química

15
Química

Upload: universidade-de-brasilia

Post on 14-Apr-2017

1 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Química

Química

Page 2: Química

Temas

●Uso racional de energia●Fontes de energia●Poluição Ambiental●Carbono●Hidrocarboneto

Page 3: Química

Uso racional de energia

●Preservando-se o conforto, a qualidade de vida e as necessidades dos meios de produção, a Conservação de Energia passa por seis níveis de intervenção.

Page 4: Química

●Eliminação de desperdícios;●Aumento da eficiência das unidades

consumidoras;●Aumento da eficiência das unidades

geradoras;●Reaproveitamento dos recursos naturais,

pela reciclagem e redução do conteúdo energéticos dos produtos e serviços;

Page 5: Química

●Rediscussão das relações centro/periferia, no que tange ao transporte e à localização de empresas produtoras e comerciais;

●Mudança dos padrões éticos e estéticos, a partir dos quais a sociedade poderia penalizar os produtos e serviços mais energointensivos em favor de sua cidadania.

Page 6: Química

Fontes de energia●As fontes de energia são extremamente

importantes nas atividades humanas, pois originam combustíveis e eletricidade que servem para iluminar, movimentar máquinas, caminhões entre outras aplicações

●No Brasil as principais energias utilizadas são: Petróleo, hidrelétrica, carvão mineral e biocombustíveis.

Page 7: Química

● Petróleo: a partir desse minério fóssil são processados vários subprodutos utilizados como fonte de energia como a gasolina, óleo diesel, querosene, além de gerar eletricidade nas usinas termoelétricas.

● Energia hidrelétrica: produz energia elétrica em usinas hidrelétricas, gerada a partir da movimentação de turbinas impulsionadas por água de rios acumulados em barragens.

Page 8: Química

●Carvão Mineral: esse minério oferece calor para os grandes fornos contidos nas indústrias siderúrgicas e contribui para geração de eletricidade nas usinas termelétricas.

●Biocombustíveis: correspondem, por exemplo, ao álcool e o biodiesel, sendo o primeiro um dos principais, seu uso é bastante difundido no Brasil como combustível em veículos automotores, utilização iniciada na década de 70.

Page 9: Química

Poluição Ambiental● Toda e qualquer alteração

ocorrida no ambiente que cause desequilíbrio e prejudique a vida é poluição ambiental. Veja alguns tipos:

● Poluição do ar: os seguintes agentes poluidores normalmente estão presentes nos resíduos industriais, fumaça de indústrias e fábricas, combustão de carvão, testes atômicos, queima de lixo e gases dos escapamentos dos veículos.

Page 10: Química

● Poluição das águas: são os principais responsáveis os esgotos domésticos e industriais, as graxas e sabões que não se degradam, os produtos agroquímicos e fertilizantes que são lançados na água, destruindo a fauna e flora dos rios.

● Poluição do solo: os produtos químicos em geral, herbicidas, pesticidas, o lixo (mesmo que doméstico) empobrecem o solo. O desmatamento e a queimada também levam à degradação e à erosão do solo.

Page 11: Química

● Poluição sonora: as principais fontes de ruído são o trânsito de veículos, as obras de construção civil, as indústrias, os bares, o comércio e os serviços, as máquinas e equipamentos em geral, as academias de ginástica e dança.

● Poluição visual: as propagandas veiculadas através de faixas, cartazes, placas, painéis, letreiros, as pichações dos grafiteiros, as edificações e monumentos mal cuidados são os principais responsáveis pela poluição visual.

Page 12: Química

●Poluição radioativa: a exposição às radiações, produzidas pelo homem, podem ocorrer de diversas maneiras medicina e odontologia (raios X e radioisótopos), testes nucleares, explosões atômicas, usinas e detritos nucleares, TV a cores e microondas dentre outros. Estas radiações podem afetar o ar, o solo, as águas doces e salgadas e os seres vivos. Nas espécie humana, dependendo do tempo e da dose absorvida, podem causar » queimaduras, catarata, queda de cabelo, alterações genéticas, perda ou redução da fertilidade, transformações no funcionamento dos sistemas humanos, câncer e morte.

Page 13: Química

●O carbono é um elemento químico, símbolo C , número atômico, massa atômica 12 u, sólido à temperatura ambiente. Dependendo das condições de formação, pode ser encontrado na natureza em diversas formas alotrópicas: carbono amorfo e cristalino, em forma de grafite ou ainda diamante. Pertence ao grupo (ou família) 14 (anteriormente chamada 4A).

Page 14: Química

Características principais

● O carbono é um elemento notável por várias razões. Suas formas alotrópicas incluem, surpreendentemente, uma das substâncias mais frágeis e baratas (o grafite) e uma das mais duras e caras (o diamante). Mais ainda: apresenta uma grande afinidade para combinar-se quimicamente com outros átomos pequenos, incluindo átomos de carbono que podem formar largas cadeias. O seu pequeno raio atômico permite-lhe formar cadeias múltiplas; assim, com o oxigênio forma o dióxido de carbono, vital para o crescimento das plantas com o hidrogênio forma numerosos compostos denominados, genericamente, hidrocarbonetos, essenciais para a indústria e o transporte na forma de combustível derivados de petróleo e gás natural. Combinado com ambos forma uma grande variedade de compostos como, por exemplo, os ácidos graxos, essenciais para a vida, e os ésteres que dão sabor às frutas. Além disso, fornece, através do ciclo carbono-nitrogênio, parte da energia produzida pelo Sol e outras estrelas.

Page 15: Química

Hidrocarbonetos●Os hidrocarbonetos são todos os compostos

químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio.

●A partir dele é possível produzir uma grande variedade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como:

● - Velas (parafina)● - Plásticos●- Borracha●- Combustíveis (gasolina, diesel, etc)