reflexão sobre a experiência de aprendizagem em ppel

3

Click here to load reader

Upload: alicebrandao

Post on 05-Jul-2015

545 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em ppel

Competências desenvolvidas ao final da unidade curricular:

• identificar e discutir os aspetos fundamentais no que se refere à pedagogia do elearning;

• distinguir e avaliar diversos métodos e técnicas de ensino online;

• desenhar situações de aprendizagem online fundamentadas numa perspetiva pedagógica coerente e adequada ao contexto específico em que vão desenvolver-se;

• adotar uma prática docente coerente com a abordagem pedagógica escolhida e efetiva no suporte às aprendizagens que se deseja promover.

Atividades desenvolvidas:

• Produção de dois posts, sendo um sobre Pedagogia do eLearning e o outro acerca do Professor Online;

• Elaboração de uma bibliografia anotada sobre PLEs com dois itens;

• Construção de uma representação visual do PLE próprio e descrição comentada;

• Realização de uma Entrevista, tratamento da informação e publicação de um trabalho sobre práticas pedagógicas em eLearning;

• Organização de pequeno curso online e respectiva fundamentação pedagógica;

• Produção de uma Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em PPEL, podendo ser no formato de texto/narrativa, apresentação, vídeo, áudio ou outro.

Reflexão

Sítio: Universidade Aberta Unidade curricular: @MPEL5_Processos Pedagógicos em eLearning Professor: José Mota Atividade 3: Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em PPELAluna Alice Batista de Souza BrandãoData: 06/02/2012

Page 2: Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em ppel

O estudo desenvolveu-se fundamentalmente, no contexto da reflexão individual e trabalho colaborativo, tendo em vista a indicação de exploração dos recursos selecionados pelo professor da disciplina. Foi nos indicado que revisitássemos as atividades anteriores, no intuito de alargar os horizontes da aprendizagem sobre o contexto online. No decorrer do processo ensino aprendizagem tudo que agregava valor na construção desse novo saber partilhávamos no Twitter (através da hashtag: #ppel5). Uma ferramenta ágil na disseminação de conteúdos, capaz de colaborar com a aprendizagem de milhares de pessoas em segundos. Outra ferramenta que esteve presente nesse contexto foi o fórum de apoio à atividade em questão, onde postávamos nossas dúvidas sobre os estudos e imediatamente o professor nos orientava para o rumo certo.

Logo nas primeiras leituras sobre a pedagogia online pude perceber o quanto o professor/formador precisa aprender para mudar sua prática pedagógica, tendo em vista o cenário tecnológico e globalizado em que irá atuar.

Nos estudos propostos tive a oportunidade de trabalhar com colegas fantásticos, como a Rita com quem construí uma proposta de curso online, considerando o ambiente virtual, os objetivos, atividades e as ferramentas virtuais necessárias ao desenvolvimento do mesmo. No que tange à construção do curso foi necessário elaborar a fundamentação pedagógica abordando o papel do professor/formador bem como o papel do estudante/formando e o sistema de avaliação a ser adotado no curso.

Pois bem, da viagem pelo PPEL levarei a ousadia de adquirir novas aprendizagens para aplicar em minha prática profissional. Ao citar as competências e atividades organizadas pelo professor da UC foi no sentido de rever todo o processo ensino aprendizagem e refletir sobre aspectos que poderiam ter sido mais efetivos se houvesse mais tempo para maturar melhor as idéias, pois os recursos ao nosso redor são inúmeros. Partindo da extraordinária ação do professor José Mota em nos orientar ao companheirismo dos colegas do curso, penso que nada ficou a desejar comparado a um curso presencial. Em muitas noites no decorrer da existência dessa disciplina, tivemos a oportunidade de dialogar com um ou mais colegas por skype, e-mail ou até celular e travar longas conversas acerca do conteúdo em questão.

Então, aprender no âmbito de PPEL foi uma experiência ímpar e agradabilíssima como nunca havia experimentado. Através da aprendizagem adquirida nesse contexto, não tenho dúvida que minha atuação profissional melhorou e continuará melhorando. Hoje, tenho muito mais segurança em conversar com os alunos, professores e

Page 3: Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em ppel

coordenadores acerca da aprendizagem online, tendo em vista a aprendizagem construída.

Aprendi que é necessário ousar a descobrir os caminhos ainda não percorridos e manter o espírito investigativo. Procurar dialogar com quem está a largos passos a nossa frente para aprender com eles como o foi o caso da atividade que desenvolvemos com dois professores entrevistados na atividade Entrevista online. Com eles aprendi que a sofisticação acadêmica poderá se tornar habitual em nossa vida, bastando apenas exercitar a prática da busca incessante pela inovação pedagógica, capaz de contribuir para melhoria do processo ensino aprendizagem.

No PPEL tive acesso às leituras de vários autores que não os conhecia e que me trouxeram contribuições riquíssimas para minha prática pedagógica. Aprendi a usar o twiter, o facebook e os PLEs no contexto aprendizagem.

Tenho certeza que minha pesquisa está apenas começando propiciado pelas faíscas de aprendizagem no PPEL.