red&white e-social 2014

36

Upload: pedro-saddi

Post on 05-Jun-2015

386 views

Category:

Technology


5 download

DESCRIPTION

Conheça o E-SOCIAL da Red&White IT Solutions

TRANSCRIPT

A Red&White integra o Grupo José Alves, um sólidoconglomerado empresarial com mais de 50 anosno mercado e faturamento acima de R$ 1 bilhão. O Grupo é referência em tecnologia e agrega 9empresas, com mais de 3.500 colaboradores.

As metodologias de desenvolvimento, implantação e gestão consolidam a Red&White como

uma das mais respeitadas empresas de Tecnologia do Brasil, certificada por padrões como ITIL, COBIT, MPS BR, CMMI, Métodos Ágeis SCRUM, SOA e outras.

Além disso, a empresa integra diversos serviços de TI e agregando profissionais com uma visão global

de negócio, formando um completoDelivery Center.

Quem Somos

Nossos Clientes

O que é?O e-Social ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas:

É um novo Sistema de escrituração fiscal e digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que objetiva:

Viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas dos trabalhadores;

Simplificar o cumprimento das obrigações pelos empregadores;

Aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais prestadas ao Estado.

Transmissão dos dados

Legislação

Portal do e-social: www.esocial.gov.br

• Ato Declaratório Executivo n° 5, de 17/07/2013, que aprova o Sistema de Escrituração FiscalDigital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas eSocial. Publicação ,Manual 10

• CIRCULAR N° 642, de 6 de janeiro de 2014, da Caixa Econômica Federal, aprova o Manual 1.1

• Qualificação Cadastral dos Trabalhadores – Aplicativo que permite ao usuário verificar se o Cadastro de Pessoa Física – CPF e o Número de Identificação Social – NIS (NIT/PIS/PASEP)estão aptos para serem utilizados no eSocial.

Tópicos Importantes sobre o e-Social

O e-Social não trata de novas legislações, mas sim uma forma de fiscalização online que será necessário que as empresas se reorganizem para cumprir as obrigações;

Ele é a seqüência das implantações dos diversos SPED’s, que já contempla alguns serviços como: emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, Conhecimentos de Transporte, Emissão de Livros Fiscais e Demonstrações Contábeis, Apurações Eletrônicas de ICMS e IPI, PIS e COFINS;

Objetiva facilitar a gestão tributária das informações com alto grau de assertividade;

A análise das operações é feita dentro do próprio FISCO através de softwares que fazem o cruzamento das obrigações em busca de fraudes e irregularidades.

O processo de comunicação do e-Social será dividido em dois blocos de empresas:

Empresas com até 10 Colaboradores - As informações serão cadastradas diretamente no Portal e-Social. Assim, será permitida a introdução de dados manualmente para envio ao FISCO.

Empresas Acima de 10 Colaboradores – As informações serão enviadas no formato XML , de acordo com as tecnologias que são utilizadas para gerar os arquivos de SPED nos softwares de gestão. Para isso, a empresa terá que possuir um sistema capaz de realizar essa rotina . O sistema colherá todas as informações requeridas por essa nova legislação, colocará em uma linguagem e layout padrão do SPED e fará a entrega, validação e homologação de recebimento pelos órgãos competentes. Todos os arquivos enviados são assinados eletronicamente pela empresa através do certificado digital. Em caso de inconsistência dos dados os mesmos são devolvidos para ajustes.

Outras Informações Importantes

Sua empresa está preparada para implementar o e-social?

De acordo com o cronograma que deve ser oficializado em novembro, a implementação do eSocial será dividida em duas fases:1º semestre de 2014 – empresas em regime de lucro real, com faturamento maior que R$ 48 milhões.2º semestre de 2014 – microempreendedores individuais (MEIs), pequenos produtores rurais, empresas de lucro presumido e do Simples Nacional.O eSocial envolverá diversas áreas da empresa, como recursos humanos, tecnologia, fiscal, contábil, logística, folha de pagamento, medicina do trabalho e financeira, em mais de 900 campos que devem ser contemplados, e sua implementação adequada e completa pode levar cerca de 6 meses. Por isso, o ideal é iniciar o processo o quanto antes.Entre as iniciativas necessárias para a implementação do eSocial estão o cadastramento de todos os funcionários que têm contrato de trabalho ativo com a empresa, a revisão de rotinas e processos de trabalho e a criação de uma cultura empresarial que garanta a fidelidade dos dados apresentados.

Como o SAP pode ajudar atender essa Legislação?

Comunicação com a autoridade legal

Potencialidades e Benefícios Gestão Fiscal e SAP e-Social

Plataforma Tecnológica

ERP – R&W Gold HCM Payroll

A R&W Solutions, através do SAP R&W GOLD HCM Payroll , atende plenamente esta legislação e ainda permite:

Gestão completa dos Recursos Humanos, através das melhores práticas e com atendimento aos requisitos fiscais e da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas);

Fácil implantação, geralmente 16 semanas, cerca de 30% do tempo de implementação, que normalmente é de 23 semanas. Uma redução de cerca de 40% em horas de consultoria, permitindo ainda menor utilização dos consultores, gerando menor custo com viagens, reembolsos, estadias de hotel , entre outros. Ainda permite o menor tempo de alocação de recursos internos dedicados ao projeto, como os usuários chave, infra-estrutura e outros.

Retorno do investimento com o menor tempo de execução do projeto.

Ganhos com a Integração:

Fácil entrega das declarações, recolhimento de tributos trabalhistas e previdenciários e acuracidade das informações do contrato de trabalho/trabalhador;Redução da burocracia para quem envia em relação ao FISCO;Facilidade para o Governo na busca e crítica de irregularidades, tais como prazos desrespeitados, erros de cálculo e declarações inconsistentes;Melhor controle sobre a saúde e segurança do trabalhador, uma vez que os afastamentos e doenças laborais deverão ser declarados logo que a empresa tome conhecimento de tal fato;Gerenciamento do cumprimento dos prazos exigidos evitando assim o risco de multa pela falta de comunicação, principalmente no que for relacionado aos RET – Registros de Eventos Trabalhistas (comunicação do empregador sobre alterações relevantes na relação trabalhista) .

Centralização das Entregas de Informações

O e-Social pode ser considerado o mais completo sistema de controle de tributos, atividades laborais, sistema estatístico laboral e econômico do mundo;O e-Social integra as informações que são entregues de maneira isolada em eventos ocasionais e as obrigações rotineiras periódicas mensais ou anuais, permitindo serem comparadas antes que a obrigação seja considerada cumprida, sendo incorporadas ao SPED;

O formato eletrônico auxiliará no cumprimento de datas, diminuição de custos e erros de preenchimento, assim como as discrepâncias criadas principalmente na entrega da GFIP/SFIP.

Módulos do Sistema

Estrutura de Múltiplas Empresas - Estrutura da Empresa e Filiais, permitindo o agrupamento dos empregados;

Estrutura Organizacional de Recursos Humanos - Organograma da Empresa, Departamentos, Gerências, Cargos e Subordinações;

Gestão de Cadastros - Dados pessoais, atribuições organizacionais, afiliações, dependentes, salários e outros dados;

Benefícios – Gestão de Planos de Saúde e Odontológico, Seguro de Vida, Previdência Privada, Alimentação, Refeição e outros.

Folha de Pagamento

Gerenciamento de Tempos - Apuração das Horas Extras, Ausências, Presenças, etc.

Folha de Pagamentos - Calculo dos proventos e descontos. Total integração com os módulos do sistema SAP como Financeiro e Controladoria e emissão das informações governamentais exigidas por lei.

Administração Organizacional

Gerenciar e disseminar a estrutura organizacional de todo o Grupo fornecendo o gerenciamento de posição como blocos de construção para o RH e a gestão de talentos.

Gestão Estratégica Estrutura da Gestão de RH e Unidades de Negócio;Gestão das Subáreas de RH; Estrutura Hierárquica, Cargos e Organizacional de Pessoal;Gestão de Grupo de Empregado;Gestão de Subgrupo de Empregados;Gestão com base CBO Código Brasileiro de Ocupações ;Automatização dos processos relacionados à gestão das informações pessoais dos funcionários, banco de dados centralizado e acesso à informações consistentes para suporte a decisões de RH.

Gestão Tática

Gestão de Número Pessoal; Gestão de Processamento da Folha de Pagamento;Gestão de Tempos;Gestão de atribuições, registros e avaliações de horário de trabalho, ausências e presenças permitindo integração com outras aplicações do SAP/ERP;Gerenciamento das exceções conforme os critérios definidos pela empresa,legislação e acordos sindicais;Avaliação final das informações, ocorrências e s tratativas de pontos integradas automaticamente com a Folha de pagamento.Gestão Operacional Medida de Admissão (Colaboradores e Terceiros); Medida de Transferência; Medida de Alteração Salarial; Medida de Desligamento (Colaboradores e Terceiros);Medida de Aposentadoria;Medida de Reentrada.

Administração Organizacional

A implementação da Portaria 1510 no SAP é o conjunto de rotinas informatizadas que trata os dados de marcação dos horários de entrada e saída, originários do AFD, gerando o relatório

Espelho de Ponto Eletrônico, o Arquivo Fonte de Dados Tratados - AFDT e Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais - ACJEF.

Administração OrganizacionalGestão de Presença e Absenteísmo

Calendário de feriados nacionais e regionais; Planos de horário de trabalho (Intervalo Diário, Períodico e Mensal);Tipos de Ausência / Presença; Esquema de Avaliação de Tempo (Contagem dos Dias, Tipos de Tempo, Horas Extras e Noturnas e Adicional Noturno (DSR);Relatórios (Absenteísmo e Espelho de Ponto).

Gestão de Folha de Pagamento e Legislação

Gestão de Dados da Folha de Pagamento; Gestão de processos complexos da Folha com suporte às atuais legislações trabalhistas brasileiras, reduzindo os riscos de multa e infração.

Administração Organizacional

Gerenciamento de Configurações Rubricas Salariais;Pensão Alimentícia; Remunerações/Deduções Periódicas; Contabilização;Sindicatos, Contribuição Sindical;Mensalidade Sindical;Contribuição Confederativa ;Contribuição Assistencial.

Gestão de Transferência Bancária

Intercâmbio de dados por suporte magnético).

Administração OrganizacionalGestão de Pagamento Off-Cycle Adiantamento de Salário;Férias; Décimo Terceiro Salário; Rescisão; Rescisão Complementar; Pagamento Complementar (retro-cálculo).

Gestão de ContabilidadeAnálise e lançamento dos resultados de Folha de Pagamento na Contabilidade;

Outras InformaçõesInforme de rendimentos.

Administração Organizacional

Gestão de Cálculos

Salário Família;Seguro social – INSS; Imposto de renda retido na fonte – IRRF;Fundo de Garantia por tempo de Serviço – FGTS; Adicionais de Insalubridade e Periculosidade; Ausências; Médias; Divisor 30; Provisão para décimo Terceiro Salário; Provisão para Férias ; Saldo Devedor)

Administração OrganizacionalRelatórios Mensais

Resumo da Folha de Pagamento;CAGED;GPS;DARF;SEFIP.

Relatórios Anuais

RAIS;DIRF.

Administração OrganizacionalFormulários Standards

Contrato de Trabalho;Ficha de Registro;Declaração de Dependentes para IR; Declaração de Dependentes para Salário Família.

Conteúdo das Informações de Entrega

Informações para recolhimento do FGTS e INSS;

Gestão de serviços prestados por autônomos, terceirizados (pessoa jurídica) e outros;

Informações relacionadas a Folha de Pagamento , entre elas: demonstração dos valores pagos e conferência dos recolhimentos efetuados. Todas as empresas estão enquadrados nessa legislação; O e-Social propiciará uma maior qualidade e segurança para quem informa/recebe as informações, evitando redundâncias e erros.

Quais informações serão geradas?

O Ato Declaratório Executivo SUFIS nº 5, de 17 de julho de 2013, estabelece as entregas das seguintes informações pelo e-Social de acordo com as etapas:

1)Implantação;2)Envio de Dados dos Colaboradores;3)Monitoramento;4)Envio de Dados da Folha.

Implantação

A implantação do sistema consiste em uma prestação de informações em que os empregadores e trabalhadores serão cadastrados no sistema da Receita Federal. Esta

atividade ocorrerá uma única vez.

Envio de Dados

Após o cadastro ocorre os envios das informações de acordo com o acontecimento dos eventos Os eventos seguem a nomenclatura RET – Registro de Evento Trabalhista e são enviados individualmente. Um exemplo simples é do Aviso Prévio, que ao ato do

ocorrido será informado, prevendo os órgãos da informação dos desligamento do colaborador nos 30 dias estabelecidos do aviso, e caso haja desistência do

desligamento ocorrerá um novo registro de cancelamento.

Monitoramento

Com os recebimentos das informações, inicia todo o processo de monitoramento da vida do trabalhador. Entre eles: mudanças na remuneração, condições de

trabalho, exposição a agentes nocivos e outros.

Envio de Informações da Folha

Por último o sistema efetua o envio das informações da folha de pagamento, evidenciando todas as verbas pagas e descontadas, inclusive aquelas constantes das rescisões de contrato e férias, bem como um resumo das bases de cálculo de FGTS e INSS para posterior recolhimento.

Após o envio das informações o sistema se consolida com o pagamento destas guias, disponibilizando as mesmas em um portal principal da Receita Federal do Brasil, o qual está

sendo designado por DCTF Web. Logo após, a Receita faz toda a apuração dos dados declarados e montará as guias, bastando um aceite do responsável devidamente autorizado pelo uso de

sua certificação digital.

Cronograma Previsto (I)

O início da obrigatoriedade do eSocial será conforme o seguinte cronograma:

I- A transmissão dos evento iniciais e tabelas deverá ocorrer:

a)até 30/04/2014 para produtor rural e pessoa física e segurado especial;b)até 30/06/2014 para as empresas tributadas pelo Lucro Real;c)até 30/11/2014 para as empresas tributadas pelo Lucro Presumido, Entidades Imunes e Isentas e optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e ContribuiçõesDevidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional, Micro Empreendedor Individual (MEI), contribuinte individual equiparado á empresa e outrosEquiparados a empresa ou a empregador;d) Até 31/01/2015 para os órgãos da administração direta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como suas autarquias e fundações.

II – A transmissão dos eventos não periódicos deverá ocorrer imediatamente após a inclusão dos eventosIniciais no eSocial, conforme cronograma definido no inciso I deste artigo observados os prazos previstos no Artigo 9°

Cronograma Previsto (II) III- A transmissão dos eventos mensais de folha de pagamento e de apuração de tributose encargos trabalhistas deverá ocorrer:

a) A partir da competência de maio de 2014 para os obrigados relacionados na alínea”a” do inciso I deste artigo;b) A partir da competência julho de 2014 para os obrigados relacionados na alínea “b” do Inciso I deste artigo;c) A partir da competência novembro de 2014 para os obrigados relacionados na alínea “c” do inciso I deste artigo;d) A partir da competência janeiro 2015 para os obrigados relacionados na alínea “d” do inciso I deste artigo

Parágrafo único: A transmissão das informações por meio do eSocial substituirá a prestação das informações Por meio da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações á PrevidênciaSocial – GFIP, a partir das seguintes competências:

I – a partir de maio de 2014, para os obrigados relacionados na alínea “a” do inciso I deste artigo;II- a partir de novembro de 2014, para os obrigados relacionados na alínea “b” do inciso I deste artigo;III- a partir de janeiro de 2015 para os obrigados relacionados na alínea “c” e “d” do inciso I deste artigo.

UNIDADE DE GOIÁSTel. / Fax. 55 62 3267-4444

www.rwit.com.br