regiÃo da europa · web viewdesde que saí do brasil, ajudei a muitos brasileiros em relação a...

55
REGIÃO DA EUROPA APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS (os textos são de responsabilidade dos próprios candidatos) OBS: Os candidatos que quiserem acrescentar suas apresentações podem enviar um texto (máximo de 240 linhas) para o email [email protected]”. ADERBAL DIAS MANCIO Aderbal Dias Mancio tem 32 anos, natural de Foz do Iguaçu – PR. Reside no exterior há 5 anos. “Gostaria de poder contribuir junto à comunidade brasileira em Londres dentro do que estiver ao meu alcance. Tenho ciência dos principais desafios que esta comunidade enfrenta aqui no Reino Unido e recebo com muita satisfação esta iniciativa do governo em criar políticas públicas pensando nas pessoas que residem no exterior. Em outubro deste ano estarei iniciando o curso BA Global Politics and International Relations no Birkbeck College - University of London (áa estou matriculado) e junto a este novo desafio, gostaria de estar envolvido num projeto como este onde governo e cidadãos se unem com vistas na implementação de políticas de integração e suporte aos brasileiros que um dia deixaram sua terra em busca de uma vida melhor no exterior”.

Upload: tranmien

Post on 09-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

REGIÃO DA EUROPA

APRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS

(os textos são de responsabilidade dos próprios candidatos)

OBS: Os candidatos que quiserem acrescentar suas apresentações podem enviar um texto (máximo de 240 linhas) para o email “[email protected]”.

ADERBAL DIAS MANCIO

Aderbal Dias Mancio tem 32 anos, natural de Foz do Iguaçu – PR. Reside no exterior há 5 anos.

“Gostaria de poder contribuir junto à comunidade brasileira em Londres dentro do que estiver ao meu alcance. Tenho ciência dos principais desafios que esta comunidade enfrenta aqui no Reino Unido e recebo com muita satisfação esta iniciativa do governo em criar políticas públicas pensando nas pessoas que residem no exterior. Em outubro deste ano estarei iniciando o curso BA Global Politics and International Relations no Birkbeck College - University of London (áa estou matriculado) e junto a este novo desafio, gostaria de estar envolvido num projeto como este onde governo e cidadãos se unem com vistas na implementação de políticas de integração e suporte aos brasileiros que um dia deixaram sua terra em busca de uma vida melhor no exterior”.

AILTON CÉZAR FONSECA

Ailton César Fonseca tem 44 anos, natural de Marília-SP Brasil. Reside na Áustria. Reside no exterior há 23 anos.

“Vivo na Áustria deste 1987, fui entregador; vendedor de laminados de madeira; garçom; informante turístico para a cidade de Viena; coreógrafo e dançarino de folclore brasileiro, latino e cubano; estudei turismo em Viena; sou empresário de

shows brasileiro e latino, desde 1992 e faço turné por toda a Europa; regularizei a minha situação somente em 1996 na Áustria; tornei-me pai em 1997 do Jian, mestiço chinês; sou acompanhante de viagens entre Viena-Budapeste-Praga-Salzburgo-Graz; adquiri a concessão austríaca de gastronomia e hotelaria em 2001; administrei um bar-restaurante no Prata parque turístico de diversão em Viena; presto assessoria para firmas austríacas em pesquisas de mercado no mundo; estou reestruturando uma firma em Veneza-Itália de delicadezas italianas e também trabalho nas Nações Unidas de Viena "UNO" como guia de turismo desde 2008. Tenho visto permanente na Áustria e tenho nacionalidade BRASILEIRA - Sou orgulhoso de ser 23 anos um dos BRASILEIROS DO MUNDO”.

ALESSANDRO MARQUES SOARES

Alessandro Marques Soares tem 43 anos, natural de Mantena (MG). Reside no exterior há 5 anos.

“Acredito estar habilitado a representar os brasileiros na minha região; Pelo meu conhecimento na região e na qual eu moro e conheço as dificuldades que nela há para algumas pessoas.”

ALEXANDRE HORTENCIO

Alexandre Hortencio tem 40 anos, natural de São Paulo – SP. Reside no exterior há 5 anos.

“Resolvi me candidatar a este cargo, devido a larga experiência que tenho no que diz respeito às adversidades que os imigrantes Brasileiros enfrentam no exterior. Acredito ter um preparo razoável devido à circunstâncias da minha vida, e todos os obstáculos que superei e em uma continua. Até aqui já fiz quase que de tudo; Quando menino fiz diversos tipos de trabalhos, quando adulto office boy, motorista, vendedor, empresário etc. Falo três idiomas alem do português; Italiano, espanhol e inglês.”

ALEXSANDRA PATRÍCIA TRENTINI GONZATI

Alexsandra Patricia Trentini Gonzati, atualmente reside na Itália. Reside no exterior há 10 anos.

“Como mencionado anteriormente gostaria de fazer algo pela comunidade brasileira no exterior pensando nas dificuldades que encontrei na Itália assim que cheguei: a realidade é muito diferente por aqui, seja em relação ao povo italiano seja em relação às diferentes culturas e sub-culturas que este pais espelha. Fazer com que o brasileiro(a) entenda melhor a cultura italiana e as próprias dificuldades com que se deve afrontar, é de grande ajuda. Sempre quis ter a possibilidade de trabalhar com o Consulado Brasileiro, desde que me mudei para a Italia”.

ANA ELISA MODESTO LECCA

Ana Elisa Modesto Lecca tem 43 anos, natural de - Salvador – BA. Reside no exterior há 11 anos.

“Atualmente a Liguria é órfã de um representante e o meu interesse é procurar manter informada a comunidade brasileira na Região Liguria. Posso contribuir com trocas de informações e experiências, ajudando o cidadão brasileiro a tirar dúvidas inerentes ao seu problema. Gostaria de ser uma referência aos brasileiros residentes na Liguria.”

ANDREA SCHILZ

Andrea Schilz tem 37 anos, natural de Manaus. Reside o exterior há 11 anos. Reside atualmente na Alemanha.

“Sou candidata ao Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE), impulsionada por imperativo moral, de consciência e de cidadania. Andrea Schilz conhecida pela comunidade brasileira como Andrea Brasileira, fiquei conhecida desde junho de 2003, devido a meu trabalho voluntário. Sou uma voluntária que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade brasileira no exterior; doando meu tempo e conhecimentos, realizo um trabalho gerado pela

energia de meu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político, emocional. Realizo um trabalho solidário onde ajudo sem ser recompensada, e faço isso por livre escolha e porque gosto e por quero.”

ANELIZE CAMPOS KEIM

Anelize Campos Keim tem 38 anos, natural de São Paulo- SP. Reside atualmente na Alemanha. Reside no exterior há 7 anos.

“Faço parte desde 2006 de uma iniciativa de pais, os quais ajudam e colaboram para o funcionamento de uma Pré-escola em Munique chamada “Deutsch-brasilianisches Kinderhaus Estrelinha e.V.” , à qual tem como finalidade educar as crianças dentro da língua e cultura Brasileira e Alemã. Durante esse período e mantendo contato diário com outros pais, tive a oportunidade de poder ser útil e ajudar voluntariamente várias outras mães brasileiras, com informações sobre a nossa cidade, cultura, reconhecimentos de certificados, reintegração no campo profissional, traduções, agendamentos e acompanhamentos a médicos ou até mesmo junto à órgãos públicos alemães. Tudo isso são coisas muito simples, mas que me deram força e motivação para poder querer fazer mais pela comunidade brasileira à qual eu vivo. Conhecendo as demandas e dificuldades, que muitos brasileiros enfrentam aqui na minha região, sinto-me na condição de poder ser parte nesse trabalho de apoio a brasileiros, podendo assim colaborar com o MRE na realização de projetos e outras questões de interesse das comunidades brasileiras no exterior.”

APARECIDA ANTONIETA CAPUZZI

Aparecida Antonieta Capuzzi tem 51 anos, natural de Santo André - São Paulo. Reside atualmente na Itália. Reside no exterior há 8 anos.

“Durante minha experiência como tradutora juramentada tive a oportunidade de encontrar brasileiros e conhecer seus problemas e anseios relacionados com a adaptação e integração, assim como aqueles que encontram-se numa situação de deságio social, (cárcere, prostituição, etc.). As razões seriam inúmeras mas acredito que a mais importante é a de poder de alguma forma ajudar os brasileiros quanto a integração com a cultura italiana não abandonando a nossa cultura. Procurar orientar e ajudar nas dificuldades para a obtenção de documentos e conhecimento dos seus direitos. Acredito que este importante projeto nos contemple de ouvidores que sejam um ponto de referência para mantermos ligados ao Brasil e à nossa cultura. Independente da minha candidatura gostaria de expressar minha admiração pela iniciativa e deixar meus votos que seja este, grande passo para um importante trabalho social”.

ARLETE DA SILVA LOMIENTO

Arlete da Silva Lomiento tem 63 anos , natural de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Reside há 8 anos no exterior.

“Vasto conhecimento da legislação brasileira e comunidade européia, e o desejo de ampliar o trabalho de integração dos cidadãos brasileiros e o reconhecimento dos direitos e deveres dos mesmos”.

BERNHARD WALTER BRUNO GÜBiTZ

Bernhard Walter Bruno Gübitz tem 72 anos, natural de Reichenberg /Monte Rico- Rep. Tcheca. Reside há 33 anos no exterior.

“Experiência em temas de integração e adaptação de pessoas de origem latino-americana na Áustria e Alemanha. Como presidente e vice-presidente de várias associações adquiri bastante conhecimento dos problemas de adaptação a países para onde as pessoas se transferem. Falando perfeitamente o alemão e o português, bem como outros idiomas, posso contribuir para resolver problemas que surgem na comunicação entre pessoas de várias origens. Brasileiro por opção, mãe brasileira e pai austríaco”.

CARLA AMARAL ELLINGSEN

Carla Amaral Ellingsen tem 28 anos, natural de Rio de Janeiro- RJ. Reside na Noruega há três anos.

“Acredito estar habilitada a representar os brasileiros na Noruega, pois representar foi minha escolha de vida quando optei pela carreira de Relações Internacionais. Comecei a carreira com a idéia de seguir a linha diplomática, mas durante o caminho, diversas oportunidades me levaram em direção a área comercial. Tenho residido em diversos países (Bolívia e Estados Unidos), lugares onde tenho sido ativa nas comunidades Brasileiras e tenho sido inspirada por representantes diplomáticos com os quais tive a sorte de conviver através de círculo de amizades. Com raízes fortes na Noruega devido a que sou casada com um cidadão Norueguês, tenho optado por residir permanentemente no pais. Posso me considerar muito bem integrada, pois domino a língua, e tenho um bom conhecimento das costumes e cultura Norueguesa.”

CARLOS MELLINGER

Carlos Mellinger tem 48 anos, natural de São Paulo- SP. Reside no Reino Unido. Reside no exterior há 18 anos.

“Participei da I e II Conferência ‘Brasileiros no Mundo’ em julho de 2008 e outubro de 2009 no Rio de Janeiro, tendo contribuído com muitos dos temas nela abordados em especial com demandas específicas da comunidade no Reino Unido. Idealizador e fundador da ABRAS (2006) e de Casa do Brasil em Londres (2009). Em Portugal, fundei a Associação Brasileira de Portugal (2000), em operação hoje na cidade de Seixal. Principais atividades: Orientação em imigração, apoio geral à comunidade brasileira residente no Reino Unido, em especial em Londres, oferecendo serviços gratuitos de assistência jurídica, psicológica e social para os associados desta organização sem fins lucrativos. Traduções, serviços de interpretação, auxílio na busca de acomodação, trabalho e escolas, convênios com médicos, bancos e dentistas, entre outros, complementam a lista de serviços que visam o bem estar das brasileiras e brasileiros. Principais atividades: Atribuições similares às exercidas atualmente na Casa do Brasil em Londres.”

CLAUDIA APARECIDA DE MORAIS

Claudia Aparecida de Morais. Reside na Itália. Reside no exterior há 8 anos.

“Tem forte interesse em assuntos políticos e poder contribuir no melhoramento da condição de vida dos brasileiros”.

CLAUDIA PASTOR ALMEIDA SOARES BJØRGUM

Claudia Pastor Almeida Soares Bjørgum (Cláudia Pas”) tem 47 anos, natural de Rio de Janeiro- RJ. Reside na Noruega. Reside no exterior há

“Acredita estar habilitada a representar os brasileiros de sua região: Acredito que muitos são os benefícios para o Brasil necessita manter forte os vínculos com seus cidadãos no exterior. Por acreditar ser importante reforçar esses vínculos acho que a presença de vivendo no exterior de modo a manter ser extremamente necessária que um conselho como esse a participação ativa de cidadãos brasileiros no exterior não apenas para .....”

CRISTIANE PAONELLI RABELO

Cristiane Paonelli Rabello (“Cris Índia do Brasil”) tem 37 anos, natural de Carmopolis de Minas – MG. Reside no exterior há sete anos.

“A razão da minha candidatura é ligada as minhas origens (brasileiras e européias), e a minha experiência e amor pelo trabalho humanitário. Acredito ser idônea ao cargo de representante de brasileiros na Europa porque almejo dar meu contributo humano e profissional no âmbito social, artístico, jornalístico , cultural e turístico. Acredito muito na importância dos meios de comunicação, utilizados de forma justa, como “ponte” de intercâmbio entre culturas diversas na realidade social multiétnica européia”.

DÉBORA RÚBIA SOARES SANTOS DOMJÁN

Débora Rúbia Soares Santos Domján (Pimenta”) tem 30 anos, natural de Abreu e Lima-Pernambuco. Reside no exterior há 9 anos.

’’Como fundadora do primeiro e único Centro Cultural Brasileiro em Budapest, e pioneira na divulgacao da cultura Brasileira na Hungria, penso ter experiência adquirida e acredito que posso exercer bem as atividades a serem desempenhadas no Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE) do Ministério de Relações Exteriores do Brasil (MRE), além é claro, de fazê-lo com prazer”.

DOMINGOS AUGUSTO PAIVA DE ALMEIDA

Domingos Augusto Paiva de Almeida tem 33 anos, natural de Recife/PE. Resie na França. Tempo de residência no exterior: 14 anos.

“Resido na França há 14 anos. Sou advogado de um escritório franco-brasileiro e consultor do Conseil d’Etat. Lido quotidianamente com problemas de brasileiros em matéria de migração, relação com a administração francesa, família, emprego, investimentos e comércio. Presto orientação legal a brasileiros no exterior, conheço intimamente as instituições francesas, animo grupos de reflexão e de apoio, amo meu País e minha cultura e gostaria de contribuir para que os brasileiros na Europa tenham maior poder de decisão nas questões de integração e respeitos de seus direitos."

DOUGLAS SANT’ANA MAFRA Douglas Mafra tem 40 anos, natural de Curitiba-PR. Tempo de residência no exterior: 12 anos

“Tendo em vista o tempo que me encontro nesse País, e os vínculos estabelecidos por longos..., verificando e analisando os diversos casos de brasileiros que buscam oportunidades no continente europeu, posso contribuir para a reflexão do conselho e do próprio consulado na formulação de políticas públicas e melhoria da relação da comunidade brasileira no exterior e sua interface com as políticas desenvolvidas pelo consulado. Seria fundamental a estruturação desse conselho para reestabelecer as ligações dos cidadãos brasileiros no exterior com o seu consulado, em especial nesse momento de crise econômico financeira do continente europeu, onde possíveis iniciativas governamentais possam infringir direitos de cidadãos brasileiros. Penso que o papel desse conselho possa servir de recadastramento dos brasileiros residentes no continente europeu, oportunizando ao consulado e ao governo brasileiro atualizar os cadastros de brasileiros trabalhando no exterior”.

EBER FERRER

Eber (Fernandes*) Ferrer tem 73 anos, natural de Campo Grande – MS. Tempo de residência no exterior: 26 anos.

Sendo membro da Anistia Internacional; tendo estudado Sociologia Política e Administração na Universidade Católica do Paraná ; tendo trabalhado em diversas instituições, dentre elas, Caritas Internacional ( tanto na Suíça – na cidade de Lucerna – como no Vaticano), Faculdade de Serviço Social da Universidade Católica de Campo Grande ( professor), Centro de Exportação do Mato Grosso do Sul (fundador e diretor executivo), Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Campo Grande – MS, Secretaria de Relações Internacionais do SERPRO, FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e para Agricultura) e FECOPESCA ( organizando cooperativas de pescadores em Florianópolis – SC ); e tendo escrito o livro “ Caprichos da Vida”, o senhor Eber Ferrer afirma estar apto a representar a comunidade brasielira no exterior da qual ele faz parte na Suíça há pelo menos 26 anos.

EDGAR MICHAHELLES

Edgar Michahelles tem 49 anos, natural de Rio de Janeiro.. Reside na Alemanha.Tempo de residência no exterior: 29 anos.

“Dever cívico, apoio cultural e consular.”

EDINEIA DA SILVA CABIOCH

Edineia da Silva Cabioch tem 47 anos, natural de Belém- Pará. Reside na Espanha. Tempo de residência no exterior: 25 anos.

“Ajudar ampliar o conjunto de proposta baseadas nas necessidades dos brasileiros no exterior. Ajudar na implementação de projetos a se realizar em prol dos brasileiros no

exterior : como cursos educacionais, profissionalizantes, ajudas psicológicas etc. Informar e dialogar com os brasileiros sobre as diretrizes e políticas governamentais do Brasil para os brasileiros no Brasil e no exterior. Divulgar o Brasil e seus avanços para as comunidades brasileiras, espanholas e estrangeiras na Espanha.Associação NEBE – Núcleo de Entidades Brasil Espanha- ocupação presidente.”

EDITH LELKES

Edith Lelkes tem 77 anos, natural de São Paulo. Tempo de residência no exterior: 40 anos.

“Durante os anos de Embaixada a maior parte de minhas funções foi de intérprete, assistência a brasileiros, traduções, bem como, fui secretária de Chefes da Missão. Nasci em São Paulo,estudei o primário no Colégio Santa Catarina de Sena (no alto da Lapa em São Paulo) os dois primeiros anos de ginásio no Ginásio Campos Sales (alto da Lapa) depois quando mudamos no Jabaquara completei o Ginásio no Colégio São José, e também fiz dois ano de secretariado também neste Colégio, depois fui estudar dois anos de científico na escola Oswaldo Cruz em Perdizes. Depois chegando a Hungria, estudei na Escola Superior Técnica onde me formei como química. Tenho diploma de tradutora e intérprete do idioma húngaro- português em idioma grau superior, de idioma francês obtive o grau médio e de espanhol também grau médio. Sou brasileira , e desejaria participar das atividades do Conselho em auxiliar a resolver problemas dos brasileiros que eventualmente necessitem de apoio na Hungria”.

EDUARDO DE SOUZA CASSIM

Eduardo de Souza Cassim tem 29 anos, natural de Conselheiro Pena- MG. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 4 anos.

“Como Represento o Sindacato CGIL-FILCAMS do setor de turismo em Milano onde trabalho quero e tenho o dever de representar o Meu povo na Europa”.

ELISÂNGELA ALVES E SILVA

Elisângela Alves e Silva” Elisa Sohlman” tem 38 anos, natural do Rio de Janeiro. Reside na Suécia. Tempo de residência no exterior:16 anos

“Acredito na potencial do brasileiro, somos criativos e vemos soluções inéditas em meio as situações mais adversas, tudo embalado em uma alegria contagiante, tipicamente nossa. Assim como Churchill disse que o difícil ele fazia no já e o impossível demorava um pouquinho mais, no meu caso esse tempo a mais deu-me a oportunidade de adquirir experiência suficiente para considerar-me apta de nesse momento candidatar-me para esta função representante do CRBE. Cada membro da nossa comunidade deve ser visto como um embaixador do Brasil e devemos nos unir contra preconceitos e injustiças. Juntos poderemos formular possibilidades. Como representante do CRBE, gostaria de colocar à disposição dos cidadãos brasileiros na Europa minha experiência social, comercial e administrativa e fomentar o desenvolvimento econômico e cultural, colaborando assim para a melhoria da qualidade de vida dos meus compatriotas no exterior”.

MARIA ELKE SILVÉRIO DOS SANTOS

Maria Elke Silvério dos Santos tem 32 anos, natural MANAUS/AM. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 5 anos.

“Há três anos fundei a Associação Ítalo- brasileira de Turim, da qual atualmente sou presidente. Desde que cheguei na Itália senti a necessidade de dar aos brasileiros de Turim um elo de ligação com a nossa cultura de origem e este País, a partir dessa idéia nasceu a Associação Cultural e Recreativa Ítalo- brasileira Warã de Turim - ressaltando que se trata de uma Associação composta por voluntários - que tem sido referência na divulgação das nossas raízes através da música, cinema, debates, amostras, de artísticas, ensino da língua, festas tradicionais entre outras. Um outro objetivo com essa iniciativa é facilitar a integração dos brasileiros na sociedade italiana, oferecendo quando necessário, orientações jurídicas sobre a burocracia italiana por advogados voluntários brasileiros formados na Itália.Visto que meu empenho nos últimos anos tem sido fortalecer a comunidade brasileira em Turim é que me apresento como candidata a representar os brasileiros desta região da Itália no Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE).”

ELON SOARES DE LIMA ARAÚJO

Elon Soares de Lima Araújo tem 40 anos, natural de COLONIA LEOPOLDINA- ALAGOAS. Tempo de residência no exterior: 11 anos.

“Minha preocupação sempre foi de ajudar os brasileiros com informações úteis sobre os procedimentos de legislação, vistos, sistemas de saúde e auxílio em geral. Desejaria representá-los e assegurar ao imigrante brasileiro o mínimo de representatividade perante as autoridades locais, mostrando assim a preocupação e acompanhamento das autoridades brasileiras com relação a vida do brasileiro no estrangeiro”

FERNANDO CERQUEIRA SANTOS 

Fernando Cerqueira Santos tem 26 anos, reside em Budapest-Hungria. Tempo de residência no exterior: 4 anos “Eu acredito esta habilitado a representar a comunidade brasileira na Hungria devido ao fato de ter o  conhecimento necessário dos pontos onde brasileiros precisam de auxilio”.

FLAVIA BORRELLI BANNISTER

Flavia Borrelli Bannister tem 37 anos, natural de São Paulo-SP. Tempo de residência no exterior:10 anos.

“Imagem e expectativas dos brasileiros não correspondem com a realidade de viver fora do Brasil”

FLÁVIO JOSÉ CARVALHO DA SILVA.

Flávio José Carvalho da Silva tem 39 anos, natural de Recife-PE. Reside na Espanha. Tempo de residência no exterior: 5 anos.

“Defender os direitos humanos e fomentar a participação cidadã da comunidade brasileira no Brasil e nas sociedades de acolhida. Defender as propostas da Rede de Brasileiros na Europa. Trabalhar pela convivência intercultural e pela cooperação internacional entre o Brasil e os países de acolhida das nossas comunidades na Europa (e no mundo)”.

FRANCISCA SHEILA FEITOSA-VOLLHARDT

Francisca Sheila Feitosa-Vollhardt “Sheila Vollhardt” tem 44 anos. É natural de São Domingos – Maranhão. Reside na Alemanha. Tempo de permanência no exterior: dezoito anos.

“Tenho interesse pelos problemas dos brasileiros no exterior e gostaria, caso eleita, de contribuir para o encontro de soluções e melhorias da comunidade na Europa”.

GIOVANA AFONSO

Giovana Afonso tem 30 anos, natural de Umuarama-Paraná. Tempo de residência no exterior: 5 anos

“Eu, Giovana Afonso, me candidato porque me considero aberta ao diálogo e por isso. Em grau de corresponder às expectativas da minha comunidade na Europa, penso que a mediação cultural possa ser benéfica tanto para os cidadãos brasileiros quanto para os cidadãos locais”.

GIOVANNI BIANCHI GRANATO

Giovanni Bianchi Granato tem 25 anos, natural de Rezende- RJ. Tempo de residência no exterior: 4 anos.

“O principal propulsor de minha vontade em fazer parte do Conselho de Representantes Brasileiros no Exterior (CRBE) é meu sentimento de dever cívico. A principal parte de minha educação formal adulta foi realizada na rede pública de ensino. Hoje com vinte e cinco anos, possuo grande desejo de participar do CRBE, essa nova oportunidade é para mim, sem sombra de dúvida um grande privilégio. Acredito que estou à altura do desafio e imensamente motivado para contribuir com meu melhor para o sucesso dessa empreitada.”

GISLÂNIA APARECIDA DORNELAS

Gislânia Aparecida Dornelas tem 48 anos, natural de Monte Carmelo–MG. Tempo de residência no exterior: 3 anos.

“Me candidatei porque vi o anúncio no site do consulado. eu creio estar apta a representar os brasileiros porque eu gosto de serviços sociais trabalhei 17 anos na secretaria da educação do estado de São Paulo, dois anos na secretaria municipal de educação de serrana no estado de São Paulo, sou formada em administração de empresas e trabalhei com o publico concomitante no período em que fui professora no brasil na administração da empresa do meu ex marido onde eu trabalhava com equipe de vendas, com o público em geral. durante o período que fui estudante sempre representava a minha classe”.

ISABEL CRISTINA CALLO' ALVES DA MOTTA

Isabel Cristina Callo' Alves da Motta tem 51 anos, natural de São Paulo-SP. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 21 anos.

“A razão em candidatar-me ao CRBE é por orgulho do meu País e acreditar que mesmo morando fora dele muita coisa pode ainda ser feita para o presente e o futuro de todos os brasileiros do mundo”.

JOÃO MARCOS AURORE ROMÃO

João Marcos Aurore Romão ( “Marcos Romão”) tem 57 anos, natural de Niterói-RJ. Tempo de residência no exterior: 21 anos.

“Resolvi me candidatar porque vejo que chegou a hora certa para trabalharmos em conjunto em toda Europa e: Escutar finalmente cada brasileiro e brasileira migrantes. Integrar o brasileiro migrante de todas a gerações e origens culturais e sociais, no processo de redemocratização e consolidação dos direitos do cidadão pelo qual passa o Brasil, e pelo qual nós contribuímos " aqui de fora', sem nunca deixarmos de estar "lá dentro". Institucionalizar como um poder de baixo para cima, a participação do migrante nas decisões governamentais que lhes afetam. Mostrar par o Brasil a nossa face verdadeira de migrantes que ajudamos o mundo a conhecer( que no Brasil ainda é um sonho). Uma face que é multiétnica, multicultural, ainda sem grandes preconceitos religiosos, que tanto encanta os cidadãos de todas as nações com quem convivemos aqui na Europa. Mostrar para a Europa que podemos contribuir com nossas experiências de brasileiros, para uma melhor convivência entre os povos, calejados que somos em vivermos com as contradições sociais, étnicas culturais, religiosas e econômicas de nosso próprio país, e que muitas das vezes foram os motivos calados de nossa "saída" temporária, que para muitos se transformou em uma vida inteira...”

JOABE GOMES CAVALCANTI

Joabe Gomes Cavalcanti tem 41 anos, natural de Jaboatão, Pernambuco. Tempo de residência no exterior: 12 anos.

“As razões que me levam a apresentar a minha candidatura ao Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior são: Preocupação em defender os direitos dos Brasileiros vivendo no exterior, especialmente na Europa. O atual contexto econômico tem favorecido políticas que penalizam imigrantes e tornam a vida daqueles que vieram trabalhar, estudar ou simplesmente conhecer outro país, ainda mais difícil. Lutar pelos direitos previdenciários dos Brasileiros que moram no exterior. Lutar pela preservação do direito a saúde pública para os Brasileiros no exterior e acesso a saúde pública também para aqueles em situação não regularizada. Ser porta-voz das preocupações e ansiedades, bem como das reivindicações, da comunidade Brasileira no exterior. Fazer do Conselho de Representantes um verdadeiro canal de comunicação, reivindicação e negociação entre os Brasileiros no exterior e o Governo Brasileiro.”

JONYLENE ANDRADE PACCAGNAN

Jonylene Andrade Paccagnan tem 41 anos, natural de Corumbá MS. Tempo de residência no exterior: 3 anos e dois meses.

“Eu poderia representar os brasileiros na minha Região simplesmente porque sou uma brasileira, conheço os detalhes das lutas dos brasileiros que estão aqui, o que eles anseiam e os problemas principais que enfrentam. Acredito que o brasileiro que se encontra no exterior quer somente ser reconhecido, defendido e representado e sei que uma representante de consciência e de coração que estima sinceramente a sua cultura, poderia levar e trazer valores e melhorias”.

JUSSARA LUCIA TOMLJENOVIC

Jussara Lucia Tomljenovic tem 43 anos, natural de Sete Lagoas-MG. Tempo de residência no exterior:

KARLA GRUBER

Karla Gruber tem 39 anos, natural de Pedreira –SP. Reside na Áustria. Tempo de residência no exterior: 10 anos.

“Resolvi me candidatar pois gostaria de aprender novas coisas, conhecer novas pessoas e ampliar meus horizontes. Acredito estar habilitada para representar os brasileiros da minha região uma vez que gosto de ajudar as pessoas e também porque quero divulgar a cultura brasileira”.

LAÉRCIO RIBEIRO DA SILVA

Laércio Ribeiro da Silva (“Laércio da Abras”) tem 35 anos, natural de Presidente Prudente- SP. Reside no Reino Unido. Tempo de residência no exterior: 11 anos.

“Por conhecer profundamente as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes morando no Reino Unido, uma vez que vivenciei os mesmos problemas nos últimos 10 anos, por acreditar na possibilidade de uma vida melhor para os cidadãos brasileiros na Inglaterra, por lutar pelo bem estar de nossa comunidade e sua integração no Reino Unido e como Presidente da ABRAS, uma Associação que atende os brasileiros nas suas mais complexas necessidades, me indicaram a defender a causa e por conseqüência essas são as razões que me levaram a ser candidato ao posto de Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior”.

LEANDRO HENRIQUE VETTORELLO

Leandro Henrique Vettorello, Chefe de cozinha, tem 37 anos, natural de São Paulo, SP. Reside no exterior há sete anos, atualmente na Itália.

“Eu, Leandro Henrique Vettorello, ítalo-brasileiro, 37 anos, casado, residente em Firenze, região Toscana tenho interesse de me inscrever a Representante no Exterior, onde temos um número elevado de brasileiros sem assistência devido a ausência de um serviço de suporte a informações .Diante do meu bom relacionamento com os imigrantes e turistas quase sempre sem alguma informação, seja em perda de documentos pessoais ,seja por situações várias, procuro sanar o problema baseando-se na ajuda mutua .Tenho convicção de que me enquadro nos requisitos do CRBE para exercer tal função.

LÉIA BENEVENUTA

Léia Benevenuta (“Léia”) tem 43 anos , natural de Medeiros Neto, Bahia. Reside no exterior há 11 anos, atualmente na Itália.

“A idéia de poder representar os brasileiros no exterior será muito útil não só para os próprios brasileiros que vivem no exterior mas também para o Brasil. Será um contributo ao intercâmbio cultural entre os países e também uma ajuda concreta para aos emigrantes brasileiros, além de poder contribuir de modo pessoal para o País.

LEILA PEREIRA

Leila Pereira (“Leila Daianis”), 55 anos, natural de Sorocaba, SP. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 32 anos.

“Desde que estou no exterior sempre trabalhei com a comunidade brasileira, sobretudo com as pessoas que se encontram em dificuldades, usando sempre serviços oferecidos aos imigrantes no país hospedante”.

Deixou o Brasil por motivos políticos. Foi para a Europa como atriz e bailarina . Trabalhou em discoteca, fazia voluntariado com os anciãos e pessoas socialmente excluídas. Foi responsável pela linha telefônica de atendimento a transexuais e transgêneros nas Associações GLBTTS. Formou-se na Universidade de Roma em Educadora de comunidades especializada em “Teatro per il sociale”. Fundadora da Associação de Voluntariado Libellula e da compagnia teatral INCONTRANS-STABILE, anualmente apresenta espetáculo que trata da sensibilização sobre dificuldades sociais do gênero feminino. Utiliza adaptação das obras teatrais clássicas e compara a mitologia grega com a mitologia africana. Desenvolve laboratório teatral nos presídios para os homossexuais e transexuais. Combate politicamente através de debates e palestras em todo o mundo levando a mensagem anti- discriminação . É sócia- fundadora do Observatório Nacional sobre a Identidade de Gênero e da Consultoria dos problemas carcerários da Prefeitura de Roma.É presidente da Associação Libellula in Action para a Promoção social e da saúde.Colabora com o sindicato CGIL Nacional no setor dos Novos Direitos. Trabalha para a Cooperativa Parsec no setor prostituição como Mediadora no Projeto de Redução dos Danos das pessoas que se prostituem de nacionalidade brasileira.Dirigiu festivais de teatro que trata dos problemas de discriminação de homossexuais e transexuais. Coordenadora da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa- seção Itália.

LEYLA MARCIA TEIXEIRA

Leyla Márcia Teixeira, 42 anos, natural de Fortaleza- CE. Reside na Alemanha. Tempo de residência no exterior: mais de três anos.

“Ao longo da minha carreira como profissional do direito, e ainda, como estudante de políticas sociais participei de muitos projetos sociais de ajuda à comunidades carentes no Brasil. Na Alemanha não foi diferente. Há 03 anos procuramos dar orientação aos brasileiros de modo informal não só sobre a língua, cultura; sobre os seus direitos nos âmbitos políticos, social, mas também da importância de seu papel social cultural e integrativo como cidadãos brasileiros em outro país.

Entender o desejo e ansiedade que um povo longe do seu país sente quando confrontado com outra língua, cultura, outro sistema de governo, religião diferentes do seu.

Acredito, dentro de uma serena consciência estar apta para representar a comunidade brasileira aqui na Alemanha viabilizando uma maior integração e diálogo junto ás autoridades competentes sobre os anseios e necessidades dos brasileiros, proporcionando uma maior interação entre os brasileiros no Exterior e o seu povo, seu governo no Brasil.”

LUCIA HELENA SOUZA HABERL

Lucia Haberl (“Lucia do Maredo”), 43 anos anos, natural de Rio de Janeiro- RJ. Reside na Áustria. Tempo de residência no exterior: 14 anos.

“Por achar necessário que exista uma organização que possa unir os Brasileiros emigrantes de forma coerente e construtiva.”

MARCIA ROSSI LACERDA

Márcia Rossi Lacerda (Márcia”), 37 anos, natural de Guarulhos-SP. Reside no Reino Unido. Tempo de residência no exterior: 3 anos.

“Aumentar conhecimentos, saúde, cursos, orientação sabendo-se que muitos brasileiros não sabem de seus direitos e valores, pois sempre estou ajudando a brasileiros quando se tem problema e vejo que muitos não conhecem nem mesmo

os direitos humanos. Tais como: discriminação, ameaça, etc. Poder desenvolver melhor a comunidade brasileira e aumentar o ciclo de idéias e implantações de assuntos de crescimento para o bem de muitos brasileiros.”

MARCIANE TRIGLIONE

Marciane Triglione tem 36 anos, natural de Presidente Prudente. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 3 anos e 3 meses.

“Me candidatei para fazer parte deste conselho e ser representante da população Brasileira na Itália, sempre gostei de trabalhar na área social com pessoas com resoluções de problemas e por isto disponibilizo meus conhecimentos e estratégias para desenvolver este cargo, vejo que a população Brasileira na Itália não tem apoio são desunidos, sofrem por falta de conhecimentos intercultural, falta de conhecimento da língua das leis aonde estão sendo prejudicados, estou pronta para ajudá-los. representando no conselho. Objetivo: representar todas as comunidades Evangelicas Brasileiras da Itália,e os brasileiros na Europa, ser representante do nosso Pais, aonde nos brasileiros sentiremos protegidos e lembrados pelo governodo nosso País, pelos representates Brasileiros que podem levar a conhecimento nossas, dificuldades, obrigaçoes e problematicas.

MARCY ELAINE CREMONA VASVÁRY

Marcy Elaine Cremona Vasváry tem 40 anos, natural de Santa Maria,RS. Reside na Escócia. Tempo de residência no exterior: 5 anos e 8 meses

“Por viver em Edinburgh por quase 6 anos, sou conhecida na região e conheço muitos Brasileiros e suas necessidades. Sou amiga de todos os que conheço e não tenho, que eu saiba, nada que possa desabonar minha pessoa. Acredito que ser popular entre os Brasileiros seja fundamental para o cargo.”

MARIA ANGELICA AGUIAR DA SILVA

Maria Angélica Aguiar da Silva tem 47 anos, natural de Pau-Brasil- BA. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 4 anos

“Sou uma pessoa muito ativa, com varios tipos de interesse (arte, cultura, literatura, ações sociais,etc) membro do Green Peace. Há 4 anos atrás criei o CIRANDA ROSA (Itália), uma iniciativa que visava; integração e desenvolvimento da mulher brasileira na Itália, infelizmente diante de algumas dificuldades de ordem financeira,nao pudemos levar adiante o projeto. Na época, queriamos montar um local especifico para a nossa sede, mas nao conseguimos doações para concretizar o objetivo. Gostaria muito de poder auxiliar de alguma maneira o brasileiro(a) aqui no exterior.

Aqui na Itália moro com o meu marido italiano que é médico aqui na cidade de Erba, deixei os meus filhos do primeiro casamento no Brasil, eles são adultos e independentes, torno sempre que posso para rever a família. Neste momento estou escrevendo um livro sobre a integração dos brasileiros aqui na Itália, com o material (depoimentos,documentos e pesquisa)que recolhi ao longo de 10 anos de Italia (antes de morar definitivamente aqui em 2006, vim periodicamente à Italia -férias e negocios).

MARIA DO CARMO FERNANDES BARBOSAMaria do Carmo Fernandes Barbosa (Maria Fernandes) tem 40 anos, natural de Três Rios- RJ . Reside no Reino Unido. Tempo de residência no exterior: 7 anos.

“Gostaria de representar a região North West of England por conhecer muitos Brasileiros, muitas vezes os ajudo com assistência em adquirir benefícios etc. Gostaria de Participar, pois apesar de ter optado em morar no exterior, de ter formado minha vida aqui, tenho o orgulho pelo simples fato de ser Brasileira, e gostaria de ajudar muitos brasileiros que precisam de ajuda ate mesmo por não entender a língua Inglesa. Uma vez por mês eu e uma amiga organizamos um encontro de Brasileiros, em Wilmslow. Nesse encontro já temos participação de muitos Brasileiros que formaram famílias  aqui na Inglaterra. E estamos resgatando nossos costumes e tradições e ensinando nossos filhos a língua portuguesa.

JOSE MAURICIO DO PRADO JRJosé Maurício do Prado Jr (Maurício Prado) tem 32 anos, natural de Cachoeira Paulista-SP. Reside no Reino Unido. Tempo de residência no exterior: 9 anos.“Tenho a experiência de ter morado em quatro países diferentes da Europa e também nos Estados Unidos. E em todos esses lugares sempre encontro com brasileiros e ouço suas necessidades e desejos relacionados com fato de serem expatriados. Como também tenho a disposição, a disponibilidade e o interesse em

ajudar e lutar pelos brasileiros, que como eu, moram em um país estrangeiro, considero-me apto e à altura de representar os brasileiros da Europa. “

NATASHA FURTADO BRAZ FILIPE

Natasha Furtado Braz Filipe (Natasha Furtado) tem 33 anos, natural de Fortaleza-CE. Reside em Portugal . Tempo de residência no exterior: 3 anos e 10 meses.

“Teria imensa vontade de me candidatar ao CRBE e poder representar os brasileiros do País em que vivo (Portugal), onde a comunidade brasileira é imensa por aproximação até do idioma português e terem imensas necessidades de informações que estejam diretas e indiretamente ligadas aos seus direitos e deveres como cidadão.”

NEWTON RIPAMONTE

Newton Ripamento (“Ripamonte”) tem 46 anos, natural de Santo André-SP. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: 4 anos.

“DEFESA, ACOMPANHAMENTO, AUXÍLIO E APOIO AO BRASILEIRO NO EXTERIOR “

PABLO GOYTIA CARMONA

Pablo Goytia Carmona tem 31 anos, natural de São Paulo-SP. Reside na Itália. Tempo de residência no exterior: .3 anos e 10 meses.

“Conheço a normativa italiana e européia aplicável ao estrangeiro”

PATRÍCIA ANDRADE CASTRO SAN MIGUEL

Patrícia Andrade Castro San Miguel tem 35 anos, natural de Belo Horizonte- MG. Reside na Noruega. Tempo de residência no exterior: 10 anos.“Sinto falta de um relacionamento maior da Embaixada e dos brasileiros no exterior, comemorações de datas festivas como carnaval, festa junina, copa do

mundo, almoços, festas de confraternização. Gostaria de propiciar para meus filhos uma ligação maior com sua terra natal tendo um vínculo maior com as raízes de sua mãe, a língua portuguesa e da cultura brasileira.

PATRICIA RYDHULTPatrícia Rydhult tem 39 anos, natural de Brasília-DF. Reside na Suécia. Tempo de residência no exterior: 18 anos.

“Dar continuidade no trabalho de congregar brasileiros seus descendentes e simpatizantes, para cultivar e divulgar os valores da cultura BRASILEIRA. Trabalho voluntariamente encaminhando, informando e auxiliando os brasileiros em Gotemburgo há 13 anos. Integrar o Conselho De Representantes é um maneira de melhor organizar meus compatriotas.”

PAULO EUGÊNIO ABREU E CASTRO

Paulo Eugênio Abreu e Castro tem 42 anos, natural de Rio de Janeiro- RJ. Reside na Suíça. Tempo de residência no exterior: 22 anos e três meses.

“Em 1987, então com 20 anos, saí do Brasil rumo aos Estados Unidos, a fim de estudar inglês e cursar um College, onde passei um ano e meio, que me foi muito importante na Suíça. Depois resolvi continuar meus estudos aqui, onde já vivo há 21 anos, e ir atrás do meu sonho de tornar-me matemático. Durante esses longos anos enfrentei inúmeras dificuldades e sempre consegui resolver meus problemas e encontrar soluções. Muitos desses problemas também fazem parte do dia a dia dos brasileiros que querem viver aqui, como moradia, integração a cultura, costumes, idioma, novas amizades e a grande saudade da família, no meu caso foi muito difícil, já que sou filho único. Sempre enfrentei tudo com muita coragem, perseverança, criatividade, tranqüilidade e buscando o meu caminho, me adaptei às leis e costumes do país, aprendi que devemos respeitá-lo como se estivéssemos no Brasil. Concluí a Universidade com o mestrado e hoje me sinto realizado pessoalmente e profissionalmente com a vida que escolhi longe do meu berço natal. Enfim, participar de um projeto como o CRBE significaria muito para minha pessoa, além de me satisfazer em poder apoiar e orientar os cidadãos brasileiros recém chegados à Europa. Desejo transmitir minha experiência, principalmente aos jovens, para que tenham uma trajetória mais amena e tão vitoriosa quanto a minha no exterior.”

PAULO ALEXANDRE PAES DE ANDRADE PEDROSA DE OLIVEIRA

Paulo Alexandre Paes de Andrade Pedrosa de Oliveira (“Apóstolo Paulo”) tem 66 ano, natural de Rio de Janeiro- RJ. Reside na Alemanha. Tempo de residência no exterior: .7 anos.“Por ser pastor e psicólogo, sou bastante procurado pelos brasileiros, portugueses, ciganos, alemães e outros, no sentido de ajudá-los na solução de seus problemas emocionais e/ou espirituais. Tenho um grande amor por este trabalho pelo qual fui chamado por Deus, e usando de minha experiência de 20 anos como Psicanalista na Psicoterapia de Grupo no Brasil, me vejo apto a ajudar com envolvimento e comprometimento a comunidade européia em geral.

REGINA DE FÁTIMA STORNIOLO MACHADO

Regina de Fátima Storniolo Machado (“Regina”) tem 54 anos. É natural de Bagé – RS. Reside na Espanha. Tempo de permanência no exterior: vinte e cinco anos.

“Em primeiro lugar, eu gostaria de poder elevar a instâncias mais altas as inquietudes e carências do coletivo brasileiro na Espanha; e de trabalhar para ajudar no conhecimento e propagação da língua portuguesa na região em que resido. Há poucos cursos de português e os que há são caros. Em Madri, há vários centros culturais que podem ajudar nesta tarefa . Estou segura de poder implementar uma linha de atuação e levá-la adiante. Quero trabalhar para melhorar a comunicação escrita e, principalmente, a comunicação verbal dos meus compatriotas em ambas direções. É muito feio ouvir um lusófono falando errado porque pensa que falar em espanhol é só pôr uma letra “I” no sufixo “mente” e igualmente terrível para o ouvido lusófono ouvir um “hispanoparlante” dizer: “Eu falo portugueis” Em nenhum dos casos merecemos estas ofensas auditivas… em ambos sentidos, tanto o lusófono como o hispanoparlante, acreditam que falar o outro idioma é só falar errado o próprio. Desejo ajudar a melhorar a imagem do Brasil na Espanha, promovendo atividades culturais e integrantes.”

RITA DE CASSIA MACIEL MONTEIRO SZERMAN

Rita de Cassia Maciel Monteiro Szerman tem 45 anos. É natural do Rio de Janeiro – RJ. Reside no Reino Unido.Tempo de permanência no exterior: nove anos.

“Trabalho com a comunidade artística aqui em Londres desde 2007, sou uma pessoa informada em todos os aspectos que se relaciona a cultura não só a Brasileira mas a de diversos países que aqui se fundem. Nas questões que envolvem a comunidade artística, posso favorecer bastante o entendimento entre os órgãos públicos e a comunidade brasileira com a qual desenvolvo inúmeros projetos. Participei da II Conferência Brasileiros no Exterior no RJ ano passado , onde pude perceber a grandiosidade de nossa comunidade que vive no exterior , espalhadas por diversos países. Sou uma Brasileira orgulhosa de minhas raízes ,com a qual trabalho arduamente, para que possamos mostrar aqui no exterior que somos pioneiros em diversidade cultural.”

RITA RIOS BONFIM

Rita Rios Bonfim ‘‘Rita Rios“ tem 48 anos. É natural de Salvador da Bahia. Reside na Alemanha. Tempo de permanência no exterior: vinte e quatro anos.

‘‘Acredito que seja necessário que os brasileiros residentes tenham o apoio de pessoas que já vivem há muito tempo na Alemanha, conhecem a língua e a cultura do povo alemão e estão bem relacionadas com a comunidade brasileira local, principalmente com as principais organizações destinadas a facilitar a integração de seus novos membros na nova sociedade da qual farão parte. Desde 2009 apoio a organização das atividades literárias sugeridas pelo Centro Cultural de Frankfurt e desde que cheguei a Frankfurt faço eventuais traduções para a Imbradiva. Desde 2009, dou aulas de alemão para brasileiros. Pretendo lecionar português num ginásio de Frankfurt, criando um espaço importante para os descendentes de inúmeros brasileiros aqui residentes‘‘.

RODOLFO MODESTO BASILIO

Rodolfo Modesto Basilio (“Rodolfo Basilio”) tem 31 anos. É natural de São Paulo - Capital. Reside no Reino Unido. Tempo de permanência no exterior: seis anos.

“A grande razão da minha candidatura foi o fato de que eu realmente conheço os grandes desafios dos brasileiros morando na Inglaterra especialmente nas questões tributárias, previdenciária e empresariais. É diretor e sócio da empresa Vértice Services, que oferece serviços de contabilidade e empresarial para a comunidade brasileira em UK. Trabalhei durante 2 anos e meio na empresa GLE ( Greater London Enterprise ) ajudando as pessoas a começarem um negócio próprio em UK”. Foi Responsável pela implementação do Projeto Urban II fundado pelo fundo da Comunidade Européia para a comunidade brasileira e portuguesa em Londres e apresenta o programa Dicas de Sucesso na Rede Record.”

RONILZA RAČAN SILVA SANTOS

Ronilza Račan Silva Santos “ Ronilza” tem 42 anos .É natural de Timóteo – MG. Reside na Croácia. Tempo de permanência no exterior: vinte anos.

“Faltam órgãos adequados para representar os brasileiros que moram e trabalham na Croácia, devido ao fato de que não temos uma comunidade ou uma associação que nos une. Isso impossibilita que continuemos mantendo nossos valores étnicos e culturais.”

ROSANA BRITES GARCIA

Rosana Brites Garcia “ Rosana” tem 50 anos .É natural de Alegrete – Rio Grande do Sul. Reside na Suíça. Tempo de permanência no exterior: sete anos.

“Rosana acredita que a integração é a base de desenvolvimento das pessoas na comunidade brasileira e na comunidade local com e no meio ambiente. Ela deseja resgatar a cultura e a identidade brasileira no exterior e acredita na colaboração cultural, econômica e social no contexto migratório.”

SERGIO ULHOA DANI

Sergio Ulhoa Dani tem 45 anos. É natural de Belo Horizonte – Minas Gerais. Reside na Alemanha. Tempo de permanência no exterior: cinco anos

“A razão pela qual resolvi candidatar-me é a convicção de que o Brasil tem importantes papéis socioeconômicos, culturais, políticos, científicos e econômicos a desempenhar no mundo. Essas funções não devem ser exercidas somente pelas representações diplomáticas oficiais. Elas também devem ser exercidas diretamente pelas comunidades brasileiras no exterior, conforme está previsto na nossa Constituição. Considero-me capacitado para dar contribuições nessas tarefas, seja pela minha formação, seja pela minha experiência como brasileiro residente no exterior. Falo e escrevo fluentemente nos seguintes idiomas: português, inglês e alemão. Compreendo os seguintes idiomas: espanhol, italiano e francês”.

SUZANA PAWLYK

Suzana Pawlyk “ Suzana” tem 34 anos. É natural de Nova Iguaçu – Rio de Janeiro. Reside no Reino Unido (Inglaterra).Tempo de permanência no exterior: onze anos.

“Desde a adolescência tenho interesse em ajudar a nossa comunidade em política, inclusive, uma das matérias que escolhi no segundo grau foi Política Brasileira. Desde que saí do Brasil, ajudei a muitos brasileiros em relação a vistos, a vida no exterior em geral, e até hoje muitos ainda me pedem orientações e continuo contribuindo.”

TÂNIA LIRA MOTTA LUDWIG

Tânia Lira Motta Ludwig (“Tânia”) tem 43 anos. É natural de Salvador da Bahia. Reside na Áustria. Tempo de permanência no exterior :quatro anos.

“É uma forma de estar em contato com órgãos oficiais do Brasil e com os brasileiros que vivem na Europa, trazendo-lhes informações e esclarecendo dúvidas. Acredito estar habilitada devido a minha formação, sou advogada

brasileira. Sou advogada e psicóloga, meu último trabalho no Brasil foi como Oficial de Justiça no Tribunal de Justiça de MG”

TICIANA CESAR DE NORONHA

Ticiana Cesar de Noronha “Dra. Ticiana” tem 35 anos. É natural de Lages – Santa Catarina. Reside na Bélgica. Tempo de permanência no exterior: oito anos.

”Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, na vida acadêmica sempre busquei os casos interessantes relacionados ao Direito Internacional Público e Privado. Por esta razão, fiz meu mestrado na Universidade de Genebra, na Suíça, em Direito Internacional Público e um mestrado em Política Internacional na Universidade Livre de Bruxelas. Posteriormente, trabalhei 2 anos no Consulado do Brasil em Bruxelas, onde aprendi na prática a problemática e as demandas dos cidadãos brasileiros e de onde tive a inspiração para abrir meu próprio escritório de advocacia internacional.Hoje, tenho muitos clientes brasileiros, legalmente estabelecidos na Bélgica, ou ilegais, os quais estão buscando suas regularizações. Também fazem parte dos meus clientes, estrangeiros, geralmente casais belga/brasileiros ou ainda investidores apaixonados pelo Brasil. Como advogada, busco a transparência e a satisfação dos meus clientes através da solução eficaz de seus problemas. Como Conselheira e representante dos brasileiros no exterior, acredito poder trazer suporte aos diversos brasileiros, que vivem desamparados no desconhecimento de seus direitos no estrangeiro, através da elaboração, juntamente com os demais conselheiros, de diretrizes, proposições, normas e soluções eficazes, que atendam aos anseios da população. Baseada nas experiências que tenho com meus clientes e suas aspirações, buscarei harmonizar as necessidades da população brasileira com os benefícios auferidos pela criação de novas normas, bem como a interpretação favorável das leis” .Dra. Ticiana participa do Conselho de Cidadãos da Embaixada do Brasil em Bruxelas

Amanda May Dias Lins

Amanda é natural de Recife/PE e mora na Holanda

Prezados senhores e senhoras, meu nome é Amanda May Dias Lins, natural de Recife/PE, resido há 7 anos na Holanda. Em 2003 fiz o curso de holandês no Instituut James Boswell , Utrecht Universiteit. Em 2005, com apenas 2 anos de Holanda, ingressei na Faculteit van gezondheidszorg te Utrecht – Faculdade de Saúde em Utrecht, no qual fiz o curso de Huidtherapie – Dermatoterapia. Sou formada há um ano e trabalho em uma Clínica de Pele

em Amsterdam. Resolvi me candidatar a Representante da Comunidade Brasileira no Mundo porque acredito que nós, brasileiros, mesmo enfrentando dificuldades, estamos sempre dispostos a lutar para alcançar os nossos objetivos. Cada brasileiro que deixa o Brasil sabe o quanto é doloroso viver longe da pátria, dos familiares, da nossa cultura e culinária, mas aonde quer que estejamos temos orgulho de dizer que somos brasileiros e somos sinônimos de garra, luta e perseverança e isso faz a Diferença no Mundo.

Amélia Furtado Madi

Amélia nasceu em Londres, filha de pais brasileiros, e reside em Barcelona

A minha candidatura está centrada no bem estar da comunidade brasileira no exterior, na crença do valor intercultural e na educação humana que na minha opinião são os pilares para construir a realidade que queremos não só no exterior, como no Brasil e no mundo. As situações derivadas da falta de mutuo conhecimento, da intolerância frente à rejeição do que é alheio precisam de ações conjuntas tanto da comunidade brasileira, como da comunidade local (país de residência de um brasileiro no exterior) e internacional. Acredito que posso ser muito útil dentro desse mecanismo de comunicação dos brasileiros no exterior com o governo brasileiro, na criação de valores interculturais no exterior, na defesa dos nossos direitos e reivindicações no exterior e também ao MRE.

Ana Pauletti Da Silva Ramalho

Ana é natural de Recife/PE e mora em Brescia/Itália

Desde de pequena sonhava em viajar,conhecer o mundo, culturas, linguas, arquitetura e històrias diferentes.Apenas completei os meus 21 anos , fiz a minha primeira viagem para o exterior, destinaçao Italia.Aqui estou atè hoge.Construir uma familha, uma profiçao e uma història de vida. Que gostaria de poder condividir con as pessoas que como eu recorrem a um sonho. Enfrentando dificuldades em varias esferas.

Celso Ferreira Neto

Celso é natural de Tupã/SP e reside em Lisboa

Resolvi candidatar-me porque gosto muito de ver as pessoas amparadas, já passei por muitas situações que poderia ter tido alguém que pudesse tomar alguma iniciativa, já fui deportado por duas vezes, estive nas ruas de Paris, vive na Escócia, Inglaterra, França, Espanha, Portugal atualmente, já ajudei e pude ver ao menos 7 pessoas conseguirem residência portuguesa, inclusive um Boliviano, as pessoas sempre me procuram quando

surge uma dúvida, e quando não sei faço pesquisa sempre com vontade de ver a pessoa no caminho correto. Acredito que posso representar os brasileiros nesta região porque tenho um perfil sincero e transmito confiança a qualquer pessoa e mantenho minha reputação sempre respeitada.

Consuelo Barbara Solange Canducci

Consuelo nasceu em São Paulo e reside em Milão

Transferi-me para a Itália em 1991onde me formei em Arquitetura no Politécnico de Milão, trabalhei alguns anos em galerias de arte e na organização de exibições de arte em Milão. Nos últimos anos trabalhei como PR (public relations) para magazines de decoração de interiores, e editora. Atualmente colaboro com revistas de decoração como art director e escrevo romances.

A minha intenção nesta candidatura é de representar o Brasil e os brasileiros no mundo utilizando arte, um veiculo precioso do qual o Brasil é riquíssimo. Acredito firmemente que o nosso país possui uma formação criativa excelente, que não se encontra aqui na Europa, e é hora de mostrar todo o potencial dos jovens brasileiros.

Daysi Gradels (Daysi Gomes da Silva)Daysi Gradels mora na FrançaA razão principal pela qual me apresento para a votação do CRBE é que, após todos estes anos no exterior, compreendo melhor as necessidades que possuem os brasileiros expatriados. Minha intenção seria também de poder fazer com que os brasileiros que venham aqui trabalhar possam se sentir melhor, e mais à vontade para falar de suas pretensões profissionais.Atualmente aposentada. Sou dona -de- casa, tenho duas filhas, uma de 19 e outra de 14 anos, razão pela qual não exerci aqui minha profissão completamente. Sou Analista Financeira, formada em Administração de Empresas com cursos de especialização na FGV, em Botafogo: trabalhei em Furnas e como ultima ocupação, o Serpro, na Lapa e no Horto, aonde trabalhei 17 anos exercendo minha profissão.

Diva Pavesi (Divani Ferreira Pavesi)Diva Pavesi é natural de São Paulo e mora em ParisDigníssimos Senhores, sendo eu jornalista, produtora cultural, que promove, as artes, ciências, letras e cultura brasileira na França, através da minha ONG Francesa, Divine Productions, Alo Brasil, e vivendo na Europa há 23 anos, creio que poderei ser útil à comunidade brasileira, pois vivi em Portugal, França, Irlanda e Inglaterra, e que falo vários idiomas, conheço perfeitamente esses países, e sou muito conhecida também. Eu tenho uma

missão de defender e difundir o nome do Brasil e se eu puder, também desejaria representar essa comunidade brasileira na Europa e defender os nossos direitos e difundir nossos deveres de cidadãos estrangeiros radicados na Europa.

Efigênia Dias

Efigênia nasceu em Ipoema e mora em Sintra/Portugal

Quero candidatar-me por varias razões, a primeira é que posso ser útil aos meus conterrâneos, dando-lhes o atendimento necessário para esclarecer suas dúvidas e ajudá-los em diversas atividades que forem necessárias. Também estou casada com um cidadão português, e como não tenho como voltar para o meu país em breve, gostaria de arranjar uma forma de subsistência honesta e que esteja dentro das minhas capacidades, pois sou comunicativa e muito determinada, e gosto muito de lidar com as pessoas e ajudá-las, com esta oportunidade vou sentir que estarei a fazer um trabalho importante para a nossa comunidade no estrangeiro, servindo ao meus país e seus nacionais.

Else R. P. Vieira

Else nasceu em Belo Horizonte e mora em Londres

É pelo meu trabalho já realizado de valorização e representação dos brasileiros na Europa e pelo meu duplo acesso aos órgãos governamentais brasileiros e europeus que coloco minha candidatura ao CRBE.

Fui porta-voz oficial das reivindicações da comunidade brasileira no Reino Unido na II Conferência Brasileiros no Mundo, o que culminou em 2 trabalhos publicados, com elogios, pelo MRE, em 2 das 5 mesas temáticas: Educação e Cultura & Trabalho, Previdência e Saúde. Meus laços com a comunidade como Presidente da BRASIS (antiga BASE), durante 2 anos, resultaram em 2 outras publicações. Por outro lado, o meu potencial de atuação na recém-criada mesa temática de Gênero consolidou-se através do GT de Gênero e Sexualidade na Imigração Brasileira que criei e coordeno e que já promoveu 7 colóquios com representantes da comunidade brasileira.

Já realizei produtivas reuniões com os Ministérios do Esporte e da Cultura e com a Prefeitura de Londres visando à protagonização da nossa comunidade nas atividades culturais em torno das Olimpíadas de 2012.

Considerando a situação de risco ou vulnerabilidade de muitas mulheres brasileiras na Europa, negociei, com êxito, com a Secretaria de Políticas de Mulheres da Presidência da República, a vinda a Londres de sua representante para dialogar diretamente com a Comunidade. Adicionalmente, articulei os trabalhos do Reino Unido aos da Rede na Itália.

Coloco igualmente ao dispor da Comunidade o meu acesso aos órgãos governamentais locais, a exemplo do convite a mim feito pelo Vice-Prefeito Richard Barnes para

representar as imigrantes latino-americanas na redefinição das políticas de igualdade de gênero da cidade.

Eltão (Elton de Luna Soares)

Eltão nasceu em Ilha Solteira/SP e mora em Gijon Astúrias/Espanha

Primeiramente quero me apresentar sou Elton tenho 27anos, solteiro, porém tenho um filho e 4anos, nasci no interior de São Paulo no dia 18/11/1982, em 2007 resolvi correr atrás dos meus sonhos que era conhecer o mundo, mais precisamente a Europa ai optei pela Espanha onde atualmente mora na cidade de Gijon Astúrias. Chegando aqui passei por dificuldade por entrar como turista mais hoje depois de 3anos e 6meses com o visto estou mais estabilizado. Como brasileiro gostaria de participar do conselho de brasileiros no exterior. Chegando aqui trabalhei de garçom onde passei por vários lugares, hoje trabalho de camareiro e segurança de boate.

Érica Guimarães

Érica nasceu em Belém/PA e mora em Pistoia/Itália

Meu objetivo é trabalhar ativamente para a redução das barreiras de natureza burocrática e cultural que impedem o cidadão brasileiro de ter acesso às oportunidades e à vida civil em condição de paridade com os cidadãos nativos. Isso pode ser conseguido através de cursos de língua local e de cidadania ativa, promoção de acordos bilaterais para o reconhecimento de documentos e títulos brasileiros, e de uma verdadeira campanha de legalização que ofereça suporte aos brasileiros em condição de ilegalidade.

Eriks Faccin

Eriks nasceu em Presidente Castelo Branco/PR e reside em Bristol/Reino Unido

Apos ler cuidadosamente o Decreto nº 7.214 acabei me identificar muito com a ideia do projeto. Tenho muitos anos de experiência no exterior e acredito que minhas experiências pessoais, aliadas ao meu profundo interesse em ajudar aos nossos irmãos brasileiros, serão de extrema utilidade se for eleito para o conselho. Maior do que o intuito de oferecer auxilio a novos imigrantes no processo de adaptação a uma nova cultura, resolvi expressar meu interesse pois acredito que é possível e necessário proteger a identidade cultural Brasileira e desenvolver a habilidade de apresentar esta identidade de uma forma positiva nas comunidades onde vivemos.

Fernando Iglesias

Fernando nasceu no Rio de Janeiro e mora em Madri/Espanha

Por trabalhar diretamente com a legalização de Brasileiros na Europa, por durante muitos anos ser quem leva através da televisão, aos brasileiros de toda Europa as maneiras de legalização que existem, por colaborar ativamente na integração dos brasileiros ao mercado laboral, por transformar brasileiros em situação irregular em cidadãos dos países que vivem, através de sua regularização, obtendo as permissões de trabalho e residência de cada país, e por querer aumentar ainda mais esse trabalho de ajudar e colaborar com os Brasileiros que saíram do seu país.

Hilton Boechat Junior

Hilton nasceu Conselheiro Pena e reside em Barcelona/Espanha

Disponho-me a esta candidatura CRBE, devido a magnitude da nobreza que é representar a uma nação gigante por sua própria natureza, que desbrava através de todo mundo os seus jovens e corajosos, trabalhadores e honrados cidadãos, que cujo interesse é aprender e evoluir, retornado um dia para nossa pátria levando em sua bagagem muito mais do que uma ajuda a sua família, mas sim a realização de um sonho. E como eu também faço parte desse povo, tenho sofrido na alma todos os problemas que sofrem nosso povo em terras estrangeiras, e por isso sei que sou capaz por minha experiência, poder auxiliar aos meus conterrâneos.

Zizi (Izildinha)

Zizi é natural de São Caetano do Sul – SP e reside em Madri/Espanha

Resolvi candidatar-me porque represento mais de 2.000 brasileiros que vivem em Madri e em outras comunidades autônomas e creio poder representá-los na região Europa para juntos podermos desenvolver projetos de acordo com as necessidades em comum.

Professora, secretária executiva, auxiliar de enfermeira, empresária e missionária. Levo 14 anos trabalhando como missionária em atenção ao serviço e apoio a homens, mulheres e crianças, aqui na Espanha, especificamente, trabalhando na atenção integral aos imigrantes brasileiros e de toda a América Latina.

Valério Paraná (Jair Valério Junior)

Valério Paraná nasceu em Santo Antônio da Platina/PR e reside em Genebra/Suíça

Desde 2001, quando vim morar na Inglaterra, muito me comove sentir as aflições e dificuldades dos Brasileiros que estão na Europa abandonados a: – Uma assistência e serviço consular de Terceiro Mundo! – Uma política injusta da: Receita Federal que confisca até os presentes que levamos para o Brasil! e– do Banco Central que tributa selvagemente o dinheiro que enviamos à nossa família! Etc...

Você quer o fim destes abusos? Então me apóie, que eu irei à Brasília e onde for necessário para negociar e pressionar as autoridades a mudar este panorama de descaso e desmando.

Fiz Engenharia Aeronáutica/Direito no ITA/USP. Fui Auditor-Fiscal da Receita Federal até 2001 e Diretor Jurídico do Sindicado UNAFISCO dos Auditores-Fiscais.Fiz Mestrado em Direito Internacional Público na Universidade de Genebra. Como advogado, defendo os direitos dos brasileiros. Obtive duas jurisprudências no Supremo Tribunal Federal da Suíça favoráveis à assistência social de estudantes brasileiros e à equivalência de estudos e diplomas.

Joab Maranhão

Joab nasceu no Recife/PE e mora em Dublin/Irlanda

Resolvi me candidatar como um dos representantes do CRBE para poder contribuir com minha experiência de vida na Irlanda e esta sempre envolvido na questao de ajuda a brasileiros que chegam no pais sem nenhuma orientação ou que passam por dificuldades e nao podem ou nao conseguem um apoio direto. Também por ter o prazer de ajudar pessoas sem ver a quem o que ja faço e tenho muito orgulho de ver a alegria dessas pessoas que por mim passam.

Letícia Borges

Letícia Borges é natural de Porto Alegre/RS e reside em Madri/Espanha

Creio que posso desenvolver bem o perfil de representante dado que levo 3 anos ajudando prostitutas brasileiras a buscar novos caminhos em Madrid e como sabemos este é um assunto delicado que ninguém quer representar e que infelizmente as autoridades não tem o verdadeiro conhecimento do que passa na vida e dia a dia dessas mulheres.Acho que seria interessante poder ajudá-las de uma maneira mais ampla e com ajuda do meu pais.

Sou Fotografa formada em EFTI, meu trabalho me permite viajar por vários países da Europa.Trabalho nas áreas de Moda, casamentos e como free lancer de algumas revistas”.

Luiz Gustavo Vianna Almas

Luiz Gustavo nasceu no Rio de Janeiro e reside em Praga/Rep. Tcheca

Resolvi me candidatar para integrar o conselho de brasileiros no exterior para colocar à disposição da comunidade brasileira na Europa minhas aptidões e experiência. Gostaria de colaborar no intuito de melhorar a situação de outros brasileiros que vivem no exterior, ajudando ao mesmo tempo a promover uma imagem positiva do Brasil.

Marlene Ferreira do Couto

Marlene nasceu em Salvador/BA e mora em Milão/Itália

A razão pela qual me inscrevo no CRBE è a vontade de contribuir, de alguma forma, para a socialização dos brasileiros que vivem no exterior. Pelo que observo através do meu trabalho, onde cada dia conhecemos uma nova historia de vida, é que são pessoas que resolveram tentar a vida num país estrangeiro, não sabendo das dificuldades que poderiam enfrentar, e que nos procuram na esperança de terem suas vidas regularizadas. Sendo escolhida, espero poder dar a minha contribuição aos meus compatriotas que moram no exterior.

Mônica Pereira

Mônica nasceu no Rio de Janeiro e mora em Nivelles/Bélgica

O meu engajamento em defesa dos direitos fundamentais dos brasileiros migrantes na Europa justifica a minha candidatura. Julgo poder representar as comunidades brasileiras na Europa dado que possuo uma importante experiência de trabalho com o(a)s brasileiro(a)s migrantes. O fato de ter vivido em três países europeus (Portugal, França e Bélgica) e a participação na coordenação da Rede de Brasileiras e Brasileiros na Europa, assim como nas conferências "Brasileiros no Mundo", levando propostas ao Governo brasileiro em prol das comunidades, reforçam ainda a minha convicção de que poderei tornar-me uma representante competente e atenta às demandas do(as) brasileiro(as) migrantes.

Nei Soares de Souza

Nei nasceu no Rio de Janeiro e mora em Langhirano/Itália

Tenho 46 anos de idade e sou natural do Rio de Janeiro. Há mais de vinte anos vivo fora do Brasil onde vou bienalmente rever amigos e parentes.Iniciei a minha vida profissional, já antes de abandonar em 1986 a faculdade de Jornalismo da UFF de Niterói, atuando por mais de 3 anos em jornais, rádios e algumas publicações do Rio e de MG, tendo sido assessor de imprensa da prefeitura de S.J. Del Rey. Decidido a conhecer outras culturas viajei por vários países da America do Sul havendo diversas ocupações e retornando ao Brasil depois de mais de um ano, viajando e trabalhando pelo interior do país antes de partir para a Europa em 1990, estabelecendo-me definitivamente na Itália como Desenhista de Máquinas Alimentares, depois de ter permanecido por curtos períodos na Inglaterra. A recente instituição do CRBE vem nos dar a possibilidade de discutir sobre os problemas que enfrenta o emigrante brasileiro no país que o recebe tais como diferenças culturais e lingüísticas, apoio logístico, etc. Sobretudo nos dá a possibilidade de iniciar um debate que regularize a nossa situação previdencial caso tornemos ao Brasil sem que encontremos um gap relativo ao período no qual a contribuição foi versada para o país que nos hospedou e no qual trabalhamos, alongando a nossa aposentadoria. Esta é uma questão crucial e daqui parte a minha candidatura tendo como plataforma maior abrir uma discussão imediata sobre este tema que me toca pessoalmente assim como a tantos outros brasileiros no exterior.

Nilton Pereira

Nilton nasceu em Guaraçaí/SP e mora em Madri/Espanha

O desejo de ser um representante dos brasileiros no país onde resido atualmente vem do fato de que a minha pesquisa de doutoramento ter tratado o caso dos imigrantes brasileiros em Madri a partir de 1996. Portanto, tenho um bom ‘know-how’ da problemática dos imigrantes sobretudo na Europa.

Paloma Gomes

Paloma nasceu no Rio de Janeiro e mora em Milão/Itália

Eu conheço bem o meu território e as problemáticas que o envolvem. Eu, recentemente, fiz voluntariado e conheço a realidade das pessoas, especialmente estrangeiros que muitas vezes estão no limite da legalidade e da sobrevivência, alem de conhecer muitos brasileiros que vivem aqui. Credo ter as características necessárias para representar o Brasil nessa região. Alem da Faculdade que estou atualmente cursando, tenho o diploma de 2º grau feitos no Brasil e tenho ,também, o segundo grau técnico voltado para a área das atividades sociais chamado ''dirigente di comunita'' que foi cursado na Itália. O meu nível de adaptação, inserimento são praticamente totais, alem do domínio da língua local, que è o italiano, ser amplamente completo, na assimilação, leitura, escritura e conversação. Sou uma pessoa seria, dedicada e competente, sem vícios e os valores mais importantes pra mim

são: Deus e a minha família.Como Conselheira e representante dos brasileiros no exterior desejo fazer não só de intermediação mas uma atual concreta em modo de poder atenuar e ajudar a melhorar o inserimento dos brasileiros no exterior.

Bortolini (Paulo Cesar Bortolini)

Bortolini nasceu em Espumoso/RS e reside em Padova/Itália

Conclui o curso de Administração de Empresas na ULBRA-RS, Perito em Criação de Empresas (600 hs) e Técnico em Condução Agrícola (600 hs), minha maior experiência (25 anos) è no campo das multinacionais onde, percebi que a imagem è preservada, conheço profundamente a cultura local, adquiri estabilidade mediante graduatória na área da educação com o gov. federal, sou motivado a ajudar de alguma maneira os brasileiros que se encontram em dificuldades (como minha entrada aqui, sei o que è ser operário), sou voluntario de um restaurante popular (caritas, 500 pessoas/dia) de Padova onde de certa forma ajudam pessoas com dificuldades sociais, estar mais próximo dos brasileiros e como reviver e dar mais vida ao que já vivi bem como abranger o significado da palavra "saudades", moro aqui a 9 anos.

Roberta Nacif Wolff

Roberta nasceu em São Paulo/SP e reside em Dusseldorf/Alemanha

Acredito ter a qualificação acadêmica bem como a experiência profissional adequada para representar os brasileiros residentes na Europa. Tenho disponibilidade de tempo e muita motivação para desenvolver um trabalho relacionado ao Brasil. Além disso, minha experiência como imigrante na Europa sempre foi muito boa - o que sem dúvida colaboraria para a formação de uma imagem positiva para outros imigrantes brasileiros.

Solange Gimenes

Solange nasceu em Teófilo Otoni/MG e mora em Toulouse/França

Toulouse é uma das mais importantes cidades da França e temos aqui um grande numero de brasileiros, que vivem sem nenhuma assistência consular. Não temos cônsul por aqui e, tudo depende de Paris que fica a oito horas de viagem. Para votar, teríamos que ir a Paris, algo dificílimo  para as muitas pessoas que moram na região.Uma bandeira do Brasil numa porta,uma placa que seja, onde poderemos saber que, daí, do nosso país, alguém sabe que existimos.  Isto, é o que poderia haver aqui.

Terezinha Aguerre Muraro

Terezinha nasceu em Porto Alegre/RS e mora em Amsterdã/Holanda

Quando cheguei à Holanda em 76 não se viam nem ouviam brasileiros como agora em Amsterdam. Atualmente é raro o dia que não ouço brasileiros falando nos ônibus e bondes. Gostei da ideia de formar o CRBE, gostaria muito de participar, de fazer coisas que nos unam, representem, ajude a manter a ligação com o Brasil. Penso que há muito trabalho a ser feito. Acho que há muitas crianças pelas que podemos e devemos fazer muita coisa para que não percam o idioma, para que continuem aprendendo sobre o Brasil. Também é importante que os pais recebam boa informação sobre as possibilidades que há na Europa para os seus filhos, por exemplo sobre o intercâmbio estudantil. Pela minha experiência de vida e trabalho considero que estou capacitada a fazer um bom trabalho com adultos e crianças.

Tiago Magrini Rigo

Tiago nasceu em Veranópolis/RS e mora em Milão/Itália

Resolvi me candidatar porque me habituei a representar o meu país aqui na Europa e sinto muito orgulho nisto. Viajei já por mais de 20 países aqui na Europa, estabeleci relações com pessoas de todo os países. Sou uma pessoa muito interessada por conhecimento, então acredito ser muito bem informado e instruído para representar o Brasil.

Tulio Filogonio

Túlio nasceu Belo Horizonte/MG e reside em East Lothian/Escócia

Atualmente faço parte da diretoria da Associação Brasil Caledônia a qual participei, juntamente com outros amigos brasileiros, da sua criação em junho de 2008. Por estar vivendo 14 anos no exterior, acredito ter uma visão geral do que é ser Brasileiro no Mundo e por isso posso contribuir para o fortalecimento do CRBE como PORTA VOZ dos brasileiros vivendo no exterior.

Vanildo Antonio de Lima

Vanildo nasceu em Assai/PR e mora na Irlanda

Já trabalho e ajudo a comunidade Brasileira  desde 2000 quando cheguei a Irlanda ate então quase não tinha Brasileiros por aqui, morando  na capital Dublin, ao finais de semana saia para  visitar os Brasileiros que moravam nas fazendas ou nas casas ao dos Frigoríficos aonde a maioria dos Brasileiros trabalhavam, com isso comecei a conhecer e ver as necessidades de cada um, em umas das minhas viagens conheci a cidade de Tullamore que fica no meio da Irlanda, eu minha esposa e meus 2 filhos decidimos mudar para cá  e aqui estamos desde 2006 trabalhando com a comunidade Brasileira. Estive representando a Irlanda no Primeiro Encontro Brasileiros no Mundo no Itamaraty RJ em 2008, estou a disposição para poder ajudar a nossa comunidade.

Weliton Silva De Arruda

Weliton nasceu no Recife/PE e reside em Vicenza/Itália

Acredito que nos brasileiros não devemos esquecer as nossas raiz, procuramos dar aos Brasileiros que vivem no exterior a possibilidade de Falar a língua brasileira; fazemos eventos onde podemos propor a nossa cozinha, as nossas danças com a esperança que os nossos filhos possa levar para frente a nossa cultura;entre nos estamos procurando de criar uma rede de informações para nossa comunidade, e de assistência ,  e de ajuda entre nossa comunidade para melhorar o nosso teor de  vida .