relatório biologia

3
Introdução: Com esta experiência pretendíamos avaliar a germinação de algumas sementes de feijão em várias condições ambientais. Colocámos 4 frascos em cima de uma bancada, num deles pusemos 3 feijões em algodão e regámos com água destilada, deixando à luz; no seguinte colocámos os mesmos 3 feijões em algodão, regámos e em seguida colocámos prata à sua volta, ficando o interior do frasco sem luz. No outro fizemos o mesmo procedimento que no primeiro, mas virámos o frasco na horizontal. Por último regámos um frasco com álcool etílico com os mesmos 3 feijões no seu interior e deixamos o mesmo à exposição solar. Ao longo da semana observámos os seguintes resultados: Dados: Recipiente A Este recipiente estava colocado à luz, e o frasco encontrava-se na vertical. No primeiro dia colocámos os 3 feijões, regámos e deixamos o frasco à exposição solar, como se mostra na imagem 2. No 2º dia de experiência não viemos ao laboratório, o recipiente tinha água suficiente e ainda se observaria quaisquer outros resultados No 3º dia (01/06/2011)

Upload: paulo-cardoso

Post on 05-Jul-2015

1.218 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relatório Biologia

Introdução:

Com esta experiência pretendíamos avaliar a germinação de algumas sementes de feijão em várias condições ambientais. Colocámos 4 frascos em cima de uma bancada, num deles pusemos 3 feijões em algodão e regámos com água destilada, deixando à luz; no seguinte colocámos os mesmos 3 feijões em algodão, regámos e em seguida colocámos prata à sua volta, ficando o interior do frasco sem luz. No outro fizemos o mesmo procedimento que no primeiro, mas virámos o frasco na horizontal. Por último regámos um frasco com álcool etílico com os mesmos 3 feijões no seu interior e deixamos o mesmo à exposição solar.

Ao longo da semana observámos os seguintes resultados:

Dados:

Recipiente A

Este recipiente estava colocado à luz, e o frasco encontrava-se na vertical.

No primeiro dia colocámos os 3 feijões, regámos e deixamos o frasco à exposição solar, como se mostra na imagem 2.

No 2º dia de experiência não viemos ao laboratório, o recipiente tinha água suficiente e ainda se observaria quaisquer outros resultados

No 3º dia (01/06/2011)

Como se pode observar na figura 3, só um feijão germinou (discussão dos resultados)

Esse feijão tinha 0.6 cm de raiz.

Regámos os feijões, para durar até ao quinto dia.

Page 2: Relatório Biologia

NOTA: no quarto dia de experiência não comparecemos no laboratório para a devida rega dos feijões e medição destes.

No 5º dia (03/06/2011)

Sob análise da figura 4, a cor do algodão ficou um pouco amarelada e havia excesso de água no recipiente; a raiz media 1.6 cm e continuava apenas um feijão a germinar.

NOTA: No 6º e 7º dia foi o fim-de-semana e não tínhamos acesso à escola.

No 8º dia e último dia da nossa experiência (06/06/2011)

Os feijões estavam apodrecidos; a raiz do único feijão que germinou também estava podre e só tinha apenas uma raiz seguida, não havia qualquer tipo de ramificação (media 2 cm).

Recipiente B