química colégio santa dorotéia atividades para Área de ... · química 2 colégio santa...

20
Química Colégio Santa Dorotéia 1 ESTUDOS AUTÔNOMOS DE RECUPERAÇÃO Prezado(a) aluno(a), Chegamos ao final da primeira etapa. É o momento de rever alguns conceitos, a fim de compreender aqueles que não foram bem aprendidos ao longo do processo vivenciado até agora. Este roteiro tem como objetivo ajudá-lo e orientá-lo em seus estudos autônomos de recuperação. O conteúdo presente nestas atividades é importante para a continuidade de seus estudos. Ele deverá ser retomado, de maneira a aprimorar sua aprendizagem e para que você obtenha sucesso na avaliação de recuperação. Procure a minha ajuda sempre que julgar necessário. E não se esqueça: aprender química não é memorizar fórmulas, decorar conceitos e resolver um grande número de exercícios sem uma compreensão global dos mesmos. Por isso, concentre-se em resolver as questões aqui indicadas de maneira consciente, buscando compreender o conhecimento que elas abordam. Sucesso em seus estudos! Jaqueline S. E. Pires A prova de recuperação apresentará um formato semelhante ao do módulo realizado na etapa. Ela apresentará quatro questões abertas e quatro questões fechadas. Estados físicos, mudanças de estado físico e densidade Processos de separação de misturas Estrutura atômica da matéria e distribuição eletrônica Radioatividade e Reações nucleares Equilíbrio Químico Química Orgânica Caderno de química. Listas de exercícios. Exercícios do AppProva. Estudo autônomo. Módulo e provas por área de conhecimento. Sugestão de livro didático: SOUZA, Celso Lopes de; LAVOR, Carlos Eduardo e MARTINS, Rodrigo Machado. QUÍMICA, Ação e Interação. Volume 2 e 3. O plantão de recuperação, para retirar dúvidas do estudo autônomo, será realizado na primeira aula do dia 22/05/2018. SOBRE A PROVA DE RECUPERAÇÃO CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO MATERIAL DE ESTUDO PLANTÃO DE RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 3º Ensino Médio Professora: Jaqueline Pires Aluno(a): ______________________________________________ Nº: _____ Turma: _____ Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018

Upload: nguyenanh

Post on 05-Dec-2018

232 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Química

Colégio Santa Dorotéia 1

ESTUDOS AUTÔNOMOS DE RECUPERAÇÃO

Prezado(a) aluno(a),

Chegamos ao final da primeira etapa. É o momento de rever alguns conceitos, a fim de compreender aqueles que não foram bem aprendidos ao longo do processo vivenciado até agora. Este roteiro tem como objetivo ajudá-lo e orientá-lo em seus estudos autônomos de recuperação.

O conteúdo presente nestas atividades é importante para a continuidade de seus estudos. Ele deverá ser retomado, de maneira a aprimorar sua aprendizagem e para que você obtenha sucesso na avaliação de recuperação.

Procure a minha ajuda sempre que julgar necessário. E não se esqueça: aprender química não é memorizar fórmulas, decorar conceitos e resolver um grande número de exercícios sem uma compreensão global dos mesmos. Por isso, concentre-se em resolver as questões aqui indicadas de maneira consciente, buscando compreender o conhecimento que elas abordam.

Sucesso em seus estudos! Jaqueline S. E. Pires

A prova de recuperação apresentará um formato semelhante ao do módulo realizado na etapa. Ela apresentará quatro questões abertas e quatro questões fechadas.

Estados físicos, mudanças de estado físico e densidade

Processos de separação de misturas

Estrutura atômica da matéria e distribuição eletrônica

Radioatividade e Reações nucleares

Equilíbrio Químico

Química Orgânica

Caderno de química.

Listas de exercícios.

Exercícios do AppProva.

Estudo autônomo.

Módulo e provas por área de conhecimento.

Sugestão de livro didático: SOUZA, Celso Lopes de; LAVOR, Carlos Eduardo e MARTINS, Rodrigo Machado. QUÍMICA, Ação e Interação. Volume 2 e 3.

O plantão de recuperação, para retirar dúvidas do estudo autônomo, será realizado na primeira aula do dia 22/05/2018.

SOBRE A PROVA DE RECUPERAÇÃO

CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO

MATERIAL DE ESTUDO

PLANTÃO DE RECUPERAÇÃO

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Química Ano: 3º – Ensino Médio Professora: Jaqueline Pires

Aluno(a): ______________________________________________ Nº: _____ Turma: _____

Atividades para

Estudos Autônomos

Data: 8 / 5 / 2018

Química

Colégio Santa Dorotéia 2

QUESTÃO 1 (UDESC SC/2017)

O gráfico abaixo representa a temperatura de uma amostra, inicialmente no estado sólido, em função da quantidade de calor absorvida.

Analise as proposições em relação aos números, indicados no gráfico, referentes aos estados físicos da matéria e às suas características. I) No estado líquido a substância assume a forma do recipiente que o contém. No gráfico, esse estado

está representado pelo número 3.

II) O número 2 representa mudança de estado físico, conhecida como sublimação.

III) Uma das características do estado gasoso é que as partículas que formam a matéria estão bastante afastadas, dispersas no espaço. Devido a isso, nesse estado físico a matéria pode ter a forma e o volume variáveis. No gráfico, este estado físico está representado pelo número 5.

IV) O número 1 representa o estado sólido, que é caracterizado por a substância apresentar volume e forma fixos. Para a amostra em questão, o estado sólido é predominante até a temperatura de 350K.

V) A ebulição está representada pelo número 4, e este processo é caracterizado pela passagem do estado líquido para o sólido.

ASSINALE a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa I é verdadeira.

c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.

QUESTÃO 2 (ENEM/2017)

Alguns fenômenos observados no cotidiano estão relacionados com as mudanças ocorridas no estado físico da matéria. Por exemplo, no sistema constituído por água em um recipiente de barro, a água mantém-se fresca mesmo em dias quentes.

A explicação para o fenômeno descrito é que, nas proximidades da superfície do recipiente, a a) condensação do líquido libera energia para o meio.

b) solidificação do líquido libera energia para o meio.

c) evaporação do líquido retira energia do sistema.

d) sublimação do sólido retira energia do sistema.

e) fusão do sólido retira energia do sistema.

QUESTÕES

Química

Colégio Santa Dorotéia 3

QUESTÃO 3 (UECE/2011)

Os estudos pioneiros sobre equilíbrio químico efetivados por Claude Berthollet (1748-1822) forneceram subsídios para a otimização de certos processos de interesse da indústria química tais como a esterificação, a síntese do amoníaco, etc. Sobre reações reversíveis e equilíbrio químico assinale a afirmação verdadeira. a) No equilíbrio químico, as cores dos reagentes e produtos podem ser alteradas.

b) No momento do equilíbrio as reações direta e inversa deixam de acontecer.

c) Ao contrário do inibidor, o catalisador aumenta apenas a velocidade da reação direta.

d) No equilíbrio as concentrações de reagentes e produtos se mantêm constantes.

QUESTÃO 4 (UFPE/2011)

Um estado de equilíbrio é uma condição de balanceamento entre dois processos opostos. Um sistema está em equilíbrio químico quando as reações, direta e inversa, estão se processando com iguais velocidades, de tal modo que as concentrações das substâncias reagentes não variam com o tempo. Em 1864, baseados em evidência experimental, Guldberg e Waage sugeriram a existência de uma relação numérica simples entre as concentrações das espécies presentes em um sistema em equilíbrio. Daí surgiu a definição de constante de equilíbrio, K.

A reação endotérmica de formação do monóxido de nitrogênio ocorre segundo a equação

N2(g) + O2(g) 2 NO(g) H° = – 182 kJ

e define um sistema no estado de equilíbrio químico, para o qual:

00. K varia com a temperatura. 01. K aumenta quando a temperatura aumenta. 02. K aumenta quando a temperatura diminui. 03. K aumenta com a adição de NO ao sistema. 04. K aumenta com a adição de N2 ou O2 ao sistema.

QUESTÃO 5 (MACK SP/2013)

Sob condições adequadas de temperatura e pressão, ocorre a formação do gás amônia. Assim, em um recipiente de capacidade igual a 10 L, foram colocados 5 mol de gás hidrogênio junto com 2 mol de gás nitrogênio. Ao ser atingido oequilíbrio químico, verificou-se que a concentração do gás amônia produzido era de 0,3 mol/L. Dessa forma, o valor da constante de equilíbrio (KC) é igual a a) 1,80 · 10–4

b) 3,00 · 10–2

c) 6,00 · 10–1

d) 3,60 · 101

e) 1,44 · 104

QUESTÃO 6 (FMABC SP/2013)

A reação de combustão do dióxido de enxofre pode ser representada pelo equilíbrio a seguir:

2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g) H = –198 kJ

Esse equilíbrio foi estudado em uma determinada temperatura (T1), em recipiente fechado, e a variação da concentração de cada substância participante do processo está representada no gráfico a seguir:

Química

Colégio Santa Dorotéia 4

Sobre o sistema estudado foram feitas as seguintes afirmações:

I) O sistema em equilíbrio apresenta pressão maior do que o sistema inicial.

II) Considere um experimento realizado em temperatura, T2, sendo T2 > T1.

III) Mantendo-se as mesmas concentrações iniciais de SO2 e O2 ([SO2]1 = [SO2]2 e ([O2]1 = [O2]2), pode-se afirmar que o valor da constante de equilíbrio também permanecerá o mesmo (KC1 = KC2).

IV) A constante de equilíbrio da reação de combustão do dióxido de enxofre na temperatura T1 (KC1) é menor do que 1.

A análise do gráfico e da equação termoquímica proposta permite concluir que

a) apenas a afirmação I é verdadeira. b) apenas a afirmação II é verdadeira. c) apenas a afirmação III é verdadeira. d) apenas a II e a III são verdadeiras. e) todas as afirmações são falsas.

QUESTÃO 7 (UEG GO/2012)

Considere um recipiente fechado contendo 1,2 mol de uma espécie química AB(g), a certa temperatura. Depois de certo tempo, verificou-se que AB(g) foi decomposto em A2(g) e B2(g) até atingir o equilíbrio químico, em que se constatou a presença de 0,45 mol de B2(g). O grau de dissociação, em porcentagem, de AB(g) nas condições apresentadas é igual a:

a) 25

b) 50

c) 75

d) 90

QUESTÃO 8 (ACAFE SC/2013)

Considere que o equilíbrio químico genérico abaixo (sob temperatura constante) tenha um Kc = 1,5.

A + B C + D

Em um determinado instante, a situação era: [A] = 1,0 mol/L, [B] = 1,2 mol/L, [C] = 0,6 mol/L, [D] = 0,8 mol/L.

Baseado nas informações fornecidas é correto afirmar, EXCETO:

a) Uma vez o equilíbrio estabelecido, a adição de um catalisador não altera o valor de Kc.

b) No instante abordado, o sistema caminha para o equilíbrio e a velocidade da reação inversa deve ser maior que a reação direta.

c) No instante abordado, o sistema caminha para o equilíbrio e a velocidade da reação inversa deve ser menor que a reação direta.

d) No instante abordado o sistema ainda não atingiu o equilíbrio.

QUESTÃO 9 (UNISA/2013)

Rochas calcárias, comercialmente classificadas como mármores, apresentam além do carbonato de cálcio outros compostos químicos que lhes conferem uma ampla variedade de cores e texturas. Quando uma estátua de mármore é submetida a uma atmosfera úmida e saturada de ácido sulfúrico, em um espaço confinado, a seguinte reação de equilíbrio se estabelece:

)(OH)g(CO)s(CaSO )aq(SOH)s(CaCO 224423

Para que o equilíbrio se desloque para direita, é necessária a

a) remoção de gás carbônico. b) remoção de ácido sulfúrico. c) adição de sulfato de cálcio. d) adição de água. e) adição de um catalisador.

Química

Colégio Santa Dorotéia 5

QUESTÃO 10 (PUC RS/2012)

O hipoclorito de sódio é o composto que confere à água sanitária seu poder alvejante e desinfetante. Sua produção em escala industrial é realizada por uma reação entre cloro gasoso e hidróxido de sódio, conforme a seguinte equação química não balanceada:

NaOH(aq) + Cl2(g) NaCl(aq) + NaClO(aq) + H2O(l)

Quando a água sanitária é estocada por longo tempo, o hipoclorito sofre lenta decomposição por meio da reação inversa à de sua produção. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar:

a) A partir de 71kg de cloro gasoso e de uma quantidade suficiente de hidróxido de sódio, pode-se fabricar 149kg de hipoclorito de sódio.

b) Uma das maneiras de retardar a degradação do hipoclorito de sódio é mantê-lo em uma solução fortemente alcalina.

c) Entre os fatores capazes de propiciar uma degradação acelerada da água sanitária está o armazenamento a baixas temperaturas.

d) A presença de impurezas que catalisam a decomposição do hipoclorito na água sanitária é capaz de acelerar sua degradação porque modifica o valor da constante de equilíbrio dessa reação.

e) Na produção de hipoclorito de sódio, é preciso usar no mínimo 71kg de hidróxido de sódio para reagir com 71kg de cloro gasoso.

QUESTÃO 11 (ESCS DF/2012)

O dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis pode ser capturado passando-se o gás emitido através de um solvente aquoso contendo etanamina. Nesse processo, é estabelecido o seguinte equilíbrio:

CH3–CH2–NH2 + CO2 CH3–CH2–NH–CO2– + H+ + calor

Com o tempo, a solução de amina se torna saturada pelo gás e o processo precisa ser revertido para que o vapor concentrado de dióxido de carbono e a solução de amina sejam regenerados. O fator que desloca o equilíbrio, permitindo que o CO2 seja regenerado, é: a) o aumento da pressão total;

b) o aumento da temperatura;

c) a adição de um catalisador;

d) o aumento da concentração de amina;

e) a adição de hidróxido de sódio concentrado.

QUESTÃO 12 (UFG GO/2013)

A substância 32P é uma espécie radioativa utilizada no tratamento radioterápico de alguns tipos de câncer. Essa substância emite partículas alfa que possuem energia suficiente para combater as células

infectadas. Ao introduzir 10 g de 32P no organismo, o número de átomos e a massa atômica do produto formado após decaimento radioativo são, respectivamente,

Dado: Constante de Avogadro = 6 1023

a) 1,91023 e 36.

b) 1,91021 e 36.

c) 2,1 e 32.

d) 2,11017 e 28.

e) 2,11015 e 28.

Química

Colégio Santa Dorotéia 6

QUESTÃO 13 (PUC RJ/2013)

O gráfico abaixo se refere ao decaimento espontâneo de uma amostra de um dado isótopo radioativo com a abscissa indicando o tempo, em anos, e a ordenada indicando a massa, em gramas, do isótopo:

Partindo de 180 g de uma amostra desse isótopo radioativo, o que restará dela, em gramas, após dois anos é aproximadamente igual a:

a) 5,6

b) 11

c) 22

d) 45

e) 90

QUESTÃO 14 (UECE/2011)

A história da química nuclear toma impulso com a descoberta da radioatividade pelo físico francês Antoine Henri Becquerel (1852-1908). Sobre este importante capítulo da Química, ASSINALE a afirmação verdadeira.

a) As reações nucleares também seguem rigorosamente as leis ponderais das reações químicas.

b) Na emissão de uma partícula Beta (), o próton se converte em nêutron, diminuindo o número atômico em uma unidade.

c) A energia produzida diretamente por uma reação de fissão nuclear é de natureza elétrica e é usada para suprir a demanda de eletricidade das cidades.

d) A grande vantagem da fusão nuclear é que, diferentemente da fissão nuclear, ela produz energia limpa sem rejeitos radioativos.

QUESTÃO 15 (UEL PR/2010)

Sobre a reação em cadeia, considere que a cada processo de fissão de um núcleo de 235U sejam liberados três nêutrons. Na figura a seguir está esquematizado o processo de fissão, no qual um nêutron N0 fissiona um núcleo de 235U, no estágio zero, liberando três nêutrons N1. Estes, por sua vez, fissionarão outros três núcleos de 235U no estágio um, e assim por diante.

Continuando essa reação em cadeia, o número de núcleos de 235U que serão fissionados no estágio 20 é:

a) 2

1320

b) 203

c) 2

13 3

20

d) 2

1320

e) 1310 20

Química

Colégio Santa Dorotéia 7

QUESTÃO 16 (CEFET MG/2016)

Observe os dois gráficos de variação da temperatura ao longo do tempo, disponibilizados abaixo:

Um dos gráficos corresponde ao perfil de uma substância pura e o outro, ao perfil de uma mistura. O período de tempo que a substância pura permanece totalmente líquida e a temperatura de ebulição da mistura, respectivamente, são

a) 5 s e 10 ºC.

b) 5 s e 100 ºC.

c) 10 s e 50 ºC.

d) 10 s e 60 ºC.

QUESTÃO 17 (UFU MG/2016)

Técnicos do Instituto de Criminalística de Campinas realizaram perícia na atração conhecida como ―Labirinto‖ do parque Hopi Hari, em Vinhedo, 79 km de São Paulo, após a morte de um estudante que passou mal nos corredores do brinquedo, no ano de 2007. No ―Labirinto‖, os vários visitantes percorrem a pé 130 metros de corredores equipados com jogos de luzes, gelo seco e atores fantasiados para dar sustos. Laudo preliminar do Instituto Médico-Legal diz que a causa da morte do estudante foi um edema pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões).

Disponível em: < http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,MUL143336-5605,00.html.> Acesso em: 26 jan. 2016.

Associar, diretamente, a morte do estudante ao gelo seco puro pode ser indevida, pois, preliminarmente, sabe-se que

a) o gás carbônico sublimado não aumenta a quantidade de líquido nos pulmões.

b) a água sublimada acumula-se nos pulmões, porém não causa edemas.

c) a mistura de água com gás nitrogênio sublima e resseca os pulmões.

d) o nitrogênio sublimado é facilmente inalado, pois é inerte e não se liquefaz.

QUESTÃO 18 (UFRGS RS/2016)

Uma garrafa de refrigerante fechada, submetida a um resfriamento rápido e mantida por longo tempo em repouso em um freezer, pode ―explodir‖, provocando o extravasamento de seu conteúdo.

Considere as afirmações abaixo, sobre esse fenômeno.

I) O gás carbônico contido no refrigerante transforma-se em gelo seco que então sublima, rompendo o recipiente.

II) Os sais contidos no refrigerante, quando em temperaturas muito baixas, formam sistemas altamente higroscópicos, o que provoca um significativo aumento de volume.

III) O processo de solidificação da água, presente no refrigerante, provoca organização das moléculas em uma estrutura cristalina que ocupa um volume maior que a água líquida.

Quais dessas afirmações podem ocorrer durante o processo de extravasamento?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III.

Química

Colégio Santa Dorotéia 8

QUESTÃO 19 (PUC MG)

Considere o quadro, que apresenta algumas substâncias com suas respectivas temperaturas de fusão (TF) e de ebulição (TE) ao nível do mar e a solubilidade em água, a 25 ºC.

Insolúvel0,1834,218Oxigênio

Insolúvel0,2200,82Naftaleno

Insolúvel5,340,101Cloro

Solúvel0,33810,0sulfúrico Ácido

deSolubilidaC)TE(ºC)TF(ºSubstância

Considerando-se esses dados, é CORRETO afirmar que:

a) à temperatura em que o naftaleno ferve, o ácido sulfúrico se encontra na forma de vapor.

b) o estado físico da substância cloro, à temperatura ambiente, é sólido.

c) o processo mais adequado para se separar uma mistura de ácido sulfúrico com água, é por decantação fracionada.

d) a mistura de cloro com oxigênio, à temperatura ambiente, forma um sistema homogêneo.

QUESTÃO 20 (FCMMG)

A densidade da urina humana varia na faixa de 1, 003 g/mL a 1, 030 g/mL.

I) Urina de uma pessoa que sofre de diabetes melito, ou seja, contendo maior quantidade de açúcar. II) Urina de uma pessoa que sofre de diabetes insípido, ou seja, que excreta grande quantidade de

água. III) Urina de uma pessoa normal.

As densidades da urina em I, II e III podem ser, em mg/mL, respectivamente: a) 900 – 100 – 1003.

b) 1000 – 1000 – 1000.

c) 1080 – 1100 – 1030.

d) 1100 – 950 – 1020.

QUESTÃO 21 (ENEM)

Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que abastece os veículos deve ser constituído de 96% de álcool puro e 4% de água (em volume). As densidades desses componentes são dadas na tabela.

800Álcool

1000Água

(g/I) DensidadeSubstância

Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas. Colheu uma amostra do produto em cada posto, mediu a densidade de cada uma, obtendo:

805V

808IV

815III

820II

822I

(g/I) lcombustíve do DensidadePosto

A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos

a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e V. e) IV e V.

Química

Colégio Santa Dorotéia 9

QUESTÃO 22 (FM Petrópolis RJ/2013)

O chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos. A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas. Sendo o número atômico (Z) do chumbo igual a 82, o íon plumboso (Pb+2) possui os elétrons mais energéticos no subnível

a) 6p2

b) 6s2

c) 6p4

d) 5d10

e) 4f14

QUESTÃO 23 - (ESCS DF/2011)

―Um cientista da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas

declarou que quando há consumo excessivo de produtos a base de grãos integrais, os fibratos

presentes nas fibras destes grãos podem reduzir a absorção de minerais como zinco, ferro e cálcio.‖

(O Estado de São Paulo, p. A28, 12/09/2010.)

Os elementos zinco, ferro e cálcio podem ser absorvidos no organismo na forma de seus cátions bivalentes. Considerando os metais citados, a configuração eletrônica em subníveis energéticos para o cátion bivalente do metal alcalino terroso é:

a) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d4;

b) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d10;

c) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d6;

d) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2;

e) 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6.

QUESTÃO 24 (IME RJ/2013)

Os trabalhos de Joseph John Thomson e Ernest Rutherford resultaram em importantes contribuições na história da evolução dos modelos atômicos e no estudo de fenômenos relacionados à matéria. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o autor e uma de suas contribuições é:

a) Thomson - Concluiu que o átomo e suas partículas formam um modelo semelhante ao sistema

solar.

b) Thomson - Constatou a indivisibilidade do átomo.

c) Rutherford - Pela primeira vez, constatou a natureza elétrica da matéria.

d) Thomson - A partir de experimentos com raios catódicos, comprovou a existência de partículas subatômicas.

e) Rutherford - Reconheceu a existência das partículas nucleares sem carga elétrica, denominadas nêutrons.

Química

Colégio Santa Dorotéia 10

QUESTÃO 25 (UFGD MS/2013)

Até algum tempo atrás, adolescentes colecionavam figurinhas que brilhavam no escuro. Essas figuras apresentam em sua composição uma substância chamada sulfeto de zinco (ZnS). Este fenômeno ocorre porque alguns elétrons que compõe os átomos desta substância absorvem energia luminosa e ―saltam‖ para níveis de energia mais externos. No escuro, estes elétrons retornam aos seus níveis de origem liberando energia luminosa e fazendo a figurinha brilhar. Este fenômeno pode ser explicado considerando o modelo atômico proposto por

a) Thomson.

b) Dalton.

c) Lavoisier.

d) Bohr.

e) Linus Pauling.

QUESTÃO 26 (UFG GO/2012)

Leia o poema apresentado a seguir.

Pudim de passas Campo de futebol Bolinhas se chocando Os planetas do sistema solar Átomos Às vezes São essas coisas Em química escolar

LEAL, Murilo Cruz. Soneto de hidrogênio. São João del Rei:

Editora UFSJ, 2011.

O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete

a) aos modelos atômicos propostos por Thomson, Dalton e Rutherford.

b) às teorias explicativas para as leis ponderais de Dalton, Proust e Lavoisier.

c) aos aspectos dos conteúdos de cinética química no contexto escolar.

d) às relações de comparação entre núcleo/eletrosfera e bolinha/campo de futebol.

e) às diferentes dimensões representacionais do sistema solar.

QUESTÃO 27 (MACK SP/2012)

Comemora-se, neste ano de 2011, o centenário do modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937), prêmio Nobel da Química em 1908. Em 1911, Rutherford, bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa, oriundas de uma amostra contendo o elemento químico polônio. De acordo com o seu experimento, Rutherford concluiu que

a) o átomo é uma partícula maciça e indestrutível.

b) existe, no centro do átomo, um núcleo pequeno, denso e negativamente carregado.

c) os elétrons estão mergulhados em uma massa homogênea de carga positiva.

d) a maioria das partículas alfa sofria um desvio ao atravessar a lâmina de ouro.

e) existem, no átomo, mais espaços vazios do que preenchidos.

Química

Colégio Santa Dorotéia 11

QUESTÃO 28 (UEFS BA/2012)

Alguns seres vivos possuem um interessante mecanismo, a exemplo das reações que utilizam a energia proveniente dos alimentos para excitar elétrons de átomos em determinadas moléculas. Esse fenômeno é conhecido como bioluminescência e ocorre nos vagalumes, em algumas espécies de fungos e de cogumelos, e de cnidários. Os fenômenos da bioluminescência, da emissão de luz dos lasers e dos luminosos de neônio têm como fundamento os postulados do modelo atômico proposto por N.Böhr, e ocorre quando o elétron, no átomo,

a) se desloca de um nível de menor energia para outro de maior energia e libera radiação na região do

infravermelho.

b) libera energia na forma de ondas eletromagnéticas, ao retornar de uma órbita estacionária para outra interna.

c) permanece entre níveis de energia e passa a emitir energia luminosa, quando excitado.

d) se movimenta em órbitas estacionárias e emite luz ultravioleta.

e) se move livremente ao redor do núcleo em trajetórias elípticas.

QUESTÃO 29 (UECE/2017)

Nos compostos orgânicos, os átomos de carbono se ligam entre si ou com outros átomos e formam as cadeias carbônicas, que podem ser: abertas, fechadas ou mistas; normais ou ramificadas; saturadas ou insaturadas; homogêneas ou heterogêneas. O composto 3,7-dimetil-2,6-octadienal, conhecido como citral, usado na indústria alimentícia e para fortalecer o óleo de limão, possui a seguinte fórmula molecular: C9H15COH. A classificação correta da sua cadeia carbônica é

a) aberta, insaturada, heterogênea e ramificada.

b) mista, saturada, heterogênea e normal.

c) aberta, insaturada, homogênea e ramificada.

d) aberta, saturada, homogênea e ramificada.

QUESTÃO 30 (Unievangelica GO/2015)

Nos momentos de tensão, medo e pânico, são liberados no organismo do ser humano uma determinada quantidade de adrenalina (fórmula a seguir), que aumenta a pulsação cardíaca.

HO

OH

HN

OH

(R)

De acordo com os critérios de classificação de compostos orgânicos, esse composto pode ser classificado como a) aromático, ramificado e heterogêneo.

b) aromático, saturado e heterogêneo.

c) alifático, normal e homogêneo.

d) alicíclico, ramificado e heterogêneo.

Química

Colégio Santa Dorotéia 12

QUESTÃO 31 (UFRGS RS/2014)

A levedura Saccharomyces cerevisiae é responsável por transformar o caldo de cana em etanol. Modificações genéticas permitem que esse micro-organismo secrete uma substância chamada farneseno, em vez de etanol. O processo produz, então, um combustível derivado da cana-deaçúcar, com todas as propriedades essenciais do diesel de petróleo, com as vantagens de ser renovável e não conter enxofre.

farneseno

Considere as seguintes afirmações a respeito do farneseno. I) A fórmula molecular do farneseno é C16H24.

II) O farneseno é um hidrocarboneto acíclico insaturado.

III) O farneseno apresenta apenas um único carbono secundário.

Quais estão corretas? a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

QUESTÃO 32 (UESPI/2010)

A dipirona sódica (C13H16O4N3SNa) é, atualmente, o analgésico mais utilizado no Brasil e possui a fórmula estrutural abaixo:

N

N

H3CCH3

O

N S O

O

O

Na+-

Considerando a estrutura acima, podemos afirmar que a dipirona:

1) possui 9 carbonos com hibridização sp2.

2) possui 4 carbonos com hibridização sp3.

3) apresenta 4 ligações π entre átomos de carbono.

4) possui um anel aromático. Está(ão) correta(s):

a) 1, 2, 3 e 4

b) 2 e 4 apenas

c) 1 apenas

d) 2 apenas

e) 3 apenas

Química

Colégio Santa Dorotéia 13

QUESTÃO 33 (UCS RS/2009)

Bactérias são micro-organismos existentes em quase tudo ao nosso redor. No início do século XIX, os médicos enfrentavam um grande desafio. Cirurgias, por menores que fossem, eram extremamente perigosas para o paciente, pois o local da incisão poderia ser alvo de infecção causada por bactérias. Em 1867, um médico descobriu que soluções aquosas de fenol matavam bactérias. Iniciava-se assim o uso de antissépticos, substâncias capazes de matar bactérias quando aplicadas a uma superfície. Um exemplo de antisséptico é o composto cuja estrutura química está representada abaixo.

OH

CH3H3C

CH3

Com base na estrutura química desse antisséptico, é CORRETO afirmar que essa substância possui

a) um carbono assimétrico.

b) três átomos de carbono com hibridização sp3.

c) fórmula molecular C9H10O.

d) um radical isopropil ligado ao anel aromático.

e) três ligações e onze ligações .

QUESTÃO 34 (UFV MG/2008)

No hidrocarboneto de fórmula estrutural representada abaixo, os átomos de carbono estão numerados de 1 a 7.

H C C C C C C C H

H

HH

HHHH

H

1234567

Sobre esse hidrocarboneto são feitas as seguintes afirmativas:

I) O total de ligações (pi) na estrutura é igual a 3.

II) O átomo de carbono 2 forma 3 ligações (pi) e 1 ligação (sigma).

III) O átomo de carbono 5 forma 3 ligações (sigma) e 1 ligação (pi).

IV) O átomo de carbono 1 forma 4 ligações (sigma).

São CORRETAS apenas as afirmativas:

a) I, III e IV.

b) II e IV.

c) I e II.

d) I, II e IV.

Química

Colégio Santa Dorotéia 14

QUESTÃO 35 (UFPE/2007)

A partir da estrutura do composto abaixo, podemos afirmar que:

00. os carbonos 1 e 2 apresentam hibridização sp2.

01. os carbonos 3 e 4 apresentam hibridização sp3.

02. o carbono 5 apresenta hibridização sp.

03. os carbonos 1 e 2 apresentam duas ligações pi )( entre si.

04. os carbonos 3 e 4 apresentam duas ligações pi )( e ma sigma )( , entre si.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 36

A figura ao lado ilustra parte de um ambiente urbano

comum nos dias atuais. Nela pode-se observar a

existência de indústrias produzindo bens de consumo e

gerando alguns sub-produtos indesejáveis; a circulação de

veículos e a presença de chaminés emitindo gases; a

existência de um córrego recebendo dejetos domésticos e

industriais; e a existência de uma estação de tratamento

de água (ETA). Em todas essas situações, a Química está

presente de forma positiva e, às vezes, de forma

negligente. Desse modo, as questões que se seguem

estão de alguma maneira associadas aos eventos que

ocorrem nesse ambiente imaginário.

QUESTÃO 36 (UFMA/2006)

Dentre alguns compostos poluentes na atmosfera de um centro urbano, podem ser encontrados

produtos da combustão da gasolina, como o formaldeído H C

O

H

, o etileno C C

H

H

H

H

e o

ácido fórmico H C

O

O H

.

Nas ligações presentes nesses compostos, envolvendo o átomo de carbono, participam orbitais do tipo:

a) sp3 e p

b) sp3 e sp2

c) sp3 e sp

d) sp2 e p

e) sp e p

C

CC

C

CC

HH

HH

H

H3C CH3

CH3

C

H

C

H

CC

H

CH3

CC

H

CC

H

CC C H

HHCH3H

H

1

23 4

5

Química

Colégio Santa Dorotéia 15

QUESTÃO 37 (UNESP SP/2017)

Considere as seguintes características da moeda de R$ 0,10: massa = 4,8 g; diâmetro = 20,0 mm; espessura = 2,2 mm.

(www.bcb.gov.br)

Admitindo como desprezível o efeito das variações de relevo sobre o volume total da moeda e sabendo que o volume de um cilindro circular reto é igual ao produto da área da base pela altura e que a área de

um círculo é calculada pela fórmula 2r , a densidade do material com que é confeccionada a moeda de

R$ 0,10 é de aproximadamente

a) 9 g/cm3.

b) 18 g/cm3.

c) 14 g/cm3.

d) 7 g/cm3.

e) 21 g/cm3.

TEXTO: 2 - Comum à questão: 38

O que é preocupante na situação atual é a radiação por ionização, produzida por isótopos pesados em

decaimento espontâneo, tais como iodo 131 e césio 137. Esse tipo de radiação tem energia suficiente

para ionizar átomos e criar carga positiva ao suprimir elétrons, o que lhes dá o potencial químico para

reagir de forma deletéria com átomos e moléculas de tecidos vivos.

A radiação por ionização pode ter diferentes formas: nas radiações por raios-gama e raios-X, átomos

liberam partículas energéticas leves com potência suficiente para penetrar o corpo. As radiações por

partículas alfa e beta têm energia mais baixa e podem ser bloqueadas por uma simples folha de papel.

Se o material radioativo entra no corpo por ingestão ou inalação, no entanto, são precisamente as

radiações alfa e beta com energia mais baixa que se tornam mais perigosas.

Isso porque uma grande porção de radiação por raios-gama e raios-X vai passar diretamente através do

corpo sem interagir com o tecido vivo, já as radiações alfa e beta, incapazes de penetrar esses tecidos,

gastarão toda sua energia ao colidir com átomos do corpo e provavelmente causarão maior estrago.

BAI, Nina. Como a radiação pode ameaçar a saúde? Disponível em: <http://www2.uol.com.br/sciam /artigos/como_a _

radiacao_pode_ameacar_a_saude_.html. > Acesso em: 28 abr. 2011.

Química

Colégio Santa Dorotéia 16

QUESTÃO 38 - (Unifacs BA/2011)

I) 2H2O + 42 2H2O

+ + Y

II) 2H2O+ + H2O H3O

+ +

III) 131I53 X + 01

IV) 137Cs55 137Ba56 + w

Tendo em vista que as radiações ionizantes, como as partículas sobre a água dos tecidos vivos, representada na equação química II e na equação nuclear I, têm energia suficiente para provocar efeitos danosos sobre os sistemas biológicos, e o decaimento espontâneo dos radionuclídeos 131I53 e 137Cs55, de meia-vida, respectivamente, igual a 8 dias e 30 anos, representados nas equações nucleares III e IV, é CORRETO afirmar:

01. O 137Cs55 emite uma partícula , representada por w na equação nuclear IV, e o radionuclídeo, representado por X, na equação nuclear III, é o 127Sb51.

02. Ao retirar elétrons de moléculas de água, a partícula se transforma em átomo de hélio, representado na equação química por Y.

03. A água ionizada reage com outra molécula de água, na equação química II, e forma um íon hidróxido.

04. Os íons H2O+ e H3O

+ reagem com o DNA, preservando o código genético.

05. A amostra de 1,0g de 137Cs55Cl perde 50% de massa em 30 anos.

TEXTO: 3 - Comum à questão: 39

O 99mTc (tecnécio-99 metaestável) é um emissor gama com meia vida de 6 horas amplamente utilizado

em procedimentos de Medicina Nuclear. É produzido pelo decaimento do 99Mo (molibdênio-99), que

tem uma meia-vida de 66 horas. O gerador de tecnécio consiste em um recipiente com pequenas

esferas de alumina sobre as quais o 99Mo (molibdênio- 99), produzido em um reator nuclear, liga-se

firmemente. Quando decai em tecnécio este, por ser quimicamente diferente, desliga-se da alumina, e

pode ser “lavado” do recipiente por uma solução salina. A foto mostra a coluna de alumina no centro de

uma espessa blindagem para a radiação. Acima, à esquerda, o local onde é conectado o frasco da

solução salina; à direita, o local onde é colocado o frasco evacuado que “suga” a solução, fazendo-a

passar pela coluna de alumina.

(Nelson Canzian da Silva. www.fsc.ufsc.br, abril de 2008.)

Química

Colégio Santa Dorotéia 17

QUESTÃO 39 (Fac. Santa Marcelina SP/2013)

Grande parte do molibdênio-99 utilizado em clínicas e hospitais do mundo todo é obtida em um reator nuclear do Canadá, fato que implica na necessidade de transporte aéreo para os demais países. Caso haja uma greve que acarrete um atraso de 132 horas em um voo que transportará o gerador de tecnécio, a atividade radioativa inicial do molibdênio-99, durante este período de greve, terá caído, em relação à inicial a a) 12,5%.

b) 3,12%.

c) 50%.

d) 6,25%.

e) 25%.

TEXTO: 4 - Comum à questão: 40

A maior parte do plutônio radioativo, Pu23994 , meia-vida de aproximadamente 24 mil anos, disponível no

Planeta, foi produzida pelos humanos — cerca de 500 toneladas métricas, o suficiente para produzir

100 mil bombas nucleares. Grande parte desse arsenal integra o legado da corrida nuclear entre

Estados Unidos e União Soviética ao longo da Guerra Fria, mas cada vez mais esses estoques

resultam da atual energia nuclear por fissão.

Japão, França, Rússia e Estados Unidos também usam plutônio como combustível nos chamados

―reatores rápidos‖ que utilizam nêutrons para iniciar a fissão. (BIELLO, 2012, p. 11).

BIELLO, David. Destruindo o plutônio. Scientific American Brasil. São Paulo: Duetto, ano 11, n. 123, 2012.

QUESTÃO 40 - (UNEB BA/2013)

Considerando-se as informações do texto, as equações nucleares, com base na tabela periódica e nas tendências das propriedades dos elementos químicos, é correto afirmar: 01. Após decorridos 48 mil anos, 500 toneladas métricas de plutônio 239 terão perdido 80% de

atividade radioativa.

02. O plutônio 239 deve ser enterrado durante um período de 24 mil anos para que perca por completo a atividade radioativa.

03. O isótopo 239 de plutônio é gasoso à temperatura ambiente em razão da instabilidade radioativa que apresenta.

04. O elemento químico plutônio apresenta configuração eletrônica representada por [Rn] 5f6 7s2 porque pertence ao mesmo grupo periódico do elemento químico ferro.

05. O plutônio 239 se acumula no lixo nuclear das usinas geradoras de eletricidade em consequência

do bombardeio de urânio 238 por nêutrons, seguido da emissão de partículas beta, 01 ,

representadas por x e y nas equações nucleares II e III.

Química

Colégio Santa Dorotéia 18

QUESTÃO 41 - (Fac. Direito de São Bernardo do Campo SP/2017)

Dados:

solubilidade do sulfato de cobre(II): 20 g a cada 100 g de água a 20 ºC

solubilidade do sulfato de bário: insolúvel em água.

Para separar uma mistura contendo 10 g de sulfato de cobre(II) e 10 g de sulfato de bário, um estudante executou o seguinte procedimento. Em um béquer, adicionou a mistura a 100 mL de água e agitou vigorosamente o sistema. Em seguida, efetuou o procedimento X para isolar o sulfato de bário. A solução resultante passou pelo procedimento Y, a fim de recuperar o sulfato de cobre(II). Sabendo que aluno teve êxito na separação da mistura, os procedimentos X e Y foram, respectivamente,

a) decantação e filtração.

b) destilação simples e decantação fracionada.

c) filtração e decantação fracionada.

d) filtração e destilação simples.

QUESTÃO 42 - (UEM PR/2017)

Numa usina de produção de álcool e açúcar acontecem inúmeros processos ou transformações, desde a colheita da cana até a obtenção dos produtos finais. Assinale a(s) alternativa(s) que descreve(m) corretamente esses processos ou transformações. 01. A moagem da cana é um processo de separação.

02. A queima do bagaço de cana na fornalha é uma transformação química, no entanto a geração de vapor de água no interior da caldeira é uma transformação física.

04. A produção de etanol é um processo físico de separação do álcool do caldo de cana.

08. O processo de cristalização do açúcar a partir de sua solução aquosa é uma transformação química.

16. A obtenção de álcool hidratado a partir de uma solução água/etanol acontece por meio de um processo de separação chamado destilação fracionada.

QUESTÃO 43 - (UFSCAR SP/2016)

A mandioca, em farinha ou goma (tapioca), constitui a base da alimentação indígena. Ela tem carboidratos, fibras, vitamina C, fósforo e potássio, que saciam a fome e dão energia na medida certa. A de polpa amarela tem, ainda, a vitamina A e betacaroteno, que fazem bem para a pele. Mas atenção: a mandioca contém glicosídeos cianogênicos, substâncias tóxicas, e, por isso, ela não deve ser ingerida crua. Essas substâncias são desativadas pela fervura, devendo-se desprezar a água do cozimento e, de preferência, cozinhar com a panela destampada.

(www.revistaporanduba.com.br/panela-de-barro/dieta-indigena/. Adaptado)

Durante a fervura da água para o cozimento da mandioca, está ocorrendo a seguinte mudança de estado físico:

a) solidificação.

b) vaporização.

c) sublimação.

d) condensação.

e) fusão.

Química

Colégio Santa Dorotéia 19

QUESTÃO 44 (Centro Universitário de Franca SP/2016)

Nos quadros são apresentados dois processos.

Os processos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a a) fusão e liquefação.

b) sublimação e fusão.

c) ebulição e liquefação.

d) ebulição e condensação.

e) sublimação e liquefação.

QUESTÃO 45 (UNICAMP SP/2016)

A comparação entre as proporções isotópicas de amostras de um mesmo material, que têm a mesma idade, encontradas em diferentes regiões, pode ser utilizada para revelar se elas têm ou não a mesma origem. Se as proporções são iguais, então é possível que tenham a mesma origem, mas se forem diferentes, é certeza que não têm a mesma origem. A tabela a seguir apresenta os dados de algumas amostras de água, incluindo a de um cometa no qual uma sonda pousou recentemente.

Com base nesses dados, pode-se afirmar corretamente que a água de nosso planeta

a) é proveniente dos cometas e a água da Terra e a do cometa têm propriedades físicas muito parecidas.

b) não é proveniente dos cometas, apesar de a água da Terra e a do cometa terem propriedades físicas muito parecidas.

c) não é proveniente dos cometas, porque a água da Terra e a do cometa apresentam propriedades físicas muito diferentes.

d) é proveniente dos cometas e a água da Terra e a do cometa têm as mesmas propriedades físicas.

QUESTÃO 46

Dê o nome de cada um dos compostos abaixo:

HH

H

H

CC

C

C

33

3

3

HH

H

H

HH

H

H

HH

H

H

HH

H

H

HH

H

HH

H

H

CC

C

CC

CC

C

C

CC

C

C

CC

C

C

CC

C

C

CC

C

C

22

2

2

22

2

22

2

2

HH

H

H

HH

H

H

H

H

H

HH

HH

H

HH

H

H

CC

C

C

CC

C

C

C

C

C

C

C

CC

C

CC

C

C

32

2

2

33

3

3

3

3

3

3

3

33

3

22

II-

IV-

I-

III-

HH

H

H

CC

C

C

33

3

3

HH

H

H

HH

H

H

HH

H

H

HH

H

H

HH

H

HH

H

H

CC

C

CC

CC

C

C

CC

C

C

CC

C

C

CC

C

C

CC

C

C

22

2

2

22

2

22

2

2

HH

H

H

HH

H

H

H

H

H

HH

HH

H

HH

H

H

CC

C

C

CC

C

C

C

C

C

C

C

CC

C

CC

C

C

32

2

2

33

3

3

3

3

3

3

3

33

3

22

II-

IV-

I-

III-

V- VI- VII-

H C

H

CH3

CH2 CH2 C H

H

CH2CH3

(I)

Química

Colégio Santa Dorotéia 20

GABARITO:

1) A

2) C

3) D

4) VFVFF

5) E

6) E

7) C

8) B

9) A

10) B

11) B

12) D

13) D

14) D

15) B

16) B

17) A

18) C

19) D

20) D

21) E

22) D

23) E

24) D

25) D

26) A

27) E

28) B

29) C

30) A

31) B

32) A

33) D

34) A

35) VFFFV

36) D

37) D

38) 02

39) E

40) 05

41) D

42) 19

43) B

44) E

45) B

46)

I) 2-etil-1-isopropil-3-metilcicloexano

II) 5-t-butil-2-etil-3-isopropil-1-metilcicloexano

III) 1-etil-2,3-dimetilcicloexano

IV) 1-etil-2,3-dimetilcicloexano

V) heptano

VI) 3-etil- 2,9,10-trimetil-7-propilundec-3-eno

VII) 4,4-dimetilex-2-ino

VIII) 1-t-butil-4-isopropil-2,2-dimetilcicloexano

IX) 1,2,3,7-tetrametil-6-neopentilcicloepta-1,4-dieno

X) 5-s-butil-7-etil-5-isopropil-8,8-dimetilnon-3-ino