regente feijó, março de 2019 fundação: março/2006 ... · regente feijó, março de 2019...

12
Regente Feijó, março de 2019 Fundação: Março/2006 Distribuição Gratuita - Ano 13 Nº 157 Sábados, dias 2 e 9 de março, comércio abre das 9h às 15h Escola Municipal é destaque em revista nacional de educação Em comemoração ao Dia da Mulher, jornal homenageia duas regentenses Mais uma vez, a EMEI Pa- dre Fernando Suillen teve um trabalho destaque na Revista Guia Prático da Educação Infantil. O peri- ódico é referência nacional para quem trabalha com educação infantil no país. Em duas páginas, a re- vista fala sobre exemplos e ações para ensinar valores sobre colaboração e come- morar o dia Nacional dos Animais. Página 11 Página 2 Página 5 Página 8 Página 4 Para fazer uma justa homenagem a todas as mulheres e, sobretudo, as mulheres regentenses, o Jornal Enfoque Empresa- rial dedicou duas páginas desta edição para homena- gear duas mulheres de per- sonalidade forte e história incomparável da cidade. Maria Ferreira Camar- go, ou carinhosamente, Marica e Angela Perazollo Palopoli, têm destaque nas colunas Página da Vida e Gente Nossa. A primeira homenagem está na Página 7 e a segun- da homenagem está na Pá- gina 9. Há muitos anos a cida- de já é destino de muitas pessoas que desejam cur- tir os quatro dias de car- naval em uma festa soli- dária e com clima família. Neste ano, após o cance- lamento da festa em Pre- sidente Prudente e Presi- dente Bernardes, a cidade se tornou uma das prin- cipais opções para quem mora na região. A festa está marcada para acontecer de 2 a 5 de março na Rua Anto- nio Carlos e Praça de Eventos da Casa da Crian- ça. Duran- te todas as noites, entidades assistenciais da cidade montarão barracas de co- midas e bebidas para dar ainda mais conforto aos foliões e de quebra, aju- dar financeiramente as entidades que tanto pre- cisam. Leia na Página 6. Regente é uma das poucas cidades que terá o carnaval de rua Região de Prudente pode ter seis novas praças de pedágio Enfoque Empresarial completa 13 anos de veiculação Você já ouviu falar dos Jogos da Madrugada do Colégio Êxito? Associação Comercial traz para Regente o Instituto Talentos

Upload: others

Post on 31-Jan-2021

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1Regente Feijó, março de 2019

    Regente Feijó, março de 2019 Fundação: Março/2006 Distribuição Gratuita - Ano 13 Nº 157

    Sábados, dias 2 e 9 de março, comércio abre das 9h às 15h

    Escola Municipal é destaque em revista nacional de educação

    Em comemoração ao Dia da Mulher, jornal homenageia duas regentenses

    Mais uma vez, a EMEI Pa-dre Fernando Suillen teve um trabalho destaque na Revista Guia Prático da Educação Infantil. O peri-ódico é referência nacional para quem trabalha com

    educação infantil no país. Em duas páginas, a re-

    vista fala sobre exemplos e ações para ensinar valores sobre colaboração e come-morar o dia Nacional dos Animais.

    Página 11

    Página 2 Página 5

    Página 8 Página 4

    Para fazer uma justa homenagem a todas as mulheres e, sobretudo, as mulheres regentenses, o Jornal Enfoque Empresa-rial dedicou duas páginas desta edição para homena-gear duas mulheres de per-sonalidade forte e história incomparável da cidade.

    Maria Ferreira Camar-go, ou carinhosamente, Marica e Angela Perazollo Palopoli, têm destaque nas colunas Página da Vida e Gente Nossa.

    A primeira homenagem está na Página 7 e a segun-da homenagem está na Pá-gina 9.

    Há muitos anos a cida-de já é destino de muitas pessoas que desejam cur-tir os quatro dias de car-naval em uma festa soli-dária e com clima família. Neste ano, após o cance-lamento da festa em Pre-sidente Prudente e Presi-dente Bernardes, a cidade se tornou uma das prin-cipais opções para quem mora na região.

    A festa está marcada para acontecer de 2 a 5 de

    março na Rua Anto-nio Carlos e Praça de E v e n t o s da Casa da Crian-ça. Duran-te todas as noites, en t idades assistenciais da cidade montarão barracas de co-midas e bebidas para dar ainda mais conforto aos

    foliões e de quebra, aju-dar financeiramente as entidades que tanto pre-cisam.

    Leia na Página 6.

    Regente é uma das poucas cidades que terá o carnaval de rua

    Região de Prudente pode ter seis novas praças de pedágio

    Enfoque Empresarial completa 13 anos de veiculação

    Você já ouviu falar dos Jogos da Madrugada do Colégio Êxito?

    Associação Comercial traz para Regente o Instituto Talentos

  • 2 Regente Feijó, março de 2019

    Expe Veículo mensal noticioso da Associação Comercial

    Industrial de Regente Feijó

    Presidente MARCEL LORENÇONI

    Direção: OSMAR VIANI

    Coordenação e VendasGRASIELA R. MALACRIDA

    GerênciaNAMOR NADER GUIMARÃES

    Jornalista ResponsávelPAULO SEREGUETTI -MTB 75909

    Diagramação PAULO SEREGUETTI

    ArteJENILSON SILVA

    Tiragem 6.500 - 12 páginas

    Impressão Grafinorte

    DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

    Jornal EnfoquE EmprEsarial

    Já pensou em compartilhar suas coisas? Parece um pouco estranho de início, mas essa é uma alternativa sustentável e econômica.

    A economia colaborati-va visa reduzir o acúmulo e promover a sustentabilidade. E ela é uma realidade mais comum do que imaginamos. Já ouviu falar da carona solidária? O princípio é esse, as mesmas pessoas usando o mesmo serviço visando o bem co-mum, no caso da carona, a redução de custos e de poluentes no ambiente. Essa é também a base do cooperativismo.

    Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma or-ganização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. É acreditar que tudo mundo pode ganhar junto.

    Para ficar mais claro, vamos dar alguns exemplos dessa economia colaborativa. Você já ouviu falar de Airbnb? É um serviço comunitário que realiza a locação de parte da sua casa. Por exemplo, você

    tem um quarto na sua casa e não está usando, você pode

    alugar por uma temporada. Esta transação é feita por uma

    plataforma online que permite a busca de locais disponíveis e as pessoas que estão procurando.

    Além de ser mais barato, pois não tem os serviços que um hotel oferece, existe ainda a possibilidade de conhecer outras pessoas que estão alugando outros cômodos da casa, ou até o próprio dono. Além de conhecer a reali-dade local, não pelo serviço de rede hoteleira, mas a vida real.

    E aí, que tal usar essa opção econômica na sua próxima viagem?

    Orientações sobre Declaração de Ajuste Anual do IRPF/2019

    Economia colaborativa: uma ideia, muitas pessoas

    Carolina Mussolini – Graduada em Jornalismo, especialista em Marketing, Mestre em Letras e cursa MBA em Coopera-tivismo de Crédito e também em Inovação Cooperativista. Assessora de Comunicação e Marketing da Sicredi Rio Paraná PR/SP

    A Receita Federal do Bra-sil, libera a partir do dia 01/03/2019, a versão para download (baixar), no en-dereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br, do programa para entrega da declaração de ajuste anual do imposto de renda pessoa física, ano-calendário 2018, exercício 2019, cujo prazo final para entrega sem multa, encerra--se em 30/04/2019. Importante frisar que, para tomar ciência dos detalhes inerentes à matéria, inclusive para certificar-se se hou-ve alguma novidade em relação a exercí-cios anteriores, faz-se muito oportuna uma leitura bastante atenta do MANUAL DE ORIENTAÇÕES, que está anexo ao progra-ma. Três dicas importantes:

    1ª – com relação aos documentos (infor-mes de rendimento, extrato bancário anu-

    al, cópias de recibos ou notas fiscais de compra/venda de ve-ículos, escrituras de compra/venda de imóveis, recibos de honorários médicos e odon-tológicos, planos de saúde, mensalidade escolar, bem como quaisquer outros que

    integram a declaração), devem estar previamente organizados,

    afim de evitar embaraços no mo-mento do preenchimento.

    2ª – embora a declaração possa ser en-tregue até 30/04/2019, evite deixar para o último dia, pois podem ocorrer problemas de toda ordem no momento da transmis-são.

    3ª – o contribuinte que não faz sua pró-pria declaração, procure contratar profis-sional gabaritado para executar o serviço.

    Quaisquer dúvidas podem ser esclareci-das no MANUAL DE ORIENTAÇÕES.

    diente

    #economia

    Carlos Alberto Mastronicola - contador, formado pela Toledo Prudente Centro Universitário e proprietário do Escritório Contábil Regente

    O que fazer quando recebo alta do INSS e meu empregador não quer me aceitar de volta ao trabalho?

    Esta é uma situação recor-rente e acontece com muitas pessoas, ou seja, o trabalha-dor recebe alta do INSS e a empresa não aceita que o empregado volte ao traba-lho, justificando que o mé-dico do trabalho da empresa atesta que o trabalhador está inapto para o retorno às suas atividades.

    Ou seja, o empregado fica em um limbo, num jogo de cabo de guerra entre a empregadora e o INSS, sendo que é a parte hipossuficiente da história.

    Essa situação acaba prejudicando o traba-lhador, pois ele não recebe do INSS (por ter ces-sado o benefício) e também não recebe da em-presa (pois não está prestando serviço), ficando em uma situação de desamparo financeiro.

    Não bastasse, após a alta do INSS o traba-lhador tem um prazo de 30 dias para retornar ao trabalho, e se não o fizer estará correndo o risco de ser dispensado por justa causado por abandono de emprego.

    E agora, o que fazer?Uma das opções, se o trabalha-

    dor tiver em condições mínimas de retornar ao trabalho deve tentar com o empregador um retorno em outro setor ou outra função, para que sua doença não se agrave. Ou seja, o empregador

    deve permitir esse retorno em con-dições adaptadas, permitindo sua

    readaptação às funções.Outra opção, caso o trabalhador

    esteja sem nenhuma condição de retornar ao trabalho, é buscar a reversão da decisão do INSS que cessou o benefício, inicialmente atra-vés de pedido administrativo e em não surtindo resultado, buscar orientações de um profissio-nal de confiança e propor demanda judicial.

    O que não se pode admitir é que o empre-gado, enfermo, seja condenado à própria sorte, ficando sem salário e sem a mínima condição para a manutenção de sua vida e de sua família, além do óbvio, sem poder tratar de sua doença para que tenha uma vida digna.

    Matheus Pardo Lopes – advogado, OAB/SP nº 205.152, pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Toledo Prudente, sócio do escritório Baracat & Lopes Advocacia.

    A concessão do lote de rodovias “Piracicaba – Pa-norama”, lançada nesta semana pelo governo do Estado, poderá resultar na instalação de seis no-vas praças de pedágio em cinco cidades da região de Presidente Prudente. To-das as informações estão disponíveis nas minutas de edital e contrato, com seus anexos, no site da Ar-tesp (Agência Reguladora de Transporte Estado de São Paulo).

    Dentro dos anexos consta um documento in-titulado “estrutura tarifá-ria”, no qual estão discri-minados os detalhes das possíveis novas praças de pedágio na região. Está prevista a instalação de uma praça em Rancharia, no km 532 da Rodovia Prefeito Homero Seve-ro Lins (SP-284); outras duas em Martinópolis, nos kms 400 e 434 da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425); em Tupi Paulista, em Santa Mercedes e em Lucélia, nos kms 665, 670 e 589, respectivamente, da Rodovia Comandan-te João Ribeiro de Barros (SP-294).

    A Artesp ressalta, no en-tanto, que todos os locais de praças apresentados na documentação são pro-postas preliminares e que só serão definitivas com a publicação do edital, após as contribuições recebidas em audiências e consulta pública.

    A Artesp destaca ainda que prevê desconto de 5% na tarifa de pedágio para os usuários que optarem pelo pagamento automáti-co (nas pistas de pedágio automático), além da pre-visão de descontos para usuários frequentes da ro-dovia.

    Na região de Presiden-te Prudente serão reali-zadas “grandes obras”, abrangendo cerca de 200 quilômetros, incluindo: duplicação da SP-294, no trecho entre Osvaldo Cruz e Pauliceia; duplica-ção da SP-284, inclusive no trecho entre Rancharia e Martinópolis; duplica-ção da SP-425, incluindo o trecho entre Parapuã e Martinópolis.

    Entre as intervenções previstas estão duplica-ções, faixas adicionais, vias marginais e contornos

    urbanos, obras que melho-ram a fluidez, o escoamen-to da produção regional e a segurança viária. Também serão implantados acosta-mentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias. O projeto prevê, ainda, que a cada quatro anos sejam realizadas re-visões que possam ade-quar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou fei-tos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de novas de-mandas.

    A concessionária de-verá equipar as rodovias com wi-fi - rede de dados sem fio - ao longo de toda a malha, a fim de levar ao usuário informações so-bre o sistema, atualizan-do-o, por exemplo, sobre a situação do trânsito, além de possibilitar o acionamento de socorro médico e mecânico. As rodovias serão totalmen-te monitoradas por câme-ras inteligentes e haverá pesagem em movimento para a fiscalização de ve-ículos.

    Região pode ter seis novas praças de pedágio

  • 3Regente Feijó, março de 2019

    sEm filTroPor Paulo Sereguetti [email protected]

    No dia 9 de fevereiro, o projeto Som Na Linha recebeu a apresentação do violeiro Bruno Sanches, vencedor do 5º Prêmio MIMO Instrumental, na Pra-ça 9 de Julho, em Presidente Prudente.

    O artista é convidado a escolher o local onde gos-taria de realizar sua apresentação e o coletivo viabi-liza para que aconteça.

    Realizada de forma independente e sempre em lo-cais públicos e de fácil acesso para a população em

    geral, a iniciativa cria, com isso, um circuito para música autoral, defendendo e estimulando a demo-cratização da arte e possibilitando o encontro entre público, compositores e a produção de música inde-pendente da cidade e região.

    No espetáculo “Do Barroco às Barrancas do Rio”, Bruno Sanches mostrou não apenas a versatilidade da viola de dez cordas enquanto instrumento solista, mas também a sua versatilidade inventiva e domínio do contraponto entre voz, viola e percussão.

    Além de tocar uma viola complexa enquanto canta e improvisa, o artista também tocou percussão com os pés, utilizou recursos tecnológicos como pedal de loop e sonoplastia controlada através de pedais.

    Compositor, violeiro, arranjador, pesquisador e professor da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, Bruno Sanches passou toda a infância e adolescência no distrito de Espi-gão, em Regente Feijó, onde a família reside até hoje.

    Seu espírito andejo faz com que percorra diversas estéticas musicais com sua viola. Mestre em etno-musicologia e bacharel em música pela USP, o artis-ta foi vencedor do 5º Prêmio MIMO Instrumental, que busca incentivar a renovação musical no Brasil.

    Violeiro Bruno Sanches se apresenta no 12º Som na Linha em Presidente Prudente

    Banda Roupa Nova no Restaurante Montanha! Sempre que passam pela região, os músicos fazem questão de almoçar no restaurante regentense. Na foto, eles aparecem

    com o empresário Guto Montanha

    Pai e filha palmeirenses! Essa foto viralizou na internet. Parabéns pela filha Guilherme Ferreira

    Daniel Castriani Santos formou em Ciências da Computação. Na foto, com os pais Rósemo e Ana Paula

    15 anos juntos! Parabéns ao casal Edvania e Márcio pelas Bodas de Diamante

    Miguel segurando seu irmãozinho, o Isaac, que nasceu no domingo, dia 17.

    Amanda Tavares Oliveira é a mais nova advogada da cidade. Ela concluiu o curso de Direito pela Toledo Prudente e comemorou ao lado dos pais, Luis e

    Cleide, e da irmã Camila Tavares

  • 4 Regente Feijó, março de 2019

    #oportunidade

    A partir de agora as Associações Comerciais possuem mais uma op-ção para realizar a in-tegração dos jovens ao mercado de trabalho: trata-se do Instituto Ta-lentos. Mais abrangen-te, o Instituto Talentos é uma organização sem fins lucrativos que atua nacionalmente no desen-volvimento e gerencia-mento de Programas de Estágio, Programas de Aprendizagem e Progra-mas de Pessoas com De-ficiência (PCD).

    O Programa tem como principal objetivo a for-mação profissional de jo-vens entre 14 e 24 anos.

    Com a implantação do Programa de Estágio (Lei 11.788/2008), é possí-vel contratar estudantes

    a partir de 16 anos, para atuarem em atividades compatíveis com sua área de formação, sem víncu-lo empregatício.

    O estágio facilita a profissionalização, dan-do a chance ao estudan-te de aplicar na prática os conhecimentos teóri-cos obtidos no ambiente escolar, e permite à em-presa desenvolver novos talentos.

    O Instituto Talentos viabiliza essa contrata-ção em duas fases: Na primeira fase está o re-crutamento e seleção e na fase seguinte, o de-senvolvimento e capaci-tação.

    Esse é mais um bene-fício que a ACIRF (As-sociação Comercial e Industrial de Regente

    Feijó), traz para a cidade. Os as-sociados interes-sados em mais informações po-dem entrar em contato pelo tele-fone 3279-1023.

    Serviço: Além dessas opções de serviços, a ACIRF conta ainda com Pla-nos de Saúde, Jornal Enfo-que Empresa-rial onde os as-sociados terão descontos em anúncios, parti-cipação de pro-moções diver-sas, cursos de capacitação e outros.

    Associação Comercial traz para Regente o Instituto Talentos

  • 5Regente Feijó, março de 2019

    #tradição

    O Jornal Enfoque Empre-sarial, idealizado e fundado pela Associação Comercial e Industrial de Regente Fei-jó, já faz parte do patrimônio da cidade. Seja por sua im-parcialidade, pontualidade e leveza com que trata as notí-cias, o jornal caiu nas graças da população.

    Com o décimo terceiro ano completado nesta edi-ção, o jornal já tem números bastante expressivos. São 156 edições, mais de 300 pessoas e histórias homena-geadas, 1872 páginas de no-tícias, mais de 3500 anúncios de empresas locais.

    Para o jornalista responsá-vel, Paulo Sereguetti, o Enfo-que Empresarial é o principal veículo de comunicação da cidade. “Leitores e anuncian-tes sabem que podem confiar no jornal, porque ele tem data para sair todos os meses do ano. Além disso, o jornalis-

    mo é tratado com seriedade e os regentenses estão sempre em primeiro plano”, afirma.

    E o jornal não faz sucesso apenas na cidade. Além de moradores de cidades vizi-nhas que buscam o jornal, há também regentenses que mo-ram em outros estados que adoram se manter informado de tudo que acontece aqui.

    Para comemorar a data, a ACIRF, conta que implan-tou uma novidade. A versão digital do jornal agora pode ser conferida no site da asso-ciação. Para ver o jornal na íntegra basta acessa www.acirf.com.br e clicar no ícone Jornal Enfoque Empresarial. Várias edições estão disponí-veis lá.

    Para o presidente da ACIRF, Marcel Lorenço-ni, o jornal Enfoque Em-presarial é um meio de comunicação muito pode-roso, isso porque trata de

    diferentes assuntos como utilidades, educação, eco-nomia, homenagens aos nossos moradores, infor-mações sobre o comércio

    local e temas nacionais. “Com toda essa tecnolo-

    gia, o jornal impresso ainda exerce fascínio entre muitos leitores”, ressaltou.

    Jornal Enfoque Empresarial completa 13 anos de veiculação

    Calor e chuvas acendem alerta contra a dengue

    Estudantes do 3º ano EM da Escola SESI de Regente Feijó são aprovados em vestibulares de Universidades Lo-cais, Estaduais e Federais com coloca-ções espetaculares! O trabalho realizado pela equipe docente, bem como o em-penho e dedicação dos estudantes, tem trazido resultados fantásticos nas colo-cações dos nossos estudantes não só nos vestibulares, mas também no desempe-nho do Enem e Saresp. É o SESI trans-formando vidas!

    Estudantes são aprovados com louvor no vestibular

    Mario Felipe é morador de Indiana e mensalmente vem retirar seu exemplar do jornal

    Com as pancadas de chuva e as altas temperatu-ras na cidade, a população deve redobrar a atenção no combate à dengue.

    A ação da população é fundamental durante todo o ano, com vistorias sema-nais em suas casas e quin-tais. Especialmente nesta época, a atuação precisa ser intensificada.

    Além de caixas d’água completamente vedadas, preste a atenção para a vis-toria de criadouros menos

    evidentes, como calhas de chuva, ralos externos, va-silhas de animais, bande-jas de ar-condicionado e de geladeiras, vasos sani-tários desativados ou pou-co usados, entre outros.

    Para facilitar o trabalho da população a Fiocruz elaborou a cartilha “10 Mi-nutos Contra a Dengue”,

    que propõe usar apenas 10 minutos por semana para remover criadouros no ambiente doméstico e peri-doméstico, de modo a interferir no ciclo de de-senvolvimento do vetor, impedindo que ovos, lar-vas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta.

    O Aedes aegypti vive e se reproduz, em geral, dentro e no entorno das re-sidências, por isso é neces-sário ter cuidado redobra-do com as casas. Se cada

    um fizer a sua parte, todos poderão ter um verão com baixo índice de casos da doença.

    Altas temperaturas e chuvas são uma combi-nação que favorece o au-mento da população do mosquito transmissor da dengue, com um duplo resultado.

  • 6 Regente Feijó, março de 2019

    #educação

    Seja associado

    Planos de Saúde, cursos, conculta ao

    SCPC, desconto no Jornal e muitas

    promoções

    Agende uma visita

    (18) 3279-1023

    ACIRF!

    Enquanto boa parte do mundo estava comemo-rando o Valentine’s Day, ou Dia do Amor, uma tur-minha aqui em Regente também celebrava a data. O Colégio Arte Livre re-alizou no 15 de fevereiro uma atividade que tinha como objetivo, ensinar aos alunos as virtudes de nutrir e demonstrar o amor ao próximo.

    A atividade estava vin-culada com o ensino e prática da Língua Ingle-

    sa. E queria, entre outros objetivos, proporcionar aos alunos momentos de emoção e carinho, incen-tivando valores que for-talecem as relações hu-manas

    O Valentine’s Day (Dia do Amor) é uma tradição de países de língua ingle-sa e é trabalhado nas aulas da disciplina de Inglês em todos os níveis, pois é uma data em que se comemora o amor em sua forma mais pura e genuína.

    No período da manhã, os alunos do 5º ano per-correram toda escola, distribuindo amor e ca-rinho entoando canções, trocando abraços e distri-buindo pirulitos em for-mato de coração.

    Já no período da tar-de os alunos da Educação Infantil foram recepcio-nados com muito carinho por toda a equipe. Os pais colaboraram enviando seus filhos com pinturas alusiva ao tema pelo corpo, fan-

    tasiados e com adereços alusivos ao amor. Ao fim do dia, ocorreu o desfile “LOVE KIDS”, no qual os alunos desfilaram pela quadra enaltecendo o amor e foram presenteados com pirulitos em forma de co-ração.

    As atividades foram marcadas por muita ale-gria, músicas, troca de afeto e carinho, desfile e distribuição de pirulitos em formato de coração, representando o amor.

    Colégio Arte Livre comemora o Valentine’s Day

    Há muitos anos a cidade já é desti-no de muitas pes-soas que desejam curtir os quatro dias de carnaval em uma festa so-lidária e com cli-ma família. Neste ano, após o can-celamento da fes-ta em Presidente Prudente e Presi-dente Bernardes, a cidade se tornou uma das principais opções para quem mora na região.

    A festa está marcada para acontecer de 2 a 5 de março na Rua Antonio Carlos e Praça de Eventos da Casa da Crian-ça. Durante todas

    as noites, entidades assistenciais da ci-dade montarão bar-racas de comidas e bebidas para dar ainda mais confor-to aos foliões e de quebra, ajudar fi-nanceiramente as entidades que tanto precisam.

    As atrações ainda não foram divulga-das nas páginas ofi-ciais da Prefeitura Municipal, no en-tanto, a expectativa é bem grande.

    Brinque o carna-val com respeito e segurança. Apro-veite os dias de fes-ta para curtir com a família e amigos! O que é bom, precisa ser aproveitado.

    Regente é uma das poucas cidades da região que terá o carnaval de rua

  • 7Regente Feijó, março de 2019

    Páginasda Vida

    Conheça a história de

    Maria Ferreira de Camargo, a

    Marica!

    Adriana SelauAssociada do Sicredi

    Diretora de escola

    FazerJuntos por

    Regente FeijóFaça como a Adriana! Venha conhecer os benefícios de

    ser associado a primeira instituição cooperativa do país

    Temos produtos e serviços que cooperam com você:

    Para você

    Temos produtos e serviços que cooperam com você:

    Para você

    Para o seu agronegócio

    Para o seu

    Para sua empresa

    Torne-se um sócio fundadore colabore com o desenvolvimento da região!

    Entre em contato com a nossa Gerente de Negócios: (18) 9 9704 3329

    Para a Adrianafaz a diferençaser associada Sicredi

    No Jornal Enfoque Em-presarial o mês de março é dedicado a elas. Aprovei-tando o gancho do Dia In-ternacional das Mulheres, o objetivo é homenagear

    mulheres que fazem parte do nosso dia a dia.

    E nesse quesito, uma das moradoras mais ilustres abriu as portas de sua casa e coração para dividir um pouco de sua história.

    Maria Ferreira de Ca-margo, ou Marica como é carinhosamente conhecida na cidade, nasceu em 29 de outubro de 1937 no sí-tio “Água Grande” em Re-gente mesmo. Ela é filha de José Ferreira e Custódia Ferreira. Ela conta que o pai veio de Portugal para essas terras pois já haviam familiares aqui.

    Marica teve quatro ir-mãos: Antônio, Isabel, Francisco e Manoel.

    O pai que trabalhava no sítio passou a tirar dor-mentes da Estrada de Ferro

    Alto Sorocabana que esta-va sendo instalada na ci-dade e região. Teve ainda um armazém no Bairro da Água Branca.

    Com dois anos, veio morar na cidade e mora no mesmo local há 79 anos. Segundo ela, o motivo da mudança é que o pai veio montar um armazém, onde hoje é a Panificadora Ki--delícia. O nome do local era “Venda do Ferreira” e depois passou a ser merce-aria.

    O pai ainda trabalhava bastante nas quermesses realizadas pela igreja. “A

    cidade era bem peque-na e com poucas opções. Tinha uma praça central, onde hoje é a Fonte, e um coreto onde as bandas se apresentavam, não haviam

    ruas asfaltadas e o comércio era bem pequeno”, disse.

    Marica estudou no Grupo Escolar (atualmente Escola Professor Domiciano Nogueira) e em 1950, quando foi criado o Ginásio ela estudou nessa escola que fi-cava localizada onde hoje é a DIMUC.

    Das amigas dessa época ela recorda-

    -se de Josefa Bravo, Ma-

    ria Amélia, Tereza Bravo, Lourdes Vieira, Marle-ne Jabur, Alzira Gomes, Rosa Marangoni e outras. A principal atração da ju-ventude era organizar fes-tas dançantes revezando as casas.

    Marica lembra que aju-dou muito pouco o pai na venda, porque segundo ela, nessa época os filhos ho-mens é que se dedicavam mais a essa atividade. No entanto, ela continuou os es-tudos formou-se professora.

    Lecionou em Taciba, Al-fredo Marcondes e em vá-rias escolas rurais. Em 1965 foi trabalhar em São Paulo junto com a Margô, irmã do Professor Podico. Depois

    deu aula em Osasco e São Bernardo do Campo, até que em 1969 casou-se com João Bueno de Camargo, depois de um namoro de 3 anos. Eles tiveram dois filhos: Luis Gustavo e Fabiana.

    O casal voltou a morar em Regente depois que um dos seus sobrinhos, José Mario Ferreira, faleceu e ela ficou preocupada com os pais. Chegando na cida-de, eles abriram um mer-cadinho na esquina entre as Ruas Antônio Carlos e

    Brigadeiro Tobias e por lá ficaram seis anos.

    Marica aposentou-se em 1986 e hoje tem uma rotina bem mais tranquila. Ela di-vide seu tempo entre as ami-gas, as atividades na igreja

    e as viagens que faz para visitar os filhos e netos João Antônio e Maria Eduarda.

    Ela inclusive, já viajou para a terra natal do seu pai e conheceu os parentes que ainda residem no local. “Tenho rodinhas nos pés”, finalizou.

    Marica com o pai e os irmãos

    Marica e o esposo

    Os netos João Antônio e Maria Eduarda.

  • 8 Regente Feijó, março de 2019

    Cavnaval

    #educação

    Para aguentar horas de festa escolha tecidos leves e de fibra natural como algodão e viscose. Shorts, camiseta, vestidos e saias básicas se transformam se usadas com acessórios mais chamativos.

    Acessórios de cabeça são uma super tendência. Tiaras que imitam lenço para as básicas, que podem reutilizar o acessório depois, casquetes e exagero para as ousadas. Cada estilo tem seu charme.

    Acessório polêmico, a pochete pode ser usada

    na cintura ou como bolsa transversal, assim não acrescenta volume ao

    abdômen. Ali você carrega o básico, mas é de grande

    utilidade. Quanto mais colorida e diferente, melhor.

    O Colégio Êxito reali-zou no último dia 15 uma edição dos Jogos da Ma-drugada. As atividades tiveram início às 21h e seguiram até as 8h do dia seguinte. O objetivo era promover diversão e in-tegração dos alunos, pro-fessores e funcionários.

    A direção da escola explica que no início do ano, para melhor entro-samento dos nossos alu-nos e dos alunos novos matriculados que não se conheciam e não tinham afinidades, o Colégio Êxito programou este evento.

    No Jogos da Madrugada

    eles puderam demostrarem suas habilidades esporti-vas, para recreação e para aprenderem a organizar seus pertences para pernoi-tar, além do entrosamento entre alunos de todas as séries.

    “O evento foi bastante positivo, com maciça par-ticipação em todas as com-petições e muitos estrea-ram dormir fora de casa”, afirmou a direção

    Entre as modalidades, houveram disputado de futsal, basquete, queimada, cabo de guerra, pebolim, PS4 ou XBOX. Foi servi-do lanche na madrugada e ao amanhecer o reforçado

    café da manhã.Os mais de 100 alunos

    do Ensino Fundamental e Médio que participaram da atividade já querem outra edição, ainda este ano.

    Houve participação das famílias trazendo colchões, travesseiros, roupa de cama e itens de higiene pessoal.

    Você já ouviu falar dos Jogos da Madrugada?

    Na rua, nos desfiles ou em clubes a única regra no Carnaval é a diversão. Por ser uma festa diversificada,

    cada região tem suas peculiaridades, mas em linhas gerais o que temos são aglomerações de pessoas e muito

    calor, por isso conforto é a palavra-chave na hora de construir o visual e acrescentar elementos decorativos é

    o diferencial para se destacar no meio da multidão.

  • 9Regente Feijó, março de 2019

    GenteNossa

    Angela Palopoli e as gerações de uma família de comerciantes

    “Nasci para o que faço, eu amo! Nasci para trabalhar com o povo”. Foi com essa frase que a entrevistada da coluna “Gente Nossa” come-çou a sua entrevista.

    Angela Maria Perazollo Palopoli será mais uma mu-lher homenageada nesta edição. Nascida em 25 de setembro de 1961 ela é filha de Angelo Palopoli e Antônia Perazollo Palopoli, ou como era carinhosamente conheci-da “Dona Isaura da Padaria”.

    Ela tem mais três irmãos: José Roberto, Fátima e Re-gina. Uma família de empre-endedores que teve os pais

    como grandes exemplos de sucesso.

    Angela conta que a rela-

    ção com o comércio come-çou muito antes da sua ge-ração, isso porque os avós adotaram Regente como sua cidade e tiveram um açougue e a Padaria Minerva. Os pais também tiveram uma Pada-ria chamada “Pão de Ouro”, que ficava onde hoje é o pré-dio da Igreja Universal.

    Foi inclusive nessa pada-ria, que o Sr. Angelo conhe-ceu a Dona Antônia. Ele era funcionário do local e ela fi-lha do dono que ajudava.

    Embora fosse a caçula da casa e assim como seus avós e pais, Angela também aprendeu a trabalhar desde

    muito cedo. Com 7 anos, ela já atendia clientes no balcão e fazia troco para ajudar os

    pais. Ainda na infância, ela se recorda de uma pessoa muito importante para sua formação, a Dona Beata, que morou e trabalhou com eles por longos anos.

    Outra coisa marcante des-sa época eram os amigos. Entre eles estão: Silvia Car-la, Clélia, Téia, Ilda, Renata, Cintia, Nelma, Maria Eli, Cida Lopes, Sérgio, Márcio, Vera, Dânia, Flávio e muitos outros.

    “Me recordo bem dos bai-les que aconteciam na cidade e dos carnavais. Inclusive fa-zíamos blocos e a concentra-ção era em casa”, disse.

    Angela estudou no Gru-pão, Ivo Liboni e na Escola Técnico de Contabilidade.

    Depois que o pai vendeu a padaria ela trabalhou no Banco Itaú como escriturá-ria e depois caixa até 1991. Depois disso, foi trabalhar com Tarcísio Calil na Loja Colibri. Em sociedade com a cunhada, ela abriu em Re-gente a “La Piu Bella”, uma loja de roupa feminina.

    Em fevereiro de 1999 o pai e o irmão, compra-ram em sociedade, o Posto União que era de proprie-dade do Sr. João Gonçal-ves. Quando o pai vendeu a sua parte para Angela o posto passou a chamar-

    -se Auto Posto Palopoli. “Muito antes de ser sócia eu já ajudava. Saía da loja e ficava com meu pai traba-lhando até o posto fechar”, contou. Nessa época o es-tabelecimento ainda era em frente da Biblioteca.

    Na mesma época, estava sendo fundada na cidade a ACIRF, Associação Comer-cial e Industrial de Regente Feijó. Angela fez parte, como secretária, da primeira direto-ria e depois teve a oportuni-dade de ser presidente.

    Como o crescimento no número de clientes, eles compraram um novo terre-no e começaram a construir o novo posto. Local onde é atualmente o posto. A rotina de trabalho atravessa os três períodos do dia, mas ela não se queixa.

    “A minha vida profissio-nal é o que me dá forças para viver. Sou totalmente realizada e grata a Deus pela minha disposição e trabalho”. Além dos ir-mãos, ela divide sua rotina com os funcionários, que ela já considera como parte da família.

    Angela atua ainda como voluntária da Rede Femini-na de Combate ao Câncer. Ela começou seu volunta-riado ajudando nas quer-messes do Abrigo de Ido-sos e hoje está totalmente envolvida com essas ques-tões. Na Rede, já organizou eventos para angariar fun-dos e também tem atuação na sede. “A Rede está sen-do um gás na minha vida. Estou me preparando para trabalhar as quatro noites

    de carnaval na nossa bar-raca”.

    Não me vejo parando não! A nova meta é fazer alguma atividade física. Isso porque ela já cumpriu outra que era a de cozi-nha. Angela conta que vê tutoriais na internet e de-pois pratica e ainda chama os amigos para provar os pratos. Paulinho Brígida, Dânia, Cida Lopes, Clélia,

    Regina e Márcio Ferrari estão entre esses agracia-dos. “Nunca reclamaram viu, espero que estejam gostando”, contou.

    Outra paixão de Ange-la são os sobrinhos. Antes eram Giovana, Flávia “Ba-bati”, Roberta, Raphael, Willian e Allan. Mas hoje a família cresceu e tem ainda Antônia, Felipe, Marina, João, Henrique e Benício.

    Angela Palopoli com os pais e irmãos

    Henrique, João e Benício, os sobrinhos-neto

    Os sobrinhos-netos Felipe, Marina e Antonia

  • 10 Regente Feijó, março de 2019

    Março! Parabéns aos aniversariantes

    14-Gabriel Gnoatto Nogueira – Carrocerias Nogueira

    24- Rodrigo Orlandeli San-ches - ROS Telecom

    31-Carlos Alberto Mastronico-la - Escr. Contábil Regente

    09-Vitor Hugo G. Fagundes - Milenium Estr. Metálicas

    18- Ilton Alves Madeira - Res-taurante do Ito

    30-Amanda Kaori Nishita - Sacolão Nozawa

    13-Jandir da Silva Unimed

    15-Guilherme Lucio Foltran Silva - Sérgio Som

    24-Franciane Ananias - Relojoria Suíça

    10-Antonio Carlos do Prado - Diamante Joias e Ótica

    05-Osmar José Vieira - Vieira & Madeira Transp. Rod.

    15-Valéria Dale Vedove M. Barhum - Colegio Arte Livre

    25-Claudio Oliveira - Sacolão Nozawa

    11-Sofia Alves Udenal - Casa de Carnes Teté

    05-Tatiane de Lima Fernan-des - Colégio Arte Livre

    16- Elaine Alves Madeira - Restaurante do Ito

    27- Fabiana Cristina Sere-guetti - Escr. Contábil Regente

    13- Suzana Walquíria Ceolin - Colégio Arte Livre

    06-Juliane Macedo Viani - JM Transportes

    02-Mayara Gervazoni Madeira - Vieira & Madeira

    07-Natália Gomes - Relojoaria Suíça

    05-Flávio Soares Nogueira - Carrocerias Nogueira

    14-Dyenifer R. da Silva - Mile-nium Estruturas Metálicas

    22- Andréia Barbosa Godoy da Silva - Colégio Arte Livre

    30-Monica Garrote Vianna - Clinica Veterinaria Prontovet

    09-Dalva M S Liboni - 4 Patas Pet Shop

    02 – APPARECIDA MARIA M. MARIANO – UNIMED06 – ITALO RENAN OLIVEIRA – SUPERMERCADOS ESTRELA08 – FRANCISCA CÂNDIDA M. RIBEIRO – UNIMED09 – LIDIA MIRIAM FITIPALDI – UNIMED10 – L ILIAN VIANI RIBEIRO – PINGUIM CONSTRUCENTER10 – DANIELA J. N. FLUMINHAN ARAUJO – UNIMED11 – RENATO APARECIDO FOGAÇA – IROM LOCAÇÕES12 – IZAIAS GERVAZONI – GERVAGÁS12 – MARCOS ANTONIO TINEU – SUPERMERCADOS ESTRELA13 – RAFAEL SILVÉRIO SILVA – SUPERMERCADOS ESTRELA13 – MARCELO SIQUEIRA ASSUMPÇÃO DOS SANTOS – SU-PERMERCADO CONAL14 – JULIANA SOTOCORNO – CORSERON CONFECÇÕES 15 – JULIANA PALMIRO MORENO – FAWEST CONFECÇÕES16 – LEONARDO COLNAGO – SUPERMERCADO CONAL17 – VANDERSON LUIZ COLNAGO – SUPERMERCADO CONAL

    18 – SARAH JÉSSICA DA SILVA – SUPERMERCADOS ESTRELA18 – ERICO DE MELO BRASI – SUPERMERCADOS ESTRELA20 – ALCIDES SABINO – UNIMED20 – ANÉLIO ORTEGA – ARMARINHOS N. SRA APARECIDA22 – JÚLIO CESAR SANCHES – RESTAURANTE VARANDA22 – ELIEZER O. RUPOLO – AUTO POSTO MORI23 – VALÉRIA COLNAGO – SUPERMERCADO CONAL24 – ISADORA G. GUERRA – CALÇADOS VILA NOVA25 – TATIANA FERNANDES DENÁRIO – COLÉGIO ARTE LIVRE25 – RAFAEL FIÁS CHERUBIM – AUTO POSTO MORI26 – ELLEN SILVA GERVAZONI – COLÉGIO ARTE LIVRE26 – LUCAS STRELAU – FAWEST CONFECÇÕES26 – ANDRÉIA REGIANE TOMAZETI DE SOUZA - UNIMED26 – VAGNER – SANTOS & ANDRADE MEC. AUTO PEÇAS31 – CAROLINA VIANNA – CLÍNICA VET PRONTOVET31 – CAIO CÉSAR MALACRIDA – OESTE SAÚDE

    RESPOSTA DA CRUZADINHAAltair Balotari

    reuniu pelo terceiro ano laçadores de to-dos os cantos para a terceira edição do Team Roping dos Amigos. A prova aconteceu dia 26 e 27 de janeiro, na pista coberta de Re-gente Feijó, com um total de 1128 inscri-ções.

    As provas aconte-ceram para a #8 e #6 no sábado, dia 26 de janeiro. A premiação para a dupla campeã, aberto, foi de R$ 10 mil. Na sequência, foi premia-da a dupla reservada para a #6 e assim por diante, intercalando, até a nona melhor média.

    Para a #4, a premiação também foi de R$ 10 mil para a dupla campeã geral

    da categoria. E o segundo lugar ficou reservado para o Incentivo, com prêmio de R$ 6 mil. Na sequên-cia, o pódio foi sendo in-tercalado, até a que nona melhor média fosse pre-miada.

    Guto Cardoso foi desta-que na #4 e Incentivo. Le-

    vou os dois primeiros prê-mios. A melhor média da categoria, 6s05, ele mar-cou laçando com o pezeiro Diogo dos Santos. Já para o segundo lugar, seu par-ceiro foi Renato Marques e eles marcaram 6s53.

    Diogo dos Santos tam-bém levou mais dois ou-

    tros prêmios com outros dois cabeceiros. Quarto lugar com Rafael Macedo, média 6s80; e quinto com Rafa Bomediano, média 6s64. Vale lembrar que a maioria dos laçadores nessa categoria era HC 1 a 2,5. O total de prêmios foi de R$ 70 mil.

    Pista coberta em Regente levou laçadores de várias partes do Estado para mais uma prova nesse começo de temporada

  • 11Regente Feijó, março de 2019

    CR

    UZ

    AD

    INH

    A

    Mais uma vez, a EMEI Pa-dre Fernando Suillen teve um traba-lho destaque na Revista Guia Prático da Educa-ção Infantil. O periódi-co é referência nacional para quem trabalha com educação infantil no país.

    Em duas páginas, a revista fala sobre exem-plos e ações para ensinar valores sobre colabora-ção e comemorar o dia Nacional dos Animais.

    Todos os animais têm uma função importan-te no ecossistema. E,

    mesmo distantes, de seu habitat natural, nos fornecem alimentos e valiosas lições como trabalhar em equipe e ser colaborativo. Foi pensando nisso que as professoras Vanessa C. Grigoletto dos Santos e Maria Nadja da Silva Souza desenvolveram o Projeto Galinha Ruiva com a turma do Berçá-rio II A.

    A diretora da escola, Idalina Roza dos San-tos, explica que, na EI, os conteúdos devem ser voltados para o lúdico, para que aconteça um

    aprendizado significati-vo. No entanto, é sabido que não basta contar a história e falar de mo-ral para que as crianças assimilem o que deve ou não ser feito. “Por isso, é de grande impor-tância que as crianças vivenciem algumas si-tuações”, diz, acrescen-tando que, desde a mais tenra idade, os alunos precisam ter uma edu-cação baseada nas rela-ções pessoais, no senso colaborativo, na cons-ciência de si e do outro e na relação de ajuda e cuidado com o próximo.

    Escola Municipal EMEI Padre Fernando Suillen é destaque em revista nacional de educação

  • 12 Regente Feijó, março de 2019

    Heróis! Equipes da Estratégia Saúde da Família do Portal junto com a Vigilância Epidemiológica realizaram o arrastão contra a dengue

    Parabéns Marcão, por esse aniversário! Felicidades e muitos anos de vida

    Flávio e Andréia Morceli comemoraram Bodas de Prata, com uma missa no dia 12 na Paróquia São Paulo em Prudente. Na foto, com famíliares e o amigo Padre Pedro

    Para alegria intensa dos pais, Caroline Queiroz Colnago formou-se em Psicologia pela Unoeste

    Rafael e Leniezer (Regencel) comemorando 01 aninho do príncipe Luiz Miguel

    Foto Arte

    Neuza e Adelino Nicoluci comemoraram 50 anos de casados. Eles prepararam uma grande festa!

    Andrea Rosseto reuniu clientes e amigos para a inauguração da loja Essencial Modas no Conal Super Center! Sucesso a ela!