raios atÔmico & iÔnico 04. (udesc) regras de prioridade …

12
1 RAIOS ATÔMICO & IÔNICO Regras de Prioridade do POLAKA 1 o 2 o 3 o QUESTÕES DE SALA 01. (UFV) Dentre os íons abaixo relacionados, aquele que apresenta MENOR raio é: a) 19K + b) 31Ga 3+ c) 11Na + d) 12Mg 2+ e) 13Al 3+ 02. (FEI) Com relação à classificação periódica dos elementos, pode-se afirmar que: a) o hidrogênio é um metal alcalino. b) o mercúrio é um elemento não metálico líquido a temperatura ambiente. c) o flúor é menos eletronegativo do que o bromo. d) o cálcio apresenta raio atômico menor do que o oxigênio. e) a energia de ionização do flúor é maior do que a do potássio. 03. (UFV) O raio atômico é uma propriedade periódica fundamental, pois tem implicações diretas sobre outras propriedades periódicas importantes, tais como energias de ionização e eletronegatividade. A figura a seguir ilustra a variação dos raios atômicos para os elementos representativos (excluídos os metais de transição): Analisando a figura anterior, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O elemento césio tem energia de ionização bem menor que o elemento flúor. b) Os átomos de cloro perdem elétrons mais facilmente do que os de cálcio. c) O oxigênio é mais eletronegativo que o alumínio. d) As energias de ionização diminuem, nas colunas, com o aumento dos raios atômicos. e) A eletronegatividade aumenta nos períodos com a diminuição dos raios atômicos. 04. (UDESC) A tabela periódica dos elementos químicos é uma das ferramentas mais úteis na Química. Por meio da tabela é possível prever as propriedades químicas dos elementos e dos compostos formados por eles. Com relação aos elementos C, O e Si, analise as proposições. I. O átomo de oxigênio apresenta maior energia de ionização. II. O átomo de carbono apresenta o maior raio atômico. III. O átomo de silício é mais eletronegativo que o átomo de carbono. IV. O átomo de silício apresenta maior energia de ionização. V. O átomo de oxigênio apresenta o maior raio atômico. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa V é verdadeira. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. c) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. d) Somente a afirmativa I é verdadeira. e) Somente a afirmativa III é verdadeira. TAREFA DO DIA SEGUINTE T01. (UERJ) Na premiação das Olimpíadas, o primeiro, o segundo e o terceiro colocados em cada competição recebem, respectivamente, medalha de ouro (Au), de prata (Ag), e de bronze. Sabe-se que o bronze é uma liga metálica formada, entre outros elementos químicos, por cobre (Cu) e estanho (Sn). Considerando os metais citados, escreva o símbolo daquele que possui maior massa atômica e o nome daquele que pertence ao grupo 14 da tabela de classificação periódica. Em seguida, apresente duas fórmulas: a do cátion divalente do metal de menor raio atômico do grupo 11 da tabela de classificação periódica e a do cloreto composto pelo metal correspondente à medalha da segunda colocação. Dado:

Upload: others

Post on 19-Nov-2021

16 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

1

RAIOS ATÔMICO & IÔNICO Regras de Prioridade do POLAKA

1o 2o 3o

QUESTÕES DE SALA 01. (UFV) Dentre os íons abaixo relacionados, aquele que

apresenta MENOR raio é: a) 19K+ b) 31Ga3+ c) 11Na+ d) 12Mg2+ e) 13Al3+ 02. (FEI) Com relação à classificação periódica dos

elementos, pode-se afirmar que: a) o hidrogênio é um metal alcalino. b) o mercúrio é um elemento não metálico líquido a temperatura ambiente. c) o flúor é menos eletronegativo do que o bromo. d) o cálcio apresenta raio atômico menor do que o oxigênio. e) a energia de ionização do flúor é maior do que a do potássio. 03. (UFV) O raio atômico é uma propriedade periódica

fundamental, pois tem implicações diretas sobre outras propriedades periódicas importantes, tais como energias de ionização e eletronegatividade. A figura a seguir ilustra a variação dos raios atômicos para os elementos representativos (excluídos os metais de transição):

Analisando a figura anterior, assinale a afirmativa INCORRETA: a) O elemento césio tem energia de ionização bem menor que o elemento flúor. b) Os átomos de cloro perdem elétrons mais facilmente do que os de cálcio. c) O oxigênio é mais eletronegativo que o alumínio. d) As energias de ionização diminuem, nas colunas, com o aumento dos raios atômicos. e) A eletronegatividade aumenta nos períodos com a diminuição dos raios atômicos.

04. (UDESC) A tabela periódica dos elementos químicos é uma das ferramentas mais úteis na Química. Por meio da tabela é possível prever as propriedades químicas dos elementos e dos compostos formados por eles. Com relação aos elementos C, O e Si, analise as proposições. I. O átomo de oxigênio apresenta maior energia de ionização. II. O átomo de carbono apresenta o maior raio atômico. III. O átomo de silício é mais eletronegativo que o átomo de carbono. IV. O átomo de silício apresenta maior energia de ionização. V. O átomo de oxigênio apresenta o maior raio atômico. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa V é verdadeira. b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. c) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras. d) Somente a afirmativa I é verdadeira. e) Somente a afirmativa III é verdadeira.

TAREFA DO DIA SEGUINTE T01. (UERJ) Na premiação das Olimpíadas, o primeiro, o

segundo e o terceiro colocados em cada competição recebem, respectivamente, medalha de ouro (Au), de prata (Ag), e de bronze. Sabe-se que o bronze é uma liga metálica formada, entre outros elementos químicos, por cobre (Cu) e estanho (Sn). Considerando os metais citados, escreva o símbolo daquele que possui maior massa atômica e o nome daquele que pertence ao grupo 14 da tabela de classificação periódica. Em seguida, apresente duas fórmulas: a do cátion divalente do metal de menor raio atômico do grupo 11 da tabela de classificação periódica e a do cloreto composto pelo metal correspondente à medalha da segunda colocação. Dado:

Page 2: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

2

T02. (IFSUL) Os metais formam o maior grupo de elementos químicos presentes na tabela periódica e apresentam algumas propriedades diferentes, dentre elas o raio atômico. A ordem decrescente dos metais pertencentes ao terceiro período da tabela periódica, em relação a seus respectivos raios atômicos, é a) alumínio, magnésio e sódio. b) sódio, magnésio e alumínio. c) magnésio, sódio e alumínio. d) alumínio, sódio e magnésio. T03. (UEFS) Os nutrientes necessários ao desenvolvimento dos vegetais são absorvidos do solo pelas raízes sob a forma de íons em solução aquosa, a exemplo dos cátions potássio, K+, magnésio, Mg2+ e cálcio, Ca2+ e dos ânions sulfato, SO4

2-, nitrato, NO3-, e monoidrogenofosfato, HPO4

2-

. Os símbolos dos elementos químicos nitrogênio, fósforo e potássio, NPK, aparecem impressos em destaque em algumas embalagens de fertilizantes. Considerando-se a informação, as propriedades periódicas e a posição dos elementos químicos na Tabela Periódica, é correto concluir: a) O raio iônico do cálcio, Ca2+, é menor do que o raio do íon magnésio, Mg2+. b) A quantidade total de elétrons do ânion sulfato é igual à do monoidrogenofosfato. c) O percentual do elemento químico nitrogênio, em massa, no íon nitrato é de 11,6 %. d) A saída de um elétron do átomo neutro de potássio, para a formação do cátion K+, envolve liberação de energia. e) O cálcio e o magnésio apresentam propriedades químicas semelhantes porque pertencem a um mesmo período da Tabela Periódica. T04. (UFJF) O nitinol é uma liga metálica incomum, formada pelos metais Ni e Ti, sua principal característica é ser uma liga com memória. Essa liga pode ser suficientemente modificada por ação de alguma força externa e retornar a sua estrutura original em uma determinada faixa de temperatura, conforme esquema a seguir.

a) Escreva o nome e a distribuição eletrônica dos metais presentes no nitinol. b) Dentre os metais usados na produção do nitinol, qual possui maior raio atômico?

c) Uma das formas de produção do metal Ni de alta pureza para a confecção de ligas metálicas é a extração de minerais sulfetados, os quais possuem o NiS. Qual o nome do composto NiS? Qual é o tipo de ligação química que ocorre entre seus átomos? d) Cite duas características comuns aos metais. T05. (FASM) Nesta última década, assistiu-se a um aumento na demanda por pilhas e baterias cada vez mais leves e de melhor desempenho. Consequentemente, existe atualmente no mercado uma grande variedade de pilhas e baterias que utilizam níquel, cádmio, zinco e chumbo em suas fabricações. Usadas em automóveis, as baterias de chumbo, conhecidas como chumbo-ácido, apresentam um polo negativo, constituído de chumbo metálico, e um polo positivo, constituído de óxido de chumbo (IV). Polo negativo:

2(s) 4 (aq) 4(s)Pb SO PbSO 2e E 0,36 V

Polo positivo:

22(s) 4 (aq) 4(s) 2 ( )PbO SO 4H 2e PbSO 2H O E 1,68 V

(www.qnint.sbq.org.br. Adaptado.)

a) Baseando-se na localização dos elementos cádmio e zinco em seus estados mais estáveis na Classificação Periódica, indique qual desses elementos apresenta maior raio atômico. Justifique sua resposta. b) Considerando os potenciais de redução padrão medidos a 25 ºC e as semirreações nos eletrodos da bateria chumbo-ácido, indique o anodo e calcule, em volts, o valor da diferença de potencial da reação global. (tente esse item ‘b’ apenas se você sabe PILHAS) T06. (IFCE) A tabela periódica é uma ferramenta muito útil

para os químicos, embora ela tenha sido pensada a mais de um século atrás. Sobre a organização sistemática dos elementos, é verdadeiro afirmar-se que a) os elementos de um mesmo grupo apresentam propriedades químicas semelhantes, no entanto o número de elétrons na camada de valência de átomos de um mesmo grupo sempre sofre variação. b) os metais são elementos apresentados em todas as colunas da tabela periódica. c) todos os gases nobres estão descritos em um único período na tabela periódica. d) a tabela periódica atual ordena os elementos em ordem crescente de número atômico. e) o raio atômico é a propriedade periódica que indica que, quanto mais elétrons presentes no átomo, maior ele será.

Page 3: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

3

T07. (EBM-SP) Pesquisas demonstram que o estudo da biologia molecular ou celular utiliza-se de conceitos e de modelos teóricos e experimentais desenvolvidos pela Química. Pode-se analisar, por exemplo, por que íons de elementos químicos de um mesmo grupo periódico, como o Na+ e o K+, apresentam diferentes funções biológicas, e quais propriedades diferenciam íons Ca2+, encontrados nos fluídos corpóreos, dos íons Mg2+, que se concentram dentro das células dos animais. Considerando-se essas informações, a estrutura atômica e as propriedades dos elementos químicos, é correto afirmar: a) O raio iônico do cátion Mg2+ é maior do que o raio iônico do cátion Ca2+. b) O íon monovalente do sódio, Na+, e o íon monovalente do potássio, K+, são isoeletrônicos. c) A carga nuclear do íon potássio, K+, é o dobro da carga nuclear do íon sódio, Na+. d) A primeira energia de ionização do átomo de potássio é maior do que a do átomo de sódio. e) A configuração eletrônica do íon Ca2+ apresenta um maior número de níveis eletrônicos do que a do íon Mg2+. T08. (PUC-PR) Linus Carl Pauling, nascido no dia 28 de fevereiro de 1901, em Portland, nos Estados Unidos, foi um dos mais importantes químicos e recebeu dois Prêmios Nobel. Estudou a vitamina C. Em 1929, foi nomeado Professor Associado e, um ano depois, Professor. Em 1930, retorna para a Europa, estuda os elétrons e constrói junto com um aluno um aparelho de difração eletrônica para estudar a estrutura das moléculas. Recebeu, em 1931, o Prêmio Langmuir por ter realizado o trabalho científico mais significativo realizado por um cientista com menos de 30 anos. Em 1932, mostrou a ideia de eletronegatividade e a escala de Pauling. Um de seus trabalhos mais importantes é sobre hibridização e a tetravalência do carbono.

Disponível em: <http://www.soq.com.br/>.

Analisando o texto, o qual conta um pouco sobre Linus Pauling, assinale a alternativa CORRETA.

Dados:

26

11

37

12

20

Fe (grupo 8 ou família VIIIB)

Na (grupo 1 ou família IA)

Rb (grupo 1 ou família IA)

Mg (grupo 2 ou família IIA)

Ca (grupo 2 ou família IIA)

a) A distribuição eletrônica de Linus Pauling ocorre em ordem decrescente de níveis energéticos. b) A distribuição eletrônica para o íon Fe3+ possui subnível mais energético 3d3. c) Caso em um laboratório faltasse o sódio para fazer um experimento, o rubídio poderia substituí-lo, pois ambos possuem propriedades químicas semelhantes. d) Analisando-se os raios iônicos do íon Na+ e do íon Mg2+ temos que o raio iônico do íon sódio Na+ é inferior ao raio iônico do íon magnésio Mg2+. e) Os elementos sódio, cálcio e ferro são bons condutores de eletricidade, porém maus condutores de calor no estado sólido.

T09. (IFSUL) A crosta terrestre é composta, principalmente, por cálcio (Ca), ferro (Fe), alumínio (Al), silício (Si) e oxigênio (O). Os elementos apresentados em ordem crescente de raio atômico são: a) Ca, Fe, Al, Si e O. b) O, Si, Al, Fe e Ca. c) Al, Fe, Ca, O e Si. d) Si, Al, Fe, Ca e O. T10. (UFV) Localize os seguintes elementos na tabela periódica:

ELEMENTO COLUNA PERÍODO

A 1 2

B 16 3

C 1 4

D 2 3

E 17 2

Dentre os elementos acima relacionados, aquele que apresenta o menor raio atômico é: a) A b) B c) C d) D e) E T11. (ITA) Em relação ao tamanho dos átomos e íons são

feitas as seguintes afirmações: I. O Cl-(g) é menor do que o Cl(g) II. O Na+

(g) é menor do que o Na(g) III. O Ca+2

(g) é maior do que o Mg+2(g)

IV. O Cl(g) é maior do que o Br(g)

Das afirmações acima estão corretas apenas a) II b) I e II c) II e III d) I, III e IV e) II, III e IV T12. (UERJ) Os metais formam um grupo de elementos

químicos que apresentam algumas propriedades diferentes, dentre elas o raio atômico. Essa diferença está associada à configuração eletrônica de cada um. A ordenação crescente dos metais pertencentes ao terceiro período da tabela periódica, em relação a seus respectivos raios atômicos, está apontada em: a) alumínio, magnésio e sódio. b) sódio, magnésio e alumínio. c) magnésio, sódio e alumínio. d) alumínio, sódio e magnésio. T13. (UFJF/2012) Com base nos dados da Tabela

Periódica, assinale a alternativa INCORRETA. a) O elemento estrôncio possui 02 (dois) elétrons na sua camada de valência. b) Elementos do grupo 17 têm a tendência de formar ânions, enquanto os elementos do grupo 01 têm a tendência de formar cátions. c) O elemento que possui 52 prótons pertence ao 5º período. d) O fósforo possui, na sua camada de valência, a configuração 3s2, 3p5. e) O elemento do grupo 02 e período 06 possui maior raio atômico do que o elemento do grupo 14 e período 04.

Page 4: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

4

T14. (UFV) Considere as afirmativas abaixo sobre o átomo de Ba e seu íon Ba2+ e assinale a INCORRETA.

a) O Ba é um metal alcalino terroso. b) O íon Ba2+ tem 56 prótons e 56 elétrons. c) O íon Ba2+ tem raio iônico maior que o íon Sr2+. d) A formação do íon Ba2+ se deve à perda de 2 elétrons pelo átomo de Ba. e) O raio iônico do Ba2+ é menor que o raio atômico do Ba. T15. (UEG) O sal de cozinha é composto por cloreto de

sódio e por pequenas concentrações de iodeto de potássio. Pequenas quantidades do íon iodeto ajudam a prevenir o alargamento da glândula tireoide que atua sobre a taxa metabólica basal no organismo humano. Em relação ao exposto, é correto afirmar: a) o íon I– tem raio iônico maior que o íon Cl– b) os íons Na+ e K+ pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica. c) o íon K+ sob influência dos hormônios T3 e T4 diminuem a quantidade de cálcio. d) o íon I– sob influência dos hormônios T3 e T4 aumentam a quantidade de cálcio. T16. (FATEC) Cloro, bromo e iodo são elementos químicos

classificados como halogênios. Logo, eles a) localizam-se no mesmo grupo (ou família) da tabela periódica. b) estão no mesmo período da tabela periódica. c) possuem o mesmo número atômico. d) apresentam mesma eletronegatividade. e) são isótopos entre si. T17. (UFRGS) Sobre um elemento X, que está localizado

no grupo 14 e no 4º período da tabela periódica, um elemento T, com três prótons a mais do que o elemento X, e um elemento Y, do mesmo grupo de X, mas com um nível de energia a mais do que esse, são apresentadas as condições a seguir. I. O elemento T é mais eletronegativo do que o elemento X. II. O elemento Y tem menor raio atômico do que o elemento X. III. O elemento X apresenta maior energia de ionização do que o elemento Y.

Quais são corretas? a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. T18. (UFV) Considere as afirmativas abaixo:

I. II. III. IV.

A primeira energia de ionização é a energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro no estado gasoso. A primeira energia de ionização do sódio é maior do que a do magnésio. Nos períodos da tabela periódica, o raio atômico sempre cresce com o número atômico. A segunda energia de ionização de qualquer átomo é sempre maior do que a primeira.

São afirmativas CORRETAS: a) I, II, III e IV b) I e IV c) I e II d) II e III e) II e IV T19. (UEL) O gráfico a seguir mostra, em ordem aleatória

de posição na tabela periódica, as primeiras energias de ionização (EI) dos oito elementos representativos do quinto período da tabela periódica. Os oito elementos estão denominados genericamente por A, B, C, D, E, G, J e M.

Com base nos dados apresentados no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas. I. O elemento B possui dois elétrons na camada de

valência. II. O elemento D possui apenas 4 camadas eletrônicas. III. O elemento G possui configuração de valência igual a 5s2 5p6. IV. O elemento C se estabiliza quando perde 1 elétron da camada de valência. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e II. b) I e III. c) III e IV. d) I, II e IV. e) II, III e IV. T20. (UFPR) A figura abaixo representa parte da tabela

periódica. As posições sombreadas estão ocupadas pelos elementos químicos do conjunto I = {A, E, M, Q, X, Z}, não

necessariamente nesta ordem. Sobre esses elementos são fornecidas as informações descritas a seguir.

...

...

...

...

11Na

3Li

1H

19K

37Rb

55Cs

87Fr

Page 5: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

5

- Dentre os elementos químicos do conjunto I, o elemento Z é o mais eletronegativo. - O núcleo de A contém 1 próton a mais que o núcleo do

frâncio. - O elemento químico situado imediatamente à direita de M na tabela periódica é um elemento de transição do 4º período. - Rb+ e X2+ são isoeletrônicos. - A primeira energia de ionização de E é maior que a de Q. Sobre os elementos do conjunto I e com base nas informações anteriores, é correto afirmar: 01. Os elementos desse conjunto pertencem ao mesmo

grupo ou família da classificação periódica; devem, portanto, apresentar propriedades químicas semelhantes. 02. A configuração eletrônica da camada de valência dos elementos desse conjunto pode ser representada genericamente por ns2. 04. Os elementos desse conjunto combinam-se com o

oxigênio para formar óxidos, na proporção de um átomo do elemento para cada átomo de oxigênio. 08. O número atômico do elemento A é 88. 16. O raio atômico dos elementos A, M e Z cresce na

mesma ordem. 32. A ordem dos elementos desse conjunto segundo o valor crescente de seus números atômicos é Z, Q, M, X, E e A. T21. (UDESC) No Ano Internacional da Química,

homenageia-se a cientista Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel; ela descobriu o elemento químico rádio, um elemento alcalino-terroso. Em relação aos elementos da família dos alcalino-terrosos, é incorreto

afirmar que: a) apresentam baixas energias de ionização. b) têm configurações eletrônicas terminadas em ns2. c) são metais não reativos. d) o magnésio e o cálcio são elementos desta família. e) são tipicamente encontrados na forma de cátion com carga 2+. T22. (UFPR) A maioria dos elementos da tabela periódica

apresenta-se como metais quando cristalizados na sua substância pura. Suas propriedades químicas são alvos tanto da pesquisa quanto da aplicação industrial. Por pertencerem a uma mesma classe, os metais possuem características similares. Sobre as características dos metais, considere as seguintes afirmativas: 1. Metais apresentam alta condutividade térmica e elétrica. 2. Metais possuem altos valores de eletronegatividade. 3. Metais apresentam baixa energia de ionização. 4. Metais reagem espontaneamente com oxigênio.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

T23. (UFG) Para estimular um estudante a se familiarizar com os números atômicos de alguns elementos químicos, um professor cobriu as teclas numéricas de uma calculadora com os símbolos dos elementos químicos de número atômico correspondente, como mostra a figura a seguir.

Nessa calculadora, se o estudante adicionar o elemento de menor número atômico com o de maior eletronegatividade, elevar a soma ao elemento cujo número atômico seja um número primo par e, em seguida, calcular o logaritmo do resultado, acionando a tecla log, o resultado final será um dígito, cuja tecla corresponde ao símbolo a) de um gás nobre. b) do elemento mais eletronegativo. c) do elemento de menor número atômico. d) de um halogênio. e) do elemento menos eletronegativo. T24. (UEPG) Um elemento químico em seu estado fundamental apresenta a distribuição eletrônica abaixo. Com relação a esse elemento, assinale o que for correto. – nível 1 (K): completo; – nível 2 (L): completo; – nível 3 (M): 4 elétrons. 01. Possui número atômico igual a 14. 02. Encontra-se no terceiro período da tabela periódica. 04. Pertence à família do carbono. 08. É um metal com elevada eletronegatividade. 16. Nessa mesma família, pode-se encontrar o elemento germânio (Z = 32). T25. (UFPR) A tabela periódica dos elementos permitiu a previsão de elementos até então desconhecidos. Mendeleev chegou a fazer previsões (posteriormente confirmadas) das propriedades físicas e químicas de alguns elementos que vieram a ser descobertos mais tarde. Acerca disso, considere a seguinte tabela:

Page 6: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

6

Dadas as propriedades dos elementos A e B, na tabela apresentada, seguindo o raciocínio de Mendeleev, assinale a alternativa correta sobre o elemento de número atômico 13. a) O seu raio atômico é maior que 117 pm. b) A sua energia de ionização é maior que 801 kJ.mol-1. c) A sua energia de ionização é maior que 787 kJ.mol-1, porém menor que 801 kJ.mol-1. d) O seu raio atômico é maior que 83 pm, porém menor que 117 pm. e) A sua eletronegatividade é maior que 2,04. T26. (UEG)

A TABELA PERIÓDICA, SEGUNDO MENDELEEV Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) nasceu na Sibéria, sendo o mais novo de dezessete irmãos. Mendeleev foi educado em St. Petersburg e, posteriormente, na França e na Alemanha. Conseguiu o cargo de professor de química na Universidade de St. Petersburg. Escreveu um livro de química orgânica em 1861. "Mendeleev, o pai da tabela periódica. Através dos seus estudos, foi

possível desenvolver o modelo atual da tabela." MERCK. "História da tabela periódica".

Várias propriedades físicas e químicas dos elementos podem ser constatadas e até mesmo previstas, com base nas regularidades observadas na tabela periódica. Sobre este assunto, julgue as seguintes afirmações. I. A primeira versão da Lei Periódica, creditada ao químico russo Dimitri Ivanovich Mendeleev, pode ser assim enunciada: "Algumas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente em função de suas massas atômicas." II. Moseley, através do estudo dos espectros de emissão de

vários elementos, comprovou que certas propriedades dos elementos variam periodicamente em função dos números atômicos crescentes e não dos números de massa. III. De acordo com os experimentos de Moseley, embora o

telúrio apresente um menor número atômico, ele deve ser colocado na tabela depois do iodo por apresentar uma maior massa atômica. Assinale a alternativa CORRETA: a) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras. b) Apenas as afirmações II e III são verdadeiras. c) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. d) Todas as afirmações são verdadeiras. T27. (UEL) Os gráficos I e II estão representando aleatoriamente os 7 elementos químicos representativos do 3º período e do 5º período da tabela periódica respectivamente, sem os gases nobres. O gráfico I mostra o tamanho dos átomos e o gráfico II mostra a energia de ionização dos átomos.

Consultando a tabela periódica e comparando os gráficos I e II, é CORRETO afirmar que estão na mesma família ou

grupo somente: a) Os átomos da posição Y nos gráficos I e II. b) Os átomos da posição T nos gráficos I e II. c) Os átomos da posição Z nos gráficos I e II. d) Os átomos das posições M e D nos gráficos I e II. e) Os átomos das posições G e H nos gráficos I e II. T28. (UFAL) Considere as seguintes afirmações:

I. A Tabela Periódica atual é mais semelhante à

Classificação Periódica proposta por Newlands do que a proposta por Mendeleev. II. A energia de ionização de um halogênio é maior do que a de um metal alcalino. III. Quanto maior a diferença de eletronegatividade de dois elementos, maior o caráter iônico da ligação entre eles. IV. Os elementos da família IIA da Tabela Periódica tendem, nas reações, a formar íons de número de carga 2-. Dessas afirmações são corretas, SOMENTE a) I e II b) I e IV c) II e III d) II e IV e) III e IV T29. (UFRGS) A tabela a seguir apresenta os valores de raio atômico, de raio iônico e da primeira energia de ionização para dois elementos químicos, I e II.

De acordo com esses dados, os elementos I e II podem ser, respectivamente, a) berílio e iodo. b) cálcio e magnésio. c) enxofre e cálcio. d) iodo e enxofre. e) magnésio e oxigênio. T30. (UFG) O concreto armado é uma mistura de concreto

com uma armadura de aço. Esses dois materiais podem ser utilizados juntos na construção civil porque a) apresentam a mesma densidade em água. b) apresentam a mesma condutividade elétrica. c) têm coeficientes de dilatação muito próximos. d) reagem quimicamente, formando um novo material. e) possuem a mesma capacidade calorífica. T31. (PUC-RS) Analise o texto a seguir:

Na montagem de um automóvel, geralmente são usados vários metais e ligas metálicas, como, por exemplo, ferro, na forma de aço, na lataria; cobre, nos fios elétricos; ligas de alumínio, magnésio e outros metais, nas rodas; chumbo, na bateria; níquel, nos adornos e acabamentos metálicos, entre outros. Em relação aos metais citados, é correto afirmar que

Page 7: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

7

a) magnésio e alumínio estão no mesmo grupo da tabela periódica. b) ferro, cobre e níquel são elementos representativos e estão no mesmo período da tabela periódica. c) o chumbo tem maior ponto de fusão do que os demais elementos. d) o cobre é menos denso do que o alumínio. e) o magnésio tem símbolo Mg e é o mais eletropositivo. T32. (UEPG) Comparando-se as propriedades periódicas dos elementos que compõem o KCl, assinale o que for correto. Dados: K (Z=19) e Cl (Z=17). 01. O potássio possui maior caráter metálico. 02. O cloro possui maior eletronegatividade. 04. O cloro tem maior raio atômico. 08. O potássio tem maior eletroafinidade. 16. O potássio tem maior potencial de ionização. T33. (UFG) Os compostos químicos são formados por ligações entre diferentes elementos químicos. Considerando-se somente os elementos Na, Cl, C, H e O, a) cite pelo menos três exemplos de compostos formados por combinações entre os elementos citados que apresentam alta solubilidade e condutividade elétrica em solução aquosa (pode-se usar o mesmo elemento mais de uma vez); b) organize-os em ordem decrescente de raio atômico e justifique essa organização. T34. (UDESC) Os elementos químicos situados entre as

colunas 3 a 12 na tabela periódica: a) apresentam o subnível d completo. b) tendem a ganhar elétrons, quando participam de ligações químicas. c) são encontrados na natureza somente em estado sólido. d) são denominados metais de transição. e) aumentam o raio atômico de acordo com o número da coluna. T35. (UFRN) O efeito fotoelétrico está presente no cotidiano, por exemplo, no mecanismo que permite o funcionamento das portas dos shoppings e nos sistemas de iluminação pública, por meio dos quais as lâmpadas acendem e apagam. Esse efeito acontece porque, nas células fotoelétricas, os metais emitem elétrons quando são iluminados em determinadas condições. O potássio e o sódio são usados na produção de determinadas células fotoelétricas pela relativa facilidade de seus átomos emitirem elétrons quando ganham energia. Segundo sua posição na Tabela Periódica, o uso desses metais está relacionado com

a) o baixo valor do potencial de ionização dos átomos desses metais. b) o alto valor da afinidade eletrônica dos átomos desses metais. c) o alto valor da eletronegatividade dos átomos desses metais. d) o alto valor do potencial de ionização dos átomos desses metais. T36. (IBMEC-RJ) De acordo com o a tabela periódica

abaixo, assinale a alternativa incorreta quanto à posição dos algarismos romanos que estão substituindo os símbolos dos elementos químicos:

a) O elemento químico representado por II é um gás nobre. b) O elemento químico representado por VII possui número atômico igual a 36. c) O elemento químico representado por IX possui número de massa igual a 133. d) O elemento químico representado por I é um gás a temperatura ambiente. e) O elemento químico representado por X pode ser classificado por metal alcalino terroso. T37. (MACK) Abaixo são fornecidas as distribuições

eletrônicas das camadas de valência dos átomos neutros X, Y e Z em seus estados fundamentais.

X: 2s2; 2p5 Y: 6s1 Z: 4s2; 4p5

A partir dessas informações, é correto afirmar que a) o elemento Y é um metal alcalino-terroso. b) os elementos X e Z pertencem ao mesmo período, todavia X é mais eletronegativo do que Z. c) o elemento X apresenta maior afinidade eletrônica do que o elemento Y. d) o elemento Z apresenta maior raio atômico do que Y. e) X, Y e Z são elementos de transição.

T38. (UFSM) A atividade física intensa faz nosso organismo

perder, junto com o suor, muitos íons necessários à saúde, como é o caso dos íons sódio e potássio. É importantíssimo que tais íons sejam repostos mediante uma dieta alimentar adequada, incluindo a ingestão de frutas e sucos. Analisando os elementos químicos sódio e potássio, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas seguintes afirmativas. (__) Os dois elementos pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica, pois têm o mesmo número de elétrons na última camada. (__) Os dois elementos possuem caráter metálico e apresentam potencial de ionização alto. (__) O raio atômico do sódio é maior que o raio atômico do potássio, pois o sódio tem um maior número de camadas eletrônicas.

Page 8: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

8

A sequência correta é (A) V – F – F. b) V – F – V. c) F – V – V. d) V – V – F. e) F – F – V. T39. (UEPG) Com relação à classificação periódica dos

elementos, assinale o que for correto. 01. Quanto maior o tamanho do átomo menor o potencial de ionização. 02. Os gases nobres são também denominados de inertes, porque dificilmente participam de reações químicas. 04. Dentre os metais alcalinos, os de maior ocorrência são o sódio e o potássio. 08. A eletronegatividade de um átomo mede sua tendência em atrair elétrons.

MICRO-REVISÃO 1 T40. (UDESC) Use seu conhecimento sobre Propriedades

Periódicas para analisar os elementos flúor e rubídio. Dentre os elementos listados acima: a) o flúor apresenta o menor raio atômico e a menor energia de ionização. b) o rubídio apresenta o maior raio atômico e a maior energia de ionização. c) o flúor apresenta o menor raio atômico e possui baixa afinidade eletrônica. d) o rubídio apresenta o maior raio atômico e possui elevada afinidade eletrônica. e) o flúor apresenta o menor raio atômico e a maior energia de ionização. T41. (FATEC) Cloro, bromo e iodo são elementos químicos

classificados como halogênios. Logo, eles a) localizam-se no mesmo grupo (ou família) da tabela periódica. b) estão no mesmo período da tabela periódica. c) possuem o mesmo número atômico. d) apresentam mesma eletronegatividade. e) são isótopos entre si. T42. (UEPG) Com base na tabela periódica a seguir, em que as letras representam elementos químicos, assinale o que for correto.

01. A, B, C, D e E são metais. 02. G e H apresentam elevada eletronegatividade. 04. O elétron mais energético de E está no subnível 5p1. 08. C apresenta alta densidade. 16. F estabelece quatro ligações químicas.

T43. (UFF) Após os trabalhos de Lavoisier, Dalton e outros, o estudo dos elementos químicos desenvolveu-se de tal forma que se tornou necessário classificá-los de acordo com suas propriedades. A observação experimental tornou evidente que certos elementos têm propriedades muito semelhantes, o que permite reuni-los em grupos. Desde o século XIX, várias tentativas foram feitas, sem grande sucesso. O trabalho mais detalhado foi feito em 1869 por Mendeleev. Ele ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Com base na tabela periódica, pode-se constatar que: a) a energia de ionização de um elemento é a energia máxima necessária para remover um elétron do átomo desse elemento no estado gasoso. b) os elementos de transição interna são aqueles cujo subnível de maior energia da distribuição eletrônica de seus átomos é f. c) a afinidade eletrônica ou eletroafinidade é a energia associada à saída de um elétron num átomo do elemento no estado gasoso. d) as propriedades dos elementos são funções aperiódicas de seus números atômicos. e) os elementos representativos são os elementos cujo subnível de menor energia da distribuição eletrônica de seus átomos é s ou p. T44. (IME) O processo de deposição de filmes finos de óxido de índio-estanho é extremamente importante na fabricação de semicondutores. Os filmes são produzidos por pulverização catódica com radiofrequência assistida por campo magnético constante. Considere as afirmativas abaixo: I. O índio é um mau condutor de eletricidade. II. O raio atômico do índio é maior que o do estanho. III. A densidade do índio é menor que a do paládio. IV. O ponto de fusão do índio é maior que o do gálio. Analisando as afirmativas acima, conclui-se que a) todas estão corretas. b) apenas a II e a III estão corretas. c) apenas a II, a III e a IV estão corretas. d) apenas a I e a III estão corretas. e) apenas a IV está correta. T45. (UFG) A energia necessária para que seja formado um íon pela remoção de elétrons é denominada energia de ionização (E.I.). A tabela a seguir apresenta os valores de todas as energias de ionização do cálcio.

Ordem da E.I.

Valor da E.I. (eV)

Ordem da E.I.

Valor da E.I. (eV)

1ª 6 11ª 591

2ª 12 12ª 656

3ª 51 13ª 726

4ª 67 14ª 819

5ª 84 15ª 895

6ª 109 16ª 974

7ª 128 17ª 1.087

8ª 147 18ª 1.157

9ª 189 19ª 5.129

10ª 211 20ª 5.470

Page 9: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

9

De acordo com os dados apresentados, conclui-se que, para o átomo de cálcio, a) os níveis de energia variam de forma descontínua. b) a energia de ionização aumenta à medida que aumenta a distância do núcleo. c) a remoção do segundo elétron aumenta o número de níveis energéticos. d) a energia de ionização aumenta em proporção constante. e) a remoção do elétron mais afastado do núcleo demanda maior energia.

MICRO-REVISÃO 2 T46. (UDESC) Os íons Mg+2 e F–1, originados dos átomos

no estado fundamental dos elementos químicos magnésio e flúor, respectivamente, têm em comum o fato de que ambos: a) possuem o mesmo número de elétrons. b) foram produzidos pelo ganho de elétrons, a partir do átomo de cada elemento químico, no estado fundamental. c) foram produzidos pela perda de elétrons, a partir do átomo de cada elemento químico, no estado fundamental. d) possuem o mesmo número de prótons. e) possuem o mesmo número de nêutrons.

T47. (PUC-SP) A primeira energia de ionização de um elemento (1ª E.I.) informa a energia necessária para retirar um

elétron do átomo no estado gasoso, conforme indica a equação: X(g) X+

(g) + e– E.l. = 7,6 eV A segunda energia de ionização de um elemento (2ª E.l.) informa a energia necessária para retirar um elétron do cátion de carga +1 no estado gasoso, conforme indica a equação:

X+(g) X2+

(g) + e– E.l. = 15,0 eV A tabela a seguir apresenta os valores das dez primeiras energias de ionização de dois elementos pertencentes ao 3º período da tabela periódica.

ele

men

to

1ª E.I.

eV

2ª E.I.

eV

3ª E.I.

eV

4ª E.I.

eV

5ª E.I.

eV

6ª E.I.

eV

7ª E.I.

eV

8ª E.I.

eV

9ª E.I.

eV

10ª E.I.

eV

X 7,6 15 80 109 141 186 225 266 328 367

Z 13 23 40 53 68 97 114 348 399 453

Analisando os dados da tabela é possível afirmar que o tipo de ligação que ocorre entre os elementos X e Z e a fórmula do composto binário formado por esses elementos são, respectivamente, a) ligação covalente, SiCl4. b) ligação iônica, MgCl2. c) ligação metálica, Mg3Al2. d) ligação covalente, SCl2. e) ligação iônica, Na2S.

T48. (MED PUCCamp) O elemento químico antimônio, Sb, pertence ao ...... 15 da Tabela Periódica e, com o elemento bromo, Br, um halogênio, deve se unir por ligações de acentuado caráter ...... .

Completam corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem, a) grupo, iônico. b) período, iônico. c) grupo, covalente. d) período, covalente. e) período, metálico. T49. (UEPG) Comparando-se as propriedades periódicas

dos elementos que compõem o KCl, assinale o que for correto. 01) O potássio possui maior caráter metálico. 02) O cloro possui maior eletronegatividade. 04) O cloro tem maior raio atômico. 08) O potássio tem maior eletroafinidade. 16) O potássio tem maior potencial de ionização.

T50. (PUC-RJ) O elemento iodo é um sólido que sublima na temperatura ambiente e que foi descoberto em 1811 por Bernard Courtois. Sobre as características desse elemento e suas propriedades, em função da sua posição na tabela periódica, é correto afirmar que o iodo a) é mais eletronegativo que o cloro. b) no estado fundamental possui, na última camada, 1 elétron no subnível s e 5 no subnível p.

c) produz um hidrácido que possui fórmula H2I. d) por ter brilho, é um metal. e) combina-se com o hidrogênio formando ligação covalente polar.

MICRO-REVISÃO 3 T51. (UDESC) Em 15 de março de 2012, o jornal O Estado

de São Paulo anunciou que uma “batalha planetária” estava sendo deflagrada pelo comércio das chamadas “terras raras”. O motivo é que estas são indispensáveis às indústrias de ponta. “Sem elas, não haveria smartphones, nem celulares, trens que andam a mais de 500 quilômetros horários, nem veículos híbridos, fazendas eólicas, lâmpadas fluorescentes”. Em relação às “terras raras”, é incorreto afirmar que: a) quase todos os elementos que compõem as “terras raras” fazem parte do “bloco f” da Tabela Periódica, ou seja, do conjunto de grupos cujos elementos possuem o elétron de mais alta energia no orbital atômico f.

Page 10: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

10

b) são os elementos lantanídeos, aos quais se juntam o escândio e o ítrio. C) há 17 elementos considerados “terras raras”, e 15 deles são classificados como metais de transição interna. d) são os elementos alcalino-terrosos. e) a maior parte desses elementos que compõem as “terras raras” faz parte do sexto período da Tabela Periódica. T52. (UFSJ) Leia o texto abaixo.

O programa Globo Ciência que foi ao ar no dia 24 de março de 2012 prestou uma homenagem ao químico Dmitri Mendeleev, um dos pais da tabela periódica. O repórter do programa entrevistou o Professor Ângelo da Cunha Pinto, do Instituto de Química da UFRJ, e lhe fez a seguinte pergunta: “Professor, o que mudou desde a época de Mendeleev? Os elementos químicos hoje são utilizados em maior quantidade, em maior frequência?”. E o Professor respondeu: “Os elementos químicos são praticamente os mesmos, só que naquela época eram conhecidas milhares e milhares de substâncias, e hoje nós conhecemos milhões e milhões de substâncias e esses elementos estão presentes nessas novas substâncias que são produzidas a cada dia”. Em relação ao texto, é CORRETO afirmar que

a) o professor quis dizer que o número de substâncias conhecidas aumentou devido à descoberta de novos elementos químicos. b) um grande número de substâncias foi descoberto com o tempo em comparação com os elementos químicos. c) se os elementos químicos constituem as substâncias, então quanto mais substâncias existirem, novos elementos deverão constituí-las. d) Mendeleev descobriu todos os elementos químicos e organizou-os de acordo com suas propriedades na tabela periódica. T53. (UFRN) Apesar de controvérsias, pesquisadores da NASA comunicaram no ano de 2010, na revista Science (02/12/2010, versão on-line) nos Estados Unidos, a descoberta do primeiro ser vivo que não possui fósforo na constituição do seu DNA, e sim arsênio. A procura por esse ser vivo (microrganismo), no entanto, acontece desde 2009, orientada pela ideia de que o arsênio poderia substituir o fósforo na constituição de alguns seres vivos. A ideia de o arsênio poder substituir o fósforo pode ser considerada a) uma hipótese científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo grupo). b) uma lei científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo grupo). c) uma hipótese científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos, pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo período). d) uma lei científica, fundamentada nas semelhanças existentes entre esses dois elementos pelas suas posições na Tabela Periódica (no mesmo período).

T54. (UFPE) O segundo período da tabela periódica é formado pelos elementos Li, Be, B, C, N, O, F e Ne. O número atômico do lítio é 3. Sabendo disso, podemos afirmar que: (__) o número atômico do neônio é 10. (__) o raio atômico do berílio é menor do que o do lítio. (__) uma ligação química entre carbono e oxigênio será do tipo covalente. (__) um composto sólido entre oxigênio e lítio terá ligação do tipo iônica. (__) o nitrogênio é um não-metal enquanto o neônio é um semimetal. T55. (UFSM) A atividade física intensa faz nosso organismo

perder, junto com o suor, muitos íons necessários à saúde, como é o caso dos íons sódio e potássio. É importantíssimo que tais íons sejam repostos mediante uma dieta alimentar adequada, incluindo a ingestão de frutas e sucos. Analisando os elementos químicos sódio e potássio, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) nas seguintes afirmativas. (__) Os dois elementos pertencem ao mesmo grupo da tabela periódica, pois têm o mesmo número de elétrons na última camada. (__) Os dois elementos possuem caráter metálico e apresentam potencial de ionização alto. (__) O raio atômico do sódio é maior que o raio atômico do potássio, pois o sódio tem um maior número de camadas eletrônicas. A sequência correta é a) V – F – F. b) V – F – V. c) F – V – V. d) V – V – F. e) F – F – V. T56. (PUC-RJ) Potássio, alumínio, sódio e magnésio, combinados ao cloro, formam sais que dissolvidos em água liberam os íons K+, Al3+, Na+ e Mg2+, respectivamente. Sobre esses íons é CORRETO afirmar que: a) Al3+ possui raio atômico maior do que Mg2+. b) Na+ tem configuração eletrônica semelhante à do gás nobre Argônio. c) Al3+, Na+ e Mg2+ são espécies químicas isoeletrônicas, isto é, possuem o mesmo número de elétrons. d) K+ possui 18 prótons no núcleo e 19 elétrons na eletrosfera. e) K+ e Mg2+ são isótonos, isto é, os seus átomos possuem o mesmo número de nêutrons.

Page 11: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

11

GABARITO - TAREFA DO DIA SEGUINTE T01: Quanto mais a direita em um mesmo período da

classificação periódica, maior a massa atômica, ou seja, o metal citado que possui maior massa atômica é o ouro Au. Símbolo do metal que pertence ao grupo 14 ou família IV A da classificação periódica (sn): estanho. Quanto mais acima em um mesmo grupo da classificação periódica, menor o raio atômico. A fórmula do cátion bivalente do metal de menor raio atômico do grupo 11 da tabela de classificação periódica (cobre) é Cu2+. A fórmula do cloreto de prata (elemento cloro; grupo 17 e elemento prata; grupo 11) composto pelo metal correspondente à medalha da segunda colocação, ou seja, a prata é AgCl. T02: B T03: B T04:

a) Teremos: 2 2 6 2 6 2 8

28

2 2 6 2 6 2 222

Ni 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d

Ti 1s 2s 2p 3s 3p 4s 3d

b) Maior raio: Ti c) NiS: sulfeto de níquel Ligação química = iônica d) São maleáveis, dúcteis e bons condutores de calor e eletricidade, além de possuírem altos pontos de fusão e ebulição. T05:

a) Localização do cádmio (Cd): grupo 12 ou IIB e quinto período (cinco camadas). Localização do zinco (Zn): grupo 12 ou IIB e quarto período (quatro camadas). O cádmio apresenta maior raio atômico, pois está localizado no mesmo grupo do zinco, porém em um período abaixo, ou seja, apresenta uma camada a mais. b) A partir das equações fornecidas no enunciado, vem:

(s)

2(s) 4 (aq) 4(s)

22(s) 4 (aq) 4(s) 2 ( )

Ânodo : Pb (placa de chumbo).

Pb SO PbSO 2e

PbO SO 4H 2e PbSO 2H O

E 0,36 V (oxidação ânodo)

E 1,68 V (redução cátodo)

redução oxidaçãoE E E

E 0,36 V 1,68 V

E 2,04 V

T06: D T07: E T08: C T09: B T10: E T11: C T12: A T13: D T14: B T15: A T16: A T17: C T18: B T19: B T20: V, V, V, V, F, F T21: C T22: D T23: A T24: 01 + 02 + 04 + 16 = 23. T25: A T26: A T27: A T28: C T29: E T30: C T31: E T32: 01 + 02 = 03.

T33: a) HCl (ácido clorídrico) NaCl (cloreto de sódio) NaClO (hipoclorito de sódio) b) Distribuições eletrônicas:

17Cl 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5

11Na 1s2 2s2 2p6 3s1

8O 1s2 2s2 2p4

6C 1s2 2s2 2p2

1H 1s1

Na > Cl > C > O > H Justificativa. Na e Cl são os átomos de maior raio, pois apresentam mais camadas eletrônicas. Dentre eles, o sódio é maior, pois apresenta menos prótons em seu núcleo, diminuindo assim a força de atração em relação às camadas. O e C apresentam duas camadas, mas as camadas do átomo de carbono estão mais fracamente atraídas em relação ao seu núcleo, em virtude do seu menor número de prótons. O hidrogênio é o menor deles, pois apresenta apenas uma camada eletrônica. T34: D T35: A T36: E T37: C T38: A T39: 01 + 02 + 04 + 08 = 15.

GABARITO - MICRO-REVISÃO 1 T40: E T41: A T42: 01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31. T43: B T44: C T45: A

GABARITO - MICRO-REVISÃO 2 T46: A T47: B T48: C T49: 01 + 02 = 03 T50: E

GABARITO - MICRO-REVISÃO 3 T51: D T52: B T53: A T54: V – V – V – V – F T55: A T56: C

Page 12: RAIOS ATÔMICO & IÔNICO 04. (UDESC) Regras de Prioridade …

12