relatÓrio “2011 - daemo.sp.gov.br · - lei n° 3.542, de 16 de maio de 2011, que autoriza a...

11
RELATÓRIO “2011Fernando Barbosa Velho Diretor do Meio Ambiente Equipe: Camila Valente Furquim Vicente Cássio Roberto Vieira dos Santos Ana Lúcia Lopes Volfe Estagiários: Renan Ramos Fioramonte Sarah Bertazzi Augusto Larissa Maria Braga Luana de Souza Martins Luis Guilherme Rodrigues da Silva OLÍMPIA-SP DEZEMBRO DE 2011

Upload: hoangtu

Post on 16-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

RELATÓRIO “2011”

Fernando Barbosa Velho Diretor do Meio Ambiente

Equipe:

Camila Valente Furquim Vicente Cássio Roberto Vieira dos Santos

Ana Lúcia Lopes Volfe

Estagiários: Renan Ramos Fioramonte

Sarah Bertazzi Augusto Larissa Maria Braga

Luana de Souza Martins Luis Guilherme Rodrigues da Silva

OLÍMPIA-SP DEZEMBRO DE 2011

1. Visitas técnicas à CETESB Barretos, CETESB Rio Preto e

Prefeitura de Colina, reunião técnica para integração com o Sistema iCad e confecção da documentação para o Licenciamento Ambiental

2. Participação na Semana do Meio Ambiente em evento

promovido pela Prefeitura Municipal junto à comunidade.

3. Participação na II Capacitação de Educadores no Projeto “Bacia

Hidrográfica: Um instrumento na Educação” Fehidro TG 350/2009 realizado na APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Pólo Regional Centro Norte (Estação Experimental de Pindorama), confecção de relatórios de atividades e Projetos Pedagógicos.

4. Pesquisas e confecções de material de apoio para os trabalhos

desenvolvidos pela equipe (Arborização Urbana, Reflorestamento, Licenciamento Ambiental, Legislação de Resíduos, Reciclagem, Educação Ambiental), material educativo (folder de arborização urbana e banner do lixo eletrônico) e levantamento do Passivo Ambiental até 2010 da Prefeitura Municipal de Olímpia e DAEMO junto aos órgãos ambientais (CETESB e DPRN).

5. Vistorias e confecção de Laudos para autorização ou

indeferimento de poda/corte de árvores nas vias públicas.

6. Atividades de limpeza, cata-galhos, aguação, reposição de

mudas da arborização em avenidas e praças Plantio de grama nos taludes da ETE nova.

7. Elaboração de textos sobre educação ambiental publicadas na

Imprensa Oficial.

8. Elaboração da cartilha de educação ambiental em parceria com

o Instituto Ambiental Brasil e realização de palestras e distribuições das mesmas para rede de ensino municipal.

9. Atendimento as denúncias através do canal Click Ambiente,

disponível no site da prefeitura municipal.

10. Criação das seguintes Leis e Decretos Ambientais:

- Lei no 3.524, de 05 de abril de 2011, que cria o licenciamento e fiscalização ambientais no âmbito do Município de Olímpia, segundo o convênio celebrado aos 25 de março de 2010 com a CETESB. - Decreto no 4.992, de 06 de maio de 2011, que regulamenta a Lei Municipal no 3.524, de 05 de abril de 2011. - Lei n° 3.542, de 16 de maio de 2011, que autoriza a Prefeitura Municipal de Olímpia a firmar convênio com órgãos/entidades - Lei n° 3.549, de 15 de junho de 2011, que autoriza o Poder Executivo Municipal a realizar o convênio com o Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP, com a finalidade primordial de desenvolver uma avaliação e um diagnóstico ambiental das vias e praças públicas municipais. - Lei n° 3.552, de 29 de junho de 2011, que descentraliza serviços para a DAEMO AMBIENTAL, alterando leis que especifica.

- Lei n° 3.528, de 15 de abril de 2011, que dispõe sobre a implantação do Plano de Saneamento Ambiental de Olímpia/SP e dá outras providências. - Lei n° 3.525, de 05 de abril de 2011, que institui o Fundo Municipal do Meio Ambiente e dá outras providências. - Lei n° 3.524, de 05 de abril de 2011, que cria o Licenciamento e fiscalização ambientais no Município de Olímpia, segundo o convênio celebrado aos 25 de março de 2010 com a CETESB, e dá outras providências. - Lei n° 3.521, de 31 de março de 2011, que dispõe sobre a substituição e recolhimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais localizados no Município de Olímpia e dá outras providências.

11. Aquisição de equipamentos (prensa, balança e triturador de

galhos), cadastramento de podadores e catadores de materiais recicláveis e participação na reunião com o Juizado Eleitoral e os municípios da região para desenvolver atividades para a implantação da Coleta Seletiva.

12. Mudança para a nova sede do DAEMO Ambiental inaugurada

em 04/08/2011. A ETA e a Daemo Ambiental formam um só complexo em torno do mesmo segmento: água, esgoto, saneamento e meio ambiente.

13. Projeto Ambiental Estratégico Município VerdeAzul:

- Participação em capacitações do Projeto Município VerdeAzul (São José do Rio Preto e Barretos).

14. Com a liberação do recurso do PAC-2 tornou-se possível a

realização do Projeto Água limpa realizado pelo DAEMO Ambiental para a captação e conclusão da Estação de Tratamento de Água (ETA), adutora, rede de distribuição, estação elevatória e reservatórios. Segundo o projeto, a obra levará 18 meses para ser construída, obedecendo etapas e valores que irão sendo liberados pelo Governo Federal. A nova ETA será construída e concluída dentro do cronograma, ao custo total de R$ 13,329,670.43.

15. Aquisição de área para implantação de Viveiro de Mudas,

Educação Ambiental e Unidade Triagem de Material Reciclável (galhos e resíduos da construção civil).

16. Continuação do Projeto Criança Ecológica em parceria com a

Secretaria da Educação com as escolas municipais, com a distribuição de cartilhas e visita à nascente do Córrego Olhos D’Água.

16. Levantamento da quantidade de mudas e espécies produzidas

no viveiro municipal com a finalidade de reconhecer as espécies nativas e exóticas para um possível reflorestamento, se necessário.

17. A Prefeitura Municipal recebe o “Selo Verde” e o “Prêmio

Socioambiental Chico Mendes” passando a fazer parte do seleto grupo de Administradores “Líderes” projetados para serem exemplos para as demais prefeituras Brasileiras. A prefeitura de Olímpia poderá utilizar o selo do instituto em todos os seus materiais publicitários e realizar ações em conjunto com a instituição para capacitação e conscientização dos seus funcionários, fornecedores, clientes e revendedores. O selo também contribui para um melhor trâmite nos projetos ambientais do município junto aos órgãos do Governo Federal e Estadual na busca por mais recursos. O Prêmio Social Ambiental tem os objetivos de reduzir riscos ambientais e sociais e conseqüentemente atingir um maior nível de qualidade organizacional e social.

TROFEU de “GESTÃO SOCIOAMBIENTAL RESPONSÁVEL”

18. Em um contrato firmado com o Centro Universitário de Rio

preto – UNIRP, inicia-se o levantamento da arborização urbana com a finalidade primordial de desenvolver uma avaliação e um diagnóstico ambiental das vias e praças públicas municipais.

19. Mobilização através dos canais de mídia para a participação da população na Campanha Dia Mundial Sem Carro. O objetivo principal da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A idéia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

20. Palestra “Vamos tirar o planeta do sufoco – pacto social com o

objetivo da extinção das sacolas plásticas” no dia 27/09 ministrada pelo Sr. Antonio Augusto Giaretta, do PROCON de Jundiaí, junto com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e Associação Comercial e Industrial de Olímpia (ACIO).

21. Projeto Cidade Limpa (projeto da emissora TV TEM/Rio Preto –

afiliada da Rede Globo) entre os dias 26 e 30/09, atendendo mais de 30 bairros da cidade de Olímpia, onde são recolhidos todos os tipos de materiais que não tem mais utilidade nos domicílios. A população coloca esses materiais na calçada e os caminhões da prefeitura realizam a coleta e destinação. É um projeto inovador que envolve a comunidade num trabalho sustentável e motiva a qualidade de vida e a proteção ao meio ambiente.

22. Início do Licenciamento Ambiental através do Convênio com a

CETESB, com a abertura de processos para a autorização de corte de árvores nativas isoladas, intervenção em APP e funcionamento de empresas de baixo impacto ambiental.

23. Capacitação para todos os professores das escolas municipais

sobre Educação Ambiental com o tema Escola Sustentável ministrada pela Sra. Rosa Maria Toro Tonissi (Coordenadoria de Educação Ambiental – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Corta Fogo pelos Srs. Fabiano Botta Tonissi (Instituto Florestal – Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e Gilson Leonardo Morito (Agência Ambiental CETESB de Barretos).

24. Apresentação de Trabalhos de Educação Ambiental em

Workshop na Apta de Pindorama relacionado à capacitação de Bacia Hidrográfica – Um Instrumento de Educação.

25. Visita dos Docentes da capacitação de Bacia Hidrográfica ao

projeto de Visita às Nascentes, desenvolvido pela Divisão de Meio Ambiente junto a Secretaria Municipal de Educação.

26. Vídeo Conferencia de Educação Ambiental através da Rede do

Saber na Diretoria de Educação em São José do Rio Preto.

27. Treinamento de Brigada de Incêndio para os funcionários que

trabalham diretamente com áreas verdes e caminhões pipa.

28. Coleta de sementes durante o ano todo, para a produção de

mudas do viveiro municipal.