quinta - 22/9/2011

16
R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QUINTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2011 Nº41121 WWW.FOLHAES.COM.BR SÓ JESUS CRISTO SALVA ! Em junho, mês do meio ambiente, a Unimed lançou o programa Crescendo Juntos, com o qual garante o plantio de uma árvore para cada bebê que... P ag. 06 Geral Segundo Chamoun, a manutenção dos gabinetes externos servirá para aumentar a proximidade entre os deputados ... Pag. 05 Política O crime aconteceu em fevereiro deste ano no bairro Valão, em Cachoeiro-ES Eliseu Lourenço Brandão foi preso quando saia do Fórum de Cachoeiro onde foi atender a uma intimação pág 15 CAPTURADO NA SAÍDA DO FÓRUM A verdade é que muitos prefeitos e governadores, além do Governo Federal, possuem o péssimo hábito de desviar dinheiro de um setor... P ag. 02 EMENDA 29 O médico Vicente Paula de Miranda revelou ontem que só o governo do Estado deve à Santa Casa de Misericórdia, mais de U$ 5 milhões... P ag. 03 Artigo DÍVIDAS Um espetáculo intimista, mas com grande capacidade de aglutinação artística e de fruição. O show acontece ainda em Muqui... P ag. 14 Regional CHILIQUE A regulamentação da Emenda 29 tramita na forma de Projeto de Lei Complementar (PLP). O texto prevê recursos públicos... P ag. 13 Saúde BILHÕES Editorial

Upload: folha-do-esanto

Post on 14-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição Nº41121

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta - 22/9/2011

R$1,00 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES QuInTA-FEIRA, 22 DE SETEMbRO DE 2011 nº41121 WWW.FOLHAES.COM.BRSÓ JESUS CRISTO SALVA !

Em junho, mês do meio ambiente, a unimed lançou o programa Crescendo Juntos, com o qual

garante o plantio de uma árvore para cada bebê que... Pag. 06

GeralSegundo Chamoun, a

manutenção dos gabinetes externos servirá para

aumentar a proximidade entre os deputados ... Pag. 05

Política

O crime aconteceu em fevereiro deste ano no bairro Valão, em Cachoeiro-ES

Eliseu Lourenço Brandão foi preso quando saia do Fórum de Cachoeiro onde foi atender a uma intimação

pág 15

CAPTURADONA SAÍDA

DO FÓRUM

A verdade é que muitos prefeitos e governadores, além do Governo Federal, possuem o péssimo hábito de desviar dinheiro de um setor... Pag. 02

EMENDA 29O médico Vicente Paula de Miranda revelou ontem que só o governo do Estado deve à Santa Casa de Misericórdia, mais de u$ 5 milhões... Pag. 03

ArtigoDÍVIDAS

um espetáculo intimista, mas com grande capacidade de aglutinação artística e de fruição. O show acontece ainda em Muqui... Pag. 14

RegionalCHILIQUE

A regulamentação da Emenda 29 tramita na forma de Projeto de Lei Complementar (PLP). O texto prevê recursos públicos... Pag. 13

SaúdeBILHÕES

Editorial

Page 2: Quinta - 22/9/2011

02 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Isaías, 51:11 - As-sim voltarão os resgatados do Se-nhor e virão a Sião com júbilo, e per--pétua alegria lhes coroará a cabe-ça; o regozijo e a alegria os alcan-çarão, e deles fu-girão a dor e o ge-mido // Mourad’s fervilhando na ma-nhã de ontem // A política de Cacho-eiro estava na ordem do dia // O local é o espaço mais democrático da cidade // Cada um falar o que quer // E escutar o que não quer também // Cachoeirenses sendo literalmente fritados no sol escaldante debaixo das tendas dos novos pon-tos de ônibus // Primavera chegou, mas o clima é de verão // Vendedores de pi-colés aparecendo de todos os lados // E vendendo bem // Ninguém nunca mais fa-lou sobre o caso do assas-sinato de Eulina Jaccoud // Por quê? // Nem mesmo a Ordem dos Advogados do Brasil se manifestou // Sal-vo engano da coluna // Foi no centro da cidade // Com muitos boatos e mais nada // A vida vale tão pouco as-sim? // Advogado Luciano Cortêz revendo seu artigo neste jornal // Foi em defe-sa de um hospital público // Escrito no início de 2000 // Médico Vicente de Paulo Mi-randa visitou a Editora Leia // Estava sumido há tempos // Mas quem é vivo sempre aparece // Semana do trân-sito com discussões sobre o alto índice de acidentes nas estradas czapixabas // A BR-101 lidera a lista com mortos e feridos // A BR-262 é outro terror de motoristas de veículos leves e cami-nhoneiros // Asilo João XXIII sempre precisando do apoio da comunidade // E não cus-ta nada ajudar// Ancila Zanol trabalhando firme na Dele-gacia da Mulher // Associa-ção dos Pais e Amigos dos Excepcionais com novo en-dereço eletrônico: [email protected] // Ro-manos 15:13 E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vos-so crer, para que sejais ri-cos de esperança no po-der do Espírito Santo A.W.

EditorialPolíticos em alerta com EMENDA 29

Os governadores já come-çaram a caçar o “tesouro da arca perdida” tendo em vista a decisão do Congresso de votar, no dia 28, a regulamentação da Emenda 29 - que estabelece porcentuais mínimos de des-pesas da União, Estados e Mu-nicípios para o setor da saúde.

Isso quer dizer que vamos pagar, mais uma vez, as contas sempre deixadas em aberto pe-los nossos governantes. As au-toridades (?) eleitas pelo voto para cuidar da nossa vida, ad-ministrar nossos municípios, estados e, por final, o país. É a

tal da lei da com-pensação que leva o Estado a cobrar de nós, pobres mortais trabalhadores já atochados de impostos de toda a ordem.

Faltou dinheiro, a arrecada-ção caiu, deu problemas, en-tão chame o brasileiro da Sil-va. Ele paga o pato e outros bichos.

Dessa forma, vários gover-nadores já se apressam em en-contrar novas fontes de finan-ciamento e, por incrível que pareça, querem a volta de um

tributo equivalente à extin-ta Contribuição Provisória so-bre Movimentação Financeira (CPMF).

Mesmo sem apresen-tar qualquer tipo de argumen-to convincente, os governan-tes não poderão maquiar gastos e pela a proposta em tramita-ção, os Estados serão obrigados a gastar com saúde no mínimo 12% de sua receita, e os muni-cípios 15%.

A verdade é que muitos pre-feitos e governadores, além do Governo Federal, possuem o péssimo hábito de desviar di-nheiro de um setor para outro. Principalmente se esse outro rende votos.

Esse foi o caso da falecida CPMF que nunca valeu para a saúde e os bilhões arrecadados eram sempre aplicados – fora os 20% da comissão -, em ou-tras demandas.

Como o ano que vem é tem-po de renovar - até que enfim, ufa! -, as Câmaras de Vereado-res e Prefeituras, é hora de o eleitor fazer uma espécie de pe-neira com aqueles que se apre-sentam como candidatos a sal-var a pátria amada mãe gentil.

O voto, aliás, o título de eleitor, é a grande arma do ci-dadão.

A verdade é que muitos pre-feitos e governadores, além do Governo Federal, possuem o péssimo hábito de desviar di-nheiro de um setor para outro. Principalmente se esse outro rende votos.

[email protected]

Desfolhando

opiniãoCharge

DE SUA OPINIÃO WWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ACONTECEU ONTEM...

Homem desmaia no bairro Sumaré, e socorro demora a chegar

Assassino que matou adolescente é preso em flagrante

A semana de 22 a 27 de Se-tembro é chamada a “SEMANA DOS BONS DENTES”

Os dentes são pequenos os-sos particulares, próprios para morder, dilacerar e triturar a co-mida. Estão plantados nas man-díbulas e revestidos em parte pe-las gengivas. Pelas suas formas e ação sobre os alimentos, clas-sificam-se em – incisivos, cor-tantes, caninos, pontiagudos, que dilaceram; e molares, chatos, que amassam os alimentos.

Em cada dente se distinguem três partes principais: a coroa, parte do dente saliente na cavi-dade bucal; a raiz, parte do den-te mais ou menos cônica plantada no alvéolo; o colo, entre a coroa e a raiz.

A raiz é dotada de canais, através dos quais penetram, no dente, vasos e nervos.

Nesta oportunidade a escola dedica particular atenção à saúde dos dentes, esclarecendo sobre tudo o que se refere ao assunto, de fundamental importância para a saúde, já que infecções, abces-sos e propagação infecciosa a outras partes do organismo atra-vés do sangue podem ser conse-

quências do mau estado dos den-tes.

Para a boa saúde dos dentes três itens devem ser observados: dieta adequada, bons cuidados higiêni-cos e visitas regulares ao dentista.

Para o crescimento normal de dentes fortes e sãos são indispensá-veis: Luz solar, alimentação rica em vegetais, leite, e sais minerais.

O Senhor Jesus lembra o tex-to da Lei, Êxodo 21:24, que no con-texto se refere ao relacionamento, combatendo a violência, lei que diz respeito a perder o dente ou os den-tes porque usou de violência com o seu próximo. O conselho de Jesus aos seus ouvintes é que eles não de-veriam perder os dentes por causa da violência praticada com o seu próxi-mo.

Saibamos fazer bom uso dos nossos dentes, e saibamos cuidar de-les da melhor forma possível. O me-lhor visual para honra e glória do Se-nhor nosso Deus.

“Sorria você está sendo fil-mado”. “Sorria Jesus ama você”. Deus o abençoe!

Rev. Dr. Caruso Godinho – Capelão do H.E.C.I.

“Ouvistes que foi dito : Olho por olho, dente por dente. Eu, porém,vos digo: Não resistais ao perverso, mas a qualquer que

te ferir na face direita, volta-lhe também a outra”.Mateus 5:38 e 39

SEMANA DOS BONS DENTES

[email protected]

Espaço Bíblico

Isso quer dizer que vamos pagar, mais uma vez, as contas sempre deixadas em aberto pelos nossos governantes. As au-toridades (?) eleitas pelo voto para cuidar da nossa vida

Responsável Distribuição e Entrega:Representante responsável: Adilson Santos

JL Editora Ltda CNPJ: 01.846.837/0001-19

Rua: Dr. Deolindo, n°129 - baiminasCEP: 29300-000

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável Impresso e Online:Jornalista responsável: Jackson Rangel

Editora Leia Tudo Ltda CNPJ: 05.234.994/0001-24

Rua: Ludário Fonseca, n°54 - ArariguabaCEP: 29305-520

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Responsável pela impressão:Representante responsável

Gráfica & Editora GracalAv. Aristides Campos, 191

Gilberto Machado(28) 3522-7199

Cachoeiro de Itapemirim-ES

Sites da Editora LeiaJornalista responsável: Jackson Rangel

www.folhaes.com.brwww.leiapesquisa.com.brwww.olharfashion.com.br

www.leiatudo.com

www.folhaes.com.br - [email protected]

Page 3: Quinta - 22/9/2011

03Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

opinião

IMAGENS DO DIAAtivistas do Greenpeace participam de um protesto em frente a uma entrada late-ral do anexo do Senado Federal, em Brasília. Eles são contra o texto do Novo Código Flores-tal, que será analisado na Comissão de Constituição e Justiça do Se-nado. Segundo o grupo, o pro-jeto desfigura o código

Muçulmanos xii-tas do Paquistão cavam sepulturas para os membros da sua comunida-de, em um cemi-tério, na cidade de Quetta. Um ataque de homens armados matou 26 peregrinos muçulmanos xiitas paquistaneses que viajavam para o Irã em 20 de se-tembro, no ataque mais mortífero contra a comuni-dade no Paquistão em mais de um ano, disseram autoridades

@PelaAlma O povo marchando

já estaria se conscientizando sobre a resposabilidade de

votar em honesto #JRV

Orgulho-me pla boa postura do governador

Renato Casagrande (PSB), em conversa

com internautas, sobre os nossos royalties. #JRV

Algumas certezas: Dificilmente você vai

encontrar o homem ou a mulher da sua vida em

baladas. Vai encontrar corpo que fica com corpo. #JRV

TWITTER´S DO DIA

Depois da absolvição de Jaqueline Roriz com

voto secreto, Kadaffi expressou seu desejo de ser julgado pelo

Congresso Nacional. #JRV

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

@jacksonrangel11

Dívidas

O médico Vicente Pau-la de Miranda revelou ontem que só o governo do Estado deve à Santa Casa de Miseri-córdia, mais de U$ 5 milhões. Além disso, existem também valores da prefeitura de Ca-choeiro e do governo federal, que deveriam ser transferidos para o hospital e não o foram.

Contas e documentos à parte, a observação do médi-co, que foi superintendente da Santa Casa, não pode ser des-prezada. Tem seu fundo de razão e, inclusive, um fundo bem profundo.

Há mais de dez anos pude testemunhar uma das muitas

lutas que foram travadas para tentar diminuir o prejuízo que sempre existiu, da Santa Casa de Misericórdia em relação aos governos que se passaram na administração do Espírito Santo.

Em uma das inúmeras au-diências que promovi na Co-missão de Saúde e Educação da Assembleia Legislativa, no período em que estava repre-sentando o povo de Cacho-eiro naquele Poder, tive que praticamente usar a força para impedir ao doutor Vicente de entrar em vias de fato com o também médico Tavares, en-tão secretário Estadual de Saúde. Já naquela época era grande a injustiça que se co-metia e continua se cometen-

Luciano Cortêz

Artigo

do até hoje com a população de Cachoeiro de Itapemirim.

Foi por causa disso que me convenci da necessida-de de se construir um hospi-tal público, verdadeiramen-te público. Diuturnamente trabalhei para isso, durante os quatro anos que lá atuei. Cheguei até mesmo con-seguir inserir a verba para iniciar as obras, que infe-lizmente nem sequer inicia-ram. Foram muitas as vozes que se levantaram contra o projeto, sob a alegação de que em Cachoeiro de Ita-pemirim já existiam hospi-tais. É verdade. Eles exis-tem, mas nenhum deles é do povo e exatamente por isso, o governo não se sente na obrigação de pagar as con-tas geradas pela saúde no sul do Espírito Santo.

O doutor Vicente está só não está mais certo quando afirmou que a discriminação já parte lá desde o governo de Max Mauro, passando por Albuíno, se agravando com Vítor Buaiz e persistin-do no governo José Inácio, porque ele errou na data. A discriminação vem de mui-to antes, e pelo visto deve atravessar também os futu-ros governos.

Basta fazer um simples cálculo de quanto o gover-no injeta no Hospital Dório Silva ou São Lucas, ambos públicos e da Grande Vitó-ria. O que o Governo gas-ta só no São Lucas em um só mês é bastante para sus-tentar a Santa Casa duran-te seis meses, em Cachoei-ro. Quarta, 26 de janeiro de 2000

Em uma das inúme-ras audiências que promovi na Comissão de Saúde e Educação da Assembleia Legis-lativa

[email protected]

Manifestações contra a corrupçãoLuiz Carlos Amorim

Recentemente, escre-vi a respeito da passivi-dade do povo brasileiro, que faz manifestações sobre qualquer coisa, mas não se manifes-ta contra a corrupção e a impunidade cada vez maiores e mais declara-das na “política” brasi-leira, nos poderes públi-cos.

Já não era sem tem-po. Os escândalos ex-plodem todo dia, são

tão freqüentes que nin-guém mais dá impor-tância. Mas o fato de a maioria dos deputa-dos fazer vistas gros-sas para o recebimento de propina, pela deputa-da, documentado e exi-bido largamente por fo-tos e filmes em jornais e na televisão, foi a gota d´água, pois inocentá-la com prova tão contun-dente, evidencia que to-dos eles tem rabo preso.

Deram atestado de

Artigo

que são corruptos, sim, admitiram que também têm seus podres e que-rem garantir a “cober-tura” quando tiverem que se defender

Parece que a “faxi-na” já deu o que tinha que dar. Continua tudo como dantes, no quar-tel de Abrantes. Ou será que a presiden-te tentará continuar a limpeza? Como eu já disse, Dilma declarou, em alto e bom som que a faxina que quer fa-zer é na pobreza. Pois acabar com a pobre-za significa extirpar os políticos corruptos que gastam o dinhei-ro público que deve-ria ser usado na saúde, na educação, na infra-estrutura, na seguran-ça, etc. Se não houver corruptos exaurindo os cofres públicos, have-rá recursos para bene-ficiar o cidadão brasi-leiro, como deve ser.

Quem sabe ago-ra, com essas mani-festações, o cidadão brasileiro acabe se indignando com a rou-balheira que grassa em nosso país e faça ouvir a sua voz?

Já não era sem tempo. Os escândalos explo-dem todo dia, são tão freqüentes que nin-guém mais dá impor-tância

[email protected]

Page 4: Quinta - 22/9/2011

04 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

ArgentinaHaysian Silvestre Costa e Le-tícia Gaspar Louzada da Esco-la Municipal Anacleto Ramos estão arrumando as malas para participar da VI Feira de Ciên-cia, Cultura e Inovação Tecno-lógica do Mercosul, que acon-tece na próxima semana, em Posadas, na Argentina. Eles construíram um aparelho de ar condicionado ecologicamente correto e vão mostrar sua ini-ciativa no evento, que é conhe-cido como um dos maiores da América Latina.

Cultural O distrito de Conduru, em Ca-choeiro de Itapemirim, é a pró-xima parada do projeto Ten-da Cultural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultu-ra (Semcult). Várias atividades culturais gratuitas estarão ao al-cance dos moradores da comu-nidade durante três dias desta semana. A programação come-ça hoje, às 13h, com uma ofici-na de fotografia. Os participan-tes vão receber instruções sobre o uso da câmera e técnicas foto-gráficas.

+ Tenda Cultural hoje e ama-nhã em Conduru com várias ati-vidades+ Teatro municipal Rubem Bra-ga preparando uma vasta agenda para o mês de outubro+ Banda Art&Vozz bem na fita e com dezesseis anos completa-dos com muito sucesso

+ Espaço de Arte “Mestre Salatiel” ensinando crianças carentes a jo-gar capoeira+ Casa de Cultura Roberto Car-los recebendo muitos visitantes de várias partes do Brasil+ Hoje relembrando os suces-sos do saudoso Jessé e sua voz de ouro

Curta Metragem

CONTRA O TEMPO (2011)Numa manhã, um soldado (Jake Gyllenhaal) acorda no corpo de um viajante desco-nhecido e, oito minutos depois do fato estranho, é testemu-nha da explosão de um trem. A missão desse soldado é des-cobrir o responsável pela ex-plosão.FICHA TÉCNICADiretor: Duncan JonesElenco: Jake Gyllenhaal, Mi-chelle Monaghan, Vera Far-miga, Jeffrey Wright, Russell PetersProdução: Mark Gordon, Phi-lippe Rousselet, Jordan WynnRoteiro: Ben RipleyFotografia: Don BurgessTrilha Sonora: Chris BaconDuração: 93 min.

C I N E M A

Agrotóxico As unidades de referência em cultivo do tomate de Córrego dos Monos já produzem frutos sem resíduos de agrotóxicos. Nesta segunda (19), as equipes da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Tecnológico e Cultural (Fadtec) e da Secre-taria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semag), es-tiveram no Bernardino Mon-teiro para apresentar ao prefei-to em exercício, Braz Barros, a qualidade dos frutos produ-zidos.

opinião

ATENÇÃO: As cartas devem ser enviadas com nome, bairro onde mora, e poderão ser resumidas. A Folha se reserva o direito de selecioná-las para publicação. E-mail sem identificação completa será desconsiderado

[email protected]

Espaço CidadãoJuventude

Marcelo Augusto Dias – [email protected]

Juventude, quem so-mos? Qual é a nossa realidade? Vivemos em um mundo de ma-ravilhas, de paz, fra-ternidade, em que to-dos tem lugar, incluindo nós jovens? não é esse o mundo que temos.

Todos os dias em nosso país, de acor-do com dados da Se-cretária Especial dos Direitos Humanos e a unicef, morrem em média 54 jovens víti-mas da violência. Até quando vamos morrer, clamar, perder e gri-tar ao léu, ao nada...? Até quando nós, juven-tude organizada, va-mos ficar diante des-sa situação sem nada fazer?

Chega de violência!

Chega de extermínio da nossa juventude! Chega de desespe-rança! Chega de omis-são! A nossa Juventude quer viver! Queremos a liberdade sonhada, queremos a igualdade revolucionaria. O que estamos fazendo, jo-vens?

Juventude semen-te da vida, é tempo de lutar, de sonhar, de paz, de dar as mãos e segurar a bandei-ra da nova palavra de ordem, de peito aberto para o amor! É tempo de favorecer o compromisso e a par-ticipação da juventu-de na construção de uma nova sociedade! É tempo de construir um novo amanhã!

Sentido da VidaDiariamente nos

perguntamos aonde vamos e o que esta-mos fazendo de nos-sa existência. O ca-minhar, o existir deve estar dentro de nós e nos impulsionar nessa grande jornada cha-mada de planeta ter-ra.

nossas existências caminham lado a lado com: imperfeições, er-ros e tropeços. Viver é assim ultrapassa as possibilidades de er-ros e acertos. Esteja-mos certos de que a existência é algo que nos leva a refletir so-bre as possibilidade de escolhas que te-mos. Ao optarmos por um caminho deixamos de seguir por outro. E a estrada é sempre um desafio a ser desco-berto, porque nossas escolhas irão ecoar por toda a eternida-

de. Já dizia Sócra-tes 400 a.c que a fe-licidade consiste em si conhecer.Mas não será este o nosso maior de-safio? nos conhecer...

É fácil conhecer os problemas alheios, simples, opinar nos problemas dos outros, mas no nosso é compli-cado. Deveríamos es-tudar mais nossa pró-pria personalidade, nossa índole, buscan-do o autoconhecimen-to para sermos pes-soas melhores, amigos melhores, professores melhores, enfim seres humanos melhores.

Vivemos uma exis-tência de frustrações que criamos em nós mesmos. Lutamos por valores que muitas ve-zes, não são nossos...E ai? O que fazer dian-te dessa luta insensan-te que travamos co-nosco?

Newton BragaPor Emerson Passos [email protected]

José Carlos Dias – [email protected]

CACHOEIRO

LA TEQUILA

Todo mundo tem um lado Devassa! Venha conhecer o lançamento de uma noi-te especial. Neste sábado, 24 de se-tembro. Dose dupla de cerveja a noite toda e mu-lheres não pagam até meia noite!O agito fica por conta dos Dj David Rocha e Dj Boca. Não fique de forá!

O maior carnaval fora de época do Espírito Santo terá dois dias e promete esquentar as turbinas dos micareteiros Agora é oficial: o Es-pírito Elétrico já tem data marca-da! O maior carnaval fora de épo-ca será em dois dias, 14 e 15 de outubro, com os maiores nomes do axé. Para o primeiro dia es-quentarão a folia Asa de Águia, Tomate, Araketu e uma novidade do mercado: a banda dos filhos de Bell Marques, Oito7Nove4. Já no sábado a animação ficará por con-ta de Chiclete com Banana, Ban-da Eva e Psirico.

ESPÍRITO ELÉTRICOVITÓRIA

Page 5: Quinta - 22/9/2011

05Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Secretaria de Estado da Educação (Sedu) vai entregar 25 mil cartei-ras para 60 escolas da rede estadual ainda em

2011. O anúncio foi feito pelo se-cretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves ao adian-tar que as primeiras 4 mil cartei-ras serão para a Grande Vitória e as outras 6 mil serão entregues na Região Metropolitana e no inte-rior.

Outras 15 mil unidades se-rão licitadas ainda nesta sema-na. Além disso, foram entregues móveis para bibliotecas num pro-cesso de revitalização de 56 uni-dades. Também serão distribuí-das peças de mobiliário escolar como mesas, armários, kit pro-fessor, móveis para laboratórios e outros, num total de R$ 4.526 mi-lhões em investimentos.

Ao falar para um grupo de

estudantes, o secretário de Esta-do da Educação, Klinger Barbo-sa Alves, ressaltou a importância do investimento realizado pelo Governo do Espírito Santo para garantir uma melhor qualidade de aprendizagem aos estudantes. "Todo o nosso trabalho seja na escola, seja na Sedu, tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino para vocês. A nossa esco-la quer que vocês tenham a cha-ve para abrir grandes oportunida-des”, destacou

Para 2012 está prevista a aqui-sição de mais 14 mil novas car-teiras, equipamentos eletroeletrô-nicos como condicionadores de ar, bebedouro e freezer, além de mobiliário para áreas administra-tivas de 28 novas escolas e, ain-da, a revitalização de 96 bibliote-cas, entre outras ações totalizando mais de R$ 13 milhões em inves-timento.

ES entrega novas carteiras às escolas estaduais

políticamai

s

políticaLIBERDADE O projeto prevê que nos gabinetes externos serão permitidas apenas atividades ligadas ao mandato parlamentar

Diário ES onlinePermitir o acesso online ao conteúdo do Diário Oficial é a nova proposta do Departa-mento de Imprensa Oficial do Espírito Santo para as pessoas com deficiência visual. A par-tir de ontem será disponibili-zado - em caráter experimen-tal - no site www.dio.es.gov.br uma adaptação em seu Siste-ma On-line de Consulta de Di-ários – PDF Clipper, desenvol-vido pela empresa Fluxwire Sistemas, possibilitando que essas pessoas também reali-zem consultas e leitura.

Receita estadual cresce

O projeto de resolu-ção que cria ga-binetes externos para os deputados estaduais foi lido

no expediente de ontem na As-sembleia Legislativa e agora será publicado na Ordem do Dia para discussão especial em três sessões. Em seguida é encami-nhado as Comissões de Justiça e Finanças e à Mesa Diretora e, fi-nalmente, a proposta será levada para votação em plenário.

O projeto prevê que nos ga-binetes externos serão permiti-das apenas atividades ligadas ao mandato parlamentar e a Mesa Diretora da Assembleia Legis-lativa pode determinar o fecha-mento do escritório se receber denúncia que comprove o des-cumprimento da regra.

De acordo com o presidente do Legislativo, deputado Rodri-go Chamoun (PSB), o dinheiro para manter a sala deverá sair da cota mensal de R$ 7,8 mil dis-ponibilizada aos parlamentares.

Segundo Chamoun, a manu-tenção dos gabinetes externos servirá para aumentar a proxi-midade entre os deputados e sua "atuação parlamentar regional". A medida estava prevista na re-forma administrativa da Casa, aprovada no final do ano passa-do.

A prestação de contas dos gastos relativos aos gabinetes

Ales: deputados terãogabinetes externos

O PROJETO que cria os gabinetes externos começou a tramitar na sessão de ontem

externos não será feita por meio de nota fiscal com reembolso posterior. Caberá à Assembleia realizar a contratação dos alu-gueis e o pagamento das contas,

não havendo repasse de recursos financeiros diretamente aos de-putados.

Pelo projeto, os parlamen-tares também terão que dividir

os atuais funcionários que tra-balham no Casa com o gabinete extra. O controle da frequência será por meio de relatórios das atividades.

A receita total do Estado nos dois primeiros quadrimestres do ano chegou a R$ 9,112 bi-lhões, resultado que represen-ta um crescimento de 20,42% em relação ao mesmo perío-do de 2010, quando o valor foi de R$ 7.567 bilhões. O total da receita realizada até o final de agosto equivale a 71% daquela orçada pelo Governo do Espírito Santo para o ano todo – R$ 12.880 bilhões –, segundo o Demons-trativo de Cumprimento de Metas Fiscais, apresentado pelo secretário de Estado da Fazenda, Maurício Cézar Du-que, à Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa

ES: Educação e SaúdeOs investimentos do Governo do Espírito Santo em educação e saúde nos oito primeiros meses do ano ficaram acima dos limites mínimos constitucionais, segundo o Demonstrativo de Cumprimento de Metas Fiscais, apresentado à Comissão de Finanças da Assem-bleia Legislativa pelo secretário de Estado da Fazenda, Maurício Cezar Duque. Os recursos apli-cados na manutenção e no de-senvolvimento do ensino na rede estadual, de janeiro a agosto, chegaram a R$ 1,230 bilhão, o que representa 27,75% da re-ceita líquida de impostos no mes-mo período, que foi de R$ 4,432 bilhões. O resultado supera em 2,75 pontos percentuais o limi-te mínimo constitucional, que é de 25%. Já os valores aplica-dos pelo Estado na remunera-ção do magistério chegaram a R$ 396,43 milhões, equivalente a 82,80%.ESCOLAS da rede estadual irão receber novas carteiras ainda neste ano

Page 6: Quinta - 22/9/2011

06 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

A prefeitura de Cas-telo-ES vem pro-movendo uma sé-rie de atividades desde a última se-

gunda-feira em comemoração a Semana da Árvore e da Fau-na. Entre eles, um concurso de poesia realizado entre os alu-nos da 4ª a 8ª séries, do ensi-no fundamental do município.

Setenta e uma poesias fo-ram inscritas e centenas de estudantes lotaram o Teatro Municipal para conhecer os vencedores. A grande campeã foi a poesia ‘Fauna e Flora: Obra Divina’ da aluna Witney Aparecida Coleta Oliveira, 5ª série da Escola Nestor Gomes, que foi orientada pela profes-sora Maria Catarina do Carmo Bravim.

O tema proposto foi ‘Fauna e Flora’, com objetivo de criar e consolidar hábitos de leitura e escrita e também promover a consciência ambiental.

Na ocasião, alunos parti-cipantes das visitas eco edu-cativas, promovidas pela Se-

O PREFEITO, Cleone Gomes e a vencedora do concurso, Witney Aparecida Coleta Oliveira (C)

Castelo-ES tem poesia na Semana da Árvore

cretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentaram aos presentes suas experiências. Fo-ram passeios ao Projeto Tamar, Parque Estadual do Forno Gran-

de e Gruta do Limoeiro. Após as atividades no teatro,

teve show de pagode na Praça Três Irmãos. No local também havia estandes ambientais e bar-

racas onde os formandos das 8ª séries e 3º anos do município puderam vender alimentos para angariar fundos para suas res-pectivas formaturas.

PESQUISA

geralCerca de mil mudas nativas vão ganhar o solo do Complexo Esportivo Socioambiental Soichiro Honda, na localidade de Timbó

notaTom

e

ES e o trânsitoCom o objetivo de auxiliar as vítimas de acidentes de trân-sito na readaptação social, o Governo do Espírito Santo, por meio do Departamento Esta-dual de Trânsito (Detran|ES), inaugurou o núcleo de Atendi-mento e Reintegração Psicos-social às Vítimas de Acidentes de Trânsito e seus familiares (narp-Tran), que vai funcionar no Espaço Circular, na Rua Dou-tor João Carlos de Souza, 245, no bairro Vermelho.Os acidentes de trânsito cau-sam vítimas fatais ou deixam condutores e pedestres feridos. Tanto os familiares das pesso-as mortas no trânsito, quanto aqueles que foram vitimas de acidentes, passam por gran-des traumas psicológicos e situ-ações que muitas vezes levam ao desequilíbrio social e finan-ceiro das famílias.

Unimed Sul planta 3 mil árvores este ano Até o fim des-

te ano, a Uni-med Sul Capixa-ba terá plantado cerca de 3 mil

árvores em municípios do sul do Estado. Esse vai ser o re-sultado das ações e programas que a cooperativa médica pro-move em favor da preservação ambiental e do reflorestamento de áreas degradadas da região. Desse total, mais de 1,4 mil já foram plantadas.

Amanhã, a cooperativa rea-liza mais um plantio, para dei-xar Cachoeiro mais verde. Cer-ca de mil mudas nativas vão ganhar o solo do Complexo Esportivo Socioambiental Soi-chiro Honda (Cesah), na loca-lidade de Timbó, durante uma caminhada ecológica que a co-operativa vai realizar em alu-são ao Dia da Árvore.

Em junho, mês do meio ambiente, a Unimed lançou o programa Crescendo Juntos, com o qual garante o plantio de uma árvore para cada bebê que nasce no Hospital Unimed Sul

A UNIMED SUL vai realizar o plantio de cerca de 3 mil árvores este anoIases e socioeducandosO Instituto de Atendimento Só-cio-Educativo do Espírito San-to (Iases), por meio da Gerên-cia de Meio Aberto, visitou mais dois municípios do Estado, So-oretama e Ibatiba, onde os profissionais realizaram reuni-ões com representantes de ins-tituições, que atuam na rede de atendimento socioeducati-vo, com o objetivo de fortale-cer as ações dos programas de Meio Aberto. neste mês de se-tembro, a gerência está com um cronograma de visitas e já re-alizou encontros em Itapemirim e Piúma.

Capixaba. Mais de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica já foram plantadas em uma área à margem da Ro-dovia Cachoeiro x Rio Novo do Sul, no Clube dos Médicos.

Até dezembro, outras 200 de-vem ser plantadas.

“Nossa cooperativa enten-de que a preservação ambien-tal é um fator muito importante para o bem-estar das pessoas.

Por isso, assumimos o compro-misso de desenvolver e apoiar ações que contribuam para pro-teger a natureza”, o vice-presi-dente da cooperativa, Silvio Casotti.

A edição do Fórum Sul/ Sudes-te de bebidas termina hoje e conta com a participação das secretarias da Fazenda dos Es-tados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catari-na e Rio Grande do Sul, com o objetivo de definir os valo-res sobre os quais vai incidir a cobrança de ICMS de cervejas, refrigerantes, isotônicos, ener-géticos, água mineral e gelo, que é feita por meio de substi-tuição tributária (ICMS/ST). nesta modalidade de cobran-ça do imposto, ele é recolhido na origem, levando em conta um valor final de venda ao con-sumidor conhecido por meio de pesquisa de mercado.

Fórum de bebidas

Page 7: Quinta - 22/9/2011

07Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

VITRINE e s s a t o d o m u n d o v ê

Destinação dos recursos

Foto: AGG

Foto: AGG

28 3511-2029

Foto: AGG

NELSON COSTA

FILHO eLÁZARO

COSTALONGA SILOTTI

marcarampresença

no coquetelrealizado pela

ImobiliáriaMulti Imóveis.

Imobiliária Multi Imóveis comercializa mais um grande empreendimento: Edifício Monte Bianco

FELIPEERVATTIapresentou aojovem casalJULIANA eRODRIGOBEDIN omais novo hiperempreendimentode Cachoeiro,que já está sendocomercializadopor uma dasmelhoresimobiliáriasdo Estado: aMulti Imóveis.

O casalLILIAN e

EVANDRO MOREIRAficou muitoencantado

com o EdifícioMonte Bianco.

SÔNIA (CentroEstético SôniaErvatti), aolado da filhaLAÍS - como namoradoLEANDROGRAFANASSIe a amigaBEATRIZDIAN -,prestigiouo maridoRUBENSMAURÍCIOERVATTI.

Foto: AGG

A IMOBILIÁRIA MULTI IMÓVEIS, que tem a direção dos grandes amigos ADHEMAR REIS NETO e RU-BENS MAURÍCIO ERVATTI, durante requintado coquetel, no sábado, 17, ofereceu mais uma ótima opção para quem pensa em realizar excelente in-vestimento com segurança e garantia de qualidade.

Monte Bianco é naImobiliária Multi ImóveisA IMOBILIÁRIA MULTI IMÓVEIS está comercializando mais um

empreendimento de alto padrão lançado pela Galwan, no último

final de semana. Trata-se do Edi-fício Monte Bianco, com quatro quartos, duas suítes e até três vagas de garagem, localizado à

Rua José Teixeira, s/nº, no bairro Gilberto Machado, um dos mais valorizados da cidade. O empre-endimento de 10 andares tem

quase 1000 m² de área de lazer,com fitness, sauna, sala de re-pouso, salão multiuso, churras-queira, piscinas adulto e infan-til e playground. Com uma linda vista para o Pico do Itabira e pa-ra o Frade e a Freira, o Edifício Monte Bianco tem apartamen-tos espaçosos, com área priva-tiva variando de 146 a 152 m². As duas coberturas lineares têm 303 m², quatro suítes e quatro vagas de garagem. Inspirados pela excelente localização onde será construído o empreendi-

mento, os arquitetos fizeram um projeto perfeito para você e sua família aproveitarem ainda mais

a região super privilegiada.

Foto: AGG

Page 8: Quinta - 22/9/2011

08 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

40 Graus+ Projeto Tenda Cultural che-gou ao distrito de Conduru, com variada programação+ Vai até amanhã aten-derá ao público lo-cal e de localidades vizi-nhas com várias atividades+ Salão de Artes Levino Fan-zeres continua inscreven-do artistas plásticos capi-xabas e de outros estados+ O período para fazer a inscrição termina no pró-ximo dia 7 de outubro e a classificação e prê-mios, logo em seguida+ Tamara Angel com agenda

apertada na cidade de Sampa e sempre com participações especiais em shows de amigos+ Roberto All Barros co-memorando o sucesso de sua revista Natural lan-çada na semana passada+ Trio Voz de Ouro anun-ciando mais um CD com inéditas para o fi-nal de 2011. Vele conferir+ Marquinho Mace-do com agenda lota-da nas festas do sul do es-tado até o final do ano+ Grupo cachoeirense 522 com o melhor do samba

raiz na capital do Estado todos os finais de semana+ Teatro Fernando Tor-res, em Guaçui, recebendo produções nacionais e fa-zendo a festa do Caparaó+ Centenário de Newton Bra-ga - Seminário sobre bairris-mo e identidade cachoeirense + Na Quinta-feira, 13 de ou-tubro, às 19h, no auditório do Ciac Raymundo Andrade+ Grupo Gota, Pó e Poei-ra depois de coordenar o festival de teatro de Gua-çui se prepara para no-vas apresentações no ES.

Lazer – O município de Gua-çui-ES realiza de 29 de setembro a 2 de outubro, a 53ª Expoagro que este ano tem como principais atrações a banda Paralamas do Sucesso e a dupla sertaneja Vic-tor & Léo. Na abertura, na Sexta-feira, dia 30 de setembro acontece o tradi-cional concurso leiteiro e show com Victor e Léo. A banda Pa-ralamas se apresenta no sábado, a partir das 21h. Já no domin-go tem MotoCross, no Morro do Cruzeiro e show com Beto Kauê.

Guaçui I

Destaque da semana na mídia regional, a modelo ISADORA OLIVEIRA mostrando sua beleza nas páginas da Revista Leia

Música - O encontro já foi reali-zado em Alegre nos anos de 2008 e 2009, obtendo muito sucesso. Em virtude das chuvas, em 2010 ele não foi realizado. Mas o pre-feito José Guilherme faz questão de frisar que não poderia deixar de contar com as lindas apresen-tações das bandas de música pe-las ruas e praças de Alegre. "É com satisfação que anunciamos a volta do Encontro de Bandas”

Alegre II

Caminhada ILazer - Acontece no dia 02 de outubro, a VII Caminha-da Castelo x Forno Grande. A saída será às 06h30, da Praça Três Irmãos. A expectativa é que mais de 100 pessoas par-ticipem da caminhada. As inscrições podem ser feitas entre os dias 12 e 30 de setem-bro, das 07 às 13 horas, na Se-cretaria Municipal de Esportes ou na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

JesusLazer - A tradicional Festa do Rei Jesus acontece no dia 24 de setembro, no Parque de Ex-posições do bairro Aeroporto, em Cachoeiro. A abertura dos portões será às 17h e o even-to terá 14 horas de música e louvor.Entre as atrações estão: Rosa de Saron, Anjos de Res-gate e lançamento do DVD da banda Rezza

Caminhada IILazer – O valor da taxa de ins-crição é R$ 15 com direito a café da manhã. Já o almoço será cobrado a parte e acontece-rá na Cachoeira do Pedregulho (lazer Furlan). Não haverá ins-crições no dia. Outras informa-ções com a Secretaria Munici-pal de Esportes – 3542-8539 e Secretaria Municipal de Turis-mo e Cultura – 3542-8532

História - Depois dessa eta-pa serão escolhidas 20 op-ções que, na sequência, uma comissão irá definir entre elas as 14 potencialidades naturais, culturais e arqui-tetônicas mais lem-bradas, que irão para votação aberta no site oficial da Prefeitura.

Maravilhas II

Maravilhas I História - Secretaria de Turismo, Comércio e Em-preendedorismo de An-chieta inicia uma nova etapa da campanha para escolher ‘As Sete Mara-vilhas de Anchieta’. Des-de o início de agosto, por meio das redes sociais da Prefeitura, internautas pu-deram sugerir nomes. A partir de agora, a Secre-taria irá visitar as comu-nidades do interior, a fim de recolher dos moradores sugestões. A pretensão é dar oportunidades aos mo-radores que não têm aces-so a internet e valorizar os atrativos que ficam mais distantes da Sede.

A.W

Música - No dia 16 de outu-bro, Alegre vai respirar cul-tura. Isso porque será reali-zado a 6ª edição do Encontro de Bandas de Música de Ale-gre. O circuito que envolve bandas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, num total de 15 instituições, desfilarão pela avenida principal da cidade e se apresentarão oficialmente na Praça Getúlio Vargas.

Alegre I

Lazer – A Expoagro tam-bém terá a parte de home-nagens aos cidadãos ausen-tes do município e torneio de futebol entre veteranos e a participação de pecuaris-tas de vários muni-cípios do Caparaó, no concurso leitei-ro. Uma festa e tanto.

Guaçui II

Edital Cultura - A Secretaria de Esta-do da Cultura (Secult) publicou no Diário Oficial e no seu site oficial www.secult.es.gov.br, o Edital de número 024/2011, que é inédito no Espírito Santo, de apoio à produção de autos po-pulares realizados no Estado. As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro, e poderão ser rea-lizadas diretamente no protoco-lo da Secult, ou pelos Correios. O Edital 024/2011 foi criado com objetivo de apoiar, promo-ver, preservar, ampliar, registrar e difundir os autos populares re-alizados no Estado

Quando o assunto é beleza, as alunas do Darwin Cachoeiro estão sempre em primeiro lugar.

Page 9: Quinta - 22/9/2011

Cha

rlie

She

en

Três amigos na Alemanha recriaram um Mer-cedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé, mode-lo raro originalmente feito em 1955, a partir de 10 mil peças de sucata. Os três homens de-moraram sete meses para dar forma ao carro que, embora não funcione, está cotado em 60 mil libras esterlinas, cerca de R$ 168 mil.

O cão chamado "Goma" tem cuidado de um bebê macaco selvagem que se perdeu em uma montanha em meio a um tufão que atingiu na semana passada a região de Tanabe, na provín-cia de Wakayama, região central do Japão

“George Clooney surpreendeu turistas e moradores de Los Angeles ao rodar um comercial para a Mer-cedes Benz, perto de uma das ruas mais famosas da cidade, a Rodeo Drive.Mas a surpresa não foi só pela presença do astro, mas pelo seu excelen-te bom humor e pelo sorriso encantador com que presenteou todos que se aproximaram dele.

“Os homens que me desculpem, mas as mulheres administram tudo melhor ” Angélica , apresentadora, em entrevista à revista "Trip" , mostra sua visão sobre a nova mulher.

Mick JaggerSegundo o jornal espanhol El País, Mick Jagger orde-nou que fossem retiradas algumas imagens suas, que aparecem no novo clipe Moves Like Jagger, do Maro-on 5 com Christi-na Aguilera, por-que segundo ele 'é muito excessivo'.

JRC O L U N A

A beleza de Alinne Moraes é algo incontestável en-tre os homens e até pelas mulheres, mas, agora, isso foi provado, mais uma vez. A atriz foi escolhida pela revista IstoÉ Gente como a mulher mais sexy do ano.

Sucata

bebê Macaco

Pombo de estimaçãoO britânico Jeff Da-niel, de 41 anos, leva seu pombo de esti-mação para todos os lugares. Daniel, que mora em Wigan, no Reino Unido, cuida da ave desde filho-te. O pombo chama-do "Prince" acompa-nha seu dono mesmo quando Daniel está andando de bicicleta

Pesca animal

O norte-americano Dave Falkenburg cap-turou um veado durante uma pescaria em Michigan, nos EUA. Falkenburg e seu filho Justin, de 13 anos, estavam em um barco a cerca de 70 quilômetros de Saginaw, quan-

do flagraram o animal na água.RObERTO CARLOS

A viagem de Roberto Carlos a Jerusalém pode ir para o cinema. Segundo a coluna

da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, as imagens do Rei e de seu show na Terra Santa foram feitas para um DVD, mas devem ser adaptadas para a telona.

ESTRÉIA COM ATRASO >>Na noite de sábado, (17) Rihanna estreou sua temporada de shows no Brasil, apresentando um show competente, po-rém sem lotar o Are-na Anhembi. A can-tora entoru no palco com pouco mais de uma hora de atraso, fato que provocou um certo descon-tentamento na pla-teia, formada por um publico jovens e crianças acompa-nhadas dos pais.

George Clooney

Charlie Sheen vai ganhar US$ 25 milhões (R$ 43,3 milhões), no prazo de duas sema-nas, como parte de seu acordo com a War-ner Bros., mas esta é apenas uma quinta par-te do total que ainda irá receber.O dinheiro era devido ao ator pela empresa por seus últimos trabalhos em Two and a Half Men.

co luna j r@fo lhaes .com.br

Page 10: Quinta - 22/9/2011

10 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vendo sítio na Tijuca com telefone, urgência. 2 Alquei-res. Entrar em contato 3517-4609 falar com João ou Mar-cos, dispenso curiosos.

Vende-se um lote no bairro Gilberto Machado próximo ao Jaraguá. Dina - 9956 5151

Vende-se uma casa na rua Costa Bartolomeu, 14, no bairro Ruy Pinto Bandeira com, 3 quartos, sala, copa, cozinha, área de serviço grande, banheiro, varanda com garagem para 3 carros. Tel 9986-4742

Vende-se apartamento no bairro Vila Rica com 160m², 2 quartos, 2 banheiros sala de estar, sala de jantar, cozi-nha conjugada, varanda, área de serviço com churrasquei-ra sem garagem não financi-ável pela caixa Tel: (28)9938-9856/(28)3517-7410 Dirley

VENDO APARTAMENTO, com Escritura, no Conj. Re-sidencial Áttila Vivacqua, BL. D2B, Ap. 203, Bairro Indepen-dência, com 03 quartos, 02 banheiros, 01 quarto de em-pregada com área de serviço, cozinha, copa e sala de estar. Reformado com armários em-butidos, piso de mármore e granito. Valor: R$ 210.000,00 – À VISTA. Tratar com Fabrí-cio – (28) 9955-1197.

Vende-se um apartamnento todo reformado na Rua Rai-mundo Andrade Edifício Pau-lo Sul, Apartamento 403 - IBC - Tel 3521-4485 , Audicéia

Vende-se um terreno de 416m² em Marataízes, próxi-mo ao Supermercado Navio. Informações pelo fone: (28) 3517-5104 / (28) 9918-4484 falar com Jorge

Vende-se três casas na rua Papa João Paulo I nº 21 - Vila Rica - Próx. ao Clube do tiro. R$ 280.000,00 tel 3517-0324

Vende-se um terreno na rua Elias dos Santos, Bairro Ba-siléia medindo 200 m² - Con-tato: Ronaldo (27) 9243-9110

VENDO TERRENO, Bairro Gilberto Machado, excelente localização, 400m², c/21 me-tros de frente, R$ 78.000,00. Fone - (28) 9985 2341

Vende-se 2 apartamentos - 2º e 3º andar, com 154 m² semi acabado (faltando acabamen-to interno), com 3 quartos (1suite), com ampla área pro-jetada para bar e churrasquei-ra e garagem - KM 90 ótima localização. Falar com Elimá-rio - 9252-7404 e 3511-3886

Um galpão, 500m² em Mara-taízes, excelente localização, 9945-4646. Vilceir

Vende-se dois andares de casa com terreno de fundo, no bairro Paraíso, ótima vi-sinhança. Falar com Jorge. Tel:3517-5104 / 9969-4325

Vende-se um terreno de 190m2, no bairro Paraíso, rua Gonçalvez coelho, nº11, pr´poximo ao Bar do Fabrí-cio, Valor R$35.000,00. Tel: 92510287, falar com Ezequiel

Vende-se uma casa no bairro Gilson Carone, urgente. Va-lor R$ 25.000,00 aberto a ne-gociações. Tratar com: (28) 9921-6932 / (28) 9968-1376

Vende-se uma casa no bair-ro Gilson Carone, Valor R$ 20mil, com urgência, tel 9921-6932.

Vendo lote esc. e registra-do na região que mais va-loriza no ES, localizado na Praia das Neves, P. Kenne-dy. Apenas R$ 18.000,00, tratar 9884-3458.

Vende-se ou troca-se por uma casa na praia. 100 m² . Av. Li-nha Vermelha, José Felix Cheim Nº 32 - Bairro Zumbi - Tel: 9884-1671 - Ilário Ribeiro

Vendo loja de papelaria, xe-rox, boutique e etc, toda mon-tada em perfeito estado, em funcionamento, com firma re-gistrada a 21 anos, no mes-mo local, endereço Av. Monte Castelo, Independência, sem nenhum protesto. Boas con-dições de pagamento. Moti-vo: Mudança de cidade. Tele-fones de contato, 9901-7350 e 9255-9631.

Vende-se um lote. 390 m², bairro Gilberto Machado. Excelente localização, con-tatos pelo tel 28 3511-6249 - 9956-5151. Falar com Dina

Vende - se casa de 120m² em Marataizes com dois quartos, sala, cozinha, copa, banheiro e varanda. Contato: Fabricio Fontes. Cel: (28) 9996-0618 e

Alugo apartamento terreo (temporada) em Marataízes Cidade Nova, c/ 3 quartos, varanda e garágem (interna) p/ 2 automóveis. Contato: (28) 9985-7080.

Alugo no Bairro Gilberto Macha-do, com 4 quartos, com 4 va-gas de garagem. 2 suites,salas de estar e de jantar,cozinha, área de serviço, depêndencia de serviçoexcelente area de lazer. Dina 9956 5151

Vendo e alugo casas e aparta-mentos para carnaval e tempo-rada de verão. Rua sete de se-tembro nº 220 - Marataízes (28) 3532-5250 - (28) 9962-3130

Praia de Itaoca - Casa - Alu-guel de casa para temporada.Ótima localização, capacida-de para 12 pessoas. (28) 3529-2043 / (28) 8805-6499, falar com Beth.

Itaóca Praia - Aluguel para tem-porada casa ampla e arejada - 2 quartos, 2 banheiros, gara-gem, 3 quadras da praia - Ótima Localização. Beth (28) 3529-2043 - 8805-6499.

Aluga-se um apartamento com 2 quartos, sala , cozinha e ba-nheiro. Rua Nilton Prado nº 04 - Bairro Ibitiquara. Próximo ao Tiro de Guerra. Falar com Edna: Tel 3511-5644 ou 9976-2070.

Aluga-se apartamento Edifício Topázio, Bairro Gilberto Macha-do, 4 quartos(2 suítes), 4 vagas de garagem , dep. de emprega-da, área de lazer completa. In-formações pelo fone (28)9956-5151 falar com Dina

Alugo Galpão no aeropor-to na rua da Vimacom. Valor : 1200,00 (28) 9961-8691

Vende-se Padaria Completa funcionando. 9925-1398.

Wellington

Vende-se um Refrigerador Ele-trolux 37 ano 2004 R$ 500,00 - 1 Fogão Daki 2003 R$ 200,00 e um Depurador Suggar R$ 100,00 . Tel 3511-4648. Falar com Hélio ou Ana Maria

Aluga-se Loja 35m² com me-zanino excel. Localização no 2º piso do shopping Ca-choeiro. Aluguel a combinar. (28) 9968-3145

VENDE-SE1 amassadeira 25 Kg (Gepanix)

2 armários de Pão de Sal1 Vitrine Visorâmica Gelopar 2m

1 divisória1 Vitrine polar 1,80 m

1 Caixa Polar1 Cafeteira

1 forno a Gás de 8 telas1forno de Lenha de 5 telas

9925-1398Wellington

REPRESENTANTE COMER-CIAL. Procura representada para Curitiba e região metro-politana. Como representante ou preposto. Tratar 041-9969-2155 emial [email protected]. Mande a c/c que de-posito o valor. Att.Pedro.

Zaka Comércio Contrata-se auxiliar de escritório e es-toquista, Avenida Aristides Campos, nº 113, onde funcio-nava o antigo Frangão. Infor-mações pelo fone: (28) 3522-6769 / 3517-1000 falar com Patrícia Ferreira

EMPRESA MULTINACIONAL oferece oportunidade de ne-gócio para empreendedores informações. 9968-6955

Procuro emprego como bal-conista, Auxiliar de Cozinha ou recepcionista. 9925-6429 - Claudia

Precisa-se estoquista de auto peças, preencher currículo pelo site www.pegab.como.br

VAGA DE EMPREGOAuxiliar administrativo para es-critório, ambos os sexos, cur-sando direito ou ciências con-tábeis.salário inicial R$ 1.000 Curriculum através do site:

www.empregar.xpg.com.br

VENDE-SE2 BALCÕES BRANCOS

1,40X40X1,14C/ DIVISÕES DE VIDRO E

PORTASBALCÃO BRANCO 1,10X1,10X1,00

C/ DIVISÕES DE VIDRO CONTATO:9985-1506

A.L.I.SAGÊNCIA DE INVESTIGAÇÕES PRIVADACNPJ/MF Nº 31.720.832/0001-06Detetive Lima*INVESTIGAÇÕES CÍVIL E CON-JUGAL*SEGURANÇA EM FESTAS E EVENTOS*VIGIA EM PATRIMONIO*CONSULTORIA CÍVIL*CORRETAGEM DE IMÓVEIS(ÉTICA E SIGILO PROFICIO-NAL)TEL:(28)9884-3657 OU 98815939

Vendo antena rural para celular com cabo de 5m, kit e o apare-lho celular, eu instalo Valor : 400,00 Tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vende-se Refrigerador Eletrolux 370 litros ano 2004 R$500,00 Falar com Élio ou Marcia 3511-4648

Vendo Moto XTZ 250, Lander Azul. Ano 2008.Muito nova. Único dono. Valor R$ 9.500,00 contato (28) 3522-0326 ou 9945-1465 . Patrick

Vendo ou troco Citroen C3 Com-pleto 1.4, 2010/2011. Falar com Márcia 3522-7892 / 9938-2254

Escort Hobbi ano 94\95, cinza, 2 portas, básico todo revisado e com documentação em dia Valor : 5000,00 tel: 9882-0033 \ 8111-3728

Vendo CRF 230/2009, BOULE-VARD 800/2007, CBX 750/87, e PALIO WEEKEND 1.4/ 2007, PEUGEOT 206 05/06 interessa-dos falar com Flavio (28) 9961-8691

3517 - 0425.

1 Casa com terraço, 2 quar-tos, 1 sala, Cozinha, banhei-ro. Casa de Laje com 4 quar-tos, sala, 2 copas, 2 cozinhas, 2 áreas, 2 banheiros e varan-da. 2 430 m² água de nas-cente, transformador próprio. Localizada no município de Vargem Alta, Capivara. Falar com Jose Carlos tel.: 9251-7072 .

Page 11: Quinta - 22/9/2011

11Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Vende-se papelaria com excelente loca-

lização. Todos os regis-tros, tributos e encar-gos em dia, estrutura completa para aten-der a necessidade da grande clientela, que

inclui tanto pessoas fí-sicas quanto jurídicas. No mercado a quase 6 anos. Excelente média de faturamento men-sal. Informações pelo fone: 3518-5160 ou

9959-1970. Falar com Jefferson.

VENDE-SE UMA PAPELARIA

Vendo linda casa cachoeiro de itapemi-rim, Bela Vista, a 50m

do posto de saúde, total comércio, rua

em frente ao posto de gasolina, impossível

enchente, casa 150m², Linda cobertura de 150m² feita de estru-tura metálica, com

piso frio, quarto, ba-nheiro etc + 2 aparta-mentos de 60m² cada + garagem + ponto de comércio, 2 entradas independentes, vis-ta para o rio, casa 2 quartos + depend + suíte + sala + copa + coz e área de serviço azulejadas até o teto

+ jardim + área verde com árvores frutífe-ras manga, ameixa, acerola, horta etc + galinheiro. 500m² construído. aceito

carta de crédito, doc 100%. Tenho 80 fotos da casa. Só falta pin-tar fachada. troco por apartamento na tijuca rio de janeiro. Tel (28) 3522-4057 (Sra. Cacil-da) ou (21) 3261-8326

ou (21) 9593-5904 (Sr. Jaderson). R$

220.000,00

VENDE-SE CASA

Disponibiliza 02 vagas para Bilheteiro (a) e 01 vaga para Auxiliar de Tráfego para pessoas reabilitadas ou habilitadas no INSS. A descrição do cargo e a qualificação para admis-são estão á disposição na filial da Empresa, no endereço: Parque Rodoviário Itapemirim, s/nº, Bairro Amarelo, Ca-choeiro do Itapemirim, ES (os interessados deverão apre-sentar a carta CRP/ INSS).

VIAÇÃO ITAPEMIRIM S/A

Page 12: Quinta - 22/9/2011

12 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Telefone: (28)3522-9296

Em outubro de 2008, o Cine-clube Jece Vala-dão apresentava o projeto “Esta-

ção Oriental”, organizado por Matheus Rocha de Sou-za Ramos e André Luiz Gava Moraes.

Abaixo, segue o texo pu-blicado no blog do Cineclu-be (www.cineclubejecevala-da.blogspot.com)

Estação Oriental consis-te em um projeto de exibi-ção gratuita de produções

audiovisuais orientais (prin-cipalmente japonesas). Ao exibir estas produções de ar-tistas orientais, pretende-se apresentar, de forma mais transparente, novas faces do oriente em relação à sua cul-tura, sociedade e linguagem. Construindo novos referen-ciais e até mesmo inspirando produções locais (das mais diversas). Possibilitando que as pessoas possam fazer lei-turas mais profundas sobre uma sociedade tão misterio-sa para muitos de nós, obser-vadores ocidentais.

SEMANA ESTAÇÃO ORIENTAL

Objetivos* Divulgar à sociedade cachoeirense os di-versos aspectos e elementos da cultura pop japonesa.Apresentar a Cachoeiro de Itapemirim a exis-tência da tribo Otaku, dentro de seu espaço.* Possibilitar um maior envolvimento entre a sociedade e as produções orientais, tão pou-co divulgadas dentro do cenário capixaba.* Desmistificar a imagem da animação ja-ponesa como ligada a uma intensa violência e agressividade, tão inerente à óptica da so-ciedade. * Divulgar de forma mais ampla aspectos estruturais, culturais e comportamentais da sociedade japonesa.

ProgramaçãoA realização do projeto se dará nos dias 4, 11, 18 e 25 de outubro e dias 1, 8, 15, 22 e 29 de novembro, às 14 horas na Casa da Memória.

Page 13: Quinta - 22/9/2011

13Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

saúdePESQUISA

Vacina contra o sarampo até dia 30A Campanha de Vacina-

ção de Seguimento contra o Sarampo foi prorrogada até o dia 30 deste mês. Até ago-ra, mais de 16 milhões de crianças foram imunizadas contra a doença em todo o País. O número correspon-de a 94,70% do público alvo, que é de 17.094.514. A meta é vacinar 95% da po-pulação que tem entre um e sete anos de todos os muni-cípios.

O secretário de Vigilân-cia em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que a prorrogação da campanha permitirá aos gestores estaduais identi-

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHAES

ficar os municípios que não atingiram a meta, para inten-sificar a campanha nessas lo-calidades.

A Campanha de vacina-ção contra o sarampo ocorre em intervalos de três a cinco anos para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem trans-missão disseminada do vírus.

Planejada para 2011, a campanha aconteceria, em todo o país, na segunda etapa da vacinação contra a parali-sia infantil, dia 13 de agosto. Porém, com o surto de saram-po na Europa, o Ministério da Saúde, juntamente com esta-dos e municípios, decidiu an-

Comida contra depressãoPessoas que se alimentam de legumes, verduras, fru-tas e peixe têm menos ris-co de sofrer de depressão. Já aqueles que consomem produtos industrializados correm mais risco de ter a doença. A conclusão é de um estudo da university College London.A pesquisa analisou a die-ta de mais de 3.500 bri-tânicos. Eles foram estu-dados durante cinco anos. Os voluntários foram divi-didos em grupos: os que se alimentavam de comi-da saudável, integral, sem gordura, fresca e rica em legumes, verduras. O outro grupo comia fritura e comi-da industrializada.

Brasil precisa debilhões para a saúdeO ministro da

Saúde, Ale-xandre Pa-dilha, disse que a saúde

brasileira precisa de R$ 45 bilhões anuais a mais do que o atual orçamen-to para chegar ao patamar de países como o Chile e a Argentina. A declaração foi dada durante sessão da Comissão Geral da Câma-ra dos Deputados que dis-cute a regulamentação da Emenda Constitucional 29.

– É um passo que abre uma caminhada para re-organizar o SUS [Sistema Único de Saúde], para dar conta das novas necessi-dades do povo brasileiro. É importante termos mais controle, é importante ter-mos regras que estabele-

O MINISTRO Alexandre Padilha quer R$ 45 bi anuais para o setor da saúde Bocejo nos bebêsO bocejo pode ser ligado ao tédio e também ao sono, mas pesquisadores da universi-dade de Princeton (EuA) des-cobriram que bocejar tam-bém pode ser uma resposta do organismo para regular a temperatura do cérebro, evi-tando seu aquecimento, se-gundo divulgou o jornal bri-tânico Daily Mail.Os cientistas pediram a 80 pedestres, escolhidos alea-toriamente, que observassem fotos de pessoas bocejando e marcassem com qual eles faziam o mesmo. O teste foi realizado tanto no inverno quanto no verão e constatou que o bocejo é uma das ma-neiras do corpo refrescar o cérebro, trocando calor com o ar fresco que entra no or-ganismo durante o ato.

çam melhor a fiscalização, mas é fundamental termos mais financiamento.

Durante o debate, o presidente da Casa, de-putado Marco Maia (PT-

-RS), confirmou para a conclusão da votação so-bre o tema. Segundo ele, a proposta será votada “faça chuva ou faça sol”.

A regulamentação da

Emenda 29 tramita na for-ma de Projeto de Lei Com-plementar (PLP). O tex-to prevê recursos públicos mínimos obrigatórios para a saúde.

saúdemai

s

tecipar a ação em áreas prio-ritárias. Em 2011, até 19 de julho, os estados e os municí-pios notificaram ao Ministé-

rio da Saúde a ocorrência de 18 casos de sarampo no Bra-sil, relacionados vírus do tipo D-4, que circula na Europa.

Cerveja hidrataum estudo apresentado em bruxelas comprova que o con-sumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo espe-cialistas médicos. Esta é uma das conclusões apresentadas no "VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde", onde par-ticiparam especialistas em me-dicina, nutrição e alimentação da união Europeia. O pesqui-sador Manuel Castillo, da uni-versidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a re-ação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a reali-zação de esforço físico intenso.

Durante o debate, o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), confirmou para a conclusão da votação sobre o tema

Page 14: Quinta - 22/9/2011

14 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)

O distrito de Con-duru, em Ca-choeiro de Ita-p e m i r i m - E S recebe até ama-

nhã as atividades do projeto Tenda Cultural com uma ofi-cina de fotografia. Os parti-cipantes vão receber instru-ções sobre o uso da câmera e técnicas fotográficas. De-pois, vão às ruas para fazer registros da natureza e do dia-a-dia da comunidade.

Hoje, acontece a estreia da oficina de blog do proje-to, a partir das 8h. A ideia é que os participantes apren-dam a montar um blog, re-latem o andamento das ati-

vidades da Tenda Cultural e postem fotos. “Será como uma cobertura em tempo real das atividades”, expli-ca o gerente de artes da Se-mcult e coordenador do pro-jeto, Anclébio Junior.

Amanhã haverá apresen-tação da Fanfarra José Ta-veira (Fanfajota), às 18h, uma mostra de curtas me-tragens brasileiros, a partir das 19h, e show com a dupla Élito e João Paulo, às 20h. Ainda no sábado, as ativi-dades também começam às 8h e vão até depois das 20h. Recreação para crian-ças, oficinas de maquiagem e dança apresentação teatral

Projeto “Tenda Cultural” até sábado em Conduru

PESQUISA

regionalA peça é adaptada de uma crônica de Nelson Rodrigues, a peça possui diversos ingredientes, como amores, traições, mistério e humor

notaTom

e

Sejus inscreve

A Secretaria de Estado da Jus-tiça (Sejus) prorrogou, até a próxima segunda-feira, as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação temporária de médico psiquia-tra. O edital prevê a contrata-ção de seis profissionais pelo período de 12 meses, a contar da assinatura do contrato. O salário é de R$ 3.200,00 mais gratificação de custódia (60% do salário-base), grati-ficação de risco de vida (40% do salário-base), totalizando R$ 6.400,00. Os profissionais terão carga horária semanal de 20 horas.

Marataízes tem “Chilique Hermético” hojeMarataízes-ES

está incluindo entre os mu-nicípios capi-xabas que re-

ceberão o projeto Circulação Cultural neste final de sema-na com espetáculos de músi-ca e dança. O município do litoral sul tem hoje a noite a apresentação do show "Chi-liques Herméticos" que está com novo projeto onde Amé-lia Barreto empresta sua voz e alma ao lado do violonista Julio César Santos, que assi-na com Fausto Lessa a direção musical.

Um espetáculo intimista, mas com grande capacidade de aglutinação artística e de fruição. O show acontece ain-da em Muqui, amanhã. Ainda no sul do Estado, Rio Novo do Sul e Alegre fazem parte do roteiro do “Circulação”.

Encerrando a semana, o Grupo Teatro Empório apre-senta "A Ordinária" em Rio Novo do Sul, também no sá-bado. A peça é adaptada de uma crônica de Nelson Rodri-

O GRUPO Chiliques Herméticos se apresenta pela primeira vez em Marataízes-ES

Triathlon em destaque

A revelação do triathlon ca-pixaba Adley dos Santos, de Aracruz, está confirmado na seleção brasileira que disputa-rá o Campeonato Mundial de Duathlon, na cidade de Gijón, na Espanha, entre os próximos dias 24 e 25.São 28 brasileiros na delega-ção nacional com uma difícil missão pela frente: vencer os europeus, favoritos em todas as disciplinas do duathlon (corrida e ciclismo).Ao todo o evento já conta com mais de 1100 atletas inscritos oriundos de 30 nacionalidades. um recorde de participação.

MobilidadeurbanaA Secretaria de Estado de Sa-neamento, Habitação e Desen-volvimento urbano (Sedurb) fará a contratação de estu-dos sobre Mobilidade urba-na para auxiliar seis municí-pios capixabas – cinco deles considerados polos - a implan-tar medidas que minimizem ou apresentem solução para o problema do trânsito e o inten-so fluxo de veículos ocasiona-dos pelo aumento da frota de automóveis nessas cidades, de-vido ao crescimento econômico do Espírito Santo.A intenção, a princípio, é auxi-liar os municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Co-latina, Guarapari, Anchieta e Linhares, a avançarem nos tra-balhos de implantação do Pla-no Municipal de Mobilidade urbana.

gues, a peça possui diversos ingredientes, como amores, traições, mistério e humor.

A caravana do "Circula-

ção Cultural" é formada por 15 grupos musicais e 10 gru-pos de artes cênicas, premia-dos pelo edital de incentivo

da Secult. Cada contempla-do fará seis apresentações, so-mando até o mês de dezembro 150 espetáculos.

e shows de chorinho e sam-ba compõem a programação do dia.

A Tenda Cultural é um

projeto da Secretaria Muni-cipal de Cultura (Semcult), em parceria com o Conselho dos Royalties.

A EXIBIÇÃO de curtas metragens é uma das atividades do projeto Tenda

Page 15: Quinta - 22/9/2011

15Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011Cachoeiro de Itapemirim (ES)

políciapolíciam

ais

PESQUISA

Preso ao deixar o Fórum de Cachoeiro-ES

Eliseu foi preso em flagrante quando saia do Fórum de Cachoeiro de Itapemirim-ES e segundo informações

Ameaçou a namorada e foi preso

um adolescente de 17 anos, morador do bairro Amaral, foi detido pela policia militar na noite da última terça-feira. Ele estava ameaçando e impedin-do outra adolescente de 14 anos, moradora do bairro inde-pendência, de seguir para sua residência.Os policiais foram acionados e mesmo assim ele se negou a entrar na viatura. A família da menor compareceu no DPJ e disse que o mesmo estava fa-zendo ameaças de morte por-que não aceitava o término do namoro.O adolescente ficou alterado e desrespeitou a ordem da PM, mas foi imobilizado e conduzi-do ao DPJ para prestar escla-recimentos.

A Policia Civil prendeu, na tar-de da última ter-ça-feira, Eliseu Lourenço Bran-

dão, 30, acusado de matar uma adolescente a tiros no bairro Valão. Ele foi reco-nhecido por testemunhas por testemunhas pela por ter dis-parado os tiros que matou Delisângela do Rosário Lou-renço, no dia 26 de fevereiro deste ano.

Eliseu foi preso em fla-grante quando saia do Fó-rum de Cachoeiro e segundo informações, ele foi aten-der uma intimação e ao che-gar no cartório o seu nome foi checado e constatou con-tra ele um mandado de pri-são por homicídio.

O chefe da Delegacia de Policia Judiciária, Faustino Antunes, ao ser informado que o foragido estava no Fó-rum realizou uma diligência acompanhado de um outro policial e conseguiu prender o acusado antes que ele es-

ELISEU negou ter cometido o crime, mas continuou a disposição da justiça

capasse.Na delegacia Eliseu ne-

gou ter cometido o crime, mas continuou a disposi-

ção da justiça. O crime te-ria acontecido porque a ado-lescente teria se envolvido como o tráfico de drogas e

de acordo com o delegado de Guilherme Eugenio, Eli-seu foi o último envolvido a ser preso.

A v . P i n h e i r o J u n i o r , n ° 1 7 1 , I n d e p e n d ê n c i a

Por Ronaldo Brasil

Homem passa mal e socorro demora Um homem que tran-

sitava na Rua Neca Bongosto, no bairro Sumaré, passou mal e caiu no meio da rua. O caso aconteceu na ma-nhã de ontem e no lo-cal estava uma equipe da Policia Rodoviária Estadual que se prepa-rava para o almoço em um restaurante próxi-mo e ao presenciar o fato os militares liga-ram para o Corpo de Bombeiros, mas não

obtiveram resultado.O homem que recla-

mava de fortes dores no peito teve que espe-rar deitado em via pú-blica por mais de meia hora. Uma ambulância da prefeitura de Cacho-eiro socorreu a vítima para o Pronto Atendi-mento Paulo Pereira.

O homem foi iden-tificado como Luci-mar, morador do bairro Aquidabam, que ficou em observação.

OPINE VOCÊ TAMBÉMWWW.TWITTER.COM/FOLHAES

Adolescente é raptada

uma adolescente de 13 anos foi raptada quando foi a uma padaria, na tarde da última terça-feira, na Praça Elísio im-perial no bairro Aquidabam. Conforme a menor, um homem alto, branco e careca a segu-rou pelo braço o jogando den-tro de um Honda Civic cuja pla-ca não foi identificada, apenas as letras HTI.Ainda segundo a jovem, o ho-mem a levou até a beira Rio e disse que só a libertaria depois que sua mãe ligasse para ele, mas de tanto insistir ela foi libe-rada por trás da Praça de Fá-tima.A PM realizou buscas, mas o ve-ículo não foi localizado.

Menor leva tiro no pé

Os policiais da RP 2741 foram acionados para comparecer no Posto de Saúde Paulo Pereira Gomes onde estava um menor de apenas 12 anos que havia sido atingido com um tiro no pé.Segundo ele, o disparo foi re-alizado por um homem desco-nhecido que o perguntou por que ele estava o olhando de cara feia. De acordo com a víti-ma, sem motivo aparente o ho-mem deu um tiro no seu pé es-querdo.O menor não soube informar quem era o autor e apenas dis-se que ele é morador do Alto Eucalipto.

Page 16: Quinta - 22/9/2011

16 Folha do E. SantoQuinta-Feira, 22 de Setembro de 2011 Cachoeiro de Itapemirim (ES)