regimento interno spazio niteroi garden minuta final em 16 05 2012

35
REGIMENTO INTERNO DO CONDOMÍNIO NITERÓI GARDEN Rua Luiz Palmier nº 1001 Barreto – Niterói-RJ SUMÁRIO INTRODUÇÃO 01 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 02 CAPÍTULO PRIMEIRO DA ADMINISTRAÇÃO 03 CAPÍTULO SEGUNDO DA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO E REG.INTERNO 06 CAPÍTULO TERCEIRO DOS DIREITOS E DEVERES 06 CAPÍTULO QUARTO DAS RECLAMAÇÕES 09 CAPÍTULO QUINTO DOS EMPREGADOS DOS CONDÔMINOS 09 CAPÍTULO SEXTO DO USO DA ÁREA COMUM E ELEVADORES 09 CAPÍTULO SETIMO DAS NORMAS DE TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO 11 CAPÍTULO OITAVO DO ESPAÇO KIDS 12 CAPÍTULO NONO DO USO DA PISCINA 12 CAPÍTULO DÉCIMO DA SUNA E DA HIDRO E SUA UTILIZAÇÃO 13 CAPÍTULO DÉCIMO-PRIMEIRO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS 14 CAPÍTULO DÉCIMO-SEGUNDO DO USO DA SALA DE GINÁSTICA 16 CAPÍTULO DÉCIMO-TERCEIRO DO USO DOS COLETORES DE LIXO 17 CAPÍTULO DÉCIMO-QUARTO DA SEGURANÇA 17 CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO DOS EMPREGADOS 18 CAPÍTULO DÉCIMO-SEXTO DO USO PRIVATIVO DO MORADOR 18 CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS 19 CAPÍTULO DÉCIMO-OITAVO DAS MUDANÇAS 20 CAPÍTULO DÉCIMO-NONO DAS PENALIDADES 20 CAPÍTULO VIGÉSIMO DAS PADRONIZAÇÕES 21 CAPÍTULO VIGÉSIMO-PRIMEIRO DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 22

Upload: rafael-thiago

Post on 31-Jul-2015

186 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

REGIMENTO INTERNO DO

CONDOMÍNIO NITERÓI GARDENRua Luiz Palmier nº 1001

Barreto – Niterói-RJ

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 02CAPÍTULO PRIMEIRO DA ADMINISTRAÇÃO 03CAPÍTULO SEGUNDO DA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO E REG.INTERNO 06CAPÍTULO TERCEIRO DOS DIREITOS E DEVERES 06CAPÍTULO QUARTO DAS RECLAMAÇÕES 09CAPÍTULO QUINTO DOS EMPREGADOS DOS CONDÔMINOS 09CAPÍTULO SEXTO DO USO DA ÁREA COMUM E ELEVADORES 09CAPÍTULO SETIMO DAS NORMAS DE TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO 11CAPÍTULO OITAVO DO ESPAÇO KIDS 12CAPÍTULO NONO DO USO DA PISCINA 12CAPÍTULO DÉCIMO DA SUNA E DA HIDRO E SUA UTILIZAÇÃO 13CAPÍTULO DÉCIMO-PRIMEIRO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS 14CAPÍTULO DÉCIMO-SEGUNDO DO USO DA SALA DE GINÁSTICA 16CAPÍTULO DÉCIMO-TERCEIRO DO USO DOS COLETORES DE LIXO 17CAPÍTULO DÉCIMO-QUARTO DA SEGURANÇA 17CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTO DOS EMPREGADOS 18CAPÍTULO DÉCIMO-SEXTO DO USO PRIVATIVO DO MORADOR 18CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMO DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS 19CAPÍTULO DÉCIMO-OITAVO DAS MUDANÇAS 20CAPÍTULO DÉCIMO-NONO DAS PENALIDADES 20CAPÍTULO VIGÉSIMO DAS PADRONIZAÇÕES 21CAPÍTULO VIGÉSIMO-PRIMEIRO DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 22

Page 2: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

INTRODUÇÃO

Este regimento interno, aprovado pelos condôminos na assembleia geral do condomínio realizada em ________ de ___________ de 2012, tem por finalidade disciplinar a conduta e o comportamento de todos os moradores, proprietários ou locatários, residentes neste edifício, na forma das normas aqui dispostas e na legislação vigente.

Todos os condôminos, proprietários, locatários, seus respectivos familiares, seus prepostos e empregados são obrigados a cumprir as disposições deste regulamento.

Constitui direito dos condôminos, seus inquilinos e respectivos familiares usar, gozar e dispor da respectiva unidade autônoma como melhor lhes aprouver, respeitadas às determinações legais que abrangem as relações condominiais, particularmente a lei do silencio, assim como quaisquer dispositivos legais, federais, estaduais ou municipais, que protegem o direito de vizinhança, quanto ao barulho, e a toda e qualquer perturbação ao sossego ou a saúde dos moradores, a convenção do condomínio, de modo a não prejudicar igual direito dos outros condôminos, inquilinos e respectivos familiares, nem comprometam as condições residenciais dos edifícios, especialmente a boa ordem, a moral, a segurança, a higiene e a tranquilidade.

1

Page 3: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Das Disposições Preliminares

Art. 1º. - Este Regimento Interno, aprovado pelos condôminos presentes na Assembleia Geral Ordinária do Condomínio, realizada em de de 2012 tem como finalidade disciplinar a conduta e o comportamento de todos quantos residem no Condomínio Spazio Niterói Garden, complementando e na conformidade com o que determina a Lei n. 4591 de 16.12.64 e outras posteriores, como também as determinações da Convenção Condominial.§1º. O Regimento Interno aplica-se aos atuais e futuros proprietários, condôminos, inquilinos, arrendatários, usufrutuários e agregados.§2º. Para efeito do parágrafo anterior, são considerados agregados os familiares, visitantes e empregados domésticos.§3º. Este Regimento Interno deverá ser parte integrante dos futuros contratos de locação e de compra e venda.§4º. Cada condômino tem o direito de usufruir, com tranquilidade, sossego e bem-estar, a sua propriedade, não devendo ter de prestar satisfação aos demais condôminos, desde que não infrinja a lei nem o presente Regimento Interno.Art. 2º. - Toda e qualquer reclamação dos condôminos ou inquilinos deverá ser encaminhada ao Síndico e Subsíndicos, através de livro próprio, à disposição na administração do condomínio.§1º. Salvo em casos de reconhecida urgência e força maior, a reclamação poderá ser feita por outros meios.§2º. A reclamação será respondida pelo Síndico ou Subsíndicos o mais breve possível

2

Page 4: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

CAPÍTULO PRIMEIRODA ADMINISTRAÇÃO E DAS PROIBIÇÕES

Do Corpo Diretivo e Conselho Consultivo

Art.3º. - O corpo diretivo será composto pelos seguintes cargos:I – Síndico;II – Subsíndicos; eIII – Membros do Conselho Consultivo.

Art.4º. - São atos de competência do Síndico (sem prejuízo dos Atos contidos na Convenção Condominial):I – Representar ativa e passivamente o Condomínio, em juízo ou fora dele, exercendo suas funções sempre em defesa dos interesses coletivos, nos limites das atribuições conferidas pelas Leis, pela Convenção, por este Regimento Interno, demais normas e deliberações das Assembleias Gerais;II – Exercer a administração do condomínio, observando os princípios da moralidade, impessoalidade, probidade e governança corporativa, zelando pela segurança e pela qualidade dos serviços prestados aos condôminos;III – Propor a constituição de Comissões Temporárias, submetendo proposta ao Conselho Consultivo;IV – Aplicar as multas estabelecidas na Convenção, neste Regimento Interno e demais normas do Condomínio;V – Cumprir e fazer cumprir a Convenção, este Regimento Interno e demais normas, bem como executar e fazer executar as deliberações das Assembleias Gerais;VI – Convocar Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária;VII – Manter guardada no escritório do Condomínio, para eventuais verificações, toda a documentação referente ao Condomínio, sendo o prazo de cinco anos para documentos com fins fiscal e legal, e prazo de trinta anos para documentos de origem trabalhista;VIII – Contratar ou dispensar, mediante consulta ao Conselho Consultivo, pessoa física ou jurídica, fixando suas funções e remunerações, sempre de acordo com o orçamento em vigor;IX – Supervisionar as obras e serviços contratados pelo condomínio;X – Efetuar o pagamento das despesas, mediante a emissão de cheque do Condomínio assinado pelo mesmo e um dos membros titulares do Conselho Consultivo, ou ainda outra forma de pagamento, devidamente autorizada de forma solidária;XI – Encaminhar ao Conselho Consultivo a prestação de contas mensal, e a documentação comprobatória até o décimo dia do mês subsequente. XII – Submeter Anualmente, à Assembleia Geral a prestação de contas do exercício financeiro anterior, acompanhado do relatório do Conselho Consultivo, e a proposta Orçamentária para o ano seguinte;XIII – Advertir, por escrito, o condômino que infringir a Convenção, este Regimento Interno ou qualquer outra norma.

3

Page 5: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Das Assembleias Gerais

Art.5º. - As Assembleias Gerais serão Ordinárias ou Extraordinárias e compostas por condôminos ou seus representantes legais.§1º. Entre a data da convocação e a data da realização da assembleia, deverá mediar um prazo de 05 (cinco) dias mínimos de antecedência da data de sua realização, podendo haver publicação de edital em jornal de grande circulação e ou através de remessa de edital aos condôminos ou outro processo de entrega com controle de recebimento. §2º. A Assembleia Geral será instalada em local, dia e hora determinada, em primeira chamada, com o quorum de metade mais um dos condôminos ou, em segunda chamada, trinta minutos após, com qualquer número de condôminos presentes que decidirão sobre os assuntos constantes da pauta.

§3º. A Assembleia Geral será aberta pelo Síndico, na ausência deste, um dos Subsíndicos, que proporá a eleição de um dos condôminos proprietário, para presidir a mesa.§4º. Eleito o presidente da mesa, este proporá a eleição do secretário.

Art.6º. - O condômino que estiver em atraso com a taxa condominial, não terá direito de votar e ser votado na Assembleia Geral.

Art.7º. - É facultado aos proprietários das unidades habitacionais se fazerem representar nas Assembleias Gerais, por meio de instrumento particular, com objetivo da outorga, designação e extensão dos poderes conferidos devidamente definidos, desde que seja registrado em cartório, com firma reconhecida e apresentada à mesa o original, o qual será parte integrante dos documentos da Assembleia Geral.

§1º. Fica limitada a representação de uma procuração por condômino.

§2º. Fica proibido ao Síndico, Subsíndicos e Membros do Conselho Consultivo de serem representantes de proprietários.

Do Orçamento

Art.8º. - Competirá a Assembleia Geral Ordinária aprovar o orçamento anual, fixando as despesas e estimando as receitas.

Art.9º. - O Síndico enviará a proposta orçamentária do Condomínio ao Conselho Consultivo até 30 de outubro de cada ano, com um prazo de trinta dias para análise e emissão de parecer, devendo ser levado à apreciação por parte da Assembleia Geral Ordinária até o dia 30 de dezembro do mesmo ano.

Parágrafo único. Não sendo emitido o parecer por parte do Conselho Consultivo no prazo fixado no caput, caberá ao Síndico submeter à apreciação da Assembleia Geral Ordinária a proposta original.

Art.10º. - O Conselho Consultivo poderá, a cada ano, propor normas definindo outros critérios para tramitação da Proposta Orçamentária Anual.

4

Page 6: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.11º. - São atos de competência dos Subsíndicos (sem prejuízo dos Atos contidos na Convenção Condominial):

I – Auxiliar o Síndico na administração do Condomínio;

II – Substituir o Síndico, na forma de colegiado, em seus impedimentos legais e eventuais em todas as tarefas mencionadas no Artigo anterior.

III - Realizar vistoria geral trimestralmente no bloco que for subsíndico, com apresentação de relatório formal à Administração do condomínio

IV – Realizar semestralmente reunião de bloco pelo qual é corresponsável;

V - Responder formalmente as reclamações e/ou sugestões contidas nos livros do condomínio, no que diz respeito ao bloco pelo qual é corresponsável;

VI - Comparecer a todas as reuniões da Administração e Às Assembleias, salvo motivo de força maior e/ou justificativa legal.

Parágrafo único. Em caso de empate em decisão a ser tomada, quando do evento mencionado no item II deste artigo, valerá como voto de Minerva a decisão dos membros titulares do Conselho Consultivo.

Art.12º. - São atos de competência dos Membros do Conselho Consultivo:

I – Exercer as funções de orientar, aconselhar e fiscalizar as ações do Síndico e Subsíndicos, podendo para tanto, emitir parecer sobre assuntos inerentes às atribuições;

II – Convocar Assembleia Geral;

III – Autorizar a realização de despesas extraordinárias não previstas no orçamento;

IV – Propor mudanças neste Regimento Interno e demais normas;

V – Analisar a prestação de conta mensal e anual, apresentada pelo Síndico, emitindo parecer que deverá ser elaborado em trinta dias, a contar do seu recebimento.

VI – Realizar por iniciativa própria, a qualquer tempo e hora, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, operacional, patrimonial e administrativa, verificando a legalidade, economicidade e legitimidade, tendo livre acesso a qualquer documento do Condomínio;

VII – Efetuar acompanhamento mensal da execução orçamentária;

VIII – Apreciar e/ou propor a criação de comissões especiais e temporárias;

IX – Convocar Assembleia Geral para apurar e afastar temporariamente os membros do Corpo Diretivo que estejam sob suspeita de malversação de verbas ou qualquer outra irregularidade, assim como suspender qualquer benefício oriundo dos cargos, até a apuração final;

X – Propor normas e procedimentos para a melhor administração do Condomínio.

5

Page 7: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

CAPÍTULO SEGUNDO..DA CONVENÇÃO DO CONDOMÍNIO E DO REGIMENTO INTERNO

Art.13º - A Convenção do Condomínio deverá ser fielmente cumprida, especialmente com relação às Assembleias Gerais, Administração e aspectos financeiros e jurídicos do Condomínio.

Art.14º Havendo, por modificações futuras na Convenção do Condomínio, divergências em relação a este Regimento, prevalecerão os termos da citada Convenção, devendo o Regimento ser alterado.

Art.15º - Caberá ao Síndico, ao Subsíndico, ao Conselho Fiscal e/ou as Assembleias Gerais, bem como sempre que a Convenção assim o determinar, fazer aplicar as disposições contidas no presente instrumento, cabendo ao Síndico em exercício à aplicação das penalidades aqui previstas nos casos de descumprimento do presente Regimento Interno.

CAPÍTULO TERCEIRODOS DIREITOS E DEVERES

OS DIREITOS:

Art.16º - Usar, gozar e dispor das respectivas unidades autônomas, desde que respeitadas às disposições deste Regulamento Interno, e das legislações vigentes.

Art.17º - Usar e gozar das partes de uso comum do condomínio, conforme a sua destinação, e sobre elas exercer todos os direitos que lhes são legalmente conferidos, desde que respeitadas às disposições da lei civil e do presente regulamento interno.

Art.18º - Comparecer ou fazer-se representar nas assembleias gerais, podendo participar, votar e ser votado, aprovar, impugnar, rejeitar qualquer proposição, desde que em dia com o pagamento das despesas condominiais e multas que lhe tenham sido impostas. Os condôminos inadimplentes tem apenas o direito ao pronunciamento geral e irrestrito sobre todos os temas.

Art.19º - Fazer consignar no livro de atas das assembleias, ou no livro de ocorrências, críticas, sugestões, desacordos ou protestos contra atos que considerarem prejudiciais à boa administração do condomínio, solicitando ao síndico, se for o caso, a adoção das medidas corretivas adequadas.

Art.20º - Examinar livros, arquivos, contas e documentos outros, podendo, a qualquer tempo, solicitar informações ao síndico sobre questões atinentes a Administração do condomínio.

6

Page 8: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.21º - Encaminhar por escrito ao síndico notificações de comportamentos comprovadamente desrespeitosos por parte dos empregados do condomínio, incluindo o descumprimento de suas funções.

OS DEVERES:

Art.22º - Prestigiar, acatar e fazer acatar, cumprir e fazer cumprir as normas contidas neste Regimento Interno, nas decisões tomadas na Assembleia Geral, desde que fundamentadas na Lei.

Art.23º - Zelar pela ordem, moralidade, decência e respeito, segurança, solidez, asseio e conservação do condomínio, áreas comuns e/ ou unidades autônomas.

Art.24º - Estar em dia com o pagamento de suas despesas condominiais.

Art.25º - Prestigiar os empregados do condomínio, responsáveis diretos pelo cumprimento das regras deste Regulamento, abstendo-se de qualquer atrito pessoal com eles.

Art.26º - Providenciar os reparos, assumindo os custos financeiros em sua unidade autônoma, ocasionados por má-conservação, desgaste natural, insalubridade, e todo e qualquer dano proveniente de serviços de reforma.

Art.27º - Indenizar os proprietários das unidades vizinhas, quando der causa as avarias ocorridas nas mesmas.

Art.28º - Providenciar o conserto, reparo ou substituição de qualquer peça, aparelho ou objeto de uso comum, que tenha sido danificado pelo morador, parente e/ou visitante.

Art.29º - Devolver o carrinho de compras ao seu local específico após a utilização do mesmo. (Deixá-lo no elevador ou no corredor implicará em multa)

Art.30º - Manter atualizados seus dados cadastrais e dos demais moradores da unidade perante a administração.

Art.31º - No caso de ausência prolongada de todos os moradores na unidade autônoma, é aconselhável que sejam fechadas todas as torneiras de água e desligada a chave geral de luz, gás e, se possível, informar ao Síndico o telefone para contatos em caso de urgências.

Art.32º - Observar o horário de silêncio: das 22h às 07h, evitando a produção de ruídos e sons que possam perturbar o sossego e o bem estar dos demais moradores do condomínio.

DAS PROIBIÇÕES

Art.33º É vedado ao condômino proceder qualquer alteração da fachada da sua unidade e de áreas comuns fora dos padrões de construção estabelecidos pela convenção e posteriores decisões em assembleia.

7

Page 9: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.34º - É proibido secar ou estender roupas, tapetes, toalhas ou outros pertences de forma que comprometa ou modifique a fachada do condomínio.

Art.35º - É expressamente proibido manter aberta a porta da sala da unidade autônoma além do tempo necessário para a entrada e saída de pessoas, exceção aos casos de manutenção e limpeza das mesmas.

Art.36º - É expressamente proibido fumar em qualquer área de uso comum do condomínio (Lei nº. 5.517 de 17 de agosto de 2009).

Art.37º - No período das 22h00min horas de um dia e as 07h00min horas do dia seguinte, cumpre aos moradores guardar silêncio, evitando a produção de ruídos e sons que possam perturbar o sossego e o bem estar dos demais moradores do condomínio.

Art.38º - Em qualquer horário, o uso de aparelhos que produzam som ou instrumentos musicais deve ser feito de modo a não perturbar os vizinhos.

Art.39º - É proibido jogar lixo (pontas de cigarro, papeis) objetos em qualquer área do condomínio, sendo proibida a colocação de lixo nas áreas de circulação (corredores e áreas comuns). O lixo deverá ser acondicionado em saco plástico apropriado, sem vazamentos, e depositado em local destinado para tal.

Art.40º - É proibido à utilização das áreas comuns do condomínio para a guarda, mesmo que provisória, de volumes ou objetos que impeçam o livre trânsito dos moradores por estas áreas.

Art.41º - É vedado aos condôminos à utilização dos funcionários do condomínio em serviços particulares durante o horário de trabalho dos mesmos.

Art.41º.1 - Fora do horário de trabalho é lícita a utilização dos mesmos, sendo necessária a comunicação ao síndico e a assinatura de termo de responsabilidade para prevenir futuras ações trabalhistas.

Art.42º - É vedado a qualquer condômino confiar às chaves de sua unidade autônoma a empregados do condomínio, sem que assine termo de responsabilidade junto ao síndico.

Art.43º - É proibido à colocação de quadros, placas, avisos, letreiros ou anúncios nas áreas comuns do condomínio, bem como nas partes visíveis do exterior, como janelas ou varandas.

Art.44º - É proibida a instalação de aparelhos de ar-condicionado em locais diversos dos previstos na construção, bem como fios e condutores de qualquer espécie nas paredes comuns dos edifícios.

Art.45º - Ficam proibidas quaisquer alterações nas unidades autônomas, sejam elas modificações físicas, elétrica e hidráulica que possam vir a comprometer a segurança do empreendimento, sem a prévia autorização por escrito do construtor do condomínio (MRV) vide convenção do condomínio.

8

Page 10: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

CAPÍTULO QUARTODAS RECLAMAÇÕES

Art.46º - Toda e qualquer reclamação e/ou sugestão dos moradores, deverá ser transmitida ao síndico ou ao subsíndico, por escrito, em livro próprio, ou verbalmente nas assembleias. O livro será encontrado com o síndico ou na portaria do prédio e será sempre conferido por ele que analisará o seu conteúdo para tomar as providências necessárias, sempre com a supervisão do conselho fiscal.

CAPÍTULO QUINTODOS EMPREGADOS DOS CONDÔMINOS

Art.47º - Todos os moradores deverão informar ao síndico, em formulário padronizado pelo condomínio, o nome completo de seus empregados. Para controle de acesso ao condomínio.

Art.48º - O condômino se obriga a comunicar imediatamente ao síndico a dispensa ou admissão de novos empregados.

CAPÍTULO SEXTODO USO DA ÁREA COMUM E ELEVADORES

Art.49º - Os moradores poderão usar e gozar das partes comuns do edifício até onde não impeçam idêntico uso e gozo por parte dos demais moradores, e, desde que em atividades relacionadas com a própria destinação da área em questão.

Art.50º - O ingresso de quaisquer visitantes, familiares não residentes, entregadores ou qualquer outra pessoa deverá ser previamente anunciado pelo porteiro, só se permitindo o acesso após a autorização do morador.

Art.51º - Não é permitida a permanência de empregados nos halls, escadas de serviço, garagem ou áreas comuns. A presença dos mesmos só será permitida nesses locais quando em serviço.

Art.52º - É expressamente proibido fumar na área interna dos blocos, corredores e elevadores, bem como nas áreas comuns. (Lei nº. 5.517 de 17 de agosto de 2009)

Art.53º - Não será permitida a entrada no condomínio de pedintes, propagandistas, vendedores ambulantes etc... , salvo quando vierem a chamado de algum morador, sendo que neste caso, a permanência dessas pessoas ficará limitada ao apartamento do morador interessado.

Art.54º - Não é permitida a permanência de volumes de qualquer espécie nos halls, garagem, áreas de acesso ou demais partes comuns, exceto quando em trânsito dos apartamentos. Não podem ser deixados bicicletas ou quaisquer objetos similares nos corredores e na garagem.

9

Page 11: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.55º - Fica vedado o uso de bicicletas, skates, patins, bolas e similares nas dependências comuns do condomínio, exceto na área especificamente delimitada para o uso.

Art.56º - Ficam vedadas aglomerações, sobretudo nos halls e áreas de acesso aos prédios, salvo autorização do condomínio.

Art.57º - É proibido o uso de elevadores por crianças menores de 10 (dez) anos, quando desacompanhadas.

Art.58º - É expressamente proibido manter aberta a porta do elevador além do tempo necessário para a entrada e saída de pessoas, salvo no caso de manutenção e limpeza por parte dos empregados do condomínio.

Art.59º - É obrigação do condômino devolver o carrinho de compras ao seu lugar, sendo expressamente proibido deixar o carrinho nos elevadores, hall dos andares ou nas escadas.

Art.60º - Não é permitido o uso do carrinho de compras para transporte de material excessivamente pesado, bem como de materiais corrosivos, de construção ou entulhos de obra que possam vir a danificar o mesmo, ficando o usuário do carrinho responsável por qualquer dano que o mesmo venha a sofrer.

Art.61º - É expressamente proibido a qualquer pessoa transitar pelas áreas internas como corredores, elevadores, hall e escadas do condomínio em trajes de banho, sem camisa e sem calçado; salvo na área de lazer.

10

Page 12: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

CAPÍTULO SÉTIMODAS NORMAS DE TRÂNSITO E ESTACIONAMENTO.

Art.62º - É vedado aos condôminos deixar veículos e bicicletas em locais que possam atrapalhar o trânsito regular de outros condôminos.

Art.63º - O condômino deverá acender a luz interna do veiculo e/ou abrir as janelas do carro para a visualização do porteiro e mostrar a identificação do veiculo fornecida pelo condomínio a fim de que só então receba autorização para acesso a garagem do condomínio.

Art.64º - A garagem do condomínio destina-se exclusivamente à guarda dos veículos (automóveis e motocicletas) automotores dos condôminos residentes no condomínio.

Art.64.1 - A locação de vaga no estacionamento ou sua cessão é permitida mediante aviso por escrito à administração, mas, somente a outro condômino/morador, jamais a pessoa estranha ao condomínio. Para a locação de vaga, entende-se como condômino, os proprietários e os locatários residentes no condomínio.

Art.65º - Não é permitida a guarda, dentro do estacionamento do condomínio de veículos de altura e diâmetro tal, que pelo seu tamanho ou dimensões, prejudiquem a circulação no interior da garagem.

Art.65.1 - Cada condômino se obriga a estacionar seu automóvel/motocicleta dentro da área delimitada da vaga, não podendo nunca, invadir, ocupar, espaço superior ao de uma única vaga de garagem.

Art.66º - A velocidade limite de trânsito dentro da garagem do condomínio é de 10 (dez) quilômetros por hora.

Art.67º - É proibido o uso do estacionamento para a execução de qualquer serviço (montagem de móveis, pinturas, etc...) mesmo que este seja feito nos limites da vaga da garagem correspondente ao apartamento.

Art.68º - É proibido o uso de bicicletas, skates, patins, bolas e similares na área do estacionamento.

Art.69º - Não é permitido o uso das áreas destinadas à garagem para a guarda de móveis, utensílios, motores, pneus, bicicletas, ferramentas ou quaisquer outros objetos. Na vaga da garagem só podem ser guardados automóveis ou motocicletas.

Art.70º - O condomínio não se responsabiliza por danos de qualquer natureza ocorridos na garagem do condomínio.

Art.71º - É expressamente proibido usar o estacionamento para fazer reparos, a não ser os emergenciais que visem unicamente o deslocamento do automóvel para a oficina. Da mesma forma, é proibido a experimentação de buzinas, rádios, motores e alarmes.

Art.72º - É expressamente proibido fumar no estacionamento, nas escadas e nos elevadores.

11

Page 13: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.73º - É proibido à lavagem de carros no interior da garagem/estacionamento.

Art.74º - Os condôminos devem anotar no livro de reclamações quaisquer ocorrências havidas no estacionamento, citando, sempre que possível o nome do causador do dano.

Art.75º - Será desligado o alarme para entrada e saída de veículos das 22h00min as 08h00min.

CAPÍTULO OITAVODO ESPAÇO KIDS

Art.76º - O espaço kids é uma área destinada ao lazer e divertimento exclusivo por crianças dentro do limite de idade dos brinquedos. O horário de funcionamento será das 08h00min às 22h00min, ou outro horário definido em assembleia. Deverão os pais ou responsáveis estarem acompanhando seus filhos, orientando-os no sentido de serem obedientes ao horário de funcionamento e de evitarem provocar barulho excessivo. Ficando o condomínio isento de qualquer responsabilidade.

Art.77º - Não será permitida a utilização nem a permanência de estranhos no espaço kids. Contudo poderá o morador se fazer acompanhar de pessoas não residentes, desde que se responsabilize pelos atos dos visitantes que causarem danos ou prejuízos materiais.

Art.78º - É proibida a prática de jogos esportivos no recinto que possam perturbar ou interferir do direito alheio de desfrutar o espaço kids com tranquilidade e segurança.

CAPÍTULO NONODO USO DA PISCINA

Art.79º - O uso da piscina é privativo dos moradores, e seus convidados, sendo vedado o uso pelos empregados do condomínio.

Art.80º - Os moradores terão direito a trazer 04 (quatro) convidados por unidade autônoma por mês, que só terão acesso a essa área quando acompanhados pelo morador e devidamente identificados. E estes ficarão sob sua total responsabilidade e estarão obrigados a respeitar todas as normas do condomínio. A permanência dos visitantes nessa área só será permitida com a presença do morador.

Art.81º - Fica proibido o uso da piscina por portadores de moléstia infectocontagiosa ou transmissível, podendo a Administração, quando entender necessário, exigir atestado médico dos usuários.

Art.82º - Só será permitido o uso da piscina após a passagem pelo chuveiro existente no local e lava pés, sempre em trajes adequados para o banho, homens de sunga e mulheres de maiô ou biquíni. É obrigatório o uso de fralda própria para piscina, para as crianças que ainda não saibam pedir para ir ao banheiro.

Art.83º - Fica proibido o uso de óleo para bronzear ou qualquer produto similar que possa prejudicar o funcionamento das bombas e filtros da piscina.

12

Page 14: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.84º - É terminantemente proibida, no horário normal de funcionamento da piscina, a prática de jogos esportivos; tais como: frescobol, peteca, bola ou qualquer outro que possa interferir com o direito alheio de desfrutar da piscina em paz e segurança.

Art.85º - São também proibidas pranchas e boias que apresentem perigo aos demais usuários da piscina.

Art.86º - A piscina funcionará no horário das 08h00min às 20h00min, podendo sofrer mudanças caso os custos com guardião de piscina, sejam considerados altos em Assembleia. No inverno o horário da piscina poderá ser alterado para fechar mais cedo, com vistas à redução do custo de manutenção. As segundas feiras, a piscina permanecerá fechada para limpeza e manutenção.

Art.87º - Não será permitido o ingresso de animais de qualquer espécie na área da piscina.

Art.88º - Os condôminos são responsáveis pelo uso dos mobiliários da piscina.

Art.89º - É proibido o acesso à piscina de menores de 10 (dez) anos desacompanhadas de pais ou responsáveis.

Art.90º - O uso de trajes de banho será aquele definido pela legislação pertinente.

Art.91º - É expressamente proibido fumar na área interna da piscina, bem como nas áreas comuns do condomínio;

Art.92º - Não é permitida a ingestão de alimentos, bebidas, o uso de objetos cortantes, copos e garrafas de vidro, bem como de cigarro, charuto ou cachimbo dentro da área da piscina e nas suas bordas laterais com a finalidade de não interferir com o direito alheio de desfrutar da piscina em paz, segurança e tranquilidade. Na área delimitada pela grade que cerca a piscina, composta por mesas e cadeiras, fica permitido o consumo de alimentos e bebidas, mas, apenas em recipientes plásticos e/ou latas.

Art.93º - A Administração tem plenos poderes para tomar as medidas que julgar convenientes para a manutenção da ordem no uso da piscina.

CAPÍTULO DÉCIMODA SAUNA E DA HIDRO E SUA UTILIZAÇÃO

Art.94º - A sauna e a hidro funcionarão todos os dias das 08h00min as 12h00min e das 17h00min as 23h00min. Ou outro horário definido em assembleia.

Art.95º - O uso da sauna e hidro são privativos aos moradores do condomínio.

Art.96º - A chave da sauna e hidro ficarão na portaria do condomínio.

Art.97º - O livro de controle de acesso à sauna e hidro ficará na portaria. Este livro contém, em sua página inicial o termo de responsabilidade pelo uso da sauna. Dessa forma, ao registrar seu nome no livro, o condômino, anui e concorda com seu teor.

13

Page 15: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.97º.1 - Ao registrar sua entrada no livro de controle de acesso a sauna e hidro, o condômino, observando qualquer anormalidade encontrada na sauna, deverá informar a administração do condomínio, sob pena de responsabilidade.

Art.97º.2 - Por anormalidade entende-se danos causados por vandalismo e subtração de equipamentos da sauna.

Art.98º - A utilização da sauna e hidro pelos condôminos está condicionada ao registro do nome, apartamento, bloco, data da entrada e saída com os respectivos horários, no livro de controle de acesso a sauna.

Art.99º - É proibido fumar no interior da sauna e hidro e da sala de descanso, bem como a prática de jogos e brincadeiras de qualquer natureza.

Art.100º - É proibido o uso da sauna e hidro por menores de 16 anos desacompanhados de seus pais ou responsáveis, ficando o condomínio isento de qualquer responsabilidade quando a sauna for indevidamente usada pelos menores acima indicados.

Art.101º - O condomínio poderá solicitar periodicamente atestado médico para o uso da sauna e hidro.

Art.102º - Não é permitida a presença de animais na sauna e na sala de descanso, bem como o uso de objetos cortantes.

Art.103º - É proibido o uso de objetos de vidro dentro da sauna.

CAPÍTULO DÉCIMO-PRIMEIRODO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS

Art.104º - O horário de uso do salão de festas e da churrasqueira é das 9h00min as 22h00min, (ou outro horário definido em assembleia), podendo ser prorrogado por mais uma hora para limpeza. Após as 22h00min é vedado o uso de qualquer aparelho sonoro.

Art.105º - A chave do salão de festas ficará na Administração do condomínio.

Art.106º - A utilização do salão de festas, ou churrasqueira não impede que os demais condôminos usufruam as demais áreas comuns do condomínio.

Art.107º - A utilização do salão de festas e da churrasqueira é exclusiva dos moradores do condomínio, que só poderão fazê-lo para promoção de atividades sociais, festas, recepções e aniversários, sendo vedados a sublocação ou empréstimo, bem como a cessão do salão de festas e da churrasqueira para atividades politico partidário, religiosas, profissionais, mercantis, jogos de azar, bem como qualquer atividade irregular ou ilícita.

Art.108º - Utilização do salão de festas e das churrasqueiras para realização de festas de Natal e de Ano Novo somente serão permitidos se for evento promovido pelo condomínio, qualquer outra disposição somente aprovado em assembleia.

14

Page 16: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.109º - A utilização do salão de festas e das churrasqueiras pelos condôminos está condicionada a registro no livro de reservas do salão de festas e das churrasqueiras. Tal registro poderá ser feito a qualquer tempo, e a preferência de uso se dará pela ordem do registro. O registro deverá conter o nome completo do condômino, o apartamento e bloco onde reside, bem como a data de utilização e a opção de uso, churrasqueira ou, salão de festas. No caso do condômino querer alugar o salão de festas e a churrasqueira a solicitação deverá ser feita com no mínimo sete dias de antecedência a data pretendida.

Art.110º - O mesmo condômino poderá ocupar o salão de festas e uma churrasqueira no mesmo fim de semana.

Art.111º - O limite do salão de festas é de 60 (sessenta) pessoas, e o condômino contratante é responsável pela obediência a esse limite. O condômino responsável pelo aluguel do salão de festas ou churrasqueiras deverá entregar a portaria uma lista dos convidados para controle e segurança do condomínio.

Art.112º - A título de pagamento das despesas com limpeza e conservação das dependências requisitadas, bem como consumo de luz e de gás e trabalho extra dos empregados, será cobrada uma taxa, no momento da solicitação da reserva, no valor de R$80,00 (oitenta reais) para a utilização dos salões de festas, e de R$20,00 (vinte reais) para a utilização das churrasqueiras. Os valores apresentados poderão ser alterados em assembleia quando for necessário.

Art.113º - O condômino solicitante assinará um termo de responsabilidade pelo uso do salão de festas ou da churrasqueira, onde ficará expressamente consignado haver recebido as referidas dependências em perfeitas condições de uso, assumindo integralmente o ônus de quaisquer danos que se venham registrar desde a entrega do salão de festas ou da churrasqueira, inclusive os causados por familiares, convidados, prepostos, pessoal contratado e empregados. O termo de responsabilidade pelo uso do salão de festas e da churrasqueira explicitará as condições em que o condômino responsável recebeu o salão de festas ou a churrasqueira, e servirá de parâmetro para comparar em que condições o mesmo será devolvido.

Art.114º - Ao termino da festa, ou no dia seguinte as 9h00min, o condômino responsável pelo aluguel do salão de festas, em conjunto com o zelador, ou quem o síndico determinar, efetuará a vistoria das áreas e equipamentos utilizados. Nos casos de danos ou sumiço de utensílios, tais com (espetos, grelhas etc...) o condômino deverá ressarcir o condomínio em 48 horas.

Art.115º - O não ressarcimento dos danos causados ao condomínio, no prazo de quinze dias corridos a partir da data da notificação acarretará o acréscimo de vinte por cento no montante dos danos apurados e a cobrança judicial do débito, com o pagamento de custas e honorários advocatícios, bem como a perda do direito da requisição do salão de festas até o cumprimento das obrigações.

Art.116º - O condômino que não realizar a festa na data reservada deverá cancelar a reserva com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de arcar com a taxa para a utilização da dependência reservada, salvo motivo de força maior plenamente justificado e avaliado pela administração do condomínio.

15

Page 17: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.117º - O condômino deverá orientar seus convidados no sentido de não utilizarem outras áreas comuns do condomínio.

Art.118º - É expressamente proibido fumar dentro do salão de festas.

Art.119º - Não será permitido o ingresso de animais de qualquer espécie no salão de festas e nas churrasqueiras;

Art.120º - Os limites para uso do salão de festas para a disposição das mesas e cadeiras será somente o espaço interno do salão de festas, não podendo, em nenhuma hipótese serem colocadas mesas e cadeiras na área externa do salão de festas.

Art.121º - É vedada a confecção de comestíveis e ou semelhantes fora da cozinha do salão de festas;

Art.122º - Os usuários do salão de festas e/ou churrasqueira deverão respeitar os níveis de decibéis indicados pelas normas legais, sobretudo nos horários noturnos.

ARTIGO DÉCIMO-SEGUNDODO USO DA SALA DE GINÁSTICA

Art.123º - A sala de ginástica é de uso gratuito e exclusivo dos condôminos, sendo vedado o seu uso por não condôminos moradores.

Art.124º - A sala de ginástica estará disponível todos os dias, no horário das 7h00min às 22h00min, sendo reservado o período de duas horas diárias para limpeza e manutenção.

Art.125º - A utilização da sala de ginástica pelos condôminos está condicionada ao registro do nome, apartamento, bloco, data e horários de entrada e saída no livro de controle de acesso à sala de ginástica.

Art.126º - Os aparelhos não devem ser utilizados após o banho de mar, visto que a água salgada e a areia diminuem a vida útil dos aparelhos de ginástica.

Art.127º - É vedado o uso da sala de ginástica por menores de 14 anos desacompanhados de seus responsáveis.

Art.128º - É vedada a prática de jogos e brincadeiras de qualquer natureza dentro da sala de ginástica.

Art.129º - O uso de som ambiente só será permitido entre as 8h00min e 22h00min.

Art.130º - É obrigatório o usar short, camisa e tênis para o uso da sala de ginástica, para que se mantenha uma maior higiene no local.

16

Page 18: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

CAPÍTULO DÉCIMO-TERCEIRODO USO DOS COLETORES DE LIXO

Art.131º - O lixo e detritos deverão ser depositados no coletor existente no compartimento da lixeira de cada andar, estes deverão estar condicionados em sacos plásticos fechados e de dimensões menores que a do diâmetro do coletor.

Art.132º - Objetos como latas, garrafas, caixas e outros quaisquer materiais de grande volume, deverão ser deixados no compartimento da lixeira de cada andar, mantendo-se sempre a porta fechada. Caso a quantidade seja superior à capacidade do compartimento, os materiais deverão ser levados para o local indicado pela administração.

Art.133º - O responsável por qualquer obra deverá retirar todo o entulho das dependências do condomínio. É vedada a colocação de restos de obra no compartimento da lixeira.

Art.134º - Os empregados dos condôminos devem ser orientados no sentido do fiel cumprimento destas normas.

CAPÍTULO DÉCIMO-QUARTODA SEGURANÇA

Art.135º - Não é permitido guardar ou depositar em qualquer parte do condomínio explosivos, inflamáveis ou quaisquer outros agentes químicos susceptíveis de afetar a saúde, segurança ou tranquilidade dos moradores.

Art.136º - São proibidos jogos ou quaisquer práticas que possam causar danos ao condomínio, notadamente nas partes comuns e áreas livres, a não ser nos locais especificamente determinados para tal atividade.

Art.137º - É expressamente proibido a qualquer proprietário ou morador entrar desacompanhado do síndico ou de seu preposto, ou adentrar em dependências reservadas aos equipamentos e instalações que guarnecem os edifícios, tais como: casa de máquinas dos elevadores, bombas d’água, compactadores de lixo, local de guarda de materiais, medidores de luz e gás, hidrômetros, e etc...

Art.138º - Visando a segurança geral e também a ordem, higiene e limpeza das partes comuns, fica proibido atirar quaisquer coisas pelas portas, janelas e áreas de serviço, ou nos elevadores, corredores, escadas e demais áreas comuns.

Art.139º - Todo e qualquer dano ou estrago provocado por um morador, seus dependentes ou empregados particulares, em qualquer área comum do edifício deverá ser inteiramente indenizado pelo condômino implicado na ocorrência.

Art.140º - Os condôminos deverão providenciar em no máximo 48 horas o reparo de vazamentos ocorridos na canalização secundária, que sirva privativamente à sua unidade, bem como a infiltrações nos pisos e nas paredes;

Art.141º - As portas corta fogo deverão ser mantidas permanentemente fechadas.

17

Page 19: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

Art.142º - Não é permitido o uso de botijão de gás nas unidades autônomas e nas áreas comuns.

CAPÍTULO DÉCIMO-QUINTODOS EMPREGADOS

Art.143º - Compete a administração do condomínio fiscalizar os empregados do condomínio, fazendo com que os serviços realizados pelos mesmos sejam executados da melhor maneira possível.

Art.144º - Os moradores não poderão utilizar, para seu uso pessoal e particular, dos serviços dos empregados do condomínio quando estes estiverem cumprindo o horário de trabalho.

Art.145º - Não é permitido que outras pessoas que não os próprios empregados do condomínio trabalhem nas partes de uso comum, a não ser mediante autorização por escrito da administração do condomínio.

CAPÍTULO DÉCIMO-SEXTODO USO PRIVATIVO DO MORADOR

Art.146º - Os apartamentos do condomínio destinam-se exclusivamente ao uso residencial e são estritamente familiares, devendo ser guardado o recato e a dignidade compatíveis com a moralidade, bons costumes.

Art.147º - É proibido mudar a forma externa da fachada correspondente a cada unidade, decorar as paredes e esquadrias externas, usar vidros e toldos, ou pintá-los em cores ou tonalidades diferentes das usadas no conjunto do edifício, ou fechar as varandas dos apartamentos, seja sob que pretexto for, salvo quando aprovados em assembleia do condomínio.

Art.148º - É terminantemente vedada a colocação de anúncios, placas, avisos e letreiros de qualquer espécie na parte externa ou nas dependências internas do condomínio, inclusive nos vidros das janelas.

Art.149º - Não é permitido colocar na varanda e seu respectivo parapeito, assim como nas janelas, vasos, tapetes, varais suspensos de roupas ou quaisquer outros objetos que ofereçam incômodo, perigo de queda, ou que prejudiquem a estética do prédio.

Art.150º - Considerando que o prédio é exclusivamente residencial Não é permitido sublocar com intuito de obtenção de lucro, sob qualquer pretexto, quartos ou outras dependências dos apartamentos.

Art.151º - Os moradores devem permitir o ingresso em suas unidades autônomas do síndico, ou seus prepostos, quando se torne indispensável à inspeção ou realização de trabalhos relativos à estrutura geral do edifício, sua segurança e solidez, ou a realização de reparos em instalações, serviços e tubulações nas unidades vizinhas.

Art.152º - A troca ou raspagem de assoalhos, polimentos de mármore e demais obras nos apartamentos que produzam ruídos suscetíveis de incomodar os vizinhos, deverão

18

Page 20: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

ser previamente comunicados a administração, e só serão permitidos nos horários das 8h00min as 17h00min nos dias úteis, e aos sábados de 09h às 15hs. Fora deste horário só serão permitidas obras de caráter emergencial, mesmo assim, deverão ser autorizadas pela administração.

Art.153º - É vedado à utilização de botijão de gás em qualquer área interna ou externa dos apartamentos.

Art.154º - Os moradores deverão manter fechadas as portas de seus apartamentos, e, em nenhuma hipótese, o condomínio será responsabilizado por furtos tanto nos apartamentos quanto na área comum.

Art.155º - Por motivos de segurança estrutural, qualquer modificação a ser feita na distribuição interna do espaço de um apartamento só poderá ser executada após solicitação por escrito e autorização também por escrito da administração do condomínio.

Art.156º - Por motivos de segurança das instalações, e do próprio edifício como um todo, fica vedada a execução nos apartamentos de qualquer instalação que resulte em sobrecarga mecânica e/ou elétrica sem a prévia autorização por escrito da administração do condomínio.

CAPÍTULO DÉCIMO-SÉTIMODOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

Art.157º - Ao condômino apenas é permitida a propriedade de animais de pequeno e médio porte. É vedado o trânsito de qualquer animal doméstico pelo chão nas áreas comuns do condomínio, bem como nos elevadores. O transporte de animal doméstico somente será permitido no colo do proprietário, usando guia coleira e/ou focinheira quando for o caso.

Art.158º - Caso o animal suje qualquer área comum do condomínio com necessidades fisiológicas, o local deverá ser higienizado de imediato pelo condômino responsável. Caso a limpeza não seja providenciada, será aplicada multa pela administração do condomínio no valor de 50% (cinquenta por cento) de cota condominial da unidade que o animal pertence. Em caso de reincidência a multa será aplicada em dobro.

Art.159º - Em caso de barulho excessivo, odor excessivo, ou perturbação de qualquer natureza causada por animal, o condômino responsável será notificado pela administração do condomínio para que resolva-o em prazo razoável determinado em notificação, sob pena de aplicação de multa nos moldes do item acima.

Art.160º - Não poderá ser deixado o animal sozinho na unidade, no caso em que o condômino viaje por mais de 24 horas, nem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos conforme Lei 9.605/1988.

Art.161º - As fezes dos animais deverão ser separadas em sacos de lixo e depositadas diretamente nas caçambas de lixo existentes na área reservada ao acondicionamento do

19

Page 21: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

lixo, ficando proibido o depósito dos mesmos no coletor existente no compartimento da lixeira de cada andar.

Art.162º - Fica proibidos no Condomínio animais notoriamente agressivos que possam representar risco a segurança dos moradores.

CAPÍTULO DÉCIMO-OITAVODAS MUDANÇAS

Art.163º - O condômino deve atender obrigatoriamente ao seguinte horário para a entrada e saída de mudanças: de segunda a sexta feiras, das 9h00min as 18h00min; sábados das 9h00min as 16h00min; aos domingos e feriados é proibido qualquer tipo de mudança;

Art.164º - O condômino fica obrigado a comunicar a administração, com antecedência mínima de três dias, qualquer tipo de mudança;

Art.165º - Na hipótese de ocorrência de danos aos elevadores e outras partes comuns do condomínio durante a mudança, fica o condômino ou inquilino, proprietário dos objetos transportados, responsável perante o condomínio pelo custeio dos reparos necessários.

CAPÍTULO DÉCIMO-NONODAS PENALIDADES

Art.166º - O disciplinamento estatutário é uma decorrência do interesse comum, que neste caso se sobrepõe ao particular, em tudo quanto não viole o direito básico da propriedade. Portanto, a administração tem o dever de aplicar as sanções previstas na convenção, e neste regimento interno, em prol do interesse da coletividade.

Art.167º - Se houver necessidade de procedimento judicial pelo condomínio, todas as despesas correspondentes e honorários de advogado correrão por conta do condômino que deu causa a ação e tenha sido vencido no litígio.

Art.168º - Para equalizar o valor a ser aplicado em multas o valor da cota condominial de referencia será a média dos valores encontrados entre a menor e a maior cota condominial.

Art.169º - O condômino em atraso com o pagamento de multas decorrentes da violação de cláusulas deste regimento interno ficará impedido de reservar o salão de festas e as churrasqueiras até o devido pagamento da referida multa.

Art.170º.- O condômino que violar as disposições legais bem como as contidas neste Regimento Interno, além de ser compelido a desfazer, abster-se do ato praticado ou ainda reparar os danos que causar, ficará sujeito à multa de 1/2 (meia) taxa condominial, vigente à época da infração. A reincidência ensejará a elevação da multa até o limite legal, ou seja, 500% (quinhentos por cento) da taxa condominial, atualizável mensalmente pelo IPC (índice de preços ao consumidor) ou outro índice que venha a substituí-lo até o efetivo pagamento.

§1º. A multa será imposta pela Administração e cobrada pelo Síndico juntamente com a taxa condominial, no vencimento imediatamente posterior, facultado ao interessado

20

Page 22: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

recorrer a Assembleia Geral. A imposição da multa será comunicada por escrito ao infrator ou quem por ele responsável dentro do vínculo de sua relação, não tendo efeito suspensivo o recurso eventualmente interposto. A Administração na hipótese de recusa de recebimento da notificação pelo transgressor poderá se valer da entrega na presença de testemunha para a pratica do ato ou, outro modo em que se cumpra a finalidade ensejada.

§2º. O pagamento da multa não exime o infrator de sua responsabilidade civil e reparação pelos danos causados.

CAPÍTULO VIGÉSIMODAS PADRONIZAÇÕES

Art.171º - Portas de acesso – as portas deverão seguir o padrão branco.

Art.172º - Fechamento da área de serviço – O fechamento da área de serviço poderá ser feito após o recebimento do habite-se seguindo o modelo especificado pela administração do condomínio.

Art.173º - Redes de Proteção - Poderão ser colocadas nos espaços livres na cor branca.

Art.174º - Caixas de proteção de ar condicionado – Deverão ser colocadas na sala e nos quartos seguindo as orientações especificadas pela administração e aprovada em assembleia.

Art.175º - Toldos e película – películas poderão ser colocados na cor preta. Qualquer outra disposição será levada para deliberação em assembleia. Não poderão ser colocados toldos.

Art.176º - Telhados nas coberturas – Deverão ser construídos dentro dos limites da cobertura, utilizado calha branca com caimento de água para o seu interior, obedecendo às regras descritas no Capítulo Proibições. As padronizações obedecerão às regras deliberadas em assembleia.

Art.177º - Ar condicionado do tipo Split – Poderão ser colocados de forma que o equipamento externo fique acondicionado no mesmo local destinado ao ar condicionado do tipo janela. Deverá ser instalada caixa de proteção com as mesmas especificações do ar condicionado do tipo janela. As padronizações obedecerão às regras deliberadas em assembleia.

Art.178º - É proibida a instalação de grades nos corredores, a fim de isolar apartamentos de canto.

21

Page 23: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

CAPÍTULO VIGÉSIMO-PRIMEIRODISPOSIÇÕES FINAIS

Art.179º - Compete a todos os moradores e empregados do condomínio fazer cumprir o presente regulamento, levando ao conhecimento da administração qualquer transgressão ao mesmo.

Art.180º - As alterações a serem realizadas neste regulamento, com exceção da área de lazer e das padronizações, apenas poderão ser efetuadas pelo voto de pelo menos 1/4 das unidades condominiais, durante assembleia convocada para esse fim. As alterações após aprovadas e registradas, poderão ser imediatamente impressas pela administração do Condomínio e distribuídas a todas as unidades condominiais.

Art.180º.1 - Para alterações em itens referentes à área de lazer que digam respeito exclusivamente a horários de funcionamento e cobranças de taxas, além dos de padronizações, o quórum será de maioria simples.

Art.181º - Aos condôminos, cabe a obrigação de, nos contratos de locação, alienação ou cessão do uso de suas unidades a terceiros, fazer incluir uma cláusula que obrigue o fiel cumprimento deste regulamento, que é mantido para comodidade, tranquilidade e segurança gerais, devendo por isso serem rigorosamente cumpridos por todos os condôminos e moradores, seus empregados e pessoas sob sua responsabilidade.

Art.182º - O condomínio fica obrigado a manter sempre atualizada a ficha de cadastro de moradores, contando para tal com a colaboração de todos no sentido de preencher corretamente os formulários do Livro de Registro de Moradores.

Art.183º - Quaisquer reclamações deverão ser dirigidas à administração do Condomínio, por escrito e, em livro próprio que se encontra na portaria do condomínio.

Art.184º - O objeto principal deste regulamento é a tranquilidade no uso e gozo do condômino, limitando os abusos que possam prejudicar o bom convívio social dos moradores do condomínio. Sendo assim, todos os casos omissos serão resolvidos pela Administração dentro dos critérios descritos neste regulamento.

22

Page 24: Regimento Interno Spazio Niteroi Garden Minuta Final Em 16 05 2012

NÃO SERÁ ACEITA EM QUAQUER HIPÓTESE, POR QUEM QUER QUE SEJA ALEGAÇÕES DE DESCONHECIMENTO DAS NORMAS ESTABELECIDAS NESTE REGULAMENTO, SENDO QUE PERMANECERÁ UMA CÓPIA NA PORTARIA PARA A CONSULTA DE QUEM POSSA INTERESSAR.

Rio de Janeiro, de de 2012

_______________________________________Administração do Condomínio

Spazio Niterói Garden

23