questÕes trabalho direito civil

6
1 - CONFUSÃO 1) O que é confusão? Cite dois exemplos. É uma forma de extinção de obrigação, e consiste em confundir-se, na mesma pessoa, as qualidades de credor e devedor. Ocorre quando o crédito e o débito se unem em uma só pessoa, extinguindo a obrigação. Esta podendo ser total, onde toda a dívida é extinta ou podendo ser parcial extinguindo-se somente uma parte da dívida. EX: a) confusão ocorre com mais freqüência nas heranças onde o caso mais comum é o do filho que deve ao pai e é sucessor deste. Morto o credor, o crédito transfere ao filho, que é exatamente o devedor b) O casamento sob o regime da comunhão universal poderá acarretar confusão, quando marido e mulher, antes das núpcias, eram credor e devedor, dando-se, então, a comunicação dos matrimônios e conseqüentemente a extinção da relação obrigacional. 2) Qual a conseqüência jurídica da confusão operada entre credor ou devedor solidário? Dê um exemplo na modalidade de confusão acima citada. 3) Cite um exemplo de confusão parcial. 2 - DAÇÃO EM PAGAMENTO 1) Evicção é a perda da propriedade de um bem em virtude de decisão judicial. Qual é a conseqüência jurídica caso o bem dado como pagamento seja devolvido ao real proprietário? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 2) Podem as normas referentes ao contrato de compra e venda regerem uma dação em pagamento? Se sim, quando isso é possível?

Upload: drilimasilva

Post on 23-Jul-2015

270 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUESTÕES TRABALHO DIREITO CIVIL

1 - CONFUSÃO

1) O que é confusão? Cite dois exemplos. É uma forma de extinção de obrigação, e consiste em confundir-se, na mesma pessoa, as qualidades de credor e devedor. Ocorre quando o crédito e o débito se unem em uma só pessoa, extinguindo a obrigação. Esta podendo ser total, onde toda a dívida é extinta ou podendo ser parcial extinguindo-se somente uma parte da dívida.EX: a) confusão ocorre com mais freqüência nas heranças onde o caso mais comum é o do filho que deve ao pai e é sucessor deste. Morto o credor, o crédito transfere ao filho, que é exatamente o devedor b) O casamento sob o regime da comunhão universal poderá acarretar confusão, quando marido e mulher, antes das núpcias, eram credor e devedor, dando-se, então, a comunicação dos matrimônios e conseqüentemente a extinção da relação obrigacional.

2) Qual a conseqüência jurídica da confusão operada entre credor ou devedor solidário? Dê um exemplo na modalidade de confusão acima citada.

3) Cite um exemplo de confusão parcial.

2 - DAÇÃO EM PAGAMENTO

1) Evicção é a perda da propriedade de um bem em virtude de decisão judicial. Qual é a conseqüência jurídica caso o bem dado como pagamento seja devolvido ao real proprietário? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

2) Podem as normas referentes ao contrato de compra e venda regerem uma dação em pagamento? Se sim, quando isso é possível?

3) A concordância do credor na dação em pagamento pode ser expressa ou tácita, escrita ou verbal. Tal concordância é imprescindível para a eficácia da dação? Se sua resposta for afirmativa, fundamente-a.

4) O que é dação em pagamento pro solvendo? Dê um exemplo.

3 - REMISSÃO

1) Dê o conceito de remissão e site seus requisitos.

2) “A”, devedor, dá um bem em garantia da realização de determinado negócio jurídico. Caso o credor devolva ao devedor esse bem, significa que está remitindo toda a dívida? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

Page 2: QUESTÕES TRABALHO DIREITO CIVIL

3) Sendo os devedores solidários responsáveis por toda a dívida, caso haja remissão concedida a apenas um deles, como fica a situação dos demais frente ao credor? Cite o artigo que motiva sua resposta.

4 - ACCIPIENS, OBJETO E PROVA DO PAGAMENTO

1) Cite três exemplos em que a legislação presume o pagamento. 2) O que é credor putativo? O pagamento feito a este é válido? 3) Qual a conseqüência do pagamento feito ao credor quando o devedor tinha

ciência da penhora que recaía sobre o crédito? E quando o devedor não tinha tal ciência?

4) Quando o pagamento feito por terceiro será válido em relação ao credor?5) Conceitue a teoria da imprevisão, a cláusula de escala móvel e a cláusula

ouro, demonstrando o fundamento legal desses institutos.

5 - QUESTIONÁRIO SOBRE ASSUNÇÃO DE DÍVIDA.

1) Na assunção de dívida a concordância expressa do credor é imprescindível? Por quê?

2) Quais são as espécies de assunção de dívida elencadas pela doutrina?3) No tocante ao silêncio, como este é interpretado num contrato de cessão

de débito?4) O novo devedor pode opor as exceções pessoais que tinha o devedor

primitivo? 5) Na assunção, como ficam as garantias pessoais prestadas pelo devedor

primitivo ao credor? Dê um exemplo.

6 - QUESTIONÁRIO SOBRE CESSÃO DE CRÉDITO

1) Com relação à transmissão das obrigações, como se deve interpretar o silêncio na assunção de dívida e na cessão de crédito? Há alguma exceção no tocante à primeira?

2) Qual é a responsabilidade do cedente nas cessões gratuitas e onerosas?

3) Em relação à oposição de exceções pessoais, estas podem ser opostas na assunção de dívida? E na cessão de crédito?

4) Um crédito de R$ 10.000,00 foi cedido por R$ 8.000,00 numa cessão onerosa pro solvendo. Pergunta-se: por qual valor será o cedente responsável pelo pagamento? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

5) O crédito penhorado pode ser cedido? 6) Qual a conseqüência jurídica de ocorrer várias cessões do mesmo

crédito?

7 - CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO

Page 3: QUESTÕES TRABALHO DIREITO CIVIL

1) Pode o devedor fazer uso do pagamento em consignação caso o credor não faça a escolha da coisa a ser entregue nas obrigações de dar coisa incerta ou nas obrigações alternativas? Qual artigo do CC fundamenta sua resposta?

2) O Código Civil elenca três possibilidades de levantamento do depósito realizado pelo devedor. Disserte, sucintamente, sobre cada uma delas.

3) Se dois herdeiros litigam para saber quem é o verdadeiro sucessor do de cujus, pode o devedor, para exonerar-se da obrigação, depositar a coisa devida? Fundamente sua resposta.

4) A empresa JC quer entregar a mobília comprada por Ticio, mas este se recusa a recebê-la por não ter local para guardá-la. Pergunta-se: pode a referida empresa fazer uso do pagamento em consignação? Fundamente sua resposta.

8 - IMPUTAÇÃO DO PAGAMENTO

1) Em relação à imputação do pagamento, a quem cabe, em regra, a escolha sobre qual débito quer quitar? E qual será a conseqüência, caso o responsável pela escolha não o faça?

2) Havendo capital e juros a serem quitados, pode a imputação ser feita primeiro ao capital? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

Cite três requisitos para que a imputação do pagamento seja válida

9 - PAGAMENTO COM SUB-ROGAÇÃO

1) Quando o terceiro não interessado paga a dívida do devedor, opera-se sub-rogação legal ou convencional? Cite o fundamento legal de sua resposta.

2) É possível, na sub-rogação convencional, que o terceiro que paga a dívida

seja reembolsado somente até o valor por ele pago?

3) Qual a conseqüência jurídica caso ocorra a sub-rogação parcial? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

10 - QUEM DEVE PAGAR – LUGAR DO PAGAMENTO - TEMPO DO PAGAMENTO.

1) Qual a conseqüência jurídica do pagamento realizado pelo terceiro não interessado em nome e à conta do devedor? E se o pagamento for feito pelo terceiro não interessado em seu próprio nome, qual a conseqüência?

Page 4: QUESTÕES TRABALHO DIREITO CIVIL

2) João, devedor de Marcílio, vai até o domicílio do seu credor para pagar uma dívida decorrente de contrato de compra e venda. Pergunta-se: essa dívida é portable ou quérable?

3) Ocorrendo renúncia tácita ao local do pagamento, por parte do credor, poderá ele, posteriormente, exigir que a dívida seja paga no local ajustado no contrato?

4) Pode o credor exigir antecipadamente a obrigação de todos os devedores solidários, caso um deles caia em insolvência? Fundamente sua resposta com o devido dispositivo legal que trata da matéria.

11 - NOVAÇÃO

1) João, terceiro não interessado, realiza contrato de novação com Joaquim, sem que Paulo, devedor primitivo, soubesse do referido negócio jurídico. Pergunta-se: poderia a novação ser feita sem a anuência do devedor originário? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

2) No tocante à novação, responda:a) Em determinado contrato, Fábio, que é devedor, tem como seu fiador José.

Fábio firma com Terêncio, seu credor, uma novação. Feita esta, persiste no novo negócio jurídico a garantia dada por José?

b) Qual a conseqüência jurídica da novação realizada entre o credor e um dos devedores solidários?

c) Tício, devedor primitivo, indica Mévio para pagar sua dívida, firmando contrato de novação com Caio, seu credor. Ocorre que Mévio não tem condições de quitar com Caio a obrigação. Nesse caso, terá Caio direito de regresso contra o devedor originário? Por quê? Cite o artigo que motiva sua resposta.

3) Uma obrigação válida, porém anulável, pode ser novada? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

12- COMPENSAÇÃO

1) No tocante à compensação, responda: a) Qual é a classificação e quais são os requisitos da compensação

legal? b) Quando duas dívidas não são pagáveis no mesmo local, poderão ser

compensadas sem a dedução das despesas necessárias à operação. Tal afirmativa é verdadeira ou falsa? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

2) Caso um terceiro interessado queira, pode compensar uma obrigação? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

3) Caso o devedor não seja notificado da cessão, poderá ele compensar o crédito?

4) Em que situação se aplica as regras da imputação do pagamento em se tratando de compensação?

Page 5: QUESTÕES TRABALHO DIREITO CIVIL