rasília novos clientes - audilink | empresa de auditoria ... · nº 3.849/10 e o ofício circular...

6
n° 173 Conhecimento que gera valor PÁG. 02 ENTENDA QUAL SERÁ O IMPACTO DA CRISE FINANCEIRA NO BRASIL Julho / Agosto 11 RECEITA FEDERAL É O NOVO CLIENTE DA AUDILINK PÁG. 04

Upload: ngonhu

Post on 16-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novidades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do gover-no, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento, en-tre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da Audilink voltada à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefones/Fax: (51) 3342-5858(51) [email protected]

reCiFe

Telefones: (81) 3465-0036(81) 3201-8800Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, por meio dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONALA world organization of accounting firms and business advisers

n° 173

Conhecimento que gera valor

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos.”Benjamin Franklin

“Pensamento

eDUCaÇÃo ContinUaDa

05

A reunião técnica entre os escritórios de Porto Alegre e Curitiba acon-teceu no dia 8 de julho. Foram abordados temas como a Resolução nº 3.849/10 e o Ofício Circular CVM/SNC/SEP nº 001/2011. A Resolução dispõe que as instituições financeiras e de-mais organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, que tenham clientes classificadas como microempresas, devem instituir ouvidoria, com a atribuição de atuar como canal de comunicação entre essas instituições e os clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos. Já o ofício traz aspectos relevantes a serem observados na elaboração das demonstrações financeiras.

Fortaleza, Recife e SalvadorNa reunião de 22 de julho, referente aos escritórios de Fortaleza, Recife e Salvador, foram discutidos assuntos como o Impairment

Test, sobre a redução do valor recuperável dos ativos, realizado por clientes. Além disso, falou-se da NBC TA 300, sobre o pla-nejamento de uma auditoria de demonstrações contábeis, de

acordo com o processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais.

são Paulo, rio de Janeiro e brasíliaJá no dia 26 de agosto aconteceu a reu-nião técnica dos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Na pauta, esti-

veram temas como as resoluções CFC nº 1.222/09 NBC TA 530, que versa sobre amostra em auditoria, e CFC nº 1.213/09 NBC TA 320, sobre a materialidade no planejamento e na execução da auditoria. Além disso, deu-se continuidade à análise da Re-solução CFC nº 1.203/09 NBC TA 200, a respeito dos objetivos gerais do auditor independente.

• Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre – COOPA – Porto Alegre (RS) – Administra os trâmites burocráticos dos contratos de prestações de serviços e cobranças.

• Plantravel – Planejamento Viagens e Turismo Ltda. – Fortaleza (CE) – Focada no planejamento de viagens.

• Cesar Romero Vianna e Advogados Associados – Rio de Janei-ro (RJ) – Escritório de advocacia que atende causas de direito civil, trabalhista, família, administrativo e comercial. • Condomínio Avenida Shopping & Office – Fortaleza (CE) – Con-domínio que abrange lojas de varejo e salas comerciais.

PÁG. 02

ENTENdA quAL SERÁ O ImPACTO dA

CRISE fINANCEIRA NO BRASIL

Julho / Agosto 11

Novos Clientes

debate técnico

• Associação Filantrópica Criança Feliz – Cotia (SP) – Entidade civil, sem fins lucrativos, mantenedora do Centro Juvenil Criança Feliz, que visa assegurar os direitos de crianças e adolescentes, reforçar a autoestima e fortalecer a identidade para o exercício da cidadania.

• São Braz S.A. - Indústria e Comércio de Alimentos – Cabedelo (PB) – Distribuidora de alimentos com filiais em várias cidades da região e nas principais capitais brasileiras.

• SENAI – Centro de Tecnologia da Indústria Química eTêxtil – Rio de Janeiro (RJ) – Principal Centro Formador de Re-cursos Humanos para a cadeia têxtil nacional e um dos mais destacados do mundo.

algumas instituições financeiras e organizações autorizadas a funcionar pelo banco Central do brasil terão de instituir uma ouvidoria.

as reUniões entre os esCritórios Da aUDilink ColoCaram em Debate temas Como o imPairment test, amostra em aUDitoria e materialiDaDe no PlaneJamento e exeCUÇÃo.

RECEITA fEdERAL é O NOvO CLIENTE dA AudILINk PÁG. 04

04notas

GerenCiar a saúDe nÃo é tarefa simPles. mas alGUmas emPresas ConseGUem se DestaCar nesse seGmento. DesDe 1979, o GrUPo CameD vem aDqUirinDo exPeriênCia no ramo, Com ProJetos sóliDos e bem sUCeDiDos, PromovenDo saúDe ao lonGo Dos últimos 32 anos.

a aUDilink aCaba De ConqUistar três imPortantes Clientes.

CaPa 02

Saúde gerenciadaPara ComPreenDer os Problemas Das eConomias eUroPeia e norte-ameriCana e De qUe moDo eles afetarÃo o brasil, Conversamos Com o eConomista antonio Carlos fraqUelli, mestre em eConomia Pela syraCUse University, Dos eUa.

Cliente 03

O Brasil em meio à crise

Clientes de peso

No início, o negócio era focado na assistência médico-hospitalar aos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) e seu grupo familiar. A Camed Corretora de Seguros foi criada em 1983 e, já no ano seguinte, a Creche Paulo VI. Hoje, também integram o Grupo a Camed Vida, que presta assistência médica aos clientes de mercado, e a CliniCamed Fortaleza, que trabalha a saúde preventiva por meio de consultas, palestras educativa e atendimentos ambulatoriais e pré-hospitalares. Desde 1999, a expertise em assistência de saúde deixou de ser restrita aos funcionários do BNB, abrangendo qual-quer empresa interessada.O superintendente financeiro da organização, Mário Hermógenes

Pinto, destaca que os investimentos em pre-venção e promoção da saúde são prioridades do grupo. “Enfrentamos inúmeros desafios cuidando do bem mais precioso de nossos clientes: a saúde.”Para tanto, a eficiência empresarial, aliada à sustentabilidade da empresa, está presente em todos os projetos. “Nosso compromisso é, sobretudo, cuidar da saúde das pessoas, por meio de ações preventivas e assistenciais, pri-mando pela ética e a excelência nos serviços, sem esquecer da sustentabilidade financeira”,

salienta. Apesar de atender clientes individuais, o grande foco da Ca-med são os planos empresariais. “Queremos manter o equilíbrio atu-al mantendo um maior número de contratos firmados diretamente com pessoas jurídicas.”

números também contam“Atualmente, 158 mil clientes contam com os serviços Camed”, des-taca o superintendente financeiro. Com tamanho crescimento, é im-portante que as finanças sejam controladas de forma eficiente. Nesse sentido, três das empresas do grupo são auditadas pela Audilink. São elas: Camed Saúde, voltada aos funcionários do BNB e empresas coli-gadas; Camed Vida, que abrange planos individuais ou para empresas coligadas, e Camed Corretora, que atua no mercado de seguradoras. Os trabalhos fiscal e contábil fornecem informações de cunho econô-mico-financeiro, essenciais para a tomada de decisão e gerenciamen-to do negócio. A auditoria realizada pela Audilink tem sua importância reconhecida pela Camed, visto que auxilia a melhor visualização dos dados financeiros. Nas três empresas do grupo em que a auditoria está sendo desenvolvida, sua importância é visível, segundo Mário. “O trabalho melhorou o controle interno do grupo, principalmente no que diz respeito às normas internacionais de contabilidade e às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).”

O ano de 2011 começou com perspectivas otimistas para a economia mundial. Saindo de uma crise de dois anos, os EUA finalmente ensaiavam uma re-cuperação, terminando 2010 com um crescimento superior ao do ano anterior – embora não muito em-polgante – e uma taxa de desemprego em queda.As previsões eram positivas e havia a perspectiva da retomada do emprego no país. No entanto, o desem-prego voltou a crescer. Economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e mestre em Eco-nomia pela Syracuse University, nos EUA, Antonio Carlos Fraquelli afirma que esse foi o principal motivo pelo qual o Partido Democrata, do presidente Barack Obama, foi derrotado nas eleições para a Câmara dos Representantes, no final do ano passado. “Isso agravou a situação do País, principalmente pelo impas-se que gerou na aprovação do aumento do teto da dívi-da”, explica Fraquelli.

europa patinaNa Europa, o problema é outro, mas igualmente preocupante. Com cinco países com dívidas quase impagáveis (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espa-nha, o grupo dos PIIGS) e outros tantos em situação não muito mais confortável, os europeus estão com dificuldade para rolar a dívida, sofrem forte pressão inflacionária e veem seus governos estremecerem frente aos choques entre Estado e sociedade.

A crise na Europa abalou as convicções sobre os benefícios da moeda unificada. Para Fraquelli, a União Europeia pulou uma etapa para a consolida-ção da moeda. “Foi dada uma linha para a política monetária, mas não foi criado nenhum mecanis-mo que regulasse a política fiscal, responsabilida-de do secretário do tesouro”, afirma. “Isso fez com que só muito tarde fosse percebido que as dívidas públicas de alguns países estavam muito acima do permitido, gerando uma crise de confiança.”

estamos seguros?Com um vigoroso ciclo de crescimento na última década, o Brasil está numa situação relativamente confortável. Depois de 25 anos de avanço insuficien-

te, desde 2004 o País conse-gue manter uma evolução constante, mantendo baixas taxas de desemprego e as-cendendo pessoas das clas-ses D e E para a classe C.

A ameaça que paira hoje é de uma nova recessão global. E tudo depende dos EUA. Com um Produto Interno Bruto (PIB) três vezes superior ao da China, se-gunda maior economia mundial, a economia norte-americana é uma locomotiva: se ela para, o mundo para. Somado à dívida europeia, da recessão do Japão e da inflação na China, o problema fica ainda maior. Mas por enquanto Fraquelli não aposta nisso. “A crise de 2008 aproximou as lideranças mundiais.”

a ameaça que paira hoje é de uma nova recessão global. e tudo depende dos estados Unidos.

“o trabalho da audil ink melhorou nosso controle interno, principalmente em relação às normas internacionais de contabilidade e às normas da ans”, diz mário Hermógenes Pinto, superintendente financeiro do Grupo Camed.

Com o apoio da audilink, a receita federal do brasil terá auditoria em seus mais de 140 pontos de atendimento de sua autoridade de registro ar rfb, distribuídos por todo o território nacional.

audilink responde

Como devem ser feitas as demonstrações intermediárias?A Resolução CVM n° 589/09 aprovou a demonstração in-termediária em correlação com as Normas Internacionais de Contabilidade IAS 34. Mas decisão sobre quais são as demonstrações intermediárias, as entidades que devem pu-blicá-las e a respectiva frequência é dos órgãos reguladores.Por definição, o período intermediário é inferior ao do exer-cício social completo, enquanto a demonstração contábil intermediária contém um conjunto completo de demons-trações condensadas de um período intermediário. Logo, um documento desse tipo deve conter as seguintes

demonstrações, completas ou condensadas:• Balanço patrimonial;• Demonstração do resultado;• Demonstração do resultado abrangente;• Demonstração dos fluxos de caixa;• Demonstração das mutações do patrimônio líquido, acom-panhadas de notas explicativas selecionadas.Como os usuários também terão acesso às demonstrações anuais mais recentes, nenhuma das notas explicativas deve ser repetida ou atualizada em função de cifras ou matérias não relevantes nas demonstrações intermediárias.

Reforma necessáriaA maior dificuldade do Brasil pode ser o pós-crise. Sem uma solução simples para os juros altos, o câmbio desfavorável e a onerosa carga tributária, o País pode perder competitividade quando a economia mundial voltar a crescer. O Plano Brasil Maior, lançado em agosto pelo Governo Federal, tenta desonerar setores como o de confecção, calçados e software, mas não resolve o problema do Custo Brasil. “O Governo está optando por reformas fatiadas, mas o País precisa resolver os problemas de forma horizontal”, alerta o economista Antonio Carlos Fraquelli.

Ronaldo Daudt integra a equipe de profissionais da

Audilink

Além dessa grande vitória, a Audilink celebra outro novo cliente cuja relevância também merece destaque. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a empresa para serviços especializados de audi-toria independente nas contas do Fundo de Participação PIS-PASEP, cujo patrimônio liquido é de aproximada-mente R$ 36 bilhões.

Outra grande conta conquistada pela Audilink é o próprio Conselho Federal de Contabilidade. A auditoria será realizada nos setores administrativo, orçamentário, contábil, financeiro, patrimonial e operacional, com ênfase no aspecto legal dos atos praticados. Os trabalhos serão executados em unidades do CFC em 16 Estados.

Um deles é a Receita Federal do Brasil, que conta com mais de 140 pontos de atendimento de sua autoridade de registro AR RFB, cuja função é validar toda certificação digital para os funcionários de carreira da Receita, propi-ciando um acesso controlado a toda rede e aos sistemas do órgão em todo Brasil. Com o apoio da Audilink, o órgão terá auditoria em 100% dos seus pontos, garantindo qualidade, segurança e confiabilidade aos seus certificados digitais, obedecendo os padrões e critérios da ICP-Brasil.

04notas

GerenCiar a saúDe nÃo é tarefa simPles. mas alGUmas emPresas ConseGUem se DestaCar nesse seGmento. DesDe 1979, o GrUPo CameD vem aDqUirinDo exPeriênCia no ramo, Com ProJetos sóliDos e bem sUCeDiDos, PromovenDo saúDe ao lonGo Dos últimos 32 anos.

a aUDilink aCaba De ConqUistar três imPortantes Clientes.

CaPa 02

Saúde gerenciadaPara ComPreenDer os Problemas Das eConomias eUroPeia e norte-ameriCana e De qUe moDo eles afetarÃo o brasil, Conversamos Com o eConomista antonio Carlos fraqUelli, mestre em eConomia Pela syraCUse University, Dos eUa.

Cliente 03

O Brasil em meio à crise

Clientes de peso

No início, o negócio era focado na assistência médico-hospitalar aos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) e seu grupo familiar. A Camed Corretora de Seguros foi criada em 1983 e, já no ano seguinte, a Creche Paulo VI. Hoje, também integram o Grupo a Camed Vida, que presta assistência médica aos clientes de mercado, e a CliniCamed Fortaleza, que trabalha a saúde preventiva por meio de consultas, palestras educativa e atendimentos ambulatoriais e pré-hospitalares. Desde 1999, a expertise em assistência de saúde deixou de ser restrita aos funcionários do BNB, abrangendo qual-quer empresa interessada.O superintendente financeiro da organização, Mário Hermógenes

Pinto, destaca que os investimentos em pre-venção e promoção da saúde são prioridades do grupo. “Enfrentamos inúmeros desafios cuidando do bem mais precioso de nossos clientes: a saúde.”Para tanto, a eficiência empresarial, aliada à sustentabilidade da empresa, está presente em todos os projetos. “Nosso compromisso é, sobretudo, cuidar da saúde das pessoas, por meio de ações preventivas e assistenciais, pri-mando pela ética e a excelência nos serviços, sem esquecer da sustentabilidade financeira”,

salienta. Apesar de atender clientes individuais, o grande foco da Ca-med são os planos empresariais. “Queremos manter o equilíbrio atu-al mantendo um maior número de contratos firmados diretamente com pessoas jurídicas.”

números também contam“Atualmente, 158 mil clientes contam com os serviços Camed”, des-taca o superintendente financeiro. Com tamanho crescimento, é im-portante que as finanças sejam controladas de forma eficiente. Nesse sentido, três das empresas do grupo são auditadas pela Audilink. São elas: Camed Saúde, voltada aos funcionários do BNB e empresas coli-gadas; Camed Vida, que abrange planos individuais ou para empresas coligadas, e Camed Corretora, que atua no mercado de seguradoras. Os trabalhos fiscal e contábil fornecem informações de cunho econô-mico-financeiro, essenciais para a tomada de decisão e gerenciamen-to do negócio. A auditoria realizada pela Audilink tem sua importância reconhecida pela Camed, visto que auxilia a melhor visualização dos dados financeiros. Nas três empresas do grupo em que a auditoria está sendo desenvolvida, sua importância é visível, segundo Mário. “O trabalho melhorou o controle interno do grupo, principalmente no que diz respeito às normas internacionais de contabilidade e às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).”

O ano de 2011 começou com perspectivas otimistas para a economia mundial. Saindo de uma crise de dois anos, os EUA finalmente ensaiavam uma re-cuperação, terminando 2010 com um crescimento superior ao do ano anterior – embora não muito em-polgante – e uma taxa de desemprego em queda.As previsões eram positivas e havia a perspectiva da retomada do emprego no país. No entanto, o desem-prego voltou a crescer. Economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e mestre em Eco-nomia pela Syracuse University, nos EUA, Antonio Carlos Fraquelli afirma que esse foi o principal motivo pelo qual o Partido Democrata, do presidente Barack Obama, foi derrotado nas eleições para a Câmara dos Representantes, no final do ano passado. “Isso agravou a situação do País, principalmente pelo impas-se que gerou na aprovação do aumento do teto da dívi-da”, explica Fraquelli.

europa patinaNa Europa, o problema é outro, mas igualmente preocupante. Com cinco países com dívidas quase impagáveis (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espa-nha, o grupo dos PIIGS) e outros tantos em situação não muito mais confortável, os europeus estão com dificuldade para rolar a dívida, sofrem forte pressão inflacionária e veem seus governos estremecerem frente aos choques entre Estado e sociedade.

A crise na Europa abalou as convicções sobre os benefícios da moeda unificada. Para Fraquelli, a União Europeia pulou uma etapa para a consolida-ção da moeda. “Foi dada uma linha para a política monetária, mas não foi criado nenhum mecanis-mo que regulasse a política fiscal, responsabilida-de do secretário do tesouro”, afirma. “Isso fez com que só muito tarde fosse percebido que as dívidas públicas de alguns países estavam muito acima do permitido, gerando uma crise de confiança.”

estamos seguros?Com um vigoroso ciclo de crescimento na última década, o Brasil está numa situação relativamente confortável. Depois de 25 anos de avanço insuficien-

te, desde 2004 o País conse-gue manter uma evolução constante, mantendo baixas taxas de desemprego e as-cendendo pessoas das clas-ses D e E para a classe C.

A ameaça que paira hoje é de uma nova recessão global. E tudo depende dos EUA. Com um Produto Interno Bruto (PIB) três vezes superior ao da China, se-gunda maior economia mundial, a economia norte-americana é uma locomotiva: se ela para, o mundo para. Somado à dívida europeia, da recessão do Japão e da inflação na China, o problema fica ainda maior. Mas por enquanto Fraquelli não aposta nisso. “A crise de 2008 aproximou as lideranças mundiais.”

a ameaça que paira hoje é de uma nova recessão global. e tudo depende dos estados Unidos.

“o trabalho da audil ink melhorou nosso controle interno, principalmente em relação às normas internacionais de contabilidade e às normas da ans”, diz mário Hermógenes Pinto, superintendente financeiro do Grupo Camed.

Com o apoio da audilink, a receita federal do brasil terá auditoria em seus mais de 140 pontos de atendimento de sua autoridade de registro ar rfb, distribuídos por todo o território nacional.

audilink responde

Como devem ser feitas as demonstrações intermediárias?A Resolução CVM n° 589/09 aprovou a demonstração in-termediária em correlação com as Normas Internacionais de Contabilidade IAS 34. Mas decisão sobre quais são as demonstrações intermediárias, as entidades que devem pu-blicá-las e a respectiva frequência é dos órgãos reguladores.Por definição, o período intermediário é inferior ao do exer-cício social completo, enquanto a demonstração contábil intermediária contém um conjunto completo de demons-trações condensadas de um período intermediário. Logo, um documento desse tipo deve conter as seguintes

demonstrações, completas ou condensadas:• Balanço patrimonial;• Demonstração do resultado;• Demonstração do resultado abrangente;• Demonstração dos fluxos de caixa;• Demonstração das mutações do patrimônio líquido, acom-panhadas de notas explicativas selecionadas.Como os usuários também terão acesso às demonstrações anuais mais recentes, nenhuma das notas explicativas deve ser repetida ou atualizada em função de cifras ou matérias não relevantes nas demonstrações intermediárias.

Reforma necessáriaA maior dificuldade do Brasil pode ser o pós-crise. Sem uma solução simples para os juros altos, o câmbio desfavorável e a onerosa carga tributária, o País pode perder competitividade quando a economia mundial voltar a crescer. O Plano Brasil Maior, lançado em agosto pelo Governo Federal, tenta desonerar setores como o de confecção, calçados e software, mas não resolve o problema do Custo Brasil. “O Governo está optando por reformas fatiadas, mas o País precisa resolver os problemas de forma horizontal”, alerta o economista Antonio Carlos Fraquelli.

Ronaldo Daudt integra a equipe de profissionais da

Audilink

Além dessa grande vitória, a Audilink celebra outro novo cliente cuja relevância também merece destaque. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a empresa para serviços especializados de audi-toria independente nas contas do Fundo de Participação PIS-PASEP, cujo patrimônio liquido é de aproximada-mente R$ 36 bilhões.

Outra grande conta conquistada pela Audilink é o próprio Conselho Federal de Contabilidade. A auditoria será realizada nos setores administrativo, orçamentário, contábil, financeiro, patrimonial e operacional, com ênfase no aspecto legal dos atos praticados. Os trabalhos serão executados em unidades do CFC em 16 Estados.

Um deles é a Receita Federal do Brasil, que conta com mais de 140 pontos de atendimento de sua autoridade de registro AR RFB, cuja função é validar toda certificação digital para os funcionários de carreira da Receita, propi-ciando um acesso controlado a toda rede e aos sistemas do órgão em todo Brasil. Com o apoio da Audilink, o órgão terá auditoria em 100% dos seus pontos, garantindo qualidade, segurança e confiabilidade aos seus certificados digitais, obedecendo os padrões e critérios da ICP-Brasil.

04notas

GerenCiar a saúDe nÃo é tarefa simPles. mas alGUmas emPresas ConseGUem se DestaCar nesse seGmento. DesDe 1979, o GrUPo CameD vem aDqUirinDo exPeriênCia no ramo, Com ProJetos sóliDos e bem sUCeDiDos, PromovenDo saúDe ao lonGo Dos últimos 32 anos.

a aUDilink aCaba De ConqUistar três imPortantes Clientes.

CaPa 02

Saúde gerenciadaPara ComPreenDer os Problemas Das eConomias eUroPeia e norte-ameriCana e De qUe moDo eles afetarÃo o brasil, Conversamos Com o eConomista antonio Carlos fraqUelli, mestre em eConomia Pela syraCUse University, Dos eUa.

Cliente 03

O Brasil em meio à crise

Clientes de peso

No início, o negócio era focado na assistência médico-hospitalar aos funcionários do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) e seu grupo familiar. A Camed Corretora de Seguros foi criada em 1983 e, já no ano seguinte, a Creche Paulo VI. Hoje, também integram o Grupo a Camed Vida, que presta assistência médica aos clientes de mercado, e a CliniCamed Fortaleza, que trabalha a saúde preventiva por meio de consultas, palestras educativa e atendimentos ambulatoriais e pré-hospitalares. Desde 1999, a expertise em assistência de saúde deixou de ser restrita aos funcionários do BNB, abrangendo qual-quer empresa interessada.O superintendente financeiro da organização, Mário Hermógenes

Pinto, destaca que os investimentos em pre-venção e promoção da saúde são prioridades do grupo. “Enfrentamos inúmeros desafios cuidando do bem mais precioso de nossos clientes: a saúde.”Para tanto, a eficiência empresarial, aliada à sustentabilidade da empresa, está presente em todos os projetos. “Nosso compromisso é, sobretudo, cuidar da saúde das pessoas, por meio de ações preventivas e assistenciais, pri-mando pela ética e a excelência nos serviços, sem esquecer da sustentabilidade financeira”,

salienta. Apesar de atender clientes individuais, o grande foco da Ca-med são os planos empresariais. “Queremos manter o equilíbrio atu-al mantendo um maior número de contratos firmados diretamente com pessoas jurídicas.”

números também contam“Atualmente, 158 mil clientes contam com os serviços Camed”, des-taca o superintendente financeiro. Com tamanho crescimento, é im-portante que as finanças sejam controladas de forma eficiente. Nesse sentido, três das empresas do grupo são auditadas pela Audilink. São elas: Camed Saúde, voltada aos funcionários do BNB e empresas coli-gadas; Camed Vida, que abrange planos individuais ou para empresas coligadas, e Camed Corretora, que atua no mercado de seguradoras. Os trabalhos fiscal e contábil fornecem informações de cunho econô-mico-financeiro, essenciais para a tomada de decisão e gerenciamen-to do negócio. A auditoria realizada pela Audilink tem sua importância reconhecida pela Camed, visto que auxilia a melhor visualização dos dados financeiros. Nas três empresas do grupo em que a auditoria está sendo desenvolvida, sua importância é visível, segundo Mário. “O trabalho melhorou o controle interno do grupo, principalmente no que diz respeito às normas internacionais de contabilidade e às normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).”

O ano de 2011 começou com perspectivas otimistas para a economia mundial. Saindo de uma crise de dois anos, os EUA finalmente ensaiavam uma re-cuperação, terminando 2010 com um crescimento superior ao do ano anterior – embora não muito em-polgante – e uma taxa de desemprego em queda.As previsões eram positivas e havia a perspectiva da retomada do emprego no país. No entanto, o desem-prego voltou a crescer. Economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e mestre em Eco-nomia pela Syracuse University, nos EUA, Antonio Carlos Fraquelli afirma que esse foi o principal motivo pelo qual o Partido Democrata, do presidente Barack Obama, foi derrotado nas eleições para a Câmara dos Representantes, no final do ano passado. “Isso agravou a situação do País, principalmente pelo impas-se que gerou na aprovação do aumento do teto da dívi-da”, explica Fraquelli.

europa patinaNa Europa, o problema é outro, mas igualmente preocupante. Com cinco países com dívidas quase impagáveis (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espa-nha, o grupo dos PIIGS) e outros tantos em situação não muito mais confortável, os europeus estão com dificuldade para rolar a dívida, sofrem forte pressão inflacionária e veem seus governos estremecerem frente aos choques entre Estado e sociedade.

A crise na Europa abalou as convicções sobre os benefícios da moeda unificada. Para Fraquelli, a União Europeia pulou uma etapa para a consolida-ção da moeda. “Foi dada uma linha para a política monetária, mas não foi criado nenhum mecanis-mo que regulasse a política fiscal, responsabilida-de do secretário do tesouro”, afirma. “Isso fez com que só muito tarde fosse percebido que as dívidas públicas de alguns países estavam muito acima do permitido, gerando uma crise de confiança.”

estamos seguros?Com um vigoroso ciclo de crescimento na última década, o Brasil está numa situação relativamente confortável. Depois de 25 anos de avanço insuficien-

te, desde 2004 o País conse-gue manter uma evolução constante, mantendo baixas taxas de desemprego e as-cendendo pessoas das clas-ses D e E para a classe C.

A ameaça que paira hoje é de uma nova recessão global. E tudo depende dos EUA. Com um Produto Interno Bruto (PIB) três vezes superior ao da China, se-gunda maior economia mundial, a economia norte-americana é uma locomotiva: se ela para, o mundo para. Somado à dívida europeia, da recessão do Japão e da inflação na China, o problema fica ainda maior. Mas por enquanto Fraquelli não aposta nisso. “A crise de 2008 aproximou as lideranças mundiais.”

a ameaça que paira hoje é de uma nova recessão global. e tudo depende dos estados Unidos.

“o trabalho da audil ink melhorou nosso controle interno, principalmente em relação às normas internacionais de contabilidade e às normas da ans”, diz mário Hermógenes Pinto, superintendente financeiro do Grupo Camed.

Com o apoio da audilink, a receita federal do brasil terá auditoria em seus mais de 140 pontos de atendimento de sua autoridade de registro ar rfb, distribuídos por todo o território nacional.

audilink responde

Como devem ser feitas as demonstrações intermediárias?A Resolução CVM n° 589/09 aprovou a demonstração in-termediária em correlação com as Normas Internacionais de Contabilidade IAS 34. Mas decisão sobre quais são as demonstrações intermediárias, as entidades que devem pu-blicá-las e a respectiva frequência é dos órgãos reguladores.Por definição, o período intermediário é inferior ao do exer-cício social completo, enquanto a demonstração contábil intermediária contém um conjunto completo de demons-trações condensadas de um período intermediário. Logo, um documento desse tipo deve conter as seguintes

demonstrações, completas ou condensadas:• Balanço patrimonial;• Demonstração do resultado;• Demonstração do resultado abrangente;• Demonstração dos fluxos de caixa;• Demonstração das mutações do patrimônio líquido, acom-panhadas de notas explicativas selecionadas.Como os usuários também terão acesso às demonstrações anuais mais recentes, nenhuma das notas explicativas deve ser repetida ou atualizada em função de cifras ou matérias não relevantes nas demonstrações intermediárias.

Reforma necessáriaA maior dificuldade do Brasil pode ser o pós-crise. Sem uma solução simples para os juros altos, o câmbio desfavorável e a onerosa carga tributária, o País pode perder competitividade quando a economia mundial voltar a crescer. O Plano Brasil Maior, lançado em agosto pelo Governo Federal, tenta desonerar setores como o de confecção, calçados e software, mas não resolve o problema do Custo Brasil. “O Governo está optando por reformas fatiadas, mas o País precisa resolver os problemas de forma horizontal”, alerta o economista Antonio Carlos Fraquelli.

Ronaldo Daudt integra a equipe de profissionais da

Audilink

Além dessa grande vitória, a Audilink celebra outro novo cliente cuja relevância também merece destaque. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) contratou a empresa para serviços especializados de audi-toria independente nas contas do Fundo de Participação PIS-PASEP, cujo patrimônio liquido é de aproximada-mente R$ 36 bilhões.

Outra grande conta conquistada pela Audilink é o próprio Conselho Federal de Contabilidade. A auditoria será realizada nos setores administrativo, orçamentário, contábil, financeiro, patrimonial e operacional, com ênfase no aspecto legal dos atos praticados. Os trabalhos serão executados em unidades do CFC em 16 Estados.

Um deles é a Receita Federal do Brasil, que conta com mais de 140 pontos de atendimento de sua autoridade de registro AR RFB, cuja função é validar toda certificação digital para os funcionários de carreira da Receita, propi-ciando um acesso controlado a toda rede e aos sistemas do órgão em todo Brasil. Com o apoio da Audilink, o órgão terá auditoria em 100% dos seus pontos, garantindo qualidade, segurança e confiabilidade aos seus certificados digitais, obedecendo os padrões e critérios da ICP-Brasil.

no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novidades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do gover-no, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento, en-tre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da Audilink voltada à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefones/Fax: (51) 3342-5858(51) [email protected]

reCiFe

Telefones: (81) 3465-0036(81) 3201-8800Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, por meio dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONALA world organization of accounting firms and business advisers

n° 173

Conhecimento que gera valor

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos.”Benjamin Franklin

“Pensamento

eDUCaÇÃo ContinUaDa

05

A reunião técnica entre os escritórios de Porto Alegre e Curitiba acon-teceu no dia 8 de julho. Foram abordados temas como a Resolução nº 3.849/10 e o Ofício Circular CVM/SNC/SEP nº 001/2011. A Resolução dispõe que as instituições financeiras e de-mais organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, que tenham clientes classificadas como microempresas, devem instituir ouvidoria, com a atribuição de atuar como canal de comunicação entre essas instituições e os clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos. Já o ofício traz aspectos relevantes a serem observados na elaboração das demonstrações financeiras.

Fortaleza, Recife e SalvadorNa reunião de 22 de julho, referente aos escritórios de Fortaleza, Recife e Salvador, foram discutidos assuntos como o Impairment

Test, sobre a redução do valor recuperável dos ativos, realizado por clientes. Além disso, falou-se da NBC TA 300, sobre o pla-nejamento de uma auditoria de demonstrações contábeis, de

acordo com o processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais.

são Paulo, rio de Janeiro e brasíliaJá no dia 26 de agosto aconteceu a reu-nião técnica dos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Na pauta, esti-

veram temas como as resoluções CFC nº 1.222/09 NBC TA 530, que versa sobre amostra em auditoria, e CFC nº 1.213/09 NBC TA 320, sobre a materialidade no planejamento e na execução da auditoria. Além disso, deu-se continuidade à análise da Re-solução CFC nº 1.203/09 NBC TA 200, a respeito dos objetivos gerais do auditor independente.

• Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre – COOPA – Porto Alegre (RS) – Administra os trâmites burocráticos dos contratos de prestações de serviços e cobranças.

• Plantravel – Planejamento Viagens e Turismo Ltda. – Fortaleza (CE) – Focada no planejamento de viagens.

• Cesar Romero Vianna e Advogados Associados – Rio de Janei-ro (RJ) – Escritório de advocacia que atende causas de direito civil, trabalhista, família, administrativo e comercial. • Condomínio Avenida Shopping & Office – Fortaleza (CE) – Con-domínio que abrange lojas de varejo e salas comerciais.

PÁG. 02

ENTENdA quAL SERÁ O ImPACTO dA

CRISE fINANCEIRA NO BRASIL

Julho / Agosto 11

Novos Clientes

debate técnico

• Associação Filantrópica Criança Feliz – Cotia (SP) – Entidade civil, sem fins lucrativos, mantenedora do Centro Juvenil Criança Feliz, que visa assegurar os direitos de crianças e adolescentes, reforçar a autoestima e fortalecer a identidade para o exercício da cidadania.

• São Braz S.A. - Indústria e Comércio de Alimentos – Cabedelo (PB) – Distribuidora de alimentos com filiais em várias cidades da região e nas principais capitais brasileiras.

• SENAI – Centro de Tecnologia da Indústria Química eTêxtil – Rio de Janeiro (RJ) – Principal Centro Formador de Re-cursos Humanos para a cadeia têxtil nacional e um dos mais destacados do mundo.

algumas instituições financeiras e organizações autorizadas a funcionar pelo banco Central do brasil terão de instituir uma ouvidoria.

as reUniões entre os esCritórios Da aUDilink ColoCaram em Debate temas Como o imPairment test, amostra em aUDitoria e materialiDaDe no PlaneJamento e exeCUÇÃo.

RECEITA fEdERAL é O NOvO CLIENTE dA AudILINk PÁG. 04

no brasil 06

No endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a Audilink e seus serviços. Além de conferir as últimas novidades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do gover-no, como o Banco Central, o Ministério do Trabalho, a Secretaria da Receita Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento, en-tre outros.

Saiba onde obter mais informações sobre a Audilink

O HLB Audilink Informe é a publicação da Audilink voltada à constante atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.

HLB AudiLink informenA Internet

Brasília

Telefone: (61) 3321-5481Fax: (61) [email protected]

CuritiBa

Telefone: (41) [email protected]

Fortaleza

Telefone/Fax: (85) [email protected]

Porto alegre

Telefones/Fax: (51) 3342-5858(51) [email protected]

reCiFe

Telefones: (81) 3465-0036(81) 3201-8800Fax: (81) [email protected]

rio de Janeiro

Telefone: (21) 2539-2988Fax: (21) [email protected]

salvador

Telefone/Fax: (71) [email protected]

são Paulo

Telefone/Fax: (11) [email protected]

A HLB Internacional, por meio dos seus 440 escritórios, pode atender clientes em mais de 100 países. São 1.750 mil parceiros e mais de 12 mil colaboradores. A matriz fica na Inglaterra: 21 Ebury St, London SW1W 0LD Tel.: +44 20 7881 1100 Fax: +44 20 7881 1109 - home page www.hlbi.com.

HLB INTERNACIONALA world organization of accounting firms and business advisers

n° 173

Conhecimento que gera valor

Tem cuidado com os custos pequenos! Uma pequena fenda afunda grandes barcos.”Benjamin Franklin

“Pensamento

eDUCaÇÃo ContinUaDa

05

A reunião técnica entre os escritórios de Porto Alegre e Curitiba acon-teceu no dia 8 de julho. Foram abordados temas como a Resolução nº 3.849/10 e o Ofício Circular CVM/SNC/SEP nº 001/2011. A Resolução dispõe que as instituições financeiras e de-mais organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, que tenham clientes classificadas como microempresas, devem instituir ouvidoria, com a atribuição de atuar como canal de comunicação entre essas instituições e os clientes e usuários de seus produtos e serviços, inclusive na mediação de conflitos. Já o ofício traz aspectos relevantes a serem observados na elaboração das demonstrações financeiras.

Fortaleza, Recife e SalvadorNa reunião de 22 de julho, referente aos escritórios de Fortaleza, Recife e Salvador, foram discutidos assuntos como o Impairment

Test, sobre a redução do valor recuperável dos ativos, realizado por clientes. Além disso, falou-se da NBC TA 300, sobre o pla-nejamento de uma auditoria de demonstrações contábeis, de

acordo com o processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais.

são Paulo, rio de Janeiro e brasíliaJá no dia 26 de agosto aconteceu a reu-nião técnica dos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Na pauta, esti-

veram temas como as resoluções CFC nº 1.222/09 NBC TA 530, que versa sobre amostra em auditoria, e CFC nº 1.213/09 NBC TA 320, sobre a materialidade no planejamento e na execução da auditoria. Além disso, deu-se continuidade à análise da Re-solução CFC nº 1.203/09 NBC TA 200, a respeito dos objetivos gerais do auditor independente.

• Cooperativa dos Anestesiologistas de Porto Alegre – COOPA – Porto Alegre (RS) – Administra os trâmites burocráticos dos contratos de prestações de serviços e cobranças.

• Plantravel – Planejamento Viagens e Turismo Ltda. – Fortaleza (CE) – Focada no planejamento de viagens.

• Cesar Romero Vianna e Advogados Associados – Rio de Janei-ro (RJ) – Escritório de advocacia que atende causas de direito civil, trabalhista, família, administrativo e comercial. • Condomínio Avenida Shopping & Office – Fortaleza (CE) – Con-domínio que abrange lojas de varejo e salas comerciais.

PÁG. 02

ENTENdA quAL SERÁ O ImPACTO dA

CRISE fINANCEIRA NO BRASIL

Julho / Agosto 11

Novos Clientes

debate técnico

• Associação Filantrópica Criança Feliz – Cotia (SP) – Entidade civil, sem fins lucrativos, mantenedora do Centro Juvenil Criança Feliz, que visa assegurar os direitos de crianças e adolescentes, reforçar a autoestima e fortalecer a identidade para o exercício da cidadania.

• São Braz S.A. - Indústria e Comércio de Alimentos – Cabedelo (PB) – Distribuidora de alimentos com filiais em várias cidades da região e nas principais capitais brasileiras.

• SENAI – Centro de Tecnologia da Indústria Química eTêxtil – Rio de Janeiro (RJ) – Principal Centro Formador de Re-cursos Humanos para a cadeia têxtil nacional e um dos mais destacados do mundo.

algumas instituições financeiras e organizações autorizadas a funcionar pelo banco Central do brasil terão de instituir uma ouvidoria.

as reUniões entre os esCritórios Da aUDilink ColoCaram em Debate temas Como o imPairment test, amostra em aUDitoria e materialiDaDe no PlaneJamento e exeCUÇÃo.

RECEITA fEdERAL é O NOvO CLIENTE dA AudILINk PÁG. 04