regulamento geral · regulamento geral . das ... art. 3° - para que ocorra a realização das...

12
Regulamento Geral

Upload: nguyenbao

Post on 02-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Regulamento

Geral

DAS FINALIDADES

Art. 1º - O 10º JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL 2016 é uma promoção da Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Fundação Municipal de Esporte/ FUNESP,tendo por finalidade promover o congraçamento e intercâmbio entre os servidores públicos municipais da Prefeitura Municipal de Campo Grande, fomentando a prática esportiva, a recreação e o lazer, favorecendo assim a integração e a valorização como indivíduos atuantes na sociedade.

DAS MODALIDADES

Art. 2° - O 10º JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL 2016 será realizado de 01 á 20 de dezembro 2016, nas seguintes modalidades:

Modalidades Sexo Número de

Participantes Número Máximo de

Inscritos

INDIVIDUAL SIMPLES

Dama Livre 02 atletas 04 atletas

Xadrez Livre 02 atletas 04 atletas

Tênis de Mesa Masculino e Feminino) 02 atletas masculino 04 atletas masculino

02 atletas feminino 04 atletas femenino

Atletismo Corrida de 10 Km e Caminhada 5 km

Livre Livre

INDIVIDUAL COLETIVA

Bozó Dupla livre

Masculino, Feminino ou Misto

02 duplas 04 atletas

Dominó Dupla livre

Masculino ,Feminino ou Misto

02 atletas 04 atletas

Sinuca Dupla livre

Masculino, Feminino ou Misto

02 duplas 04 atletas

Truco Ponto Acima Dupla livre 02 duplas 04 atletas

COLETIVAS

Futsal Masculino e Feminino 01 equipe por sexo 14 atletas + 02 especiais

Voleibol Masculino e Feminino 01 equipe por sexo 14 atletas + 02 especiais

Art. 3° - Para que ocorra a realização das modalidades fica estabelecido o limite mínimo de 03 (três) Secretarias/Órgãos inscritos por modalidade.

DA ORGANIZAÇÃO

Art. 4° - A organização do 10º JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL 2016 será de responsabilidade da Fundação Municipal de Esporte – FUNESP, através da Divisão de Esporte e Lazer – DIVEL I, obedecendo à seguinte estrutura:

a) – Direção Geral; b) – Direção Técnica; c) - Coordenador de Modalidade; d) - Comissão Disciplinar; e) - Secretaria Geral.

Art. 5° - Podem participar do 10º JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL 2016 os servidores públicos municipais de Campo Grande: efetivos, convocados, comissionados e contratados que fazem parte da PMCG, lotados nas Secretarias/Órgãos que estejam em exercício. ɪ - O funcionário cedido (publicação no Diário Oficial do Município) irá representar a Secretaria/ Órgão onde esteja desenvolvendo suas funções atualmente ou optar pelo Órgão de origem.Quem não estiver cedido oficialmente deverá participar pelo Órgão de origem. ɪ ɪ – O funcionário inscrito que for transferido, cedido ou retornado ao Órgão de origem após a entrega da ficha de inscrição, poderá participar das competições pela Secretaria/Órgão em que ele estava prestando serviço. ɪ ɪ ɪ - Fica autorizado todas as Secretaria e órgãos a participar dos jogos com os seus servidores que fazem parte das mesmas que são pela “OMEP e SELETA”, tendo que ser avalizado pelo secretario da pasta, pelo setor de RH desta secretaria e comprovado através do holerite do mês de outubro o local onde o funcionário está exercendo sua função. Art. 6º - Será permitida para cada modalidade coletiva somente a participação de 02 (dois) atletas especiais que não são do quadro municipal, ficando restrito para: prestadores de serviços terceirizado, mirins e estagiários, desde que seja comprovado com o holerite. Art. 7º - Será de responsabilidade do setor de Recursos Humanos (RH) de cada Secretaria/Órgão, a comprovação do atleta inscrito como servidor daquele Órgão. Conforme os itens que consta nos artigos 5° e 6° Art. 8º - Os integrantes das equipes serão identificados antes do início de cada jogo por um dos seguintes documentos ou fotocópias autenticadas em cartório:

1. - Carteira de Identidade (RG); 2. - Carteira Profissional (Conselho Regional); 3. - Passaporte; 4. - Carteira de Motorista (CNH); 5. - Carteira expedida pelo Ministério da Defesa (Aeronáutica, Exército ou Marinha); 6. - Carteira Funcional com foto.

DAS INSCRIÇÕES E DAS REPRESENTAÇÕES

Art. 9° - A ficha de inscrição do 10º JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL 2016 devem ser entregues até às 17 horas do dia 22 de novembro de 2016 (3ª Feira) na FUNESP na Divisão de Esporte e Lazer – DIVEL I/FUNESP. § Único – Nas fichas de inscrição da Secretaria/Órgão terá que constar um responsável geral junto à organização dos jogos.

Art. 10 - As fichas de inscrições devem ser preenchidas em 03 vias digitadas corretamente com nome completo dos participantes e assinadas pelo responsável da pasta e pelo responsável do RH. Art. 11 - Cada atleta inscrito na 10° edição dos Jogos do Servidor poderá participar em 01 modalidade coletiva e 01 individual. Será vetada a participação de atletas não inscritos regularmente.

DA PREMIAÇÃO

Art. 12- Será consagrada Campeã dos 10º JOGOS DO SERVIDOR MUNICIPAL/2016 a Secretaria/Órgão que obtiver maior número de pontos obtidos de acordo com a classificação das modalidades disputadas nos naipes masculino, feminino ou misto.

Parágrafo único – A Tabela de pontuação para o masculino, feminino ou misto será a seguinte:

1º Lugar 13 pontos

2º Lugar 08 pontos

3º Lugar 05 pontos

4º Lugar 03 pontos

5º Lugar 02 pontos

6º Lugar 01 ponto

Art. 13- Na classificação final, será concedida a seguinte premiação:

a) 01 troféu geral ao 1º, 2° 3° lugar na classificação geral; b) Medalhas para os atletas e técnicos classificados em 1º, 2º e 3º lugar nas competições

individuais e coletivas.

Art. 14 - Em caso de empate na classificação geral, vencerá a Secretaria/Órgão que houver conseguido o maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, será adotado o mesmo critério para as colocações seguintes (2º, 3º) e assim sucessivamente, até o desempate. Caso o empate permaneça, será feito sorteio.

DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 15– O Congresso Técnico será realizado no dia 29 de novembro de 2016, às 18 horas na sala de reuniões da FUNESP. Este será o último prazo para correções, complementos ou trocas das fichas de inscrições. Observação: Em caso de alterações, a Secretaria/Órgão deverá trazer uma nova ficha de inscrição, com as assinaturas do responsável da pasta e responsável do RH.

DOS PARTICIPANTES

Art. 16 - Os participantes devem estar no local de competição, pelo menos 30 minutos antes do horário previsto na programação, devidamente uniformizados. Art. 17 - É obrigatório antes do início da competição, o representante ou técnico de cada Secretaria/Órgão deverá entregar ao coordenador da modalidade a relação nominal dos atletas com os seus respectivos documentos de identificação. Art. 18 – No caso das equipes chegarem para o jogo trajando camisetas da mesma cor, a equipe relacionada no lado esquerdo da tabela terá que trocar no prazo máximo de 15 minutos.

§ Único – Caso não ocorra troca de uniforme no prazo estabelecido, a equipe será considerada perdedora por WO. Art. 19- Não será aceita improvisação nos uniformes dos atletas, tais como: números fixados com fitas colantes, esparadrapos ou similares, ou ainda presos com alfinetes ou clipes. Art. 20– Não serão permitidos nomes de políticos, nome de partido, bebidas alcoólicas e marcas de cigarros impresso nos uniformes dos atletas e membros da comissão técnica. A equipe infratora terá que trocar o uniforme no prazo de 15 minutos. Caso não ocorra no prazo estabelecido, será considerada perdedora por não comparecimento (WO). Art. 21 – Será desclassificada da modalidade a entidade que não se apresentar no local do jogo e/ou competição no horário determinado, sendo permitido o prazo de 15 minutos de tolerância para o 1º jogo da rodada. A equipe que incorrer em W.O será desclassificada da competição na modalidade e perderá os pontos adquiridos na fase de classificação.

DO SISTEMA DE DISPUTA

Art.22 - O sistema poderá ser rodízio, eliminatória simples ou dupla eliminatória conforme o número de equipes inscritas por modalidade. Art.23 - Caso haja empate na modalidade de Futsal na fase classificatórias para critério de classificação deverá haver cobrança de penalidades máximas alternadas até o desempate. Art.24 - Na modalidade de Voleibol e Futsal critério de desempate será da seguinte forma:

1- Confronto direto entre 02 equipes; 2- Maior número de vitórias. 3- Saldo de gols ou sets; 4- Sorteio.

Art. 25- Nas modalidades coletivas, para efeito de classificação na chave, serão adotados os seguintes critérios de pontuações:

a) Futsal: .vitória: 03(três) pontos, .empate: 02(dois) pontos, .derrota: 01(um) ponto

b) Vôlei vitória: 02 (dois) pontos, derrota: 01(um) ponto;

Art. 26 - As transgressões relativas à disputa e às competições sujeitam o infrator às seguintes punições:

a) – Advertência escrita; b) – Suspensão dos jogos; c) – Perda de pontos; d) – Exclusão dos jogos.

Art. 27 - Estará automaticamente suspenso da próxima partida, independente das sanções impostas pela Comissão Disciplinar, o atleta, técnico ou dirigente que, na modalidade de:

a) – Futsal: receber 01(um) cartão vermelho ou 02(dois) cartão amarelo. b) - Voleibol: for desqualificado da partida.

DO CONSELHO DISCIPLINAR

Art. 28 – O Conselho Disciplinar do 10º Jogos do Servidor Público Municipal 2016 será composto por 5 ( cinco) membros designados pelo Presidente da FUNESP.

Art. 29 – O Conselho Disciplinar será regido pelo Código Nacional de Organização da Justiça e da Disciplina Desportiva em vigor no país, e pelo Regulamento Geral dos Jogos. Art. 30 – O Conselho Disciplinar terá 1 (um) Presidente e 1(um) Auditor, eleitos dentre os 5(cinco) membros designados. Art. 31 – O Conselho Disciplinar estabelecerá normas específicas quanto à impetração de recursos, defesas, acusações e penalidades diversas. § Único – O Conselho Disciplinar terá a função legal a partir de sua instalação, que deverá anteceder o início das competições e funcionará até 48 horas, após o término dos Jogos.

Art. 32 - No processo de requerimento de recursos deverão ser observados os seguintes critérios:

I. Encaminhamento de requerimento do responsável pela equipe explicando claramente o assunto a que se refere, entregando-o ao Coordenador da Modalidade no próprio local de competição, até 1 hora após o término do jogo em questão;

II. Apresentação do comprovante de veracidade de alegação; III. No caso de partidas coletivas e/ou etapas individuais realizadas nos finais de semana, o

responsável pela equipe encaminhará o requerimento à Direção Geral, entregando-o ao coordenador da modalidade no próprio local do jogo, ficando a prova de veracidade para ser entregue até o 1º dia útil;

IV. Os recursos somente serão aceitos mediante a apresentação do recibo de depósito bancário no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), efetuado no Banco do Brasil – C/C 118.555-1 – Agência 2576-3.

Art. 33 – Os recursos serão julgados pelo Conselho Disciplinar.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 34 – A organização não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido com pessoas envolvidas durante os jogos ou por estas ocasionadas a terceiros, antes, durante e após qualquer competição. Art. 35 - A condição de saúde do atleta inscrito ficará sob á responsabilidade para cada servidor que está participando desta edição dos jogos. Art. 36 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do 10º JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL 2016.

Art. 37 - As competições serão realizadas de acordo com as regras oficiais de cada modalidade e pelos dispositivos deste regulamento.

NORMAS TÉCNICAS

BOZÓ

Art. 38 - A modalidade será disputada por 02 (duas) duplas de cada Secretaria/Órgão, podendo ser duplas femininas, masculinas ou mistas. Art. 39 - Será considerada vencedora a equipe que fizer mais pontos na partida. Em caso de empate, será realizada uma nova jogada e quem fizer mais pontos será considerado vencedor. Art. 40 - Para o início da partida, um atleta de cada dupla executa uma jogada utilizando apenas 01 (um) dado e quem conseguir o maior ponto iniciará o jogo. Art. 41 - A marcação será pela melhor opção de escolha da dupla. Art. 42 - Toda vez que os dados encontrarem ou caírem da mesa, a jogada será anulada e o atleta terá nova oportunidade. § Único – Com três jogadas consecutivas o jogador perde a “posse do copo” naquela rodada. Art. 43 – A pontuação das jogadas é a seguinte: quadra (30 pontos), seguida (20 pontos) e “Fullers” (10 pontos) e as feitas de boca sendo na primeira jogada ou na terceira será somado mais 05(cinco) pontos. Art. 44 - O General de Boca (em qualquer circunstância) encerra a partida caracterizando vitória, mesmo que a dupla já tenha feito o General comum. § Único – Se durante a partida os jogadores fizerem 03 generais ou mais não dará o direito de encerrar a partida. Art. 45- No decorrer do jogo, não é permitida opiniões de assistentes na jogada, por parte de qualquer observador.

MODELO DE PONTUAÇÃO:

Fullers = 10 Pontos

Seguida= 20 Pontos

Quadrada= 30 pontos

General = 40 pontos

DAMAS

Art. 46 - A modalidade de Damas será disputada individualmente por dois atletas de cada Secretaria/ Órgão. Art. 47 - O lance inicial cabe sempre às pedras brancas. Art. 48 - A “Pedra” anda só para frente, uma de cada vez. A “Dama” anda para frente e para traz quantas casas quiser. Art. 49 - A tomada é obrigatória. Não existe “sopro”. Art. 50 - A “Pedra” e a “Dama” tomam pedras adversárias tanto para frente como para traz. Art. 51- Se o mesmo lance apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome maior número de peças (lei da maioria). Art. 52 – “Dama” e “Pedra” têm o mesmo valor, tanto para tomar, como para ser tomada. Art. 53 - A “Pedra” que, durante o lance de tomada de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem nela parar, não será promovida a Dama. Art. 54 - As peças tomadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura. Art. 55 - Peça tocada é peça jogada. Art. 56 - A grande diagonal preta do tabuleiro deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. Art. 57 - Ganha a partida o jogador que tomou as peças do adversário ou deixá-las sem movimento possível. Art. 58 - Verificando-se que durante 20 (vinte) lances sucessivos foram feitos apenas movimentos de “Damas”, sem tomadas de deslocamento de pedra, a partida será considerada empatada. § Único – Caso a partida termine empatada será realizada 01 jogo extra á onde abrira no tabuleiro 04 peças para cada atleta. Persistindo o empate será realizado o sorteio para haver o vencedor. Art. 59 - O atleta terá 1 minuto para mexer a “Pedra”. Caso estoure o tempo será considerado desistente. Art. 60- Caso haja fechada de jogo, vencerá o atleta que tiver mais peças e neste caso a “Dama” valerá 05(cinco) pontos na computação final.

DOMINÓ

Art. 61 - A modalidade de Dominó será disputada individualmente por dois atletas de cada Secretaria/Órgão. Art. 62 - A saída será efetuada pelo jogador que estiver de posse da pedra 12 (duble sena).

Art. 63 - Para início do jogo, serão dadas 07(sete) pedras para cada jogador no decorrer do jogo, caso o jogador não tenha a peça do jogo deverá recorrer ao monte até achar; se o jogo for fechado ganhará a partida o atleta que possuir menos pontos na mão. Art. 64 - Quando numa partida algum jogador sair com 04(quatro) dublês, as peças devem ser escolhidas novamente. Art. 65 - Se o jogador possui a pedra para dar continuidade no jogo deverá utilizá-la, não podendo buscar no monte alternativo. Parágrafo único: – Será realizada uma nova partida extra para o desempate, caso persiste o empate será feito o sorteio.

FUTSAL

Art. 66 – A competição será regida pelas regras oficiais da modalidade de Futsal e o que dispuser este Regulamento, onde cada equipe poderá inscrever uma equipe na categoria feminino e masculino com 16 (atletas) atletas por equipe. Parágrafo único: As partidas serão disputadas no naipe masculino em 02 tempos de 20minutos corridos e no naipe feminino em 02 tempos de 15 minutos corridos ambos com 05 minutos de intervalo. Art. 67 - O uniforme deve ter numeração na frente e nas costas. Art. 68 - Será obrigatório o uso de tênis e caneleira. Parágrafo único: Nos jogos finais (semifinais e as finais) caso termine empatado terá 01 tempo de 05 minutos, caso persita o empate será decidida em 05 pênaltis, persistindo o empate deverá ser cobrados os pênaltis alternadas até um vencedor.

SINUCA

Art. 69 - A modalidade será desenvolvida pelas Regras da Sinuca Brasileira (quinze bolas), na categoria Dupla Livre, podendo cada Secretaria/Órgão participar com duas duplas. Art. 70 - Os tacos e giz de cor serão de responsabilidade de cada participante.

TRUCO PONTO ACIMA

Art. 71 - A modalidade será disputada por 02 (duas) duplas de cada Secretaria/Órgão, podendo ser duplas livres. § Único - O jogo será disputado em melhor de duas partidas vencedoras de 12 pontos cada. Art. 72 - Os valores de ordem são 4, 5, 6, 7, Q, J, K, ÁS, 2 e 3. Art. 73 - Após a virada ou tombo, as cartas terão valor acima do tombo, obedecendo à seguinte ordem: a) – Paus; b) – Copas; c) – Espada; d) – Ouro. Art. 74 - O baralho deverá ser embaralhado em cima da mesa para que todos possam ver.

Art. 75 - Quem for dar as cartas, somente pode ver a boca do baralho no ato em que estiver juntando as cartas na mesa, mas quem cortar o baralho, assim como os demais, não pode ver a boca do baralho. Se ocorrer, perderá o tento. Art. 76 - Sempre a primeira ou as três primeiras cartas devem ser dadas ao 1º adversário à sua direita, o restante fica a critério de cada um, mas sempre seguindo a mesma ordem, por cima ou por baixo, que será determinado pelo cortante do baralho. Art. 77 - Na primeira rodada de cada tento, todos devem mostrar as cartas não podendo jogar encoberto. Art. 78 - Quem fizer a primeira rodada, empatou ou ganhou qualquer outra, ganha o tento. Art. 79 - O participante que distribuiu as cartas é o que faz a virada. Art. 80 - Fica proibido ao cortar o baralho, retirar cartas para si mesmo ou para o seu companheiro. Art. 81 - O giro de distribuição das cartas é feito pela direita, cortando-as o atleta de sua esquerda. Art. 82 - A dupla que não aceitou o TRUCO chamado perde 01 (um) tento, devendo colocar as cartas no monte. Art. 83 - A dupla que disputar e perder uma TRUCADA sempre perde 03 (três) tentos. Art. 84- Se uma dupla resolver não jogar após a vista das cartas dos parceiros, perderá 01 (um) tento. Art. 85 - Todas as vezes que ocorrer da distribuição ser de 04 (quatro) cartas e acontecer a trucada pela equipe adversária, se aceito perderá 03 (três) tentos. Caso quem distribuir as cartas pergunte com quantas cartas, o adversário terá que informar, neste caso perderá 01 (um) tento e a posse do baralho. Art. 86 - A equipe que trucar quando o jogo estiver com 11 (onze) tentos, perderá automaticamente a rodada. Art. 87 - Quando empatar a primeira mão será obrigatório mostrar a carta maior na segunda mão. Começando pela mão. Caso continue empatado, segue para a terceira mão e persistindo o empate, é dado novamente o baralho pela mesma pessoa, sem perda de tento. Caso alguém “truque” e se aceito, quem trucou deve manter a carta do adversário. Art. 88 - Quando a partida estiver 11 x 11 (onze a onze) o corte deve ser seco e a distribuição terá que ser por baixo, de uma em uma e o tombo da última carta.

VOLEIBOL

Art. 89 – As partidas serão desenvolvidas em melhor de 02 (dois) sets vencedores de 25 pontos. Art. 90 – A numeração das camisetas conforme a regra é de 1 á 18, devendo o número figurar na frente e nas costas. Art. 91 – As regras obedecerão as Regras Oficiais da Federação Internacional de Voleibol – FIVB e as normas contidas neste Regulamento.

TÊNIS DE MESA

Art.92- A modalidade de Tênis de Mesa será regida pelas regras da ITTF e será disputado individualmente.

Art.93- Cada secretaria ou órgão poderá participar com 02 atletas tanto no naipe masculino e feminino.

Art.94 - Para cada partida disputada, será considerado vencedor o atleta que vencer dois sets de 11 pontos. Parágrafo único – Em caso de empate entre duas ou mais secretarias ou órgãos será vencedora a que obtiver maior numero de 1º lugares, depois 2º lugares, 3º lugares e assim sucessivamente até se ter obter um vencedor.

XADREZ

Art.95 - O Campeonato de Xadrez será regido pelas Regras Internacionais de Xadrez – FIDE, salvo determinações contidas neste Regulamento.

Art.96 - Cada secretaria ou órgão poderá inscrever até quatro enxadristas.

Parágrafo único - Para participar das competições os atletas deverão se apresentar devidamente uniformizados trajando uniforme de jogo ou uniforme da instituição. E durante as partidas não poderão comer durante uma jogada ou outra.

Art.97 - No Congresso Técnico, específico da modalidade, será organizado o programa, com ordem de emparceiramento dos jogadores, horário e data das rodadas.

Parágrafo único - O tempo de ausência de qualquer enxadrista será considerado como atleta perdedor da partida (W.O.) e eliminado do resto da competição.

Art. 98 - O tempo de jogo será de 10 minutos de Knock- Out para cada jogador. a) Um ponto por vitória em cada tabuleiro; b) Meio ponto por empate em cada tabuleiro; c) Zero por derrota em cada tabuleiro.

Parágrafo único – A soma dos pontos dos participantes estabelecerá a classificação final da escola.

Art.99 - A competição será jogada no sistema de eliminatória ou nos moldes do sistema suíço. Parágrafo único - Em caso de sistema suíço, o torneio será individual. Sistema Suíço:

a) Sonnermbor – Berger; b) Milésimo total; c) Milésimo mediano; d) Maior número de vitórias individuais;

Art.100- O coordenador da modalidade estabelecerá normas complementares durante a realização do campeonato.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art.118 - Os participantes e responsáveis técnicos serão considerados, para todos os efeitos, conhecedores da Legislação Esportiva, das Regras Oficiais e do disposto neste Regulamento.

Art.119 - São atividades dos 10° JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL/ 2016. I – Abertura com jogos; II – Disputa das modalidades esportivas; III – Cerimonial de encerramento.

Parágrafo 1°– Somente farão JUS á premiação os atletas e secretarias ou órgãos presentes no CERIMONIA DE PREMIAÇÃO DE CADA MODALIDADE.

Art. 120 - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Direção Geral dos 10° JOGOS DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL/ 2016, em comum acordo com a Direção Técnica.