

6

Julho a Setembro, reuniões não institucionais e participação em órgãos autárquicos (Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia), acções de apoio/gestão corrente da Federação em relação às concelhias e as notícias que saíram em órgãos locais com as acções de campanha nas freguesias e concelhos que mereceram referência à Federação Distrital.

Um agradecimento final a todos os extraordinários militantes da nossa Federação, aos seus dirigentes e à equipa que mais directamente me acompanhou. Seria sempre possível fazer mais e melhor, cultivando uma insatisfação que nos faz superar em todos os momentos. Mas conseguimos muito e isso honra-nos. Fechámos um notável capítulo da Federação Distrital, o que me deixa duplamente satisfeito ao encerrar também uma longa participação na Juventude Socialista que me permitiu momentos ímpares, criando profundos laços de amizade e, espero, dignificando e qualificando a JS e a nossa democracia.

Aprendi muito mais do que aquilo que pude dar a cada um/a e saio com a consciência de dever cumprido, com a convicção de que honrámos o passado desta estrutura e abrimos as certezas de um futuro sempre renovado na luta por um país mais justo, desenvolvido e solidário.

Muito obrigado a todos/as!

Com amizade,

Tiago Barbosa RibeiroPresidente da Federação Distrital do Porto da JS

Page 7: Relatório de Actividades 2013-14

7

ÓRGãOS DO mANDATO

Page 8: Relatório de Actividades 2013-14

8

PReSIDeNTe DA FeDeRAçãO DISTRITALTiago Barbosa Ribeiro

SeCReTARIADO FeDeRATIVO

EFECTIVOSana costaCatarina CastanheiraFábio Faria Daniela CarvalhoFrederico Bessa CardosoHugo CarvalhoMafalda DuarteJorge PintoJosé santosPatrícia MachadoLuís GuimarãesManuel CarvalhoRaquel MartinsRui MoreiraSamuel RibeiroSusana TeixeiraTiago Moreira

ADJUNTOS André CarvalhoElisabete Ribeiro José amadeuNuno Pais

INERENTENélson Oliveira COmISSãO POLÍTICA FeDeRATIVA DA JS PORTO

EFECTIVOSTiago Barbosa Ribeiroana leiteHugo Alexandre Correia Jorge Pinto Filipa MagalhãesJaime soaresSamuel Leal Ribeiroeduarda FerreiraTiago Aboim José Ricardo Fernandesdiana costaSérgio MoraisTiago GomesAna Filipa CoutoPedro soaresAugusto Gil FariaFilipa Mendes SilvaDiogo FigueiraPedro Leal

Patricia Sofia Valente SilvaAndré VielaNuno PascoalAna Sofia Caldas CunhaPedro SilvaJosé amadeuPatricia AlmeidaTiago Josué FerreiraFrancisca CostaGustavo PinhalJosé Artur CoelhoDaniela Carvalho Ricardo PereiraLuis GarciaAna Luísa SantosBruno OliveiraCristiana Maria Monteiro CarvalhoDaniel LourençoMafalda MonteiroLiliana Catarina Lemos TeixeiraHugo PeixotoAndré CarvalhoRita RolaJoão campos

SUplENTESJoão Figueirinhas CostaMarcos GomesHugo Gilvaia Sousa PintoRita NevesTiago EusébioMarcos QueirósMarcia Andreia SampaioNuno costaHugo Samuel Silva CoutoAna SilvaAndré MagalhãesNuno Moreira Felixcristina BernardoCarlos RibeiroJoão M torresIsabel MouraAlexandrino BrandãoJoão Pereira da Silvainês Moura PintoJúlio MoraisDaniel Sá FerreiraJoana abreuJosé santosTiago LopesSusana TeixeiraPedro MendesAlberto PintoPatrícia TeixeiraRui Jorge Rodrigues Pereira Ana RochaTelma Sousa

Page 9: Relatório de Actividades 2013-14

9

Tânia RibeiroDiogo Silvaana correiaAnser CoelhoRicardo SoaresFlorisa PereiraJoão MartinsCarlos Pachecoana Moura PintoAntónio CorreiaAbílio SilvaCláudia Sofia Teixeira Pacheco

RePReSeNTANTeS À COmISSãO POLÍTICA FeDeRATIVA DO PS PORTO

EFECTIVOSNélson OliveiraMarco FerreiraPatrícia MachadoHugo CarvalhoFábio Fariaana leiteMiguel Carneiro

SUplENTESAna Raquel MartinsRui RigorDaniela CarvalhoManuel CarvalhoElisabete RibeiroMafalda DuarteCatarina Castanheira

Page 10: Relatório de Actividades 2013-14

10

INICIATIVAS

Page 11: Relatório de Actividades 2013-14

11

JANeIRO De 2013

26 DE JANEIROXII Convenção Federativa da JS Porto na Trofa e eleição dos órgãos dirigentes da Federação Distrital para o novo mandato.

Várias notícias em órgãos de comunicação social.

31 DE JANEIRORepresentação no debate «Políticas Autárquicas de Juventude» organizado pela Associação CASA.

FeVeReIRO De 2013

2 DE FEVEREIRORepresentação na reunião do LIPP na Alfândega do Porto, «Desenvolver Portugal – Que Estado Queremos?».

3 DE FEVEREIROParticipação na Assembleia-Geral da ANJAS em Guimarães. Marco Ferreira, presidente da JS Trofa, foi eleito para presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas. A representação da Federação Distrital do Porto da JS alargou-se ao Conselho-Geral da ANJAS, tendo sido eleitos: Miguel Carneiro, Nélson Oliveira, Pedro Soares, Patrícia Machado e Samuel Ribeiro. Rui Moreira e Raquel Martins foram eleitos para o Conselho Fiscal da aNJas.

6 DE FEVEREIRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

Início da revisão estrutural do site da Federação Distrital da Porto da JS.

Lançamento do comunicado de imprensa «TGV Lisboa-Madrid: Governo insulta de novo o Norte», em defesa de investimentos na região Norte. A Federação Distrital foi referida em vários órgãos de comunicação, incluindo «Grande Porto», «Audiência» e «Maia Hoje».

5 DE FEVEREIROParticipação em reunião preparatória da MOP.

8 DE FEVEREIRORepresentação na apresentação do livro «Práticas Políticas de Desenvolvimento», do presidente da Federação Distrital do Porto do PS, que inclui um debate sobre novas dinâmicas do poder local.

9 DE FEVEREIRORepresentação na apresentação da candidatura de António Parada à Câmara Municipal de Matosinhos.

10 DE FEVEREIRORepresentação na Comissão Nacional do PS que teve lugar em Coimbra.

A Federação Distrital do Porto da JS reforçou sua presença no Jovem Socialista. Andreia Sampaio, Hugo Gilvaia e Diogo Figueira passam a integrar a redacção do órgão oficial da JS.

13 DE FEVEREIROReunião da Comissão Política Federativa do Porto da JS, eleição da Mesa da CPF e do Secretariado Federativo.

Aprovação de uma moção referente à Lei 46/2005 de 29 de Agosto, «Limitação de mandatos e renovação da Democracia», que determina os limites à renovação sucessiva de mandatos dos presidentes dos órgãos executivos das autarquias locais.

16 DE FEVEREIROParticipação no JS Café organizado pela concelhia da Js amarante.

Page 12: Relatório de Actividades 2013-14

12

20 DE FEVEREIROReunião de Secretariado Federativo, organização das equipas e projectos federativos.

Apresentação de documento sistematizado com propostas para o relançamento da economia.

21 DE FEVEREIROLançamento da campanha «Limitação de mandatos: imposição legal, exigência democrática!».

Seguindo a Moção aprovada pela Comissão Política Federativa sobre a limitação de mandatos, para além da campanha, a Federação Distrital do Porto da JS emitiu uma nota de imprensa sobre este tema.

22 DE FEVEREIROArtigo do presidente da Federação Distrital do Porto da JS na revista ID’, publicada pela Associação CASA, abordando a problemática do bullying.

23 E 24 DE FEVEREIROPresença na Comissão Nacional da Juventude Socialista reunida no concelho de Setúbal, que aprovou as moções sectoriais que os militantes da Federação Distrital da JS Porto apresentaram ao XVIII Congresso Nacional:

«Denúncia do Memorando de Entendimento» Rui Moreira

«Limitação de Mandatos Transversal aos Cargos Públicos» Nélson Oliveira

«Pela defesa de um ensino público de qualidade» Cristiana Carvalho

«A Promulgação da Eutanásia em Portugal: um avanço ético-civilizacional» Francisca Costa

«Pacto territorial de desenvolvimento, um país a uma única velocidade» Hugo Carvalho

«C+P = CULTURA com PRESENTE» Pedro Leal

«O (Des)Emprego Jovem - Urgente Agir» Ana Costa

«Redes de transporte público: A aposta ambiental, energética, social e no desenvolvimento territorial» Mafalda Duarte

«A Reforma do Sistema Eleitoral: maior aproximação entre eleitos e eleitores, maior prestação de contas e melhor representação política» Fábio Faria

«Regime de acesso ao ensino superior público» José santos

«A saúde em Portugal: A questão da isenção de taxas moderadoras dos dadores de sangue» Luis Guimarães

mARçO De 2013

4 DE MARçORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

6 DE MARçOA Federação Distrital do Porto da JS demonstrou o seu «choque» pelas afirmações de Passos Coelho a propósito da redução do salário mínimo em Portugal, com declarações à imprensa do presidente da Federação Distrital do Porto da JS.

8 DE MARçOTomada de posição sobre o Dia Internacional da Mulher, considerando que «não serve para comemorações estéreis.

Deve servir para relembrar os marcos na luta pela igualdade de género nas nossas sociedades e, sobretudo, lembrar tudo o que homens e mulheres ainda têm por cumprir. É esse o espírito com que a Federação Distrital do Porto da JS encara todos os combates políticos».

12 DE MARçORepresentação em encontro de jovens com António José Seguro e João Torres que se realizou em Braga.

16 DE MARçOO Presidente da Federação Distrital do Porto da JS participou no Fórum da Juventude promovido pela JS Baião, «Baião: que jovens, que futuro» , debatendo várias propostas autárquicas para os jovens do concelho.

18 DE MARçOA Federação Distrital do Porto da JS associou-se ao protesto que teve lugar na Casa da Música, contestando os cortes impostos pelo Governo e a desigualdade de critérios em relação a outras instituições da capital. Tiago Barbosa Ribeiro considerou que «estes cortes colocam em causa a sustentabilidade do projecto da Casa da Música e confirmam que o Governo não tem palavra.»

Page 13: Relatório de Actividades 2013-14

13

21 DE MARçOA Federação Distrital do Porto da JS manifestou o seu regozijo pela decisão do tribunal cível de Lisboa em relação à candidatura de Fernando Seara, «aguardando que todos os candidatos em incumprimento sejam obrigados a cumprir as leis da República».

23 DE MARçOLançamento da Academia Autárquica Federação Distrital do Porto da JS, concentrando as actividades formativas da estrutura neste âmbito, vocacionando-se sobretudo para a formação autárquica, sessões de esclarecimento, palestras, workshops e elaboração de documentos formativos.

No dia 23 de Março decorreu uma sessão intensiva da Academia Autárquica com diferentes painéis e temáticas de intervenção autárquica, com 70 militantes da Federação Distrital do Porto da JS.

24 DE MARçOParticipação na sessão de apresentação da candidatura de Eduardo Vítor Rodrigues à presidência da Câmara Municipal de Gaia.

25 DE MARçORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

27 DE MARçOO Presidente da Federação Distrital do Porto da JS passará a ser colunista no novo semanário «Ponto Norte». Os artigos são publicados semanalmente e permitem reforçar a opinião socialista na imprensa da região.

28 DE MARçOAssociação à Petição Contra a Suspensão das Obras de Requalificação da Escola Secundária de Marco canaveses.

29 DE MARçORepresentação no evento «Conversas Inquietas»,

subordinado ao tema «Refundação ou fim do Estado Social?», organizado pela JS de Leça da Palmeira.

31 DE MARçOLançamento do canal da Federação Distrital no «Issuu», numa estratégia de alargamento das plataformas de comunicação política da Federação.

AbRIL De 2013

4 DE AbRIlParticipação de Tiago Barbosa Ribeiro no jantar-debate organizado pelo NES ISEP sobre «A articulação entre as autarquias e as Instituições de Ensino Superior». Para além do presidente da Federação Distrital, interveio também Marco Martins, candidato do PS à Câmara Municipal de Gondomar.

7 DE AbRIlRepresentação na apresentação da candidatura de Ricardo Bexiga à Câmara Municipal Maia, num almoço em que teve também lugar a cerimónia de assinatura do Compromisso Autárquico de todos os candidatos do PS aos Municípios do Distrito do Porto.

8 DE AbRIlRepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

12 DE AbRIlRepresentação no «JS Café» organizado pela JS Amarante sobre o estado da justiça em Portugal.

Representação na conferência «Marco 2030: o que somos e o que queremos ser», organizada pela concelhia da JS Marco de Canaveses.

Apoio às concelhias: divulgação de votação online devidamente organizada e sistematizada com todos os candidatos do PS no distrito (eleicoes2013.pt)

Participação em reunião preparatória da MOP.

Page 14: Relatório de Actividades 2013-14

14

14 DE AbRIlParticipação em actividade da JS com o Secretário-Geral do PS no Largo do Rato.

15 DE AbRIlFederação Distrital do Porto da JS manifesta o seu regozijo pela decisão do Tribunal Cível do Porto em relação à candidatura de Luís Filipe Menezes, considerando que «restaura a confiança dos cidadãos no sistema democrático».

18 DE AbRIlParticipação do presidente da Federação Distrital do Porto da JS em reunião de trabalho do Comité das Regiões do Partido dos Europeus Socialistas.

A reunião contou, entre outros, com a presença de António José Seguro, António Costa, José Luís Carneiro e vários candidatos do PS às autarquias do distrito do Porto.

Representação em debate na CASA sobre políticas autárquicas.

19 DE AbRIlParticipação em reunião com António Costa no Porto sobre nova lei do arrendamento comercial.

Debate organizado pela JS Senhora da Hora sobre «Eutanásia: Uma questão de Vida ou de Morte?»

20 DE AbRIlFórum de Discussão do Manifesto Autárquico Distrital Jovem da Federação, que teve lugar em amarante.

Presença de Tiago Barbosa Ribeiro na festa de divulgação da MOP 2013.

22 DE AbRIl Representação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

Comissão Política Federativa do PS Porto com intervenção sobre a actividade política da JS.

Relançamento do site da Federação com conteúdos provisórios.

25 DE AbRIlParticipação na Marcha do 25 de Abril no Porto.

26 A 29 DE AbRIlParticipação na Feira «Qualifica» na Exponor. A Federação Distrital assegurou um stand ao longo de todos os dias do evento, sendo a única organização política de juventude a marcar presença nesta feira.

26 A 28 DE AbRIlParticipação no XIX Congresso Nacional do PS, que teve lugar em Santa Maria da Feira.

Page 15: Relatório de Actividades 2013-14

15

mAIO De 2013

1 DE MAIOO presidente da Federação Distrital do Porto da JS manifesta publicamente a sua solidariedade aos militantes e dirigentes da JS Trofa que foram alvo de agressões por parte de militantes e responsáveis da JSD e do PSD Trofa durante esta madrugada.

3 DE MAIO Formação sobre Comunicação Política

4 DE MAIORepresentação na conferência «Valores que defendemos: ética e responsabilidade política», promovida pela JS Trofa.

9 DE MAIOFormação sobre Comunicação Política da Academia Autárquica da Federação Distrital do Porto com a participação do Prof. Max Haetinger.

11 DE MAIOParticipação do Presidente da Federação na apresentação da candidatura do PS à Câmara Municipal do Porto, que fez também uma intervenção nesta sessão.

11 E 12 DE MAIOParticipação no Fórum «Portugal a Crescer», promovido pela JS no Porto. Tratou-se de um importante momento de reflexão sobre as vias de crescimento económico para Portugal que contou com a participação de militantes de todo o país e intervenção de Tiago Barbosa Ribeiro na sessão de encerramento.

16 DE MAIOFederação Distrital do Porto da JS associa-se formalmente à petição pela abertura do Centro de Reabilitação do Norte, que está pronto desde Agosto de 2012 e continua fechado por teimosia e desrespeito do Governo em relação à nossa Região.

17 DE MAIOParticipação de Catarina Castanheira em debate sobre «Bullying Homofóbico – da Prevenção à Criminalização?», organizado pela associação CASA.

18 DE MAIO Participação na Comissão Nacional do PS que decorreu em Setúbal.

23 A 26 DE MAIOParticipação no Encontro Nacional de Juventude que decorreu no Porto.

24 DE MAIOApoio às concelhias: divulgação de votação online devidamente organizada e sistematizada com todos os candidatos do PS no distrito (autarquicas2013.pt)

25 DE MAIORepresentação da Federação na comissão Nacional e da Comissão Política Nacional da JS que decorreram no concelho de Tomar.

Participação do Presidente da Federação na apresentação da candidatura do PS à Câmara Municipal de Santo Tirso.

Participação do Presidente da Federação na apresentação da candidatura do PS à Câmara Municipal de Gondomar.

Page 16: Relatório de Actividades 2013-14

16

27 DE MAIORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

29 DE MAIOLançamento da campanha «Basta! Queremos o nosso futuro!» para denunciar a tragédia do desemprego jovem no distrito e na região.

30 DE MAIOComissão Política Federativa da JS Porto em Penafiel.

JUNhO De 2013

11 DE JUNhONo âmbito da campanha «Basta! Queremos o nosso futuro!» promovida pela Federação Distrital do Porto da JS para denunciar a tragédia do desemprego, sobretudo o desemprego jovem, foi lançado o primeiro Radar Federativo da estrutura.

Este documento abordou as dinâmicas sociais e de emprego com especial atenção ao nosso distrito e região, sistematizando informação e reunindo dados estatísticos relevantes para a intervenção política dos nossos militantes, sendo publicado periodicamente sobre diferentes temáticas.

22 DE JUNhOParticipação na Convenção Autárquica Nacional do PS que decorreu em Lisboa.

28 DE JUNhORepresentação em acções realizadas em Penafiel e na Póvoa de Varzim.

29 DE JUNhORepresentação na apresentação da candidatura de Pedro Machado à Câmara Municipal de Lousada.

JULhO De 2013

1 DE JUlhORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

5 DE JUlhOO «Pacto de Gerações» continua a ser notícia na imprensa, com ecos no Porto24, JN, Porto Canal, entre outros meios. Foi enviada carta a todas as estruturas do Ps no distrito do Porto.

6 DE JUlhORepresentação na Macha do Orgulho LGBT no Porto. Pelo quarto ano consecutivo, a JS participou como membro da organização.

13 DE JUlhO Presença de Tiago Barbosa Ribeiro no mega-jantar de apresentação dos candidatos do Ps e dos Candidatos independentes apoiados pelo PS às Juntas de Freguesia de Vila do Conde.

15 DE JUlhOParticipação em debate sobre ensino superior público promovido em articulação com a Federação Distrital do PS.

Page 17: Relatório de Actividades 2013-14

17

19 DE JUlhOParticipação em seminário de divulgação da InFoQoop «COOPJOVEM» que teve lugar em Penafiel, dedicado ao cooperativismo juvenil.

20 DE JUlhOParticipação na Convenção Autárquica do PS/JS Paços de Ferreira

21 DE JUlhOParticipação de Tiago Barbosa Ribeiro no comício de apresentação de Dinis Mesquita e de todos os candidatos do PS aos órgãos autárquicos de amarante.

25 DE JUlhORoteiro contra a austeridade no distrito do Porto.

29 DE JUlhORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

Comissão Política Federativa do PS Porto com intervenção sobre a actividade política da JS.O «Pacto de Gerações» é entregue pelo Presidente da Federação Distrital do PS a todos os candidatos autárquicos e presidentes de CPC do distrito do Porto.

AGOSTO De 2013

Actividade política autárquica diária ao longo de Agosto e Setembri em todos os concelhos com participação dos dirigentes distritais e do Presidente da Federação Distrital da JS.

Não é efectuada listagem exaustiva das centenas acções das várias campanhas.

Na fotografia, acção de campanha num bairro do Porto.

1 DE AgOSTOApoio às concelhias: nota informativa do SF do PS Porto sobre as últimas medidas do MEC.

3 DE AgOSTOPresença de Tiago Barbosa Ribeiro na apresentação da candidatura de José Luís Carneiro à Câmara Municipal de Baião.

16 DE AgOSTOParticipação de Tiago Barbosa Ribeiro na apresentação da candidatura de Miguel Carneiro à Assembleia de Freguesia de Vila Boa do Bispo.

17 DE AgOSTO Acampamento da JS Baião

19 DE AgOSTOReunião de Secretariado Federativo do PS em Baião com foco nas políticas educativas e visita à requalificada Escola Secundária de Baião.

24 DE AgOSTOPresença de Tiago Barbosa Ribeiro na apresentação da candidatura de Lino Tavares Dias à Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

28 A 31 DE AgOSTOParticipação na Universidade de Verão do PS que decorreu em Évora.

29 DE AgOSTO A 1 DE SETEMbROParticipação no JS Summer Fest’13 em Torres vedras.

SeTembRO De 2013

Actividade política autárquica diária ao longo de Agosto e Setembri em todos os concelhos com participação dos dirigentes distritais e do Presidente da Federação Distrital da JS. Não é efectuada listagem exaustiva das centenas acções das várias campanhas.

Page 18: Relatório de Actividades 2013-14

18

7 DE SETEMbROParticipação no JS Summer Party organizado pela JS Penafiel.

13 DE SETEMbROTomada de posição sobre a decisão da RTP em deslocalizar para Lisboa mais uma parcela da informação produzida a partir do Porto.

17 DE SETEMbROArranque oficial da campanha autárquica.

Lançada imagem gráfica da Federação Distrital da JS para as autárquicas no distrito do Porto: «Mais Coesão, Mais Desenvolvimento, Mais Norte».

Tomada de posição com balanço público da Federação Distrital da JS sobre a presença histórica de jovens nas listas do PS, superando os 150 jovens em listas para as Câmaras Municipais (Vereação e Assembleia Municipal) e 470 nas listas para as Assembleias de Freguesia, incluindo a liderança de duas candidaturas à Presidência de Juntas de Freguesia.

Esta participação reforça a responsabilidade dos jovens socialistas em todo o distrito, sendo o resultado de um trabalho intenso nos últimos meses que incluiu, entre outros, a Academia Autárquica, a Formação Autárquica, Fóruns Temáticos, a Convenção Autárquica e o Pacto de Gerações, consolidando a afirmação da JS em todo o distrito.

29 DE SETEMbROEleições Autárquicas.

30 DE SETEMbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

OUTUbRO De 2013

2 DE OUTUbROReunião entre o Secretariado Federativo da JS e os Presidentes de Concelhia da JS do distrito, fazendo uma avaliação dos resultados eleitorais em todos os concelhos do distrito.

14 DE OUTUbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

Comissão Política Federativa do PS Porto com intervenção sobre a actividade política da JS.

17 DE OUTUbRORepresentação na reunião de Secretariado

Federativo do PS Porto para discussão sobre o acordo de coligação no Porto.

19 DE OUTUbRORepresentação na Comissão Nacional do PS que teve lugar em Gaia.

20 DE OUTUbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do PS Porto para discussão sobre o acordo de coligação no Porto.

21 DE OUTUbROApoio às estruturas: relatório do OE para 2014.

22 DE OUTUbROApoio às estruturas: campanhas para Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário no distrito do Porto.

25 DE OUTUbROApoio às estruturas: execução orçamental de Outubro publicada pela Direcção-Geral do orçamento.

27 DE OUTUbROParticipação de Tiago Barbosa Ribeiro no Torneio de Futsal Feminino da JS Santo Tirso e na campanha solidária para a ASAAST.

28 DE OUTUbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

29 DE OUTUbROApoio às estruturas: arranque de grupo federativo para apoiar os processos eleitorais nos núcleos e concelhias do distrito do Porto.

30 DE OUTUbROReunião de trabalho entre Tiago Barbosa Ribeiro e a JS Paços de Ferreira, que teve um papel decisivo na reconquista desta autarquia para o PS.

Page 19: Relatório de Actividades 2013-14

19

NOVembRO De 2013

2 DE NOVEMbROPresença de delegação da Federação Distrital do Porto da JS, incluindo o seu Presidente, na Comissão Nacional da JS que teve lugar em Braga.

4 DE NOVEMbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

Comissão Política Federativa do PS Porto com intervenção sobre a actividade política da JS.

11 DE NOVEMbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

12 DE NOVEMbROApoio às estruturas: divulgação de apresentação de apoio e análise ao OE2014.

18 DE NOVEMbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

20 DE NOVEMbROÚltimo dia para a convocação dos Actos Eleitorais de Núcleos e Concelhias, de acordo com o Regulamento Geral Eleitoral e os Estatutos da Juventude Socialista.

A Federação Distrital apoiou directamente todas as estruturas do distrito do Porto durante as semanas anteriores.

21 DE NOVEMbROJantar-convívio entre o Secretariado Federativo e os Presidentes de Concelhia da JS.

Comissão Política Federativa da JS Porto, com apresentação de moção (aprovada por unanimidade) de balanço da representação e participação dos jovens socialistas do distrito do Porto nos novos órgãos autárquicos eleitos a 29 de Setembro.

22 DE NOVEMbROEmissão de todos os certificado Certificados de Participação nas acções formativas desenvolvidas no mandato 2013-2014 no âmbito da Academia Autárquica. 30 DE NOVEMbROPresença e intervenção de Tiago Barbosa Ribeiro no jantar de tomada de posse dos novos órgãos da JS Marco de Canaveses.

DezembRO De 2013

2 DE DEzEMbRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

3 DE DEzEMbROApoio às estruturas: documento informativo sobre representativa das estruturas concelhias nas CPC do PS no distrito do Porto, apoiando directamente várias delas no diálogo local com o PS.

Page 20: Relatório de Actividades 2013-14

20

7 DE DEzEMbROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro no jantar de tomada de posse dos novos órgãos da JS Penafiel.

9 DE DEzEMbROReunião de trabalho entre o Secretariado Federativo da JS Porto, os Presidentes de Concelhia e os militantes e dirigentes dos Núcleos de Estudantes Socialistas do distrito do Porto.

10 DE DEzEMbRORepresentação em sessão evocativa dos 65 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem organizada pela Federação Distrital do Porto do PS.

12 DE DEzEMbROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro na sessão de tomada de posse dos novos órgãos da JS Porto.

13 DE DEzEMbRORepresentação no jantar de Natal da Federação Distrital do Porto do PS que teve lugar em Gondomar com a intervenção do Secretário-Geral do Ps.

Intervenção de Tiago Barbosa Ribeiro no jantar de tomada de posse dos novos órgãos da JS Maia.

14 DE DEzEMbROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro no jantar de tomada de posse dos novos órgãos da JS Trofa.

Page 21: Relatório de Actividades 2013-14

21

15 DE DEzEMbROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro na sessão de tomada de posse dos novos órgãos da JS Gondomar.

Intervenção de Tiago Barbosa Ribeiro na sessão de tomada de posse dos novos órgãos da JS Vila Nova de Gaia.

16 DE DEzEMbRORepresentação no encontro com o Secretário-geral do PS e dirigentes associativos do ensino superior público que decorreu no Auditório da Cantina da Universidade de Lisboa, promovido pela direcção nacional da JS e pela ONESES.

17 DE DEzEMbRO

A Federação Distrital do Porto da JS emitiu um comunicado denunciando a redução da oferta prestada pela Ryanair no aeroporto Francisco Sá Carneiro após o negócio de concessão por meio século da ANA. As denúncias foram confirmadas pela empresa, que foi obrigada a reiterar o seu compromisso com o Porto e a Região Norte após destaque da nossa posição em vários órgãos de comunicação social.

18 DE DEzEMbROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro no arranque do Ciclo de Formação da JS Porto.

19 DE DEzEMbROApoio ao arquivo fotográfico da JS.

21 DE DEzEMbROPresença no arranque da reunião da Comissão Nacional de Jurisdição da JS que teve lugar no Porto.

Participação na acção «Um Brinquedo, Um Sorriso» organizada pela JS Maia.

JANeIRO De 2014

6 DE JANEIROA «Academia da Federação Distrital do PS Porto para a Formação e o Debate» foi publicamente apresentada hoje de manhã, numa conferência que contou com a presença do Presidente da Federação Distrital do Porto da JS, Tiago Barbosa Ribeiro, reforçando a prioridade que a Federação da JS tem dado à formação dos seus militantes e à abertura a todos os cidadãos.

8 DE JANEIRODivulgação um documento orientador sobre o trabalho dos NES que foi enviado a todos os dirigentes das Concelhias e dos NES do Porto.

Page 22: Relatório de Actividades 2013-14

22

12 DE JANEIROEdição da Ficha Federativa sobre Competências, Atribuições e Órgãos das Autarquias Locais. As fichas federativas integram-se na nossa Academia Autárquica, procurando formular documentos de apoio para os nossos camaradas que se encontram nos órgãos autárquicos em todo o distrito do Porto, muitos pela primeira vez.

14 DE JANEIRORepresentação em reunião de trabalho com as Secções Sectoriais da Federação Distrital do Porto do Ps. 16 DE JANEIROLançamento da «Agenda 2017» pela Federação Distrital do Porto da JS. A «Agenda 2017» pretende reunir um conjunto de medidas que a Federação Distrital do Porto da JS considera fundamentais para a orientação da acção dos eleitos do PS nas autarquias do distrito do Porto (Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais) durante o mandato 2013-2017. Não se trata de um documento reflexivo nem exaustivo na sua abordagem, mas essencialmente focado na acção executiva e adequado à realidade do distrito do Porto, complementando assim todos os principais eixos de intervenção da Federação ao longo deste mandato.

17 DE JANEIRODeclarações de Tiago Barbosa Ribeiro à imprensa após aprovação do referendo à co-adopção. O Presidente da Federação Distrital do Porto da JS considerou que a aprovação da proposta de referendo ao direito a ter uma família é «um dia negro para Portugal». Mostrando-se convicto de que o referendo será chumbado pelo Tribunal Constitucional, Tiago Barbosa Ribeiro afirmou que isso não apaga a «vergonha que sentem todos os que exercem funções políticas» pela forma como a JSD conduziu este processo. «O PSD já foi um grande partido, mas é cada vez mais um grande estilhaço», terminou.

Marcação das eleições para a JS Santo Tirso. Após a impugnação e decisão da Jurisdição, o processo foi gerido directamente pelo Presidente da Federação Distrital, envolvendo todas as partes.

18 DE JANEIROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro na sessão de

tomada de posse dos novos órgãos da JS Baião.

Intervenção de Tiago Barbosa Ribeiro no jantar de tomada de posse dos novos órgãos da JS Paredes.

20 DE JANEIRORepresentação na reunião de Secretariado Federativo do Ps Porto.

Presença em jantar-convívio com Presidentes de CPC do PS Porto e primeiros eleitos autárquicos.

Reunião de acompanhamento e planeamento com estruturas e primeiros eleitos na Federação Distrital do Porto do Ps.

23 DE JANEIROIntervenção de Tiago Barbosa Ribeiro na formalização do Núcleo da União de Freguesias de Bougado S. Martinho e Santiago da JS Trofa.

Page 23: Relatório de Actividades 2013-14

23

ANeXOS

Por um questão de economia de espaço e custos de impressão, não se disponibilizam aqui todos os conteúdos, grafismos, cartazes, comunicados e outros documentos

editados ao longo do mandato, que podem ser encontrados online.

Page 24: Relatório de Actividades 2013-14

24

AGENDA 2017

WWW.FACEBOOK.COM/JSPORTODISTRITALWWW.JSPORTODISTRITAL.ORG

AGENDA 2017

WWW.FACEBOOK.COM/JSPORTODISTRITALWWW.JSPORTODISTRITAL.ORG

FICHA FEDERATIVA

Autarquias Locais | Competências, Atribuições e Órgãos

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | [email protected]

Autarquias Locais | Competências, Atribuições e Órgãos

Este documento foi trabalhado e redigido antes da nova lei de competências. A sua publicação reveste-se de carácter informativo sobre a acção das autarquias locais. O teor do documento deve ser interpretado de acordo com a nova lei (Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro), com a Declaração de Rectificação n.º 46-C/2013, de 1 de Novembro1. Uma autarquia local é uma pessoa colectiva pública, territorial, dotada de órgãos representativos e que visa a prossecução de interesses próprios da população respectiva. População e território são, assim, dois elementos fundamentais da ideia de autarquia local. A primeira porque a autarquia visa a prossecução de interesses comuns de um determinado agregado populacional, que habita o território dessa autarquia. E quanto ao território porque a autarquia se circunscreve a uma fracção do território nacional, é por ele limitada a sua área de intervenção.

Em Portugal, segundo o artigo 236.º da Constituição da República Portuguesa, existem 3 tipos de autarquias locais: as Freguesias, os Municípios e as Regiões Administrativas. Contudo, as Regiões Administrativas, apesar da sua previsão constitucional, nunca foram implementadas.

Todas as autarquias estão dotadas de um órgão deliberativo e de um órgão executivo, assim como todas dispõem de finanças e património próprios.

FREGUESIA

A Freguesia é a autarquia local mais pequena, de base infra-municipal. Visa a prossecução de interesses próprios da população residente nessa circunscrição territorial que corresponde a um território que se insere num município e aponta no sentido de uma política de proximidade com os cidadãos.

As atribuições da Freguesia circunscrevem-se: - Equipamento rural e urbano; - Abastecimento público; - Educação; - Cultura, tempos livres e desporto; - Cuidados primários de saúde; - Acção social; - Protecção civil; - Ambiente e salubridade; - Desenvolvimento; - Ordenamento urbano e rural;

1 http://dre.pt/pdf1sdip/2013/09/17600/0568805724.pdf. http://dre.pt/pdfgratis/2013/11/21202.pdf.

Page 25: Relatório de Actividades 2013-14

25

11:03 - 20.06.2013

Para Tiago Barbosa Ribeiro, da federação distrital do Porto da JS, a assinatura deste pacto "é inovadora". Foto:

DR

As federações distritais do PS e da JS e a Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas do Porto assinaram, na quarta-feira, um Pacto de Gerações, para que as listas socialistas às próximas autárquicas tenham uma “maior participação jovem”.

O líder da federação distrital do Porto da Juventude Socialista (JS), Tiago Barbosa Ribeiro, explica que a assinatura deste “pacto de gerações” com o líder da federação distrital do PS Porto, José Luís Carneiro, e o presidente da Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas do Porto, Nélson Oliveira, é “inovadora”.

Na opinião de Tiago Barbosa Ribeiro, este pacto resulta da cobertura que “a federação distrital do PS dá a uma reivindicação, a uma chamada de atenção para que as listas do PS nas próximas autárquicas no distrito do Porto tenham uma maior participação jovem”, não sendo esta uma “reivindicação no sentido aparelhista do termo”.

“Perante uma avaliação do número de jovens que tínhamos nas últimas autárquicas no distrito do Porto, este era de facto um número muito baixo. Em todos os concelhos temos muito jovens, sejam ou não militantes do PS, sejam ou não militantes da JS, que têm os seus percursos profissionais, a sua vida, mas que têm dado um contributo para a participação nos projetos autárquicos nos vários concelhos do distrito”, explicou.

Para o líder da estrutura, “nomeadamente nas áreas em que eles têm vindo a intervir, os jovens devem, em listas para assembleias municipais, para as vereações, para as assembleias de freguesia e juntas de freguesia, ser também os protagonistas do projecto autárquico e não apenas espectadores ou porta-bandeiras de 4 em 4 anos”.

Page 26: Relatório de Actividades 2013-14

26

PACTO DE GERAÇÕES

Caro/a Camarada,

A Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista, a Federação Distrital do Porto do

Partido Socialista e a Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas do Porto (ANJAS

Porto) entendem que as próximas eleições autárquicas são fundamentais para a afirmação do

PS no país e no distrito, devendo também constituir uma oportunidade ímpar de participação

dos nossos militantes mais jovens, aproximando-os dos nossos projetos autárquicos.

Ao longo dos anos temos vindo a defender a necessidade da renovação dos quadros e a

integração de jovens nas listas aos órgãos autárquicos, mas essa realidade continua ainda por

concretizar em vários concelhos do nosso distrito, prejudicando a afirmação social do PS e a

sua relação com os setores mais jovens e dinâmicos.

Num balanço efectuado ao mandato 2009-2013, observamos muitos concelhos com boas

práticas a este nível no distrito do Porto, mas também outros sem um único jovem nos

membros efetivos das listas às Câmaras/Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia.

Sabemos das dificuldades que estas escolhas abarcam, mas sem o apoio à afirmação dos

nossos militantes mais jovens não conseguiremos assegurar a representatividade social do PS

nem, a prazo, a sua sustentabilidade como força política intergeracional no distrito e no país.

Nesse sentido, os responsáveis dos órgãos da JS e do PS no distrito assinam este Pacto de

Gerações, apelando ao reforço dos jovens em todos os órgãos a que o PS se candidata no seu

concelho, destacando o papel daqueles que têm vindo a dar provas de elevada capacidade de

trabalho e qualidade, compatibilizando a sua actividade académica e profissional com a acção

política em prol das causas e dos combates do PS.

Aceite as nossas calorosas saudações socialistas,

Tiago Barbosa Ribeiro Presidente da Federação Distrital do Porto da JS

José Luís Carneiro Presidente da Federação Distrital do Porto do PS

Nélson Oliveira Presidente da Associação Nacional dos Jovens Autarcas Socialistas do Porto

Mário de Almeida Presidente da Mesa da Comissão Política Distrital do PS Porto Público - Porto

Tiragem: 38013

País: Portugal

Period.: Diária

Âmbito: Informação Geral

Pág: 18

Cores: Cor

Área: 16,11 x 29,88 cm²

Corte: 1 de 1

ID: 5142583220-12-2013

NELSON GARRIDO

A companhia irlandesa de baixo custo já tinha uma base no Porto e abriu outra em Novembro na capital

A Ryanair tem obtido “resultados

muito bons” na região Norte, pelo

que não pretende alterar a sua ope-

ração no Aeroporto Francisco Sá

Carneiro, garante fonte da empresa.

A companhia irlandesa de baixo

custo contraria assim um comu-

nicado emitido na terça-feira pela

Juventude Socialista ( JS) do Por-

to, associando a redução de algu-

mas frequências e rotas de voo à

privatização da ANA e ao início da

operação da Ryanair em Lisboa.

O assunto foi discutido na última

Assembleia Municipal do Porto.

“Podemos confi rmar que os pla-

nos a longo prazo da Ryanair para

o Porto não mudaram e que temos

uma relação muito positiva e satis-

fatória com o aeroporto e a região”,

garantiu ao PÚBLICO, por escrito,

fonte da empresa. A companhia aé-

rea confi rma a informação do co-

municado da JS de que, em 2014,

já não haverá voos do Porto para

Hamburgo e Nuremberga, na Ale-

manha, bem como a diminuição

Ryanair garante que não

está a desinvestir

no aeroporto do Porto

de algumas frequências (a ligação a

Madrid, por exemplo, passará de 15

para 14 voos semanais), mas garan-

te que estas são decisões de gestão

idênticas a outras que já ocorreram.

“Transportamos actualmente 2,5

milhões de passageiros nas nossas

rotas de e para o aeroporto do Porto.

(...) Em cada ano temos de ajustar a

nossa operação para refl ectir a rea-

lidade do mercado e, de tempos a

tempos, acrescentemos ou retiramos

frequências de certas rotas (...) Con-

tudo, estas decisões pontuais não

afectam o nosso compromisso global

com o Porto e esperamos continuar

a explorar novas oportunidades que

permitam que o nosso número de

passageiros permaneça o mesmo,

apesar destas pequenas mudanças”,

explica a mesma fonte.

No comunicado intitulado “Rya-

nair reduz oferta no Porto após pri-

vatização da ANA”, a JS associa as

alterações anunciadas para 2014 à

privatização em bloco da ANA e à

abertura de uma base da companhia

no aeroporto da Portela. “A decisão

da Ryanair surge alguns dias [depois]

do arranque da sua operação em Lis-

boa e após a privatização em bloco

da ANA, uma opção contra a qual se

manifestaram as principais forças

vivas do Norte, alertando precisa-

mente para o perigo de privilegiar

o aeroporto lisboeta em detrimento

do aeroporto do Porto”, disse a JS.

O assunto chegou à Assembleia

Municipal do Porto, com Luís Artur

Pereira (PSD), a chamar a atenção

para as notícias que davam conta de

uma diminuição de voos no Sá Car-

neiro, após a privatização da ANA.

O presidente da câmara, o inde-

pendente Rui Moreira, exortou Luís

Artur Pereira a prosseguir na luta pe-

la defesa dos interesses aeroportuá-

rios do Norte: “Está mais nas mãos

do Governo do que nas da câmara. O

modelo de privatização não acaute-

lou os interesses do Porto. O mínimo

exigível, e que foi prometido pelo

secretário de Estado numa reunião

em que estive presente, era que se

zelaria pelo hub do Porto, como se

fez em relação ao de Lisboa. Temos

de esperar e rezar para que seja a

cidade do Porto a puxar pelo seu

aeroporto e convencer o parceiro

privado a manter o hub. Receio que,

a partir de agora, tenha que ser o

Porto, e não o seu aeroporto, a puxar

pelo turismo”, disse Moreira.

A Ryanair garante que o fi m das

rotas de Hamburgo e Nuremberga

“se prende exclusivamente com a

performance dessas rotas em par-

ticular” e lembra que ainda recen-

temente foi anunciado um reforço

dos voos do Porto para Londres e

a nova rota para o aeroporto prin-

cipal de Bruxelas. As rotas do pró-

ximo ano – acrescenta a mesma

fonte — ainda não estão totalmente

fechadas, mas a Ryanair garante que

quer manter os níveis de actividade

no Porto, independentemente das

rotas que venham a abrir em Lisboa.

Aviação comercial

Álvaro Vieira,

Patrícia Carvalho

Companhia irlandesa de

baixo custo assegura que

abertura da base em Lisboa

não prejudica aposta na

região Norte

TGV Lisboa-Madrid: Governo insulta de novo o Norte

Federação Distrital do Porto da JS acusa Governo de ter mentido ao país e de insultar novamente o Norte

O Governo anunciou o arranque das obras do TGV entre Lisboa e Madrid, causando a mais profun-da estupefacção em todo o país. Ainda em 2011, quando estavam na oposição, os partidos da direita fizeram uma campanha sem tréguas contra o inves-timento público proposto pelo então Governo do PS e classificavam o projecto de alta velocidade como «megalómano e faraónico», incluindo as linhas de TGV que serviam não apenas Lisboa, mas todo o país.

Após ter criado uma crise política artificial que em-purrou o país para a troika e de ter aumentado a

Page 27: Relatório de Actividades 2013-14

27

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | academia@jsportodistrital

// Academia Autárquica

Vila Nova de Gaia, 23 de Março de 2013

A Academia Autárquica Federação Distrital do Porto da JS concentra as actividades

formativas da estrutura neste âmbito, vocacionando-se sobretudo para a formação

autárquica, sessões de esclarecimento, palestras, workshops e elaboração de

documentos formativos.

No dia 23 de Março decorre uma sessão intensiva da Academia Autárquica com

diferentes painéis e temáticas de intervenção autárquica, dirigindo-se a todos os

militantes da Federação Distrital do Porto da JS.

Mais informações, pedidos de documentação, inscrições e agenda de acções da

Academia podem soclicitadas para [email protected], encontrando-se

também disponíveis em www.jsportodistrital.org.

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | academia@jsportodistrital

// Academia Autárquica Informação sobre os oradores e participantes Eduardo Vilar, 57 anos, professor, é vereador da CM Lousada desde 1989, ano em que o PS

venceu as eleições pela primeira vez no concelho de Lousada. Num concelho onde os índices

de abandono escolar atingiram proporções astronómicas na década de 80, Eduardo Vilar

conseguiu uma dinâmica ímpar nas vertentes escolar, cultural e desportiva. Transformou

Lousada e deu um contributo enorme para a aposta política na construção de instalações

escolares e desportivas de excelência, uma oferta cultural dinâmica e, na área da Educação,

inverteu a tendência da década 80, sendo a actual taxa de abandono escolar residual,

rondando os 0,07%.

Marco Martins é um jovem Presidente de Junta de Freguesia, da populosa freguesia de Rio

Tinto, no município de Gondomar, e que agora abraça o desafio da candidatura à Câmara

Municipal de Gondomar. O seu perfil de autarca é associado a uma enorme proximidade com

a comunidade que representa. A participação na vida pública não se fica por aqui, uma vez que

também está ao serviço da comunidade através do corpo de bombeiros de que faz parte.

Formado em contabilidade, licenciou-se ainda em gestão e está a concluir um mestrado em

Administração Pública, com especialização em gestão autárquica.

Pedro Cruz e Silva é Assistente da Escola de Direito da Universidade do Minho (EDUM) e

investigador do NEDAL (Núcleo de Estudos do Direito das Autarquias Locais) da Universidade

do Minho. É Mestre em Direito Público prepara, actualmente, Doutoramento também em

Direito Público na Universidade do Minho. Além da docência e da investigação é também

advogado. O seu foco de investigação tem-no levado a acompanhar e produzir vários

artigos para revistas da especialidade sobre a recente reorganização do poder local, bem como

relacionados com recentemente discutida alteração das leis de competências e atribuições das

autarquias locais.

Joaquim Freitas da Rocha é Professor da Escola de Direito da Universidade do Minho assume o

cargo de Director do Departamento de Ciências Jurídicas Públicas desta Escola de Direito,

sendo igualmente Investigador do Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL).

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | geral@jsportodistrital

// Convenção Autárquica Distrital da JS

Lousada, 13 de Julho de 2013

A Federação Distrital do Porto da JS organiza a sua Convenção Autárquica Distrital no

Sábado, 13 de Julho, entre 14:30 e as 18:30, na Associação Industrial de Lousada. A

iniciativa conta com o apoio e participação da ANJAS Porto e da ANJAS.

Será um momento para apresentar as linhas que vão orientar a participação dos jovens

da JS nas listas autárquicas do distrito, tendo também oradores para partilharem

connosco mais ideias sobre a intervenção nas autarquias.

Este encontro surge após as iniciativas da Academia Autárquica que envolveram, entre

outras, a Formação Autárquica e o Fórum de Discussão do Manifesto Autárquico

Distrital Jovem.

A Federação Distrital do Porto prossegue assim com o seu trabalho para fortalecer a JS

e as candidaturas do PS em todo o distrito do Porto, sendo apresentado em breve o

Manifesto Autárquico Distrital Jovem «Agenda 2017».

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | academia@jsportodistrital

// Fórum de Discussão do Manifesto Autárquico Distrital da JS

Amarante, 20 de Abril de 2013

A Academia Autárquica Federação Distrital do Porto da JS concentra as actividades

formativas da estrutura neste âmbito, vocacionando-se sobretudo para a formação

autárquica, sessões de esclarecimento, palestras, workshops e elaboração de

documentos formativos.

No dia 20 de Abril a Federação Distrital promove um Fórum de Discussão

do Manifesto Autárquico Jovem. Este documento, enquadrado na Academia

Autárquica da estrutura, sistematizará as linhas estratégicas, as boas práticas e os

eixos fundamentais da Federação no âmbito da intervenção autárquica.

O fórum terá lugar em Amarante, na Escola Básica Amadeo Souza-Cardoso (Lugar do

Carvalho, Telões 4600-759 ; GPS: 41.28141, -8.091486), entre as 14:30 e as 18:30.

Mais informações, pedidos de documentação, inscrições e agenda de acções da Academia

podem solicitadas para [email protected], encontrando-se também disponíveis

em www.facebook.com/jsportodistrital e www.jsportodistrital.org.

Page 28: Relatório de Actividades 2013-14

28

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | geral@jsportodistrital

// Programa da Convenção Autárquica Distrital da JS

Lousada, 13 de Julho de 2013

14:15| Recepção

14:30 | Sessão de abertura da Convenção

José Santalha, Vice-Presidente do PS Lousada Nélson Oliveira, Presidente da ANJAS Porto e da JS Lousada Tiago Barbosa Ribeiro, Presidente da Federação Distrital do Porto da JS 15:00-17:00 | Sessões-debate - O desafio autárquico e o actual contexto nacional João Torres, Secretário-Geral da JS - O Perímetro da Política, da Gestão Pública e Gestão Privada Prof. Dr. Pedro Nunes, Professor Universitário de Gestão e Administração Pública. - O papel dos jovens socialistas nas autarquias portuguesas Marco Ferreira, Presidente da Associação Nacional de Jovens Autarcas Socialistas - Como governar uma autarquia à esquerda Pedro Machado, Vereador e Candidato do PS à Câmara Municipal de Lousada 17:00-17:30 | Pausa para café

Page 29: Relatório de Actividades 2013-14

29

FICHA FEDERATIVA

Autarquias Locais | Competências, Atribuições e Órgãos

www.jsportodistrital.org | www.facebook.com/jsportodistrital | [email protected]

Autarquias Locais | Competências, Atribuições e Órgãos

Este documento foi trabalhado e redigido antes da nova lei de competências. A sua publicação

reveste-se de carácter informativo sobre a acção das autarquias locais. O teor do documento

deve ser interpretado de acordo com a nova lei (Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro), com a

Declaração de Rectificação n.º 46-C/2013, de 1 de Novembro1.

Uma autarquia local é uma pessoa colectiva pública, territorial, dotada de órgãos

representativos e que visa a prossecução de interesses próprios da população respectiva.

População e território são, assim, dois elementos fundamentais da ideia de autarquia local. A

primeira porque a autarquia visa a prossecução de interesses comuns de um determinado

agregado populacional, que habita o território dessa autarquia. E quanto ao território porque a

autarquia se circunscreve a uma fracção do território nacional, é por ele limitada a sua área de

intervenção.

Em Portugal, segundo o artigo 236.º da Constituição da República Portuguesa, existem 3 tipos

de autarquias locais: as Freguesias, os Municípios e as Regiões Administrativas. Contudo, as

Regiões Administrativas, apesar da sua previsão constitucional, nunca foram implementadas.

Todas as autarquias estão dotadas de um órgão deliberativo e de um órgão executivo, assim

como todas dispõem de finanças e património próprios.

FREGUESIA

A Freguesia é a autarquia local mais pequena, de base infra-municipal. Visa a prossecução de

interesses próprios da população residente nessa circunscrição territorial que corresponde a

um território que se insere num município e aponta no sentido de uma política de proximidade

com os cidadãos.

As atribuições da Freguesia circunscrevem-se:

- Equipamento rural e urbano;

- Abastecimento público;

- Educação;

- Cultura, tempos livres e desporto;

- Cuidados primários de saúde;

- Acção social;

- Protecção civil;

- Ambiente e salubridade;

- Desenvolvimento;

- Ordenamento urbano e rural;

1 http://dre.pt/pdf1sdip/2013/09/17600/0568805724.pdf.

http://dre.pt/pdfgratis/2013/11/21202.pdf.

RADAR FEDERATIVO O Radar Federativo reúne dados estatísticos relevantes para a intervenção política dos nossos militantes, sistematizando informação sobre diferentes temas com enfoque no distrito e na Região.

Dinâmicas sociais e de emprego Porto, Junho de 2013

www.jsportodistrital.org ● www.facebook.com/jsportodistrital

MOÇÃOLimitação de mandatos e renovação da demo-

cracia

1. A renovação de mandatos é uma boa prática republicana

que permite a regeneração do nosso sistema democrático

em todas as esferas de acção pública, mesmo naquelas em

que a lei não o obriga.2. A Lei 46/2005 de 29 de Agosto, que estabelece limites à re-

novação sucessiva de mandatos dos presidentes dos órgãos

executivos das autarquias locais, refere muito claramente

que o presidente da câmara municipal e o presidente de

junta de freguesia, depois de concluídos três mandatos

consecutivos, não podem assumir aquelas funções durante

o quadriénio imediatamente subsequente ao último man-

Decisão sobre candidaturas autárquicas em in-

cumprimento

Federação Distrital do Porto da JS manifesta o seu rego-

zijo pela decisão do tribunal cível de Lisboa em relação à

candidatura de Fernando Seara, aguardando que todos os

candidatos em incumprimento sejam obrigados a cumprir

as leis da República.

A Federação Distrital do Porto da JS considera que esta

decisão salvaguarda os direitos, liberdades e garantias de

todos os cidadãos, já que alguns não podem interpretar ar-

bitrariamente leis em vigor em função dos seus interesses

particulares.

Tiago Barbosa Ribeiro, presidente da Federação Distrital do

Page 30: Relatório de Actividades 2013-14

30

Page 31: Relatório de Actividades 2013-14

31

Mais iNFoRMaÇÕes eM

WWW.FaceBooK.coM/JsPoRtodistRitalWWW.JSPORTODISTRITAL.ORG

Page 32: Relatório de Actividades 2013-14

WWW.FaceBooK.coM/JsPoRtodistRitalWWW.JSPORTODISTRITAL.ORG