quinta-feira 6 outubro de 2011 · jornal de ... · embora milhões de pessoas sofram, em todo o...

32
Quinta-feira 6 Outubro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1671 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa ACTUALIDADE PÁGINA 06 Revista SÁBADO mostra sete histórias de negócios de sucesso em altura de crise FAMA & TV PÁGINA 25 Maratona televisiva na SIC para assinalar os 19 anos da estação de Carnaxide ACTUALIDADE PÁGINA 08 Angela Merkel e Durão Barroso admitem alterar o Tratado de Lisboa para ‘salvar’ Euro Portugal falha na educação para o tratamento da dor Nem a classe médica recebe formação específica, nem a população é informada dos seus direitos. Mesmo assim, o nosso país causa inveja na Europa: somos dos poucos em que a dor é uma prioridade. EM DESTAK PÁGINAS 02 E 03 FAMA & TV PÁGINA 24 CORREIO DA MANHÃ Cinema com sotaque francês Até 8 de Novembro, seis cidades vão receber a 12.ª Festa do Cinema Francês. SUGESTÕES PÁGINA 09 Maternidade Alfredo da Costa pode perder dez anestesistas GRANDE LISBOA PÁGINA 04 FIM DE SEMANA Martinho da Vila em Portugal Lisboa, Porto e Évora vão receber concertos do popular cantor brasileiro. MÚSICA PÁGINA 11 Os segredos das serviçais As criadas negras de um Mississípi da década de 60 protagonizam ‘As Serviçais’. CINEMA PÁGINA 12 Cavaco Silva reivindica fim das ilusões em Portugal ACTUALIDADE PÁGINA 05 Ronaldo, o goleador que traz vitórias à Selecção, está apto DESPORTO PÁGINA 21 Galã misterioso José Fidalgo tem uma necessidade diária de aprendizagem. Na novela ‘Rosa Fogo’ é ele que nos ensina a ser um terrível vilão.

Upload: vuque

Post on 10-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quinta-feira 6 Outubro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1671 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

ACTUALIDADE PÁGINA 06

Revista SÁBADO mostra sete histórias de negócios de sucesso em altura de crise

FAMA & TV PÁGINA 25

Maratona televisiva na SIC para assinalar os 19 anos da estação de Carnaxide

ACTUALIDADE PÁGINA 08

Angela Merkel e Durão Barroso admitem alterar o Tratado de Lisboa para ‘salvar’ Euro

Portugal falha na educação para o tratamento da dor Nem a classe médica recebe formação específica, nem a população é informada dos seus direitos. Mesmo assim, o nosso país causa inveja na Europa: somos dos poucos em que a dor é uma prioridade.

EM DESTAK PÁGINAS 02 E 03

FAMA & TV PÁGINA 24

CORREIO DA MANHÃ

Cinema com sotaque francês

Até 8 de Novembro, seis cidades vão receber a 12.ª Festa do Cinema Francês.

SUGESTÕES PÁGINA 09

Maternidade Alfredo da Costa pode perder dez anestesistas

GRANDE LISBOA PÁGINA 04

FIM DE SEMANA

Martinho da Vila em Portugal

Lisboa, Porto e Évora vão receber concertos do popular cantor brasileiro.

MÚSICA PÁGINA 11

Os segredos das serviçais

As criadas negras de um Mississípi da década de 60 protagonizam ‘As Serviçais’.

CINEMA PÁGINA 12

Cavaco Silva reivindica fim das ilusões em Portugal

ACTUALIDADE PÁGINA 05

Ronaldo, o goleador que traz vitórias à Selecção, está apto

DESPORTO PÁGINA 21

Galã misteriosoJosé Fidalgo tem uma necessidade diária de

aprendizagem. Na novela ‘Rosa Fogo’ é ele que nos ensina a ser um terrível vilão.

5ª Feira · 6 de Outubro de 201102 ·

Em Destak

DOR Portugal é um dos poucos países da União Europeia que tem um Programa Nacional de luta contra a Dor

Um exemplo vindo do sul

ficuldades: «É preciso ter mui-ta paixão, acreditar e ter fé.»

Portugal destaca-se ainda como um dos poucos países da União Europeia em que a dor é vista como prioridade no Serviço Nacional de Saúde. «Começámos há 12 anos e, desde então, foi preciso falar, falar, falar muito», explicou a médica nacional, que não

É difícil fugir-lhe, tor-nando-se presença cons-

tante no dia-a-dia de milhões de pessoas. Um fantasma que ensombra os bons momentos e alimenta os maus. Os que dela sofrem são privados da normalidade, condicionados no trabalho, em casa, na rua. No entanto, a dor continua a ser definida como um sinto-ma, tardando o reconhecimen-to do seu estatuto de doença. Numa Europa onde poucos são os países com um plano nacional que contemple a dor, Portugal destaca-se como um exemplo a seguir.

«Não foi fácil», admitiu perante uma plateia surpre-endida Beatriz Craveiro Lo-pes, coordenadora da Unida-de de Dor do Hospital Garcia de Orta, em Almada, convida-da de um simpósio sobre o im-pacto social da dor. No Centro de Congressos de Hamburgo, na Alemanha, no decorrer de um congresso que reuniu cer-ca de quatro mil especialistas e onde o Destak esteve presen-te, a médica deu conta das di-

Mas nem tudo é bom: falta-nos formação dos médicos e um programa de educação para a população.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

escondeu a preocupação com o impacto da crise nesta área. «O que vai acontecer no futu-ro é a grande questão», acres-centou. «Não sabemos qual vai ser o impacto da crise, mas es-tamos optimistas.»

O que nos faz falta Com um acesso dos doentes ao tratamento da dor, que co-

123RF

Embora milhões de pessoas sofram, em todo o mundo, com dor, esta continua a ser tratada como sintoma e não como uma doença

Viver com dor Foi em 1992 que a actriz Kathleen Turner passou a enfrentar o diagnóstico de artrite reumatóide e, com ele, uma dor permanente. «De repente, o ser bonita e sexy não interessava. O mais importante era conseguir andar sem dor», disse.

loca o País numa posição con-fortável, Portugal acaba por falhar a vários outros níveis. Primeiro, a dor não é tema de estudo nas escolas médicas; depois, o País não dispõe de um programa de educação para o público em geral que, entre outras coisas, passe a mensagem de que o acesso ao tratamento da dor é um direi-

to. Finalmente, não tem tam-bém investigação financiada pelas autoridades de saúde.

A informação resulta de uma avaliação dos progressos neste campo, levada a cabo pela Federação Europeia das Associações para o Estudo da Dor (EFIC), anfitriã do con-gresso, que permite identifi-car «o estado actual» da si-tuação na Europa.

Estatuto devido Reconhecer à dor o estatuto de doença foi um pedido recor-rente em Hamburgo. Um reconhecimento que, dizem os especialistas, já tarda. Dez anos depois da Declaração de Montreal, que tornou o acesso ao tratamento da dor uma obrigação dos serviços de saú-de, «as acções foram limitadas e a exposição não muito gran-de», afirmou Hans Kress, pre-sidente da EFIC. «É preciso fazer mais», reforça, definin-do uma meta: «Colocar a dor na agenda dos políticos.»

E embora há cerca de duas semanas, numa resolução adoptada a propósito das doenças não infecciosas, o Par-lamento Europeu tenha feito o reconhecimento da relevância da dor crónica, indicando a necessidade urgente de ser tida em conta, «ela continua a ser vista como um sintoma», acrescentou a mesma fonte. «Este é, sem dúvida, um passo, mas há muitos mais para dar.»

«É preciso colocar a dor na agenda dos políticos»

Hans Kress PRESIDENTE DA EFIC

IMPACTO

Problema custa 500 milhões de dias de trabalho Afecta até 19% da população euro-peia, revela um estudo recente. Ao todo, 21% dos doentes que vivem com dor crónica enfrentam-na há mais de duas décadas. E 40% não estão satisfeitos com a forma como a dor é gerida. Em toda a Europa, a dor crónica é responsável por cerca de 500 milhões de dias de trabalho perdidos todos os anos, o que custa à economia do Velho Continente qualquer coisa como 34 mil milhões

de euros. Por tudo isto, há que Change Pain ou, em português, Mudar a Dor. É isso que se pretende com uma campanha, a apresentar pela Grünenthal na próxima semana, dedicada à luta contra a dor. O objectivo é, explica a médica Ana Cristina Mangas, representante

portuguesa no Advisory Board Internacional desta iniciativa, «aumentar o conhecimento sobre as necessidades dos doentes com dor crónica intensa e desenvolver soluções para melhorar o controlo desta dor».

CANCRO

Alívio insuficiente para os doentes oncológicos

Cerca de 40% dos europeus que lutam contra o cancro sofrem de dor

neuropática. Mas a elevada percen-tagem não se traduz em medicação registada especificamente para esta doença. O que significa que o alívio é insuficiente. «Neste momento, nenhum dos analgésicos frequente-mente usados está registado para tratar os sintomas neste grupo de doentes», afirma Hans Georg Kress, presidente da EFIC. E embora alguns países disponham de guidelines para o seu tratamento, noutros ele não existe. «Quando se trata de aliviar o sofrimento de doentes em estado grave, isso não devia depen-der do país europeu em que vivem», defende, reforçando a necessidade da criação de guidelines europeias.

MEDICAÇÃO

Urgente tornar os canabinóides disponíveis na UE Os especialistas não têm dúvidas: os canabinóides, em que se inclui a cannabis, ajudam no alívio da dor.

AS FA

CES

DA D

OR

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 · 03

Ainda não se sabe de que forma a crise vai ter impacto nes-ta área. Mas Beatriz Craveiro Lopes mos-tra-se optimista

Os especialistas há muito que pe-dem que a dor seja reconhecida como doença, e não como apenas mais um sintoma

Em Portugal, a dor é reconhecida pelo Serviço Nacional de Saúde, o que nos torna um exemplo a seguir na Europa

Um desespero chamado dor Uma aparatosa queda, na sequência de uma cena do filme Syriana, tornou a dor de costas uma presença constante na vida do actor George Clooney. De tal forma que chegou a pensar, disse, «acabar com tudo».

PUB

Já passaram dez anos desde que a Declaração de Montreal tornou o acesso ao trata-mento da dor uma obrigação

Algumas respostas, muitas questões

O que é a dor crónica? Definida como um estado per-sistente de dor, em que a cau-sa não pode ser removida ou tratada, torna-se uma doença, ao contrário da dor aguda, que tem a função de aviso e pro-tecção no organismo.

Quais são os diferentes tipos de dor crónica? Entre os tipos conhecidos des-

DOR CÓNICA

ta dor, contam-se a dor nas costas, dor osteoporótica, can-cerígena ou dor neuropática.

Qual o impacto na qualidade de vida? É, dizem os especialistas e os doentes, enorme. Para além do sofrimento constante, o doente pode ainda ter dificul-dades em dormir, ter mobili-

dade reduzida e vir a sofrer de depressão.

Há tratamento? O objectivo é o alívio da dor, já que uma erradicação da mes-ma pode não ser possível. Mas tendo em conta a sua natureza complexa, é necessária uma abordagem multifacetada, físi-ca, psicológica e farmacológica. São normalmente usados opiói-des fortes, mas é difícil manter o equilíbrio entre o alívio e a capacidade de tolerar a medi-cação. Por isso, 30% dos doen-tes não cumpre o tratamento.

80%

dos idosos com mais de 65 anos que vivem em lares da terceira idade sofrem de dor crónica. 40%

dos doentes com cancro sofrem de dor neuropática, mas não existe qualquer medicamento registado para a combater. 60%

dos amputados sofrem dor fantasma no membro que perderam, não havendo quase nada a fazer para os ajudar. 1

em cada cinco europeus vive com dor, problema enfrentado de forma cons-tante, todos os dias, para um em cada 11 cidadãos. 100

milhões de pessoas são afectadas, todos os anos, com dor crónica nos 27 países da União Europeia. 19%

dos doentes com dor mode-rada ou severa perderam o emprego, o que é apenas um dos indicadores dos elevados custos sociais deste problema. 2%

dos doentes europeus são tratados por um especia-lista em dor, uma minoria. 21%

dos europeus sofrem há mais de 20 anos com dor crónica. Uma forma de dor que afecta até cerca de 19% da população europeia.

A dor em números

Por isso, pedem que estas drogas pas-sem a estar disponíveis por toda a UE e que os seus custos sejam comparticipa-dos. «Trata-se, em muitos casos, de uma opção apropriada e indispensável», defende o presidente da EFIC. O que, acrescenta, «nada tem a ver com a legalização do cultivo da marijuana». ENVELHECIMENTO

Idosos negligenciados na investigação e no tratamento da dor Velhos são os trapos, costuma dizer-se, mas no que à dor diz respeito, a máxima

parece não ter aplicação. «No grupo etá-rio dos maiores de 65, 50% das pessoas que vivem em casa e 80% das que se encontram em lares de idosos sofrem dor crónica. Números que se estima venham a aumentar em 70% até 2050», advoga Kris Vissers. «Mas a falta de conhecimento, a falta de investigação

e a falta de financiamento para espalhar este conhecimento vai levar a um subtratamento ou até à falta dele. O que causará um impacto elevado da dor na sociedade», acrescenta. IGUALDADE DE GÉNERO

Especialistas pedem que se acabe com a medicina unissexo Todos iguais, mas todos diferentes. Na dor, a igualdade esbate-se e acentuam- -se as diferenças entre os sexos. Homem e mulher não só são diferentes na forma como a sentem, mas também na reacção

aos tratamentos. A prová-lo está um estudo espanhol que encontrou «dife-renças significativas na intensidade da dor, crenças e na forma como eles e elas lidam com a dor». É por isso que os espe-cialistas pedem o fim de uma medicina unissexo, que deixe de ignorar as dife-renças que os médicos já confirmaram.

É um problema constante para milhões de pessoas, mas há ainda muito para conhecer.

5ª Feira · 6 de Outubro de 201104 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

CAMPOLIDE

Abertos concursos para atribuição de hortas urbanas

A Câmara de Lisboa abre ho-je as candidaturas para atri-buição de cerca de 40 hortas urbanas na Quinta da Granja e nos Jardins de Campolide, com preços entre os 55 e os 100 euros anuais. A estes valores acresce ainda uma comparticipação pelos custos suportados com o funciona-mento das partes comuns dos parques.

TURISMO

Troiaresort recebe festival da Ostra entre sexta-feira e domingo A autarquia de Setúbal orga-niza no próximo fim de se-mana o Festival da Ostra, que se estende ao Troiaresort através de diversas iniciati-vas gastronómicas e culturais e workshops que convidam os visitantes a contactar com este molusco. Recorde-se que a ostra é própria do Es-tuário do Sado, mas também de mares que não sejam muito frios ou poluídos.

ENSINO SUPERIOR

Universidade de Lisboa contra eventual aumento de propinas O reitor da Universidade de Lisboa rejeitou a possibilida-de de aumentos nas propi-nas, por considerar essa situação insustentável para os alunos, e pediu liberdade de gestão. «O Estado não nos pode dar 50 e querer contro-lar 100», defendeu Sampaio Nóvoa. Em resposta ao pe-dido de mais autonomia, o ministro da Educação disse concordar com a exigência.

PINTURA

Artistas solidários com Alzheimer fazem exposição em Cascais

Júlio Pomar, Graça Morais, Eduardo Nery, Paulo Ossião, Pedro Calapez e Sofia Areal são algumas das 38 persona-lidades da Pintura Portugue-sa que participam com Obras para venda na I Grande Expo-sição Artistas Solidários com Alzheimer Portugal. A inau-guração da exposição está marcada para as 18h30 de amanhã no Centro Cultural de Cascais.

10 SEGUNDOS

Substância alucinogénia A PJ apreendeu 30 litros de uma substância alucinogé-nia (ayahuasca) numa ope-ração em Lisboa e Cascais.

O funcionamento da Maternidade Alfredo

da Costa está em risco porque a maioria dos anestesistas se recusa a aceitar o novo pa-gamento proposto e ameaça deixar a instituição, mas a administração desdramatiza a situação. Em causa está o cum-primento de um despacho do Ministério da Saúde de 18 de Agosto, que fixa novas tabelas para o pagamento de pessoal médico em regime de pres-tação de serviços – algo que afecta dez dos 16 anestesistas da unidade.

Segundo a Lusa, o diploma define 25 euros por hora para os médicos não especialistas e 30 euros por hora para os es-pecialistas, valores que só po-dem ser ultrapassados até ao dobro, caso haja «risco de en-cerramento de serviços». Fon-tes médicas ligadas à especiali-dade de anestesia contaram à agência de notícias que dos 16 anestesistas que trabalham na MAC dez fazem-no em regime de prestação de serviço, e a es-tes foi proposto inicialmente um valor de 30 euros por hora,

SAÚDE Conflito entre valores a serem pagos aos anestesistas pode colocar em risco Alfredo da Costa

Maior maternidade do País pode perder dez anestesistasInstituição tem valores em dívida aos anestesistas, que querem ganhar 55 euros/hora e não 45.

MADALENA BARBOSA

montante que recusaram – o objectivo é 55 euros/hora. As mesmas fontes disseram que, além de considerarem um va-lor baixo, estão ainda em causa dívidas da MAC a estes profis-sionais referentes a oito meses. Os anestesistas exigem o paga-mento do mês de Julho e deci-diram que não aceitarão mais um mês a trabalhar por 45 eu-

ros à hora. O presidente do con-selho de administração Jorge Branco assegurou que a mater-nidade conseguirá funcionar apenas com os seis especialis-tas com que conta nos quadros, pelo menos no imediato. A MAC é a maior maternidade do País, tendo ali nascido desde o início do ano mais de 4350 crianças.

Conselho de administração assegura que o serviço continuará a ser assegurado com os seis especialistas

4350 crianças nasceram desde o início do ano na Alfredo da Costa

Incêndio em Lisboa fere sem-abrigo e bombeiro

O incêndio que defla-grou ontem num edifício

desabitado na Rua da Alegria, junto ao Jardim Botânico, em Lisboa, provocou dois feridos, adiantou à agência Lusa fon-te dos bombeiros.

Depois de ter deflagrado cerca das 12h20, no número 74, o incêndio durou algumas horas e acabou por ficar em fase de rescaldo ainda a meio da tarde, disse fonte dos Sa-padores Bombeiros de Lisboa, que tiveram no local 41 ho-

INCIDENTE

mens apoiados por nove via-turas, assim como Bombeiros Voluntários de Lisboa e da Ajuda. Segundo a mesma fonte, um sem-abrigo que se encontrava no edifício inalou fumo e foi transportado para o Hospital de S. José, tal como um bombeiro estagiário, que acabou por sofrer queimadu-ras de primeiro grau.

As causas do incêndio permanecem desconhecidas. Segundo o vereador da Câma-ra de Lisboa com o pelouro da Protecção Civil, Manuel Brito, as pessoas dos prédios vizinhos chegaram a ser avi-sadas de que poderiam ter de ser evacuadas, mas tal não foi necessário.

Estiveram na Rua da Alegria 41 bombeiros e nove viaturas

LUSA

Municípios vão iniciar pagamento de dívidas

Os municípios de Setúbal, Alcochete,

Seixal e Barreiro deverão assinar este mês com a AMARSUL, empresa de tratamento e valorização de resíduos sólidos urba-nos, um plano de pagamen-to das dívidas vencidas, que ultrapassam os 9 milhões de euros. De acordo com dados fornecidos à Lusa, os nove municípios tinham em Junho 12,4 milhões de euros em dívida vencida.

SETÚBAL

Tratamento de resíduos atinge dívida de 12,4 milhões de euros

ANDRÉ NACHO

A bolsda quebrou o ciclo de sessões negativas e o PSI 20

fechou a sessão de ontem a subir 2,86% para os 5.773,49 pontos, num dia marcado por fortes subidas em várias praças europeias.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 5.773,49 2,86

SUBIDAS CONST. DESCI 19 0 1

MAIORES SUB. VAR% FECHO JERÓNIMO MARTINS 5,65% 11,40 GALP 5,05% 13,74 BCP 4,62% 0,18

MAIORES DESC. VAR% FECHO PORTUCEL -0,17% 1,77 REN 0,47% 2,13 SONAE 0,59% 0,51

BOLSA

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 · 05

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

foi ainda mais longe, declaran-do o fim das ilusões: «Temos um longo e árduo caminho a percorrer, para o qual quero alertar os Portugueses.»

Os «grandes sacrifícios» exigidos aos cidadãos nacio-nais não ficaram também de fora do discurso, sacrifícios esses que serão «provavel-mente os maiores que esta geração conheceu».

Defensor da União Euro-peia e do Euro, Cavaco Silva reforçou a importância da in-dependência, de sermos nós a resolver os nossos problemas, «de forma livre, soberana e in-dependente. Poderemos ser ajudados em alturas de dificul-dades, mas que nenhum por-

Mas nem tudo é mau. Segundo Cavaco Silva, o País

tem «potencialidades», como o turismo, os oceanos, os mer-cados da reabilitação econó-mica e do arrendamento, o património histórico-cultural, a floresta, os produtos regionais e o «talento» e «dinamismo» das «gerações qualificadas».

Sacrifícios, tempos difí-ceis, economia. As pala-

vras destacam-se, quase sem surpresa, no discurso de Ca-vaco Silva que, ontem, no 101º aniversário da República, re-cordou os «tempos de incerte-za» que os portugueses vivem, salientando as dificuldades. E o Presidente da República

5 DE OUTUBRO Discurso de Cavaco Silva reforça tempos de sacrifícios

O fim das ilusões e o início de um longo caminho para o País

Elogio aos pontos fortes nacionais

O Presidente da República defendeu a UE, mas considera que temos de resolver os nossos problemas.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

LUSA

tuguês tenha dúvida: é a nós, cidadãos desta República, que cabe construir uma economia saudável e encontrar cami-nhos de futuro».

«Trabalhar mais» é preciso, diz Passos CoelhoPedro Passos Coelho concordou com as preo-

cupações do Presidente da Re-pública, cujo discurso classifi-cou de «realista» e «motiva-dor». O primeiro-ministro defendeu ainda que é possível vencer a crise «trabalhando mais» e aplicando-se «nas opor-

REACÇÕES

tunidades para a economia». Mas, para o líder socialista, o caminho da austeridade soma-do à austeridade não levará Portugal ao crescimento sustentável. Para António José Seguro, o importante é a consolidação das contas públi-cas. Para Luís Fazenda, depu-

tado do BE, Cavaco Silva fez «um apelo à população para que encontre alternativas à troika», apelo que «não tem eco na política governativa».

Já o deputado do PCP, Ar-mindo Miranda, concordou com o apelo para um aumen-to da produtividade nacional.

Oposição não desarma nas críticas a Alberto João Jardim

A poucos dias das eleições regionais, a

oposição gasta os últimos cartuchos para evitar nova maioria absoluta de Alber-to João Jardim. O candida-to do PS apelou a que o 9 de Outubro passe a ser um dia histórico para a Madeira, como o 5 de Outubro é para Portugal. Já a CDU alertou que «o povo preci-

ELEIÇÕES NA MADEIRA

Comemorações do aniversário da República estenderam-se ao Palácio de Belém com centenas de pessoas

sa de pão, não de sacrifícios», defendendo que a população não aguenta mais sacrifícios. Com um discurso mais duro, José Manuel Coelho, do PTP, ofereceu papel higiénico, en-tre outras coisas, ao hospital do Funchal, porque o Gover-no Regional «está teso». Tam-bém no Funchal o PND deci-diu instaurar a ‘República da Mamadeira’.

VENDAS A RETALHO

Portugal tem a 3.ª maior queda da UE As vendas a retalho em Portugal tiveram a ter-ceira maior queda da UE em Agosto, ao caírem 4,6% face ao mesmo mês do ano passado, revelam dados do Eurostat.

EMISSÃO DE DÍVIDA

Estado paga juro abaixo dos 5% O Instituto de Gestão do Crédito Público colocou ontem 722 milhões de euros em dívida a três meses, pagando um juro de 4,972%, ligeiramente acima dos 4,931% pagos em 21 de Setembro.

SUBSÍDIO DE NATAL

Taxa extra no IRS engloba mais-valias O corte no subsídio de Natal também vai atingir as gorjetas e as mais- -valias obtidas com a venda de quotas de empresas e imóveis. Os serviços de finanças já receberam as indicações.

JUSTIÇA

Caso Portucale termina este ano O Ministério Público e a defesa dos arguidos do caso Portucale fazem hoje as alegações finais. O processo deverá estar concluído até ao final do ano.

PUB

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 06

O Facebook na luta contra o alcoolismo

Se ele diz que bebe muito, e coloca posts no Facebook a contar como

ficou ‘intoxicado’ no fim de semana, é muito provável que tenha um problema sério com o álcool, revela um estudo publicado há dois dias nos Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine e citado pela revista Time. Partindo da análise do perfil de Facebook de 307 estudantes de duas univer-sidades públicas, os investi-gadores da Universidade de Wisconsin, nos EUA, divi-diram-nos em duas catego-rias: aqueles que falam do seu consumo, e aqueles que não faziam qualquer referência ao álcool. Depois pediram-lhes que preen-chessem um questionário, coisa a que 224 acederam, levando a concluir que as ‘confissões’ na net corres-pondiam à realidade, ou seja que os 35% que diziam beber muito eram, de facto, aqueles que tinham um comportamento de alto risco. Bem vistas as coisas, os que se gabavam das bebedeiras constantes tinham seis vezes mais

probabilidades de terem pro-blemas graves com o álcool do que aqueles que não faziam referência a quanto bebiam. Quando se sabe que o abuso de álcool é responsável por um número crescente de mortes entre os jovens, sendo a causa mais frequente de acidentes de viação, e com uma incidên-cia crescente em doenças do fígado que surgem em idades cada vez mais precoces, os investigadores consideram que este ‘apelo’ deve ser levado

muito a sério. Da próxima vez que vir um comentário destes na página de um amigo, ou de um filho, em lugar de encolher os ombros, desvalorizando-o como exagero de miúdos, ligue-lhe, e fale com ele muito a sério, convencendo-o a pro-curar ajuda, sugerem os inves-tigadores. Ignorar este sinal exterior de comportamento de risco é uma inconsciência.

Os que se gabavam das bebedeiras tinham seis vezes mais hipóteses de te-rem problemas graves

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

Apple apresenta o novo iPhone 4S A Apple acaba de lançar o iPhone 4S, a 5.ª geração do tele-móvel multifunções, dotado de um processador mais potente que o antecessor e de um novo sistema de comandos vocais.

CLICK

cortiça personalizáveis e 100% nacionais; e a Cantê Lisboa, que concebe biquínis exclusivos e que recuperou o investimento em quatro meses.

Como obter financiamento? Se tiver direito a subsídio de desemprego pode candidatar--se à antecipação do subsídio por inteiro. Se não, pode ins-crever-se no Finicia, cujas duas principais modalidades de financiamento são o capi-tal de risco, em que uma socie-dade ou um empresário indi-vidual investe e se torna sócio da sua empresa; e o crédito bancário com garantia.

Deixam trabalhos está-veis ou arriscam todo o

subsídio de desemprego. Pas-sam horas a contactar pessoas para escolher um local e via-jam quilómetros para desco-brir um fornecedor. Quando todos falam nas empresas que fecham, eles abrem as suas – com sucesso. A SÁBADO dá--lhe a conhecer a história de sete portugueses que arrisca-ram e não se arrependem.

Um dos exemplos é Nuno Carvalho, de 33 anos. Traba-lhava como director para a área das refeições do Pingo Doce, gostava do que fazia, mas um dia começou a ques-tionar o seu papel na socieda-de e achou que devia «criar um negócio que acrescentas-se valor ao País, criasse em-prego e deixasse legado». A opção foi criar a Padaria Por-tuguesa, que inaugurou a pri-meira loja em Novembro de 2010 e que hoje já tem quatro.

Outros casos de sucessos são o b.muu, um talho de ham-búrgueres com 15 sabores di-ferentes, que abriu em Feverei-ro e já tem mais três lojas em planeamento; a Ecoemotion, que comercializa produtos de

Conheça os negócios que nascem na crise

D.R.

Elaboração de hambúrgueres com sabores é já uma ideia de sucesso

As 24 horas que Isaltino passou atrás das grades

No dia da detenção, a Polícia de Oeiras deixou

Isaltino Morais sair da autar-quia no interior do BMW conduzido pelo motorista da câmara. Já preso, fez uma consulta médica e foi entrevis-tado por um técnico de rein-serção social. No dia seguinte, logo pela manhã, fez algo que não é comum em presos famo-sos: foi ao recreio passear e falou com outros detidos.

OEIRAS

Crianças só devem ir a funerais com mais de seis anos

Antes dos seis anos, os velórios e funerais

devem ser interditos. Depois desta idade, os especialistas dizem que as crianças podem participar, mas só se tiverem vontade de o fazer. De acordo com a revista SÁBADO, não é tudo mau, esta é uma forma dos mais pequenos participa-rem num ritual de família e de se despedirem de alguém que lhes é querido.

EDUCAÇÃO

Empresas de biquínis exclusivos ou de hambúrgueres gourmet com sabores são apenas alguns dos casos de sucesso relatados pela SÁBADO desta semana.

JARDIM DEPOIS DA DOENÇA Ainda é Alberto João Jardim, mas o ataque cardíaco e uma pequena intervenção cirúrgica fizeram-no deixar de fumar e Lisboa quer impor-lhe dieta por causa da dívida escondida. A SÁBADO revela-lhe o novo quotidiano do líder madeirense que vive momentos nada reco-mendados para cardíacos, nomeadamente a campanha para as eleições regionais. A AGÊNCIA MAIS SECRETA A NSA, Agência de Segurança Nacional, foi criada há 59 anos, conta com mais de 68 mil espe-cialistas anónimos que passam a vida à escuta e tem um orça-mento de 2,7 mil milhões de euros anuais. Na ‘cidade dos espiões’ as paredes das cafeta-rias, corredores e salas têm posters a alertar para a neces-sidade de sigilo e até clubes para gays e lésbicas. WRIGHT MATOU GUINEENSE Em meados da década de 80, George Wright, o americano fo-ragido à Justiça há mais de 41 anos, matou um assaltante na Guiné, mas não foi condenado porque existia uma lei que permitia abater um assaltante, desde que este estivesse no interior da sua propriedade.

OUTROS TEMAS

SÁBADO dá-lhe ainda conselhos para o sucesso e para o financiamento de novos projectos.

Benefícios da nova tarifa com efeito desde 1 de Outubro

As famílias economi-camente mais vulne-

ráveis devem efectuar os pedidos de adesão ao Apoio Social Extraordinário ao Consumidor de Energia até 31 de Dezembro, mas o des-conto é garantido desde 1 de Outubro, revela a Segu-rança Social. Recorde-se que as contas da luz e do gás são mais caras desde Outubro com a subida do IVA de 6 para 23%, mas que o Governo anunciou apoios para as famílias eco-nomicamente vulneráveis. No mesmo dia entrou tam-bém em vigor um apoio ao consumidor de energia.

ENERGIA

70% das mães amamentam os filhos no 1.º mês

A adesão das portu-guesas ao aleitamen-

to materno durante o pri-meiro mês de vida dos be-bés ronda os 70%, uma per-centagem que fica aquém do desejável, lamenta à Lu-sa a presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros. Irene Cerejeira acrescenta que «as mães não valori-zam muito o aleitamento materno» e garante que o ideal seria pelo menos 95% das mães darem leite aos filhos no primeiro mês.

SAÚDE

D.R.

Especialistas recomendam reforço da amamentação

123RF

Adesão à tarifa social até 31 de Dezembro

PUB

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 08

cesso.» Foi desta forma que Angela Merkel justificou a possibilidade de o Tratado de Lisboa ser alterado, uma ideia que Durão Barroso já tinha defendido na semana passada e que ontem voltou a apresen-tar no encontro com a chan-celer alemã.

Segundo Durão Barroso, «poderá ser necessário alte-rar o Tratado com vista a uma maior integração [europeia] se os actuais mecanismos se

«Queremos que o euro seja um sucesso e, por

isso, temos de disponibilizar os meios para atingir esse su-

UNIÃO EUROPEIA Mudanças serviriam para melhorar a integração e garantir o sucesso do euro

Merkel e Durão já admitem alterar o Tratado de Lisboa

Nova recapitalização da banca é hipótese admitida que custaria 100 a 200 mil milhões.

JOÃO MONIZ [email protected]

EPArevelarem insuficientes». Pro-posta que não significa o adia-mento de medidas, até porque «algumas decisões têm de ser tomadas já» para incentivar a confiança dos mercados.

Nesse âmbito, Merkel e Durão apelaram a todos os Es-tados-membros para ratifica-rem rapidamente o alarga-mento do Fundo de Estabili-dade. No mesmo sentido, a lí-der alemã admitiu uma nova recapitalização dos bancos em todo o continente europeu «se tal for necessário». Medida que teria de ser concertada a nível comunitário para evitar uma nova crise no sector.

E as contas já estão feitas. Segundo António Borges, são precisos entre 100 a 200 mil milhões de euros para recapi-talizar os bancos, valor «mo-desto» para o chefe do depar-tamento europeu do FMI.

Alemães querem marco Curiosamente, o empenho da chanceler no euro parece con-trariar a vontade da maioria dos alemães: mais de metade (54%) deseja o regresso do marco como moeda nacional perante a crise que afecta vários países da Zona Euro.

Chanceler alemã esteve ontem reunida em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia

ISRAEL

Nobel da Química entregue a Shechtman

O Prémio Nobel da Quí-mica foi atribuído ao is-

raelita Daniel Shechtman, do Instituto Technion, «pela des-coberta dos quase-cristais». Os quase-cristais, materiais cujos átomos formam padrões geo-métricos regulares que nunca se repetem, eram considera-dos contrários às leis da natu-reza. Daniel Shechtman provou que existem.

BÉLGICA

Formação de governo belga está mais próxima

Os partidos belgas envol-vidos nas negociações

para formar um novo executivo após as eleições de 2010 fecha-ram outro acordo histórico so-bre a reforma do distrito judicial de Bruxelas-Halle-Vilvoorde, chave para diminuir diferendos entre flamencos e francófonos.

ALEMANHA

Partido dos Piratas a caminho do Parlamento

O Partido dos Piratas, que averbou 8,9% dos votos

nas regionais de Berlim, prome-te agora fazer furor a nível na-cional, e apresentou os planos para as legislativas de 2013.

REINO UNIDO

Partido Conservador quer reduzir poder da UE

O partido Conservador britânico vai esperar pela

altura certa para tentar reduzir a influência da União Europeia no Reino Unido, garante o minis-tro dos Negócios Estrangeiros. No entanto, o responsável polí-tico William Hague diz que o Rei-no Unido não se deve aproveitar da actual crise do Euro para reclamar competências de volta ao país.

NO

GLOBOPopularidade de Chávez alcança quase 60%

A popularidade do presidente venezuelano subiu 10 pon-tos entre Julho e Setembro, alcançando 58,9% e a inten-

ção de voto subiu de 31 para 40%. A sondagem surge num momento em que Chávez garante estar curado.

TURQUIA

Erdogan alerta para ameaça nuclear israelita

O primeiro-ministro turco acredita que Israel consti-

tui uma «ameaça» para a região porque dispõe da bomba atómi-ca. Erdogan considera ainda in-justa a pressão sobre o Irão e a falta de controlo de Israel, que nega usar armas nucleares.

MÉDIO ORIENTE

UNESCO aprova criação do estado da Palestina

O conselho executivo da UNESCO aprovou por

maioria uma recomendação pa-ra atribuir à Palestina estatuto de membro de pleno direito na-quele organismo da ONU para a cultura. Os EUA votaram contra.

BULGÁRIA

Dilma recebe mais alta condecoração búlgara

O presidente búlgaro, Georgi Parvanov, con-

cedeu ontem à presidente Dilma Roussef a ordem Stara Planina, a mais alta condeco-ração do país. A presidente brasileira mostrou-se «feliz e emocionada» por visitar pela primeira vez a terra natal do pai, Pedro Rousseff, que emi-grou da Bulgária para o Brasil em 1929.

Bento XVI pede ajuda concreta para o Corno de África O Papa apelou ontem à comunidade internacional para que envie «ajudas concretas» aos milhões de pessoas a passar fome no Corno de África. Bento XVI lamentou ainda as notícias dramáticas que não param de chegar.

Durão Barroso voltou a defender que algu-mas medidas têm de ser tomadas já

O governante grego referiu as dificuldades do seu país

E, mais uma vez, o povo grego parou,

numa greve geral que es-pelha a indignação contra as medidas de austerida-des impostas pelo governo. Escolas, bancos e museus foram algumas das insti-tuições que se mantiveram de portas fechadas, en-quanto muitos dos trans-portes ficaram parados.

Os protestos voltaram, desta forma, a sair à rua, no dia em que o ministro gre-go da Economia, Michalis Chryssohoidis, admitiu, nu-ma entrevista, que a situa-ção do seu país «é bastan-te desesperante». No arti-go, publicado na revista alemã Die Zeit, o governan-te não esconde que é preci-so reduzir «de forma sem-pre mais drástica a renda das pessoas. Os gregos vi-vem a situação actual de forma muito dolorosa».

GRÉCIA

EPA

Ministro admite que situação é «desesperante»

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Portugal vive um momento muito difícil e doloroso, com grave

sofrimento para o povo. Um dos traços mais eleva-dos do carácter da nossa gente é a ausência de ran-cor e recriminação. Apesar de tantas e graves dificul-dades não se anda a tentar procurar responsáveis ou castigar culpados. Somos um povo cordato e plá-cido. Este não é um elemento fortuito, tendo-se verifi-cado repetidamente no passado. Os Governos recém-empossados não costumam ser vingativos, e predomina uma paz podre, onde a culpa morre sempre solteira. Há déca-das que são ínfimos os casos de responsáveis políticos ou administrati-vos julgados por incúria, erro ou crime, e tal não se deve à qualidade média da nossa gestão. Isto tem vantagens e inconvenientes. Compre-ende-se o incómodo de muitos perante a injustiça da benevolência. A impu-nidade após anos de ges-tão danosa e talvez até dolosa passa pacifica-mente. A principal vítima é obviamente a justiça, que nunca chega a ser aplicada. Mas também se evitam averiguações, zangas e aproveitamentos a que estes processos sempre dão azo. A priori-dade agora é salvar o país, não supliciar réus. Assim pessoas evidente-mente responsáveis por erros enormes, e até abu-sos e crimes, que precipi-taram o país numa das maiores crises da sua his-tória, saem calmamente das suas funções para um retiro temporário, alguns em cargos internacionais, onde preparam o regresso como heróis, logo que o povo esqueça. Nestes dias de crise, um único político é censurado pela dívida nacional, Alberto João Jardim. E ninguém conta que venha a ser castigado.

Culpados

www.Destak.pt · 095ª Feira · 6 de Outubro de 2011

Uma coreografia que pode ver de 7 a 9 de Outubro

D.R.

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SÁBADO, 8 OUT.

O Dia D é para Descobrir Visitas, oficinas, jogos, concertos, cursos marcam o lançamento da nova temporada ‘Descobrir – Pro-grama Gulbenkian Educação para a Cultura’. A progra-mação de sábado é variada e para todas as idades. Preços especiais.

ATÉ 31 OUT.

Playmobil está no Alegro Durante este mês, os pais nascidos nas décadas de 70, 80 e 90 mostram aos filhos os brin-quedos que marca-ram a sua infância. O Alegro Alfragide recebe o fabuloso Mundo da Playmo-bil, que expõe colecções antigas e as novidades.

chel Hazanavicius, com o qual Jean Dujardin recebeu o Pré-mio de interpretação mascu-lina no Festival de Cannes. Es-ta exibição realiza-se antes da sua apresentação comercial em França. Ainda na inaugu-ração vai ser apresentado Le Voyage Dans la Lune. Para a sessão de abertura serão pos-tos à venda alguns bilhetes, a partir das 20h de hoje. Os fil-mes repetem, amanhã, às 22h.

Em colaboração com dis-tribuidores portugueses, uma

Depois do sucesso da úl-tima edição, com mais

de 33 mil espectadores, a 12ª Festa do Cinema Francês mostra este ano mais de 140 filmes, em dez salas. Organi-zado pelo Institut Français du Portugal, o festival atravessa o País.

A inauguração é esta noite, às 21h, no Cinema São Jorge, com o filme The Artist, de Mi-

12.ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS Até 8 de Novembro, seis cidades portuguesas recebem 140 filmes

A festa que já é um sucessoFILIPA ESTRELA [email protected]

D.R.

Antestreia de ‘The Artist’ é hoje

PUB

‘Pets’ de Olga Roriz

Para dar início à tem-porada 2011-12, o Tea-

tro Camões apresenta mais uma criação de Olga Roriz. Esta estreia absoluta foi concebida para o elenco de bailarinos da Companhia COR, e sobe ao palco a 7 e 8 Out., às 21h, e no dia 9, às 16h. O universo psicológico do ser humano é o tema de inspiração mais frequente desta versátil coreógrafa. Com direcção e figurinos de Olga Roriz, que também fez a escolha musical ao la-do de João Raposo, o espec-táculo conta com interpre-tação de Catarina Câmara, Maria Cerveira, Marta Lo-bato Faria, Bruno Alexan-dre e Pedro Santiago.

ESTREIA ABSOLUTA

O glamour está de re-gresso à capital para

mais uma edição da Moda Lis-boa, este ano sob o tema Transfusion. A partir de hoje

EVENTO

Transfusion é mote da 37.ª Moda Lisboae até domingo, assista à apre-sentação oficial das colecções de Verão dos criadores portu-gueses, no Pátio da Galé e na Praça do Município.

secção principal de 20 filmes em antestreia vai dar a conhe-cer ao público as obras mais recentes da produção france-sa. Muitos actores e realizado-res acompanham a exibição dos seus filmes.

A festa, com apoio Destak, fica em Lisboa até dia 16, no São Jorge, Cinemateca Portugue-sa e Institut, e segue para Al-mada, de 12 a 16, onde se insta-la no Fórum Romeu Correia. O Porto recebe-a de 18 a 23 Out., e Guimarães de 20 a 23 de Out.

PASSATEMPO

Ganhe convites duplos para 1 filme O Destak oferece cinco bi-lhetes duplos para o filme Les Femmes du 6ème Étage, exibido no Cinema São Jorge, em Lisboa, a 10 de Outubro, às 19h30. Saiba como concorrer no nosso Facebook!

DE GEORGES MÉLIÈS

‘Le Voyage Dans la Lune’ é exibido hoje

A curta-metragem restaurada de 1902 também vai inaugurar a 12.ª Festa, hoje às 21h, no São Jorge. Repete amanhã, às 22 horas, no mesmo espaço.

DE PIERRE SALVADORI

Assista ao filme ‘De Vrais Mensonges’

Esta comédia de 2010 reúne Nathalie Baye e Audrey Tatou. Pode ver amanhã, às 19h30, no São Jorge, ou em Almada, dia 14, às 23h.

DE FRÉDÉRIC SOJCHER

‘Hitler à Hollywood’ desafia a realidade

Também em antestreia, este documentário de 2010 é uma homenagem a Micheline Presle. Um road movie absurdo com Maria de Medeiros a guiar-nos pelos meandros obscuros da História do cinema. Para ver no dia 9 de Outubro, às 19h30, no Cinema São Jorge, e no dia 13 de Outubro, às 21h, em Almada.

TOME

NOTA

Elisa Lisboa, Lídia Fran-co, Teresa Faria e Ro-

meu Costa dão corpo a San-gue Jovem, de Peter As-mussen, que estreia hoje no

ESPECTÁCULO

‘Sangue Jovem’ no Teatro da TrindadeTeatro da Trindade. Até 16 Out., conheça a encenação de Beatriz Batarda, que conta a história de uma mulher só, na casa dos 60.

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011www.Destak.pt · 10

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (N*) PJ 20/ Pearl Jam 2 ( 1*) Mútuo Consentimento / Sérgio Godinho 3 ( 3*) Ao Vivo / Paula Fernandes 4 ( 2*) Nothing But the Beat / David Guetta 5 ( 4*) Cai o Carmo e a Trin-dade / Amor Elec-tro 6 (N*) Duets II / Tony Bennett 7 ( 6*) Aurea / Aurea 8 ( 5*) Ritmo do Amor / Emanuel 9 ( 7*) I’m With You / Red Hot Chili Peppers 10 ( 8*) O Mesmo de Sempre / Tony Carreira * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA POR-TUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

o Circuito Indie e de outro a Avenida Paulista.

O jovem actor Luís Araújo é o comissário do Circuito Indie, que se realiza amanhã e sábado, e vai partilhar algu-mas urgências musicais. O re-sultado é um território entre os limites da pop e da folk, com quatro concertos: You Can’t Win Charlie Brown, Mursego, Noiserv e Maia Vidal.

Do outro lado está a Aveni-da Paulista, que chega a 14 de Outubro. Este programa é a soma de protagonistas da nova música brasileira que, em co-produção com a Ugu-ru, são levados à Sala Princi-pal e ao Jardim de Inverno. Numa noite que é feita de qua-

Nos dias 7, 8 e 14 de Ou-tubro apresentam-se,

na Sala Principal e no Jardim de Inverno, Músicas Novas. Novas porque encontram sínteses e modos de partilha que transportam consigo uma experiência inesperada. Para esta primeira declinação, dois programas. De um lado nasce

CULTURA 8 músicos representam 2 conceitos: Circuito Indie e Avenida Paulista

Música Nova no Teatro São Luiz

Músicas Novas com Circuito Indie e Avenida Paulista são mostradas em vários espaços do S. Luiz.

FILIPA ESTRELA [email protected]

NOISERV

tro actuações, sobem ao pal-co Tulipa Ruiz, Thiago Pethit, Mariana Aydar e Raf Vilar.

–– CIRCUITO INDIE 7 Out., às 21h, na Sala Principal – You Can’t Win, Charlie Brown 7 Out., às 23h30, no Jardim de In-verno – Mursego 8 Out., às 21h, na Sala Principal – Noiserv 8 Out., às 23h30, no Jardim de In-verno – Maïa Vidal AVENIDA PAULISTA 14 Out., às 21, na Sala principal – Tulipa Ruiz, Thiago Pethit e Ma-riana Aydar 14 Out., às 23h30, no Jardim de Inverno – Raf Vilar

Maïa Vidal, Mariana Aydar e Noiserv são três dos músicos presentes nestas iniciativas

A estreia portuguesa de Gloria Gaynor está agen-

dada para o próximo sábado, às 21h30, no Campo Pequeno, em Lisboa. Com 19 álbuns edi-tados em nome próprio e par-ticipação em diversas compi-lações, Gloria Gaynor será sempre recordada pelo mega hit I Will Survive. Este tema incontornável vai estar no alinhamento, no dia 8, assim como os sucessos I Am What I Am, I Never Say Goodbye e Can’t Take my Eyes Out of You. Preço de 22,5 a 75 euros

ESTREIA

Gloria Gaynor em Lisboa Rádio pirata no Farol

Os Oquestrada são os promotores da insta-

lação sonora A Voz do Fa-rol – Sentinela do Tejo, que começa amanhã e vai até 14 de Outubro, no Farol de Cacilhas e na sala de espe-ra da estação fluvial. Esta rádio pirata vai emitir a partir do Farol de Cacilhas, naquela semana e naquele espaço, para celebrar a re-colocação em Almada do Farol de Cacilhas, 20 anos depois de estar nos Açores.

INICIATIVA

Anna Ihlis de regresso

A cantautora sueca Anna Ihlis escolheu

Portugal para ser o primei-ro país Europeu onde será lançado o seu mais recen-te álbum Long Before my Hair Got Black. O con-certo de apresentação é amanhã, pelas 22h, no Mu-sicbox em Lisboa e marca o lançamento europeu do álbum. Neste espectáculo, Anna Ihlis vai partilhar o palco com os portugueses Hipnótica.

LANÇAMENTO

Há festas no Pateo

Depois das festas no Miradouro São Pe-

dro de Alcântara e no novo Hostel, Restaurante & bar The Independente, no Bair-ro Alto, a La Dolce Produc-tions organiza uma nova programação musical. A iniciativa começa no sába-do 8 de Outubro, das 17h às 22h, no Pateo exterior do restaurante The Decaden-te, e é composta por dois momentos, o Pateo ao Vi-vo e DJ set.

MÚSICA AO VIVO

Gaynor vai estar acompanhada por uma banda de excelência

D.R.

A frase é de Ivete Sangalo mas depois de três noites na cidade do rock, sinto que é minha também.. Ivete é festa pura, é alegria. Foi dos concertos mais animados a que assisti. Shakira é sen-sualidade, ritmo, movimento, não desilude. A surpresa pa-ra mim foram os Coldplay, que saíram do habitual regis-to morno para um concerto emotivo.

No palco Sunset amei e pasmei com a sintonia entre Xutos e Pontapés e Titãs e com a alegria contagiante do Zé Pedro que parecia um miúdo de 5 anos. Xutos e Titãs encaixam tão bem que

O QUE É QUE O ROCK IN RIO TEM?

«Rock in Rio é a maior festa que deu certo no mundo»

parece que sempre tocaram juntos. Pontos negativos? Identifiquei alguns. Gostava que houvesse menos gente no recinto e menos atrasos como o dos Gun’s and Roses com os fãs à chuva e à espe-ra quase duas horas. Tam-bém não gostei que o jornal Globo classificasse David Fonseca como ‘música de piquenique que não inco-moda mas também não entusiasma’. Fiquei com von-tade de lhes enviar uns CD do David e uma nota a dizer «isto é das melhores coisas que se fazem em Portugal». Estou a contar os dias para o Rock in Rio Lisboa. Amei.

CARLA ROCHA 2.ª a 6.ª – Café da Manhã - 6h-10h

[email protected]

VOZES DA RÁDIO

Tens entre 8 e 12 anos e gostavas de dar voz a um

pinguim de Happy Feet 2? A Warner Bros e a RFM dão-te a oportunidade de dares voz a uma personagem de Happy Feet 2, que estreia

dia 8 de Dezembro no nosso país. Queremos selecionar um actor/actriz para fazer a dobragem de uma persona-gem do filme Happy Feet 2. Fica atento à RFM e parti-cipa.

Queres ouvir a tua voz no ‘Happy Feet 2’?

CRIS

TA L

EON

AR

D

D.R.

PAULO LEITE

Fim de semana · www.Destak.pt · 115ª Feira · 6 de Outubro de 2011

Um ano após a sua estreia com o álbum

homónimo, Aurea alcan-çou a dupla platina, liderou a tabela de vendas duran-te 40 semanas, ganhou um Globo de Ouro e esgotou o Cinema São Jorge, em Lis-boa. Agora é a vez de o Dol-ce Vita Tejo receber o tema single Busy (For Me) e todas as outras músicas, que já fazem parte do nos-so dia-a-dia. O concerto é hoje, às 21h30, e o convite encontra-se sujeito à lo-tação do recinto.

AO VIVO

Aurea no Dolce Vita

Um dos mais respeita-dos nomes da música

popular brasileira chega a Portugal para três con- certos, inseridos na sua d igressão pe la Europa . Martinho da Vila sobe hoje ao palco do Coliseu dos Re-creios, em Lisboa. Amanhã é a vez do Porto receber o seu espectáculo no Dragão Caixa, um concerto que se-rá seguido por uma after party com Funkyou2, DJ Rui Santoro e DJ Vegas. Por fim, no dia 8 de Outubro, a Are-na d’Évora acolhe o concer- O músico brasileiro apresenta o seu mais recente trabalho e conta com os filhos em palco

CONCERTOS Lisboa, Porto e Évora recebem o consagrado artista brasileiro

Martinho da Vila em PortugalEntre hoje e sábado, Martinho da Vila vai celebrar o seu samba brasileiro em três concertos no País.

D.R.

FILIPA ESTRELA [email protected]

to, que antecede a after party com DJ Moreno, DJ Pedro Reis e DJ Vegas.

As três noites fantásticas de samba têm como ponto de partida o seu mais recente CD/DVD, Lambendo a Cria. Este trabalho é definido pelo próprio como um «encontro musical particular, uma acção entre amigos».

Em palco, Martinho da Vila vai estar acompanhado pela Banda Família Musical, onde toca o seu filho Tunico Ferreira e as filhas Maíra Frei-tas e Juju Ferreira. – – TOME NOTA LISBOA Local Coliseu dos Recreios Horário 6 de Outubro, pelas 21h30 Preço de 15 a 45 euros PORTO Local Dragão Caixa Horário 7 de Outubro, pelas 22h

PUB

O talento de Aurea vai encher o Dolce Vita Tejo Stage

D.R.

Arraial do Século começa amanhãO já tradicional arraial do Instituto Superior

Técnico está quase a chegar à nossa capital, para dar as boas-vindas aos caloiros, e mostrar como se faz a festa universitária.

A partir de amanhã o Téc-nico, na Alameda D. Afonso

FESTA

Henriques, em Lisboa, veste--se com o rigor do traje acadé-mico para receber dois dias de muita festa.

Na sexta-feira, a animação faz-se com o inimitável Quim Barreiros e com a actuaçao de Boca Doce, além da tuna TFIST e do DJ Drop Top.

No sábado, os cabeças de cartaz são Emir Kustu-rica & The No Smoking Orchestra, que vão estar no mesmo palco que os X-Wi-fe. Para começar, a noite aquece com a tuna TUIST e continua pela noite den-tro com o DJ Xinobi.

Fadistas cantam parabéns à Rádio

Cuca Roseta, Celeste Rodrigues, Ricardo Ri-

beiro, Miguel Capucho, Lilia-na Santos e Francisco Sal-vação Barreto são os músicos convidados a cantar os para-béns no 2º aniversário da Rá-dio Amália. Esta noite, a par-tir das 22h, o Salão de Festas da Voz do Operário enche-se de muita música e muita tra-dição.

Com apresentação a cargo do conhecido José Carlos Ma-lato e das habituais vozes da Rádio Amália, este espectácu-lo é um tributo ao fado, mas também aos ouvintes.

2.º ANIVERSÁRIO

A Rádio Amália, que se pode ouvir em 92.0, canta a nossa história, na voz de grandes embaixadores des-ta expressão tão portugue-sa que é o fado. A canção de Lisboa e dos portugue-ses canta o sofrimento, a saudade do passado, a sau-dade de um amor perdido. Canta a dor, a tragédia, a desgraça, os usos e costu-mes, o amor e o ciúme. As crenças e descrenças. A vi-da. As «trovas bizarras e saudades antigas» escu-tam-se na voz sentida e dolorida, dos fadistas de outrora. Mas, o fado portu-guês é também inovador e criativo nas vozes, ditas, da nova geração. Várias vozes, a não perder, já esta noite, em Lisboa. Preço de 10 a 20 euros

Cuca Roseta é uma das fadistas presentes na noite de hoje

D.R.

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011www.Destak.pt · 12

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

MOSTRA

Nimas ao lado da ModaLx O cinema Nimas, em Lisboa, progra-mou para o pró-ximo fim de sema-na a exibição de longas e curtas- -metragens ligadas à moda, no âmbito da ModaLisboa, que decorre entre quinta-feira e domingo. Raiva, de Sally Potter, é exi-bido no sábado.

UNIVERSIDADE

Vídeo U. Frame volta ao Porto O U. Frame – Festi-val Internacional de Vídeo Universi-tário arranca hoje para a sua 4.ª edição, no Pequeno Auditório do Rivoli, no Porto. Uma oportunidade para ver o que se anda a fazer nas salas de aula em Portugal.

Não é todos os dias que estreiam filmes assim

nas salas portuguesas: uma história dura e de coragem, centrada nas criadas afro- -americanas do Mississípi nos anos 1960, é um bom exemp-lo de como a solidariedade hu-mana e o poder da escrita po-dem quebrar todos os tabus e

segredos de uma comunidade e sociedade cínica.

Com um elenco notável e uma realização competente de Tate Taylor – que é mais conhecido como actor e tam-bém assina o guião –, o filme é a adaptação do romance de Kathryn Stockett. A própria autora foi criada por uma cria-da negra no Mississípi e de- morou cinco anos a escrever aquele que foi o seu primeiro livro. Lançado em 2009, As Serviçais foi um sucesso re-pentino junto do público e da crítica, especialmente pela forma tocante como aborda os Direitos Civis numa altura de profunda transformação nos Estados Unidos.

Elenco cheio de talento Emma Stone (mais habituada a participar em comédias) é a jovem estudante Skeeter, que vive enraizada numa socieda-de ‘sulista’ onde todas as famí-lias ‘brancas’ endinheiradas têm criadas negras. São elas que cuidam, ensinam e inspi-ram as crianças brancas que, à medida que vão crescendo, «tornam-se igualmente into-lerantes, como os pais» – diz--se no filme.

A narradora do filme é Vio-la Davis, que interpreta a cria-da Aibileen. Quando Skeeter decide tornar-se escritora, vai convencer Aibileen a dar-lhe uma entrevista secreta sobre a vida como criada. As histó-

ESTREIA | ‘AS SERVIÇAIS’ Filme sobre direitos cívicos centra-se nas criadas negras no Mississípi dos anos 60

Ser ou não ser uma criada

Viola Davis e Emma Stone arriscam-se a serem nomeadas para os Óscares. Tate Taylor é o realizador.

JOÃO TOMÉ [email protected]

D.R.

No filme ‘As Serviçais’ sabemos como criadas afro-americanas eram quase escravas no Mississípi, mas educavam os filhos dos ‘brancos’

O realizador Tate Taylor foi amigo de infância da autora

do livro Kathryn Stockett e tem aqui um regresso ao seu próprio passado. A má da fita acaba por ser a mimada Hilly (Bryce Dallas Howard). Jessica Chastain, Sissy Spacek e Mary Steenburgen também fazem parte do elenco talentoso.

Uma história de amigos de infância

Com a série televisiva dos anos 1980, Black

Adder, Rowan Atkinson atin-giu a fama e o reconhecimen-to no Reino Unido, com a personagem Mr. Bean – série que começou em 1990 e durou cinco anos – atingiu a fama planetária e em 2007 ainda andava a fazer filmes com o mítico ‘bobo da corte’ que não precisa de palavras para fazer audiências rir.

Agora, em 2011, Atkinson volta à personagem Johnny English. Em O Regresso de Johnny English – sequela do

ACÇÃO/COMÉDIA

Mr. Bean volta como Johnny Englishfilme de 2003 –, acompanha-mos o agente de topo do MI7 após ter desaparecido do mapa. Quando aprimorava as suas capacidades numa remo-ta região da Ásia, English é chamado pela agência secreta britânica para evitar uma tentativa de assassinato ao primeiro-ministro chinês. O agente pouco ortodoxo terá de utilizar os mais recentes equi-pamentos tecnológicos para desmascarar uma conspi-ração. Curiosamente, Atkin-son participou em 1983 no fil-me de 007, com Sean Connery.Atkinson volta a ser Johnny English, o agente pouco ortodoxo do MI7

‘Sangue do Meu Sangue’

Com críticas muito positivas e dois pré-

mios no Festival de San Sebastian, o novo filme de João Canijo promete ser um dos melhores filmes portugueses dos últimos tempos. A história é sobre o amor incondicional de uma mãe pela filha e o amor de uma tia pelo seu sobrinho. Canijo aborda a forma como elas estão dispostas a sacrificar tudo para os salvar. Márcia é mãe solteira de dois filhos, trabalha como cozinheira e partilha a sua casa num bairro municipal com a irmã, Ivete, cabeleireira de centro comercial. Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Nuno Lopes e Beatriz Batarda fazem parte do elenco.

DRAMA

Novo filme de João Canijo tem sido elogiado pela crítica

D.R.

‘Medo Profundo’

Tendo como objecti-vo atingir o sucesso

do clássico filme de Spiel-berg, Tubarão, Medo Pro-fundo é mais um filme em 3D a estrear em Portugal. Acompanhamos Sara (Sara Paxton) e os seus amigos, que se preparam para umas férias de banhos de sol e pura diversão no Louisiana. Mas tudo muda quando uma estrela de futebol vê o seu braço decepado por um tubarão. O pânico instala-se.

THRILLER

Tubarões, biquínis e muito suspense não faltam

D.R.

rias chocam a própria Skee-ter, que começa a pedir a mais criadas, como a rebelde Minny (Octavia Spencer), que parti-lhem a sua história para criar um livro nunca escrito.

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 · 21

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

vitória), menos contra a No-ruega, onde o golo da vitória foi de Postiga.

Com quatro golos, o ca-pitão é o melhor marcador da equipa, seguindo-se, com dois, Nani, Meireles, Postiga e os ausentes Danny e Hugo Al-meida. Daí que a presença de Ronaldo, sem limitações, no treino de ontem da Selecção no Algarve sejam boas notí-cias para uma selecção que tem beneficiado muito da sua boa forma. Se Ronaldo marca presença no jogo de amanhã (21h – RTP1) contra a Islândia, o mesmo não acontece com Sílvio, que ainda não recupe-rou de uma pubalgia.

Moutinho admite pressão João Moutinho explicou que o grupo «está tranquilo» e já te-ve «momentos muito piores». «Agora estamos com uma pressão boa, que é a de vencer todos os jogos», disse o médio, que não quis falar de Danny – desejou apenas que esteja bem. Danny pediu dispensa da Selecção por motivos pes-soais e o seu clube, o Zenit, in-formou terça-feira que ele fez uma pequena cirurgia local e que estará apto em cinco dias.

O seleccionador de sub-21, Rui Jorge, quer aproveitar

as fragilidades da Polónia para garantir mais um triunfo, hoje (21h – RTP1), em Rio Maior, em jogo de apuramento para o Euro 2013. Depois da vitória na 1.ª jornada com a Moldávia, o técnico quer manter os triun-fos. Terça-feira, a Selecção defronta a congénere russa, em Moscovo, a partir das 16h.

Existem dois registos e morais diferentes na se-

lecção portuguesa nesta fase de apuramento para o Eu-ro2012. Uma é catastrófica e foi a que deu início à qualifi-cação, a 3 de Setembro de 2010 – Portugal empatou com o Chipre e, quatro dias depois, perdeu na Noruega. Na altu-ra, Carlos Queiroz estava cas-tigado e a equipa foi orienta-da por Agostinho Oliveira. Com Paulo Bento na equipa, só se contabilizam vitórias – quatro – no apuramento.

Mas há outra coisa que dis-tingue os dois momentos da selecção: a presença de Ronal-do. O jogador do Real Madrid esteve lesionado e só voltou à equipa já na ‘era’ Paulo Ben-to. Cristiano Ronaldo marcou em todos os jogos em que par-ticipou (e todos acabaram em

SELECÇÃO Capitão e estrela da equipa está apto

Ronaldo, o goleador, está de volta

Rui Jorge quer nova vitória dos sub-21

Moutinho diz que pressão de vencer é positiva. Portugal joga amanhã e terça a presença no Euro.

JOÃO TOMÉ [email protected]

Ronaldo voltou ontem a treinar sem limitações e pode jogar amanhã

Quatro golos em qua-tro jogos/vitórias é o registo de Ronaldo na fase de apuramento

Actual líder da Liga cada vez mais perto de chefiar a FPF

Fernando Gomes continua a somar

apoios na candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Depois do «inequí-voco» apoio do Benfica, foi a vez de a Associação Na-cional de Treinadores de Futebol considerar o actual presidente da Liga o ho-mem indicado para liderar o futebol nacional. O apoio de vários quadrantes a Fer-nando Gomes levou Filipe Soares Franco a renunciar à candidatura à FPF.

ELEIÇÕES NA FPF

José Mourinho foi suspenso por dois jogos

O treinador do Real Madrid, José Mou-

rinho, foi suspenso por dois jogos na sequência do inci-dente no jogo da Supertaça de Espanha com o treina-dor adjunto do FC Barce-lona, Tito Vilanova. O Co-mité de Competição da Re-al Federação Espanhola de Futebol decidiu também castigar o treinador adjun-to do Barcelona por um jogo. A suspensão será cumprida num futuro jogo da Supertaça de Espanha, pelo que ambos vão poder sentar-se nos respectivos bancos nos jogos da liga.

ESPANHA

D.R.

Treinador português pôs um dedo no olho de Vilanova

EPA

Novos apoios à candidatura de Fernando Gomes

O Sporting anunciou que o futebolista russo

Marat Izmailov foi sujeito, com sucesso, a uma cirurgia ao joelho direito. «O jogador Marat Izmailov foi submetido, com sucesso, a uma inter-venção cirúrgica ao joelho di-reito. A cirurgia foi efectuada no Hospital da Luz, em Lisboa, pelo Dr. Pedro Pessoa. Marat Izmailov já cumpre o progra-ma de recuperação que foi es-tabelecido», referem os leões em comunicado.

SPORTING

Marat Izmailov operado pela terceira vez ao joelho direito

O clube explica que nas próximas semanas irá prestar mais informações sobre a situação do médio. Marat Izmailov falhou grande parte das duas últi-mas épocas devido a pro-blemas no joelho direito, que já o tinham levado duas vezes a recorrer a inter-venções cirúrgicas. Izmai-lov ainda fez parte das opções de Domingos no início da época, tendo até marcado três golos.

Hélder Rodrigues mais perto do título Hélder Rodrigues acabou em terceiro na terceira etapa do Rali dos Faraós e continua em terceiro na geral. O piloto precisa do 7.º lugar para ser campeão do mundo de todo-o-terreno em motos.

CLICKD.R.

BENFICA

Javi García faz treino condicionado O espanhol Javi García trabalhou de forma condi-cionada durante o treino de ontem, numa sessão marcada por ausências de vários jogadores ao serviços das selecções. Entretanto, em Espanha surgem rumores do inte-resse de Sevilha, Villarreal e Espanhol em Saviola.

FC PORTO

Vítor Pereira chama filho de Domingos O FC Porto regressou ontem aos treinos, sem 13 internacionais. Vítor Pereira chamou vários juniores, entre os quais Gonçalo Paciência, filho do treinador do Sporting, Domingos Paciência. De França surge a notícia de que os dragões podem estar interessados em Zakaria Labyad, do PSV. RÂGUEBI

Agronomia vence primeiro troféu A equipa de Agronomia conquistou a Supertaça de râguebi, primeiro tro-féu da época, ao derrotar o GD Direito, por 35-10, num jogo disputado no Estádio Nacional. TÉNIS

Frederico Gil nos quartos de Palermo O tenista português Fre-derico Gil qualificou-se para os quartos-de-final do torneio challenger de Palermo, ao bater o «cazaque» Yuri Schukin por 6-7, 6-4 e 6-2. Gil vai agora defrontar o argen-tino Diego Junqueira.

10 SEGUNDOS

143 GOLOS em 56 jogos

(média de 2,554) fazem da liga portuguesa a 8.ª

mais eficaz da Europa.

LUSA

PUB

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 · 23

Destak.pt

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publica- ções, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Ma-trícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, Antó-nio Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbo-sa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Lu-ís Santana; Nome da Publicação: Destak; Direc-tora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estre-la, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiário), Ma-ria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Perei-ra, Patrícia Susano Ferreira, Vera Valadas Fer-reira; Revisão: Sílvia Lobo; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, Jo-sé Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Du-rán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pe-dro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sér-gio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (as-sistente) ([email protected]); Passatem-pos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Ad-ministração/Redacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Ho-landa 2790-114 Carnaxide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Comer-cial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coor-denadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Mar-garida Rego, Paula Tavares, Ruben Casimiro, Só-nia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordena-dor), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodri-gues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afon-so, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planea-mento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Só-nia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordena-dor); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assis-tente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Perio-dicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Ar-tes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda -

Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

O Destak está também no Facebook! Torne-se fã em des-tak.pt e mantenha-se actualizado com as notícias do dia. Pode ainda habilitar-se a passatempos exclusivos, dar a sua opinião, ou conversar connosco ajudando-nos a melhorar! Já somos mais de 18 000, junte-se a nós!

A MINHA FOTO GRAÇA ROQUE «Ria de Aveiro»

WWW.DESTAK.PT

De Wall Street a Lisboa. De Lisboa a Nova Iorque, a contestação tornou-se ainda mais global. Enquanto se adensam os protestos no centro financeiro de Nova Iorque, ontem com sindicatos de professores, enfermeiros e outros serviços a juntar-se aos mani-festantes ‘Ocupar Wall Street’, um manifesto promove a 15 de Outubro um protesto em Lisboa. Saiba tudo em www.destak.pt

O mais comentado: 1. FC Porto vence em Coim-bra e recupera liderança; 2. Sporting bate Lazio e reforça liderança; 3. Homens a brincar e elas às compras.

O mais lido: 1. Juiz confirma Castelo Branco em vídeo; 2. iPhone 5 revelado terça-feira ao mundo; 3. Joe Jonas ao vivo em Portugal.

DESTAK NO FACEBOOK

CARTAS DO LEITOR

Patriotismo Os portugueses, com os sentidos apurados, têm sentido várias ir-regularidades, ou melhor dizen-do, várias ‘irracionalidades’ que se têm atravessado no nosso caminho. Mas a verdade é que, pelo simples facto de estarmos a pagar taxas elevadíssimas, nas facturas da água e electricidade, e nomeadamente no aumento, inconcebível, dos passes da rede andante dos transportes públi-cos. É com todas estas facturas que nos sentimos lesados. Todo este propósito tem o objectivo, ao que os políticos designam, ‘favorecer a classe mais desfavo-recida da nossa sociedade’. Agora, pergunto: será que nós, a classe média, temos essa obri-gação? Acredito piamente que não. No entanto, acredito e sou apologista de que os mais desfa-vorecidos, assim como os que usam e abusam ‘de rendimentos mínimos’, sejam dignamente ajudados. Porém, essas mesmas empresas, que sem a devida autorização mexem nas bolsas alheias, os ajudem com aquilo que é deles e não com o que é nosso.

Será esta a solução positiva para enfrentarmos a crise? A continuar assim, prevejo que não faltará muito para que a chamada classe média comece a fazer parte da classe mais des-favorecida. Desta forma, como

somos um povo generoso, ape-sar das circunstâncias que nos são impostas, ainda continua-mos a deslumbrar Portugal com generosos sorrisos.

Dulce Pinho VILA NOVA DE GAIA

100 dias de evolução

Passados 100 dias da governa-ção do PSD e da liderança de Pedro Passos Coelho, são visí-veis as medidas já instaladas no país... É notória a evolução na segurança das suas acções por parte deste executivo e conse-quente evolução da nação no caminho da resolução dos pro-blemas. Os contratempos que foram surgindo ao longo destes dias, foram continuamente re-solvidos, sempre com medidas coerentes, sempre com ideias objectivas e esclarecimento aos portugueses. Assim se faz um grande governo, capaz de ultrapassar as adversidades.

Nuno Rocha VIA E-MAIL

Um governo aos apalpanços ‘Eu também sou carenciada’, diz Gabriela Duarte, aluna da Escola Secundária de Padrão da Légua, Matosinhos, a quem foi retirado o Prémio de Mérito do Ministério da Educação, poucos dias antes de ser atribuído. Nuno Crato

está a esgotar rapidamente o seu capital de crédito pessoal. Retirar o prémio de mérito de 500€ é uma medida miserabi-lista e psicologicamente peri-gosa quanto a futuras atitudes comportamentais dos alunos seleccionados. Desmotivação, diminuição da auto-estima. E nós precisamos de cultivar e premiar a excelência e a quali-dade, não é Nuno Crato? E os prémios dos gestores públicos vão para quem? Mantenham as Câmaras Municipais e as Corporações estes prémios.

José Raimundo ST.º ANT.º DOS CAVALEIROS

O bailinho da Madeira

O grande buraco da dívida da Madeira, que o continente des-conhecia?!... Até ao momento veio pôr em pé de contenda en-tre João Jardim e Passos Coelho, tão amigos que eles eram e tor-naram-se rivais, quem diria? Do outro lado do Atlântico, o ‘rei da selva’ já ‘rugiu’ que Passos Co-elho não meteria bedelho na sua campanha, isto mostra que a Madeira não é um jardim, mas do Jardim, e que muitos políticos do partido laranja começam a não se entenderem. E o bailinho da Madeira vai continuar [...] com Jardim a comandar e enviar ‘farpas’ para o continente.

Manuel Pereira ERMESINDE

BRAGA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

25º MÁXIMA

HOJE 14º MÍNIMA

30º MÁXIMA

COIMBRA

HOJE 16º MÍNIMA

28º MÁXIMA

AMANHÃ 12º MÍNIMA

28º MÁXIMA

ÉVORA

HOJE 17º MÍNIMA

34º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

30º MÁXIMA

FARO

HOJE 18º MÍNIMA

28º MÁXIMA

AMANHÃ 21º MÍNIMA

31º MÁXIMA

LISBOA

HOJE 19º MÍNIMA

31º MÁXIMA

AMANHÃ 17º MÍNIMA

26º MÁXIMA

PORTO

HOJE 16º MÍNIMA

24º MÁXIMA

AMANHÃ 16º MÍNIMA

25º MÁXIMA

TEMPO

COMENTÁRIOS DO DIA NO FACEBOOK DESTAK

Euro 2012: «Paulo Bento colocou a Selecção ao seu melhor nível», João Mou-tinho «Claro que sim... o segundo melhor treinador português.» Rudi Bergner «... com tranquilidade...» José Machado Futebol: Espanha: José Mourinho suspenso por dois jogos «Tudo resolvido e tudo

sanado.» João Cruz Azevedo Euro/Crise: Durão Barroso e Angela Merkel admitem alterações ao Tratado de Lisboa «Falam, falam e não fazem nada, acho que de palavras e promessas está o mundo cheio.... trabalhem se é que sabem o que isso é...» Berta Msfp

EPA

5ª Feira · 6 de Outubro de 201124 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

TVI

Sónia, Teresa e Cleide empatadas nos votos Sónia, Teresa e Cleide, com quatro votos cada, são as concorrentes da 2.ª edição da Casa dos Segredos que correm risco de abandonar o reality show da TVI já no pró-ximo domingo, na sequência da noite de nomeações de terça-feira. Das nomeadas pelos nove rapazes do con-curso, a mais surpreendida foi Teresa, que não reagiu bem à situação. Já as adversá-rias reagiram com naturali-dade. As concorrentes terão até ao final da semana para provar aos portugueses que merecem ficar na Venda do Pinheiro.

RUMORES

Shakira e Piqué negam problemas no namoro

«Isso é totalmente falso. Eles continuam juntos e estão muito bem», comentou o porta-voz de Shakira, em reacção às notícias internacio-nais que davam como certo o fim do namoro da cantora com o futebolista Piqué. No Twitter, Shakira provou que

continua feliz ao lado do atleta do Barcelona. «Boa sorte para a selecção espanhola esta semana e ao meu número 3, muah!@3ge-rardpique», escreveu.

‘CASA DOS SEGREDOS’

Doriana e Zé Miguel estão quase noivos

Doriana e Zé Miguel, ambos ex-concorrentes da 1.ª edição do reality show Casa dos Segredos, estão prestes a ficar noivos. Por altura do Natal, o gestor de 35 anos pedirá em casamento a madeirense de 21 anos, numa viagem a Londres. Tal gesto romântico só pecará pela falta do factor surpresa já que contou os seus planos à revista TV Guia. O namoro é recente e começou numa discoteca no Norte, depois de «um copito».

SPORTING

Futebolista Onyewu posou nu para revista

Por estes dias faz a dife-rença na defesa do Sporting Clube de Portugal. Mas os 1,96 metros do norte-ameri-cano Onyewu também impressionaram há dois anos, num ensaio sensual da revista ESPN, para o qual o futebolista posou nu.

NAS

ESTRELASModaLisboa na tv

A SIC e a SIC Mulher são os canais oficiais da 37.ª edição da ModaLisboa, entre hoje e

dia 9, no Páteo da Galé.

«Hoje sou mais feliz do que antes

da explosão» SÓNIA BRAZÃO

ACTRIZ

gem à medida que ia trabalhan-do com os meus colegas, nomea-damente o Rogério Samora, a Cláudia Vieira, a Sandra Bara-ta Belo e o Ângelo Rodrigues. Acredito que não podemos construir uma personagem sem nos relacionarmos com o meio envolvente, seja o espaço ou os actores com quem trabalhamos. Foi fácil tecer cumplicidade com a Cláudia Vieira, a sua apaixona-da na ficção? Conheço a Cláudia já há algum tempo, o que facilita o trabalho de um actor. A Cláudia é uma profissional empenhada, humil-de, dedicada e transmite esse sentimento, influenciando, de forma positiva, quem contrace-na com ela. Já não é a primeira vez que faz de galã. Sente-se bem nesse papel? Ao contrário do que se possa imaginar, fazer de galã é um papel que requer muito de

Como está a ser a expe-riência de dar vida ao Dio-

go da novela Rosa Fogo? Está a ser muito gratificante. Estamos munidos de todas as condições para obter um re-sultado muito positivo. Encon-tramo-nos rodeados de ópti-mos profissionais e enquadra-dos num ambiente bastante saudável. Que características tentou imprimir na personagem? Como foi o trabalho de preparação? Procurei junto da Patrícia Se-queira (directora de projecto), Ana Nave (directora de acto-res), Bruno José (produtor exe-cutivo) e Patrícia Muller (auto-ra) obter o maior número de in-formações referentes a esta per-sonagem. A partir destas direc-trizes, fui moldando a persona-

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

um actor. O papel em si não é estereotipado, uma vez que ‘um galã’ pode ser visto sob diversas formas e gostos, implicando da nossa parte um cuidado ainda maior em cada detalhe. Considero que seja um papel desafiante.

E fazer de vilão interesseiro é um desafio especial? Fazer um bom vilão é um gran-de desafio. Interessa-se por tango ou pela dança em geral? O tango entrou na minha vi-da já há uns anos e despertou

José Fidalgo Gosta de manter o mistério, e que sejam os outros a desvendar, camada a camada, a sua personalidade. Na novela da SIC ‘Rosa Fogo’ dá vida ao vilão Diogo, um galã que representa um grande desafio até porque, ao contrário do que se pensa, este tipo de papel é muito exigente.

«Um actor aprende até ao seu último dia de vida»

TIAGO SOUSA DIAS/CMtamanha curiosidade ao ponto de querer aprender mais, e espero dançar até ser velhinho. Que balanço faz destes seus dez anos de carreira? Como actor, já são 12 anos de carreira. Estou muito feliz e sinto-me verdadeiramente realizado a nível profissional. Só desejo que se repitam por muitos anos. Tem conseguido conciliar a te-levisão com projectos em cine-ma e no teatro. São linguagens que gostaria de explorar ainda mais? Um actor aprende até ao seu último dia de vida e isso é algo que me fascina e que me preenche como profissional e como ser humano. Sinto uma necessidade diária da procu-ra, da novidade, de aprender sempre um pouco mais. É conhecido por defender a sua privacidade (e da sua família) das revistas cor-de-rosa. Cho-ca-o as coisas que se publicam sobre si? Considera que a sua vida familiar não deve interes-sar ao público? Considero que a minha vida familiar e privada não têm tanto interesse como os me-dia cor-de-rosa fazem ques -tão de dar a entender. A cu-riosidade faz parte do gene humano e não sou contra isso, e como tal não me importo de expor certos pontos da minha vida pessoal, mas tudo com peso e medida. Que ideia errada é que os por-tugueses poderão ter de si que gostaria de ver desmistificada? Por mais estranho que pa-reça, essa é uma pergunta muito complicada, mas vou tentar responder. Gosto de deixar no ar a ideia que os outros possam ter de mim e entrego ao destino a missão de tomar conta do rumo dos acontecimentos, clarifican-do-as ou não. O mistério é bom.

«O tango entrou na minha vida já há uns anos. Espero dançar até ser velhinho»

Fama & TV · www.Destak.pt · 255ª Feira · 6 de Outubro de 2011

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Ribeirão do Tempo 15:00 Revelação 16:00 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 19:05 O Preço Certo 20:00 Telejornal 21:00 Futebol: Selecção Nacional

(Sub 21) - Camp. Europa 2013 – Portugal vs Polónia

23:00 Série: Tempo Final «Vida Dupla» é o episódio

desta noite e conta com as interpretações de Ivo Canelas, Lúcia Moniz e João Tempera

23:45 Filme: Alta Traição 01:30 Série: Clínica Privada II

07:00 Zig Zag 14:00 Sociedade Civil 15:30 Com Ciência (R) 15:45 Diário Câmara Clara (R) 16:00 National Geographic (R) 17:00 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:30 Predadoras 18:45 Café Central (R) 19:00 Iniciativa 19:30 Prémios Jovens Músicos: Concerto Grande Final 21:00 National Geographic 21:45 Café Central 22:00 Hoje 22:40 Diário Câmara Clara 22:45 Série: Sem Rasto V 23:45 Trabalho de Actriz,

Trabalho de Actor 01:10 5 para a Meia-Noite

06:00 SIC Notícias 07:00 Edição da Manhã 10:00 Parabéns a Você

Emissão especial sobre a festa de aniversário da SIC

13:00 Primeiro Jornal 14:30 Parabéns a Você 20:00 Jornal da Noite 21:45 Peso Pesado 2 – Diário

Programa apresentado por Bárbara Guimarães

22:30 Rosa Fogo Com Cláudia Vieira, José Fidalgo, Ângelo Rodrigues e Rogério Samora

23:30 Araguaia 00:30 Série: CSI Miami V 01:30 Cartaz Cultural 02:15 Série: Investigação

Criminal II

06:30 Diário da Manhã 10:15 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:15 Ilha dos Amores 15:15 A Tarde é Sua 17:30 Agora é que Conta! 18:30 Casa dos Segredos 2

Bloco Diário 18:45 Morangos com Açúcar IX

Segue o Teu Sonho 20:00 Jornal das 8 21:30 Casa dos Segredos 2

Bloco Diário 21:45 Remédio Santo 22:30 Anjo Meu 00:00 Casa dos Segredos 2

Bloco Extra 01:00 Série: Dr. House VII 02:00 Cartaz das Artes 02:30 Filme a definir

SIC MULHER

21:30 Oprah 22:15 Reconstrução Total IV 23:15 Master Chef I

SIC RADICAL

21:15 Conan O’Brien 22:15 Hell’s Kitchen VIII 00:30 Na Casa Deste Senhor I

SIC NOTÍCIAS

21:00 Jornal das 9 22:00 Edição da Noite 23:00 Quadratura do Círculo

HOLLYWOOD

19:30 Astérix nos Jogos Olímpicos 21:30 Uma Casa na Bruma 23:40 O Nevoeiro 01:25 Apocalypse Now – Redux

AXN

21:30 À Vista Desarmada IV 22:26 CSI Nova Iorque VII 23:20 Castle III

FOX

21:30 Os Reis da Fuga I 22:20 Chicago Code I 23:10 Investigação Criminal: LA I

EUROSPORT

21:00 Desportos de Combate: The Battle

23:40 Ténis: Torneio WTA, Pequim

SPORT TV1

20:20 Grelha de Partida 22:00 Camp. Mundo F1 – Antevisão 22:30 Últimas Notícias 23:10 Premier League World

RTP1 RTP2 SIC TVI OUTROS CANAIS

dos do canal deverá, portanto, ter direito a uma fatia especial do bolo de aniversário e quem sabe se não será alvo de uma ou outra surpresa.

A tarde é deles Já da parte da tarde, Con-ceição Lino e Daniel Oliveira (mentor e apresentador do magazine Alta Definição)

Serão às largas dezenas os convidados da emis-

são especial preparada pela SIC em jeito de comemoração do seu 19º aniversário. Entre as 10h00 e as 20h00 de hoje está prometida uma ou outra conversa saudosista e muita música e animação, numa ope-ração televisiva que terá co-mo pano de fundo os estúdios dos programas Querida Júlia e Boa Tarde.

Pela manhã, caberá à dupla João Manzarra e Júlia Pinhei-ro conduzir a festa. A ocasião terá um duplo significado já que, por coincidência, a comu-nicadora veterana, a grande aquisição da estação de Car-naxide logo no início de 2011, também faz hoje anos, no seu caso 49. A directora de conteú-

EFEMÉRIDE Estação de Carnaxide celebra aniversário com maratona televisiva

SIC apaga hoje 19 velasJoão Manzarra e Júlia Pinheiro (que faz hoje 49 anos) brilham na manhã deste dia de festa.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

D.R.

A directora de conteúdos foi uma das apostas do canal neste ano

PUB

Aos 85 anos a celebridade espanhola casou pela 3.ª vez

A Duquesa de Alba, pessoa com mais títu-

los nobiliárquicos do mun-do (mais do que a rainha Isa-bel ou o Rei Juan Carlos!), casou ontem pela terceira vez, aos 85 anos, com o fun-cionário público Alfonso Dí-ez Carabantes, de ‘apenas’ 60 anos. Nos últimos três anos, Espanha vibrou com este polémico noivado, acompanhando a batalha dos filhos da duquesa que viam em Alfonso um opor-tunista mais interessado na fortuna de 4,7 mil milhões de euros de Cayetana Fitz-James Stuart. À festa num palácio em Sevilha faltaram alguns dos seus filhos.

DUQUESA DE ALBA

Caetana já disse o ‘sim’

EPA

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*

Preencha a grelha de modo a que cada linha, cada coluna e cada quadrado de 3x3 contenha todos os números de 1 a 9

SOLUÇÕES

SUDOKU

Clint no Hollywood

O actor e realizador Clint Eastwood é a estrela do mês no canal Hollywood.

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

fazem as honras da festa, entrevistando algumas das caras mais emblemáticas da estação.

As bonitas apresentado-ras/actrizes Diana Chaves e Cláudia Vieira não faltaram no retrato de família, este ano tirado ‘em casa’ e longe da opulência engalanada de ou-tros tempos mais ricos.

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 26

PUB

NAS

ESTRELASTIRANOS CÉLEBRES

Na série documental ‘Os Maus da História’, o canal História revela, com recurso a provas forenses, o rosto de líderes cujos

actos de crueldade têm desper-tado o interesse dos historiado-res. Alexandre Magno, Júlio César e Cleópatra são algumas das figuras evocadas na série de

EMMY INTERNACIONAL

‘Araguaia’ e ‘Laços de Sangue’ (TV Globo/SIC) estão nomea-das para um Emmy Internacio-nal na categoria de Melhor Tele-

novela. Os vencedores da 39.ª edição destes prémios televisi-vos serão conhecidos a 21 de Novembro, numa gala em Nova Iorque.

oito episódios hoje em estreia, às 22h00. Esta assenta em entrevistas com especialistas, filmagens em locais reais e ima-gens criadas por computador.

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Mantenha o optimismo e os problemas conjugais se resolverão. Saúde: Aposte na prevenção, não tenha receio de ir ao médico. Dinheiro: A sua vida profissional sofrerá grandes alterações.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Deposite mais confiança na sua cara-metade. Saúde: Os traumas de um familiar poderão originar alguns conflitos. Dinheiro: Prepare as alterações que planeou para a sua casa.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Deixe o orgulho de lado e acei-te a ajuda de uma pessoa experiente. Saúde: Mantenha uma atitude positi-va perante a vida. Dinheiro: Esforce-se para que as suas tarefas não se acumulem.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Faça uma análise aos compor-tamentos que tem vindo a adoptar. Saúde: Inicie um tratamento para emagrecer, mas consulte o médico. Dinheiro: Antes de assinar um con-trato, verifique todas as cláusulas.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Exponha as opiniões com cau-tela para não interferir nas decisões. Saúde: Dê especial atenção às dores musculares que sente. Dinheiro: Rodeie-se de colegas opti-mistas.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Desfaça todos os mal-entendi-dos que tanto o têm atormentado. Saúde: Alguns problemas de estô-mago poderão incomodá-lo. Dinheiro: Organize com mais rigor as suas actividades profissionais.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Mostre a alguém mais jovem a importância de certos valores. Saúde: Influência benéfica sobre a sua saúde. Dinheiro: Tenha atenção às suas finanças.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Esqueça os ressentimentos e dê uma oportunidade ao seu par. Saúde: Possíveis problemas cardía-cos. Dinheiro: A disciplina e o trabalho têm a sua recompensa.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Surgimento de novos interes-ses no campo amoroso. Saúde: Não descure a sua saúde. Dinheiro: Os seus chefes estão bem impressionados com o seu desem-penho.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Seja humilde e reconheça que por vezes também erra. Saúde: Evite deixar-se dominar pela insegurança. Dinheiro: Fase positiva da qual deve retirar o máximo proveito.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Sentirá uma maior necessida-de de atenção e de carinho. Saúde: Período sem grandes proble-mas a este nível. Dinheiro: A projecção profissional será favorável aos seus interesses.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: O seu espírito está rejuvenes-cido. Saúde: Evite as gorduras e os fritos. Dinheiro: Os esforços efectuados serão recompensados. Seja caridoso, a caridade é um bem incalculável.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

web’ Joana Martins, rosto de ligação na Internet com os fãs, tem aqui o seu espaço de par-tilha de tweets e posts. Na

versão portuguesa, o con-curso de talentos terá co-mo júri Rui Reininho, Mia Rose, Anjos e Paulo Gonzo.

A Voz de Portugal – programa com estreia a

29 de Outubro na RTP1 sob apresentação de Catarina Furtado – é já uma realidade na Internet. Com mais de se-te mil amigos na rede social Facebook e mais de 1400 audições-online feitas na fase de castings, o programa cati-va já a curiosidade de muitas pessoas e promete angariar ainda mais adeptos, sobretu-do com o site, recém-inaugu-rado, em http://rtp.sapo.pt/ avozdeportugal. Aqui podem ser vistos vídeos de bastidores, as primeiras gravações em estúdio, ac-tuações dos concorrentes e as primeiras fotografias oficiais. Não faltam também entrevis-tas a Catarina. A ‘repórter

Na web já é possível ver vídeos com entrevistas à apresentadora

RTP1 Concurso de talentos com estreia a 29 tem novo site e está no Facebook

‘A Voz de Portugal’ já dá que falar na Internet

CORREIO DA MANHÃ

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 27

5ª Feira · 6 de Outubro de 201128

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 29

5ª Feira · 6 de Outubro de 201130

5ª Feira · 6 de Outubro de 2011 31

PUB