relatorio corpo de prova

9
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ ENSAIO DE COMPRESSÃO DE CORPOS-DE-PROVA

Upload: rayanne-g-afonso

Post on 23-Dec-2015

81 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

trabalho sobre relatorio de corpo de prova

TRANSCRIPT

Page 1: Relatorio Corpo de Prova

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ

ENSAIO DE COMPRESSÃO

DE CORPOS-DE-PROVA

Cuiabá

2014/11

Page 2: Relatorio Corpo de Prova

Adelino Paula de Arruda

Eliamara de Arruda

Rayanne Gomes Afonso

ENSAIO DE COMPRESSÃO

DE CORPOS-DE-PROVA

Trabalho acadêmico apresentado comorequisito para obtenção de nota parcialda disciplina de Estrutura na construçãocivil, ministrada no curso Técnico em Edificações da Universidade de Cuiabá,pelo professor Dr. Paulo Rafael Pereira Santana.

Cuiabá

2014/11

Page 3: Relatorio Corpo de Prova

INTRODUÇÃOAs grandes exigências requeridas para um projeto é a resistência a compressão. Nesses casos, o projetista deve especificar um material que possua boa resistência à compressão, que não se deforme facilmente e que assegure boa precisão dimensional quando for solicitado por esforços de compressão. Compressão é um esforço axial que tende a provocar um encurtamento ou até o rompimento do corpo submetido a este esforço. Em ensaios de compressão realizados em concretos, são produzidos corpos-de-prova com dimensões padronizadas e são submetidos a uma força axial distribuída de modo uniforme em toda seção transversal do corpo-de-prova. Este tipo de compressão é o mais indicado para avaliar essas características de materiais frágeis, como o caso do concreto.

OBJETIVOEste relatório, juntamente com a aplicação prática, tem o objetivo de mostrar aos estudantes desta disciplina aprendam sobre a metodologia e a realização de um ensaio padronizado de compressão. Além disso, a elaboração do relatório proporciona um a compreensão dos dados obtidos para uma análise para se encontrar as propriedades do concreto ensaiado.

METODOLOGIA

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA O ENSAIO

· Betoneira ou misturador de concreto;· Balança;· Concha metálica;· Colher de pedreiro;· Moldes cilíndricos de 10x20cm;· Colarinho para preenchimento;· Tronco de cone para abatimento;· Haste de adensamento padronizado;· Placa de base para abatimento.

O cimento que utilizamos é o CPII-F-32. Para que não falte materiais para o preenchimento dos corpos-de-prova, utilizamos primeiramente 5Kg de cimento, que através do traço têm-se:·5kg de cimento (fig.1)

·10kg de areia (fig.2)

·15kg de brita (fig.3)

·2.000 Ml de água (fig.4)

Page 4: Relatorio Corpo de Prova

Fig1

Fig2

Fig3 Fig4

Porém não foi o suficiente, então acrescentamos 1kg de cimento, que através do traço obtivemos:·1kg de cimento.·2kg de areia.·3kg de brita.·600Ml de água

PRODUÇÃO DO CONCRETO NA BETONEIRA

Page 5: Relatorio Corpo de Prova

Fig5-adição dos agregados na betoneira.

ENSAIO DE ABATIMENTO POR TRONCO DE CONE (SLUMP TEST)

Durante o preenchimento do molde, o operador deverá pressionar com os pés nas aletas do molde, a fim de fixá-lo. O molde deverá ser preenchido por 3 camadas e cada camada deverá ser adensada com 25 golpes distribuídos uniformemente da haste padronizada. Para a última camada utilizasse um complemento auxiliar, conhecido como “colarinho”.

Fig6

Page 6: Relatorio Corpo de Prova

Limpar a placa da base e retirar o molde cuidadosamente na direção vertical. O abatimento do tronco de cone será a distância da base superior do molde ao centro da base da amostra, indicada através da régua. Após esse processo identificou-se cada corpo-de-prova e todos são colocados na câmara úmida até o dia dos rompimentos.

Fig7

PRODUÇÃO E PREPARAÇÃO DOS CORPOS-DE-PROVA

Os moldes de corpos de prova que serão utilizados serão 10x20 cm. Antes de proceder com o preenchimento dos moldes, foi aplicado um desmoldante.O adensamento foi realizado com o auxílio da haste de adensamento, realizando-se em 3 camadas distribuídas uniformemente e por sobre cada camada foi aplicado 12 golpes distribuídos por toda a camada. Cada corpo-de prova e todos são colocados na câmara úmida até o dia dos rompimentos.

Fig8

Page 7: Relatorio Corpo de Prova

ENSAIO DE COMPRESSÃO

Verificamos sua resistência a compressão na idade de aderência 7 e 28 dias. A aparelhagem necessária para a execução é a máquina de ensaio a compressão. Os corpos-de-prova devem ser posicionados de modo que seu eixo coincida com a máquina, de modo que a resultante das forças passe pelo centro. A carga foi aplicada continuamente, sem choque, até que o corpos de prova rompessem. Após o período de 7 dias, obteve-se as seguintes amostras:

Área do Cilindro: π*r2 = π52 -> 78,54 cm

8,32 t -> Transformando em MPa: ((8,32*1000)/78,54)/10 = 10,59 Mpa

Então no período de 7 dias, a resistência do concreto chegou a 10,59 Mpa. Para o período de 28 dias, o corpo de prova foi extraviado.

CONCLUSÕESA produção do concreto em si foi muito satisfatória, visto que foi nos apresentado os conceitos vistos em sala de aula em um ambiente prático, motivando os alunos a adquirir conhecimentos práticos e essenciais para um futuro Técnico.O ensaio de abatimento por tronco de cone, além de nos familiarizar com os equipamentos, mostrou-se muito completo quando se trata de traços de concretagem.

REFERÊNCIAS

E-CIVIL. O Cimento Portland.. Disponivel em: <

http://www.ecivilnet.com/artigos/cimento_portland.htm/>. Acesso em: 04 Dezembro de 2014.

CARVALHO, Roberto Chust; FIGUEIREDO, Jasson R. Filho. Concreto Armado. 3ed.Sao Carlos: EdUFSCar, 2007.

FUSCO, Pericles Brasiliense. Tecnologia do Concreto Estrutural. 2ed. rev.ampl. Sao Paulo: PINI, 2012, p. 13 e 14.