regulamento das bibliotecas parque capítulo i …...capítulo iii do acesso artigo 10º – o...

13
REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I INTRODUÇÃO Artigo 1º As Bibliotecas Parque são equipamentos culturais e educativos de interesse público e abertos a toda a população, que visa contribuir com o conhecimento, a cultura, a informação, a formação humanística e o lazer de todos os cidadãos, disponibilizando acervo enciclopédico e pluralista. Capítulo II DAS INSCRIÇÕES Artigo 2º Poderão inscrever-se gratuitamente nas Bibliotecas Parque os usuários que apresentarem os seguintes documentos: I. Documento de Identidade com foto (cédula de identidade, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por Lei, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e passaporte); II. Comprovante de residência dos últimos três meses de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro (contas de água, luz, telefone, declaração de abrigo ou moradia social, de associação de moradores ou faturas em geral no nome do(a) interessado(a) ou declarações de próprio punho que informem o endereço; III. Para os leitores em situação de rua, são necessários um documento de identificação com foto (Item I), e o preenchimento da ficha de inscrição social com a equipe de Mediação Social. Parágrafo primeiro: Todas as inscrições, inclusive as provisórias, deverão ter fotos atuais; Parágrafo segundo: Crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos poderão se inscrever apresentando, além de seus documentos de identidade, cópias dos documentos de responsável e comprovante de residência. Parágrafo terceiro: O(a) responsável que quiser inscrever a criança/adolescente sem a presença do(a) mesmo(a) deverá apresentar

Upload: others

Post on 08-Jul-2020

17 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE

Capítulo I

INTRODUÇÃO

Artigo 1º – As Bibliotecas Parque são equipamentos culturais e educativos de interesse público e abertos a toda a população, que visa contribuir com o conhecimento, a cultura, a informação, a formação humanística e o lazer de todos os cidadãos, disponibilizando acervo enciclopédico e pluralista.

Capítulo II

DAS INSCRIÇÕES

Artigo 2º – Poderão inscrever-se gratuitamente nas Bibliotecas Parque os usuários que apresentarem os seguintes documentos:

I. Documento de Identidade com foto (cédula de identidade, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por Lei, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho e passaporte);

II. Comprovante de residência dos últimos três meses de qualquer cidade do estado do Rio de Janeiro (contas de água, luz, telefone, declaração de abrigo ou moradia social, de associação de moradores ou faturas em geral no nome do(a) interessado(a) ou declarações de próprio punho que informem o endereço;

III. Para os leitores em situação de rua, são necessários um documento de identificação com foto (Item I), e o preenchimento da ficha de inscrição social com a equipe de Mediação Social.

Parágrafo primeiro: Todas as inscrições, inclusive as provisórias, deverão ter fotos atuais;

Parágrafo segundo: Crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos poderão se inscrever apresentando, além de seus documentos de identidade, cópias dos documentos de responsável e comprovante de residência.

Parágrafo terceiro: O(a) responsável que quiser inscrever a criança/adolescente sem a presença do(a) mesmo(a) deverá apresentar

Page 2: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

documento que o(a) identifique (certidão de nascimento ou documento de identidade – originais).

Artigo 3º – A inscrição será válida por 01 (um) ano. Após esse prazo o leitor deve renová-la apresentando os documentos atualizados previstos no artigo 2º deste regulamento ou refazer o preenchimento da ficha de inscrição social com a equipe de Mediação Social.

Artigo 4º – O(a) usuário(a) que não estiver munido de seus documentos e quiser se inscrever receberá uma carteira provisória, com validade de 15 (quinze) dias.

Parágrafo único: A carteira provisória permite a utilização de todos os serviços da Biblioteca, com exceção do empréstimo de itens.

Artigo 5º – O cartão de inscrição, obtido através da inscrição definitiva, permite o empréstimo domiciliar, acesso aos computadores, às cabines de estudos, ao acervo multimídia e aos laboratórios, além de permitir inscrições em cursos/oficinas.

Artigo 6º – O(a) titular do cartão é o(a) único(a) responsável por seu uso.

Parágrafo único: O cartão de inscrição não deverá ser emprestado nem cedido a outras pessoas.

Artigo 7º – Ao receber a carteira de inscrição, o(a) usuário(a) automaticamente concorda com este regulamento.

Artigo 8º – O(a) usuário(a) da Biblioteca deverá comunicar mudança de endereço, quando houver, e apresentar novo comprovante de residência.

Artigo 9º – A perda ou furto do cartão deverá ser imediatamente comunicada à Biblioteca. Um novo cartão será entregue gratuitamente somente uma vez. Havendo reincidência, será cobrada uma taxa de remissão de R$ 5,00.

Page 3: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Capítulo III

DO ACESSO

Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça-feira a sábado, das 11h às 19h, nas unidades do Centro e de Niterói e, das 10h30 às 18h30 nas unidades da Rocinha e de Manguinhos.

Artigo 11º – Para acesso à área de acervo, todas as bolsas, mochilas e volumes semelhantes deverão ser apresentadas à recepção para que sejam guardadas.

Paragráfo primeiro: Na Biblioteca Parque Estadual, será permitida a circulação, sem a necessidade da guarda de bolsa ou de mochila, nos espaços onde não houver acervo definidos como: Espaço Expositivo, Café Literário, Auditório, Teatro, laboratórios e Pátio.

Parágrafo segundo: As Bibliotecas Parque não se responsabilizam pelos pertences dos leitores deixados nos armários, nos balcões e nas áreas de convivência;

Parágrafo terceiro: Não é permitida a circulação de usuários com bolsas/mochilas/volumes afins na área de acervo da BPE.

Artigo 12º – Visitas de grupos levados por instituições educativas, sociais ou governamentais que ultrapassem o número de 5 (cinco) pessoas deverão ser agendadas pelo e-mail: [email protected]

Artigo 13º – Os grupos de visitas do Educativo serão recebidos pela equipe do Educativo na entrada da Biblioteca.

Artigo 14º – Os menores de 10 anos poderão circular pela Biblioteca apenas acompanhados de seu(sua) responsável.

Parágrafo primeiro: Adultos que não estiverem acompanhando crianças não poderão permanecer na Biblioteca Infantil.

Parágrafo segundo: Os computadores da Biblioteca Infantil são de uso exclusivo das crianças.

Page 4: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Parágrafo terceiro: A lotação máxima de permanência simultânea na Biblioteca Infantil é de 50 pessoas.

Artigo 15º – O acesso é livre e gratuito a todo o acervo da biblioteca, com exceção do Setor de Obras Especiais e Raras, cujo limite é de 5 usuários por vez.

Parágrafo único: As consultas ao Setor de Obras Especiais e Raras deverão ser previamente agendadas, com o preenchimento de formulário específico.

Artigo 16º – Para usar os aquários e/ou as cabines de estudo é necessário solicitar ao atendente a liberação do mesmo, que poderá ser feita em um período de até 2h.

Parágrafo primeiro: A utilização dos aquários e/ou cabines poderá ser compartilhada com outro usuário.

Parágrafo segundo: Para renovar o período de ocupação no aquário/cabine, o usuário deve agendar nova reserva no balcão de atendimento 5 minutos antes do término do seu período de utilização.

Parágrafo terceiro: Os usuários não devem deixar seus pertences nas mesas dos salões e dos aquários/cabines. A biblioteca não se responsabiliza por objetos deixados sem supervisão de seus próprios donos.

Artigo 17º – Os laboratórios da BPE são oferecidos gratuitamente para grupos de estudo, leitores e estudantes com, no mínimo, 6 pessoas, por períodos máximos de 2 horas. Grupos menores devem se direcionar aos aquários do primeiro andar, conforme Artigo 17º.

Parágrafo primeiro: É vedada a utilização dos laboratórios mediante Cessão de Espaço para fins comerciais. Nesses casos, os interessados deverão realizar a locação/subpermissão onerosa de uso do espaço na forma do Parágrafo Sexto do presente artigo.

Parágrafo segundo: O uso dos laboratórios depende da disponibilidade dos espaços e autorização, portanto, deve ser agendado presencialmente no Atendimento Cidadão do prédio anexo, no momento do uso e mediante apresentação da carteirinha da Biblioteca Parque.

Page 5: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Parágrafo terceiro: A BPE não trabalha com reservas feitas com antecedência para seus laboratórios, exceto em casos de locação/subpermissão de uso do espaço.

Parágrafo quarto: É possível renovar o período de ocupação no laboratório por no máximo uma vez por dia. Para tanto, o grupo deve agendar nova reserva no balcão cidadão 5 minutos antes do término do seu período de utilização. A renovação do período está sujeita à disponibilidade do laboratório.

Parágrafo quinto: Para profissionais, oficinas e cursos, a Biblioteca disponibiliza os laboratórios para locação.

Parágrafo sexto: Solicitações de locação/subpermissão devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected], indicando Locação de Laboratório no assunto do e-mail.

Capítulo IV

DA CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

Artigo 18º – Os eventos, transmissões, apresentações e exibições, ocorrerão mediante aviso prévio de sua classificação etária indicada.

Parágrafo primeiro: É vedada a participação de crianças e adolescentes que não estiverem de acordo com a classificação etária indicada.

Parágrafo segundo: É vedado o acesso e o empréstimo de materiais a crianças e adolescentes que não estiverem de acordo com a classificação etária indicada.

Capítulo V

DO EMPRÉSTIMO

Artigo 19º – O empréstimo de itens do acervo só poderá ser realizado por usuário que possua o cartão de inscrição válido em nossos registros.

Artigo 20º – Não é possível realizar empréstimos com o cadastro temporário.

Page 6: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Artigo 21º – O responsável poderá realizar empréstimos no cartão do menor de idade sob sua responsabilidade, caso o título não tenha conteúdo adulto.

Artigo 22º – O usuário poderá permanecer sempre com até 2 (dois) livros.

Artigo 23º – O prazo de devolução dos livros é de 15 (quinze) dias corridos, contados da data da retirada.

Artigo 24º – Obras de referência, jornais, revistas, DVDs e obras consideradas especiais estão excluídas do empréstimo e devem ser consultados no local.

Artigo 25º – Setor Acessibilidade terá o seguinte procedimento:

I. O usuário poderá permanecer sempre com 2 (dois) livros em cada empréstimo realizado. No caso dos livros em braille e audiolivros, o empréstimo será feito considerando a totalidade dos volumes necessários para cada obra, sendo esse total contabilizados como documento único. (Exemplo: Uma obra dividida em 5 volumes será considerada como um único livro).

II. O prazo de devolução é de 30 (trinta) dias corridos, para os livros em braille e, 20 (vinte) dias, para audiolivros, contados a partir da data da retirada. Conforme tabela abaixo:

Categoria de Leitores Prazo de empréstimo

Número máximo de itens por empréstimo

Geral (1) 15 dias 2 itens

Interno (2) 15 dias 20 itens

Acessibilidade (3) 30 dias 10 itens (braille)

20 dias 2 itens (Audiolivros)

Institucional (4) (Pesquisador/ Professor) 15 dias 20 itens

Temporário (5) 0 dias 0 itens

Page 7: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Parágrafo primeiro: O empréstimo de livros em braille contemplará todos os volumes, respeitado o limite de dois (dois) livros previstos no artigo 22º deste regulamento.

Parágrafo segundo: Os Leitores(as) sem deficiência que desejarem retirar livros em braille e livros falados emprestado deverão apresentar uma declaração da instituição, especificando para qual fim o uso do material ou solicitar autorização ao Bibliotecário responsável.

Artigo 26º – O leitor é responsável por todas as obras registradas em seu cartão.

Parágrafo primeiro: O leitor deve se certificar do estado das obras que toma emprestado e comunicar toda deterioração constatada antes do registro dos empréstimos.

Parágrafo segundo: O leitor deve devolver os livros que lhes foram confiados por empréstimo, sem danos, sem anotações e sem qualquer marca.

Artigo 27º – Os livros podem ter o empréstimo renovado por 2 (duas) vezes, totalizando 45 (quarenta e cinco) dias.

Parágrafo único: Caso haja reserva para o livro com renovação solicitada, terá prioridade o usuário que estiver realizando a renovação.

Artigo 28º – O atraso na devolução do empréstimo de qualquer tipo de material implica em suspensão do serviço de empréstimo domiciliar por prazo igual ao tempo de atraso.

Artigo 29º – Em caso de perda ou danos ao livro, o leitor deverá substituí-lo por outro com o mesmo título ou, ainda, por outro título recomendado pela Biblioteca.

Page 8: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Capítulo VI

DAS RENOVAÇÕES

Artigo 30º – Todo leitor(a) poderá renovar o material emprestado no máximo duas vezes, totalizando 45 dias.

A renovação poderá ser feita presencialmente, na biblioteca, ou online, através do sistema Alexandria, no endereço:

http://bibliotecasparque.alexandria.com.br/pesquisa_idg/

Caso o leitor deseje continuar com o material depois das duas renovações previstas, deverá levar os livros à biblioteca e solicitar um novo empréstimo.

Capítulo VII

DAS CONSULTAS

Artigo 31º – Todo o acervo da biblioteca poderá ser consultado, respeitando as seguintes regulamentações:

I. Filmes: 1 (um) filme para cada reserva de horário. Cada cabine do Espaço Multimídia permite a permanência de apenas 2 (duas) pessoas por exibição. O usuário deverá trazer seus próprios fones de ouvido.

II. Internet: 1 (uma) hora de navegação em cada login. O usuário somente poderá solicitar um novo acesso se não houver outra pessoa aguardando para acessar o computador. Exceto no Espaço Mundo cujo acesso às redes sociais para o público será de apenas 1h de acesso, e, em Autoformação, por até 3h, nos computadores, cujo uso será exclusivo acesso a aulas, cursos e pesquisas.

III. Música: 1 (uma) hora de áudio

IV. Obras Raras: deverão ser feitos reserva de horário e preenchimento de formulário para pesquisa.

V. Acessibilidade: O leitor com deficiência poderá contar com auxílio do bibliotecário ou do auxiliar de atendimento.

Page 9: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Parágrafo primeiro: Para utilização dos equipamentos do setor de acessibilidade, consultar o Anexo 1 – Acessibilidade – Equipamentos Especiais;

Parágrafo segundo: A Biblioteca Parque Estadual não se responsabiliza pelos pertences dos leitores.

Parágrafo terceiro: O usuário deverá trazer seus próprios fones de ouvido para usar os serviços de áudio da biblioteca. Exceto em casos de primeira vez na BPE.

Parágrafo quarto: É proibido efetuar qualquer ato assimilado à pirataria ou ao vandalismo informático.

Parágrafo cinco: É proibido o acesso a sites considerados de caráter violento ou pornográfico, que façam apologia de práticas ilegais ou de discriminação, ou que atentem à dignidade humana.

Artigo 32º – É facultada à Biblioteca a verificação do histórico dos sites consultados pelos usuários.

Capítulo VII

DAS DOAÇÕES

Artigo 33º – As Bibliotecas Parque podem receber doações, reservando-lhes o direito de não integrá-las ao acervo.

Capítulo VIII

DOS ACHADOS E PERDIDOS

Artigo 34º – Os pertences (bolsas/mochilas) esquecidos nos escaninhos serão guardados até a sexta-feira da semana vigente, das 11h às 15h30. Após o período mencionado, os pertences serão doados para instituições sociais ou descartados.

Artigo 35º – Os documentos perdidos ficarão na recepção principal da biblioteca por um período de um mês. Após esta data, serão encaminhados para agência dos Correios.

Page 10: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Capítulo IX

DAS CONDUTAS

Artigo 36º – São condutas permitidas nas dependências das Bibliotecas Parque:

I. Uso de celular em modo silencioso;

II. Comer ou beber apenas no pátio ou no espaço de café;

III. Participar de todas as atividades culturais oferecidas pela Biblioteca;

IV. Conversar e trocar ideias, desde que respeitando a leitura dos outros usuários;

V. Ouvir música, desde que utilize fones de ouvido;

VI. Namorar, desde que seja de forma respeitosa;

VII. Tirar um pequeno cochilo no Espaço do Ócio;

VIII. Jogar jogos de tabuleiro, desde que não haja barulho;

IX. Circular nas áreas dos periódicos, área expositiva, pátio e café literário com bolsas e mochilas;

X. Acesso pela entrada da Alfândega com bolsas/ mochilas;

XI. O acesso ao bicicletário da Biblioteca Parque Estadual é pela entrada da Rua da Alfândega. A retirada das bicicletas deverá ocorrer antes do fechamento da biblioteca.

Artigo 37º – Não são permitidas as seguintes condutas nas dependências das Bibliotecas Parque:

I. Fumar;

II. Comer e beber fora do pátio ou do espaço de café;

III. Deixar crianças menores de 10 anos desacompanhadas;

IV. Falar alto de maneira que incomode os outros leitores;

V. Ter atitudes que desrespeitem funcionários e outros leitores;

VI. Entrar na biblioteca com animais, exceto cães-guia, identificados como tais;

Page 11: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

VII. Escrever, rabiscar, rasurar, danificar qualquer material da Biblioteca;

VIII. Jogar lixo no chão ou em qualquer outro local inadequado;

IX. Agir de forma a comprometer ou interferir nas operações normais da Biblioteca, ou que incomode a equipe ou outros visitantes;

X. Dormir fora do Espaço do Ócio na Biblioteca;

XI. Mudar o mobiliário de lugar;

XII. Comportar-se agressivamente;

XIII. Assediar, sob qualquer aspecto, funcionários ou outros leitores;

XIV. Utilizar-se de linguagens ou gestos obscenos ou abusivos;

XV. Produzir ruído além do aceitável, incluindo falar alto ao celular ou situação semelhante;

XVI. Entrar e/ou permanecer alcoolizado e/ou drogado;

XVII. Portar qualquer tipo de arma ou objeto perfurocortante;

XVIII. Vender qualquer produto ou serviço;

XIX. Usar de forma inadequada os banheiros, como para lavar roupa ou fazer higiene pessoal;

XX. Danificar, estragar ou utilizar de forma inadequada qualquer material da Biblioteca;

XXI. Alterar configurações de software ou hardware nos computadores da Biblioteca;

XXII. Envolver-se com qualquer atividade que viole as leis no âmbito federal, estadual ou local, ou qualquer tipo de ordem judicial ou políticas da Biblioteca.

XXIII. Estar vestida(a) com roupas de banho ou sem camisa;

XXIV. Estar descalço(a).

Capítulo X

DAS SANÇÕES

Artigo 38º – Infrações ao regulamento podem levar a:

Page 12: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

I. Suspensão momentânea de 3 meses para o primeiro aviso ou definitiva para infrações graves.

II. Supressão temporária ou definitiva do direito de empréstimo, de consulta à internet e ao Espaço Multimídia.

Artigo 39º – O usuário que for flagrado desrespeitando este regulamento ou as leis em vigor terá sua entrada proibida na biblioteca.

Artigo 40º – Para flagrantes de crimes de furto, roubo, extorsão, receptação, tráfico de entorpecentes, assédio sexual, estupro, violação sexual mediante fraude, estupro de vulnerável, corrupção de menores, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual, lenocínio, rufianismo, lesão corporal, maus-tratos, exposição ou abandono de recém-nascido, criança, adolescente ou absolutamente incapaz, racismo, homofobia, ato obsceno, bem como, quaisquer outro crime previsto no Código Penal Brasileiro e Legislações, toda a equipe da Biblioteca será autorizada a tomar providências preestabelecidas, a saber:

I. Chamar o vigilante mais próximo;

II. Chamar a Supervisão do atendimento;

III. Chamar a Equipe de Mediação Social;

IV. Chamar a Polícia Militar pelo 190;

V. Se não houver polícia presente, entrar em contato imediatamente com a sala de Operações do 5º Batalhão, pelo telefone: 2332-5646;

VI. Realizar a Notícia Crime.

Parágrafo único: Um funcionário da segurança e o mediador deverão acompanhar o policial e o(a) leitor(a).

Page 13: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUE Capítulo I …...Capítulo III DO ACESSO Artigo 10º – O horário de funcionamento das Bibliotecas Parque é de terça- feira a sábado, das 11h

Capítulo XI

DA APLICAÇÃO DO REGULAMENTO

Artigo 41º – Todo usuário se comprometerá a aceitar o presente regulamento.

Artigo 42º – Os funcionários, sob a responsabilidade da Direção, são encarregados da aplicação deste regulamento.

Artigo 43º – Este regulamento poderá ser consultado também no site das Bibliotecas Parque: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br/