quarta-feira 21 setembro de 2011 · jornal de ... · a verdade é que o primeiro ... a dimensão...

48
Quarta-feira 21 Setembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1661 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Upload: vukhanh

Post on 14-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Quarta-feira 21 Setembro de 2011 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1661 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

4ª Feira · 21 de Setembro de 201102 · PUB

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMarcas em Destak

Temos a impressão de que sempre existiram,

de tal maneira se tornaram parte das nossas vidas, mas a verdade é que o primeiro hipermercado em Portugal, o Continente, surgiu apenas em 1985. Foi em Matosinhos, a 10 de Dezembro desse ano, que abriu a primeira loja e, na altura, uma ida ao hipermer-cado era notícia de primeira página de jornais e a rotina de ‘fazer compras’ passou a tornar-se num programa pa-ra toda a família. De facto, pe-la primeira vez, no mesmo lo-cal e por preços mais baixos, encontrava-se todo o tipo de produtos, dos alimentos aos electrodomésticos.

Adivinhar desejos Vinte e seis anos depois, o Continente tem 177 lojas de norte a sul de Portugal, e di-versificou a sua oferta de ser-viços, mas mantém a filosofia de sempre: estar próximo dos seus clientes, inovar e criar um leque de vantagens em diferentes áreas. De preferên-cia antecipando os desejos

CONTINENTE Nasceu em Dezembro de 1986 o primeiro hipermercado português

Quando ‘fazer compras’ passou a programa de família A primeira loja abriu em Matosinhos, mas vinte e seis anos depois existem já 177 em Portugal.

das pessoas que serve. Nas lojas foram surgindo áreas especializadas, como por exemplo as caixas Self Check Out, que permitem tornar mais rápida a visita ao hiper-mercado, sem esperas em filas, e a zona Gourmet, para quem quer produtos mais sofisticados.

A qualidade da marca tem

PRAZER

Uma marca para os consumidores mais exigentes

À medida que nos dão quali-dade, tornamo-nos mais exi-gentes e mais capazes de saber o que queremos. Hoje, uma marca gourmet é quase obrigatória – o Continente Gourmet foi criado para esses consumidores mais exigentes, com um grande leque de escolha, da mercea-ria aos condimentos. Onde a imagem também conta.

MODELO

Fusão que procurou dar resposta ao que as famílias procuram Foi em Março passado que o grupo Sonae anunciou uma nova marca para a área da distribuição alimentar, que resultou da fusão entre o Continente e o Modelo. Um projecto que, segundo os seus responsáveis, procura «dar resposta ao que as famílias procuram».

GRANDES ‘SLOGANS’

«Não invente, vá ao Continente», no ouvido há 10 anos As ‘palavras de ordem’ das grandes campanhas são aquelas que ficam na cabeça, e se tornam parte da nossa linguagem do dia-a-dia, por vezes adaptadas e recriadas. O «Novidades, novidades, só no Continente» passou a ser usado dos recreios ao local de trabalho, mas talvez nada tenha superado (até agora) a forma como o «Não invente, vá ao Continente», criado em 2001, que contagiou todas as conversas. Aliás, foi um ano criativo, ou não fosse aquele em que o Destak saiu pela primeira vez para as ruas. ‘ONLINE’

Pediatra responde às perguntas dos pais preocupados

O pediatra-online é o pri-meiro pediatra disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, que responde às perguntas do dia-a-dia dos pais. O acesso faz-se através no site das mães e futuras mães do Continente, em www.continente.pt.

10 SEGUNDOS

Uma evolução constante O logo da marca tem evo-luído ao longo do tempo.

Mudou em 1990, em 1996, e o mais recente é de 2005.

O Clube de Produto-res foi criado em 1998

para aproximar a produção nacional e a distribuição, para que as lojas Continen-te possam disponibilizar o que de melhor se produz em Portugal. A associação reúne um total de 231 mem-bros, que correspondem a 1559 produtores individuais e que têm de cumprir um conjunto específico de re-gras de produção. Charcu-taria, carnes e peixe, pada-

CLUBE DE PRODUTORES

Sonae ajuda produtores a ganharem competitividade

ria e pastelaria e legumes e frutas são algumas das prin-cipais áreas do Clube de Pro-dutores. De salientar que es-ta associação é um verdadei-ro caso de sucesso da distri-buição em Portugal e uma ex-periência exemplar de coope-ração entre agentes económi-cos. Na prática, o Clube con-juga de forma ímpar a rique-za dos produtos genuinamen-te nacionais à grande força de uma cadeia que opera junto de milhões de consumidores.

Apoiar os hospitais e unidades pediátricas,

dotando-as de equipamento para que possam ter mais con-dições para acolher as nossas crianças é o objectivo da Missão Sorriso, o projecto de responsabilidade social do Continente na área da Saúde. Todos os anos, desde 2003, através da venda de produtos e DVD infantis da Leopoldina, a Missão Sorriso angaria fun-dos para financiar os melho-res projectos. E, em oito anos, foram já cerca de 5 milhões de

SOLIDARIEDADE

Missão Sorriso torna hospitais melhores euros para propostas coloca-das a votação pelos hospitais interessados e que, por sua vez, são votadas pelo público através do site do Continente. Por exemplo, em 2010, o Cen-tro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, que propunha uma consultadoria virtual em pediatria, foi um dos vencedo-res, com um financiamento de 75 mil euros. No último ano os projectos receberam cerca de 190 mil votações e a causa no Facebook tem mais de 48 mil aderentes.

«Preços Fim de Século» faz sorrir. Em 1999, brincávamos com o fim do mundo.

sido outra das suas apostas, fazendo questão de garantir uma grande exigência aos produtos a que dá o nome. Esta opção tem permitido oferecer mais qualidade a preços mais baixos, relevan-te num momento em que todos procuramos sobreviver a uma crise que não convi-dámos.

PUB

MEDIA Milhões de exemplares foram distribuídos ao longo da última década, ajudando a formar um País melhor

Dez anos a fazer históriaEsta quarta-feira, dia 21 de Setembro, faz 10 anos que pela primeira vez o Destak chegou às ruas. Muitas edições depois (com mais de 200 milhões de exemplares distribuídos gratuitamente desde que o jornal é diário) são vários os

momentos que marcam a existência do jornal, que se orgulha do que tem feito pela leitura e pela informação em Portugal, e de fazer parte da vida de milhares de leitores, homens e mulheres das grandes cidades.

Os Hobbits, que habi-tavam os territórios da imaginação de J.R. R. Tolkien, o famoso autor do

Senhor dos Anéis, tinham um hábito que sempre me entusias-mou: em lugar de receberem, davam presentes no seu dia de anos, festa que aliás levavam muito, muito a sério. Só estou há quatro anos no Destak, e quando aqui cheguei já cá estava uma equipa admirável e um passado cheio de momentos altos, mas apesar de tudo, quatro anos de edições diárias, quatro festas de anos, quatro Natais, quatro corridas da Linha, e tantos outros quatros, deixam--me com a satisfação de saber que também aqui o hábito dos Hobbits se mantém: sempre que há uma razão para festejar, saí-mos para a rua e oferecemos o que temos de melhor, o jornal de todos os dias.

Espero que ao longo do dia de hoje, quando nos encontrar em cada esquina, porque vamos estar em cada esquina, e as cabeleiras encarnadas não nos vão deixar passar despercebi-dos, receba o Destak com a mesma felicidade com que nós o escrevemos e produzimos, deixando a marca de um dia de festa em cada uma das nossas 48 páginas, deixando uma marca (esperamos!) em cada um dos milhares de leitores com que neste dia 21 de Setembro de 2011 nos vamos cruzar. Jornalis-tas, cronistas, anunciantes, dis-tribuidores e toda a equipa (que ainda está de língua de fora por ter corrido com os leitores 10 km de Marginal, no domingo passado) querem que a primeira década do primeiro jornal gra-tuito português lhe fique na memória. A História, a que se escreve com letra grande, é feita de grandes batalhas, de conquistas e de derrotas, mas também das histórias que cada um de nós vai vivendo. A minha passa, sem dúvida, por um jor-nal que prova que a informação de qualidade não tem preço e que tem o grande mérito de ir ao encontro dos leitores. Talvez um bocadinho da sua também.

Hoje vamos celebrar nas ruas da cidade

ISABEL STILWELL [email protected]

EDITORIAL

INOVAÇÃO

Mudança para jornal diário

Fruto da receptivi-dade junto do público,

em Novembro de 2004 o Destak passa a jornal diário, alargando a distribuição às linhas de Cascais e Sintra da CP, à chegada dos barcos da Transtejo, à entrada das estações do Metro de Lisboa e aos semáforos.

LANÇAMENTO

O 1.º gratuito generalista

Em Setembro de 2001, o Destak tornou-se no

primeiro gratuito generalista em Portugal. O jornal tinha uma periodicidade semanal, sendo distribuído na Rodo-viária de Lisboa, na Setuba-lenses, na Rede Expressos e à entrada das estações da Linha de Cascais da CP.

IDA PARA O BRASIL

Passagem para outros mercados

Face ao sucesso que alcançou no mercado

nacional, o jornal decidiu internacionalizar-se, tor-nando-se no primeiro media português a dar esse passo. A aposta em São Paulo foi um sucesso, com o Destak Brasil a ser lido por um milhão de pessoas.

CHEGADA AO PORTO

Extensão para outras cidades

Em Maio de 2005, o Destak chegou ao

Porto, passando a publicar uma secção local (das mais valorizadas pelo público) como já fazia em Lisboa. A dimensão nacional foi reforçada com a distribuição em Braga, Guimarães, Coim-bra, Aveiro e Leiria.

PASSO PIONEIRO

Lançamento de um site noticioso

Consolidada a pre-sença junto dos leito-

res, o Destak decidiu alargar horizontes e passou a garan-tir uma cobertura noticiosa 24 horas por dia, com o lançamento de um site de informação: www.destak.pt. O único gratuito no País com um projecto semelhante.

ATRIBUÍDOS PELA CRÍTICA

Os primeiros prémios públicos

Em Outubro de 2007, o Destak São Paulo

foi considerado o Veículo Impresso do Ano, na 24.ª edição do Prémio Colunistas São Paulo. Em 2008, o Des-tak Portugal arrebatou o seu primeiro prémio Diário Gratuito do Ano, atribuído pela Meios e Publicidade.

PRODUTOS EDITORIAIS

Suplementos com qualidade

Além da edição diária, o Destak tem vindo a

apostar ao longo dos anos em produtos editoriais desti-nados a eventos ou datas específicos. É o caso do Des-tak Sport, dos temáticos Sau-dável e Ambiente, do Destak Verão ou ainda do Especial Regresso às Aulas.

RIO DE JANEIRO

Ida para a Cidade Maravilhosa

Dois anos depois da chegada a São Paulo,

em Julho de 2008, o Destak alargou a sua distribuição à chamada Cidade Maravi-lhosa. Como em Lisboa e Porto, São Paulo e Rio Janeiro passaram a ter uma secção local e um tronco comum generalista.

BRASÍLIA

Expansão para mais cidades

Ao ritmo de um novo lançamento a cada

dois anos, o Destak deu o passo seguinte na sua afir-mação enquanto produto de excelência no Brasil, com a chegada à capital Brasília. No final deste mês, o jornal começa a ser distribuído em Campinas.

ORGANIZAÇÃO

Eventos para toda a família

O Destak também se destacou na organi-

zação de eventos. Com qua-tro edições, a Corrida da Linha é um exemplo na pro-moção da prática despor-tiva. Outro caso de sucesso é o Zon Kids Cinema Festi-val, que terá este ano a 3.ª edição em Lisboa e Porto.

4ª Feira · 21 de Setembro de 201104 ·

CM D.R. 123RF LUÍS ANICETO

123RF

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011

Entrevista06 ·

Rita Redshoes É tão suave e interessante como a Dorothy, do Feiticeiro de Oz, onde foi buscar a inspiração para o nome. Como a heroína do filme, Rita também tinha uns sapatos encarnados e queria conhecer o que estava para lá do arco-íris. Tem uma voz fantástica, toca todos os instrumentos e mais algum e já gravou dois discos a solo. Decidiu agora usar sapatos de outra cor, porque não quer ficar presa a uma imagem, e não tem medo de arriscar.

Em busca darco-íris, co

forma-se e responde de uma maneira ou de outra. Com outros instrumentos isso tam-bém se sente, mas não é tão marcado. E há dias em que estou muito apaixonada pelo piano ou pela guitarra. Onde entra em tudo isto a licen-ciatura em Psicologia Clínica? Depois de ter feito esse curso de música, entrei na Escola

Toca tantos instrumentos. Tem formação musical?

Tenho. No 10º ano desisti do liceu normal e fui para um cur-so profissional de música em Almada. E nunca estudei tan-to e tive tão boas notas. Já tocava alguma coisa? Além da bateria, não. Tive professores fantásticos que me marcaram imenso e me ensinaram muitas coisas que me permitiram escrever as minhas canções, e a não ter medo de chegar a um instru-mento que não conheço e fazer qualquer coisa com aqui-lo (à minha maneira). Mas du-rante esses três anos estudei sobretudo piano e canto. Hoje qual é o seu instrumento preferido, ou tem dias? Tem dias, tem dias. A bateria é sempre um instrumento cu-rioso, que envolve o corpo to-do, de uma forma muito física, embora cantar talvez seja o mais físico de todos. Mas a re-lação que tenho com o cantar é muito amor e ódio. Há dias em que gosto muito, outros nem por isso. É o instrumen-to mais permeável aos altos e baixos da pessoa, a voz trans-

ISABEL STILWELL [email protected] O dilema da cor dos

“sapatos vermelhos”

«O que me atraiu na Dorothy foi a procura do mundo para lá do arco-íris, mas sempre com o desejo de voltar para casa. Tenho essa curiosidade imensa pelas pessoas, pelas suas histórias, mas depois casa é casa e é isso que dá sentido a tudo o resto. Mas agora abandonei os sapatos encarnados, porque não gosto de ficar presa às coi-sas, nem gosto de ser vista de uma só forma, não gosto de me repetir... E com tantos sapatos giros, não posso usar sempre sapatos vermelhos. Quero acreditar que haverá outros sapatos de que as pessoas gostam.

1981Rita Pereira em Loures

Desde muito cedo gostava de música e graças aos pais ouvia muita música de Leo-nardo Cohen a Debussy, que ainda figuram na lista dos seus heróis.

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 · 07

Lembra-se onde estava em Setembro de 2001, a data em que foi publicado o primeiro Destak? Devia estar em minha casa, em casa dos meus pais no campo, de férias, a tocar... Loures diz-me muito, porque é uma zona saloia e num quarto de hora conseguimos estar em campo profundo. Esta década caracteriza-se por essa ambivalência entre o campo e a cidade. A mudança mais importante nestes dez anos? Em dez anos muita coisa mudou. A palavra que melhor definiria esta década é Crescer. Um caminho de autoconhecimento e para melhor. Um crescimento bom. O pior destes anos? Humm, felizmente não me aparece nada de terrível. Tinha uma ansie-dade imensa de pensar que amanhã posso morrer e não gravei o disco. A memória mais forte de quando tinha 10 anos? A transição da escola primária para o secundário. Foi muito difícil ir para a escola, tinha um espírito mais Tom Sawyer. A isso somava o corpo a mudar, passar de criança a senhorinha. E a morte. Não a minha morte, mas a dos meus avós. Pensava, se estou a ficar mais velha, eles também... e será que vão morrer daqui a pouco tempo. Felizmente foi muito mais tarde.

‘Crescer’ é a palavra que define esta década o que está para lá do

m sapatos de outra corSuperior de Música, mas só lá fiquei seis meses. Hoje acho que o ensino da música em Portugal mudou um boca-dinho, mas naquela altura eu não tinha nada a ver com aqui-lo. O que foi uma grande frus-tração, porque sabia que era o que queria fazer. Fiquei perdida, e decidi fazer uma psicoterapia. Apaixonei-me pelo processo, pelo autoconhe-cimento, e resolvi saber mais. E pronto, fiz um curso de Psi-cologia Clínica no ISPA. É preciso estar deprimido para ser artista, compor, escrever?

Num estado de blues saem determinadas coisas, mas é possível que num de grande felicidade também! Eu preci-so de um momento de para-gem para conseguir elaborar as coisas e pô-las em música ou em letras. Quando estou em actividade, por exemplo a tocar em concertos, raramen-te me saem músicas. Mas as pessoas muito ‘normais’ podem ser artistas? Será difícil alguém que seja muito quieto interiormente, que não tenha muita necessi-dade de ir a extremos, de pôr coisas em causa, que viva aco-modado à rotina, ser artista. Os artistas têm essa inquie-tação, que faz com que se viva um pouco em montanha rus-sa.. Tenho isso, e já lidei pior com ser assim! [risos] Passar da alegria para a triste-za e vice-versa? Reconheço que para o ser hu-mano não é o melhor estado. Quando se é demasiado sensí-vel, a tristeza pode tornar-se profunda. A idade dá-nos uma calma maior, a mim deu-me, mas duvido que alguma vez venha a ser uma pessoa com-pletamente preenchida, sem vontade de ir explorar outras coisas...

«Duvido que alguma vez venha a ser uma pessoa completamen-te preenchida, sem vontade de mudar.»

Tocar ao vivo a banda de um filme...

Fiz, com o Paulo Furtado, a banda sonora para a peça O Jogador, que esteve no S. Luís. Foi muito difícil, mas muito engraçado. E agora vamos tocar ao vivo a banda sonora de um filme, A Estrada de Palha, um western em português do Rodrigo Areias. É um cine-concerto, uma experiência muito gira para quem está a tocar, e para quem está a ver, e que vai acontecer primeiro no Brasil e em Janeiro, julgo eu, em Lisboa. Como nunca achei que a minha ligação à música passava apenas por cantar, estes projectos são particularmente aliciantes.

E como é que começou a tocar com o David Fonseca? Em 2003, o David convidou- -me para tocar com ele ao vi-vo, numa altura fundamental para mim, porque estava sem saber como voltar à música de uma forma mais profissional. Ele tinha ouvido o meu disco com a minha primeira banda, e alguns concertos que dei a solo, e escreveu-me a dizer que

tinha gostado. Desde aí nunca perdemos o contacto, mas o convite foi inesperado. A Rita tinha músicas e letras suas, mas ali estava num lugar secundário... Não lhe provoca um sentimento ambíguo? Percebo a pergunta, e faz sen-tido, aquele sentimento de ‘ali quem devia estar era eu’. Não estava preparada para fazer o meu projecto a solo, mas era claro tanto para o David como para mim que um dia ia sair dali e fazer a minha carrei-ra. Por isso era um relaciona-mento muito saudável. E o que é que fez disparar final-mente a Dorothy? O tempo a passar. Tinha tan-tas canções em casa que sen-tia que era injusto para com elas, deixá-las ali. Como sou uma pessoa altamente obsti-nada, segui essa ideia até a concretizar. Ganhei a coragem suficiente e olhei para as canções e para a minha ma-neira de as cantar e tocar e percebi ‘OK. acho que agora sim, faz sentido arriscar.’ E o disco saiu em 2008, pela Va-lentim de Carvalho. As músicas e as emoções ligam--se tanto. Quando toca sente o que sentia quando as compôs?

Mesmo nos concertos, lem-bro-me de estar a compor aquela melodia, ou porque um dia me salta mais a melodia da guitar-ra, quase que sinto o cheiro, a sensação completa do que foi esse momento. Dentro e fora do país, são públi-cos muito diferentes? Cada concerto é um desafio em que procuro uma forma de tocar as pessoas com a minha música. Nem sempre é fácil. Lá fora, não têm precon-ceitos, não sabem quem sou, limitam-se a gostar ou não. Agradecemos ao Martini Terraza o espaço para a entrevista e fotografias.

«Tinha tantas canções em casa que não era justo, para com elas, não gravar um disco. E gravei.»

«A relação que tenho com cantar é de amor e ódio. A voz é muito permeável ao nosso estado de espírito.»

«Entrei para a Escola Superior de Música mas só fiquei três me-ses. Hoje o ensino tal-vez tenha mudado.»

1997A era dos Atomic Bees

«Tinha uma banda, os Ato-mic Bees, com quem gravei um disco. Aprendi imenso, e foi então que compus mui-tas das canções que usei mais tarde.»

2008O disco tão ansiado O disco levou a uma digressão com mais de 40 espectáculos. Nesse ano foi

nomeada para os MTV European Music Awards.

2010Lights&Darks

Composto em cerca de seis meses, o disco sai em Junho deste ano. Segundo a crítica, mostra ‘uma artista mais madura, directa e despren-dida nas suas canções’.

Desde 1961, data em que foi criada, a Delta

Cafés tem vindo a consoli-dar-se como líder no merca-do de cafés ibérico, sobretu-do no português onde se destaca na primeira po-sição. Respondendo às no-vas exigências do mercado de desenvolvimento de no-vos produtos e serviços de qualidade global e 50 anos

após a sua fundação, o gru-po empresarial firma-se co-mo um verdadeiro exemplo de pioneirismo e inovação.

A par da qualidade do produto comercializado pe-la Delta Cafés , há ainda a destacar o papel de respon-sabilidade social assumido pela marca para com os co-laboradores e os consumi-dores.

CONSUMO

Delta Cafés reafirma-se como líder de mercado

Planeta Delta, um planeta sustentávelA Delta Cafés tem defen-dido o dever de contribuir

para que os princípios ligados à sustentabilidade do planeta se-jam, cada vez mais, um critério de selecção para os consumido-res. Com esse objectivo em

mente, o grupo desenvolveu em 2007 o programa “Planeta Del-ta”, o qual teve como finalidade a sensibilização dos cidadãos pa-ra a problemática das alte-rações climáticas e a compen-sação voluntária da pegada car-

bónica da Delta, associado ao ci-clo de vida do café. A marca or-ganizou ainda um sistema de re-colha e valorização dos princi-pais resíduos provocados pela sua actividade industrial e co-mercial.

AMBIENTE

sença em mais de meia cente-na de países começou bem no coração de Portugal. Um homem de paixões Sob o mote «um cliente, um amigo», o grupo fundado pelo empresário Manuel Rui Azi-nhais Nabeiro transportou pa-ra o modelo de negócio a es-sência da magia do café e con-quistou milhões de consumi-dores. Prova disso é o facto de ter sido distinguida nos últi-mos 10 anos como marca de confiança pelas selecções do Reader’s Digest.

No entanto, a participação de Rui Nabeiro na vida dos portugueses não se ficou por aqui. O empresário foi ainda presidente da câmara da ter-ra que o viu crescer, Campo Maior, criou uma infra-estru-tura própria para a realização de formação e um festival de música sustentável, em Lis-boa, apoiou a constituição de uma associação de solidarie-dade social, denominada Co-ração Delta, e tem vindo a pro-mover o consumo de cafés sustentáveis.

Saborear uma chávena de café numa esplanada

com um grupo de amigos ou no conforto familiar do lar é uma tradição enraizada na vi-da dos portugueses e que em muito se deveu à criação da Delta Cafés, há meio século.

Foi nas planícies alenteja-nas de Campo Maior que um jovem empreendedor e conhe-cedor do negócio do café deci-diu iniciar actividade num pe-queno armazém com 50 me-tros quadrados e apenas duas bolas de torra de 30 kg de ca-pacidade.

Ao contrário do que possa imaginar, a história de um grupo, que detém hoje quase 40 mil clientes, 22 empresas em áreas tão diversas como a imobiliária e a hoteleira e pre-

SUCESSO Rui Nabeiro é o rosto de uma marca enraizada na vida dos portugueses

Um café com 50 anos de históriaDelta está presente em meia centena de países, conta com quase 40 mil clientes e emprega mais de três mil colaboradores.

Beber café Delta em mais de meia centena de países

África do Sul, Ango-la, Alemanha, Espa-

nha, Brasil e Cabo Verde são apenas alguns dos mais de 50 países onde se pode desfrutar de um intenso e saboroso café da marca Delta. Com uma forte e continuada aposta nos mercados internacionais, o grupo de Rui Nabeiro ex-porta 18% da produção e selecciona origens prove-nientes dos quatro cantos do Mundo.

EXPORTAÇÕES

MÁQUINA

A inovação e o sabor da Delta Q Foi há quatro anos que o grupo Delta Cafés criou a Delta Q, a única marca portuguesa de cápsulas de café que concorre directamente com uma multinacional e que oferece ao consu-midor três modelos dis-tintos de máquinas, se-te ‘blends’ de cafés pu-ros, o primeiro expresso de rooibos em cápsula e o Power Coffee.

ORIGENS

Compromisso com as origens No que concerne às práticas com os países produtores de café, o compromisso do grupo Delta Cafés com as ori-gens remonta à década de 90, quando começou a promover cafés de origens específicas, no-meadamente Delta Ti-mor, Mussulo, Manaus e Colômbia.

BARISTAS

Aperfeiçoar a cultura do café Com o objectivo de aperfeiçoar a arte de tirar um expresso per-feito e alargar o conhe-cimento de bebidas de-rivadas do café, a Delta fundou a Escola de Ba-rista Delta Grão Maior, que para além de lec-cionar cursos ainda rea-liza workshops e cam-peonatos. Os cursos po-dem ser frequentados por profissionais e por apreciadores de café.

EMPREGO

Delta tem três mil colaboradores A Delta Cafés conta com mais de 180 profissões no seu universo empre-sarial e conta com apro-ximadamente três mil colaboradores que es-tão distribuídos num total de 22 departa-mentos comerciais só em Portugal e 16 em Espanha.

10 SEGUNDOS

4ª Feira · 21 de Setembro de 201108 · PUB

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptMarcas em Destak

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 201110 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Lisboa

Depois de muitos atra-sos, debate e discussão

pública, a proposta do novo Pla-no Director Municipal (PDM) de Lisboa é hoje submetida a reunião Pública de Câmara, pa-ra aprovação da versão final da Revisão, com vista ao seu envio à Assembleia Municipal. Se passar na CML e Assem-bleia, o novo PDM será publi-cado em Diário da República, e entra em vigor, quase 17 anos depois do anterior.

O trabalho de revisão ficou concluido em Julho, depois de terem sido recebidas e ponde-radas pela câmara cerca de 360 participações no período de discussão pública, fazendo--se as alterações necessárias.

URBANISMO Actual plano encontra-se em vigor há quase 17 anos

Novo PDM de Lisboa a votos na Câmara em dia decisivoSe aprovado, o PDM passa à Assembleia Municipal de Lisboa, podendo depois entrar em vigor.

PATRÍCIA NAVES [email protected]

LUÍS ANICETO

Com o actual PDM em vi-gor há quase 17 anos, em 2001 a CML lançou um processo de revisão que passou por várias vicissitudes – em 2003 foi ex-tinto e reiniciado e entre 2003 e 2007 foram constituídas equi-pas de revisão sem que daí ti-vesse resultado uma proposta apropriada, lembra a CML em comunicado ao Destak.

A partir de 2008, o processo ganhou novo impulso, com inú-meras versões preliminares a surgir em 2009, e começando então a ser realizadas conferên-cias, debates, sessões públicas. Foram ainda disponibilizadas aos cidadãos, na internet, as vá-rias versões, contando com o contributo dos agentes da ci-dade. Entre o final de 2010 e o presente, a proposta de revisão foi à Comissão de Acompanha-mento e esteve em discussão pú-blica, com novas sessões junto das freguesias, estando ainda em mostra no Campo Grande.

Segundo a CML, esta pro-posta de PDM distingue-se pe-lo estímulo que incrementa, por ser mais estratégica e impri-

PDM prevê mais áreas pedonais, menos trânsito e devolução do rio

360 recebidas e pondera-das 360 participações na discussão pública

Programa Acção Escolas apresentado

O Programa Acção Escolas é uma inicia-

tiva da Câmara Municipal de Lisboa com vista à me-lhoria da mobilidade e da segurança rodoviária nas áreas envolventes aos es-tabelecimentos de ensino da cidade de Lisboa.

Teve início em 2008 com um primeiro estudo, que consistiu no levanta-mento das necessidades de sinalização rodoviária jun-to às escolas, de que resul-

SEGURANÇA RODOVIÁRIA

Lisboa lidera subida dos pedidos de subsídio

A região de Lisboa e Vale do Tejo registou

o maior número de pedidos de subsídio de desemprego aprovados em Agosto, com uma subida de 16% face a Julho, totalizando mais de um terço do total do país. Segundo dados da Segu-rança Social, do total de 14.908 requerimentos de subsídio de desemprego aprovados em Agosto, 5.182 diziam respeito à região de Lisboa e Vale do Tejo.

DESEMPREGO

Subida na região foi de 16% em Agosto face ao mês anterior

SÉRGIO LEMOS/CM

10 anos em revista

A AMADORA esperou até 2004 para ter METRO e o TERREIRO DO PAÇO, após ‘meter água’, esperou mais três anos – mas ganhou obras e cara nova. A margem sul recebeu o MST, numa década de esperadas conclusões, do TÚNEL DO MARQUÊS À A8 E CRIL. Lisboa ganhou um CASINO, reabriu uma PRAÇA DE TOUROS e viu multiplicarem--se shoppings E CICLOVIAS. Uma CML a acumular dívidas disse adeus a SANTANA LOPES e acolheu ANTÓNIO COSTA. O NOVO PDM só agora avança e promete o esperado há anos: trazer jovens de volta ao centro.

ORÇAMENTO

Lisboa no mapa das cidades empreendedoras No âmbito do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, cuja votação online das pro-postas decorre até ao final do mês, a Beta-i, Associação para Pro-moção do Empreendedo-rismo, propõe transfor-mar a capital numa cidade super-empreende-dora, colocando-a no mapa do empreendedo-rismo Europeu e mundial. A proposta visa imple-mentar em Lisboa o maior programa europeu de aceleração de ideias, criando as condições necessárias para atrair talentos e investimentos.

LISBOA

EMEL ganha prémio de estacionamento à superfície A EMEL - Empresa Pública Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa recebeu o 1º Prémio na Categoria de Estaciona-mento à Superfície - on street parking - com o seu projecto “Gestão Inova-dora e Integrada do Esta-cionamento nos Bairros Históricos de Lisboa”, atri-buído pela European Parking Association.

10 SEGUNDOS

mir maior autonomia munici-pal e clareza . O novo PDM pre-vê mais áreas pedonais, menos trânsito, a devolução da frente rio à cidade e mais área verde com plantação de árvores. A transformação da 2ª Circular numa avenida urbana, uma re-de de transportes com eléctri-co rápido, metro de superfície ou trólei e a recuperação em 10 anos de 90% dos 12 mil edi-fícios degradados são outras das medidas.

taram intervenções físicas em diversas instituições, duran-te os anos subsequentes de 2009 a 2011.

Presentemente estão a ser realizados dois estudos com o objectivo de cobrir, em ter-mos de intervenção futura, a quase totalidade do parque escolar da cidade.

O programa foi ontem apresentado por Fernando Nunes da Silva, o vereador do Pelouro da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa.

A bolsa nacional portuguesa acom-panhou a subida

das principais praças euro-peias e o PSI 20 fechou a sessão de ontem com uma subida superior a 1% para os 6.072,78 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 6.072,78 1,02

SUBIDAS CONST. DESCI 12 0 8

MAIORES SUB. VAR% FECHO JERÓNIMO MARTINS 4,32% 12,67 EDP 2,08% 2,40 SONAE INDÚSTRIA 1,50% 0,88

MAIORES DESC. VAR% FECHO BANIF -3,10% 0,41 BRISA -1,41% 2,46 PORTUCEL -1,01% 1,77

BOLSA

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 201112 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

SOLIDARIEDADE

Alunos do CLIP fazem recolha de fundos para projecto em África

Os alunos do Colégio Luso- -Internacional do Porto (CLIP) assinalam hoje o Dia Internacional da Paz com a recolha de fundos para a «Pump Aid», uma organi-zação não-governamental (ONG) que desenvolveu uma tecnologia inovadora – a «Elephant Pump» – que per-mite a mais de um milhão de pessoas ter acesso a água potável no Zimbabué e Mali. CRIME

Mulher detida após assalto a papelaria para comprar droga A PJ deteve uma mulher, de 39 anos, que no sábado consumou um roubo e ten-tou outro para conseguir dinheiro destinado à compra de estupefacientes. Segundo a PJ, a suspeita exibiu um objecto qie parecia uma arma, mas que efectiva-mente não era e conseguiu roubar de uma papelaria a quantia de 70 euros.

VEÍCULOS ELÉCTRICOS

Aplicação informa sobre local para carregar baterias O TecMaia vai ser palco para a apresentação de uma apli-cação para smartphone Android, 100% nacional, que informa os condutores sobre o local mais próximo para troca ou carregamento de baterias de veículos eléctri-cos. O software permite com-parar preços, importar itine-rários e pretende ultrapassar barreiras como a reduzida autonomia das baterias. ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Esposende vai ficar às escuras devido ao aumento do IVA

A Câmara de Esposende anunciou que vai «desligar» os candeeiros de iluminação pública no município devido ao aumento da taxa de IVA. Este aumento, de 6% para 23%, iria implicar um aumento anual da despesa no município na ordem dos «135 mil euros», razão pela qual há necessidade de reduzir os consumos, justifi-cou o autarca João Cepa.

10 SEGUNDOS

Portojóia na Exponor A Exponor recebe, a partir

de hoje, a Portojóia, que vai decorrer até domingo

com várias iniciativas.

A Câmara de Matosi- nhos pretende assumir

a renovação das escolas se-cundárias do concelho, isto após o Ministério da Educação ter suspendido o processo de adjudicação da empreitada da Escola Secundária da Boa No-va, em Leça da Palmeira.

A autarquia impõe como condições a certeza de que se-rá «assegurada a compartici-pação QREN prevista para a intervenção por parte da Par-que Escolar, e permitida a con-tratação de empréstimo jun-to do BEI – Banco Europeu de Investimentos, para assegu-rar a parte restante, assumin-do-a como participação muni-cipal e, naturalmente, desde que o valor do empréstimo em causa seja considerado dentro do limite da capacidade de en-dividamento».

Carta a Nuno Crato A proposta foi comunicada através de carta enviada pelo autarca Guilherme Pinto ao

MATOSINHOS Autarca Guilherme Pinto escreve ao ministro da Educação

Câmara quer assumir renovação de escolasAutarquia pretende concretizar as obras nas escolas desde que asseguradas as verbas do QREN.

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

D.R.

ministro da Educação, Nuno Crato. Para além da reno-vação da Secundária da Boa Nova, o presidente da Câma-ra de Matosinhos propõe ain-da que a autarquia assuma a requalificação da Secundária Abel Salazar – S. Mamede de Infesta e a construção do pa-vilhão na Secundária Gonçal-ves Zarco – Matosinhos.

Autarquia vai investir 18 milhões de euros na requalificação escolar

65 milhões é o valor do investimento em es-colas de Matosinhos

Autarquia vai negociar parque com Governo

A Câmara do Porto aprovou, por unani-

midade, a proposta de re-comendação da CDU para negociar com o Governo a transferência da totalida-de do Parque do Covelo pa-ra a autarquia. Já o PS re-tirou a proposta para que não fosse reduzido o mon-tante do apoio camarário à prática do futebol dos jo-vens para a apresentar mais tarde envolvendo mais modalidades.

COVELO

Câmara quer ficar com todo o Parque do Covelo, em Paranhos

D.R.

A bolsa nacional portuguesa acom-panhou a subida

das principais praças euro-peias e o PSI 20 fechou a sessão de ontem com uma subida superior a 1% para os 6.072,78 pontos.

FECHO VAR% RESUMO PSI-20 6.072,78 1,02

SUBIDAS CONST. DESCI 12 0 8

MAIORES SUB. VAR% FECHO JERÓNIMO MARTINS 4,32% 12,67 EDP 2,08% 2,40 SONAE INDÚSTRIA 1,50% 0,88

MAIORES DESC. VAR% FECHO BANIF -3,10% 0,41 BRISA -1,41% 2,46 PORTUCEL -1,01% 1,77

BOLSA

Ribeira fica sem carros já a partir de amanhã

É já a partir de amanhã que a zona

da Ribeira vai ficar com o trânsito condicionado em toda a área delimitada pe-la rua do Infante, túnel ro-doviário, ponte Luís I, lar-go de Miragaia e arrua-mento marginal/cais da Ri-beira. Só veículos autoriza-dos (para moradores), prio-ritários e de cargas e des-cargas, estes apenas entre as 6h30 e as 11h, poderão circular na Ribeira.

MOBILIDADE

Moradores concordam com decisão da autarquia de impedir carros

D.R.

10 anos em revista

A década começa com a Invicta em festa, como CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA. Nesse mesmo ano RUI RIO é eleito presidente da Câmara do Porto. Dois anos depois, em 2003, o METRO chega às ruas da Invicta e de Matosinhos e é aberta a PONTE DO INFANTE, uma nova travessia entre Porto e Gaia. A CASA DA MÚSICA é inaugurada em 2005 e dois anos depois a Invicta vive os crimes da NOITE BRANCA. Em 2009 chegam à Ribeira as CÂMARAS DE VIGILÂNCIA.

4ª Feira · 21 de Setembro de 201114 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

ro de desempregados a usu-fruir do subsídio de desempre-go, em Agosto, a situar-se nos 280 mil, segundo dados divul-gados pela Segurança Social. A este número junta-se ainda o de cidadãos sem emprego – 533 372 em território nacional, mais 1,8% do que em relação ao mês anterior, mas menos 3% do que o registado no mes-mo mês do ano passado.

Números que, segundo a CGTP-IN, são «muito preocu-pantes», sobretudo porque

«quase metade não têm qual-quer protecção. Apenas 285 mil (54%) têm uma prestação de desemprego, quando há um ano eram mais de 340 mil (62%), o que significa que o nú-mero de beneficiários caiu 55 mil desde Agosto de 2010», lê-se em comunicado. E na ori-gem do aumento de inscritos está a não renovação dos con-tratos (41%). Mas para a cen-tral sindical, a realidade é mais grave do que o cenário descri-to pelos números, já que mui-tos «não se inscrevem nos cen-tros de emprego».

prego «a categorias claramen-te definidas de trabalhadores independentes, que prestam serviços regularmente a uma única empresa». E pretende, ao mesmo tempo, mexer nos

Reduzir de 15 para 12 meses o tempo de des-

contos necessário para garan-tir o acesso ao subsídio de de-semprego é uma das medidas que o Governo se prepara pa-ra apresentar. Mas como to-da a bela tem o seu senão, a es-te desejo junta-se outro: o de reduzir o valor da prestação e o seu tempo de atribuição.

O plano para reformular o regime deste subsídio, divulga-do pela Lusa, já terá sido envia-do aos parceiros sociais. E o ob-jectivo é, revela a agência de notícias citando um documen-to oficial, «reduzir o risco de de-semprego de longa duração» e ainda «fortalecer as redes de apoio social». Aqui, a ideia é di-minuir para um máximo de 18 meses o tempo de atribuição do apoio e, ao mesmo tempo, li-mitá-lo a 2,5 vezes o Indexante de Apoios Sociais (419,22 eu-ros), ou seja, 1048,05 euros.

Mas porque nem tudo é mau, o Executivo deseja ainda alargar o subsídio de desem-

EMPREGO Novidades devem ser apresentadas ainda no decorrer deste ano

Governo quer reduzir valor do subsídio de desempregoNem tudo é mau: Executivo quer ainda reduzir tempo de descontos para receber apoio.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

EPA

O Governo de Passos Coelho já entregou as propostas aos parceiros

O secretário coordena-dor da Frente Sindical

da Administração Pública (FESAP) disse ontem que os serviços públicos estão em si-tuação de ruptura e que se as negociações com o Governo chegarem a uma situação de inflexibilidade «vai haver tu-multos». Nobre dos Santos fa-lava no final de uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública onde foi discutido o regime de mo-bilidade especial na Função

SINDICATO

Ruptura de serviços públicos pode dar lugar a tumultos

Pública. «O sindicato não pode cair na esparrela de colocar as pessoas na rua, fazendo manifestações pa-ra depois não acontecer na-da» acrescentou Nobre dos Santos dizendo que os fun-cionários estão no limite.

Entretanto, o Governo propôs aos sindicatos a ma-nutenção para o próximo ano dos níveis salariais mensais praticados em 2011, o que inclui os cortes salariais de Janeiro.

Economia lusa com segundo pior desempenho O FMI confirmou ontem que prevê uma contracção da economia portuguesa de 2,2% este ano e 1,8% em 2012. Pior só a Grécia, com quebras de 5% e 2%. A Zona Euro vai crescer 1,6% e 1,2%.

CLICKEPA

10 anos em revista

Nem a entra-da na Zona Euro evitou que Portugal mergulhasse em CRISES ECONÓMICAS E POLÍTICAS, com duas quedas de Governo. O País tremeu ainda com PROCESSOS MEDIÁTICOS NA JUSTIÇA (Casa Pia, BPN, Furacão e Face Oculta) e ameaças na Saúde (GRIPE A), já para não falar na história de duas crianças (Madeleine e Esmeralda). Pelo meio de toda esta agitação assistiram-se a revoluções históricas nos DIREITOS CIVIS: legalização do aborto e casamento homossexual.

Em Agosto, havia 533 mil pessoas inscritas nos centros de empre-go nacionais

centros de emprego, que irão sofrer uma reestruturação.

Subsídio para 280 mil Para já, as regras permane-cem as mesmas, com o núme-

ESCUTAS

Optimus garante acesso restrito O presidente da Optimus garantiu ontem que ape-nas cinco pessoas da sua empresa têm acesso à activação de intercepção de comunicações e que também só cinco acedem à base de dados cedida para processos judiciais. E acrescentou que «quem tenha de forma ilícita e ilegal violado a infor-mação de um cliente nosso, vai sofrer certa-mente as consequências».

FINANÇAS

Rejeitada redução «grande» na TSU Uma «grande» redução da Taxa Social Única (TSU), paga pelas empre-sas, foi ontem rejeitada pelo ministro da Econo-mia, que se justificou com as condições actuais. Álvaro Santos Pereira adiantou que a decisão do Governo vai ser conhecida nos próximos dias.

TURISMO

Dormidas subiram mais de 180% «Todas as regiões» e «a generalidade» dos merca-dos superaram em Julho as metas de crescimento para este ano previstas no Plano Estratégico Nacio-nal do Turismo, anunciou ontem o Turismo de Por-tugal. E só no que diz res-peito às dormidas, os números quase duplica-ram (mais 186,9%).

ESTRADAS

Menos 24 mortos do que no ano passado O número de vítimas nas estradas mantém a tendência de descida, revelam os dados actuali-zados até 15 deste mês. De acordo com a Rádio Renascença, registaram- -se 479 mortos nas estra-das portuguesas este ano, menos 24 que em igual período do ano passado. No que diz respeito aos feridos graves, contaram--se menos 264.

10 SEGUNDOS

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 16

PUB

O Programa Comunitá-rio de Ajuda Alimentar

a Carenciados, que em Portu-gal abrange cerca de 400 mil pessoas, está em risco de so-frer fortes cortes nos próxi-mos dois anos, face a desacor-dos entre os Estados-mem-bros da União Europeia.

Numa reunião de ministros da Agricultura da UE realiza-da em Bruxelas, os 27 volta-ram a não chegar a acordo so-bre os moldes do programa até ao futuro quadro orçamen-

Programa Comunitário devia recorrer apenas a excedentes agrícolas

POBREZA Desacordos podem levar a cortes de Programa Comunitário

Projecto de ajuda alimentar em risco nos próximos anos

123RF

tal comunitário 2014-2020, tendo Portugal defendido a criação de um sistema sem co-financiamento que parece ter poucas hipóteses de vingar.

Os problemas tiveram iní-cio com um acórdão do Tribu-nal de Justiça de Abril, que

deu razão a uma queixa apre-sentada pela Alemanha, por o Programa Comunitário não estar apenas a recorrer ao chamado sistema de inter-venção – os excedentes agrí-colas europeus –, mas também a comprar no mercado.

Presidente apela à união contra querelas estéreis

O Presidente da Re-pública aproveitou

ontem o primeiro de cinco dias de visita aos Açores para dizer que «nunca Por-tugal precisou tanto de afir-mar o espírito de união dos portugueses de forma a en-frentar os desafios bem complexos que tem à sua frente». Por isso, estes «de-vem ser tempos de coesão, não tempos de divisão ou de querelas estéreis». On-tem a Electricidade da Ma-deira desmentiu um novo buraco de 220 milhões.

SOCIEDADE

Cavaco esteve em Santa Maria onde elogiou os açorianos

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Cerca de 400 mil portugueses podem perder apoio devido a desentendimento entre UE e membros.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

URBANISMO

Sem obras, prédios podem ser vendidos «Uma barbaridade.» É assim que o presidente da Asso-ciação Nacional dos Proprie-tários classifica a proposta do Governo, que pretende que os proprietários que se recu-sem a reabilitar as suas casas possam ser forçados a ven-der os imóveis a preços muito baixos.

EMPRESAS

Governo vai apoiar internacionalização O Governo está a preparar «uma estrutura» de apoio à internacionalização das empresas portuguesas, no âmbito de um pacote de medidas que será anunciado em breve, confirmou o minis-tro da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira.

EDUCAÇÃO

Estado deve a câmaras 70 milhões de euros A dívida do Estado às autar-quias na área da Educação e sobretudo no âmbito da acção social escolar, chega já aos 70 milhões de euros, disse ontem o secretário de Estado da Administração Local, presente numa audição no Parlamento.

MOBILIDADE

País lidera nas auto- -estradas ‘per capita’ Portugal é o país da Europa com mais auto-estradas per capita, um facto que, embora positivo, promove ainda mais o uso do carro em detri-mento da utilização dos transportes públicos, afir-mou ontem um responsável da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados (ACAM).

10 SEGUNDOS

Cortar na área marítima O ministro da Defesa quer

racionalizar meios e acabar com algumas sobreposições

na Marinha e na GNR.

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 18

PUB

ALEXANDRE TEIXEIRA Investigador português desenvolveu estudo sobre suicídio em prostitutas de rua e fala ao Destak sobre as tendências deste fenómeno. Especialista alerta ainda para o facto dos homens pensarem menos em pôr fim à vida, mas que quando o fazem procuram menos ajuda e usam métodos mais irreversíveis e letais. Alterações de comportamento, perda de entes queridos e desemprego podem ser situações de risco.

Mulheres têm mais pensamentos suicidasComo diz na sua tese so-bre suicídio, este sempre

foi um fenómeno que desperta grande curiosidade ao ser hu-mano. O que leva alguém a que-rer pôr fim à sua própria vida? O sentimento de desesperan-ça e de falta de perspectivas de conseguir alterar o rumo que a sua vida leva, está em muitas situações na génese dos pensamentos suicidas e das tentativas de suicídio. Con-tudo, o suicídio é um compor-tamento influenciado por fac-tores culturais, sociais, religio-sos, familiares, pessoais, etc. Existem diferenças entre sexos no que respeita ao suicídio?

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

Por norma, as mulheres têm um número superior de ten-tativas e de pensamentos sui-cidas, optando geralmente por métodos com menor letalida-de (ex: toma excessiva de me-dicamentos). Já os homens são menos propensos a pen-samentos suicidas, procuram menos ajuda quando os têm, mas optam tendencialmente por métodos com maior nível de letalidade e de irreversibi-lidade (ex: uso de armas de fo-go e enforcamento). Quais os sinais a que familiares e amigos devem estar atentos? Existem alguns sinais, que não se reflectem necessariamen-te numa causalidade com a tentativa de suicídio, podem indiciar perigo acrescido: mu-

me apetece desaparecer» ou «desejava acabar com tudo». Há profissões que aumentam o risso de suicídio? Maiores níveis de stress e des-gaste emocional, associados ao acesso a métodos letais, têm-se repercutido muitas ve-zes em profissões onde as ta-xas de suicídio são tendencial-mente superiores às da popu-lação geral. Exemplo comum desse tipo de profissões são os médicos, dentistas ou agentes das forças de segurança. Ulti-mamente temos assistido a al-gumas situações que saem deste quadro mais tradicional e que resultam em muitos ca-sos de assédio moral no tra-balho, constante competição interna, maior precarização

dos vínculos laborais e conse-quente receio do desemprego. O que o levou a estudar a in-cidência de ideação suicida em prostitutas? Sobretudo a existência de uma sobreposição de factores de risco desta população – bai-xos rendimentos, vitimização na infância, violência física e sexual por parte de estranhos, etc – e a falta de estudos. Quais as principais conclusões? Estas mulheres privam mais de perto com o comportamen-to suicidário do que esperaría-mos. Metade conhece alguém que tentou o suicídio, 25% tem alguém na família que planeou acabar com a vida e 44,2% ten-taram matar-se.

danças de comportamento, com um maior retraimento emocional e um maior desli-gamento da realidade circun-dante; perda recente, seja de um ente querido, seja do pa-

pel social (despedimento e re-forma); desprendimento de bens que lhe são queridos e que por norma não ofereceria; e uso de expressões como «de-sejava não ter nascido», «só

Português participou em Congresso Mundial sobre suicídio na China

D.R.

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011Actualidade · www.Destak.pt · 20

rar, com a probabilidade de in-cumprimento da dívida italia-na a subir quase três pontos percentuais, o preço dos segu-ros contra o risco de bancar-rota a fixarem-se acima de 500 pontos base e a banca a registar fortes quedas.

No entanto, o impacto do corte de rating foi mais longe, ao penalizar os juros da dívi-da italiana, as principais bol-sas europeias e até mesmo a banca francesa, com os inves-tidores a temerem que o Go-verno de Sarkozy seja o pró-ximo alvo de cortes da agên-cias de notação financeira.

Zona Euro está para ficar Apesar de vários especialistas apontarem a desintegração da

A Grécia está perto de obter um acordo com a ‘troika’ que

permitirá ao governo de Atenas receber a próxima prestação do empréstimo – 8 mil milhões de euros – e estuda a hipótese de avançar com um referendo sobre a permanência do país na Zona Euro.

Apesar de Itália ter aprovado nos últimos

meses um novo pacote de me-didas de austeridade, a agên-cia Standard & Poor’s não se mostra muito convencida com o equilibrio das contas do Go-verno de Berlusconi e já cor-tou o rating do país de A+ pa-ra A. As consequências desta medida não se fizeram espe-

CRISE Agência Standard & Poor’s baixa ‘rating’ de Itália de A+ para A

Novo corte de rating penaliza mercados e faz disparar juros

Nova ajuda à Grécia está para breve

Agência Fitch diz que Zona Euro não se irá desintegrar, mas prevê que crise se prolongue alguns anos.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

EPA

Zona Euro como a melhor so-lução, a Fitch garante que a probabilidade disso acontecer «é muito baixa» devido aos ele-vados custos que a medida im-plicaria, mas prevê que a cri-se se prolongue alguns anos.

Corte da Standard & Poor’s do rating de Itália prejudica bolsas europeias e juros da dívida e banca italiana

Explosão em Ancara faz pelo menos dois mortos Uma explosão, numa rua repleta de gente em

Ancara, a capital turca, terá causado a morte a pelo menos duas pessoas e ferimentos nu-ma dezena. De acordo com as informações da agência de no-tícias local, a suspeita recaía sobre uma bomba colocada num pequeno autocarro, o que não surpreende as autorida-des, uma vez que os radicais islâmicos já realizaram vários

TURQUIA

ataques à bomba naquele pa-ís. Mas até ao fecho da edição deste jornal ainda não havia confirmação oficial.

Na sequência da explosão ainda deflagrou um incêndio, que rapidamente foi contro-lado pelos bombeiros locais. As imagens transmitidas pe-la televisão mostravam vários veículos destruídos e janelas sem vidros nos edifícios mais próximos.

Suspeita das autoridades recaía num atentado terrorista

EPA

EUROPA

Resistência da banca tem que ser reforçada, defende Trichet

O sector bancário europeu tem que

reforçar os balanços e me-lhorar a sua resistência, defendeu o presidente do Banco Central Europeu. Ao jornal espanhol Expansion, Jean-Claude Trichet comen-tou o recente acordo entre os cinco bancos centrais com o objectivo de garantir liqui-dez em dólares e insistiu no papel do BCE no mercado das dívidas soberanas.

JAPÃO

Segurança reforçada depois de ataque a fábrica de armas

Depois de a Mitsubishi Heavy Industries, a

maior fábrica de armamento do Japão, admitir ter sido alvo de um ataque ciberné-tico, em Agosto, o ministério da Defesa local decidiu fazer o reforço da segurança com carácter de urgência. Para além destes, também um outro fabricante bélico japonês, a IHI, confirmou que os seus funcionários têm recebido e-mails com vírus. TIMOR-LESTE

Lei não permite que emigrantes votem nas próximas eleições

O presidente da Comissão Nacional

de Eleições de Timor-Leste, Faustino Cardoso Gomes, disse à Lusa que duvida que os timorenses residentes no estrangeiro participem nas eleições de 2012 no país. É que, acrescentou, não há legislação apropriada para isso, tempo e orçamento para organizar legislação.

ESPANHA

Nova vacina feita na Catalunha pode ser eficaz contra a sida

Investigadores da Catalunha anunciaram

uma nova vacina com grande capacidade de estimular a resposta imunitária e capaz de funcionar como vacina preventiva contra a sida. Ainda segundo a mesma fonte, a vacina, que deve ser testada em humanos dentro de dois anos, tem como base uma proteína.

PAQUISTÃO

Cheias matam mais de 300 e afectam 7,5 milhões de pessoas

Pelo menos 347 perde-ram a vida e um total

de 7,5 milhões foram afecta-das pelas inundações no Paquistão. De acordo com os dados das organizações de apoio humanitário, 638 pessoas ficaram feridas devido às chuvas da monção, que começaram no fim do mês de Julho.

JAPÃO

Passagem de tufão força um milhão de pessoas a deixar casas

A chegada do tufão Roke a Nagóia, no cen-

tro do Japão, levou as autori-dades a recomendar a mais de um milhão de moradores que se preparem para aban-donar as suas casas. De acordo com as informações da agência Kyodo, são ao todo 700 mil as famílias alvo do alerta.

HIMALAIAS

Número de mortos devido ao terramoto já subiu para os 86

O tremor de terra que, no domingo, se fez

sentir na cordilheira dos Himalaias já fez um total de 86 mortos. O trabalho das equipas de resgate continua, culminando ontem com a descoberta de mais corpos, desta feita na Índia.

Obama ‘ataca’ ricos O presidente dos EUA quer

aumentar impostos de quem recebe mais para baixar o

défice em três biliões.

NO

GLOBO10 anos em revista

Os últimos dez anos têm sido difíceis: a luta anti- -terrotista marcou o mundo depois do 11 DE SETEMBRO. Fenómenos como o tsunami na Ásia, o furacão Katrina e os sismos provaram que as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS vieram para ficar. Como se não bastasse, a falência do Lehman Brothers, nos EUA, desencadeou a maior CRISE FINANCEIRA desde a II Guerra Mundial, de que todos ainda estamos a sentir os efeitos.

EPA

EPA

EPA

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011

Desporto22 ·

Paulo Bento poderá ver-se obrigado a reformular defesa

ANDRE KOSTERS/LUSA

Grande jogam fora mas com equipas de escalões inferiores

O Benfica terá aparen-temente a tarefa mais

complicada dos três “grandes” na terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao deslocar-se a Portimão pa-ra defrontar a equipa local, da II Liga, ditou o sorteio realiza-do ontem.

Já o FC Porto, detentor do troféu, vai actuar em casa do Pêro Pinheiro, equipa da série E da terceira divisão, enquan-to o Sporting tem deslocação marcada para Famalicão, equipa da zona norte da se-gunda divisão, e o Vitória de Guimarães, finalista da última edição, recebe o Moura, da zo-na sul da segunda divisão. O Sporting de Braga vai a ca-sa do 1º de Dezembro, tam-bém da zona sul da segunda divisão. As equipas que jogam nas competições europeias an-teciparam os jogos desta ter-ceira ronda, agendada para domingo (16 de Outubro), pa-

TAÇA DE PORTUGAL

ra a sexta-feira e sábado ante-riores (14 e 15 de Outubro).

O sorteio ditou ainda dois confrontos entre primodivisio-nários. O Beira-Mar recebe a equipa do Marítimo e o Nacio-nal da Madeira desloca-se ao terreno do Feirense.

10 anos em revista

A última década ficou marcada pela ascensão do futebol português ao topo mundial. O milénio começou com dois feitos incríveis de JOSÉ MOURINHO. O técnico venceu com o FC Porto a Taça UEFA e a Champions em 2003 e 2004. Nesse ano Scolari colocou a Selecção na final do memorável EURO 2004 – acabou com uma derrota com a Grécia. RONALDO teve uma década fenomenal e em 2008 ganhou a mítica Bola de Ouro.

CLÁSSICO FC PORTO-BENFICA Jogo de sexta-feira no Dragão deve definir líder da Liga

Primeiro ‘duelo’ Pereira e Jorge

final da Taça da Liga) e uma derrota (sofrida no Dragão já quando os portistas não tinham hipóteses de chegar ao título).

A época passada, frente ao “novato” André Villas-Boas – onde Pereira era adjunto –, o registo de Jesus é bastante ne-gativo e começou logo na es-treia em clássicos de Villas- -Boas – na Supertaça, em Agosto, o Benfica perdeu por 2-0. Uns meses depois, quan-

Vítor Pereira estreia-se na próxima sexta-feira

em clássicos do futebol portu-guês como técnico principal. Jorge Jesus já vai em oito, des-de que chegou à Luz, em 2009/10 – o seu melhor ano, em que foi campeão. O regis-to de Jesus frente aos portis-tas só é positivo nessa 1ª épo-ca, frente ao FC Porto do tam-bém veterano Jesualdo Fer-reira, onde contou com duas vitórias (uma na Liga outra na

Jesus tem registo negativo com FCP. Vítor Pereira estreia-se em clássicos depois de testes positivos.

JOÃO TOMÉ [email protected]

do as águias estavam a recu-perar na Liga, o Benfica saiu vergado e goleado do Dragão, por expressivos 5-0.

E, em Abril deste ano, o descalabro, quando o FC Por-to foi vencer duas vezes à Luz: numa sagrou-se campeão, na outra eliminou as águias da Taça de Portugal, apesar da vitória por 2-0 do Benfica na 1ª mão (em Fevereiro, na 1ª vi-tória de Jesus no Dragão).

Vítor Pereira passou testes O técnico do FC Porto, que co-meçou a carreira de treinador nos júniores do Padroense em 2002 – esteve ainda nos júnio-res do FC Porto duas vezes e passou pelo Santa Clara (2ª di-visão) –, tem agora o primeiro desafio na Liga principal. Ví-tor Pereira, desde que “subiu” a técnico principal do FC Por-

1 derrota frente ao Bar-ça em 8 jogos é o úni-co desaire deste FCP.

Transferências devem acabar nos tribunais

O presidente do Ma-rítimo ameaça recor-

rer aos tribunais civis para assegurar os direitos do clube nas transferências de Pepe e Kléber para o FC Porto, embora Carlos Pe-reira ressalve que primei-ro irá «esgotar todas as vias nos tribunais desportivos». No caso do actual central do Real Madrid, os madei-renses reclamam que os dragões ainda têm uma prestação por saldar, con-forme mostrarão em breve.

MARÍTIMO

Pepe e Coentrão podem falhar jogos da Selecção

Depois de Ricardo Carvalho, agora a Se-

lecção corre o risco de ficar privada de Pepe e Fábio Coentrão para os últimos dois jogos da fase de quali-ficação para o Euro 2012, obrigando Paulo Bento a reformular a defesa. Os dois jogadores lesionaram--se na última partida do Re-al Madrid (roturas muscu-lares) e enfrentam um pe-ríodo de recuperação que pode variar entre as duas e as três semanas.

EURO 2012

Transferência do avançado para o FC Porto contestada

LUIS EFIGENIO/LUSA

JOGOS PORTIMONENSE-BENFICA 1.º DEZEMBRO -SP. BRAGA PÊRO PINHEIRO-FC PORTO

FAMALICÃO-SPORTING VIT. GUIMARÃES-MOURA

JOANE-GONDOMAR PENAFIEL-MERELINENSE

PORTOSANTENSE-RIBEIRA BRAVA ACADÉMICA-ORIENTAL M. CAVALEIROS-NAVAL

TROFENSE-BELENENSES DESP. AVES-INFESTA

TIRSENSE-SAMPEDRENSE MIRANDELA-V. SETÚBAL P. FERREIRA-D. CHAVES LAMEGO-SP. COVILHÃ

ALCOCHETENSE-U. LEIRIA SANTA MARIA-MONSANTO

BEIRA MAR-MARÍTIMO FEIRENSE-NACIONAL

LOUSADA-COIMBRÕES TORREENSE-GIL VICENTE

ESTORIL-VILA MEÃ LEIXÕES-ALJUSTRELENSE

SP. ESPINHO-S. JOÃO DE VER AMARES-OLHANENSE

ANADIA-TONDELA VIZELA-FAFE

JUV. ÉVORA-ESP. LAGOS POMBAL-OLIVEIRENSE

RIO AVE-SOUSENSE MOREIRENSE-PONTASSOLENSE

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.pt

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 · 23

PUB

Ofereça o Destak a um amigo. Não o deite no chão.

Sion ameaça presidente da UEFA com prisão «Se Platini não cumprir a lei de imediato, a polícia deve ir buscá-lo e detê-lo

por desacato.» Desta forma o presidente do Sion deixou claro que não vai desistir de ver o seu clube na Liga Europa, conforme decidido por um tribu-

nal civil suíço, depois de a UEFA ter afastado o Sion por irregularidades.

João Tomás operado após partir o nariz O avançado do Rio Ave foi ontem operado para corrigir um desvio, com fractura, do septo nasal, após ter chocado com Onyewu no jogo frente ao Sporting. A recuperação demorará várias semanas.

17.ª posição do Arsenal, a 11 pon-tos do Man. United, no pior arranque desde 1953, não coloca Wenger em causa.

2.º lugar para Portugal na Copa Joan Sabater, em hóquei em patins, depois de a Selecção ter perdido (3-4) com o Chile.

10 SEGUNDOS

ESTELA SILVA/LUSA

já que Jesus nunca empatou com FCP

entre Vítor Jesus

to (a 21 de Junho), tem ultra-passado os primeiros grandes testes da época. Venceu a Su-pertaça – frente ao V. Gui-marães –, deu uma óptima ré-plica ao Barcelona na Super-taça Europeia, embora tenha perdido, e venceu o 1º jogo da Champions, em casa, frente ao Shakthar Donetsk.

Falhou no objectivo de che-gar ao 1º clássico só com vitó-rias, ao empatar no passado domingo com o Feirense.

Hulk apto e Rolando atento Com Hulk já a trabalhar sem limitações e disponível para o jogo de sexta-feira, o FC Por-to começa a ficar na máxima força. Álvaro Pereira voltou a fazer apenas trabalho de giná-sio e Alex Sandro já trabalhou ontem com o plantel, aparen-temente sem limitações. Quem falou ontem foi Rolando.

O central comentou o últi-mo clássico com as águias no Dragão para a Liga, expli-cando que a vitória de 5-0 foi «extremamente difícil, nós é que fizemos um grande jogo e tor-námo-lo fácil». Rolando rejeita que os portistas tenham vantagem psicoló-gica pelo passado recente, mas admite que quem vencer na sexta-feira terá «vantagem moral e psicológica» na Liga.

5 derrotas e três vitó-rias, do Benfica de Jesus frente ao FCP.

ALEMANHA

A casa de Breno ardeu enquanto o jogador do Bayern de Munique dormia. O brasi-leiro, de 21 anos, conseguiu sair da habitação e foi admi-tido no hospital com proble-mas respiratórios.

ESPANHA

David Silva está insatisfeito com a sua utilização na selec-ção espanhola e diz que se sente um «actor secundário». «Luis Aragonés confiava em mim, enquanto Del Bosque pensa de outra maneira.»

AROUCA

Vítor Oliveira é o sucessor de Henrique Nunes à frente do Arouca. O clube da II Liga estava insatisfeito com os resultados e dispensou o trei-nador que levou o emblema às provas profissionais.

BARCELONA

Cavani agrada a Guardiola e poderá ser o derradeiro substituto de Ibrahimovic no Barcelona. O técnico gosta do poderio do avançado uru-guaio e acredita que este se encaixará no sistema de jogo.

4ª Feira · 21 de Setembro de 201124 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

Estreia hoje e repete amanhã, sempre às

21h30, um espectáculo para nove bailarinos e um grupo de crianças. O Grande Auditório da Culturgest veste-se a rigor para receber uma poderosa coreografia, que junta num só espaço adultos e crianças.

O resultado é um quadro estético e forte, que não deixa ninguém indiferente. De um lado a inocência, a fragilidade Da relação entre crianças e adultos nasce um jogo de tensão, de relaxamento e de beleza

DANÇA Hoje e amanhã vão estar em palco nove bailarinos e um grupo de crianças

‘Enfant’ vai comover a CulturgestO Grande Auditório recebe um espectáculo de Boris Charmatz, que promete tocar quem o for ver.

BORIS BRUSSEY

FILIPA ESTRELA [email protected]

e maleabilidade. Do outro a força, o controle.

Enfant abriu a edição 2011 do Festival d’Avignon, e sobre ele foram escritos inúmeros elogios, como o do jornalista Gilles Amalvi, que entrevistou o coreógrafo durante o pro-cesso de criação. «Transpor-tados, pousados no chão, ma-nipulados pelos bailarinos, os corpos das crianças invadem o espaço, ampliam-no, escul-pem-no».

Hoje, depois do espectácu-lo, há espaço para uma con-versa com Boris Charmatz na Sala 1. –– TOME NOTA Local Culturgest, em Lisboa Horário 21 e 22 de Setembro, às 21h30 Preço 18 euros

LIVROS POR FILIPA ESTRELA

Os Dias do Avesso Isabel Stilwell, Eduardo Sá Livros D’hoje

Conversas do pó dos dias, que tocam por dentro e fazem pensar. Este é o resultado dos diálogos rea-lizados sob o microfone da Antena 1. Isabel Stilwell e Eduardo Sá conversavam quatro minutos sobre a espuma dos dias, durante cinco anos. Lutaram com irreverência, pela vontade de interpelar, sacudir e pro-vocar. Aceite o convite para um fim de tarde interes-sante, e vá ao lançamento do livro, amanhã, às 18h, no Hotel Tivoli Lisboa (Av. da Liberdade). O encontro conta com a apresentação de Júlia Pinheiro.

Uma Mentira Mil Vezes Repetida Manuel Jorge Marmelo Quetzal

É lançado esta semana, o novo romance do autor. Uma história cheia de histórias dentro, com lugares e personagens criados pelo narrador.

Gaveta de Papéis José Luís Peixoto Quetzal

«Quando me cansei de mentir a mim próprio, comecei a escrever um livro de poesia». É assim que começam mais de 80 páginas intensas e honestas.

As Voluptuosas Receitas de Miss Dahl Sophie Dahl Casa das Letras

Uma amante da comida só pode produzir mais apaixo-nados gastronómicos! Recei-tas para cada altura do ano, com fotografias e histórias.

De Olhos Pousados em Deus Zora Neale Hurston Clube do Autor

Publicada pela 1.ª vez em 1937, esta importante obra americana ainda brilha pela sensatez da busca do ‘eu’.

Contentores vão ao CCBA P28 inaugura esta noite no Centro Cultu-

ral de Belém, às 21h, Odd, de Luisa Cunha. Este é o último momento expositivo da edi-ção de 2011 do projecto de ar-te pública contemporânea Contentores.

EXPOSIÇÃO

Odd – estranho, em portu-guês – é uma obra que se apro-pria dos contentores e da sua arquitectura, como espaço possível para albergar objec-tos, pessoas, ou até mesmo memória do que é e de quem está ausente. Entrada grátis.

O espaço onde tudo gira à volta da mesa

Chama-se Amesa, e co-mo não podia deixar de

ser, esse é mesmo o elemento central do espaço. Inaugura-do em Março no Lx Factory, o original restaurante senta 50 pessoas, em cadeiras todas diferentes, à volta de uma úni-ca mesa de 15 metros. O am-biente italiano convida a pizzas crocantes, que saem das mãos mágicas do pizzaiolo. Em qual-quer lugar d’Amesa pode sa-borear pizzas aos quadrados servidas com palitos. Dos me-nus, que são livros antigos, saem refeições com nomes de bairros lisboetas.

RESTAURANTE

A sala de jantar tem algo ainda mais único do que os olhos vêem

D.R.

10 anos em revista

O mundo das artes ficou marcado por êxitos como o CREPÚSCULO, em livros e filmes. A era tecnológica beneficiou a cultura com o MYSPACE, ITUNES, OU EBOOKS. Novos espaços culturais como CASA DA MÚSICA, MUSEU BERARDO, CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO E MUSEU DO ORIENTE nasceram em Portugal. No País deu-se ainda um boom de festivais, incluindo a estreia do Rock in Rio. Mas a arte também perdeu grandes nomes, como José Sara-mago ou Amy Winehouse.

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011Arte & Lazer · www.Destak.pt · 26

Vik é a maior retrospec-tiva do artista plástico e

fotógrafo Vik Muniz. Chega hoje, às 19h30, ao Museu Co-lecção Berardo, onde fica até ao dia 31 de Dezembro. Dedi-cada à obra de Vik Muniz, a exposição reúne mais de uma centena de trabalhos desde o início da sua carreira (no fim dos anos 80), até hoje.

A versão lisboeta da expo-sição apresenta obras inéditas como Floor Scrapers, after ‘Floor Scrapers, after Gustave Caillebotte’ é uma das obras patentes

EXPOSIÇÃO

Obras inéditas mostradas em ‘VIK’ no Museu Berardo

Gustave Caillebotte e Wheat Field with Cypresses, after Van Gogh, ambas de 2011; e ainda, Rolleiflex, uma doação de Vik Muniz para a Colecção Berardo.

O artista plástico brasilei-ro radicado em Nova Iorque

há 25 anos traz este seu tra-balho pela primeira vez na Eu-ropa, em Portugal, depois do sucesso alcançado na sua iti-nerância por Nova Iorque (MoMA), Miami (Miami Fine Arts Museum), México, Cana-dá e Brasil.

D.R.

«O desafio é levar o meu trabalho a um público mais diversifi-cado» diz Vik Muniz

Palácio da Pena com vitrais recuperados

O Palácio Nacional da Pena (Sala dos

Veados), em Sintra, rece-be a exposição Vitrais e Vi-dros: um gosto de D. Fer-nando II, que mostra pela primeira vez ao público as colecções de vidros e vitrais do Palácio, após dez meses de trabalhos de restauro.

EXPOSIÇÃO

Vitrais de novo disponíveis

D.R.

Compilação com o melhor de seis décadas de soul

This Is Soul é a com-pilação que represen-

ta seis décadas de Soul Mu-sic. Aretha Franklin, Amy Winehouse, James Brown, Cee Lo Green, ou Stevie Wonder são alguns dos no-mes desta compilação, com dois cds, que está disponí-vel a partir de hoje.

LANÇAMENTO

Maiores êxitos da soul

D.R.

FILIPA ESTRELA [email protected]

TOME

NOTAHOMENAGEM

Eunice Muñoz e Ruy de Car-valho serão os padrinhos da Casa das Artes de Felgueiras, um novo espaço cultural que vai

ser inaugurado no dia 30 de Setembro. Para o fim de semana de 30 de Setembro a 2 de Outu-bro, além de uma homenagem a Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho,

a autarquia está a preparar um programa que inclui teatro, com entrada gratuita, e a possibili-dade da população visitar o interior do equipamento.

LITERATURA

Já são conhecidos os finalistas do Prémio Fernando Namora. Gonçalo M. Tavares, Hélia Correia, João Tordo, Pedro Rosa

Mendes e Walter Hugo Mãe são os nomeados para um pré-mio, cujo vencedor será conhe-cido a 2 de Outubro. O prémio será entregue no dia seguinte.

PUB

PUB

te que os clientes «estão can-sados de menus de degustação e de espumas. Fico muito feliz por perceber que os meus co-legas estão preocupados em fazer a cozinha portuguesa».

A chef salienta que a cozinha lusa «tem pratos mui-to bons» e lembra que «há clientes que se ausentam do País durante uma semana e, quando chegam, a pri-meira coisa que querem é cozinha portuguesa, os nossos produtos, o bacal-hau, a carne. É algo que fi-ca nas nossas memórias».

Justa Nobre vai partici-par no Mercado de Sabo-res, um evento que conside-ra «muito bom. Os cidadãos que não podem ir aos nossos restaurantes vão ter oportu-nidade de nos ver a trabal-har e de ver os produtos e produtores portugueses. Temos que ter orgulho no que é português, temos pro-dutos genuínos».

CARTAS DO LEITORWWW.DESTAK.PT

Prémio Os Arcade Fire venceram o Polaris Music Prize, o pré-mio mais prestigiado do Canadá. A banda de The Suburbs, que actuou este ano em Portugal, já acumula quatro prémios este ano. Saiba tudo em www.destak.pt.

Incumprimento da Grécia

Portugal ficará numa situação muito mais difícil porque, a se-guir à Grécia, [...] é o país mais débil e fragilizado economica-mente da Zona Euro.

O capitalismo de casino ge-rou toda esta situação. Por cá os milhares de milhões injectados no BPN são um dos vários péssi-mos exemplos. Os mercados vão atirar-se ao nosso país com unhas, dentes e a agressividade que os tem caracterizado. No próximo mês de Outubro, Ate-nas não irá ter dinheiro para cumprir com os seus compro-missos. Será uma grande des-graça desgraçada! Todos os pas-

sos que foram (mal) dados pelos nossos governos são muito se-melhantes àqueles que foram trilhados até à actualidade pelo governo grego. A Grécia acabará por ser excluída da Zona Euro e convidada a sair da UE. Mesmo que houvesse perdão parcial da sua dívida, imediatamente dis-pararia o custo da dívida portu-guesa. Os prejuízos serão sem-pre aterradores. Aquele país já está a ser olhado e estudado co-mo um laboratório para se ficar a saber com o que podemos contar. Para a Zona Euro o in-cumprimento grego tem como consequências: pôr em causa a capacidade, a credibilidade e o projecto da UE, que afinal não

serve os seus 500 milhões de habitantes, mas parte deles... Seguir-se-ão acentuadas desva-lorizações do euro com impactos negativos na balança de transa-ções da Alemanha, cuja sra. Ân-gela Merkel irá pagar muito caro esta forma de estar mais preo-cupada em fazer política para os seus eleitores do que liderar e tentar resolver os gravíssimos problemas económicos euro-peus. Os eurobonds [...] nesta situação seriam uma saída para Portugal, Grécia e Irlanda fica-rem menos sobrecarregados com juros. Amanhã a Espanha, Bélgica, Itália... A Europa está a aquecer o ovo da serpente?!

Vítor Santos S. J. DAS LAMPAS

www.destak.pt ou [email protected] O Destak é seu! Em www.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias. Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode também enviar para o e-mail em cima ou para Estrada da Outurela, 118, Parque Holanda - Edifício Holanda, 2790-114 Carnaxide (textos não podem ultrapassar 1200 caracteres). Se tiver uma história, envie para [email protected].

BRAGAAMANHÃ 12º MÍNIMA 28º MÁXIMA

HOJE 13º MÍNIMA 30º MÁXIMA

COIMBRAAMANHÃ 13º MÍNIMA 26º MÁXIMA

HOJE 13º MÍNIMA 27º MÁXIMA

ÉVORAAMANHÃ 14º MÍNIMA 29º MÁXIMA

HOJE 13º MÍNIMA 30º MÁXIMA

FAROAMANHÃ 18º MÍNIMA 25º MÁXIMA

HOJE 20º MÍNIMA 26º MÁXIMA

LISBOAAMANHÃ 17º MÍNIMA 27º MÁXIMA

HOJE 17º MÍNIMA 29º MÁXIMA

PORTOAMANHÃ 13º MÍNIMA 22º MÁXIMA

HOJE 13º MÍNIMA 23º MÁXIMA

TEMPO

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Laurentina Martins, Luís Santana; Nome da Publicação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Luís Miguel Mota (estagiá-

rio), Maria João Serra (estagiária), Nuno Miguel Pereira, Patrícia Susano Ferreira, Vera Esteves (estagiária), Vera Valadas Ferreira; Revisão: Sílvia Lobo; Colunistas: J. L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Mafalda van Uden; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (editor), Joana Túlio, Rita Alves, Sérgio Costa; Marketing: Luís Rebola, Alexandra Cayolla, Rui Gonçalves, Catarina Bernardo (assistente) ([email protected]); Passatempos/Eventos: Ana Barbado, Marta Tavares; Administração/Redacção/Publicidade: Estrada da Outurela 118, Parque Holanda – Edifício Holanda 2790-114 Carnaxide; Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 28; Departamento Co-mercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Ruben Casimiro, Sónia Andana; DIRECTOS: Luís Filipe (Coordenador), Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Nuno Ferraz, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (pla-neamento), Marta Brigham (assistente); Telefone: 21 416 92 10/Fax: 21 416 92 26/E-mail: [email protected]; DEPARTAMENTO ON LINE: Sónia Andana; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Rui Saraiva, Vitor Machado; Susana Matias (assistente) Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Pe-riodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1º 4100-320 PORTO Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

Destak.pt

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptSabores à moda dos ‘chefs’

O Mercado de Sabores está à porta e promete

levar ao Pavilhão Atlântico, em Lisboa, os melhores pro-dutos portugueses. E aos pro-dutos nacionais juntam-se os melhores chefs, que vão con-feccionar iguarias que prome-tem fazer as delícias dos mi-lhares de visitantes.

Uma das presenças mais esperadas é a da chef Justa Nobre, a implacável júri do programa da RTP1 Master-chef, que não esconde a «feli-cidade» por representar a re-gião de Trás-os-Montes, de onde é natural. «É uma região que está sempre presente na minha cozinha. Foi a terra que me viu nascer e é de lá que tenho as memórias da cozi-nha. Acho que foi muito bem escolhido», sublinha.

Os pratos transmontanos são sempre uma opção no

MERCADO DE SABORES Chef Justa Nobre vai representar a região de Trás- os-Montes e Beira Interior

«Temos que ter orgulho no que é português»

Justa Nobre vai ter uma dupla participação no Mer-

cado de Sabores. A chef vai rea-lizar o primeiro Show Cooking de domingo, às 14h, e duas horas mais tarde participa no Desafio Masterchef. No Show Cooking, Justa Nobre vai preparar bilharacos de alheira com salada verde, lombinhos de porco bísaro com esmagado de batatas e linguiça, e uma «sobremesa esquecida no tempo», o milho doce. Os bilha-racos de alheira surgem porque a chef representa a alheira de Vinhais. O porco bísaro é tam-bém uma das marcas da região transmontana e vai estar representado no Mercado de Sabores. Quanto ao milho doce, «é um prato que traz muita ale-gria», assegura Justa Nobre.

Alheira e porco bísaro em Lisboa

Nome Justa Nobre Nascimento Vale Prados (Macedo de Cavaleiros), 1957 Profissão Chef no Spazio Buondi, no Campo Pequeno, em Lisboa Historial Trabalhou no 33 abriu o Iate Ben (1987), o Constituinte (1988) e depois

O Nobre (1990) Televisão É um dos três elementos do concurso Masterchef, na RTP1 Escrita A Paixão pela

Cozinha (2011) com 74 receitas e onde revela, pela pri-meira vez, a receita da sopa de santola

Spazio Buondi, onde Justa Nobre actualmente está. «Os lisboetas adoram a cozinha tradicional portuguesa. Quan-do faço cascas (com pé de por-co) os clientes perguntam sempre quando vou fazer ou-tra vez», afirma ao Destak.

Justa Nobre é uma acérri-ma defensora da cozinha tra-dicional portuguesa e garan-

«Os portugueses devem olhar para as etiquetas e comprar os produtos nacionais, que são óptimos»

NUNO MIGUEL PEREIRA [email protected]

4ª Feira · 21 de Setembro de 201128 ·

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 201130 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Cada capítulo dura 50 minutos

ACTOR DE 30 ANOS

Ryan Gosling já pensa em abandonar carreira Ryan Gosling tem apenas 30 anos, mas já actua há 18, pelo que chegou àquela fase em que já não seria um drama deixar a carreira de actor caso não se sinta motivado. «Faço isto desde os meus 12 anos. Não quero representar muito mais. Não posso fazer só uma coisa na minha vida. Sei que há muitos papéis que poderia interpretar. Pararei assim que a inspiração se esgotar», con-tou ao The Times. De momento Ryan tem um filme em produção, The Place Beyond The Pines, no qual contracena com Eva Mendes, a sua nova namorada.

‘CASA DOS SEGREDOS 2’

Quaresma nega ser primo de Daniela P.

Daniela P. (de Pimenta), uma dos 19 concorrentes da Casa dos Segredos 2 afirma ser prima de um jogador da selecção, que as revistas cor-de-rosa já identificaram como sendo Ricardo Quaresma. Mas mas o futebolista nega em comunicado qualquer grau de parantesco com a modelo que

já posou nua para a revista Penthouse. «Aborrecido», Quaresma vai pedir à pro-dução do programa da TVI que proíba a concorrente de se promover à sua custa.

NOVA ESTRELA

Neil Patrick Harris no Passeio da Fama

Neil Patrick Harris, ou o Bar-ney Stinson, da série Foi Assim que Aconteceu (How I Met Your Mother), exibida em Portugal no Fox Life ganhou a sua estrela no Pas-seio da Fama em Hollywood. Nos agradecimentos, Neil Patrick Harris evocou as pessoas mais importantes da sua vida: os filhos gémeos, Gideon Scott e Har-per Grace, de quase um ano, e o companheiro, David Burtk, com quem mantém uma relação desde 2004.

EMBAIXADORES

Figuras públicas defendem o Alentejo

Rita Pereira, Margarida Marinho, João Catarré, Jorge Corrula, Paula Lobo Antu-nes, Dália Madruga, Alexna-dra Lencastre e Pedro Gran-ger são os novos embaixa-dores do Alentejo. Estas figuras públicas tomaram posse numa gala em Tróia.

NAS

ESTRELASSemedo termina relação A actriz Cláudia Semedo já

não namora com o actor Tomás Alves. A relação

durava há dois anos.

«Não seria ministro da

Educação nem morto»

NICOLAU BREYNER ACTOR

geles, passando pelo Adrien-ne Arsht Center Knight Con-cert Hall em Miami e o Palau de La Musica em Barcelona, eis alguns dos palcos memo-ráveis que se renderam ao en-canto desta voz portuguesa, como este docu-reality reali-zado por Ivan Dias tão bem documenta.

Entre amigos Estes quatro episódios a exi-bir hoje e no dia 28 de Setem-bro, e depois a 5 e a 12 de Ou-tubro, começam com duetos inesperados em que Mariza deixa por instantes a língua portuguesa. Penetrando na privacidade da intérprete, es-te documentário acompanha-a na visita a uma mão-cheia de amigos: o arquitecto Frank Gehry no seu atelier, o editor

A Duvideo é uma produtora de conteúdos com mais de 25

anos no mercado nacional. Foi a 1. produtora privada a apare-cer em Portugal. Já tinha sido já a escolhida para realizar o concerto de Mariza na Torre de Belém em 2005. Cada um dos quatro capítulos do novo pro-jecto dura 50 minutos.

Esta noite, às 22h30, a RTP1 estreia o projecto

Mariza no Palco do Mundo, um documentário dividido em quatro partes, na qual a céle-bre fadista partilha com a pro-dutora Duvideo os seus dias e as suas noites de glória na sua última grande digressão inter-nacional.

Do mítico The Town Hall em Nova Iorque, ao Walt Dis-ney Concert Hall em Los An-

RTP1 Documentário que acompanha Mariza em digressão estreia hoje às 22h30

Nos palcos deste mundo

Este projecto da Duvideo divide-se em 4 partes. Bastidores revelam encontros com artistas amigos

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

EPA

Jason Fine na revista Rolling Stone, o músico e compositor argentino vencedor de dois ós-cares Gustavo Santaolalla no seu estúdio em Los Angeles, o realizador Carlos Saura em Madrid, e a cantora espanho-la Buika.

Nova Iorque, Los Angeles, Miami e Barcelona são algumas das cidades visitadas pela cantora

10 anos em revista

Com o BIG BROTHER habituámo - -nos a espiar a vida alheia. E pelo caminho encontrámosalguns ÍDOLOS. Depois, brilharam as SÉRIES À CSI e a crítica radical dos GATO FEDORENTO. O mundo assistiu ao colapso de BRITNEY SPEARS e pensou que se não seria uma NOVELA DA TVI. E é verdade que o REI DA POP nos disse adeus mas LADY GAGA ocupou-lhe o trono. Belo e rico, o casal BRANGELINA somou filhos e boatos.

D.R.

PUB

PUB

Fama & TV · www.Destak.pt · 334ª Feira · 21 de Setembro de 2011

TELEVISÃO

06:30 Bom Dia Portugal 10:00 Praça da Alegria 13:00 Jornal da Tarde 14:15 Ribeirão do Tempo 14:46 Revelação 15:54 Portugal no Coração 18:00 Portugal em Directo 19:07 O Preço Certo 20:00 Telejornal 21:00 Linha da Frente: «Mal da mina» 21:40 O Elo Mais Fraco 22:39 Mariza nos Palcos

do Mundo – Estreia 23:44 Estranha Forma de Vida

Uma História da Música Popular Portuguesa – Estreia

00:26 Filme: Jogo de Espiões 02:35 Série: Clínica Privada II

14:00 Sociedade Civil 15:30 Diário Câmara Clara (R) 15:45 Endereço Desconhecido (R) 16:00 National Geographic (R) 16:59 Zig Zag 18:00 A Fé dos Homens 18:30 Predadoras 18:50 Café Central (R) 19:00 Hoje 19:20 Com Ciência 20:00 Zig Zag 21:00 National Geographic 21:50 Café Central 22:00 Hoje 22:40 Diário Câmara Clara 22:45 Série: Chuck IV 23:45 Janela Indiscreta

com Mário Augusto 00:30 5 para a Meia-Noite 01:40 Biosfera (R)

06:00 SIC Notícias 07:00 Edição da Manhã 10:10 Querida Júlia 13:00 Primeiro Jornal 14:25 Alma Gémea 15:25 Boa Tarde 18:30 Morde e Assopra 20:00 Jornal da Noite 21:40 Rosa Fogo

Com Cláudia Vieira, José Fidalgo e Ângelo Rodrigues

22:40 Laços de Sangue 22:45 Sorteio do Totoloto 22:55 Laços de Sangue 23:50 Araguaia 00:50 Série: Investigação

Criminal VI 01:30 Série: CSI Las Vegas VI 02:25 Série: Investigação

Criminal II

06:30 Diário da Manhã 10:12 Você na TV! 13:00 Jornal da Uma 14:20 Ilha dos Amores 15:15 A Tarde é Sua 17:30 Agora é que Conta! 18:30 Casa dos Segredos 2

Bloco Diário 18:40 Morangos com Açúcar IX

Segue o Teu Sonho 20:00 Jornal das 8 21:15 Casa dos Segredos 2

Bloco Diário 21:30 Remédio Santo 22:30 Anjo Meu 00:00 Casa dos Segredos 2

Bloco Extra 01:00 Filme: Não Brinques

com Estranhos 2 02:51 Série: O Escritório VII

SIC MULHER

21:40 Oprah 22:26 Reconstrução Total IV 23:13 Master Chef I

SIC RADICAL

22:00 A Cozinha é um Inferno VII 22:45 Os Pesadelos de Ramsay 00:45 Filme: Motel do Terror

SIC NOTÍCIAS

21:00 Jornal das 9 22:00 Edição da Noite 23:00 Negócios da Semana

HOLLYWOOD

19:10 Uma Questão de Honra 21:30 O Cabo do Medo 23:40 A Casa de Campo 01:40 O Reino

AXN

22:26 Alerta Cobra XV 23:20 Mentes Criminosas: Conduta

Suspeita I

FOX

21:30 Nikita I 22:20 Apanha-me se Puderes III 23:10 Investigação Criminal: LA I

EUROSPORT

20:15 Golfe: U.S. P.G.A. Tour 22:35 Snooker: Brazilian Masters,

São Paulo, Brasil – Final

SPORT TV1

19:00 Futebol: Liga Espanhola Racing vs Real Madrid 21:00 Futebol: Liga Espanhola Valência vs Barcelona

RTP1 RTP2 SIC TVI OUTROS CANAIS

As pessoas com este formato de nariz «demonstram com frequência falta de maturida-de física e espiritual», avança o especialista.

Entre os mais comuns, vis-tos em 25% dos casos, estão os

«As mulheres querem um nariz como o de An-

gelina Jolie – um nariz muito delicado e com pouco volume. Os homens querem um nariz recto. Regra geral não gostam de pontas carnudas ou protu-berâncias excessivas», dita um estudo da Universidade de Ben Gurion, em Israel, o qual determina a existência de 14 tipos de nariz em todo o mundo.

O perito Abraham Tamir chegou a tais conclusões me-diante a análise de 1300 foto-grafias captadas em centros comerciais de vários pontos do planeta. Entre os narizes mais atraentes estão os acha-tados, com 5% de incidência e dos quais o futebolista Wayne Rooney é um bom exemplo.

ESTUDO Sabia que existem 14 tipos de narizes e que estes ilustram a personalidade dos donos?

Jolie é a mais invejada por elasEntre os narizes mais atraentes estão os achatados como o do futebolista inglês Wayne Rooney

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

EPA

As mulheres ambicionam um nariz muito delicado e pouco volumoso

Tom Cruise ostenta um nariz romano, símbolo de ambição, valentia e clareza.

narizes carnudos, como o de Filipe de Edimburgo (marido da rainha britânica), reflexo de personalidades «generosas, emocionais, solidárias e sensí-veis». O mau é que tanto os carnudos como os narizes de falcão – Barbara Streisand é um bom exemplo – são consi-derados os mais feios. Nos an-típodas da beleza estão os na-rizes celestiais (é o caso da ac-triz britânica Carey Mulligan) e duqueses (por sinal igual ao de Kate Middleton), cuja for-ma recta se vislumbra normal-mente em pinturas.

Já o actor Tom Cruise os-tenta, tal como 9% da Huma-nidade, o denominado ‘nariz romano’, correspondente a pessoas «ambiciosas, valentes e de pensamento claro», diz o estudo. E há também o ‘mode-lo’ grego, visível no futebolis-ta do Barcelona Cesc Fábre-gas e em apenas 3% da popu-lação. Daniel Radcliffe, o ra-paz herói da saga Harry Pot-ter, tem um nariz aquilino, tí-pico de 9% da população e que representa «um perfeito es-tratega de pensamento em-presarial».

PUB

SUDOKU GRAU DE DIFICULDADE*****

Preencha a grelha de modo a que cada linha, cada coluna e cada quadrado de 3x3 contenha todos os números de 1 a 9

SOLUÇÕES

SUDOKU

Heidi é um vírus Heidi Klum é o nome

mais usado por ‘hackers’ para

enviar vírus infor-máticos.

OS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011Fama & TV · www.Destak.pt · 34

PUB

NAS

ESTRELASINÉDITO

O actor Brad Pitt faz capa da revista ‘Sports Ilustrated’, naquele que é um feito inédito uma vez que nela costumam

figurar ou desportistas ou modelos. O convite surgiu no âmbito do novo filme de Pitt, Moneyball, sobre os meandros do basebol. «É vergonhoso o

TV GLOBO

Edson Celulari poderá estar na próxima novela das 9 da Globo, Filha do Mar, de João Emanuel Carneiro. Caso aceite o

convite, o actor fará par romântico com Patrícia Pillar, a protagonista. Para tal, o requi-sitado galã teria de deixar o remake de Guerra dos Sexos.

quão pouco sei sobre basebol... Estou grato por me terem deixado fazer este filme», comentou Brad à publicação norte-americana.

rante a gestação. [...] Estava com 70 quilos. Naturalmente – e nestas coisas a idade tra-balha contra nós – não conse-guia perder o peso a mais com

tanta facilidade», conta a modelo no livro Em Forma com Marisa Cruz, os segre-dos da sua dieta numa edição da Lua de Papel.

«Tenho 1,74 metros de altura e o meu peso sem-

pre oscilou entre os 55 e os 57 quilos. O número na etiqueta da minha roupa era o 36. Era, porque quando fui mãe pela 1.ª, aos 30 anos, ganhei 12 qui-los durante a gravidez. [...] De-pois de o João nascer demorei talvez uns quatro meses a fi-car em forma. Com o Diogo foi diferente. Ganhei 14 quilos du-

Abel Sousa Dias, Ana Bravo e Márcio Conforti co-assinam o livro

LIVRO Bela apresentadora de 37 anos revela os segredos da sua dieta

Ficar em forma com a modelo Marisa CruzA obra reúne receitas, programas físicos e dicas de homeopatas. Para perder 14 kg e recuperar a linha.

ANTÓNIO PEDROSA/CM

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

CARNEIRO 21MAR/20ABR Ligue já! 760 10 77 31

Amor: Resista à sua tendência para uma atitude possessiva e conserva-dora. Saúde: Faça caminhadas. Dinheiro: Pode fazer agora aquele negócio.

TOURO 21ABR/20MAI Ligue já! 760 10 77 32

Amor: Poderá conhecer um novo amor. Saúde: Sentirá algum mal-estar que será facilmente superado. Dinheiro: Não existirão grandes alte-rações neste nível.

GÉMEOS 21MAI/20JUN Ligue já! 760 10 77 33

Amor: Cuidado com as aventuras amorosas. Saúde: A agitação exagerada pode ser prejudicial para a sua saúde. Dinheiro: Não corra riscos desneces-sários.

CARANGUEJO 21JUN/20JUL Ligue já! 760 10 77 34

Amor: Alguns obstáculos estão a colocar-se contra si neste momento. Saúde: Tente fazer uma alimentação mais equilibrada. Dinheiro: Neste momento não tem preocupações.

LEÃO 21JUL/22AGO Ligue já! 760 10 77 35

Amor: Poderá encontrar um novo amor, se é descomprometido. Saúde: Faça caminhadas com maior regularidade. Dinheiro: O equilíbrio está acentuado neste campo da sua vida.

VIRGEM 23AGO/22SET Ligue já! 760 10 77 36

Amor: Uma mudança de planos pode afectar a sua relação. Saúde: Preocupe-se mais com o seu estômago. Dinheiro: Não gaste mais do que aquilo que pode.

BALANÇA 23SET/22OUT Ligue já! 760 10 77 37

Amor: Possível discussão com a sua cara-metade. Saúde: Procure estar em paz espiri-tualmente. Dinheiro: Não terá preocupações no campo financeiro.

ESCORPIÃO 23OUT/21NOV Ligue já! 760 10 77 38

Amor: Lute sempre pela sua felicida-de, não se deixe vencer pelos obstá-culos. Saúde: Procure fazer desporto. Dinheiro: Maré pouco favorável para investimentos.

SAGITÁRIO 22NOV/21DEZ Ligue já! 760 10 77 39

Amor: Faça um jantar especial para a sua cara-metade. Saúde: Nem tudo na vida nos pode correr pelo melhor. Dinheiro: Tente não andar muito tenso.

CAPRICÓRNIO 22DEZ/20JAN Ligue já! 760 10 77 40

Amor: Tenha pensamentos positivos, pois nem tudo na vida nos pode cor-rer pelo melhor. Saúde: Tente não andar muito tenso. Dinheiro: Não gaste dinheiro mal gasto.

AQUÁRIO 21JAN/19FEV Ligue já! 760 10 77 41

Amor: Tente parar para pensar um pouco na sua relação. Saúde: É aconselhável uma dieta ali-mentar livre de gorduras. Dinheiro: Poderá surgir um cresci-mento do seu poder material.

PEIXES 20FEV/20MAR Ligue já! 760 10 77 42

Amor: Não seja envergonhado e demonstre todos os seus senti-mentos. Saúde: Tenha mais atenção com a sua saúde espiritual. Dinheiro: Terá algumas dificuldades.

HORÓSCOPO MARIA HELENA MARTINS

www.mariahelena.tv [email protected] TEL.: (+351) 21 318 25 99

O TAROT RESPONDE! PENSE NA SUA PERGUNTA! EX: «O AMOR DA MINHA VIDA VAI VOLTAR PARA MIM?» LIGUE 760 10 77 30 (0,60€ iva inc.)

PUB

4ª Feira · 21 de Setembro de 201136 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDESTAK DISCOUNT

Guarde o Destak e usufrua das oportunidade que estes fantásticos descontos lhe dão. Lembre-se que tem sempre de apresentar o cupão original.

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 · 37

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDESTAK DISCOUNT

Guarde o Destak e usufrua das oportunidade que estes fantásticos descontos lhe dão. Lembre-se que tem sempre de apresentar o cupão original.

38 4ª Feira · 21 de Setembro de 2011

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 39

4ª Feira · 21 de Setembro de 201140

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 41

4ª Feira · 21 de Setembro de 201142

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 43

4ª Feira · 21 de Setembro de 201144

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 45

4ª Feira · 21 de Setembro de 201146

4ª Feira · 21 de Setembro de 2011 47

PUB