questÃo 1 - objetivo.br · objetivo 6 portuguÊs – desafio – 6.o ano d) “apetece”, no...

14
OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6. o ANO 1 Colégio Nome: ____________________________________________________________________ N.º: __________ endereço: ______________________________________________________________ data: __________ Telefone:_________________ E-mail: _________________________________________________________ Disciplina: PoRTUGUÊs nota: PARA QUEM CURSA O 6. O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017 Prova: desafio QUESTÃO 1 Assinale a única alternativa correta, entre as apresentadas a seguir. a) Apenas as crianças de 7 a 12 anos são o público-alvo dessa campanha. Essa afirmação pode ser confirmada pelos dizeres a elas direcionados: Converse sobre um livro. Recomende para uma criança. As questões 1 e 2 referem-se ao cartaz abaixo, peça de uma campanha publicitária promovida pelo Ministério da Cultura, no ano de 2012.

Upload: vandat

Post on 24-Nov-2018

307 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO1

Colégio

Nome: _____________________________________________________________________ N.º: __________

endereço: ______________________________________________________________ data: __________

Telefone:_________________ E-mail: _________________________________________________________

Disciplina:

PoRTUGUÊsnota:

PARA QUEM CURSA O 6.O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 2017

Prova:

desafio

QUESTÃO 1Assinale a única alternativa correta, entre as apresentadas a seguir.

a) Apenas as crianças de 7 a 12 anos são o público-alvo dessa campanha. Essa afirmação podeser confirmada pelos dizeres a elas direcionados: Converse sobre um livro. Recomende parauma criança.

As questões 1 e 2 referem-se ao cartaz abaixo, peça de uma campanha publicitáriapromovida pelo Ministério da Cultura, no ano de 2012.

b) O cartaz tem a finalidade de anunciar o lançamento de títulos de literatura infantil que serãovendidos apenas por mídias eletrônicas.

c) O cartaz tem, preferencialmente, o adulto como público-alvo. Essa afirmação pode serconfirmada pelos dizeres: Converse sobre um livro. Recomende para uma criança.

d) O texto escrito é dispensável na composição do cartaz, visto que ele traz informaçõesnecessárias ao entendimento do propósito da campanha.

e) Apenas profissionais da educação constituem o público-alvo dessa campanha.

RESOLUÇÃOA alternativa correta entre as apresentadas é a que afirma que “O cartaz tem,preferencialmente, o adulto como público-alvo. Essa afirmação pode ser confirmadapelos dizeres: Converse sobre um livro. Recomende para uma criança”.Resposta: C

QUESTÃO 2No cartaz, algumas palavras foram utilizadas com a intenção de levar o leitor a realizar açõesespecíficas. Entre as palavras apresentadas abaixo, quais cumprem essa função e a queclasse gramatical elas pertencem? Assinale a alternativa correta.

a) mais e livro – pronomes.b) viaje, seja e livro – verbos.c) mais, livro e criança – substantivos.d) leia, converse e recomende – verbos.e) leia, converse e recomende – adjetivos.

RESOLUÇÃOEntre as palavras apresentadas nas alternativas, aquelas que possuem a função delevar o leitor a realizar algumas ações, expressando aquilo que a campanha publicitáriapretende despertar, são: leia, converse e recomende. Tais palavras pertencem à classedos verbos, categoria gramatical que tem a propriedade de se flexionar em pessoa,número, tempo e modo, e pode indicar, entre outros processos, uma ação.Resposta: D

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO2

QUESTÃO 3Leia as afirmações feitas a seguir, relacionadas ao texto lido.

I. O texto é uma notícia, pois nele evidenciam-se algumas das características próprias dogênero, tais como: o que aconteceu, quando e onde.

II. Em linguagem clara e direta, buscando estabelecer uma comunicação eficiente com oleitor, o texto informa acerca da ocorrência de um fato verdadeiro.

III. O texto apresentado é um conto, pois nele evidenciam-se algumas característicaspróprias do gênero, tais como: narrar uma história inventada, numa estrutura organizadaem uma situação inicial, desenvolvimento e situação final, destacando um conflito a partirdo qual as ações se organizam.

As questões 3 e 4 referem-se ao texto apresentado a seguir.

Campanha pretende incentivar a leitura nas classes C, D e E

03/08/2012 · por Thais Marinho

“Leia Mais, Seja Mais”. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendechamar a atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimentopessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais há um maior número de não leitores.A campanha integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e teve a sua segunda faselançada ontem, dia 2.Na primeira fase, os investimentos totalizaram R$ 8 milhões e foram utilizados na

elaboração de anúncios de jornal e revistas de circulação nacional. Já a segunda faseterá um total de R$ 4,5 milhões de recursos destinados para ações em televisão, rádio,internet e até telefone. Quem ligar para o MinC irá ouvir trechos de obras consagradaslidas por autores e atrizes. Ao final da gravação, a mensagem: “com a literatura,nenhum tempo é tempo perdido”. Só depois, a ligação será encaminhada para atelefonista.Na internet, o alvo é o Facebook. A campanha pretende incentivar os internautas a

trocar suas fotos de perfil pela imagem da capa de um livro.

Adaptado de praler.org

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO3

• É correto o que se afirma em:a) I, apenas.b) II e III, apenas.c) I e II, apenas.d) III, apenas.e) I, II e III.

RESOLUÇÃOO texto apresentado é uma notícia, pois nele evidenciam-se algumas característicaspróprias do gênero, tais como: destacar o fato ocorrido numa linguagem clara e direta,apresentando informações como o que aconteceu (lançamento da campanha), quando(meados de agosto/2012) e onde (no país inteiro).Resposta: C

QUESTÃO 4Leia novamente este trecho do texto:

• Essa notícia é “antiga”, afinal, foi veiculada no ano de 2012. Assinale a alternativa em queesse trecho é reescrito corretamente, situando os acontecimentos no tempo passado.

a) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretenderá chamar aatenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, comfoco nas classes C, D e E, nas quais havia um maior número de não leitores.

b)Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendia chamar aatenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, comfoco nas classes C, D e E, nas quais haverá um maior número de não leitores.

c) Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendia chamar aatenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, comfoco nas classes C, D e E, nas quais havia um maior número de não leitores.

d)Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretende chamar aatenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, comfoco nas classes C, D e E, nas quais houve um maior número de não leitores.

e)Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretenderia chamar aatenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal, comfoco nas classes C, D e E, nas quais há um maior número de não leitores.

“Leia Mais, Seja Mais”. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretende chamara atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimento pessoal,com foco nas classes C, D e E, nas quais há um maior número de não leitores.

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO4

RESOLUÇÃOSituando os acontecimentos do trecho no tempo passado, teríamos: “Leia Mais, Seja Mais. Com esse mote o Ministério da Cultura (MinC) pretendia chamara atenção para o prazer da leitura e a importância dos livros para o crescimentopessoal, com foco nas classes C, D e E, nas quais havia um maior número de nãoleitores.”Resposta: C

As questões 5, 6 e 7 referem-se ao poema que segue.

OS LIVROS

Apetece chamar-lhes irmãos,tê-los ao colo,afagá-los com as mãos,abri-los de par em par,ver o Pinóquio a rire o D. Quixote a sonhar,e a Alice do outro ladodo espelho a inventarum mundo de assombrosque dá gosto visitar.Apetece chamar-lhes irmãose deixar brilhar os olhosnas páginas das suas mãos.

LETRIA, José Jorge. Poetas portugueses de hoje e de ontem. Martins Fontes.

Vocabulário: apetecer: desejar, agradar

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO5

QUESTÃO 5 Apenas uma das alternativas a seguir apresenta razões para que esse texto seja consideradoum poema. Assinale-a.

a) O texto está organizado numa única estrofe, em cujos versos é possível notar a presençade algumas palavras que rimam entre si.

b) O título escolhido pelo autor, “Os livros”, e a ausência de versos são marcas de um poema.c) O texto está organizado em duas estrofes, com o mesmo número de versos em cada uma

delas.d) Há a citação de personagens de histórias infantis, característica obrigatória para a cons tru -

ção de qualquer poema.e) A presença de verbos no modo infinitivo e a ausência de adjetivos são necessárias para a

composição do poema.

RESOLUÇÃOA única alternativa correta é a que afirma que “o texto está organizado numa únicaestrofe, em cujos versos é possível notar a presença de algumas palavras que rimamentre si”. Sabe-se que um texto poético se destaca pela sonoridade, pelo uso demetáforas e jogos sonoros, bem como é organizado em versos e estrofes. É sabido,ainda, que não há qualquer obrigatoriedade quanto à quantidade com que taiscaracterísticas se apresentem, e que a presença ou não de rimas é opcional. Dessemodo, temos um poema organizado em versos, agrupados numa única estrofe, erimado nos grupos de palavras irmãos/mãos, par/sonhar/inventar/visitar.Resposta: A

QUESTÃO 6Releia estes versos do poema:

• Nesse trecho, é possível perceber que o poeta faz uso de um vocabulário específico,procurando despertar, no leitor, sentimentos relacionados ao tema desenvolvido no texto.Assinale a única informação incorreta, entre as apresentadas a seguir.

a) As palavras utilizadas criteriosamente pelo autor, no trecho, querem despertar naquele quelê o poema um sentimento de admiração, quase humano, entre o leitor e os livros.

b) Por meio das palavras escolhidas pelo poeta, nota-se a existência de um sentimento deadmiração, quase humano, entre o leitor e seus irmãos.

c) As palavras sublinhadas, no trecho, são gramaticalmente classificadas como pronomes ereferem-se ao substantivo “livros”, presente no título do poema em questão.

Apetece chamar-lhes irmãos,tê-los ao colo,afagá-los com as mãos...

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO6

d) “Apetece”, no trecho, foi a palavra escolhida pelo autor para indicar algo que se édesejável, agradável, em se tratando da relação entre o leitor e a obra literária.

e) No trecho em destaque, existe apenas um verbo no modo infinitivo – “chamar” –, o qualpertence à primeira conjugação.

RESOLUÇÃOPor meio das palavras escolhidas pelo poeta, nota-se a existência de um sentimento deadmiração, quase humano, entre o leitor e os livros – conforme relatado no item a –,e não entre o leitor e “seus irmãos”, o que invalida o item b. O autor utiliza-se de umrecurso de comparação, muito presente em textos do gênero, a fim de demonstrar queos livros devem ser desejados, queridos, tal qual irmãos. As demais alternativas trazeminformações corretas.Resposta: B

QUESTÃO 7A classe gramatical dos termos em destaque em cada frase está indicada corretamente em

a) ... um mundo de assombros ... (locução adjetiva)b) ... que dá gosto visitar. (adjetivo)c) Apetece chamar-lhes irmãos ... (artigo)d) ... e deixar brilhar os olhos... (pronome)e) ... nas páginas das suas mãos. (verbo)

RESOLUÇÃOO termo sublinhado em “a”, “de assombros”, é uma locução adjetiva, expressãoformada de preposição + substantivo ou equivalente com função de adjetivo (deassombro = assombroso). Os demais vocábulos sublinhados foram classificadosincorretamente, a saber: “visitar” é verbo, “irmãos” é substantivo, “os” é artigo e“mãos” é substantivo. Resposta: A

QUESTÃO 8O texto a seguir traz algumas informações sobre José Jorge Letria, poeta português e autordo poema “Os livros”. Leia-o:

Poeta e escritor, foi também jornalista e cantor. Escreveu várias dezenas de livros,principalmente para crianças e jovens. Escreve também para televisão e teatro. Recebeuvários prêmios literários.

Adaptado de Poetas portugueses de hoje e de ontem. Martins Fontes.

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO7

• Imagine que o trecho descrito anteriormente fizesse referência não apenas a José JorgeLetria, mas também a outro escritor, e que ambos tivessem praticado, juntos, as açõesnele descritas. Assinale a alternativa registrada adequadamente para atender a essaalteração.

a) Poetas e escritores, foi também jornalistas e cantores. Escrevem várias dezenas de livros,principalmente para crianças e jovens. Escreveram também para televisão e teatro.Recebem vários prêmios literários.

b) Poetas e escritores, são também jornalistas e cantores. Escreveram várias dezenas delivros, principalmente para crianças e jovens. Escrevem também para televisão e teatro.Recebem vários prêmios literários.

c) Poetas e escritores, são também jornalistas e cantores. Escrevem várias dezenas de livros,principalmente para crianças e jovens. Escreviam também para televisão e teatro. Recebeuvários prêmios literários.

d) Poetas e escritores, foram também jornalistas e cantores. Escreveram várias dezenas delivros, principalmente para crianças e jovens. Escrevem também para televisão e teatro.Receberam vários prêmios literários.

e) Poetas e escritores, foram também jornalistas e cantores. Escrevem várias dezenas delivros, principalmente para crianças e jovens. Escreve também para televisão e teatro.Receberam vários prêmios literários.

RESOLUÇÃOSe, como propõe a questão, o poeta José Jorge Letria e outro escritor tivessempraticado, juntos, as ações ali descritas, teríamos como registro adequado paraatender a essa alteração:

Resposta: D

QUESTÃO 9“Através do espelho e o que Alice encontrou lá” é um livro de 1871 que continua a obracélebre “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Agora, a personagem tem deultrapassar vários obstáculos – estruturados como etapas de um jogo de xadrez – para setornar rainha.

Poetas e escritores, foram também jornalistas e cantores. Escreveram váriasdezenas de livros, principalmente para crianças e jovens. Escrevem também paratelevisão e teatro. Receberam vários prêmios literários.

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO8

O trecho a seguir ilustra o que acontece no momento que Alice conversa com sua gatinha,Kitty, acerca da Casa do Espelho. Leia-o.

Leia as informações abaixo:

I. Ao relatar a Kitty suas impressões acerca da Casa do Espelho, é possível notar o grandedesejo de Alice adentrar na mencionada casa – o que pode ser evidenciado pelaspalavras “Ah!” e “Oh!”.

II. Em conformidade com o relatado no trecho, nota-se que era possível à menina verabsolutamente todos os espaços da sala que, segundo ela, existiam na Casa do Espelho.

III. Alice demonstra acreditar que o outro lado do espelho seja habitado, pois, certa vez, aolevantar um livro, disse a menina que esse ato fora reproduzido na tal sala que conseguiaavistar, subindo numa cadeira.

• De acordo com o texto, estão corretas:a) apenas a afirmação I.b) apenas as afirmações I e III. c) apenas a afirmação II.d) apenas as afirmações II e III.e) as afirmações I, II e III.

– E agora, Kitty, se você ficar quietinha e me escutar enão falar tanto, eu lhe direi tudo que penso sobre a Casa doEspelho. Em primeiro lugar, existe a sala que a gente vê dooutro lado do espelho – é igualzinha à nossa sala de visitas, sóque está tudo ao contrário. Posso ver tudo quando subo emcima de uma cadeira, tudo, fora aquele pedaço que está portrás da lareira. Ah, queria tanto poder ver aquele canto! (...)Bom, os livros são mais ou menos parecidos com os nossos,só que as palavras estão ao contrário. Sei disso porque umavez levantei um livro diante do espelho e eles levantaram um também na outra sala. (...) Oh, Kitty, que bom seria atravessar para dentro da Casa doEspelho! Tenho certeza de que existem coisas lindas lá dentro. Vamos fazer de contaque existe uma maneira de atravessar, Kitty. Imagine que o espelho tenha ficado todomacio como gaze, e assim se pode atravessá-lo. Ora essa, ele está se transformandonuma espécie de névoa, juro! Seria bem fácil atravessar...

Ela estava trepada na chaminé enquanto dizia isso, embora nem soubesse comotinha ido parar ali. E, de fato, o espelho estava começando a dissolver-se, como se fosseuma brilhante névoa prateada.

Lewis Carroll. Tradução: Sebastião Uchoa Leite.Através do espelho e o que Alice encontrou lá. Editora 34. Ilustrações: John Tenniel.

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO9

RESOLUÇÃO:As palavras “Ah!” e “Oh!” (interjeições), no trecho, traduzem e enfatizam o desejo deAlice adentrar na Casa do Espelho, o que valida a afirmação I. A afirmação II erra aodizer que Alice conseguia ver absolutamente todos os espaços da sala que acreditavaexistir na Casa do Espelho. Na verdade, notam-se a curiosidade e a insatisfação dapersonagem, devido ao fato de não conseguir observar todos os cantos daquela sala:“(...) Posso ver tudo quando subo em cima de uma cadeira, tudo, fora aquele pedaçoque está por trás da lareira. Ah, queria tanto poder ver aquele canto!”. Já a afirmaçãoIII traz informações corretas, de acordo com o texto.Resposta: B

QUESTÃO 10E Alice continua a “conversar” com sua gatinha Kitty. Assinale a alternativa que traz a fala dapersonagem adequadamente pontuada.

a) Gostarias de viver na Casa do Espelho Kitty? Será que lá eles também te dariam leite?Talvez o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber...

b) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty! Será que lá eles também te dariam leite.Talvez. O leite do espelho não seja lá muito bom de se beber.

c) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty? Será que lá eles também te dariam leite.Talvez, o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber?

d) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty? Será que lá eles também te dariam leite?Talvez o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber...

e) – Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty. Será que lá eles também te dariam leite!Talvez o leite do espelho não seja lá muito bom de se beber?

RESOLUÇÃOO período adequadamente pontuado é “– Gostarias de viver na Casa do Espelho, Kitty?Será que lá eles também te dariam leite? Talvez o leite do espelho não seja lá muitobom de se beber...”.Resposta: D

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO10

QUESTÃO 11Na sequência da obra literária apresentada, Lewis Carroll narra o momento em que Alice,finalmente, atravessa o espelho. No entanto, no trecho a ser lido, foram introduzidos,propositalmente, três erros ortográficos.

• Os erros estão em:a) paçava (o correto: passava); primeira (o correto: primera); fez (o correto: fes).b) coiza (o correto: coisa); muinto (o correto: muito); resplandecente (o correto:resplandescente).

c) paçava (o correto: passava); coiza (o correto: coisa); muinto (o correto: muito).d)paçava (o correto: passava); chão (o correto: xão); lareira (o correto: larera).e)primeira (o correto: primera); coiza (o correto: coisa); resplandecente (o correto:resplandescente).

RESOLUÇÃOOs três erros ortográficos propositalmente introduzidos no trecho apresentado são:paçava (a grafia correta é passava), coiza (o correto é coisa) e a palavra muinto (a grafiacorreta é muito).Resposta: C

QUESTÃO 12No período “Imagine que o espelho tenha ficado todo macio como gaze, e assim se podeatravessá-lo”, o pronome em destaque – lo – refere-se ao termo:

a) todo.b) macio.c) gaze.d) espelho.e) o período não traz o termo a que o pronome se refere.

RESOLUÇÃOO pronome lo, no trecho em destaque, refere-se ao termo espelho.Resposta: D

No momento seguinte Alice paçava através do espelho e saltava de leve no chão daCasa do Espelho. A primeira coiza que fez foi ver se tinha fogo na lareira e ficou muintosatisfeita de ver que tinha fogo de verdade, tão resplandecente quanto o do outro lado.“Assim ficarei tão quentinha aqui como na minha antiga sala”, pensou Alice...

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO11

QUESTÃO 13No período “Ela estava trepada na chaminé enquanto dizia isso, embora nem soubessecomo tinha ido parar ali”, o termo embora pode ser substituído, sem alteração de sentido,por

a) caso contrário.b)mesmo que ou ainda que.c) no entanto ou entretantod)enquanto ou portanto.e) tanto faz.

RESOLUÇÃONo período em destaque, entre as alternativas apresentadas, o termo embora pode sersubstituído, sem alte ra ção de sentido, pelas expressões “mesmo que” ou “ainda que”.Resposta: B

QUESTÃO 14No ano de 2016, “Alice através do espelho”estreou nos cinemas. O filme, adaptado daobra original, trouxe de volta a personagemAlice, que, ao encontrar um espelho mágico,volta ao País das Maravilhas. Veja, ao lado, ocartaz de divulgação desse filme.

Partindo do texto presente no cartaz,descubra a “palavra secreta”! Ela será aquelaque corresponder a todas as solicitações doquadro abaixo.

➢� É paroxítona.➢� Não é dissílaba.�➢� A primeira sílaba não é formada por

duas letras.➢� É um substantivo comum.

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO12

• A “palavra secreta” é:

a) Alice.b) através.c) espelho.d) loucuras.e) breve.

RESOLUÇÃOPara identificar a “palavra secreta” dentre as indicadas, é preciso considerar, uma auma, as dicas apresentadas. Assim, temos:1.a dica: É paroxítona: eliminamos a palavra através, pois ela é oxítona – uma vez quesua sílaba tônica é a última da palavra: a-tra-VÉS.2.a dica: Não é dissílaba. Descartamos, assim, a palavra dissílaba breve. Restam ossubstantivos Alice, espelho e loucuras.3.a dica: A primeira sílaba não é formada por duas letras. Agora, é possível eliminar apalavra espelho, já que sua primeira sílaba é formada por duas letras: es-pe-lho.Restam os substantivos: Alice, loucuras.4.a dica: É um substantivo comum. Descarta-se, agora, o substantivo Alice, classificadocomo próprio, restando apenas o substantivo loucuras, classificado como comum.Portanto, a “palavra secreta” é loucuras.Resposta: D

QUESTÃO 15Calvin, personagem dos quadrinhos criado por Bill Waterson, tem uma grande amiga: Susie.Leia a tirinha a seguir.

(http://acervo.novaescola.org.br)

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO13

• Susie, entusiasmada, verbaliza o afeto que sente por amigos e livros. Após ouvir a fala deCalvin, no último quadrinho, nota-se que a menina

a) modificou seu modo de pensar, demonstrando que, às vezes, ter livros pode ser melhordo que ter amigos.

b) fica surpresa ao descobrir que seu colega nunca completara a leitura de um livro.c) modificou seu modo de pensar, demonstrando que, às vezes, ter amigos pode ser melhor

do que ter livros.d) demonstra alegria e desejo de compartilhar da leitura sugerida pelo amigo Calvin.e) revela satisfação ao notar que Calvin valorizou suas reflexões acerca dos livros escolares.

RESOLUÇÃOAs palavras ditas por Susie, no último quadrinho da tira, sugerem que ela não se sentiucompreendida por Calvin – num momento em que ela realizava reflexões acerca daamizade. Desse modo, nota-se que a menina modificou seu modo de pensar, passandoa considerar a ideia de que ter livros é melhor do que ter amigos, às vezes. Resposta: A

OBJETIVO PORTUGUÊS – DESAFIO – 6.o ANO14