relato descritivo - canto ufc 2012

9
cant Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFC www.cantoufc.tumblr.com [email protected] Abril de 2012 Relato

Upload: canto-ufc

Post on 13-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Relato descritivo do histórico do Canto, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFC, 2012.

TRANSCRIPT

cantEscritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFC

[email protected]

Abril de 2012

Relato

Relatocan

Quem somos nós

O Canto é o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFC (Universidade Federal do Ceará). Até o presente momento, somos um grupo composto por 12 membros, sendo 4 fixos, 7 flutu-antes e um professor orientador.

Fundadores

Prof. Daniel Cardoso, Camila Matos, Cibele Bonfim, Felippe Fideles, Luciana Ximenes, Luna Lyra, Nággila Frota, Rebeca Gaspar

Membros fixos

Camila Matos [[email protected]], Jéssica Chaves [[email protected]], Natália Sousa [[email protected]].

Membros flutuantes

Bruna Bortolotti [[email protected]], Cibele Bonfim [[email protected]], Clarisse Queiroz [[email protected]] Liana Martins [[email protected]], Lucas Lessa [[email protected]], Luciana Ximenes [[email protected]], Nággila Frota [[email protected]], Rebeca Gaspar [[email protected]], Thaís Sales [[email protected]],

Professor orientador

Daniel Cardoso [ [email protected] ]

Breve histórico

Dentro do nosso curso houve inúmeras tentativas anteriores de estabelecimento de um EMAU. Em 2008, no Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (ENEA) realizado em Belém, o tema voltou à tona e a discussão foi retomada por intermédio de alguns alunos participantes do evento. No ano seguinte, 2009, a presença discente no Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU), no Rio de Janeiro, fortaleceu e organizou o movimento de articulação para a criação do Canto. Como fruto deste SeNEMAU, podemos citar o Momento EMAU e a oficina de criação do nome do escritório.

A formalização perante a Universidade só ocorreu no início de 2010, em paralelo já estavam sendo desenvolvidos os primeiros pro-jetos (Sede da Associação de Moradores da Praia de Peroba e Museu de Anatomia do Curso de Medicina – UFC).

Existe o amplo reconhecimento do Canto no Departamento e na Universidade, embora ainda seja difícil a captação de recursos.

Durante o primeiro ano de funcionamento, tivemos cerca de 7 estudantes voluntários engajados no programa. A primeira bolsa de extensão foi adquirida no início de 2011. Recentemente o Canto renovou esta bolsa para o ano de 2012 e adquiriu mais três bolsas, somando um total de quatro bolsistas vinculados ao Escritório.

Em agosto de 2012 será realizado na cidade de Fortaleza, o 16º SeNEMAU. Atualmente há um grupo formado por membros fixos e flutuantes compondo a comissão organizadora do Seminário e recentemente conseguimos aprovar um projeto de extensão vol-tado para a organização do evento no que concerne às pesquisas que amparam o desenvolvimento da temática e consequente definição do cronograma, bem como à gestão prática do Seminário.

UNIVERSIDADE

Ensino

Pesquisa

Extensão

Relatocan

Vínculo institucional com a universidade e relações externas

O Canto é registrado como Programa de Extensão na Pró-Rei-toria de Extensão da UFC.

No ano de 2011 iniciamos uma parceria com a Denfesoria Pública do Estado do Ceará, e estamos trabalhando em comunidades atigindas por obras da Copa de 2014. A parceria ainda não foi forma-lizada mas está sendo uma experiência importante para o Escritório.

Metodologia de trabalho

Recentemente o Canto definiu algumas alterações na sua metodologia de trabalho, principalmente em relação às demandas e vínculos dos membros. Uma das alterações determina que haverá uma chamada de projetos em forma de documento, direcionada à associações, ONGs e demais núcleos de influência para comunidades organizadas, com o intuito de democratizar o acesso destas aos ser-viços do Escritório. Notamos que o modo através do qual vínhamos trabalhando - onde as demandas chegavam por sugestão de pro-fessores e pessoas próximas aos membros do escritório - limitava o contato que poderíamos ter com outras comunidades organizadas.

Após a chamada de projetos, o Canto deve selecionar os projetos que atendem aos critérios pré-estabelecidos no documento a ser veiculado. Posteriormente, será feita a seleção de alguns proje-tos com base na quantidade de membros disponíveis e identificação com os princípios do Escritório. Define-se então um membro respon-sável para cada um dos projetos. O membro responsável forma uma equipe de trabalho formada por outros estudantes e um professor orientador; e deve coordenar o cronograma de atividades, porém não o deve fazer de forma hierárquica, é apenas alguém que deve aten-tar para prazos, escolhas de projeto e relação com o cliente. Desde

formalizaçãoperante a UFC

EMAU programa de extensão

Relatocan

o início, estabelecem-se prazos de entrega, que podem ser altera-dos de acordo com a disponibilidade do próprio cliente. A equipe res-ponsável pelo projeto deve encontrar-se pelo menos um turno por semana para produção. Sempre buscamos uma formação do grupo de trabalho diversa, em relação tanto a tempo de curso quanto de habilidades. Esse é um momento para inserir novos membros inte-ressados junto a uma equipe mais experiente, de forma a capacitar essas pessoas.

Apesar de pronta, a chamada de projetos ainda não ocor-reu, pelo motivo principal de que o Canto sofreu, recentemente, uma evasão por parte de alguns membros que dentre outros motivos encontram-se em fase de conclusão do curso de Arquitetura e Urba-nismo, intercâmbio ou até por falta de um comprometimento mais profundo com o Escritório. Como resposta a este último motivo de evasão, o Canto alterou também o formato de ingresso no Escritório, que será explicado mais à frente.

Quanto à organização cotidiana do escritório, temos os membros fixos, que são aqueles responsáveis diretamente pelo Canto e que além de serem responsáveis por projetos, assumem fun-ções administrativas em forma dos seguintes cargos: almoxarifado, planejamento, conteúdo, comunicação e documentação. Cada fun-ção tem produtos e metas a serem feitas no decorrer do semestre. O produto dos cargos é uma pauta fixa nas reuniões semanais do escri-tório, assim como o andamento dos projetos. Tanto membros fixos como membros flutuantes ativos devem participar dessas reuniões.

As reuniões semanais abordam os assuntos burocráti-cos, informes e atualizam o escritório sobre cada projeto e proble-mas encontrados, por isso são extremamente importantes para o andamento do Canto como um todo. Além das reuniões semanais, temos duas a três vezes por semestre uma reunião de projeto, nor-malmente mais informal, realizada junto com alguma atividade do C.A.C.A.U (Centro Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC), para promover a discussão sobre os projetos do Canto junto com seus membros e o curso. É um espaço onde todos podem opinar e dar sugestões, de modo a trocar experiências, discutir os projetos e integrar as atividades do escritório com o curso.

Relatocan

Ao final de cada semestre, há uma imersão onde são dis-cutidas diretrizes para o escritório e é feito um balanço das ativida-des do semestre. É um momento também para rever o regimento e pensar em atividades para os novos ingressantes do curso.

Para ser membro do Canto, estabelecemos que os estu-dantes participem do Nivelamento, que é um momento onde faze-mos uma apresentação sobre alguns conceitos fundamentais, a respeito do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), por exemplo e como isso se relaciona à nossa prática no Canto. Apre-sentamos também um breve histórico do Escritório, incluindo alguns projetos desenvolvidos ao longo do tempo. Com o Nivelamento, espera-se que estas pessoas estejam mais aptas a participarem das nossas reuniões, já que há uma equalização das idéias, favorecendo o diálogo. Vale salientar que a participação no Nivelamento não é condição para a participação em nenhuma reunião do Canto.

Após o Nivelamento, quem se interessar por participar efeti-vamente do Canto deve começar a freqüentar as reuniões semanais, a fim de acompanhar a dinâmica do Escritório e engajar-se em algum projeto que esteja sendo desenvolvido. A participação desta forma (reuniões semanais + projeto) foi definida com o nome de “membro flutuante”. É possível que após algum tempo como membro flutu-ante, este venha a querer se envolver mais profundamente com o Canto, assumindo um cargo e tornando-se assim o que chamamos de “membro fixo”. A escolha deste cargo deve ocorrer num momento especialmente voltado para isso, que chamamos de “Afinação” onde

NIVELAMENTO

PROJETO

RITUAL+

CARGO

REUNIÕES SEMANAISREUNIÕES SEMANAISR EUNIÕES SEMANAISR EUNIÕES SEMANAISR EUNIÕES SEMANAISR EUNIÕES SEMANAIS

MEMBRO FIXO

MEMBRO FLUTUANTE

Relatocan

haverá uma conversa entre os membros interessados e os já defini-dos como fixos. Orienta-se que o cargo deve ser escolhido pelo futuro membro fixo levando em consideração a afinidade deste com a fun-ção que assumirá e as necessidades do Escritório.

Principais desafios e conquistas

Após um período três anos de funcionamento, podemos listar alguns pontos fortes que nos favorecem e foram conquistados ao longo do tempo e do nosso trabalho; bem como alguns desafios que ainda estão por ser superados:

Conquistas

1. Regularização institucional: Hoje, após várias reuniões de departamento, onde debatemos juntamente com os professores e coordenadores a importância do Escritório Modelo, estamos forma-lizados junto a Pró-Reitoria de Extensão da UFC como um programa de extensão, o que nos rendeu, até agora, além de reconhecimento, quatro bolsas de extensão, uma sala e um computador (cedido por outro projeto de extensão da UFC, o ArqPET).

2. Créditos extracurriculares: A atual estrutura curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC não prevê créditos extra-curriculares para a atividade do EMAU, mas um novo projeto político pedagógico que foi recentemente aprovado e deve entrar em vigor no período letivo de 2012.1, especifica o Canto como uma possibilidade de atividade complementar valendo créditos para os participantes.

3. Participação de novos membros: Agregar novos participan-tes ao Canto tem sido uma preocupação desde os primeiros esboços de implementação. Neste sentido, frequentemente promovemos atividades (oficinas, debates, exibição de vídeos) que convidem à aproximação, novos membros.

Relatocan

Desafios

1. Conciliação de atividades curriculares e de extensão:Temos enfrentados algumas dificuldades no que diz respeito à

conciliação e disponibilidade de envolvimento nas atividades curricu-lares (acompanhamento das disciplinas) simultaneamente às ativi-dades de extensão da universidade em geral, visto que as atividades de extensão não são previstas na atual grade curricular do curso. Há, porém, a perspectiva de um futuro mais confortável para as futuras turmas que forem contempladas com o novo projeto político peda-gógico.

2. Sustentabilidade financeira: O financiamento pela univer-sidade não tem sido suficiente em termos de estruturação do escri-tório e oferta de bolsas para os participantes. Diante disso, temos buscado alternativas de contrapartida através de projetos e editais que possam financiar a atividade de extensão.

3. Metodologia de projeto: Há, durante a graduação, uma carência na prática de gestão de projeto e equipes de trabalho, bem como de interação com um cliente real. Esta limitação acaba por tornar nossa formação deficiente, porém, o Canto surge também como uma resposta a este problema, ao proporcionar experiências de gerência e contato direto entre as demandas e seus participantes, enquanto ainda estão em processo de graduação.

4.Envolvimento com uma comunidade: Ainda não nos envol-vemos com nenhuma comunidade de maneira efetiva. Chegamos a projetar a sede da associação de moradores de Peroba, porém, como a comunidade não era suficientemente articulada, o projeto não che-gou a ser executado. O maior envolvimento, entretanto, está sendo com a comunidade Lauro Chaves, que será atingida pelas obras da Copa Mundial de Futebol de 2014, onde estamos trabalhando na regularização fundiária de algumas casas.

Situação atual do escritório

Relatocan

O Canto, atualmente, tem quatro projetos em fase de elabo-ração, são eles:

1. Regularização Fundiária da Comunidade Lauro Chaves - Par-ceria com a Defensoria Púplica do Estado do Ceará;

2. Reforma da Creche Aprisco;

3. Reforma de salas do curso de pós-graduação da Comunica-ção Social - Campus do Benfica UFC.

O Canto está, ainda, à frente da organização do Seminá-rio Nacional dos Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU) 2012 que acontecerá em Fortaleza. O escritório encara o seminário como um projeto equivalente aos outros em andamento. Todos os projetos citados, inclusive o SeNEMAU, foram aprovados pela Pró-Reitoria de Extensão da UFC. Procuramos com essa medida reconhecer nosso trabalho perante a Universidade.

Algumas outras atividades também estão sendo desenvolvi-das pelo escritório como a proposta de criação de cursos sobre assun-tos já tratados dentro do Canto ou que possam auxiliar projetos em andamento, bem como os futuros.

Como forma de expor à comunidade acadêmica o que tem sido produzido no Canto, desenvolvemos trabalhos que foram apresenta-dos em congressos de extensão universitária: Encontros Universitá-rios da UFC; Congresso de Iniciação Científica do ENEA Bauru; Con-gresso Brasileiro de Extensão Universitária; e Congresso de Iniciaçõs Científica do EREA São Luís.