regulação da profissão médica

21
Regulação da Profissão Médica Miranda-Sá. L.S.J.r.

Upload: luiz-salvador-miranda-sa

Post on 10-Jul-2015

103 views

Category:

Documents


7 download

TRANSCRIPT

Page 1: Regulação da profissão  médica

Regulação da Profissão Médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Page 2: Regulação da profissão  médica

Definição de Medicina

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Definição Clássica: “ciência e arte de curar”.

Que ciência? Que ciência? Que cura?

Page 3: Regulação da profissão  médica

Uma definição atual de Medicina

Miranda-Sá. L.S.J.r.

A medicina constitui um conjunto de prá-ticas e tecnologias de intervenção profis-sional, tecnica e humanitária, as quais objetivam determinar uma alteração sobre o organismo e a vida humana em direção a uma condição de maior bem-estar do indivíduo e da humanidade.\

João de Almeida Bilolchini in DataGramaZero

Page 4: Regulação da profissão  médica

Uma definição atual de Medicina

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Medicina é a profissão técnica e humanitária cujos agentes, os médicos, são incumbeidos privativamente do diagnóstico das enfermi-dades e do tratamento dos enfermos. Cabe-lhes, adicionalmente a participação em programas e procedimentos de promoção da saúde, profilaxia das enfermidades e reabilitação dos casos de invalidez.

Page 5: Regulação da profissão  médica

Características Sociais da Medicina

Miranda-Sá. L.S.J.r.

a) sua influência na organização e no desenvolvimento das sociedades natureza socializada tanto como atividade técnica quanto como práxis laboral e humanas; b) sua como atividade útil de interesse das coletividades humanas; e c) a marca das responsabilidades individual e coletiva impressas em toda sua práxis.

Page 6: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Sentidos de ”Trabalho”

Físicoe Social

Page 7: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Ocupação e Profissão

carreira

Page 8: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Ocupação e Profissão

carreira

Page 9: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Lei 3 268/57

Regulou a Profissão Médica no Brasil

Page 10: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

RESOLUÇÃO CFM nº 1.627/2001

23 de outubro de 2001

Page 11: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

3 Faces da Identidade da Medicina

-Aplicação Científica - Produto no Mercado de Serviços - Atividade Humanitária

Page 12: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

O ato médico é um ato profissional aceito pela comunidade médica e consoante com os objetos e os objetivos da Medicina, que deve estar, sempre que possível, sintonizado com o melhor conhecimento científico; reconhece-se na Medicina quatro objetos fundamentais e essenciais: o enfermo, a enfermidade, o indivíduo e a coletividade; o ato médico deve ser exercido sempre com boa-fé e em benefício de quem dele necessita (de preferência quando este expressa o desejo de ser atendido e cuidado, e consente nas medidas diagnósticas e terapêuticas que devem ser tomadas).

Page 13: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Artigo 1º - Definir o ato profissional de médico como todo procedimento técnico-profissional praticado por médico legalmente habilitado e dirigido para:

√ a promoção da saúde e prevenção da ocorrência de enfermidades ou profilaxia (prevenção primária); √ a prevenção da evolução das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos (prevenção secundária); √ a prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos (prevenção terciária).

Page 14: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

§ 1º - As atividades de prevenção secundária, bem como as atividades de prevenção primária e terciária que envolvam procedimentos diagnósticos de enfermidades ou impliquem em indicação terapêutica (prevenção secundária), são atos privativos do profissional médico.

§ 2º - As atividades de prevenção primária e terciária que não impliquem na execução de procedimentos diagnósticos e terapêuticos podem ser atos profissionais compartilhados com outros profissionais da área da saúde, dentro dos limites impostos pela legislação pertinente.

Page 15: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Artigo 2º - O exercício da Odontologia, nos limites de sua competência legal, está excluído destas disposições, nos termos da lei.Artigo 3º - As atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão e ensino dos procedimentos médicos privativos incluem-se entre os atos médicos e devem ser exercidos unicamente por médico.Artigo 4º - O Conselho Federal de Medicina fica incumbido de definir, por meio de resolução normativa devidamente fundamentada, os procedimentos médicos experimentais, os aceitos e os vedados para utilização pelos profissionais médicos.

Page 16: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

- diagnóstico de enfermidades e indicação e realização de procedimentos terapêuticos e diagnósticos em enfermos; - elaboração da história clínica (história da doença e anamnese), relatórios de exames e os respectivos laudos; - execução e solicitação de exames físicos, psíquicos e complementares visando ao diagnóstico de enfermidades ou ao acompanhamento terapêutico;

Page 17: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

- pedido, indicação, realização ou execução, interpretação, laudos e valorização de exames principais, subsidiários e complementares ou quaisquer outros procedimentos destinados ao diagnóstico médico, para os quais os médicos estejam devidamente capacitados e habilitados; - realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos ou quaisquer outros com finalidade diagnóstica, profilática, terapêutica ou de reabilitação que impliquem em algum procedimento diagnóstico ou terapêutico; - realização de perícias administrativas, cíveis ou penais em sua área de competência;

-

Page 18: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

- fazer o acompanhamento, assessoria, avaliação e controle da assistência aos enfermos padecentes de qualquer enfermidade; indicação e execução de medidas de reabilitação em pessoas prejudicadas por enfermidade; exercer a direção de serviços médicos;

- planejar, executar, controlar, supervisionar e auditar serviços médico-sanitários oficiais ou privados;

- ensinar as disciplinas médicas ou matérias

relacionadas com sua atividade profissional.

Page 19: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Art. 1º - Ato médico é todo procedimento técnico-profissional praticado por médico habilitado e dirigido para: I. a promoção primária, definida como a promoção da saúde e a prevenção da ocorrência de enfermidades ou profilaxia: II. a prevenção secundária, definida como a prevenção da evolução das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos: III. a prevenção terciária, definida como a prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos. Parágrafo único - As atividades de prevenção de que trata este artigo, que envolvam procedimentos diagnósticos de enfermidades ou impliquem em indicação terapêutica, são atos privativos do profissional médico.

Page 20: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Art. 2º. - Compete ao Conselho Federal de Medicina, na qualidade de órgão normatizador e fiscalizador do exercício da medicina no País, nos termos do artigo anterior: I. fixar a extensão e natureza dos procedimentos próprios dos profissionais médicos, determinando, quando necessário, o campo privativo de atuação desses: II. definir, por meio de resolução normativa devidamente fundamentada, os procedimentos médicos experimentais, os aceitos e os vedados para utilização pelos profissionais médicos. Art. 3º - As atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão e ensino dos procedimentos médicos e devem ser unicamente exercidos por médicos.

Page 21: Regulação da profissão  médica

Miranda-Sá. L.S.J.r.

Art. 4º - A infração aos dispositivos desta lei configura crime de exercício ilegal da Medicina, nos termos do Código Penal Brasileiro. Art. 5º - O disposto nesta lei não se aplica ao exercício da Odontologia e da medicina Veterinária, nem as outras profissões de saúde regulamentadas por lei, ressalvados os limites de atuação de cada uma delas. Art. 6º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação

Geraldo Althof