clima favorÁvel cliente para 2018 - audilink · iniciativa privada resistente e inova-dora. o...

6
dez 2017 / jan 2018 | N° 206 INFORME Previsões do ex-presidente do Banco Central, o economista Gustavo Franco CLIMA FAVORÁVEL PARA 2018 Sandra Maria Nery Araújo, da Cabec CLIENTE

Upload: others

Post on 07-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: CLIMA FAVORÁVEL CLIENTE PARA 2018 - AudiLink · iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos

dez 2017 / jan 2018 | N° 206

INFORME

Previsões doex-presidente do Banco Central, o economista Gustavo Franco

CLIMA FAVORÁVELPARA 2018 Sandra Maria

Nery Araújo, da Cabec

CLIENTE

Page 2: CLIMA FAVORÁVEL CLIENTE PARA 2018 - AudiLink · iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos

2 Audilink Responde

REFORMA TRABALHISTA

O que mudou na CLT em relação às férias?

A auditora da AudiLink Ione Stein da Silva alerta que a reforma trabalhista, em vigor desde 11 de novembro, não al-terou o direito a 30 dias de férias (ou na proporção estabelecida pelo Art. 130 da CLT – ver ao lado) após 12 meses de tra-balho contínuo. “O que muda é o fracio-namento das férias, estabelecendo que, caso haja concordância do empregado, elas poderão ser usufruídas em até três períodos, não podendo, um deles, ser in-ferior a 14 dias e os demais a cinco dias corridos, cada um”, informa. Também foi revogado o parágrafo 2º do artigo 134, permitindo que o fracionamento de férias seja viável também para menores de 18 anos e para maiores de 50 anos.

Outra alteração importante, lembra Ione, refere-se ao início do período de gozo, pois desde a vigência da nova lei é vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriados ou dias de repouso semanal.

Você sabe o que é Scrum? Trata-se de uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos. Nela, os pro-jetos são divididos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de sprints, dentro dos quais um conjunto de atividades deve ser executado. As principais vantagens da utilização da metodologia Scrum são as seguintes:

Veja as vantagens de implantar essa metodologia na sua empresa.

Maria Elizabete

Morais

GESTÃO DE PROJETOS BASEADOS NO SCRUM

Tecnologia da Informação

Art. 130 - Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a férias, na seguinte proporção:

I - 30 (trinta) dias corridos, quando não houver faltado ao serviço mais de 5 (cinco) vezes.II - 24 (vinte e quatro) dias corridos, quando houver tido de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas.III - 18 (dezoito) dias corridos, quando houver tido de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas.IV - 12 (doze) dias corridos, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas. § 1º - É vedado descontar, do período de férias, as faltas do empregado ao serviço. § 2º - O período das férias será computado, para todos os efeitos, como tempo de serviço.

- Adaptabilidade- Centrada no cliente- Entrega contínua do valor

- Entrega antecipada de valor- Feedback contínuo- Transparência

A Audilink realiza serviços de gestão de projetos baseados no Scrum.

A AudiLink está à disposição de seus clientes para sanar dúvidas sobre processos internos para a aplicação da nova CLT.

- Ambiente altamente confiável- Melhoria contínua- Ritmo sustentável- Processo de desenvolvimento eficiente- Motivação- Entregas eficazes- Solução de problemas de forma rápida- Responsabilidade coletiva- Alta velocidade- Ambiente inovador

Page 3: CLIMA FAVORÁVEL CLIENTE PARA 2018 - AudiLink · iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos

3 cliente

Sandra Maria Nery Araújo foi se desenvolvendo profissionalmente até alcançar o cargo de diretora superintendente da Cabec, do Ceará.

De degrauem degrau

A CABEC arrecada contribuições previ-denciárias, gere o patrimônio financeiro do Plano de Benefícios Definidos e paga benefícios a aposentados e pensionistas

Foram vários finais de semana de estudos e de treinamentos longe da família, porém sem nunca negligenciá-la.”

Fundada em 1971, a Cabec - Caixa de Previdência Privada do Banco do Estado do Ceará (BEC) é uma enti-dade fechada de previdência comple-mentar, sem fins lucrativos, que tem como objetivo administrar o Plano de Benefícios Definidos dos empregados do antigo BEC, privatizado em 2005. Para comandar as atividades diárias da instituição está a atual diretora superintendente, Sandra Maria Nery Araújo, que tem uma história de mui-to trabalho e foco no crescimento pro-fissional, iniciada na instituição ainda no final da década de 1970.

Ela lembra que começou na área de Informática, passou pelos depar-tamentos de Organização & Métodos e Diretoria-Geral Comercial. Depois, esteve um tempo atuando no Brades-co, voltou (já com o banco privatizado) e, em agosto de 2010, assumiu a Supe-rintendência da Cabec, com mandato de quatro anos, tendo sido reconduzi-da ao cargo em 2014.

De acordo com Sandra, são mui-to os desafios diários, e como Fundos de Pensão são extremamente regula-dos, a instituição precisa contar com o apoio de prestadores de serviços con-fiáveis e qualificados. “A AudiLink é um bom exemplo, pois tem nos ajudado bastante na melhoria dos controles internos, tais como conta-bilização, conciliação e automação de rotinas.”

RÁPIDASAonde você quer chegar?Vencer o desafio de gerir recursos financeiros em um mercado extremamente volátil e com forte queda da taxa de juros. Qual é o seu maior desafio?Viabilizar, para os participantes ativos e assistidos do Plano de Benefícios, uma aposentadoria tranquila e segura.

O que tira o seu sono?A crise ética e política existente no Brasil.

Uma frase de referência?“No meio da dificuldade encontra--se a oportunidade.” Albert Einstein.

O que a inspira?O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

Tempo para a família e para a leituraEnquanto crescia dentro da Cabec

e BEC, fez o curso de Direito, uma formação que segundo ela tem sido bem importante para o cumprimen-to de suas responsabilidades atuais na Cabec. “Durante toda a minha vida precisei estudar muito, me preparar e investir na carreira. Foram vários fi-nais de semana de estudos e de treina-mentos longe da família, porém sem nunca negligenciá-la”, ressalta San-dra, que tem uma filha que mora em São Paulo. “Ficamos em contato dia-riamente e conversamos longamente sobre tudo.”

Mesmo com tantos compromissos, a diretora dedica um tempo de seu dia à academia e ao ioga, mas principal-

mente à leitura. “É o meu passatempo favorito. Leio sobre quase tudo e faço isso diariamente. É um vício! Me faz relaxar e me desligar dos problemas, viajando pelo cenário da história e co-nhecendo os personagens. Além disso, me mantém atualizada sobre o que acontece no Brasil e no mundo, algo necessário e importante para qualquer profissional”, conclui.

Sandra Maria Nery Araújo

Page 4: CLIMA FAVORÁVEL CLIENTE PARA 2018 - AudiLink · iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos

4 Especial

A tendência é de que ocorram melhorias na situação econômica, mas ainda é preciso que o governo invista em reformas estruturais e as empresas estejam preparadas para o clima favorável.

O pior da tempestade já passou. É o que especialistas e empresários têm afi rmado quando questionados sobre as perspectivas econômicas do Brasil em 2018. Confi rman-do essa opinião, recentemente foi divulgada pela Orga-nização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômi-co (OCDE) uma projeção de crescimento econômico de em 2018 de 1,6% para 1,9%. Já em 2019 a economia vai crescer mais, chegando a 2,3%. E, apesar dos indicadores serem instáveis, devido principalmente à crise política do País, os empreendedores e investidores têm condições de acreditar nessa melhora, mesmo que pequena.

A visão de quem conheceUm dos economistas mais renomados do Brasil, o ex-

-presidente do Banco Central Gustavo Franco observa que o ano de 2018 será de debates e defi nições, cujas con-sequências se estenderão pelos anos a seguir. E as eleições não terão um grande impacto: “Curiosamente, a totali-dade dos candidatos viáveis parece comprometida com a moderação ou com uma agenda reformista liberal. Da

É comedido, mas éde otimismo

O principal desafio agora é não perder

o timing para soltar as velas. E lembrar

que só há vento a favor para quem

sabe aonde quer ir.”

Gustavo Franco é economista e ex-presidente do Banco Central

Livro: A Moeda e a Lei - Uma história monetária brasileira, 1933-2013.

Autor: Gustavo Franco

Nesta obra, o autor apresenta a história das instituições monetárias brasileiras, tendo como fi o condutor o olhar econômico sobre a letra da lei.

esquerda para o centro, inclusive, há uma interessante disputa sobre quem é mais pró-mercado”. Nessas cir-cunstâncias, o mercado e o mundo empresarial não estão especialmente nervosos com as eleições e, na verdade, exibem um comedido otimismo. “Esta é uma razão para a recuperação da confi ança e níveis de atividade um tan-to melhores do que o esperado”, afi rma.

Reformar é precisoGustavo Franco, que recentemente lançou o livro A

Moeda e a Lei (ver box nesta página), é um dos mento-res do Plano Real e acredita na necessidade de se investir mais em mudanças signifi cativas para o País, pois somen-te elas garantirão uma gestão econômica sustentável. “São dois eixos básicos de reforma: a redução do custo do capi-tal e o aumento da produtividade. No primeiro eixo está a agenda de saneamento fi scal, reformas patrimonial, pre-videnciária e no gasto público, além da privatização e da redução de dívida pública. No segundo está a reforma tra-balhista, bem adiante do que tem sido discutido”, defi ne.

Momento de soltar as velasDe acordo com o economista, as

difi culdades historicamente en-frentadas pelas empresas brasilei-ras também ajudaram a forjar uma iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos de alta qualidade e empresas fortes. “Os últimos anos foram complicados, mas cheios de oportunidades relacionadas a prepa-rativos para o momento de expansão que está se iniciando. O principal desafi o agora é não perder o timing para soltar as velas. E lembrar que só há vento a favor para quem sabe aonde quer ir”, fi naliza Franco.

Page 5: CLIMA FAVORÁVEL CLIENTE PARA 2018 - AudiLink · iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos

5 Novos Clientes

saiba quais são os novos clientes da AUDILINK

Novidade

Cultura da transparência

SERVIÇOS DE TECNOLOGIA E CERTIFICAÇÃO DIGITAL EIRELLI – ME – Vila Velha (ES): Empresa carioca, criada em 2011, que oferece produtos e serviços de capitalização.

FANTINI SOLUÇÕES TECNOLOGIA LTDA. – ME – Oliveira (MG): Atua na área de consultoria em Tecnologia da Informação, envolvendo nesta área redes, intranets, softwares e sites.

COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DF – CAESB – Brasília (DF): Sociedade de economia mista que desenvolve atividades nos diferentes campos de saneamento no Distrito Federal.

CENTRO DE INFORMÁTICA E AUTOMAÇÃO DE SANTA CATARINA – Florianópolis (SC): pela gestão e serviços de Tecnologia da Informação e governançaeletrônica do Estado.

Operações anticorrupção, como a Lava Jato, incentivam as organizações a investir em Compliance.

A Operação Lava Jato está motivan-do empresas a reforçar a sua conformi-dade com leis e regulamentos externos e internos. É isso que mostra uma pes-quisa realizada pela Câmara America-na de Comércio (Amcham) com 130 executivos de empresas de variados portes e segmentos, divulgada pela Agência Brasil em outubro de 2017.

De acordo com o levantamento, para 59% dos entrevistados a Lava Jato e outras recentes operações an-ticorrupção levaram as organizações a aumentar investimentos em Com-pliance. Ao todo, 46% reconheceram que o esforço anticorrupção incentiva a criação de estruturas que garantam o cumprimento de regras e limitem os riscos de gestão. Já 13% admitiram essa pressão por mudanças, mas com diminuição de ritmo neste ano.

A conclusão da pesquisa é de que o principal impacto trazido pela Lava Jato foi cultural, com maior inte-resse dos executivos e colaboradores em geral pelo tema. Para os executi-

vos, outro efeito importante ocorreu no âmbito decisório, que resultou em maior envolvimento da área de Compliance nas tomadas de decisões e ações estratégicas.

A AudiLink tem expertise em con-sultoria para execução de processos internos que garantam maior trans-parência e cumprimento de normas legais e regulamentares.

Ao todo, 46% reconheceram que o esforço anticorrupção incentiva a criação de estruturas que garantam o cumprimento

de regras e limitem os riscos de gestão.

Page 6: CLIMA FAVORÁVEL CLIENTE PARA 2018 - AudiLink · iniciativa privada resistente e inova-dora. O Brasil oferece um ambiente de negócios muito difícil e, por isso, forma executivos

Pensamento

“Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente

quer mesmo, a madrugada vira dia. Quarta-feira vira

sábado e um momentovira oportunidade.”

Pedro Bial

6 Institucional

BrasíliaTEL.: (61) 3321.5481

[email protected]

Porto AlegreTEL.: (51) [email protected]

FortalezaTEL.: (85) 3264.0159

[email protected]

RecifeTEL.: (81) 3465.0036

[email protected]

Rio de JaneiroTEL.: (21) [email protected]

São PauloTEL.: (11) [email protected]

SalvadorTEL.: (71) 3351.6060

[email protected]

International contact TEL.: +55 (11) 3819.2207

[email protected]@audilink.com.br

Alcance Mundialpara atendimento local

conhecimento que gera valor

NA INTERNETNo endereço www.audilink.com.br você encontra dados sobre a

AudiLink e seus serviços. Além de conferir as últimas novidades, é possível acessar links para os sites de diversos órgãos do governo,

como Banco Central, Ministério do Trabalho, Secretaria da Receita Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento, entre outros.

INFORME AudiLinkO Informe AudiLink é uma publicação voltada à constante

atualização de seus clientes. O objetivo deste veículo consiste em manter seus leitores informados sobre os serviços da empresa

e o cenário legislativo e tributário do país, bem como divulgar notícias e artigos referentes à área de auditoria.