quÉnia siraga, um ator em desenvolvimento local portugues 2014.pdf · de glp, produção de...

19
O ESCUTO DO CLIENTE Siraga um parceiro de qualidade P. 6/7 Os grandes Projetos de Siraga no mundo P. 8/21 AL -AYUNI READY FOR THE FUTURe P. 4/5 Novidade : We’Gaz a energia em livre serviço P. 28/29 Revista de informaçôes # N°3 Lei nas páginas 16/19 QUÉNIA Siraga, um ator em desenvolvimento local

Upload: hoangcong

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

O ESCUTO DO CLIENTE Siraga um parceiro de qualidade

P. 6/7

Os grandes Projetos de Siraga no mundo

P. 8/21

AL-AYUNIREADY FOR THE FUTURe

P. 4/5

Novidade : We’Gaz a energia em livre serviço

P. 28/29

Revista de informaçôes # N°3

Lei nas páginas 16/19

QUÉNIASiraga, um ator em desenvolvimento local

4/5 AL-AYUNIREADY FOR THE FUTURE

8/21 os grandes Projetos

22/27 zoom EuropaItália/Alemanha/França

34/35 feiras

30/31 inovacoes

28/29 DISTRI'GAS

32/33 LPG Academy

6/7 o escuto do cliente

ZOOM AMeRICA

ZOOM africa

ZOOM asia

Estados Unidos Argentina ChileBrasilArgéliaQuéniaNepalSri Lanka

Diretor de publicação:Eric BATISE

Comissão de redacção:Olivier BECQ, Richard DAUDON, Laurent GERNEZ,Nathalie GUILLON, Arnaud LOBRY, Bertrand LEROY,Stéphane MAHUTEAU, Cédric MARMILLOUD,Amélie MARANDON, Louis PATRUNO, Nicolas ROUER, Stéphane RUEDA, Bruno VANDERBOUHEDE

Créditos fotográfi cos:Yvan BERNAER, Thierry VINCENT, Fotolia

Concepção gráfi ca/Impressão:GC Concept 114 avenue d’Occitanie - 36250 SAINT-MAUR02 54 08 60 08 - www.agence-gcconcept.com

eventoQueniaparceria

P. 16/19

iNDICE

Páginas

A nossa qualidade aoserviço do seu desempenho

"Qualidade, fi abilidadee proximidades: as nossas

3 grandes forças…"

Eric BATISEDiretor-Geral

edit rial

Mensagem do diretor geral

Estimado parceiro,

É com grande agrado que o convido a tomar conhecimento do terceiro número - sim, já é o terceiro! - da nossa revista empresarial, Focus, que lhe apresenta as nossas inúmeras realizações de 2013 e os Projetos em curso este ano.

Durante o ano, encomendamos um estudo sobre a relação da Siraga com os seus clientes à prestigiosa escola empresarial, a ESSEC Business School. Neste estudo, destacam-se as três principais qualidades que os nossos clientes nos atribuem: a qualidade das nossas prestações, a fi abilidade dos nossos produtos e a proximidade com os nossos clientes!

Estas conclusões permitem-nos confi rmar e reforçar a estratégia estabelecida há muitos anos e que está na base do êxito dos nossos produtos e prestações. Por conseguinte, iremos continuar a fornecer produtos seguros e de confi ança ao melhor preço e reforçar a nossa presença local para estarmos ainda mais próximos dos nossos clientes nestas alturas geopoliticamente incertas.

Estas boas notícias demonstram a força e a solidez da empresa Siraga reforçada pela presença, há um ano e meio, do nosso acionista Al-Ayuni que nos oferece uma grande estabilidade e nos permite ver mais além…

Página 3

Página 2

Revista de informaçôes # N°3

Al-Ayuni Ready for the future

DADOS IMPORTANTES

• 1960: criação do Grupo• 7 fi liais• Mais de 10.000 funcionários em todo o mundo • 36 sucursais na Arábia Saudita • Volume de negócios superior a 2 bilhões de reais sauditas • Mais de 6 bilhões de reais sauditas de Projetos em curso

de realização

Desenvolvemos os nossos meios internos para garantir um serviço de qualidade regular aos nossos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.Prevemos fazer do Grupo Al-Ayuni o melhor e o primeiro do Reino da Arábia Saudita e da região da Península Arábica. Procuramos sempre proporcionar satisfação e segurança aos nossos clientes. O nosso Grupo compromete-se igualmente a respeitar os seus compromissos em matéria de responsabilidade social e ambiental.

Em todos os nossos projetos e atividades, empenhamos os melhores esforços para gerir em conjunto os interesses económicos, sociais e ambientais. Acreditamos fi rmemente que esta abordagem da nossa atividade, resultante dos princípios de respeito, rigor e envolvimento, torna-nos mais responsáveis e garante o nosso êxito.

O plano estratégico de 4 anos, 2014-2018, do Grupo Al-Ayuni demonstra as ambições internacionais que permitem antever perspectivas de desenvolvimento para a Siraga.

• Exploração de minas epedreiras,

• Produção de betãopré-esforçado,

• Construção e gestãode parques imobiliários,

• Serviços automóveis.

O plano estratégico 2014-2018 da Al-Ayuni visa tornar o Grupo em um dos líderes internacionais nestes principais setores de atividade e uma das 10 principais empresas nos novos setores de intervenção.

A Al-Ayuni é um grupo estabelecido desde 1960 na Arábia Saudita que começou por se destacar na construção de estradas e na engenharia civil antes de ampliar os seus campos de intervenção. Atualmente, o grupo saudita trabalha em10 setores de atividade:

• Engenharia e construção de estradas e pontes,

• Engenharia e construção de ferrovias e linhas de metro,

• Engenharia e construção de plantas de envase de GLP, produção de electricidade e água,

• Serviços de exploração e manutenção de equipamentos,

• Educação internacional para crianças,

• Serviços de tecnologias de informação e geolocalização,

Para alcançar este objectivo,a Al-Ayuni investe em empresas líderes em seus mercados, como os mercados do LPGe da electricidade. A Al-Ayuni já tem consciência há muito tempo de que o setor das energias vai ser estratégico,

pelo que investiu signifi cativamente nas diversas atividades deste setor através de inúmeras alianças, compras ou criações de empresas especializadas de excelente reputação e reconhecidas nos seus campos.

Assim, a Al-Ayuni criou a Saudi Masader que trabalha nos setores da água, electricidade e gás, tornando-se igualmente acionista majoritaria ou único nas empresas italiana,Sadelmi, e francesa, Siraga.

www.alayunigroup.com

PRODUZIR ELETRICIDADE ATRAVÉS DA SADELMI

Adquirida em 2011, a Sadelmi é um dos líderes da construção de centrais eléctricas há mais de 30 anos. A experiência e os conhecimentos internacionais da empresa italiana abrangem todas as actividades necessárias para conceber e fornecer, chave na mão, centrais de produção de energia elétrica.Estas qualidades permitem à empresa milanesa gerir projetos importantes na Europa, Ásia, América Latina, Oriente Médio e África do Norte, bem como fornecer, em cada país, instalações que satisfaçam as necessidades locais específi cas. A longa experiência adquirida pela Sadelmi permite igualmente à empresa controlar as relações com inúmeros parceiros co-contratantes em projetos de grande amplitude. Estas qualidades são muito semelhantes às da Siraga!

Abdulkareem H. AL-AYUNI Vice-Presidente e Diretor-Geraldo Grupo Al-Ayuni

ACCI NistaPágina 5

Página 4

Revista de informaçôes # N°3

Confi ança

de a

ximidade inovação competêncabo

Clientes, em grande maioria, satisfeitos que realçam a confi abilidade, robustez e proximidade a Siraga.

Ouvimos os nossos clientes… e agimos:

Mas também… um ponto de melhoria importante: os clientes referem uma ausência de presença local signifi cativa em determinadas zonas:"este ponto está em fase de melhoria através da criação regular de fi liais locais (a mais recente foi na Tanzânia) e do

reforço da rede de agentes e representantes locais" (Louis Patruno, director de marketing).

proximidade

inovação

competência

abordável

Há mais de 15 anos que empenhamos os melhores esforços para ir ao encontro das expectativas dos nossos clientes. Consideramos as suas observações com vista à evolução dos nossos serviços e prestações através da nossa ação de qualidade.Reconhecida por sua proximidade e pela atenção prestada aos seus clientes, a Siraga entregou a realização de um estudo aprofundado sobre o seu posicionamento e notoriedade a uma das melhores escolas empresariais europeias, a ESSEC Business School. Apresentamos aqui os resultados mais pertinentes.

O cliente no centro da nossa preocupação

Fatores-chave

de compra dos

produtos e soluções

Siraga para os

decisores de compras:

Dos clientes

satisfeitos e fi éis…

das pessoas que utilizam equipamentos Siraga estão satisfeitas com: A formação no local à utilizaçãodos equipamentosA ergonomia e facilidade de utilizaçãoA relação com o Serviço Pós-Vendae o Serviço de Peças Sobresselentes

Qualidadesreconhecidasà Siraga pelosdecisores de compras:

Fiabilidade e robustez

Qualidade do serviço

pós-venda

Reatividade e respeito

aos prazos "A qualidade dos produtos,a sua fi abilidade e robustez." "Um critério importante é o profi ssionalismo:deve existir uma boa relação com o cliente, bem como uma grande disponibilidade e reatividade." "A qualidade do serviço pós-vendae a possibilidade de dispor fácile rapidamente de um técnico."

"Sim, estou satisfeito com os produtos e

não tenho qualquer motivo para mudar"

(81% dos respondentes)

94% dos clientes fi éis

querem manter a Siraga

como principal fornecedor

na sua empresa nos

próximos 3 anos.

lientes94%

Qualidades reconhecidas

à Siraga pelos utilizadores

dos equipamentos

Termos maisassociados

à Siraga

Confi ança < Qualidade <

Serviço <Serviço < Proximidade <Proximidade <

Inovação < Competência <

Abordável <Robustez <

Seriedade <

utiliza

Louis PATRUNODiretor de Marketing

[email protected] os clientesos clientes

A Siraga respeita os seus compromissos 96%

Concorda a…

A Siraga é um parceiro de confi ança94%

Concorda a…

A Siraga é reativa87%

Concorda a…

A Siraga respeita os prazos 89%

Concorda a…

A Siraga propõe materialde confi ança e robusto

97%Concorda a…

A Siraga vista pelosseus clientes

Página 7

Página 6

Revista de informaçôes # N°3

no Canadá, "um mercado muitopromissor", dispõem de uma medida para avaliar a qualidade e o design das instalações, bem como a confi ança depositada no serviço pós-venda.

A Cavagna investiu recentemente na construção e no desenvolvimento destas instalações nos Estados Unidos, no plano logístico e técnico, para dispor atualmente de escritórios e armazéns na costa leste (Nova Jérsia) e na costa oeste (Califórnia) que assiste à um forte desenvolvimento do mercado do LPG. "Impor-se no mercado dos Estados Unidos, explica Rich Darche, obriga a ser muito reativo e a dominar osfusos horários na gestão"just-in-time" das encomendas. " Esta cobertura do vasto território dos Estados Unidos permite à Cavagna assegurar uma grande proximidade com os seus clientes graças a armazéns distribuídos de forma vantajosa e a uma força de venda de 6 pessoas, que se deslocam por todo o território nacional. "Assim, a Cavagna oferece aos seus clientes norte-americanos uma assistência técnica e um apoio comercial, algo que nos distingue signifi cativamente dos nossos concorrentes que não dispõem destaforça", indica Rich Darche.Graças a esta longa implement-ação nos Estados Unidos, a

O Grupo Cavagna não para de crescer na América do Norte e a Siraga, um dos seus novos parceiros, aproveita deste posicionamento nos Estados Unidos.

Siraga e CavagnaUnited for Excellence

Louis PATRUNOResponsável Comercial

América do [email protected]

Líder mundial na fabricaçao de equipamentos e componentes de controle de gases comprimidos e presente em 135 países, a empresa oriunda de Brescia (Itália) desenvolve cada vez mais as suas quotas de mercado nos Estados Unidos. Um resultado que demonstra a presença cada vez mais marcante da empresa no mercado norte-americano,

graças à abordagem pró-ativa deste mercado desenvolvido pela Cavagna que tenta antecipar as necessidades e as expectativas dos clientes. A título de ilustração, a Cavagna tem, há 10 anos, uma parceria com a empresa líder de fornecimento de LPG no mercado dos Estados Unidos que constitui um dos principais clientes mundiais da empresa de origem italiana baseada em Somerset para as válvulas e reguladores de pressão. "Em 2013, a nossa colaboração com o líder da distribuição de LPG

nos Estados Unidos passou para uma fase superior graças a uma parceria concluída com a Siraga, explica Rich Darche, Presidente da Cavagna USA. A Siraga e a Cavagna realizaram, em conjunto, um centro de enchimento inovador que resulta da combinação dos conhecimentos das nossas duas empresas." Este último projeto até à data consiste num carrossel de 12 balanças para botijôes de 7 kg que foi instalado num dos mais importantes centros de enchimento na Pensilvânia. A instalação cumpre perfeitamente com as expectativas e exigências deste cliente."Esta cooperação bem-sucedida entre a Cavagna e a Siraga, explica Rich Darche, representa a ilustraçao perfeita da colaboraçao conjunta de duas organizações e experiências para responder às grandes exigências destemercado… e se tornar numa referência, numa das melhores práticas em matéria de aliança entre a engenharia e o marketing! "Agora, as empresas presentes no mercado do LPG nos Estados Unidos e, mais amplamente, na América do Norte tendo em conta a instalação da Cavagna em 2014

Cavagna sabe identifi car e aproveitar as novas oportunidades comerciais: o Grupo se benefi cia atualmente do desenvolvimento de mercados domésticos que utilizem o gás propano, como, por exemplo, os veículos automóveis ou a indústria da cozinha ao ar livre representada, em especial, pelos grelhadores, que está em forte crescimento.

"O propano representa atualmente a terceira fonte de combustível utilizada no mundo, acrescenta o Presidente da Cavagna USA. É a alternativa n.º 1 que representa o futuro: o propano não polui, não tem cheiro e é mais barato do que os outros combustíveis como o gasóleo ou a gasolina. Os mercados que incidem e assentam nesta fonte de energia constituem, atualmente, uma das nossas prioridades de desenvolvimento por serem muito promissores e representarem o futuro."

UMA SOLUÇÃO A 360°PARA O QUÉNIA

No Quénia, onde a Siraga está bem implantada (consulte nosso artigo "Quénia", nas páginas 16-19) a empresa francesa continua a inovar ao propor uma solução global a 360°, com dois parceiros (Cavagna e Sihi). O objectivo? Reunir três experiências mundiais para proporcionar umasolução inovadora ao mercado queniano. A solução? A Siraga entrega o equipamento global de um centro de enchimento de GPL, a Cavagna fornece as válvulas e a Sihi entrega o material de bombeamento. Esta parceria foi anunciada na feira LPG de Nairobi decorrida emJulho de 2014.Uma parceria a acompanhar...

A CAVAGNA EM 6 DIVISÕES• Distensores e válvulas de gás natural e LPG: em especial para

usos domésticos e lazeres (aquecimento, cozinha, grelhadores, autocaravanas, etc.) ou industriais

• Válvulas LPG e reservatórios • Equipamentos de gás de alta pressão: em especial para usos

médicos• Distensores para gás natural e medição• Sistemas de combustível alternativo: em especial as válvulas para

automóveis a gás • Indústria e Engenharia: em especial as válvulas para o

enchimento de botijôes de gás

Rich Darche,Presidente daCavagnaUSA

z m America

Página 9

Página 8

Revista de informaçôes # N°3

Cédric MARMILLOUDResponsável Comercial América Latina

[email protected]

Argentina nova terra de conquista da Siraga Dois principais actores argentinos da distribuição de gás confi am agora na Siraga.

A Siraga e o Chileuma longa história de confi ança Presente há 17 anos no Chile, a Siraga reforça as suas posições neste mercado dinâmico e aberto ao continente.

Ausente há cerca de uma década do mercado argentino, a Siraga volta com força em 2012. O Grupo equipou as fábricas dos dois principais actores, a Sociedade Nacional YPF Gas e a Extragas (empresa privada):3 carrosséis de enchimento para a primeira e 1 linha completa para a segunda. A Siraga enfrentou um desafi o técnico para conquistar o mercado e para se impor perante o principal concorrente local que é… argentino. Estas linhas tinham de ser modernizadas, tornando-se completamente automatizadas, tendo como objectivo reduzir drasticamente o número de operações realizadas pelos operários e melhorar a fi abilidade de enchimento", explica Cédric Marmilloud, responsável comercial América Latina. Por outro lado, a Siraga teve de adaptar as suas próprias linhas para que as que são entregues aos clientes argentinos estejam adaptadas a uma das particularidades deste mercado: as botijôes são fechadas por torneiras e não por válvulas.

A implementação da Siraga no mercado chileno traduz-se em algumas datas: o Grupo trabalha com os três principais actores locais há muito tempo. Há 17 anos com a Lipigas, 11 anos com a Gasco e 5 anos com a Abastible. "O nosso perfeito conhecimento deste mercado e as nossas relações de confi ança com os nossos clientes permitem-nos responder a todos os desafi os técnicos e comerciais", explica Cédric Marmilloud, responsável comercial América Latina. Os clientes chilenos requerem, nomeadamente, grandes capacidades de adaptação, em particular a entrega e manutenção de linhas multifunções completamente automatizadas que podem receber botijôes com diferentes formas e capacidades (15, 11 e 5 kg). "O mercado chileno, muito dinâmico, continua a evoluir e as atuais exigências dosclientes locais têm como objectivo reduzir o tamanho das plantas de enchimento e fornecer linhas fl exíveis", acrescenta Cédric Marmilloud. Este cuidado pela precisão e a capacidade de adaptação às exigências particulares dos clientes constituem

Para além da robustez reconhecida das máquinas da Siraga e das qualidades comprovadas de adaptação das equipas técnicas e comerciais às mais variadas exigências, a YPF Gas e a Extragas procuraram uma verdadeira relação de confi ança ao contratarem a Siraga. "Novamente, acrescenta Cédric Marmilloud, a excelente reputação do nosso serviço pós-venda e das nossas capacidades de manutenção das linhas tranquiliza os clientes e faz a diferença a longo prazo."

fatores críticos de sucesso da Siraga, tanto no Chile como em todo o lado…

Esta relação de confi ança estabelecida com estes três actores chilenos que têm ambições continentais deixa antever belas oportunidades de desenvolvimento na região…

GANHO DE PRECISÃOAs linhas entregues pela Siraga permitiram aos dois clientes argentinos efetuarem ganhos de enchimento de 150 a 200 g/botijâo (em botijôes de 10 e 15 kg). A Siraga assegura precisões de enchimento de 95% dos botijôes com+/- 50 g, o que não tem igual no setor.

Porquê a Siraga?Após várias reuniões com a Siraga, pudemos constatar como esta empresa, reconhecida internacionalmente neste setor fechado que é o do LPG, merece esta excelente notoriedade, nomeadamente na precisão e pertinência das soluções que a Siraga propõe aos seus clientes, incluindo nós.Na sua opinião, quais são os principais pontos fortes da Siraga?A primeira qualidade observável prende-se com a dimensão comercial: A Siraga apresenta soluções pertinentes a todas as nossas questões e problemas. O seu perfeito conhecimento do mercado do LPG permite à Siraga responder muito rapidamente e com efi cácia às nossas exigências e necessidades. No Chile, esta força é aplicada pelo seu representante que tem uma longa experiência e lhe permite ligar sempre as dimensões técnica e comercial. O que sabe da reputação da Siraga na América do Sul?A Siraga é uma forte marca internacional muito bem posicionada no mercado do LPG e que se impôs no mercado da América Latina, principalmente no Chile, em especial nos últimos cinco anos. A qualidade e o profi ssionalismo das suas equipas locais suportam a notoriedade e qualidade dos serviços da Siraga.

CONSUMOANUAL DE LPGEM 3 ANOSNA ARGENTINA

*000

to

2010 2011 2012

dados

ARGENTINA

PARAGUAY BRASIL

URUGUAY

OceanoAtlântico

OceanoPacífico

CHILE

BUENOS AIRES

Mendoza

Ushaia

PARAGUAY

URUGUAY

ARGENTINA

CHILE

SANTIAGO

La Serena

Conception

Puerto Monte

Punta Arenas

Valparaiso

BRASIL

OceanoAtlântico

OceanoPacífico

Oes

+/-50gr

onel

adssssasasas

1539* 1470* 1776*

+20%

Javier FERNANDEZ CARCAMODiretor operacional da Abastible

z m americaPágina 11

Página 10

Revista de informaçôes # N°3

Brasila AIGLP e a Fogás, parceiros históricos da SiragaJonathan Benchimol, presidente da AIGLP e diretor de operações da Fogás, disponibilizou um momento em sua agenda movimentada para nos dar uma longa entrevista exclusiva que realça a qualidade do trabalho da Siraga no Brasil e na América Latina.

Cédric MARMILLOUDResponsável Comercial América Latina

[email protected]

SIRAGA MEMBRO DA AIGLP

Focus: É ao mesmo tempo o presidente da AIGLP e da empresa brasileira Fogás. Por este motivo, trabalha regularmente e há muito tempo com a Siraga. Como descreve as suas relações com a Siraga?

Jonathan BenchimolA Siraga é um membro muito ativo da AIGLP através da sua participação nas diferentes atividades da associação. A Siraga está particularmente envolvida na inovação tecnológica: os seus equipamentos são suportes efi cazes para demonstrar a utilização racionalizada e segura através do enchimento de botijôes de LPG que protege igualmente o ambiente. A Siraga ajuda-nos a promover o LPG, com efi cácia e constância, graças às suas qualidades amplamente

reconhecidas em matéria de inovação tecnológica e à melhoria contínua da qualidade e da fi abilidade dos seus equipamentos.

Focus: Pode apresentar a empresa Fogás?

Jonathan BenchimolA Sociedade Fogás Ltda é uma

e m p r e s a implementada no norte do Brasil há 57 anos e dispõe de quatro centros de enchimento d i s t r i b u í d o s por diferentes regiões do país. A empresa abrange o

conjunto das operações verticais: armazenamento, enchimento, distribuição a granel e botijôes, transporte por barcaças, bem como a renovação de botijôes, para citar apenas as principais actividades do nosso Grupo.

Focus: Quais são as relações entre a Fogás e a Siraga?

Jonathan BenchimolAs nossas relações baseiam-se desde sempre na adição das nossas competências, o que me permite dizer que a Fogás e a Siraga aproveitam-se da nossa longa parceria: somos um exemplo de"relação ganhador-ganhador". A Siraga sempre soube responder às necessidades da Fogás, em especialmente em termos técnicos: as constantes inovações realizadas pela Siraga nos seus

equipamentos e a fi abilidade deles benefi ciam amplamente a Fogás e permitem que os nossos centros de enchimento sejam cada vez mais efi cazes e seguros. A Siraga coloca igualmente a sua experiência ao serviço da Fogás através da promoção de seminários de formação à manutenção dos centros de enchimento para os nossos funcionários.Do mesmo modo, a Siraga trabalha sempre nas suas relações comerciais, respeitando as qualidades de transparência, honestidade e confi ança. Todos estes aspectos são transpostos numa visão a longo prazo. Tendo em conta que partilhamos estas qualidades, a nossa parceria com a Siraga, nascida em 1990, nunca foi interrompida!

Focus: Quais são os desafi os do mercado brasileiro do LPG?

Jonathan BenchimolOs governos e as empresas de LPG brasileiros colaboram, há 76 anos, para promoverem efi cazmente a utilização desta energia, pelo que 97% dos lares utilizam esta fonte de energia. Este primeiro desafi o da cobertura máxima do mercado foi atingido! Atualmente, os demais desafi os consistem em favorecer mais amplamente a utilização do LPG na agricultura e na indústria que ainda utilizam de forma importante a madeira como fonte de energia.Do mesmo modo, mantemos os nossos esforços para permitir que um número crescente de funcionários do setor benefi cie de uma formação profi ssional técnica e

comercial para r e sponde r em cada vez melhor às expectativas dos consumidores.Por fi m, embora a AIGLP c o m u n i q u e com efi cácia,

procuramos reforçar as nossas ações neste campo, em especial junto das partes envolvidas em relação às regras de segurança. Já fazemos isso com a Sindigás, uma associação industrial no Brasil que também trabalha efi cazmente para promover o LPG.

Sr. Jonathan BenchimolDiretor de Operações da Fogás desde 1987Presidente da AIGLPdesde 2008• Licenciatura (B.S.) em

economiapela Oklahoma State University

• Mestrado (M.A.) em economia pela University of California Santa Barbara

Focus: Bom dia, Sr. Benchimol. Pode explicar-nos o papel desempenhado pela AIGLP, a Associação Ibero-americana de Gás Liquefeito de Petróleo?

Jonathan Benchimol A AIGLP é uma associação que reúne todos os players da indústria do LPG na América Latina como os distribuidores, revendedores, grossistas, importadores, transportadores de LPG e fabricantes de material de armazenamento e exploração do LPG. A nossa missão consiste em promover a utilização e o consumo do LPG pelas populações desta região. O LPG tem inúmeras qualidades: portabilidade segura através de botijôes cada vez mais fáceis de manusear, segurança, limpeza, respeito ao ambiente, etc.

O MERCADO DO LPG NA AMÉRICA LATINA EM ALGUNS DADOS

• Cerca de 108 milhões de botijôes de 13 kg no mercado

• 33 milhões de botijôes distribuídas todos os meses (ou seja, 12 por segundo)

• 6,7 mil milhões de quilos LPG distribuídos em 2013

• 22 empresas dedistribuição de botijôes

• 65 centros de enchimento • Cerca de 55.000

revendedores de botijôes de LPG

• 350.000 empregos diretos

• 100% das cidades com utilização de GPL

Jonathan BENCHIMOL Presidente da AIGLP

z m americaPágina 13

Página 12

Revista de informaçôes # N°3

ArgéliaA Siraga está em terreno conhecido

A Siraga realiza um novo projeto para a Naftal depois de ganhar uma licitação pública para modernizar um centro de enchimento em Mostaganem.

A Siraga impõe-se cada vez mais como um player incontornável do mercado argelino do LPG. A empresa de Buzançais conclui mercado atrás de mercado: após ter terminado a sua realização mais importante - a construção e entrega em Dezembro de 2012 de um centro de enchimento em Bugia após 3 anos de trabalho intenso (consulte a revista Focus n.º 2 de 2013, páginas 24-25) - por conta da empresa nacional

argelina Naftal, foi entregue à Siraga a realização de um novo projeto, dirigido por Xavier Même, para o mesmo cliente: a renovação de um centro de enchimento em Mostaganem, uma cidade portuária no noroeste do país.

"Apesar de conhecermos muito bem a dimensão técnica deste projeto, pois não é o primeiro projeto de renovação deste tipo realizado, em especial na Argélia, indica Laurent Gernez, que dirigiu o

Projeto, podemos destacar as limitações de prazo de realização e de ordem orçamental às quais estamos sujeitos. Para enfrentá-las, implementámos uma organização de Projeto que não deixa qualquer margem à improvisação. "

Os últimos testes e a colocação em funcionamento do novo centro serão assegurados por uma equipa de engenheiros Siraga entre Outubro e Novembro de 2014. Aqui também, foi necessário construir uma nova linha de enchimento e outros equipamentos numa fábrica que continuou em operação contínua.

A Siraga realizou os seguintes elementos:

• Instalação de uma nova linha de enchimento constituída por um carrossel de doze balanças que permite um ritmo de enchimento de 600 botijôes/hora e gerida por um sistema de CAPM (gestão de produção assistida por computador) criado pela Siraga,

• Novas bombas LPG paraalimentar esta nova linha e nova tubulação, bem como os elementos periféricos indispensáveis (segurança contra incêndio, etc.),

• Um posto de descarregamento por compressor LPG muito seguro e de contagem para os caminhões de transporte de gás LPG,

• Um grupo electrogéneo, • um sistema de detecção de gás

e fl amme, • Um sistema de controlo dos

comandos, bem como a construção ou renovação das obras associadas (área de enchimento, edifícios técnicos, local de supervisão e sarjetas).

Durante 15 meses, estiveram envolvidos neste Projeto mais de vinte funcionários da Siraga, dirigidos por Xavier Même, em conjunto com empresas locais subcontratadas para as partes relativas à electricidade e engenhariacivil, a equipa da fi lial Siraga Argélia para a montagem de equipamentos e a realização das redes de tubulação, bem como a fi lial belga da Siraga, Siraga Engineering, para os estudos e a coordenação do Projeto do início até ao fi m.

"Temos de respeitar o nosso planejamento e não tivemos qualquer problema redibitório até à data. Não é um mero acaso mas sim o resultado de um trabalho de equipe e de uma perfeita complementaridade de competências técnicas e humanas nesta equipe de projeto de engenharia",realça Laurent Gernez, diretor da actividade de engenharia na Siraga. Um novo êxito da Siraga para a Naftal que deverá certamente dar origem a outros…

Laurent GERNEZDiretor de Actividade de Engenharia

[email protected]

Renovação do centro de enchimento de Mostaganem

Equipa Siraga Argélia

• 4 obras de engenharia realizadas na Argélia pela Siraga

ARGÉLIA

ARGEL

BejaïaBejaïa

M’SilaM’Sila

El KhroubEl KhroubOran

Tlemcen

MostaganemMostaganemConstatine

Bejaïa

M’Sila

El Khroub

Mostaganem

CALENDÁRIO DEREALIZAÇÃODO PROJETO

Assinatura docontrato

Arranque das obras e mobilização

Entrada em vigordo contrato

Arranque ofi cial após a implementação

de todas as acções administrativas

contratuais

Engenharia civile montagem

electromecânica Estudos Ensaios de

colocação emfuncionamento,purga, ensaiosde desempenho

Previsãode Recepção

Provisória Compras,fabrico e

fornecimento no local dos equipamentos

e materiais

23 ABR. 2013 15 SET. 2013 SET. 13 - JAN. 2014 NOV. 13 - AGO. 2014 MEADOS DEZ. 2013 JAN. - SET. 2014 OUT. - NOV. 2014 DEZEMBRO 2014

z m africaPágina 15

Página 14

Revista de informaçôes # N°3

Quénia A Siraga no centro de uma parceria importante

A Siraga consolida o seu papel central no mercado queniano do LPG, desenvolvendo uma parceria com players locais.

doméstico oferece igualmente segurança e facilidade de utilização a menores custos. Este Projeto de amplitude nacional, tanto em termos sociais como económicos, constitui um dos desafi os que a Siraga pretende enfrentar. O governo queniano procura portanto favorecer a instalação de fábricas de abastecimento e enchimento de botijôes de gás num país que importa a totalidade do LPG e onde a procura desta energia ultrapassa amplamente a oferta proposta. Não é, portanto, uma surpresa a Siraga ter sido escolhida para enfrentar este desafi o, graças à sua reputação de excelência em matéria de instalações entregues chave na mão, em tempo recorde e em zonas difi cilmente acessíveis! Conforme anunciado há dois anos no primeiro número desta revista, a nova fi lial da Siraga no Quénia, a Siraga East Africa, respondeu a esta procura: fornecer, chave na mão, um centro de enchimento com uma capacidade de armazenamento de 400 m3. "A National Oil Corporation of Kenya (NOCK) recorreu, em meados de

2012, à Siraga para conceber, construir (7 meses de construção de fi nal de 2013 a fi nal de Julho de 2014) e entregar chave na mão umas instalações de enchimento perto de Nairobi", explica Richard Daudon, responsável comercial África Anglófona e Médio Oriente.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Civicon, uma empresa local, que assegurou a parte da engenharia civil e realizou a construção das instalações mecânicas. A Siraga França concebeu e forneceu os equipamentos e a Siraga Engineering, fi lial belga, encarregou-se da parte da engenharia. Este Projeto benefi ciou igualmente do envolvimento do consultor do cliente, Kurrent Technology, um empresa de consultoria queniano especializado no sector energético, e da fi lial local, Siraga East Africa, que asseguram o acompanhamento da correta instalação e colocação em funcionamento do centro. "Esta parceria importante, realizada com players locais também líderes em seus respectivos campos, ilustra perfeitamente a capacidade da Siraga em trabalharem colaboração com todos os actores internacionais do mercadodo gás", explica Louis Patruno, director de marketing, que anuncia a criação da Siraga EA Tanzania Limited: nova fi lial da Siraga para responder às necessidades do mercado local tanzaniano. Deste modo, a Siraga reforça a sua presença na África para responder a uma crescente procura por parte das autoridades políticas e públicas dos países de África Oriental.

No Quénia, os 42 milhões de habitantes das zonas rurais continuam a utilizar a 60% o carvão como fonte de energia, o que provoca inúmeras mortes ou patologias graves para os quenianos, em especial mulheres e

crianças. Indiretamente, a utilização do carvão contribui para piorar a poluição ambiental e manter o trabalho humano a um nível penoso e perigoso. Preocupado em pôr um fi m a esta situação, o governo queniano incentiva atualmente as iniciativas destinadas a favorecerem a utilização de botijôes de gás LPG pela população nacional, em especial a mais desfavorecida. A utilização de botijôes de gás

Richard DAUDONResponsável Comercial África Anglófona

e Médio [email protected]

James N. MWANGIConsultor Kurrent Technologies

A Kurrent é um player central do mercado local: qual é a imagem da Siraga na região?Conheço a Siraga e Richard Daudon desde os anos 90!A Siraga é uma marca muito forte na região e muito reputada devido à qualidade das suas instalações electrónicas (que asseguram uma extrema precisão de enchimento) e ao serviço pós-venda disponibilizado aos seus parceiros. A empresa é igualmente conhecida pelos seus preços muito competitivos!Em que projeto recente vocês trabalham com a Siraga? A nossa empresa de consultoria trabalha com a Siraga no importante Projeto Nock em Nairobi, o último Projeto em conjunto até à data. Acabámos de entregar um depósito de LPG com capacidade de armazenamento de 130 toneladas e um centro de enchimento de botijôes de LPG. A Siraga realizou o estudo de execução e a instalação das máquinas, desempenhando assim o papel mais importante junto de todos os parceiros. A Siraga controla igualmente a gestão geral e a gestão de Projetos importantes com envolvimento de diversas empresas.

z m africaPágina 17

Página 16

Revista de informaçôes # N°3

of Standards (KENAS) que controla a conformidade das instalações de acordo com os padrões internacionais e a Energy Regulatory Commission (ERC) que concede uma licença para o funcionamento dos depósitos e fábrica de enchimento de gás. A Siraga cumpre sempre com os requisitos regulamentares desenvolvidos pelo governo queniano. O objectivo consiste em fechar os centros ilegais que não apresentem qualquer segurança e onde o enchimento não é controlado. Deste modo, a Siraga contribuiu com os seus conhecimentos para o mercado queniano ao fornecer fábricas de enchimento que garantem uma grande segurança e as melhores taxas de enchimento.

Focus: Procede o treinamento dos especialistas locais do LPG para assegurar o acompanhamento do correcto funcionamento das instalações após a partida dos técnicos da Siraga?

Jean-Philippe ChartinDispomos no Quénia de uma equipa local e recrutámos dois engenheiros que trabalham no Projeto Nock e nos Projetos iniciados na Tanzânia. O nível de desenvolvimento do Quénia, em especial o seu nível escolar e universitário,

permite oferecer ao mercado do trabalho local jovens engenheiros com um nível de conhecimento adaptado à nossa actividade e aos nossos requisitos. Os nossos engenheiros são formados em campo em função dos projetos:na minha opinião, é a melhor escola! Deslocam-se igualmente até França onde recebem, em nossas instalações, uma formação específi ca em relação a determinados aspectos do nosso material e para se integrarem ainda melhor nas nossas equipas.

Focus: Como se traduz a proximidade da Siraga com os seus clientes locais?

Jean-Philippe ChartinRealizamos com a nossa equipa local as instalações, as colocações em funcionamento e as formações associadas aos nossos equipamentos. O fato de dispor desta fi lial no Quénia, com esta equipe, permite-nos um deslocamento até as instalações do cliente, praticamente imediata, em casos de urgência. Podemos referir o caso da Oryx, na Tanzânia, onde instalamos um carrossel em 2013. Esse cliente teve problemas em determinados postos de enchimento. Deslocámo-nos logo até as instalações, pois Nairobi é um centro aéreo em África Oriental. Permite analisar muito rapidamente a necessidade real do cliente e proporcionar-lhe uma formação complementar no caso de utilização incorreta do material. Somos igualmente a interface entre os clientes e os nossos escritórios na Europa, permitindo assim uma relação direta e mais humana, o que constitui uma vantagem competitiva indiscutível.

Focus: Qual é a equipa da Siraga em África Oriental?

Boniface NgunjiriA Siraga East Africa é uma fi lial da Siraga França criada em 2012 que permite dispor de uma estrutura comercial e técnica perto dos nossos clientes locais e, mais amplamente, em África Oriental, respeitando as normas e padrões internacionais. Esta proximidade permite à Siraga oferecer aos seus clientes e parceiros uma grande reatividade e prestar uma atenção minuciosa às suas necessidades específi cas. Deste modo, desempenhamos um papel importante e ativo nessa região nos mercados do gás LPG e podemos responder às necessidades mais diversas, quer seja para PME ou para multinacionais. A equipa da Siraga East Africa é constituída por cinco profi ssionais.

Focus: Quais são as relações da Siraga com as autoridades públicas no Quénia?

Boniface NgunjiriA Siraga EA está habituada a colaborar com as autoridades públicas locais, em especial com o Kenya Bureau

Boniface NGUNJIRIDiretor-geral adjunto daSiraga East Africa

Jean-Philippe CHARTIN Responsável técnico

enc ntro com a Siraga East Africa

Wanjiku MANYARADiretora-geral doPetroleum Instituteof East Africa

Focus: Apresente-nos o PIEA e a sua funçao no Quénia.

Wanjiku ManyaraO Petroleum Institute of East Africa (PIEA) é o organismo profi ssional do gás e petróleo na África Oriental. A sua missão consiste em propor uma avaliação da indústria do petróleo e gás na região através do desenvolvimento de normas e padrões. O PIEA desempenha assim um papel informativo junto dos players públicos e políticos com vista ao desenvolvimento de uma legislação que reforce a segurança e a qualidade da utilização de LPG e uma concorrência livre, justa e legal nesses mercados. Do mesmo modo, o PIEA promove práticas profi ssionais no setor através de formações realizadas pela School of Petroleum Studies.

Focus: Qual é a funçao da Siraga nessa região?

Wanjiku ManyaraNa maior parte dos países de África Subsaariana e África Oriental, as grandes fl orestas foram destruídas e exploradas de modo pouco razoável para comercializar madeira para

aquecimento que continua a principal fonte de energia.

Essa desfl orestação tem inúmeras consequências nefastas para os países e as populações: poluição doméstica, desequilíbrio climático, correntes de lama, drenagem das bacias aquíferas, desertifi cação, etc. A saúde das populações e a produtividade agrícola são

gravemente prejudicadas por essa má exploração da madeira. Por conseguinte, o LPG deve ser desenvolvido como principal fonte de energia das populações. Aliás, um estudo recente realizado na região demonstra que a progressão do consumo de LPG é sustentada pela existência de centros de abastecimento que distribuem o LPG de forma efi caz e segura. Enquanto actor internacional com grande reputação, a Siraga participa portanto na implementação de um sistema de acondicionamento e distribuição de LPG doméstico junto das populações dos nossos países que dispõem assim de uma fonte de energia segura, limpa e efi caz.

Focus: O que acha do trabalho realizado pela Siraga na região?

Wanjiku ManyaraO PIEA está convencido de que empresas líderes do sector, à imagem da Siraga, vão desempenhar um papel importante no desenvolvimento e na promoção da utilização de LPG, com o apoio do governo. Deste modo, a Siraga oferece, em especial, soluções inovadoras que asseguram uma distribuição de gás altamente segura. Os seus centros de enchimento respondem igualmente na perfeição às difíceis condições de acesso e exploração na nossa região. Por fi m, a Siraga partilha connosco a sua experiência e os seus conhecimentos, em especial através da sua LPG Academy que forma os actores do sector através de aulas ou workshops realizados nos nossos países e em França.

uma avaliapetróleo edo desenve e padrões.assim um pdos players vista ao delegislação qqe a qualidade uma conlegal nessesmodo, o Pprofi ssionaisformações rePetroleum St

FoF cus: QuSiraga nes

WanjiNa mde ÁÁfricafl oree poucom

aquea princ

Essa desfl oconsequêncpaíses e asdoméstica,correntes debacias aqetc. A saúa produti

www.petroleum.co.ke

z m africaPágina 19

Página 18

Revista de informaçôes # N°3

NEPAL

CHINA

ÍNDIA

CATMANDU

NEPAL GAS

SHREE KRISHNA GAS UDYOG

SAI BABA GAS UDYOG

Pokhara

Bharalpur

z m asia

A Siraga posiciona-se no mercado nepalês graças à sua fi abilidade reconhecida de enchimento de botijôes de gás doméstico. Num país de difícil acesso e profundo, o Nepal, um estado escondido no centro dos Himalaias e apertado entre a Índia e a China, a Siraga vem tomar uma posição. Confrontada com fraudes em matéria de enchimento de botijôes de gás nos centros existentes, as autoridades nepalesas incitaram os players do mercado local a equiparem-se com linhas de confi ança. Daí terem procurado os conhecimentos e a reputação comprovados da Siraga, que acaba de entregar a dois clientes privados, a Saibaba Gas e a Shri Khrisna Udyog, 18 balanças que asseguram taxas de enchimento efetivas (consulte o quadro) em duas fábricas afastadas da capital. "Podemos assegurar esta fi abilidade graças às nossas balanças eletrônicas que enchem e pesam com uma precisão extrema", explica Arnaud Lobry, responsável comercial Ásia. O sucesso deste novo Projeto dá igualmente ênfase às qualidades reconhecidas da Siraga: saber adaptar-se a terrenos de difícil acesso e responder

em poucos meses a exigências particulares, principalmente por parte das autoridades que desejam racionalizar os seus mercados locais. Um sucesso igualmente acreditado pelo contrato assinado com um novo cliente: a Nepal Gas, o maior player do mercado do LPG, comprou em Outubro de 2014 um carrossel automático de 24 balanças, oferecendo um ritmo de 1.600 botijôes/hora, para equipar o maior centro de enchimento nepalês com base na capital, Catmandu.

Nepal taxas de enchimento garantidas!

Porque escolheu trabalhar com a Siraga?Procurávamos prestações de excelente qualidade e fi abilidade. Assim, era evidente que tínhamos de nos voltar para uma empresa europeia. Neste caso, a Siraga apresenta a dupla vantagem de ser francesa e de continuar a fabricar os seus centros na França! Conforme pude constatar durante a minha visita, a qualidade "Made in France" é o que desejávamos! Quais são as soluções da Siraga que procurava em especial?O aumento da procura de gás no nosso mercado requer centros de enchimento de botijôes de gás LPG muito modernos que assegurem, sem falhas, enormes capacidades de produção e uma qualidade e segurança de enchimento infalíveis. A Siraga é internacionalmente reconhecida em todos estes pontos. Além disso, as equipes da Siraga sabem adaptar-se às condições particulares de determinados mercados, como é incontestavelmente o caso do Nepal, devido à sua geografi a. Assim, a nossa escolha em trabalhar com os franceses era evidente.

Sri Lanka a Siraga impõe o "Made in France"O regresso da Siraga ao Sri Lanka pode ser resumido em duas palavras,duas exigências: fi abilidade e proximidade.

Mais um sucesso para a Siraga que volta com força ao mercado do Sri Lanka, fornecendo um novo carrossel à Laugfs Gas, o n.º 2 do mercado do gás doméstico em botijôes. Este cliente trabalhava até agora com um player asiático que fabricava localmente os seus produtos, mas estava cada vez menos satisfeito com a prestação global oferecida.

Assim, a Laugfs Gas procurava uma solução para a falta de precisão e de fi abilidade no enchimento das botijôes e as falhas do serviço pós-venda. "A nossa fi abilidade de enchimento reconhecida e a nossa forte proximidade com os nossos clientes locais, através da efi cácia das nossas operações de manutenção e do nosso serviço pós-venda nas máquinas eletrônicas, seduziram este importante player do mercado", explica Arnaud Lobry, responsável comercial Ásia. Esta nova relação comercial fez eco no Sri Lanka, graças às campanhas de comunicação implementadas pela Laugfs Gas, satisfeita por cooperar com um actor reconhecido do "Made in France".

Um primeiro passo dado no mercado do Sri Lanka, que pressagia novos avanços, uma vez que o mercado local do gás engarrafado, em forte desenvolvimento, conhece uma fase de renovação de suas infra-estruturas para ganhar fi abilidade e precisão.

Arnaud LOBRYResponsável Comercial Á[email protected]

Quais são as motivações profundas que o levaram a trabalhar com a Siraga? Queríamos mesmo ter produtos de qualidade europeia e fabricados na Europa: a Siraga assegura esta exigência, o que nos agrada. Além disso, temos mesmo produtos "Made in France"!Não têm nada a ver com os produtos fabricados na Ásia, cuja qualidade é fraca. E depois, a qualidade não se observa apenas nos produtos: agrada-nos também, dia após dia, a qualidade do serviço pós-venda e o acompanhamento local da Siraga.

A SIRAGA COMPROMETE-SEContratualmente, a Siraga compromete-se perante a Saibaba Gas:85% das botijôes sãocheias a+/- 25 g.E 98% a +/- 50 g. Exigências que o principal concorrente não consegue atingir!

Guna CHANDRA BISTAPresidente da Nepal Gas

Heshan DE SILVADiretor-Geral das Operações

Página 21

Página 20

Revista de informaçôes # N°3

z m europa

Na Itália, a Siraga colabora desde 2004 com a Società Bilanciai Porro e trabalha, com toda a confi ança, na modernização de unidades muito dispersas e com forte potencial de desenvolvimento.Especializada na tecnologia de pesagem industrial, a Società Bilanciai Porro foi fundada em Milão há mais de um século. Esta empresa familiar emprega atualmente catorze pessoas, incluindo Andrea Di Paola, interlocutor privilegiado da Siraga no âmbito de uma parceria implementada em 2004. "A Bilanciai Porro trata do contato comercial, apresenta os produtos Siraga e assegura a instalação e a manutenção junto aos clientes que gostam de ter apenas um interlocutor". O mercado do LPG na Itália é específi co e muito reduzido. Perante o desenvolvimento da metanização, a atividade enfrenta uma retração que obriga os principais players do setor a uma concentração da sua produção

nos centros de enchimento mais bem equipados. As unidades de menores dimensões aproveitam a situação para resistirem, ocupando os "nichos" libertados pelos grandes grupos. Existem inúmeros centros na Itália e funcionam com material relativamente antigo."A nossa missão consiste em fazer durar a sua ferramenta de produção, mantendo-a ao mesmo tempo moderna, e em convencer de que a automatização dos processos irá benefi ciar a produtividade da empresa", explica Andrea

Di Paola. A gama de produtos Siraga, reconhecida por sua fi abilidade e robustez, oferece uma solução para cada limitação e projeto e permite uma grande fl exibilidade que corresponde às necessidades deste mercado com forte potencial de desenvolvimento. "O seu conhecimento do mercado italiano e a sua fl exibilidade técnica e comercial fazem da Siraga um player próximo dos seus clientes e parceiros", acrescenta o representante da Bilanciai Porro.

Itália A Siraga moderniza as pequenas unidades

AS ILHAS: UM MERCADO ESPECÍFICO Adaptado às limitações da insularidade, o LPG representa um mercado importante nas ilhas italianas. Organiza-se em torno de pequenas unidades de enchimento cujo equipamento necessita de ser modernizado. À imagem das instalações Tecnogas de Ragusa, na Sicília, que foram totalmente automatizadas em 2012 pela Siraga que instalou um sistema de paletização, detector de fugas de gás, etc.

Cliente histórico com a instalação de vários materiais de enchimento Siraga desde 1996, foi decidido no Outono de 2011 levar o centro de enchimento Tyczka de Hadamar até à tecnologia de ponta.

Graças à robustez e fi abilidade dos equipamentos já instalados e sempre em funcionamento, a empresa francesa convenceu o ordenante (Totalgaz Tyczka),graças a um projeto que consiste em uma vasta automatização de todas as operações.

AlemanhaA Siraga impõe a sua fi abilidade e robustez

Assim, a Siraga equipou o centro de Hadamar com um carrossel de 12 postos, bem como dois detectores de fugas, antes e após a aplicação de lacres, com um ontrole de fechamento da válvula: o material ideal para um enchimento seguro e efi ciente.

"Com uma capacidade de cerca de 500 botijôes/h, é atualmente o centro de

enchimento mais moderno e mais efi ciente da Alemanha. Apenas um elevado grau de automatização de todos os processos permite enfrentar a forte pressão da concorrência. " explica Romulus Mihai, responsável técnico pela iniciativa desta bela realização.Já bem implementado no mercado europeu, abre belas perspectivas à Siraga em um setor onde a segurança e desempenho são atualmente as palavras-chave.

Nicolas ROUERResponsável Comercial

[email protected]

"Desempenho e segurança"

Página 23

Página 22

Revista de informaçôes # N°3

z m europa

A Antargaz e a Siraga desempenham o papel da complementaridade

Filial do Grupo americano UGI, a Antargaz é um cliente histórico da Siraga. O desenvolvimento comercial da sua botija Calypso exigiu a adaptação de diferentes unidades de produção. A empresa de Buzançais forneceu balanças de enchimento polivalentes compatíveis com as botijôes de válvulas de 13 kg com ligação semiautomática e com botijôes de válvula de 10 kgcom ligação automática. Assim, é o segundo carrossel equipado com este tipo de

balança nas instalações de Valenciennes, visto que um primeiro foi instalado em 2008."O material substituído encontrou uma segunda vida no centro de enchimento de Antargaz Boussens, na Alta Garona, como complemento da instalação de um carrossel Siraga de 24 postos, uma balança de controle e a nova CAPM Siraga (Gestão de Produção Assistida por Computador - consulte o artigo, páginas 30-31)", explica Nicolas Rouer, responsável comercial Europa.O objetivo consiste emaumentar as capacidades de produção de botijôes de butano de 10 kg, comercializadas com o nome Calypso, cujo distensor "Quick-on" se liga à válvula com um simples clique.

Este botijao em composite da nova geração foi tema de uma enorme comunicaçãonacional e mesmo internacional, visto que a botija Calypso é um dos parceiros ofi ciais da Volta à França em bicicleta!

A Antargaz benefi ciou recentemente dos conhecimentos da Siraga para efectuar uma dupla operação: a substituição completa das balanças de enchimento electrónicas do centro de Valenciennes foi aproveitada por outras instalações no sudoeste de França.

Nicolas ROUERResponsável Comercial

[email protected]

Um produtoescolhido pelos consumidoresde gás.

+ de 95% dos consumidores estão satisfeitos.

Um crescimento regular dos volumes desde o seu lançamento.

Página 25

Página 24

Revista de informaçôes # N°3

z m europa

O centro de enchimento Totalgaz de Arleux continua a sua modernização. Foi recentemente equipado com um paletizador Hydraulis® da Siraga.

A empresa Totalgaz dispõe atualmente de vários centros de enchimento na França, um país cuja legislação sobre a segurança e o desgaste no trabalho permanece muito rigorosa e avançada. Quando o concurso publicado no início de 2013 foi conaido, a Siraga assimilou imediatamente estes novos critérios para apresentar um Projeto competitivo."Nesta mesma fábrica, substituímos em 2009 um carrossel de 24 postos quetratava botijôes de torneiras e de válvulas, e tínhamos o intuito de uma cooperação prolongada com este cliente, visto que o paletizador a ser substituído já era Siraga, com mais de 25 anos", explica Nicolas Rouer, responsável comercial Europa. Foi assim que foi pensada e ponderada uma solução chave em mão. Para além do fornecimento do

material, a Siraga comprometeu-se a enquadrar totalmente a operação e encarregar-se da desmontagem, criação de uma laje de concreto de 75 m2

e ligação eléctrica. A visita ao centro de armazenamento e

enchimento da Imporgal (fi lial da Primagaz) em Brest, equipado com este material desde 2009, convenceu a Totalgaz a renovar a sua confi ança na Siraga, tendo em vista que o paletizador substítuido

em Brest datava de 1976 e estava sempre em funcionamento. Em Novembro de 2013, respeitando o prazo máximo imposto de duas semanas, um paletizador da linha Hydraulis foiinstalado e colocado em funcionamento. "Este equipamento oferece uma utilização ilimitada do pneumático e assegura uma total segurança aos operadores (directiva 2006/42/CE)",acrescenta Nicolas Rouer.

Graças a uma formação efetuada nas instalações, a operação deste equipamento pôde ser realizada em tempo recorde.

Totalgaz França Uma solução completa

Nicolas ROUERResponsável Comercial

[email protected]

Frédéric MARTINChefe do Departamento Centros e Depósitos

Por quais motivos a sua escolha incidiu na Siraga para a compra destepaletizador?O paletizador Hydraulis proposto pela Siraga atendia às especifi cações do nosso caderno de encargos e às exigências técnicas da Totalgaz. A proposta "chave em mãos", garantiria às instalações de Arleux a melhor coordenação possível, quando da realização da obra com um prazo muito apertado. Fomos igualmente seduzidos pela distribuição em zona, em termos de segurança, uma vez que os operadores sobem à paletizadora sem que o conjunto tenha de parar completamente, facilitando, assim, a retomada do ciclo.

Está satisfeito com o decorrer da obra e o prazo de realização?Estamos totalmente satisfeitos com toda a prestação, pois os trabalhos foram realizados respeitando o planeamento proposto pela Siraga, ou seja, 2 semanas de paragem para a desmontagem do antigo paletizador, realização dos trabalhos de engenharia civil, instalação do novo paletizador, ligações e colocação em funcionamento, formação incluída.

"Este material assegura uma totalsegurança aos operadores. "

(*)um motor hidráulicopor módulo

Digitalize este código Flash e vejao vídeo sobre o paletizador

Hydraulis® no nosso sítio da Internet. www.siraga.com

Página 27

Página 26

Revista de informaçôes # N°3

distrigas

A We’Gaz a conquista do mundo

Bertrand Leroy, Director da Unidade Comercial de Máquinas de Venda da Siraga, deu-nos uma entrevista durante a qual detalhou o desenvolvimento da linha Distri’Gas que passa, em especial, pela exportação do distribuidor automático We’Gaz.

Focus: Sr. Leroy, apresente-nos o mercado da distribuição automática de bojitoes de GLP atendido pela Siraga.

Bertrand LeroyO mercado francês e internacional da distribuição de gás em botijôes apresenta perspectivas reais de desenvolvimento em que a linha Distri’Gas da Siraga se posiciona como um dos líderes do mercado. As nossas encomendas duplicaram desde 2010 graças ao mercado da grande distribuição na França.A nossa ambição é duplicar asnossas instalações Distri’Gas todosos anos, em especial, na França e a nível internacional por representar o futuro. De fato, após os primeiros êxitos no Chile (consulte a revista Focus n.º 2, página 29) ou nos departamentos e territórios ultramarinos franceses (5 máquinas na Reunião), tencionamos entrar prioritariamente

nos mercados da Escandinávia, Suíçae sul da Europa.

Focus: Estas primeiras experiências bem-sucedidas a nível internacional permitem antever um futuro desenvolvimento em determinados mercados da exportação?

Bertrand LeroySim, em especial com o lançamento durante a última feira Equipmag de Paris, de um produto especialmente estudado para o mercado da exportação: We’Gaz. A linha We’Gaz foi especifi camente concebida para ir ao encontro das necessidades dos estabelecimentos de

distribuição de pequenas dimensões e dos pontos "Drive". Inicialmente, a linha foi lançada para satisfazer as necessidades do mercado francês mas, posteriormente, alguns dos nossos clientes internacionais mostraram interesse e pediram a We’Gaz. Desenvolvemos portantoa gama We’Gaz, em parceria com a Sudco, que revelou ser uma solução ideal para a exportação, sendo muito adaptável às especifi cidades de cada mercado internacional. Simples, robusto e modular, este equipamento pode incluir entre um a cinco módulos de 24 ou 36 botijôes (ou seja, 180 botijôes no máximo).

Focus: Quais são as principais vantagens da We’Gaz?

Bertrand LeroyA We’Gaz apresenta-se como um distribuidor automático de botijôes de gás que inclui as diferentes funções já presentes nos nossos modelos anteriores, abrangendo assim todas as necessidades dos nossos clientes. Podem ser integradas múltiplas soluções de pagamento no terminal dos clientes:• o dispositivo de moedas para

pagamento em dinheiro• o leitor de cartão pré-pago• o leitor de cartões bancários

(após homologação local).

Estas máquinas propõem um terminal de pagamento automático seguro (pagamento por cartão bancário), bem como uma função de controle da cor e da altura das botijôes

apresentadas pelos clientes. Esta ajuda ao reconhecimento da botijao convida o cliente a apresentar a sua botijao vazio em frente a uma

célula que permite dar um botijao cheio de natureza idêntica à botijao devolvida.

Focus: Se é tudo automático,

como é que o seu cliente vai poder acompanhar as suas vendas e ativar o reabastecimento da máquina?

Bertrand LeroyAs máquinas, desenvolvidas em parceria com a Sudco, geridas por um controle informático, estão ligadas à Internet (através de ligação com fi os ou Wi-Fi) e podem, portanto, ser controladas a distância pelos proprietários das lojas. Este elemento seduz sempre os responsáveis ouproprietários de lojas que vêem logo a vantagem em termos de segurança, rapidez e conforto para gerir estas unidades. Este acompanhamento

através de telemetria é um sistema desenvolvido internamente pelas equipes Siraga, o que permite uma maior fl exibilidade na adaptação às limitações específi cas dos nossos clientes. Tal como para todos os seus produtos, a Siraga encarrega-se da instalação e da colocação em funcionamento das We’Gaze oferece uma formação à manutenção destas máquinas asseguradas por suas equipes.

Focus: Os novos mercadose o desenvolvimento comercial importante implicam uma nova organização?

Bertrand LeroyGraças ao incentivo do novo acionista da Siraga, a Al-Ayuni, a gestão da linha Distri’Gas é agora assegurada por uma verdadeira unidade comercial (Business Unit), constituída por seis profi ssionais que atendem as funções necessárias (técnica, informatica, comercial, montagem e serviço pós-venda).

a nível internacional por representar o futuro. De fato, após os primeirosêxitos no Chile (consulte a revistaFocus n.º 2, página 29) ou nosdepartamentos e territórios ultramarinosranceses (5 máquinas na Reunião),encionamos entrar prioritariamente

necessidades dos estabelecimentos de

eea es eess

Bertrand LEROYDiretor da Unidade Comercial de Máquinas de Venda

Bertrand LEROYDiretor da Unidade Comercial

de Máquinas de Venda [email protected]

DETECÇÃO DE UMADEVOLUÇÃO OUDEPÓSITO NOSCOMPARTIMENTOS

LIGAÇÃOAO TERMINAL SIMPLES

TRANSAÇÃOSIMPLIFICADA

INVESTIMENTOCONTROLADO

CONFIGURAÇÃOMODULAR

FUNÇÃOELETRÔNICA DE CONTROLE

RECONHECIMENTODA COR

AS VANTAGENSDA WE’GAZ

Página 29

Página 28

Revista de informaçôes # N°3

Siraga lança a "Siraga Box Control"

A indústria está igualmente ligada à inovação tecnológica, conforme demonstrado pela equipe R&D da Siraga, que melhora continuamente os Sistemas CAPM (gestão de produção assistida por computador), desenvolvendo as novas ferramentas de informática, destinadas aos carrosseis e às balanças. A Siraga se benefi cia, há alguns anos, da sua reputação em matéria de CAPM: "Possuímos reais conhecimentos internos na nossa equipe R&D, explica o seu director técnico, Olivier Becq, que nos permitem criar, desenvolver e atualizar os nossos softwares e placas eletrônicas, que equipam os carrosséis e linhas de enchimento, propostas aos nossos clientes."Atualmente, as equipes R&D e informática da Siraga podem criar uma placa eletrônica para um cliente em apenas

Os softwares de CAPM e a novíssima Siraga Box Control, desenvolvidos pela Siraga, permitem passar de um controle quantitativo para um controlo qualitativo dos centros de enchimento.

umas semanas quando, ainda há pouco, este trabalho necessitava de um prazo de 6 a 12 meses!

Deste modo, a oferta da Siraga, indiscutivelmente superior à dos seus concorrentes, permite que os clientes da empresa francesa disponham de um material de CAPM que pode ser atualizado facilmente, a preço reduzido e sem obsolescência.

A segunda vantagem esta ligada ao serviço: qualquer dirigente de uma fábrica pode consultar, a qualquer momento e à distância, a produção, em tempo real, das linhas de enchimento equipadas pela Siraga. A consulta pode ser realizada a partir de qualquer computador ou smartphone, como uma simples página Web, pois é efetuada conectando a Internet ou Intranet (o acesso

é, obviamente, protegido por uma senha).Terceira e quarta vantagem:a reatividade e a precisão. "Os nossos softwares são, obviamente, confi gurados em função das necessidades de cada cliente, explica Bruno Vanderbouhede que dirige a equipe informática da Siraga. Por exemplo, quando um cliente dá particular importância ao ritmo de produção, quando o sistema detecta um desvio em relação a uma referência, o cliente pode visualizar uma mensagem de alerta no seu monitor. Deste modo, o cliente ganha reatividade e precisão para controlar o seu centro de enchimento! "

Além das m e l h o r i a s , realizadas de forma continua pelas equipes da Siraga, nestas diferentes dimensões, a equipe R&D volta a inovar este ano para aumentar a precisão da gestão dos centros de enchimento e eliminar os custos associados às perdas ou diminuições de ritmos."Os responsáveis das instalações de enchimento, explica Olivier Becq, precisam de dispor de dados que permitam reproduzir um longo histórico dos parâmetros de produção para poderem, por

exemplo, encontrar a causa de uma avaria ou da diminuição do ritmo de produção. Por conseguinte, todos os alertas fi cam registados numa base de dados. No caso de um centro de enchimento que

não dispusesse de uma in f ra -es t ru tu ra i n f o r m á t i c a com Internet, não existia n e n h u m a solução no mercado e a

nossa liderança em matéria de CAPM levou-nos, naturalmente, a propor aos nossos clientes uma funcionalidade adicional aos nossos softwares: uma função de relatório!".O sistema envia, todas as horas, dados de produção através de um modem GPRS num servidor externo. A função de relatório permite ao cliente consultar numa página Web os seus principais dados de

produção, apesar de o centro de enchimento não dispor de qualquer ligação fi xa à Internet ou c o m p u t a d o r e s . Com esta função, o sistema CAPM é autónomo.

Os "inventores da Siraga" começaram a desenvolver há pouco tempo a "Siraga Box Control":"Inspirámo-nos nas

caixas da Internet, explica Louis Patruno, director de marketing da Siraga, para criar uma caixa semelhante onde colocamos a placa-mãe e os componentes essenciais presentes nos quadros informáticos. Deste modo, esta Siraga Box Control oferece uma grande mobilidadee pode ser colocada em qualquer planta."

A Siraga Box Controldestina-se, em especial, aospaíses com elevada temperatura atmosférica e aos centros de enchimentomóveis, pois foi especialmente concebida para resistir às temperaturas industriais.

Olivier BECQDiretor Técnico

[email protected]

não dispusi

sm

ido por

ntagem:recisão.

es são,dos em

ades de a Bruno

dirigeda

plo,dá

a ao quando desvio

erência,exemplo, encontrar acausa de uma avaria oud d d d

prodedenãoquafi xac o mCom o sisautóno

Os "Siraga dpouc"Sirag"Inspird

Balanço de produção de um carrossel de enchimento.

in vaCoesPágina 31

Página 30

Revista de informaçôes # N°3

LPG Academy torne-se num especialista! A LPG Academy aposta na excelência e no profi ssionalismo dos seus intervenientes para fornecer treinamento de qualidade com dois objectivos: otimizar o funcionamento e a durabilidade do equipamento Siraga e aumentar a autonomia dos técnicos nas instalações.

Criada em 2002, a LPG Academy é um ponto muito forte na “caixa de ferramentas” proposta pela Siraga aos seus clientes. A otimização da qualifi cação do pessoal, que evolui na indústria do GLP, é uma prova de segurança acrescida e, ao mesmo tempo, a garantia de aproveitar o melhor da tecnologia por nós desenvolvida.

A LPG Academy é formada por técnicos extremamente atentos e muito reativos. Adapta-se facilmente sua oferta de treinamento às necessidades de cada cliente: os técnicos da Siraga, que participaram frequentemente da instalação das máquinas, deslocam-se onde quer que esteja o centro de enchimento. É igualmente possível acolher sua equipe de manutenção em Buzançais, no centro da matriz, ou diretamente

nas instalações do centro de enchimento. “Pode acontecer de alguns clientes preferirem que a formação seja realizada em seu próprio ambiente de trabalho, explica Stéphane Aumonnier da LPG Academy. Em outros casos, preferem conhecer nossas instalações e nossos escritórios de estudos, experimentando, assim, a arte de viver à francesa.” É sempre um momento de partilha, uma oportunidade para

enriquecer os seus conhecimentos e ampliar a sua rede em torno de problemáticas conjuntas de forma convivial. “A disponibilidade e os conhecimentos dos formadores internos fazem rapidamente desaparecer a barreira cliente-fornecedor, sentimo-nos mais parceiros e proporcionamos-lhes soluções talvez não consideradas antes. No futuro, se tiverem qualquer problema, já nos conhecem e sabem que estamos

presentes para os ajudar”. A alternância entre aulas teóricas e aulas práticas favorece a aquisição de novos conhecimentos. Flexíveis e moduláveis, as formações dadas pela LPG Academy são de dois tipos: pode tratar-se de uma aprendizagem temáticaque permite aumentar os conhecimentos e as competências nos campos da hidráulica, pneumática ou automatismo, sempre aplicados aos equipamentos Siraga. Outros módulos (Ulis I, II, III) destinam-se aos materiais específi cos e CLP: funcionamento da interface Homem-Máquina, aprendizagem das funcionalidades do CLP (comunicação, pesagem, etc.).

Se o cliente desejar, a LPG Academy pode organizar seminários sobre temas mais gerais como “a construção de um centro de enchimento» ou «a segurança em um centro de enchimento”.

Estes treinamentos são dados em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol e português) e a sua duração é estimada em função dos objetivos e limitações do cliente e do número de funcionários que se benefi ciaram deles.

Este centro de formação é parte do serviço pós-venda Siraga e visa desenvolver, a longo prazo, o potencial e a efi cácia dos técnicos, que são muito importantes para o correto funcionamento do centro de enchimento. A formação profi ssional proposta pela LPG Academy permite aumentar a sua autonomia e garante uma ótima utilização do material. É um investimento na segurança e a garantia de trabalhar com pessoal mais qualifi cado e, consequentemente, mais efi ciente.

Recentemente, três técnicos da empresa Naftal, localizada em Mostaganem (Argélia), deslocaram-se à França para aperfeiçoarem a sua formação. A importante renovação realizada nas suas instalações obrigou-os a uma “atualização” dos seus conhecimentos. Foi uma semana de partilha e aprendizagem de situações em torno dos produtos Siraga, para uma ótima adaptação às máquinas.

• Pneumática

• Hidráulica

• Grafcet

• Controladoresprogramáveis Siraga (ULIS I-II-III)

• Máquinas específi cas:

- Paletizador HYDRAULIS

- Báscula de enchimento THEMIS

- Detector de fugas

Stéphane PEGUETResponsável LPG Academy

[email protected]

EXEMPLOS DE FORMAÇÕES PROPOSTAS PELA LPG ACADEMY

ESTÁGIOS PERSONALIZA-DOS QUE RESPONDEM ÀS SUAS NECESSIDADES…

“A LPG Academy é um organismo

de formação autorizado e integrado

no campo de certifi cação ISO”

TREINAMENTPágina 33

Página 32

Revista de informaçôes # N°3

Encontre-nos brevemente

Todas as informações sobre a Siraga

www.siraga.com

A Siraga estará presente na próxima feira:

• Congresso AEGPL que será realizado em Berlim(Alemanha) de 20 a 21 de Maio de 2015 Venha conhecer a nossa equipa.

Stande B26 - D10

Procura informações precisas sobre os nossos produtos? Pretende conhecer as nossas equipes? Deseja conhecer a nossa estratégia e os nossos projetos?Descubra as nossas novas documentaçõesem nosso site da Internet.

Consulte-nos em:Twitter e LinkedIn

Mudanças na SiragaOs seus novos interlocutores:

Responsável daGarantia de Qualidade

Michel AGEORGES+33 2 54 84 50 20

[email protected]

Responsável pelas Instalações Siraga

do Brasil

Leandro NOVELLINO+55 (11) 3966-2807/ 3951-2425

[email protected]

Encarregado deNegóciosdo Brasil

Paulo DE OLIVEIRA+33 2 54 84 50 60

[email protected]

Responsável de zona Exportação Península

Arábica eÁfrica Anglófona

Ocidental

Bruno CHARON+33 4 90 52 20 43

[email protected]

Ao seuencontro

Foi com grande prazer que voltamos a receber nossos parceiros este ano no nosso stande, em Génova, durante a feira AEGPL e, em Paris, por ocasião da feira EQUIPMAG dedicada ao ponto de venda, comércio e distribuição.Essas feiras foram marcadas por diversos acontecimentos, em especial, pelo lançamento ofi cial do nosso distribuidor We’Gaz e pela nossa colaboração cada vez mais vantajosa com a empresa Cavagna. Uma vez mais, agradecemos a sua visita e esperamos por você no próximo Congresso AEGPL em Berlim!

Escuta e satisfação do cliente: A marca de fabrico da Siraga.O nosso estudo de clientes contou com muitos participantes e agradecemos a todos. Estamos extremamente atentos às suas observações e comentários e empenhamos os melhores esforços para ir ao encontro das suas necessidades e agir em prol da sua satisfação.

Paralelamente a este estudo, foi organizado um sorteio para recompensar um dos nossos clientes e o feliz contemplado foi o Senhor Ruffi eux de Vitogaz (Suíça).

Equipa Siraga na feira de Génova

Entrega do prémio (iPad) pelo Senhor Batise ao feliz contemplado, o Senhor Ruffi eux, durante o Congresso AEGPL (Génova)

Louis PATRUNODiretor de Marketing

[email protected]ágina 35

Página 34

Revista de informaçôes # N°3

Flash este code e encontre-nos sobre nosso site internet

Rua Lord Cockrane, 49Santa TerezinhaCep 09210 710 - Santo Andre, SAO PAULOBRASILTel. + 55 (11) 98272 6356Fax + 55 (11) 3951 2425Contacto M. Leandro NOVELLINO Responsável Siraga Do Brasil E-mail [email protected]

ZI Les Hervaux - BP 1436500 BUZANCAIS - FRANÇATel. + 33 2 54 84 50 00Fax + 33 2 54 84 50 40Site Internet www.siraga.comContacto M. Eric BATISE Diretor-GeralE-mail [email protected]

Avenue Jean Mermoz 22B6041 GOSSELIES - BÉLGICA Tel. + 32 71 35 36 56 Fax + 32 71 35 36 46Contacto M. Laurent GERNEZ Diretor de Atividade de EngenhariaE-mail [email protected]

Parc d’Activités du Grand Rhône4 rue Joseph Rainard - BP 5206413646 ARLES CEDEX - FRANÇATel. + 33 4 90 52 00 09Fax + 33 4 90 52 00 10Contacto M. Gilles GUIGON Diretor de Ingas EngineeringE-mail [email protected]

Gr. Flr. Elysium MansionWalton Road, ColabaMUMBAI 400001 - ÍNDIATel. + 91 22 22 52 41 24Fax + 91 22 22 86 52 41Contacto M. Kiran KAKATKAR PresidenteE-mail [email protected]

18 rue BecquerelARGEL - ARGÉLIATel. + 213 661 92 17 97Fax + 213 21 68 17 83Contacto M. Mehdi FOURY Responsável Operaçoes LocaisE-mail [email protected]

www.siraga.com

IMC, Centre Chepkorio Road, Off Lusaka RdIndustrial AreaP.O. Box 62097 - 00100 - NAIROBI - QUÉNIATel. + 254 721 231 581 Contacto M. Boniface NGUNJIRI Diretor-GeralE-mail [email protected]

200-

09-0

9/14

PO

N°26, Jalan Nilam 1/1Subang Square Industrial Park40000 SHAH ALAM - SELANGORMALÁSIATel. + 60 3 56 36 78 77Fax + 60 3 56 36 82 77Contacto M. Mahyudin B. Mohd T. Idris Diretor-GeralE-mail [email protected]