r-11-fil-d

2
1 3.2.3.2.2.1.3.2.2 a) Descubra o tipo de raciocínio presente em cada exemplo. A Argumentos com base em exemplos O filho é como o pai. O pai fuma e bebe. Logo, o filho fuma e bebe. B Argumentos por analogia C O professor disse que a Madeira é uma ilha. Logo, a Madeira é uma ilha. C Argumentos com base na autoridade Sócrates é homem. Logo, Sócrates era insatisfeito. D Argumentos sobre causas a, b, c e d são vermelhas. Logo, todas as letras são vermelhas. E Argumentos dedutivos D Caí porque escorreguei. b) Apresente os seguintes argumentos na forma padrão: indicar as premissas e a conclusão em cada exemplo. b1 - Os ratos entram em fuga porque algum gato está a miar algures. b2 - Atendendo a que a vida é breve, há que ser prudente nas escolhas, pois algumas possibilidades diminuem o nosso tempo de vida. b3 - A vida escolar devia ser alegre e interessante, desde que os alunos encontrassem nos estudos o sentido do seu esforço e pressupondo que os professores fossem capazes de temperar a desmotivação com a quantidade de sal adequada. b4 - As bebidas alcoólicas e as drogas são autênticos venenos. É por isso que todos sabem que as drogas, em doses desreguladas, representam um problema social, pela razão de que umas porque provocam dependência e outras pelo fato de destruir o organismo e as relações sociais.

Upload: martinho-macedo

Post on 26-Mar-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

1

3.2.3.2.2.1.3.2.2 –

a) Descubra o tipo de raciocínio presente em cada exemplo.

A A

Argumentos com base em exemplos

O filho é como o pai. O pai fuma e bebe.

Logo, o filho fuma e bebe.

B

Argumentos por analogia

C

O professor disse que a Madeira é uma ilha.

Logo, a Madeira é uma ilha.

C

Argumentos com base na autoridade

Sócrates é homem.

Logo, Sócrates era insatisfeito.

D

Argumentos sobre causas

a, b, c e d são vermelhas.

Logo, todas as letras são vermelhas.

E

Argumentos dedutivos

D

Caí porque escorreguei.

b) Apresente os seguintes argumentos na forma padrão: indicar as premissas e a

conclusão em cada exemplo.

b1 - Os ratos entram em fuga porque algum gato está a miar algures. b2 - Atendendo a que a vida é breve, há que ser prudente nas escolhas, pois

algumas possibilidades diminuem o nosso tempo de vida.

b3 - A vida escolar devia ser alegre e interessante, desde que os alunos

encontrassem nos estudos o sentido do seu esforço e pressupondo que os

professores fossem capazes de temperar a desmotivação com a quantidade de sal

adequada.

b4 - As bebidas alcoólicas e as drogas são autênticos venenos. É por isso que todos

sabem que as drogas, em doses desreguladas, representam um problema social,

pela razão de que umas porque provocam dependência e outras pelo fato de

destruir o organismo e as relações sociais.

2

C) Investigue os termos e a forma dos seguintes silogismos. c1 - Os gatos são mamíferos. Alguns mamíferos são siameses. Os siameses são gatos. c2 - Todos os coelhos têm quatro patas. Todos os coelhos são mamíferos. Todos os mamíferos têm quatro patas. c3 - Os portugueses não são livres. Os crentes são portugueses. Alguns crentes são livres. c4 - Todos os ingleses são pintores. Alguns futebolistas são ingleses. Alguns futebolistas são pintores. c5 – Todo o vivente é rastejante. Nenhum homem é rastejante. Nenhum homem é vivente. c6 - Os seres que sofrem são animais. O homem é sofredor. Alguns homens não são animais. c7 - Todos os répteis são animais de sangue frio. Alguns caracóis são animais de sangue frio. Todos os caracóis são répteis.

Depois de te esforçares, já podes consultar as .

Professor: Martinho Macedo