redesenho de processo prevê ... - por dentro do incaper · por dentro do incaper - ano 4 - número...

6
Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016 Por dentro do Redesenho de processo prevê solicitação online de diárias Dando continuidade às ações de Gerenciamento de Processos, dentro do Modelo Integrado de Gestão por Resultados, a equipe de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP) redesenhou do processo de “Autorização e Adiantamento para Viagem”, mais conhecido pelos servidores como “Solicitação de Diária”. O mapeamento e o desenho desse processo foram feitos em 2014 e agora será feita a implantação dos procedimentos descritos. A partir de setembro de 2015, o EGPP, em conjunto com o DEF e a equipe de Tecnologia da Infor- mação (TI), retomou esse traba- lho com a visão de que essa ati- vidade deveria ser informatizada. O processo foi redesenhado e preparado para a informatização em conjunto a chefia e servido- res do Departamento Financeiro do Incaper (DEF). Essa etapa foi finalizada em janeiro deste ano e imediatamente entregue à equi- pe de TI, para a construção do Sistema de Solicitação de Diária. Segundo o Chefe do DEF, An- tônio Francisco Ferreira Tôrres, essa ação irá agilizar os procedi- mentos, possibilitando ao servi- dor, independente de sua locali- zação, fazer a solicitação, receber o adiantamento para a viagem e prestar contas no prazo correto. “Com o processo redesenha- do, o fluxo de solicitação de di- árias funcionará em um sistema informatizado. Com uma boa divulgação e orientação para to- dos os usuários e com o compro- metimento das pessoas envolvi- das, certamente será um avanço importantíssimo para os servido- res e para a gestão administrativa financeira do Incaper”, lembrou Francisco. Outros processos já foram discutidos e redesenhados com o necessário apoio do EGPP. Nos próximos dias o redese- nho do processo de “Prestação de Contas” será entregue à equi- pe de TI para compor, junto com o de “Solicitação de diária”, um sistema único em que o servidor faça sua solicitação e preste con- tas dos recursos recebidos após a realização da viagem. Essa proposta foi apresenta- da à TI por meio do processo de “Atendimento a Demandas de Sistema” e está aguardando a análise das instâncias qualifica- das para priorização das deman- das existentes no setor. Conta a favor de sua priorização e infor- matização o fato desse sistema ser considerado pela Diretoria como fundamental para dar mais celeridade à gestão admi- nistrativo-financeira do Incaper. Segundo a equipe de TI, a par- tir da aprovação e priorização da demanda, o projeto de in- formatização se iniciará, a partir de análises e levantamentos de requisitos básicos, identificando quais tarefas o sistema deverá atender. Também vale lembrar que esse sistema também será mais um módulo da intranet, as- sim como é o Sistema Informa- tizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater) online.

Upload: lamkien

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016

Por dentro doRedesenho de processo prevê solicitação online de diárias

Dando continuidade às ações de Gerenciamento de Processos, dentro do Modelo Integrado de Gestão por Resultados, a equipe de Gerenciamento de Processos e Projetos (EGPP) redesenhou do processo de “Autorização e Adiantamento para Viagem”, mais conhecido pelos servidores como “Solicitação de Diária”. O mapeamento e o desenho desse processo foram feitos em 2014 e agora será feita a implantação dos procedimentos descritos.

A partir de setembro de 2015, o EGPP, em conjunto com o DEF e a equipe de Tecnologia da Infor-mação (TI), retomou esse traba-lho com a visão de que essa ati-vidade deveria ser informatizada. O processo foi redesenhado e preparado para a informatização em conjunto a chefia e servido-res do Departamento Financeiro

do Incaper (DEF). Essa etapa foi finalizada em janeiro deste ano e imediatamente entregue à equi-pe de TI, para a construção do Sistema de Solicitação de Diária.

Segundo o Chefe do DEF, An-tônio Francisco Ferreira Tôrres, essa ação irá agilizar os procedi-mentos, possibilitando ao servi-dor, independente de sua locali-zação, fazer a solicitação, receber o adiantamento para a viagem e prestar contas no prazo correto.

“Com o processo redesenha-do, o fluxo de solicitação de di-árias funcionará em um sistema informatizado. Com uma boa divulgação e orientação para to-dos os usuários e com o compro-metimento das pessoas envolvi-das, certamente será um avanço importantíssimo para os servido-res e para a gestão administrativa financeira do Incaper”, lembrou

Francisco. Outros processos já foram discutidos e redesenhados com o necessário apoio do EGPP.

Nos próximos dias o redese-nho do processo de “Prestação de Contas” será entregue à equi-pe de TI para compor, junto com o de “Solicitação de diária”, um sistema único em que o servidor faça sua solicitação e preste con-tas dos recursos recebidos após a realização da viagem.

Essa proposta foi apresenta-da à TI por meio do processo de “Atendimento a Demandas de Sistema” e está aguardando a análise das instâncias qualifica-das para priorização das deman-das existentes no setor. Conta a favor de sua priorização e infor-matização o fato desse sistema ser considerado pela Diretoria como fundamental para dar mais celeridade à gestão admi-nistrativo-financeira do Incaper.

Segundo a equipe de TI, a par-tir da aprovação e priorização da demanda, o projeto de in-formatização se iniciará, a partir de análises e levantamentos de requisitos básicos, identificando quais tarefas o sistema deverá atender. Também vale lembrar que esse sistema também será mais um módulo da intranet, as-sim como é o Sistema Informa-tizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater) online.

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016

FIQUE POR DENTRO

Novo projeto busca melhorar condições de trabalho e de saúde dos servidores

Uma proposta grandiosa, com o objetivo de alcançar melho-rias nas condições de trabalho e saúde de todos os 710 servido-res do Incaper. É nesse sentido que a aluna de Serviço Social da Universidade Federal do Espí-rito Santo (Ufes) e estagiária do Departamento de Recursos Hu-manos (DRH) do Incaper, Sinara Martins de Oliveira, vem traba-lhando na tentativa de imple-mentar o Projeto de Incentivo aos Servidores Públicos do Inca-per a criarem uma Comissão de Saúde do Trabalhador (COSAT) na Instituição, sob a orientação da Assistente Social do DRH, Ja-naina Odhara Oliveira Paulino.

Segundo Sinara, o projeto faz parte da grade curricular, como uma proposta de intervenção no campo de estágio. “Os objetivos

De acordo com Janaína Pau-lino, a assistente social do setor junto com a estagiária ficarão responsáveis por escrever as matérias quinzenalmente so-bre os direitos dos trabalhado-res relacionados às condições de trabalho e de saúde e o DCM irá contribuir no sentido de dar sugestões na construção dos textos e adaptar a linguagem para o boletim interno.

“Já está em andamento a con-tratação de uma empresa para realizar o Programa de Preven-ção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médi-co e Saúde Ocupacional (PCMSO) na instituição. Nesse sentido, a importância da criação dessa co-missão se dá pela necessidade de manter a sustentabilidade dessas ações”, completou Janaína.

A Lei Estadual nº5 627 de 1997 afirma que:

Art. 1º Os trabalhadores do Serviço Público do Estado do Es-pírito Santo organizarão em seu local de trabalho uma Comissão de Saúde do Trabalhador, que passará a denominar-se COSAT.

Art. 2º As COSAT terão a sua política de atuação e a coorde-nação de seus trabalhos geren-ciada pelo Conselho das Comis-sões de Saúde do Trabalhador (CONCOSAT), conforme estabe-lece o art. 12º desta Lei.

principais são promover a mobi-lização dos servidores por meio do debate de questões sobre se-gurança e saúde do trabalhador; contribuir para que os servidores tenham acesso às informações sobre os seus direitos relaciona-dos a esse tema e possibilitar a melhoria das condições de traba-lho e de saúde dos servidores do Instituto por meio dessa comis-são”, explicou a estudante.

A metodologia do projeto en-volve a mobilização dos servi-dores, no sentido de estimular o debate sobre questões de segu-rança e saúde do trabalhador que se dará por meio de uma parceria entre o DRH e o Departamento de Comunicação e Marketing (DCM) do Incaper, para a publicação de matérias especiais sobre este tema no “Por Dentro do Incaper”.

A estagiária de serviço social do Incaper Sinara Martins irá desenvolver o projeto

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Penha Padovan conclui o doutorado

Penha Padovan em atividades do doutorado

No auditório da sede do In-caper em Vitória, profissionais do Instituto acompanharam a apresentação da Tese de Doutorado da Pesquisado-ra do Incaper Maria da Penha Padovan. O trabalho apresen-tado trata da “Dinâmica e Uso da Água em Café Sombreado com Tabebuia rosea e Sima-rouba glauca Comparado com Café em Pleno Sol”, desenvol-vido junto ao Centro Agronô-mico Tropical de Investigação e Ensino - CATIE (Costa Rica) e Universidade de Bangor (Gales – Reino Unido) com recursos financeiros de CIRAD, Projeto FONTAGRO e INCAPER.

O trabalho tem como objeti-vo mostrar o efeito das árvores

de sombra no uso da água nos sistemas agroflorestais, os quais integram árvores e cultivos agrícolas e/ou animais numa mesma área, ao mesmo tempo. Os sistemas agroflorestais têm sido indicados como uma estra-tégia promissora no contexto das mudanças climáticas.

Segundo a pesquisadora, no sistema agroflorestal estuda-do houve redução da perda de água por evaporação do solo e melhor utilização da água do perfil do solo já que as raízes profundas das árvores absor-veram água das camadas mais profundas que não seriam utili-zadas pelos cafeeiros.

Penha Padovan contou que no sistema agroflorestal estu-

dado os cafeeiros utilizaram 75% da água consumida pelo sistema enquanto em duas espécies de árvores estuda-das o consumo foi de 8% e 17% do total.

Embora as árvores não te-nham limitado a disponibilida-de de água para os cafeeiros, é necessário o desenvolvimento de pesquisas nas diferentes condições ambientais do Esta-do e com as espécies arbóreas de interesse dos produtores rurais capixabas visando à uti-lização de arranjos produtivos (com diferentes espécies e di-ferentes espaçamentos) em que não haja competição por água entre as culturas.

Algumas experiências com café conilon associado a dife-rentes espécies de árvores vêm sendo desenvolvidas na área da Fazenda Experimental de Jucuruaba e na Fazenda Expe-rimental de Pacotuba. Nessas áreas, pretende-se desenvolver projetos de pesquisa relaciona-dos com a implantação e o ma-nejo de sistemas agroflorestais. No entanto, novos modelos in-cluindo também o café arábica e outras culturas necessitam ser investigadas visando promover a conservação de água nas pro-priedades rurais e a ampliação da produção agrícola sustentá-vel no Estado do Espírito Santo.

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016

O TRABALHO DO INCAPER POR TODA PARTE

Fruticultura Capixaba: vem projeto por aí!

Em uma reunião realizada no CRDR do Centro Serrano en-tre pesquisadores do Incaper e membros dos Ifes de Venda Nova do Imigrante e de Santa Teresa, foi discutida a proposta de formar uma rede de pesqui-sa, sob o tema “Frutos de Qua-lidade” para que os projetos sejam submetidos no Edital Fa-pes/Seag nº 06/2015 - Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Es-taduais Agropecuária no Estado do Espírito Santo.

Na oportunidade, foram apre-sentadas propostas de projetos de pesquisa, sendo os mesmos discutidos pelo grupo, levando-se em consideração os requisi-tos contidos no Edital para tra-balhos desenvolvidos em rede.

Segundo um dos articulares da iniciativa, Marlon Dutra, dada a importância da fruticultura para os capixabas, a ideia do

O pesquisador Marlon Dutra tem contribuído na articulação de ações

grupo é desenvolver, por meio da interdisciplinaridade, uma cultura diferente de pesquisa no Estado do Espírito Santo, utili-zando o conhecimento técnico-científico de todos os pesquisa-dores envolvidos no processo, bem como, compartilhar as estruturas físicas, como labora-tórios, campos experimentais, por exemplo, para desenvolver pesquisas na área de fruticultu-ra, especialmente na produção de frutos de qualidade para os mercados interno e externo.

No encontro estavam Andreia Ferreira da Costa, Sebastião An-tonio Gomes, Rogério Carvalho Guarçoni, José Salazar Zanúncio Júnior, Marlon Dutra Degli Es-posti e Wilton Soares Cardoso (Ifes de Venda Nova do Imigran-te), Antonio Resende Fernandes (Ifes de Santa Teresa). O grupo tem como instituições parceiras

o Incaper, o Ifes de Venda Nova do Imigrante e de Santa Teresa, a Universidade Federal do Espí-rito Santo (CCAUfes) e Embrapa Semiárido (Petrolina - PE).

O grupo de pesquisa em rede será ainda composto pela professora do Ifes de Venda Nova do Imigrante, Fabrícia Ri-beiro Mattos e pelo professor Rodrigo Alexandre Sobreira (CCAUFES de Alegre), além do pesquisador, Doutor Flávio de França Souza da Embrapa Se-miárido (Petrolina - PE).

A Fruticultura Capixaba em 2014 gerou divisas na ordem de 751 milhões reais, com uma produção de 1,3 milhão de to-neladas frutas, numa área de 73,5 mil hectares, ficando atrás apenas da Cafeicultura e da Pe-cuária. Essa atividade agrícola tem impulsionado a agricultu-ra capixaba nos últimos anos com a produção de diferen-tes frutas, tais como: abacaxi, acerola, banana, cacau, coco, goiaba, laranja, limão, mamão, manga, maracujá, tangerina e uva, as quais são comerciali-zadas no mercado interno, em alguns casos exportadas para diferentes países do mundo.

Está agendada para os próxi-mos dias, CRDR do Centro Serra-no, uma reunião para finalização das propostas que serão enca-minhadas ao Edital, além de ou-tros encaminhamentos.

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

Livro sobre abordagem econômica do Agronegócio

Já está disponível na bi-blioteca Rui Tendinha o livro “Agronegócio: uma aborda-gem econômica”.

Estruturado demaneira didá-tica e objetiva, o livro traça um-paralelo entre o agronegócio brasileiro e o mercado interna-cional e aborda vários fatores-chave no setor, como comer-cialização e desenvolvimento econômico, demanda, consumo e produção de alimentos, análise de mercados agrícolas e análise de preços agropecuários, entre outros. Além disso, é repleto de exemplos do contexto atual e

inclui questões para discussão e revisão, que direcionam e com-plementam a compreensão do conteúdo apresentado.

Por todas essas características, Agronegócio: uma abordagem econômica é ideal não apenas para alunos dos cursos de gradu-ação de agronomia, zootecnia, engenharia agrícola emedicina veterinária e de pós-graduação e especialização em economia e administração, mas também para profissionais das áreas de ciências agrárias, ciências flores-tais e demais áreas correlatas ao estudo do agronegócio.

Artigos sobre interface geográfica e desenvolvimento rural

Profissionais da Unidade Cen-tral do Geobases e do CRDR Extre-mo Norte publicaram um artigo sobre Interface Geográfica aplica-da na extensão rural. Confira:

OLIVEIRA, F. S. de.; FEITOZA, L. R.; CORDEIRO, W. L.; CANAL, L.; ROCHA, A. de S.; ANDRADE, A. L. H.; ALMEIDA, R. A. de.; RASLAN, L. A. S.; COSTA, G. F.; RODRIGUES, G. E. Interface Geográfica aplicada na extensão rural. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMEN-TO REMOTO, 17., 2015, João Pes-soa. Anais... São José dos Cam-pos: INPE, p. 6491-6496, 2015.

Link: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstream/item/1560/1/BRT-InterfaceGGe-ograficaaplicadanaExtensao-Rural-incaper.pdf

Os extensionistas Francisca Carvalho Nascimento Neta (ELDR de São Mateus) e Fabrízio Raggi Abdallah (ELDR de Alegre) publi-caram um artigo sobre Condições de produção de leite em proprie-dades familiares localizadas no município de Alegre. Veja:

NASCIMENTO NETA, F. C. do.; JUNQUEIRA, M. da S.; CARNEIRO, J. C. S.; RAMOS, M. da P. P.; AB-

DALLAH, F. R.; FRACALOSSI, C. P. Condições de produção de leite em propriedades familiares loca-lizadas no município de Alegre - ES, Brasil. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 70, n. 3, p. 117-131, dez. 2015.

URL: http://biblioteca.inca-per.es.gov.br/digital/bitstream/item/1456/1/BRT-condicoesde-producaodeleitealegre-nasci-mentoneta.pdf

Tipo da produção científica: Artigo em Periódico Indexado

Circulação/Nível: C - -

Por dentro do Incaper - Ano 4 - Número 140 - 28 de março de 2016

Expediente

Por dentro do Incaper - Boletim informativo de circulação internaRua Afonso Sarlo, 160 - Bento Ferreira Vitória-ES - CEP 29052-010Tel / Fax: (27) 3636 9865Departamento de Comunicação e Marketingcomunicacao@incaper.es.gov.brwww.incaper.es.gov.brTwitter: @incaper / Facebook: Incaper

Diretor-Presidente: Wanderley StuhrDiretor-Técnico: Lúcio Herzog De MunerChefe de Departamento: Luciana Silvestre GirelliAssessoria de Comunicação: Juliana Esteves / Tatiana Caus/ Vanessa CovosqueDiagramação: Cristiane Silveira/Larissa Trabach (estagiária)Periodicidade: SemanalVersão eletrônica desenvolvida por: CPD/IncaperSuporte online: Rosana Fabris

Aniversariantes29/03: Cleide Figueredo Tava-

res (ELDR de Montanha)30/03: João Batista Silva Araú-

jo (CRDR Centro Serrano)31/03: Janaína Odhara Olivei-

ra Paulino (DRH)/ José Aires Ven-tura (DOT)/ Jurandir Rocha de Azevedo (CRDR Centro Norte)

01/04: Alan Marvila Gomes

BIBLIOTECA RUI TENDINHA

(ELDR de Marataízes)/ Maria Amélia Gava Ferrão (DOT)

02/04: Fabiano Lopes Hen-riques (ELDR de Itapemirim)/ Heraldo Rodrigues dos Santos (ELDR de Ibatiba)

03/04: Aislan Massaruti Fazo-lo (ELDR de Castelo)

Do fundo do baú

Você sabe onde foi tirada essa fotografia? Quem são as pessoas da foto?

Contribua para o resgate da memória do Incaper! Envia um email para [email protected]