quinta-feira 13 setembro de 2012 e usufrua destas novas infra-estruturas. como os tu-ristas, muitos...

24
Quinta-feira 13 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1877 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Lisboa PUB Peritos alertam que o País vai perder 152 pessoas/dia A manter-se a média de 1,37 filhos por cada mulher e a esperança média de vida, Portugal deve perder um milhão de habitantes nos próximos 18 anos e a desertificação deve alastrar-se ao Litoral. ACTUALIDADE PÁGINA 04 O Terreiro é deles GRANDE LISBOA PÁGINA 02 O Destak foi conhecer o novo “ponto de encontro” dos turistas, a Ala Nascente. JOÃO FERRÃO PUB ACTUALIDADE PÁGINA 03 Ir à farmácia fora do horário de funcionamento pode custar até mais 2,5 euros DESPORTO PÁGINA 06 Benfica estreia Lima no eixo do ataque e ‘roda’ Matic e Miguel Vítor frente ao Bétis FAMA & TV PÁGINA 23 MOV estreia hoje a quinta temporada da série de culto ‘True Blood – Sangue Fresco’ Uma Verdadeira D’Bandada A Baixa do Porto será palco de mais de 50 concertos já no próximo sábado. MÚSICA PÁGINA 17 FIM DE SEMANA A noite com mais glamour do ano É já hoje a noite mais ‘fashionable’ de Lisboa: a Vogue Fashion’s Night Out. SUGESTÕES PÁGINA 18 Stiller & Vaughn em patrulha Ben Stiller e Vince Vaughn brilham na comédia ‘Patrulha de Bairro’. CINEMA PÁGINA 19 PUB

Upload: phamduong

Post on 05-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Quinta-feira 13 Setembro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1877 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Lisboa

PUB

Peritos alertam que o País vai perder 152 pessoas/diaA manter-se a média de 1,37 filhos por cada mulher e a esperança média de vida, Portugal deve perder um milhão de habitantes nos próximos 18 anos e a desertificação deve alastrar-se ao Litoral.

ACTUALIDADE PÁGINA 04

O Terreiro é delesGRANDE LISBOA PÁGINA 02

O Destak foi conhecer o novo “ponto de encontro” dos turistas, a Ala Nascente.

JOÃO FERRÃO

PUB

ACTUALIDADE PÁGINA 03

Ir à farmácia fora do horário de funcionamento pode custar até mais 2,5 euros DESPORTO PÁGINA 06

Benfica estreia Lima no eixo do ataque e ‘roda’ Matic e Miguel Vítor frente ao Bétis FAMA & TV PÁGINA 23

MOV estreia hoje a quinta temporada da série de culto ‘True Blood – Sangue Fresco’

Uma Verdadeira D’BandadaA Baixa do Porto será palco de mais de 50 concertos já no próximo sábado.

MÚSICA PÁGINA 17

FIM DE SEMANA

A noite com mais glamour do anoÉ já hoje a noite mais ‘fashionable’ de Lisboa: a Vogue Fashion’s Night Out.

SUGESTÕES PÁGINA 18

Stiller & Vaughn em patrulha Ben Stiller e Vince Vaughn brilham na comédia ‘Patrulha de Bairro’.

CINEMA PÁGINA 19

PUB

5ª Feira · 13 de Setembro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

As esplanadas são fabulosas durante o dia. No Inverno, têm um espaço interior que vale a pena visitar.

No Solo Itália servem uma gastronomia mediterrânica.

O Museu da Cerveja é museu mas também restaurante.

O Lisbon Story Centre não é só para turistas.

O quiosque da Ginginha do Carmo, também tem queijadas.

Os WC, resultam de um acordo com a Renova, valem a visita.

O Destak foi visitar a Ala Nascente do Terrei-

ro do Paço, que envolveu um investimento de 10 milhões,

TERREIRO DO PAÇO O Destak foi almoçar à nova Ala Nascente, que recebeu um investimento de 10 milhões

Um ponto de encontro de turistas com outros turistas

O objectivo é levar até lá os lisboetas mas, por ora, são os estrangeiros que tomam conta do sítio.

SÍLVIA DOS SANTOS COM ISABEL STILWELL

suportados pela Associação de Turismo de Lisboa e pelos seus concessionários e que se inse-re no Plano Estratégico para o Turismo de Lisboa. Hoje em dia, se for para aqueles lados, pode escolher entre restauran-tes, bares, cafés ou gelatarias, e em breve duas discotecas. E claro o Lisbon Story Centre, que conta a história da cidade, e que se espera seja um ponto--âncora, levando ao local mais gente, que talvez vá ficando por ali e usufrua destas novas

infra-estruturas. Como os tu-ristas, muitos que chegam nos grandes cruzeiros, que o pre-sidente da Câmara quer ver a ficarem mais tempo em Lisboa.

Por enquanto, foi ainda fácil encontrar lugar numa das esplanadas ou dentro dos res-taurantes, apesar de termos ido na hora de almoço e dos es-paços serem magníficos, qua-se museus de design que ape-tecia ficar a admirar. Na ver-dade, a maioria dos ocupantes eram turistas, embora António

Num dia-a-dia apressado, mui-tas vezes confi-nado às zonas mais periféricas

da cidade, é fácil esque-cermo-nos da Lisboa histó-rica, virada sobre o rio, que é tão extraordinariamente bonita. Ter a sorte de passar uma tarde de reportagem no Terreiro do Paço – há empregos bons! – é um acontecimento raro, mas que permite olhar para tudo com outros olhos. Enquanto atravesso aquele espaço árido (não era possí-vel uma sombra?), onde não há um único banco (será que nos querem empurrar para as cadeiras das esplanadas, onde acabamos por consu-mir alguma coisa?), penso em todos os acontecimentos históricos que aqui acontece-ram, mas que vão continuar desconhecidos. É verdade que quem visita o Lisbon Story Centre preencherá essa lacuna, mas não haverá maneira de contar a história a quem por aqui passa? Os monumentos e os espaços só têm sentido se soubermos quem neles viveu, quem pisou aquele chão, quem ali morreu. Mesmo a placa que assinala o assassínio do rei D. Carlos e do seu filho está escondida numa arcada. Não sei o que se podia fazer, mas gostava que alguém inventasse uma solução. Depois caminho pelas ruas adjacentes e encontro imen-sas lojas, very typical, que vendem latas de sardinhas, galos de Barcelos, St. Antó-nios e azulejos, alguns muito bem modernizados, e divirto--me a observar a euforia de um bando de turistas em redor de um negro de cha-péu de palha que toca batu-ques na rua e canta em brasi-leiro, e dou por mim a perce-ber que o nosso futuro passa por vender um passado, onde na realidade nos reve-mos tão pouco. Encolho os ombros e penso que, em ano de crise, é preciso é exportar.

Vamos contar a História dos lugares...

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

COMO NOVO A maioria das pessoas acha que após a reformulação do Terreiro do Paço, o espaço encontra-se mais agradável e bonito. Os espaços interiores também têm um design espectacular. METROPOLITANO O acesso através do metro é uma das grandes mais-valias. Embora a distância da plataforma até à saída ainda exija uma mini-maratona. O horário de fecho da estação é à uma hora, o que dá perfeitamente para um jantar, mas pouco mais... TURISTAS É divertido ficar a ver os turistas passar... até parece que não estamos em Portugal. O facto dos grandes cruzeiros atracarem nas docas próximas permite que venham a pé, e o seu primeiro encontro com Lisboa seja no Terreiro do Paço. António Costa quer que mais barcos deixem Alcântra e passem em frente da praça, que vista do Tejo é magnífica. ANIMAÇÃO A oportunidade de ouvir música, alugar uma bicicleta ou segways.

Sobe

TRANSPORTES O Metro à parte, as pessoas que ouvimos queixam-se da falta de transportes directos, e do preço dos parques nas redondezas. Quatro horas no parque ao ar livre do Corpo Santo custou-nos 5 euros e meio, e o parque coberto da Praça do Município é ainda mais caro. Uma situação a rever, quando se pretende abrir discotecas e tornar o Terreiro de Paço uma zona com vida nocturna... POLICIAMENTO Segundo nos disseram, a falta de policiamento a partir das 19h provoca um sentimento de insegurança nas pessoas. Um dos entrevistados, que tem um negócio ali, relata o encontro de carteiristas, mesmo em frente do Ministério da Adminisração Interna. ILUMINAÇÃO Uma segunda visita à noite permitiu-nos confirmar as queixas de falta de luz, tanto na praça central como nas galerias e nas ruas de acesso. Muito sinceramente, mete medo.

& Desce

Costa deseje fazer do Terreiro do Paço também um ponto de encontro para os lisboetas – vi-mos poucos e pareciam prefe-rir as escadinhas no Cais das Colunas, os pés nas águas do Tejo.

Opiniões de quem por ali passava, havia boas, menos boas e más, mas o balanço final era positivo. Fique com o que de melhor e pior encontrámos, as opiniões dos entrevistados, e os lugares que deve ver pelos seus próprios olhos.

VOX POP

Bruno É francês e encontra-se pela primeira vez em Portugal, tendo como ponto de partida o Terreiro do Paço. «Já fiz uma caminhada pela zona e estou a gostar muito, é bonito isto.»

Armindo «Venho apanhar ar fresco e distrair-me, já vi que esta zona ficou muito engraçada.» Salienta ainda a falta de transportes, «os autocarros poderiam ser directos».

Robert Natural do Canadá, acha que «já não há exposições como havia antigamente, penso que o espaço está vazio comparando com outros tempos e noto a cidade um pouco suja».

Joana e Catarina Duas amigas que costumam visitar o Terreiro do Paço e a zona de restauração. «Gostamos de aproveitar as esplanadas para descansar um pouco e comer um gelado.»

Deemer Natural de Malta, costuma vir a Portugal, sendo que notou diferenças óptimas, «Acho que esta zona de Lisboa está bem melhor, embora adore a parte do Bairro Alto.»

Lauppé Encontrava-se pela primeira vez em Portugal. «Estou com a minha mulher e filho e é a primeira vez que vimos ao Terreiro do Paço, não conheciamos isto, mas estou a gostar muito.»

FOTOS JOÃO FERRÃO

5ª Feira · 13 de Setembro de 2012 · 03

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

POLÍTICA

Seguro reúne-se hoje com Cavaco Depois de ontem ter rece-bido os parceiros sociais, hoje (11h30) o líder do PS reúne-se com Cavaco Silva, que depois à tarde recebe Passos Coelho.

10 SEGUNDOS Gaspar admite «atenuar»

aumento da carga fiscalDepois das muitas críticas a mais medi-

das de austeridade, o mi-nistro das Finanças terá admitido na reunião priva-da que teve com os deputa-dos do PSD e do CDS-PP não aumentar as taxas médias de IRS através da redefinição dos escalões. Nesse sentido, já no Parla-

ORÇAMENTO DO ESTADO

mento, Vítor Gaspar compro-meteu-se a tentar «atenuar» o aumento da carga fiscal com mais cortes na despesa do Estado. Poderão ser essas as «medidas temporárias que permitirão também reduzir o défice» que o governante re-velou que iria ainda aplicar aquando da apresentação do Orçamento do Estado 2013.

PUB

MANIFESTAÇÃO

CGTP vai protestar a 29 de Setembro O Conselho Nacional da CGTP-IN marcou uma Grande Jornada de Luta Nacional para o dia 29 de Setembro, em Lisboa. Já a UGT decidiu não romper o diálogo social, mas tam-bém não afastou o cená-rio de uma greve geral.

SEGURANÇA

Polícias admitem mais manifestações A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia admite protestar caso o Governo não dê uma resposta às questões que continuam por resolver, em vez de «duplicar» os problemas dos polícias.

PARCERIAS PÚBLICAS

Barreto denuncia cláusulas secretas O sociólogo António Bar-reto denunciou a «inacei-tável» existência de «cláu-sulas secretas» nos contratos das Parce-rias Público- - Privadas.

Ainda de acordo com a mes-ma legislação, 44 é o número mínimo de horas que as farmá-cias de oficina podem funcio-nar, devendo estar abertas ao público pelo menos entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 19h00, durante os dias de semana, horário que muda ao sábado – passa a ser entre as 10h00 e as 13h00.

No mesmo dia, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) dava conta dos seus receios com o impacto da crise no sector, es-timando que pelo menos 600 farmácias fechem portas no próximo ano. E a culpa é, acusa, do Estado, responsável por con-duzir o sector «à situação de co-lapso» em que se encontra. À agência Lusa, João Cordeiro,

João Cordeiro defende o pagamento adicional às

farmácias de 0,94 cêntimos por embalagem vendida, valor a suportar pela indústria. O que não se trata de um aumento da despesa do Estado ou dos utentes, mas o resultado de «uma maior equidade».

Até mais 2,5 euros é quanto uma ida à farmá-

cia fora do horário normal de funcionamento pode custar a cada utente. É pelo menos o que define a lei, ontem publica-da em Diário da República, que fixa o valor que as farmácias de turno de serviço permanente ou de regime de disponibilida-de podem cobrar.

SAÚDE Lei publicada ontem define valor adicional cobrado aos utentes

Até 2,5 euros por ir a uma farmácia fora de horas

Farmácias querem pagamento adicional

Cerca de seiscentas farmácias devem fechar no próximo ano e a culpa é do Governo, acusa a ANF.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

PAULO DUARTE

presidente da ANF, falava so-bre as «medidas discricionárias e não avaliadas tomadas pelo Governo» que, em dois anos, di-taram uma redução de 731 milhões no mercado de medica-mentos em ambulatório.

Legislação estipula ainda que as farmácias devem estar abertas pelo menos 44 horas por semana

Rendas das casas aumentam 3,36% no próximo ano

O valor das rendas da ha-bitação deverá aumentar

3,36% em 2013, segundo valo-res hoje divulgados pelo Insti-tuto Nacional de Estatística e citados pela agência Lusa. Os números da inflação para Agosto mostram que, nos 12 meses anteriores, a variação do índice de preços excluindo a habitação atingiu os 3,36%, valor que serve de base ao coe-ficiente utilizado para a actua-lização anual das rendas.

HABITAÇÃO

Novo corte vai afectar 208 mil pensionistas

A redução de 3,5% a 10% nas pensões aci-

ma de 1500 euros vai afec-tar o sector público e priva-do. Segundo explicou à Re-nascença o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, 208 mil pensionistas vão ser penalizados pela medida a partir do próximo ano: 148 mil são da Caixa Geral de Aposentações e 60 mil do regime geral da Se-gurança Social (2% do total).

ECONOMIA

Um em cada dez portugueses tem enxaquecas

Pelo menos 10% dos lusos sofrem com

enxaquecas, avança a rádio Renascença, problema que, além das fortes dores de ca-beça, pode ainda fazer-se acompanhar por vómitos, náuseas ou intolerância à luz e barulho. Com crises que podem ir até às setenta e duas horas, os especialis-tas referem que podem le-var a uma perda de três a seis dias de trabalho por ano.

SAÚDE

5ª Feira · 13 de Setembro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 04

FECUNDIDADE 1,37 FILHOS 2,0 FILHOS 1,6 FILHOS

ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA – MULHERES

82,3 ANOS 86,0 ANOS 86,0 ANOS

ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA – HOMENS

76,4 ANOS 80,0 ANOS 80,0 ANOS

POPULAÇÃO TOTAL

HOMENS 4 572 849 4 872 808 4 765 129

MULHERES 5 013 983 5 298 733 5 196 185

0-14 ANOS 1 144 671 1 458 468 1 261 238

15-24 ANOS 935 752 957 802 944 805

25-64 ANOS 5 068 394 5 099 528 5 099 528

65+ ANOS 2 438 016 2 655 743 2 655 743

Três cenários possíveis para 2030

Já se a fecundidade subir para dois filhos por mulher – um cenário optimista segun-do as autoras do estudo – a re-dução será menos acentuada nos próximos 18 anos (-400 mil habitantes), mas mesmo assim todas as faixas etárias abaixo dos 65 anos sofrem quebras de pelo menos mil habitantes.

A confirmar-se a tendência mais provável, que é a de subi-da moderada da fecundidade para 1,6 filhos por mulher (ver na tabela o ‘Cenário 2’), Portu-gal irá perder 610 mil pessoas.

Desertificação alastra-se E se acha que as localidades do litoral estão imunes a esta per-da populacional, desengane-se. Segundo Maria Filomena Men-des, co-autora deste estudo e oradora na conferência ‘Pre-sente no Futuro, os portugue-ses em 2030’ que se realiza amanhã e sábado, a desertifi-cação do interior deve aproxi-mar-se do litoral nos próximos anos, com maior concentração de população nas regiões do Porto, Lisboa e Algarve.

Daqui a 18 anos podemos ter menos um milhão de pessoas

Como imagina Portugal daqui a 18 anos? Se lhe

veio à cabeça a imagem de uma população mais envelhecida e com menos bebés, saiba que es-se pensamento não está longe da realidade futura. Segundo uma projecção da Associação Portuguesa de Demografia, e a manter-se a tendência ao ní-vel da fecundidade (1,37 filhos por mulher) e da esperança mé-dia de vida (consultar na tabe-la o ‘Cenário 0’), Portugal terá 9,5 milhões de habitantes em 2030, o que representa uma perda de um milhão de pessoas (a um ritmo diário de 152 habi-tantes) que será sentida em to-das as faixas etárias, excepto nos cidadãos idosos (ver quadro).

DEMOGRAFIA Especialistas dizem que redução da população é inevitável

Portugal não consegue contrariar tendência de perda populacional e Litoral não escapa à desertificação.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Actualmente cada mulher portuguesa tem em média 1,37 filhos

SÁBADO diz que poder de compra retrocedeu a níveis de 2004 e taxa de esforço escalou para valor 200% acima da UE.

As novas medidas anun-ciadas pelo Governo vão

fazer com que os trabalhado-res do privado paguem mais 7 pontos percentuais para a Segurança Social; os indepen-dentes mais 1,1 pontos percen-tuais; e será ainda pior para os funcionários públicos.

Uma das questões que se coloca é se realmente os por-tugueses ganham assim tan-to. E a resposta é simples: não! De acordo com o último rela-tório da OCDE, o salário mé-dio anual nacional (depois de impostos) é mesmo um dos mais baixos entre os países da organização: 13 442 euros em 2011, repartido em 14 meses, ou seja, 960 euros por mês. Abaixo ficam apenas países como a República Checa, Es-lováquia, Polónia e Hungria.

Taxa de esforço 200% superiorTrabalhadores lusos são dos que ganham menos na OCDE e desde 2008 perderam 10% do rendimento.

De frisar que até os tra-balhadores gregos e irlan-deses – países que também foram alvo de assistência financeira – recebem mais do que os portugueses: 16 719 euros e 32 241 euros anuais respectivamente.

Na prática, e desde o iní-cio da crise económica em 2008, «o rendimento médio disponível dos portugueses, ricos e pobres, desceu 10%, o que é muito, mas muito significativo», avançou à SÁBADO o economista Sil-va Lopes. E esta estimati-va não contempla ainda as novas medidas: «com isto vai ser ainda pior.»

Já no que respeita ao po-der de compra, e segundo dados do Eurostat, Portu-gal retrocedeu para níveis de 2004 e a taxa de esforço fiscal fixou-se entre «180 e 200% acima da UE», refe-re o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro. De frisar que ca-da cidadão pode contestar os cortes e recorrer para o Tribunal Constitucional.

ELAS MANDAM NA NOITE A SÁBADO foi conhecer a ro-tina de algumas das mulhe-res que gerem bares e disco-tecas lisboetas. Confessam que não é fácil e que há sempre confusão e clientes atrevidos, mas não perdem a euforia da festa. Por exem-plo, Marta Henriques traba-lha 14 horas por dia e ao fim--de-semana para gerir uma das discotecas mais tardias de Lisboa, a Op Art.

LOUCURAS POR ANIMAIS Sabia que há cães que to-mam banho em água mine-ral e que vão ao psicólogo e gatos que têm perfil no Twit-ter e milhares de seguido-res? A SÁBADO revela-lhe as loucuras que as celebridades fazem pelos seus animais. Paris Hilton, por exemplo, tem 17 cães pequenos que vivem numa ‘mansão’ que custou 275 mil euros e têm uma linha de roupa canina.

OUTROS TEMAS

SÁBADO diz que qualquer cidadão pode contestar cortes anunciados por Vítor Gaspar

CENÁRIO 0 (SE A REALIDADE SE MANTIVER

INALTERADA)

CENÁRIO 1 (SE AUMENTAR A FECUNDIDADE E A ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA)

CENÁRIO 2 (SE AUMENTAR DE FORMA MODERADA

A FECUNDIDADE E A ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA)

9 586 832 10 171 541 9 961 314

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

123RF

Actualidade · www.Destak.pt · 055ª Feira · 13 de Setembro de 2012

PUB

NO

GLOBOEUA

O presidente dos EUA condenou o ataque con-

tra o consulado do seu país em Benghazy, na Líbia, que causou

a morte do embaixador norte- -americano e de outras três pessoas. As autoridades líbias já pediram, entretanto, desculpa pelo sucedido.

ALEMANHA

O Tribunal Constitucio-nal alemão aprovou

o novo Mecanismo Europeu de Estabilidade e o Tratado

Orçamental, num acórdão por muitos especialistas conside-rado determinante para o futuro da moeda única euro-peia e para a saída da crise.

OPINIÃO

*ECONOMISTA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO [email protected]

JOÃO CÉSAR DAS NEVES*

Portugal tem um único problema político: o Estado

en-gordou monstruosa-mente. A despesa pública é insustentável e oprime economia e sociedade. Esta é o mal central e ori-gem de todos os outros males, da crise financeira ao desemprego, da recessão à depressão generalizada. Este problema simples tem solução linear: reduzir custos. O único caminho possível é eliminar orga-nismos, dispensar pessoal, repensar a estrutura, alte-rar regras, fazer poupan-ças a todos os níveis. O nosso Estado tem de ser capaz de viver normal-mente com cerca de 85% das despesas que tinha em 2010. Ou seja, gastar hoje, em termos reais, o que gastava há dez anos. Dizendo assim parece fácil, mas obviamente não é. Falamos do Estado, com despesas que são metade do produto nacional e afectam toda a sociedade. Pior ainda, inverter um processo de engorda demora tempo. Como a desconfiança dos credores exige resultados rápidos, é preciso usar expedientes temporários, como subir impostos e cortar salários e pensões. Isso tem apenas efeitos pontuais, inúteis para o problema básico, mas dão-nos tempo até as medidas de fundo operarem. O problema é simples, mas não o querem ver. O Governo, mais de um ano após o início do ajusta-mento, continua a insistir em medidas transitórias, sem impacto estrutural. A sociedade, essa ainda entende menos. Por exemplo, se o Estado tivesse a coragem de enfrentar a questão real, e despedisse funcionários, iria o Tribunal Constitucio-nal permitir? Exigiria despedimentos iguais no sector privado, numa distorcida e tacanha ideia de equidade?

Não querer ver

5ª Feira · 13 de Setembro de 201206 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

O Benfica empatou ontem com o Bétis a

uma bola num jogo em que Jorge Jesus, que ficou na bancada, tem boas e más ilacções a tirar. Pela positi-va a segurança de Matic no miolo, as adaptações regu-lares de Miguel Vítor e An-dré Almeida na direita da defesa e o regresso de Gai-tán, que reforça a seguran-ça na circulação de bola e a objectividade no último terço do terreno.

Pela negativa, a insegu-rança de Jardel no centro da defesa (perdeu várias

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão. O ambiente agradece.

PUB

Ronaldo nega querer novo contrato Cristiano Ronaldo reagiu ontem na sua página de

Facebook às notícias de um possível contrato vitalício com o Real Madrid, dizendo que não está «preocupado com contratos» e quer apenas «vencer todos os jogos».

SPORTING

Godinho Lopes garante os salários em dia nos leões e considera que houve um erro na transmissão da infor-mação pela UEFA e pelos jornais e o clube saiu lesado. O presidente leonino escla-receu que também não há qualquer atraso no paga-mento de impostos e de Se-gurança Social e deu um voto de confiança a Luís Duque.

FC PORTO

Vítor Pereira já contou com quatro internacionais no treino de ontem que serve para preparar o jogo de ter-ça-feira com o Dínamo de Za-greb, da Champions. Miguel Lopes, Moutinho, Varela e Mangala estiveram no Olival.

TÉNIS

Juan Carlos Ferrero diz adeus à modalidade em que chegou a ser o número 1 do Mundo. O espanhol anun-ciou ontem o abandono logo após o Valencia Open 500, disputado em Outubro.

Argentina de Messi travada no Peru A Argentina não foi além de um empate (1-1) no Peru, num jogo marcado pelos gritos por Ronaldo para perturbar Messi. Os ‘portugueses’ Garay, Rojo, Carrillo e Rodríguez foram titulares.

25% do passe de Rojo é quanto o Sporting possui, para o qual pagou um milhão de euros, disse ontem Godinho Lopes.

8 golos em 5 jogos neste início da época tornam Falcao (mar-cou ontem ao Chile) o melhor marcador mundial até agora.

10 SEGUNDOS

PARTICULAR Empate em jogo pouco emotivo e sem velocidade

Benfica marca passoJesus fez algumas experiências frente ao Bétis e Lima não teve uma estreia deslumbrante.

JOÃO MONIZ [email protected]

LUSA

bolas), a inadaptação de Ola John (não mostrou o porquê de ter sido contratado na meia hora que jogou na 2ª parte) e a estreia apagada de Lima: habituado a ser a única re-ferência atacante no Sp. Bra-ga, ontem não esteve feliz a de-finir quando se deveria fixar no eixo do ataque ou procurar espaços nas faixas.

No que foi mais uma parti-da para não perder (muito) rit-mo do que para preparar a sé-rio o primeiro jogo da Liga dos Campeões, o Benfica nunca acelerou muito. Nas únicas vezes que o fez criou perigo e acabou por marcar, através de Gaitán, após incursão de Nolito. Frente ao Celtic as águias terão de jogar melhor.

Gaitán voltou à equipa e mostrou que ainda pode ser muito útil

EPA

PUB

PUB

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCorrida da Linha é sua!5ª Feira · 13 de Setembro de 201208 ·

abertas aos peões, mas tam-bém mais preocupadas em proteger o ambiente.

Um repto que foi parcial-mente aceite por 54 munipícios portugueses, embora apenas 37 tenham aderido ao Dia Eu-ropeu sem Carros (22 de Se-tembro). E destes só 23 têm actividades entre 16 e 22 de Se-tembro, todas elas com objec-tivos bem definidos: encorajar o desenvolvimento de compor-tamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e com a protecção da qualida-de do ar; consciencializar os cidadãos para os efeitos da sua escolha de um modo de trans-porte; e proporcionar aos ci-

«Avançando na direcção certa.» Este é o tema es-

colhido para a edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Se-tembro, o que na prática pas-sa por promover localidades com ar puro e pouco ruído, mais libertas do trânsito e

SEMANA DA MOBILIDADE Mais de meia centena de municípios envolvidos

Promover boas rotinas rumo à direcção certaPromover a qualidade do ar e incentivar as deslocações a pé são dois dos objectivos deste evento europeu.

JOÃO MONIZ [email protected]

VASCO VARELA

Corrida da Linha é uma oportunidade única de praticar exercício

dadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes pú-blicos em vez do automóvel privado e promover a inter-modalidade.

Como tal, também a Corri-da da Linha é uma excelente oportunidade para experi-mentar os benefícios da ausên-cia de carros. Uma benesse ca-da vez mais fácil de repercu-tir no dia-a-dia, com as muitas vias criadas propositadamen-te para a prática desportiva que vão surgindo nos grandes centros urbanos. E se optar pela caminhada, pode desco-brir que afinal não é impossí-vel ir a pé para o trabalho.

Combater a sinistralidade Em parceria com

a Câmara de Lisboa, a MAPFRE vai reforçar o combate à sinistralidade

rodoviária com várias iniciativas.

Energia positiva

Caminhadas e passeios de bicicleta estão entre

os eventos que a Agência de Energia do Porto vai organizar com vários

municípios.

Debates e idas às escolas

Além de actividades físicas, a Câmara de Gaia

vai promover um ciclo de debates e actividades

de sensibilização nas escolas.

PUB

PUB

PUB

PUB

www.Destak.pt · 175ª Feira · 13 de Setembro de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Mús

ica

TOP MÚSICA 1 (= 1*) En Acústico Pablo Alborán 2 ( 4*) Ao vivo Paula Fernandes 3 ( 8*) Meus Encantos Paula Fernandes 4 ( 5*) Panda e os Caricas Os Caricas 5 ( 7*) Up All Night One Direction 6 ( 3*) Nothing But The Beat David Guetta 7 ( 2*) Viver a Vida Mickael Carreira 8 ( 10*) As Canções da Maria Maria de Vasconce-los 9 ( 6*) Salão America em Boa Companhia eu Vou Os Azeitonas 10 ( 12*) Alma Carminho * Posição na semana anterior FONTE: ASSOCIAÇÃO FONOGRÁFICA PORTUGUESA AC NIELSEN PORTUGAL

Garagem GarePorto, e conta com a actuação de DJ Nery, Beatbombers e DJ Ride com o seu mais recente projecto Pixel Thrasher.

Está também disponível uma aplicação para smartpho-nes e tablets, que vai permitir

Há quem lhe chame Op-timus D’Bandada e há

quem lhe chame São João da Música. Seja qual for o nome, o certo é que este festival che-ga no próximo dia 15 e apre-senta 40 projectos musicais, que vão dar mais de 50 con-certos em 15 espaços da baixa do Porto. A Casa da Música, Porto Jazz, Plano B, Armazém do Chá, Loja Vida Portugue-sa, Barbearia Veneza, Praça dos Leões, Varandim da Torre dos Clérigos e Jardim da Cordoaria são só alguns dos espaços.

O cartaz é abrangente e apoia-se muito no catálogo da Optimus Discos. Vão desfilar nomes como Miguel Araújo, We Trust, Souls of Fire, Os Pontos Negros, Capicua, Peixe, Chullage, Samuel Úria, Nuno Prata, Balla, ALTO!, Filho da Mãe ou The Poppers, entre outros.

A festa começa a partir das 15h, hora a que se inicia a en-chente até de madrugada. A festa de encerramento acon-tece a partir das 02h00, na

FESTIVAL 40 bandas, 50 concertos e 15 espaços do Porto enchem-se de música

Uma verdadeira D’BandadaSe gosta de música, o seu lugar no sábado é na baixa do Porto. Basta olhar para o cartaz para perceber!

FILIPA ESTRELA [email protected]

FOTOS DR

uma nova forma de viver o fes-tival a todos os fãs de música e de novas tecnologias. Com uma lógica de navegação sim-ples e intuitiva, a aplicação permite consultar e partilhar as novidades desta 2ª edição e aceder ao cartaz e ao mapa.

Muitos são os artistas que participam nesta iniciativa gratuita

Durante quatro dias, o São Luiz dedica-se a

Bernardo Sassetti. O teatro repõe Music Around Circles, o concerto construído a par-tir da composição para um filme de Marco Martins. Até

FRAGMENTO. MOVIMENTO. ASCENSÃO

Homenagem a Sassetti LV mostram CD ‘Sebenza’

A dupla LV vem a Lisboa para apresen-

tar o novíssimo álbum Se-benza, a convite de DJ Ride, curador da mensali-dade Rock It! O sucessor de Routes, disco que juntou LV ao nigeriano Joshua Idehen, vai ser a estrela principal da noite de amanhã, no Musicbox. A programação conta ainda com DJ Set e live act a par-tir da 01h00. Preço 8 euros.

AO VIVO

Ouvir Jazz nos Jardins

Ainda no âmbito do Verão com Jazz, o

Jardim Botânico da Ajuda convida a um fim de tarde ao som dos suaves acordes, à quinta, às 18h30. Assim, hoje, é a vez da voz de Pau-la Oliveira, cantora de jazz, e professora na Escola de Jazz Luís Villa Boas e Hot Club. Neste concerto, a artista é acompanhada por André Rosinha (con-trabaixo) e João Barradas (acordeão). Preço 2 euros

AJUDA

Programas no Vinyl

O restaurante/bar Vinyl, em Alcântara,

recebe amanhã, às 22h30, uma noite argentina com concerto seguido de Milon-ga. Latitude Quatro é o quarteto escolhido, que propõe várias expressões musicais. Segue-se a ani-mação pela mão do DJ Carlos Matias. Para hoje está marcada a actuação de stand up comedy, às 22h, com João Cunha. Preço de 6 a 10 euros

CULTURA

Temporada do São Luiz abre hoje com programa dedicado ao artista

DR

Já não nos bastava a ‘rentrée’ – ou seja, o regresso ao trabalho –, voltar a levantar cedo, as aulas a começar para os nossos filhos, os professores por colocar, mas, dizia eu, já não nos bastava isso, e eis que somos de novo surpreendidos por mais um pacote de medidas governa-mentais que deitaram por terra as nossas já ténues esperanças de um regresso em paz às rotinas diárias. E tudo parecia perdido! Mas eis que a RFM volta a surpreen-der tudo e todos, pela posi-tiva! Toma nota: A RFM VAI

«RFM NÃO DÁ SÓ GRANDES MÚSICAS E BOA DISPOSIÇÃO»

RFM – Volta a surpreender com Subsídios de Natal!

DAR ALGUNS SUBSÍDIOS DE NATAL! É mesmo verdade! Os tempos estão a mudar. A RFM não dá Só Grandes Músicas e boa disposição. Agora também vai dar Subsí-dios de Natal! E sabe-se lá o que virá a seguir! Se queres tentar ser um dos felizardos ou felizardas a receber um Subsídio de Natal suplemen-tar ouve a rádio das Grandes Músicas, a RFM. É ou não espectacular? Vá, anima-te! As coisas vão começar a correr melhor se ouvires a RFM, a rádio que te quer fazer feliz!

JOÃO PORTO segunda a sexta das 2h às

6h [email protected]

VOZES DA RÁDIO

A RFM convida-te a passar os melhores finais de tarde

num lugar fantástico em Lis-boa. Até dia 26 de Outubro a partir das 18h30 não percas no terraço do Hotel Mundial, especialmente à 5.ª e à 6.ª,

cocktails com vinho Bacalhôa desenvolvidos por especialis-tas e concertos RFM “Sem Palheta” com Aurea, Darko, Cuca Roseta Miguel Gameiro, tudo um sítio de sonho com uma vista deslumbrante!

Bacalhôa RFM Rooftop Sunsets

domingo, há ainda uma apre-sentação do Trio Bernardo Sassetti, um ciclo de conver-sas, e um concerto com os can-tores que colaboraram com o músico, como Rui Veloso ou Carlos do Carmo.

AN

DR

É TE

NTU

GA

L

5ª Feira · 13 de Setembro de 2012Fim de semana · www.Destak.pt · 18

ESPECTÁCULO

‘Tap Factory’ no Teatro Tivoli BBVA Sapateado e percussão dão as cartas a partir de sábado, às 21h30, em Lisboa. Tap Factory é um espectáculo multidiscipli-nar, que concilia o sapa-teado com o hip hop e a acrobacia aérea, numa performance cénica cheia de humor. A produção que já conquistou diferen-tes plateias europeias sobe este mês ao palco do Teatro Tivoli BBVA. Preço de 10 a 22,5 euros

TEATRO

‘Memórias de uma Mulher Fatal’ O TNDM II recebe, cerca de 30 anos depois da sua estreia, Memórias de uma Mulher Fatal, de Augusto Sobral, com encenação e interpretação de Rogério Vieira. Esta produção está a partir de hoje em cena, na Sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II. Com-bina-se nesta peça o exer-cício do teatro com um humor acutilante, reve-lando a irresistível perfor-mance do ‘eu’. Em cena até 23 de Setembro, de quarta a sábado às 21h15 e domingo às 16h15.

DANÇA

Festival de solos contemporâneos O Centro Cultural Mala-posta, em Odivelas recebe entre amanhã e dia 22, à sexta e ao sábado, às 21h30, o VII Festival Internacional de Solos de Dança Contemporânea. Trata-se de um evento não competitivo, que tem o objectivo divulgar o trabalho de bailarinos e jovens coreógrafos, tendo o solo como forma de apresentação. Preço 12,50 euros

TOME

NOTA

BES Arte & Finança inaugura hoje, às 19h, uma exposição dedi-

cada ao centenário do lendário compositor

John Cage.

FIM

DE

SEM

ANA

Suge

stõe

s

MIÚDOS E GRAÚDOS

SEXTA 14

Veja ‘A Bela Adormecida’ Estreia hoje, no Centro Cultural Malaposta, A Bela Adormecida, numa versão de Fer-nando Gomes, inspirada no clás-sico de Charles Perrault. A história é a mesma: Aurora adormecida des-perta para encon-trar a felicidade.

DOMINGO 16

‘Um Dia Cheio de Histórias’ Vários espaços do Teatro Maria Matos apresentam activi-dades para as famílias, das 10h30 às 18h00. Um dia dedicado às histó-rias em forma de recortes, desenhos, movimento e pala-vras, umas conta-das e algumas doces de comer.

Hoje é uma das noites mais esperadas do ano.

A capital ganha outra vida, com a Vogue Fashion’s Night Out. Mais de 180 lojas da Ave-nida da Liberdade, Rua Cas-tilho, Chiado e Príncipe Real estendem o seu horário até às 23h, para uma noite cheia de animação, glamour, música, compras, descontos e activi-dades. Na 3ª edição, Lisboa junta a sua pulsação a uma sin-tonia de capitais, que se abrem à celebração de algo que ultra-passa a moda e o comércio. Alguns exemplos são o Bar de perfumes e maquilhagem na Yves Saint Laurent, perfor-mances do Teatro Rápido nas Galerias Garrett 60, um fashion Market no Príncipe Real ou a animação da Swatch na Rua do Carmo, com An-dreia Rodrigues e Vanessa Oli-veira.

MODA Esta noite, Lisboa veste-se a rigor para uma noite de glamour, música, animação e descontos

Vogue Fashion’s Night OutA Av. da Liberdade, a Rua Castilho, o Chiado e o Príncipe Real vão prestar uma homenagem à moda.

FILIPA ESTRELA [email protected]

16

1. 244 AVENIDA 2. ADOLFO DOMINGUEZ 3. ANDRÉ OPTICAS 4. BECODE 5. BOSS ENSWEAR STORE 6. BURBERRY 7. COM COR LISBOA 8. DARA JEWELS 9. DAVID ROSAS 10. EDUARDO BEAUTÉ 11. EMPORIO ARMANI 12. ERMENGILDO ZEGNA 13. ESCADA & ESCADA SPORT 14. FASHION CLINIC AVENIDA (HOMEM) 15. FASHION CLINIC TIVOLI FÓRUM (SENHORA) 16. FLY LONDON 17. FOREVA 18. FURLA 19. GANT 20. GILLES 21. GUCCI 22. I PINCO PALLINO 23. J. GOMES DOS SANTOS 24. LANIDOR FLAGSHIP STORE 25. LOEWE 26. LONGCHAMP 27. MACHADO JOALHEIRO 28. MAISON 29. MANGO 30. MARIA JOÃO BAHIA 31. MARIONNAUD 32. MASSIMO DUTTI 33. MONTBLANC 34. NAILS 4’US 35. oficina mustra 36. PHILOSOPHIE 37. PORSCHE DESIGN 38. PRADA 39. ROCA LISBOA GALLERY 40. ROSA CLARÁ 41. ROSA & TEIXEIRA 42. STIVALI 43. TIMBERLAND 44. TOD’S 45. TRUSSARDI 46. VANITY HAIR BY ULISSES 47. ZADIG & VOLTAIRE

1. 21PR 2. ALEXANDRA MOURA 3. AMÉLIE AU THÉÂTRE 4. AMERICAN VINTAGE 5. ANDY WARHOL BY PEPE JEANS 6. B BAZAR 7. BARBOUR 8. CARLA AMARO 9. CLUBEFASHION SHOWROOM 10. D. PEDRO JÓIAS 11. DEL RIO 12. D’ICI ET LÁ 13. ESPAÇO B 14. KOLOVRAT 79 15. LOST IN 16. MINI BY LUNA 17. NUNO GAMA

Passo a passo na Av. da Liberdade e Príncipe Real

32

FLY LONDON - desconto de 20%, oferta de brinde, DJ e serigrafias com o logo Fly London.

MASSIMO DUTTI - shopping bag limitado

5 ANDY WARHOL BY PEPE JEANS - desconto de 20%, DJ, bebidas e surpresa

15

LOST IN - na compra de 3 peças desconto de 15%, cocktail, música e dança oriental

www.Destak.pt · 195ª Feira · 13 de Setembro de 2012

FIM

DE

SEM

ANA

Cine

ma

HOMENAGEM

Marilyn na Cinemateca A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, continua a homenagear Marilyn Monroe. Amanhã é possível ver Os Homens Preferem as Loiras (22h) e Paragem de Autocarro (19h). Quanto Mais Quente Melhor passa no dia 28.

RECORDE

Morangos e Balas em alta Dois filmes portu-gueses, Balas e Bolinhos: O Capí-tulo Final e Moran-gos com Açúcar, ocuparam, pela 1.ª vez, os dois primei-ros lugares da ta-bela de filmes mais vistos em sala de cinema no passado fim-de-semana. Um feito inédito.

TAMBÉM ESTREIA

Dax Shepard tornou-se conhe-cido como Crosby Braverman, na série Parenthood, mas o actor, guionista e realizador tem talento para muito mais. Shepard escreveu e realizou (ao lado do seu amigo David Palmer) este filme repleto de acção, onde também é o prota-gonista, Charlie Bronson. Este ex-assaltante de bancos vive anónimo numa pequena e tranquila cidade da Califór-nia, ao abrigo do programa de protecção de testemunhas. Namora com Annie (Kristen Bell) e decide embarcar com

ACÇÃO/COMÉDIA

Dax Shepard ‘Sempre a Abrir’

ela numa viagem a Los Ange-les, onde Annie espera reali-zar o seu sonho de se tornar famosa. Só que acabam per-seguidos pelos membros do seu antigo gangue, sedentos de vingança, o ex-namorado de Annie e um polícia fede-ral. Tom Arnold e Bradley Cooper também participam.

Esta história alemã escrita e realizada por Christian Petzold é sobre Thomas, um veterano de guerra que regressa à sua cidade, Jerichow, após a morte da mãe. Começa a trabalhar para um emigrante turco, só que tudo muda quando conhece a sua mulher.

DRAMA

O regresso a ‘Jerichow’

O realizador Cédric Kahn traz-nos esta história de amor Guillaume Canet e Leïla Bekhti. Apaixonados, decidem juntar os trapos e cumprir o sonho de abrirem um restaurante, só que as divídas aos bancos aumen-tam e Leila é obrigada a deixar a família por dinheiro.

DRAMA

‘Uma Vida Melhor’ de Kahn

Passado durante uma semana na capital cubana, este filme conta com sete segmentos de sete realizado-res, um por dia, incluindo Laurent Cantet, Benicio del Toro e Gaspar Noé. Daniel Brühl e Emir Kusturica são alguns dos actores envolvi-dos neste retrato de Havana.

DRAMA

7 visões e ‘7 Dias em Havana’

ParaNorman versus bullyingA provar que a comédia e o terror (ao estilo con-

to de fadas) ainda têm muito para dar, ParaNorman estreia hoje nas salas e conta a histó-ria de um rapaz incompreen-dido, no meio de um mundo de zombies e fantasmas. Inspira-dos por filmes como os Goo-nies, Halloween e Scooby-Doo, Chris Butler (estreia-se na rea-lização e teve a ideia original) e Sam Fell (que já passou pelos estúdios britânicos da Aardman) assinam esta histó-ria que tem recebido elogios

ANIMAÇÃO/AVENTURA

Norman é um rapaz com um dom raro, comunica com os mortos

D.R.

da crítica pelo belo guião e a animação em tecnologia stop-motion aliada ao 3D.

Tudo se passa na cida-de de Blithe Hollow. Nor-man é um rapaz com um dom raro, comunica com os mortos. Com problemas de integração na escola e vítima de bullying, Norman tenta ajudar a sua cidade a evitar uma maldição com três séculos, só que nem tudo corre como esperado. Em Portugal é para maio-res de seis anos.

MOTELx assusta no São Jorge até ao próximo domingo

O MOTELx – Festival Internacional de Cinema

de Terror de Lisboa arrancou ontem com o filme [REC]3: Genesis. A 6ª edição prolon-ga-se por mais quatro dias no Cinema São Jorge, em Lisboa, com 53 sessões, 64 longas e curtas-metragens, 12 activida-des e uma festa no Ritz Clube. O objectivo mantém-se: dar a conhecer a melhor produção

FESTIVAL

Jessica Biel protagoniza filme de terror exibido esta noite

D.R.

nacional e internacional de terror. Esta noite, destaque para a exibição de The Tall Man, com a bela Jessica Biel (21h45). motelx.org

Alguns dos actores mais célebres no mundo da

comédia juntam-se para esta ficção científica peculiar, que acaba por ser uma versão mais light da mítica saga Caça-Fantasmas. Patrulha de Bairro é o segundo filme do realizador cuja maior escola

dem criar um esquadrão pa-ra proteger a vizinhança de to-do o tipo de perigos. Uma vez por semana, quando fazem a ronda pelo bairro, estes ho-mens urbanos sentem-se ver-dadeiros xerifes do “faroeste”. Só que certo dia a zona co-meça a ser alvo de uma impro-vável invasão alienígena. Ape-sar de ninguém os levar a sé-rio, os quatro amigos tornam--se a última esperança de sal-vação da Humanidade.

Esta comédia tem ainda o cunho do actor Seth Rogen, que é um dos argumentistas.

ESTREIA DA SEMANA Quatro actores cómicos fazem parte de ‘Patrulha de Bairro’

Os Caça-Fantasmas amadores do bairro

Ben Stiller, Vince Vaughn e Jonah Hill fazem parte da patrulha de um bairro suburbano cha-mado à acção durante uma invasão alienígena.

JOÃO TOMÉ [email protected]

DR

Quatro amigos criam uma patrulha de bairro que vai acabar por ser fulcral para salvar a humanidade

foi o programa de humor norte-americano Saturday Night Live, Akiva Schaffer.

Ben Stiller, Vince Vaughn, Jonah Hill e Richard Ayoade (Evan, Bob, Franklin e Jamar-cus) são quatro amigos a viver no mesmo bairro que têm a melhor ideia dos últimos anos para fugirem ao tédio. Apesar de o crime no seu bairro ser uma miragem, os quatro deci-

D.R.

D.R.

D.R.

D.R.

Classificados · www.Destak.pt · 215ª Feira · 13 de Setembro de 2012

Classificados · www.Destak.pt · 22 5ª Feira · 13 de Setembro de 2012

5ª Feira · 13 de Setembro de 2012 · 23

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Paquin e Moyer já são pais de gémeos

‘The It Crowd’ estreia na FX

Hoje, às 22h00, o ca-nal FX começa a emi-

tir a primeira temporada da série The It Crowd, uma sitcom britânica que conta com a participação do actor Chris O’Dowd que, no último ano, andou nas bo-cas do mundo com a sua personagem Rhodes do fil-me Bridesmaids (A Melhor Despedida de Solteira). Funcionários na Reynholm Industries, empresa ficcio-nal no centro de Londres, Moss e Roy são aqui dois “cromos” informáticos, ina-daptados socialmente. Jen é a sua nova colega.

SITCOM BRITÂNICA

‘DOWNTON ABBEY’

Fox Life estreia a 3.ª temporada em Outubro A família Crawley regressa à FOX Life com novos episódios. a 15 de Outubro, com a estreia da 3.ª temporada da série Downton Abbey. Mas, até lá, os espectadores poderão rever as duas primeiras tem-poradas. A partir de 22 de Setembro, e todos os sábados e domingos, são emitidos a partir das 15h25 dois episó-dios. Além de uma intricada trama histórica, a série apre-senta um elenco de luxo com Maggie Smith, Hugh Bonne-ville, Elizabeth McGovern, Jim Carter e Shirley MacLaine, esta numa participação espe-cial nesta nova temporada.

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Castelo Branco quer ser o presidente de Sintra

José Castelo Branco quer can-didatar-se à Câmara Munici-pal de Sintra. «Já tenho as 5 mil assinaturas e vou ser o próximo presidente», adian-tou à revista Vidas. A decisão de avançar com a candidatura prende-se também com os pedidos de muitas pessoas nesse sentido. «Vou transfor-

mar o sítio num ponto turís-tico da moda, uma coisa muito chique, e vou acabar com as injustiças sociais», diz. «Prometo uma postura muito interventiva», avisa.

ITÁLIA

Biel e Timberlake planeiam casamento

O cantor Justin Timberlake e a actriz Jessica Biel pla-neiam uma boda de sonho. O casal gastará 5 milhões de dólares na cerimónia que se prevê ser num hotel italiano. «Será algo íntimo, num jardim ao ar livre junto à piscina. Muitas flores enfei-tarão o local», revelou a organizadora. Ex-membros dos N’Sync, Amy Adams e Ellen DeGeneres são alguns dos convidados cuja viagem, estada e alimentação serão pagas pelos noivos.

PSIQUIATRIA

Hugo Sequeira já teve alta hospitalar

Hugo Sequeira teve alta hospitalar após dois meses de internamento na ala psiquiátrica do Hospital de Cascais. O actor está agora em casa, onde continuará o tratamento com a ajuda de um terapeuta. Periodica-mente, terá consultas.

NAS

ESTRELASDeficiência motora

No dia 18, às 21h30, estreia na RTP1 a 3.ª temporada do programa ‘Salvador,‘ sobre

vidas inspiradoras.

«O mais difícil de captar sobre o

amor é a intimidade física real entre duas pessoas» KEIRA KNIGHTLEY

Actriz

atenção de 6,3 milhões de es-pectadores, naquela que foi a melhor audiência de sempre desta produção. Na tempora-da anterior os valores ronda-vam os 5 milhões de especta-dores.

Esta noite, quando forem 22h20, o canal MOV promove a estreia nacional de mais um lote de aventuras envolvendo vampiros, mas também lobi-somens e outras criaturas das trevas, pelo que o público por-tuguês terá a oportunidade de avaliar as razões de tanto “su-ruru”. Nestes doze episódios, este drama sobrenatural da es-tação HBO que tem já confir-mada uma 6ª temporada des-pede-se de Alan Ball, produtor executivo da série. O que não significa que o tom de suspen-se diminua. Pelo contrário,

Quase coincidindo com a estreia portuguesa dos novos

episódios, os protagonistas desta história de horror foram pais de gémeos. Anna Paquin, (30 anos) deu à luz dois bebés cujos sexos e nomes ainda não foram revelados. Stephen Moyer (42 anos) já era pai de Billy (12 anos) e Lilac (10 anos).

Nos EUA, não obstante já terem passado cinco

anos desde que as produções de inspiração vampírica começaram a estar na moda, o fenómeno de popularidade tem sido sempre em crescen-do. Surpreendentemente, a 5ª temporada da série True Blood – Sangue Fresco, no título português – teve uma enorme aceitação junto do pú-blico, captando em média a

TERROR 5.ª temporada da série de culto estreia hoje, às 22h30, no canal MOV

Sangue fresco

Nos EUA, cativa uma audiência média de 6,5 milhões de espectadores num registo em crescendo.

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

CREDITO XXXXXX

estão prometidos novos enre-dos e novas personagens no elenco liderado pelo fogoso trio composto por Anna Paquin (vencedora de um Globo de Ouro para Melhor Actriz Dra-mática), Stephen Moyer e Alexander Skarsgård.

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital So-cial: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: Antó-nio Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbo-sa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Mar-tins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Edito-res Executivos: João Moniz, Patrícia Na-ves; Redacção: Ana Rodrigues (assisten-te), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Ra-quel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Re-visão: Catarina Poderoso; Colunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Ma-lheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Bran-co; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Pa-ginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Cria-tivo: Rui Gonçalves; Marketing: Luís Re-bola (Director), João Aleixo (Gestor de Pro-duto) ([email protected]); Passatem-pos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Re-dacção/Publicidade: Arruamento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lis-boa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIREC-TOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊN-CIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coor-denadoras), Adriana Macedo, Daniel Ba-rata, Margarida Rego, Paula Tavares, Ra-quel Pinto; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filo-mena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DE-PARTAMENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distri-buição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Im-pressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pe-droso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Le-gal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

FOTOS DR

DR

PUB