relações internacionais - são paulo global · internacionais, as relações internacionais do...

3
RELAÇÕES INTERNACIONAIS Assessoria Especial para Assuntos Internacionais Palácio dos Bandeirantes Av. Morumbi, 4500 (1º andar) 05650-905 São Paulo, SP Brasil Telefone: +55 (11) 2193-8840 Fax: +55 (11) 2193-8858 E-mail: [email protected] Twitter: @globalsaopaulo PARA ACESSAR O SITE WWW.SAOPAULOGLOBAL.SP.GOV.BR PARA LER ESTE DOCUMENTO NO SEU CELULAR OU TABLET Palácio dos Bandeirantes Fotos | José Luis da Conceição, Camilla Carvalho, Eliana Rodrigues, A2 Fotografia e Governo do Estado de São Paulo.

Upload: doandiep

Post on 14-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Relações inteRnacionais - São Paulo Global · Internacionais, as relações internacionais do Governo do Estado de São Paulo são executadas coordenadamente por vários órgãos

RelaçõesinteRnacionais

Assessoria Especial para Assuntos Internacionais

Palácio dos BandeirantesAv. Morumbi, 4500 (1º andar)

05650-905 São Paulo, SPBrasil

Telefone: +55 (11) 2193-8840Fax: +55 (11) 2193-8858

E-mail: [email protected]: @globalsaopaulo

para acessar o site

www.saopauloglobal.sp.gov.br

para ler este documento no seu celular ou tablet

Palá

cio

dos

Ban

deira

ntes

Foto

s | J

osé

Luis

da

Con

ceiç

ão, C

amill

a C

arva

lho,

Elia

na R

odri

gues

, A2

Foto

grafi

a e

Gov

erno

do

Esta

do d

e Sã

o Pa

ulo.

Page 2: Relações inteRnacionais - São Paulo Global · Internacionais, as relações internacionais do Governo do Estado de São Paulo são executadas coordenadamente por vários órgãos

Destaques

o estado de são Paulo:• mantém relações internacionais com mais de 100 países e 20 organismos multilaterais; • participa de 14 redes de governos subnacionais, como ICLEI, Metropolis, Cúpula de Líderes Regionais, nrg4sd ou Fórum de Regiões Mundiais;• possui mais de 100 programas e projetos de cooperação ativos;• é pioneiro na adoção de programa de governo de relações internacionais (Decreto n° 57.932).

em 2011 e 2012, o Governo do estado de são Paulo:

• organizou 150 missões internacionais; • promoveu 50 eventos internacionais no Brasil e no exterior;• recebeu a visita de 900 delegações estrangeiras para encontros e reuniões de trabalho com membros da administração;• firmou 90 acordos internacionais.

1973:

• ano em que foi firmado, com a província japonesa de Mie, o primeiro acordo internacional do estado de São Paulo

o Governo do estado de são Paulo adota uma estratégia internacional com três eixos:

0.1 Ao longo da história, o Estado de São Paulo tem crescido com os braços abertos para o mundo. Com uma das mais dinâmicas e pujantes economias da América Latina, a sua importância transcende as fronteiras do Brasil.

O Estado desfruta de um amplo portfólio de parceiros e projetos de cooperação internacional, em áreas tão variadas quanto ciência e tecnologia, meio ambiente, segurança pública, educação, transportes e infraestrutura, agricultura, direitos da pessoa com deficiência ou investimentos.

Além da atração de boas práticas e recursos internacionais, a cooperação de São Paulo está centrada também na capacitação e transferência de tecnologias para países em desenvolvimento.

Sob supervisão da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, as relações internacionais do Governo do Estado de São Paulo são executadas coordenadamente por vários órgãos e entidades governamentais – secretarias estaduais, empresas, autarquias e fundações – com a missão comum de tornar São Paulo um player preponderante no cenário global.

A atuação internacional do Estado de São Paulo é feita em harmonia com o modelo constitucional e federativo brasileiro e se pauta pela observância dos princípios que regem a política externa do Brasil.

informaçãoDemocratização do acesso no exterior a informações sobre o Estado de São Paulo através de várias ferramentas de comunicação.

internacionalização

Elevação da participação e do

reconhecimento de São Paulo

no cenário internacional por

intermédio da adoção de um número

crescente de programas e projetos

de cooperação internacional e da

organização de missões ao exterior,

contribuindo, dessa forma, para a

projeção internacional do Brasil.

institucionalizaçãoAdoção de instrumentos jurídicos e organizacionais e identificação de recursos humanos e orçamentários, que permitam a execução de uma política de estado de relações internacionais com metas a longo prazo, conduzida por todas as secretarias estaduais.

Page 3: Relações inteRnacionais - São Paulo Global · Internacionais, as relações internacionais do Governo do Estado de São Paulo são executadas coordenadamente por vários órgãos

0.2 Plano de Governo de Relações internacionais

Adotado em abril de 2012, o programa de governo “São Paulo no Mundo: Plano de Relações Internacionais 2011-2014” estabelece uma inserção internacional organizada e com objetivos de longo prazo. O plano institui três objetivos gerais, 16 prioridades setoriais e 54 metas específicas quantificáveis. Todas as secretarias do Governo do Estado de São Paulo têm atividades internacionais.

Os três objetivos gerais são:• Promover o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, harmonizando seus pilares econômico, social e ambiental e garantindo o bem-

-estar das futuras gerações;• Elevar o nível de participação do Estado de São Paulo no contexto da intensificação do papel regional e global do Brasil;• Contribuir para a governança democrática e o desenvolvimento de parcerias entre os povos.

0.3coordenadorias

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais é composta por cinco coordenadorias, que exercem suas atividades sob supervisão do Assessor Especial do Governador para Assuntos Internacionais.

ProtocoloSendo um dos maiores polos econômicos mundiais, o Governo do Estado de São Paulo recebe a visita de centenas de delegações estrangeiras de cunho diplomático, político, empresarial ou técnico para reuniões de trabalho com o governador, vice-governador, secretários estaduais, assessores especiais ou presidentes de empresas estaduais. Além disso, o Governo do Estado de São Paulo organiza missões ao exterior com o objetivo de promover e defender os interesses do estado e do Brasil.

Michael Bloomberg José Manuel Durão BarrosoDavid CameronChristine Lagarde

PesquisaCom o objetivo de produzir e difundir conhecimentos sobre assuntos estratégicos internacionais, a coordenadoria mapeia as principais tendências globais de políticas públicas e produz relatórios internos de aconselhamento. Com o crescente interesse da comunidade acadêmica global sobre o tema da paradiplomacia (também conhecida como diplomacia subnacional), a coordenadoria também tem como missão estabelecer elos com a comunidade acadêmica brasileira e estrangeira que se debruça sobre este tema.

Palá

cio

dos

Ban

deira

ntes

comunicação internacionalComo player global, o Estado de São Paulo é diariamente merecedor do interesse da imprensa sobre suas ações domésticas e internacionais. Com cerca de 200 correspondentes da imprensa estrangeira residindo em São Paulo, a coordenadoria promove o acesso da imprensa internacional ao governo paulista e realiza várias ações de promoção do Estado.

cooperação internacionalA cooperação do governo se materializa em nível bilateral, através do estabelecimento de programas de cooperação com países, estados federados, cidades ou empresas multinacionais.

As relações internacionais são também exercidas em nível multilateral por intermédio da participação em redes, fóruns e organismos internacionais, como Metropolis, Cúpula de Líderes Regionais, Fórum de Regiões Mundiais, Organização das Regiões Unidas, Rede de Governos Locais para o Desenvolvimento Sustentável (nrg4sd) ou Grupo do Clima, entre outros.

eventosPara fortalecer sua cooperação com parceiros externos, o Governo do Estado de São Paulo organiza vários eventos, como seminários, palestras e cúpulas multilaterais em áreas de investimentos, comércio bilateral, ciência e tecnologia, ensino profissional, meio ambiente, transportes metropolitanos, esporte, entre outros. Esses eventos são organizados no Brasil e no exterior.