qualidade de venda e pós-venda: dr sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade,...

8
4 INFORMATIVO MENSAL • MAIO 2015 Estar atento aos padrões de qualidade, tanto de vendas como pós-vendas, pode ser a garantia de melhores negócios para os concessionários. Fidelizar clientes, ter rápido retorno e resposta para possíveis falhas, treinar equipes e motivar colaboradores, para melhorar a produtividade, são ações que podem fazer toda a diferença na operação. Estes índices são medidos, constantemente, pela Nissan, e fazem parte de um intenso trabalho que contribui para a construção da marca no Brasil. A DR Sul, cuja matriz está localizada em Caxias do Sul (RS) e com mais duas filiais no estado, possui, como principal pilar de trabalho, a qualidade. A empresa possui altos índices para vendas e pós-vendas, de acordo com pesquisa feita pela montadora. “Fazemos reuniões periódicas e acompanhamos, nas ferramentas disponibilizadas pela Nissan, os nossos índices”, explica o titular Rafael Santarém. O acompanhamento diário auxilia os gestores da concessionária a tomar rápidas decisões. “Se eu vejo duas reclamações de um determinado departamento, busco com o responsável uma solução e aproveito para aprimorar a capacitação da área fora de conformidade”, explica Santarém. Dentro de sua estrutura, a DR Sul mantém uma pessoa dedicada, exclusivamente, à qualidade. Além disso, o empresário possui uma central de pesquisas própria, que faz levantamentos de satisfação para 100% dos clientes, tanto para vendas, como pós-vendas. “Todo serviço realizado pela oficina é avaliado com o cliente, posteriormente. Isso nos ajuda a melhorar pontos deficitários e ampliar áreas de grande excelência”, descreve. Com parque circulante de mais de 5 mil veículos, a agilidade de atendimento e o serviço bem executado são essenciais para a produtividade. Tanto é que, recentemente, foi iniciado um projeto piloto, em sua matriz, para o agendamento de serviço ativo. “O cliente é o nosso chefe!”, diz o titular, comentando que Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso Nissan apresenta o Novo Versa Novidades na Política Comercial ABCN oferece vantagens exclusivas para o 25º Congresso & ExpoFenabrave Confira nesta edição esta atividade tem contribuído para a venda de produtos agregados. “Quando se completa um ano da venda, entramos em contato para agendar a revisão. Isso ajuda na venda de alinhamento e balanceamento, por exemplo”, explica o empresário. Para isso, a DR Sul conta com mais de 30 colaboradores atuando na área de pós-venda, que atendem, em média, 500 carros por mês. “Trabalhar de forma eficiente é a garantia de fidelização do cliente. E quem tem clientes fiéis, pereniza o negócio”, conclui Santarém.

Upload: vodan

Post on 22-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

4 INFORMATIVO MENSAL • MAIO 2015

Estar atento aos padrões de qualidade, tanto de vendas como pós-vendas, pode ser a garantia de melhores negócios para os concessionários. Fidelizar clientes, ter rápido retorno e resposta para possíveis falhas, treinar equipes e motivar colaboradores, para melhorar a produtividade, são ações que podem fazer toda a diferença na operação. Estes índices são medidos, constantemente, pela Nissan, e fazem parte de um intenso trabalho que contribui para a construção da marca no Brasil.

A DR Sul, cuja matriz está localizada em Caxias do Sul (RS) e com mais duas filiais no estado, possui, como principal pilar de trabalho, a qualidade. A empresa possui altos índices para vendas e pós-vendas, de acordo com pesquisa feita pela montadora. “Fazemos reuniões periódicas e acompanhamos, nas ferramentas disponibilizadas pela Nissan, os nossos índices”, explica o titular Rafael Santarém.

O acompanhamento diário auxilia os gestores da concessionária a tomar rápidas decisões. “Se eu vejo duas reclamações de um determinado departamento, busco com o responsável uma solução e aproveito para aprimorar a capacitação da área fora de conformidade”, explica Santarém.

Dentro de sua estrutura, a DR Sul mantém uma pessoa dedicada, exclusivamente, à qualidade. Além disso, o empresário possui uma central de pesquisas própria, que faz levantamentos de satisfação para 100% dos

clientes, tanto para vendas, como pós-vendas. “Todo serviço realizado pela oficina é avaliado com o cliente, posteriormente. Isso nos ajuda a melhorar pontos deficitários e ampliar áreas de grande excelência”, descreve.

Com parque circulante de mais de 5 mil veículos, a agilidade de atendimento e o serviço bem executado são essenciais para a produtividade. Tanto é que, recentemente, foi iniciado um projeto piloto, em sua matriz, para o agendamento de serviço ativo. “O cliente é o nosso chefe!”, diz o titular, comentando que

Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso

Nissan apresenta o Novo Versa

Novidades na Política Comercial

ABCN oferece vantagens exclusivas para o

25º Congresso & ExpoFenabrave

Confira nesta edição

esta atividade tem contribuído para a venda de produtos agregados. “Quando se completa um ano da venda, entramos em contato para agendar a revisão. Isso ajuda na venda de alinhamento e balanceamento, por exemplo”, explica o empresário.

Para isso, a DR Sul conta com mais de 30 colaboradores atuando na área de pós-venda, que atendem, em média, 500 carros por mês. “Trabalhar de forma eficiente é a garantia de fidelização do cliente. E quem tem clientes fiéis, pereniza o negócio”, conclui Santarém.

Page 2: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

Já é do conhecimento de todos que o nosso setor tem vivido, nos últimos meses, um período de turbulência graças à desaceleração na atividade econômica.

Com a falta de confiança do consumidor sobre os rumos de nossa economia, o consumo de veículos está retraído e vem sendo direcionado para marcas que possuem lançamentos que interessem aos clientes, tanto em termos de custo como benefício.

Assim, esta também é uma oportunidade para a Rede Nissan. Divulgamos neste Informativo que a montadora lançou dois novos modelos que serão fabricados no Brasil: New March e o Novo Versa – produtos competitivos, de alta tecnologia e a preços que cabem no bolso do brasileiro. Acompanhe, nesta edição, a cobertura de lançamento do Novo Versa e a apresentação do coordenador de pós-vendas da ABCN, Mauro Doniani.

Ainda nesta edição, abordamos a inauguração da nova estrutura da Nissan, baseada em São Paulo. Duas diretorias foram realocadas e reorganizadas para melhor atender a Rede e também as necessidades da montadora.

Aproveite para conhecer um pouco mais das ações da ABCN e da Nissan!

Boa leitura!

Conselho Editorial

Ano 1 – Edição 4 – Maio 2015

Publicação mensal da ABCN Associação Brasileira dos Concessionários Nissan

PresidenteLincoln da Cunha Pereira Filho

Diretoria Executiva Daniel Kelemen, Rafael Santarem, Ruy Mellone e Wellington Davi

Conselheiros NatosLincoln da Cunha Pereira Filho, Manuel Maria C.A. Plantier, Marco Antonio Rocha Nahas e Melchior Luiz D. de Abreu Filho

Conselho FiscalLuciano Olivi Gonçalves, Marco Antonio Simões e Ronald Doeler

Conselheiro Nacional I - NORTE Francisco de Campos Rollemberg e Breno Schwambach

Conselheiro Nacional II - NORDESTE Fernando José Azevedo de Figueiredo e Severino Moacir Dantas Potiguar Jr

Conselheiro Nacional III - CENTRO-OESTE Melchior Luiz Duarte de Abreu Filho e Leandro de Oliveira

Conselheiro Nacional IV - SUDESTE-CENTRO Luiz Cláudio P Gonçalves e Paulo Pires Simões

Conselheiro Nacional V - SÃO PAULO Augusto César Moreira Franco e Victor Hara

Conselheiro Nacional VI - SUL Thiago Bortoncello Nahas e Alessandro Santos

Coordenadora OperacionalEdenete Barbosa

Gerente Financeiro e AdministrativoValdecir Ferreira de Souza

Editoria e RedaçãoMCE – Agência de NotíciasRua Frei Rolim, 59 – CEP 04151-000 – São Paulo, SPTels.: (11) 2577-6533e-mail: [email protected]

Editora e Jornalista ResponsávelRita Mazzuchini (Mtb 22128)

Editor Assistente e RedaçãoIgor Francisco (Mtb 57082)

ColaboraçãoEliane Jerônimo

Projeto Gráfico e Edição de ArteMilxtor Arte – Heraldo Galan e Patricia Tagnin

FotosDivulgação

Endereço para correspondênciaABCN - Associação Brasileira dos Concessionários NissanAv. Indianópolis, 1967 – CEP 04063-003 – São Paulo/SPTel.: (11) 5582-0039 / Fax: (11) 5594-8504E-mail: [email protected] para a redação: [email protected]

Oportunidade de crescimento

Page 3: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

3

Em evento realizado com toda a rede de concessionários da marca, a Nissan apresentou, com exclusividade, o novo Versa, segundo modelo a ser fabricado no complexo industrial de Resende (RJ), que iniciou suas operações há um ano com o March e agora se torna a sétima fábrica da marca no mundo a produzir o sedã compacto. O veículo global, apresentado no Salão de Nova York de 2014, traz como principal novidade para o Brasil o motor 1.0 de três cilindros, montado na planta nacional e exclusivo para o consumidor brasileiro, além da versão 1.6.

Durante a abertura, o vice-presidente da Nissan, Ronaldo Znidarsis, comentou a marca está se fortalecendo no Brasil e mostrando, ao consumidor brasileiro, o que é a Nissan em todo o mundo. “Somos uma marca forte, com uma rede comprometida em fazer da Nissan uma das maiores no Brasil”, disse.

Segundo Znidarsis, o atual contexto de mercado, com notícias negativas e volatilidade, será uma oportunidade de a marca ampliar sua penetração no país. Na sua opinião, mesmo com a estimativa de queda da indústria este ano, a Nissan está trabalhando para aumentar sua cobertura e capilaridade de rede, passando de 63% para 80% de cobertura no Brasil. “As quatro maiores montadoras reduziram o share de 73%, em 2010, para 65% no ano passado. O mercado está mais concorrido e a Nissan está preparada para crescer”, argumentou, comentando que, em 2016, a empresa espera vender mais de 100 mil unidades.

Para isso, a Nissan investiu mais de US$ 1 bilhão no país na construção da nova fábrica de Resende e no novo centro de distribuição de peças. “As marcas asiáticas têm, neste momento, a oportunidade

Versa made in Brazil

de crescer no país. Com o aumento da nossa cobertura de rede, novos produtos e melhor logística na distribuição, vamos ampliar o market share nos estados em que estamos abaixo de 2,2%. Isso já representa um ganho de 15 mil unidades”, explicou, dizendo que não serão necessários grandes investimentos para a ampliação da rede. “O momento é este. Sem muitos investimentos para abertura de concessionárias para que tenhamos retorno rápido”, detalhou.

O vice-presidente da Nissan disse que tem ouvido a rede desde novembro do ano passado e, baseado nisso, está trabalhando em mudanças para crescer de maneira sustentável e rentável. “Nós queremos que vocês ganhem dinheiro. Não há marca forte sem rede forte. Queremos uma rede parceira e estamos comprometidos com isso”, disse.

Znidarsis apresentou, aos concessionários, algumas mudanças ocorridas na estrutura da Nissan, além de ações tomadas com base

Ronaldo Znidarsis, vice-presidente da Nissan, e o novo Versa.

Page 4: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

4

no que foi comentado pelos concessionários. Dentre elas, está o lançamento do motor 1.0 de três cilindros para o March e o Versa, a adoção da transmissão automática para esses dois modelos e, também, novos lançamentos que serão apresentados em 2016. Além disso, foram contratados 30 novos profissionais para cargos de liderança na Nissan, e parte da estrutura será lotada em escritório localizado em São Paulo. “Isso facilitará o trabalho com a rede e também melhorará a qualidade do atendimento”, explicou.

A divisão de funções e os consultores que atendem a rede também tiveram mudanças – foram ampliados de 18 para 23 profissionais –, que darão suporte aos 167 concessionários. Além disso, o Nissan Dealer Performance, programa de acompanhamento mensal dos principais indicadores de negócios da concessionária, e que avalia a qualidade de vendas e pós-vendas e processos, sofreram mudanças nos pesos de avaliação. “Esta avaliação formará um ranking de concessionárias Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação. Os concessionários que atingirem a classificação Ouro terão, como reconhecimento, uma viagem internacional com os executivos da Nissan Mundial, durante o Nissan Global Awards 2016”, detalhou José Luiz Vendramini, diretor de vendas da Nissan até o dia 31 de março. A partir de 1º de abril, o executivo passou a ser o novo diretor de suporte estratégico, a área responsável por dar suporte à rede, que foi criada após ouvir as necessidades dos concessionários.

Novo Versa – Fabricado em sete plantas da Nissan em todo o mundo, o novo Versa fará parte do portfólio de produtos construídos na fábrica de Resende (RJ). “Mesmo não fazendo parte do mercado europeu, onde não há o segmento de sedãs compactos, o Versa é vendido em mais de 80 países e já entregamos mais de 1,3 milhão de unidades em todo o mundo, principalmente nos mercados da Ásia e nos Estados Unidos, o que lhe confere 24% de share no seu segmento”, declara Jean-Phillipe Thery, gerente de produto da Nissan do Brasil.

Por aqui, desde que iniciou as importações do México, em 2011, foram mais de 60 mil unidades, fazendo do Versa o responsável por um quarto das vendas da Nissan no País. Segundo Thery, seu segmento é o segundo maior no mercado nacional, com 17%, atrás dos hatches compactos, com 41%, considerando as vendas de 2014. “Verificamos desde 2011, que havia uma nova tendência voltada aos carros maiores e é neste contexto que o Versa se encaixa”.

Dentre os diferenciais apresentados, destacam-se as maiores dimensões do veículo, que cresceram em relação à versão anterior. O veículo ficou 4,5 cm mais comprido devido ao novo design dos para-choques. O tamanho, aliado à reformulação de seu interior, lhe confere mais espaço interno, característica marcante do veículo, que conta com largura de 1,69 m e entreeixos de 2,60 m. “Medidas comparáveis a modelos maiores, como os sedãs acima dessa categoria”, explicou Thery.

O porta-malas, de 460 litros, ganhou novo desenho nas linhas externas para facilitar a entrada de objetos de grande porte, como malas e pacotes volumosos. A frente mudou consideravelmente: a nova grade frontal maior que a da versão anterior acompanha o novo desenho dos faróis, também maiores. Internamente, o console central foi revisto e todo o painel ganhou acabamento mais refinado, com novo volante multifunconal em todas as versões da gama. “Hoje nosso cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”.

Disponível em cinco versões de acabamento, o modelo parte de R$ 41.990 para a opção de entrada 1.0. Por este valor, o Versa conta, como itens de série, a direção elétrica, ar-condicionado, regulagem de altura no volante e no banco do motorista, vidros elétricos dianteiros, retrovisores elétricos rebatíveis e alarme com acionamento por controle remoto. A versão 1.0 S traz, além dos itens já mencionados, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD player com rádio e entradas auxiliares para MP3 e USB, quatro alto-falantes, conexão via Bluetooth e comando de áudio e telefone no volante.

Adicionalmente, a versão 1.6 SV traz abertura interna do porta-malas e novo painel de instrumentos. Acrescenta-se à 1.6 SL, além das rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros elétricos traseiros, acabamento dos bancos em camurça e banco traseiro rebatível 60/40. Por fim, a nova versão Unique, novidade na gama, chega com adicionais rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina com acabamento cromado, retrovisores externos com luzes indicadoras, acabamento dos bancos em couro, ar-condicionado digital e o sistema multimídia Nissan Connect, lançado no March no ano passado, com câmera de ré e GPS integrado a redes sociais, além de uma extensa lista de acessórios adicionais e opcionais. “Acreditamos que assim como na geração anterior, a versão topo de linha dominará as vendas do Versa: 65% de seus proprietários preferiram o modelo SL. Desta vez, a expectativa é de que a versão represente 40% do mix, com a nova

Page 5: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

5

Rede aprova

Na opinião de Breno Schwambach, da concessionária Porto, de Manaus (AM), o Versa representa cerca de 30% do seu mix de vendas. “O novo modelo trará um bom volume de vendas. É o que faltava para o nosso mix de produtos”, comentou.

Na opinião de Schwambach, o pacote de manutenção e a quantidade de acessórios serão fundamentais para o negócio. “Estou satisfeito com as mudanças e com a apresentação. Os clientes pedem isso para nós e, agora, vamos oferecer”, explicou, dizendo que já vem trabalhando uma espécie de teaser do novo modelo a clientes que já compraram Tiida, Livina e mesmo o Versa antigo. “Temos tudo para crescer”, completou.

Pós-venda e rentabilidade para a rede – Uma fonte de rentabilidade para a rede está no pós-vendas. Para isso, a Nissan apresentou um pacote de revisões a preço fechado, considerada o menor custo do segmento. “Com isso, conseguiremos levar cada vez mais clientes às suas lojas. O novo Versa terá três anos de garantia”, comentou Mário Furtado, gerente de pós-vendas da Nissan.

Além da manutenção, o pós-venda terá disponível um pacote de acessórios que farão parte do mix de produtos que poderão ser comercializados pela rede: friso de porta com logotipo, tapete de porta-malas personalizado, adesivo protetor de para-choque, kit farol de neblina, entre outros itens. “Tudo isso foi pensado para incrementar os negócios dos concessionários”, disse.

Com relação ao financiamento, os concessionários terão, à disposição, uma linha de crédito da NissanCredit, que terá como diferencial o possível upgrade de veículo acrescentando entre R$ 55 e R$ 99, na parcela, dependendo do modelo. “O plano será de 40% de entrada, com saldo dividido em 48 parcelas”, explicou Thierry Alaux, diretor da NissanCredit, informando que, em 2014, o banco obteve 74% de taxa de aprovação. “No ano passado, a rentabilidade F&I do Versa gerou para a rede mais de R$ 6,8 milhões”, completou.

opção 1.6 Unique na segunda posição. Os dois devem representar 70% das vendas do modelo”, projeta.

Novo modelo com novo motor – O motor de três cilindros HR10 foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, em parceria das engenharias da Nissan no Brasil e no Japão. O motor entrega 77 cv de potência, sendo abastecido com etanol ou gasolina, e é derivado do HR12, de 1,2 litro e utilizado pela marca em diversos países, como os da Ásia e Europa. O propulsor que ganhou a nota máxima (“A”) no programa de etiquetagem do Inmetro é resultado do conceito de downsizing a partir da versão de quatro cilindros e sua leveza também se deve ao uso de bloco e cabeçote de alumínio. “O 1.0 hoje em dia não é mais aquele castigo de antigamente, é escolha por economia e baixa emissão e, no caso da Nissan, menor vibração e o melhor consumo”, garante Thery.

O novo propulsor também conta com o conhecido Flex Start, fornecido pela Bosch, que elimina o tanque auxiliar de gasolina utilizado para a partida a frio com etanol (tanquinho). Por gerenciamento eletrônico, o sistema permite a ignição em temperaturas baixas mesmo quando abastecido 100% com etanol. Equipa o também o flex HR16, da versão de 1,6 litro, com 111 cv de potência, que assim como o 1.0, também obteve nova máxima no programa de etiquetagem do Inmetro que verifica o consumo do veículo.

Page 6: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

6

No mês de março, as equipes de vendas, marketing e pós-venda da Nissan do Brasil mudaram para a cidade de São Paulo. O objetivo é otimizar o atendimento à rede, clientes corporativos e fornecedores da marca. “São Paulo é o maior centro de negócios brasileiro. Toda a indústria mantém escritórios na cidade, pois sua facilidade de deslocamento para outras localidades do Brasil, entre outros benefícios, contribui para o andamento da operação”, explica José Luiz Vendramini, diretor de suporte estratégico da Nissan.

A recém-criada diretoria, liderada por Vendramini, também estará no escritório paulistano, e será a responsável pela área de estatística (conhecida internamente como forecast), administração e vendas, suporte administrativo aos concessionários da marca, novos processos e novas práticas de mercado, além da área comercial, desenvolvimento de rede, treinamento e SAC, que trabalharão os índices de vendas e pós-vendas junto à rede. “Estas atividades eram responsabilidade da diretoria de vendas que ficará, exclusivamente, dedicada a este fim”, explica.

O suporte estratégico contará, também, com uma equipe de Gerentes Divisionais – nove duplas de consultores de vendas e pós-vendas. A Nissan informa,

Nissan muda parte de sua estrutura para São Paulo

ainda, que serão contratados mais profissionais para dar suporte à área e também está investindo em estrutura de sistemas e processos. “Tudo isso está sendo pensado para dar maior suporte aos concessionários. Estamos juntos para crescer com a rede e atingir melhores marcas neste concorrido mercado. A Nissan não é marca para 2,5% de participação”, declarou Vendramini.

Novo diretor de vendas – A Nissan anunciou, como seu novo diretor de vendas, José Carlos Macedo, que ficará sediado em São Paulo e se reportará diretamente a Ronaldo Znidarsis, vice-presidente de marketing e vendas da companhia.

Graduado em administração de negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e com MBA em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o executivo deixa a General Motors do Brasil após desempenhar as mesmas funções por mais de 24 anos naquela montadora.

Macedo ocupará a posição deixada por José Luiz Vendramini, que agora assume como diretor de suporte estratégico da Nissan do Brasil e será responsável por monitorar a qualidade do atendimento ao cliente e a desenvolver a rede de concessionários da marca no País.

Com o objetivo de auxiliar os concessionários da Rede Nissan, com temas relacionados ao pós-venda, a ABCN anuncia a contratação de Mauro Doniani como novo coordenador de pós-vendas da entidade.

Formado em administração de empresas, Doniani iniciou sua carreira no setor automotivo em 1996, participando de um Programa de Trainees, elaborado por uma Associação de Marca. “A experiência no setor foi adquirida ao longo desse período e vem sendo praticada em sua totalidade, com uma grande dose de respeito, honestidade, justiça e dedicação”, explica o coordenador, informando que teve a oportunidade de gerenciar o departamento de pós-vendas de outras marcas e em algumas concessionárias Nissan.

Mauro Doniani é o novo coordenador de pós-vendas da ABCN

Na ABCN, Doniani auxiliará a rede por meio de informações, estudos e pesquisas que contribuirão para o aprimoramento e o desempenho das práticas relacionadas ao pós-venda. “Vamos observar as melhores práticas e as exigências do mercado, promovendo o relacionamento e coordenação de pessoas, orientando quanto aos processos e procedimentos determinados, sempre visando a lucratividade e a satisfação dos clientes”, completa.

Caso queira ter acesso a mais informações sobre o trabalho da coordenação de pós-vendas da ABCN, entre em contato com [email protected] ou por meio do telefone (11) 5582-0015.

José Luiz Vendramini, diretor de suporte

estratégico da Nissan, e Ronaldo Znidarsis, vice-

presidente de marketing e vendas da companhia.

Mauro Doniani, novo coordenador de pós-vendas da ABCN.

Page 7: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

7

A gama do compacto Nissan New March tem duas novidades, que já estão nas concessionárias da marca japonesa em todo o País: o sistema de partida a frio do motor Flex Start, que elimina o tanque auxiliar de gasolina – conhecido como “tanquinho” – e o novo motor 1.0 12V de três cilindros. Produzido no Complexo Industrial da Nissan, em Resende (RJ), o compacto tem preços que começam em R$ 35.990 e vão a R$ 47.490, de acordo com a versão e a motorização, concorrendo na faixa de hatches compactos, a mais disputada do mercado.

O Nissan New March 1.6 16V ganha a partida a frio e mantém todas as características que o tornaram uma referência no segmento: agilidade, modernidade, economia e tecnologia. A versão SL traz itens diferenciados, como câmera de ré, ar-condicionado, sistema de navegação por GPS, Bluetooth com comandos no volante e conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect. Essa plataforma mundial da Nissan permite que aplicativos conhecidos como Facebook e Google Search sejam acessados na tela sensível ao toque no painel central do carro.

Na opinião de José Luiz Vendramini, diretor de suporte estratégico da Nissan, o New March é um dos pilares, dentre os produtos fabricados no país, que a montadora terá para o ano fiscal de 2015, somado ao Novo Versa, a Frontier e o Sentra. “Com isso, a Nissan pretende atingir crescimento de participação frente ao mercado que está caindo”, explica, informando que o objetivo é atingir 3% de market share.

Nissan inicia vendas da linha New March

Em ação inédita, Anfavea, Fenabrave e a ABAC – Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, assinaram um acordo de intenções e deram início, em 1º de maio, ao Festival do Consorciado Contemplado. Esta ação, que reúne 20 marcas, visa estimular o cliente com cota de consórcio contemplada a utilizá-la na compra de um novo veículo. De acordo com as entidades, são mais de 240 mil consorciados que possuem créditos para compra de veículos que ainda não foram utilizados.

A Nissan foi uma das primeiras marcas participantes do Festival a anunciar promoções exclusivas para a ação. Até o dia 15 de junho, os clientes contemplados pelo consórcio terão descontos entre R$ 500 (March e Versa 1.0 e 1.6) e R$ 1 mil (Sentra e Frontier) na compra de um modelo zero quilômetro.

Nissan oferece bônus no Festival do Consorciado Contemplado

O New March faz parte do segmento mais concorrido do mercado nacional, o de hatches compactos, que representa mais de 40% da indústria brasileira. “Para concorrer, temos diferenciais importantes, como o motor de três cilindros e sistema de partida a frio. Estamos trabalhando para atingir uma fatia significativa de mercado”, explica. O New March já é destaque na mídia especializada, ganhando diversos comparativos em testes realizados com os principais concorrentes. “Esta é uma oportunidade para a rede ter mais resultados. É um carro de extrema importância para nós”, completa.

Page 8: Qualidade de venda e pós-venda: DR Sul é case de sucesso · cliente quer enxergar a qualidade, que já era característica primordial em nossos produtos, mas em caráter mais ‘oculto’”

8

A Nissan lançou um novo acessório para a linha da picape Frontier: a central multimídia Caska CA087-BR. A novidade reúne rádio, televisão, navegador por GPS, câmera de ré com visão noturna, sistema Bluetooth com áudio streaming e entradas para iPod/iPhone, DVD, USB e SD Card em um único equipamento. O preço sugerido é de R$ 3.175 (sem mão de obra inclusa e valor de referência para São Paulo) e as versões S e SV da picape podem receber o equipamento, oferecido também para as linhas do New March e Sentra desde o ano passado.

Com tela de 6,2 polegadas e formato especialmente criado para o painel da Frontier, o sistema é de fácil instalação, pois conta com conexão Plug and Play com todos os conectores originais do veículo, dispensando adaptações. Para o uso de iPod e iPhone, o acessório oferece o controle direto na tela, facilitando o acesso aos arquivos dos aparelhos, uma das limitações de muitos equipamentos similares. A central também é compatível com a maior parte dos telefones e smartphones oferecidos no mercado.

Frontier tem nova central multimídia

A função Bluetooth permite a sincronização de agenda do telefone celular e oferece a opção de viva-voz, além de contar com áudio streaming para transferência das músicas digitais para o sistema. O receptor de TV Digital integrado é de alta resolução e traz a busca de canais por botão direto. Além disso, conta com sensor de freio de estacionamento para controle de reprodução de vídeo.

Produzido pela Caska, o sistema multimídia é homologado pela Nissan e não traz prejuízos à garantia de fábrica do veículo, se for instalado nas concessionárias da Nissan de todo o país.

A ABCN e a Nissan, conscientes da real necessidade da Rede e dos desafios impostos pela economia brasileira, realizaram algumas mudanças na Política Comercial da marca. Com isso, foi instituído um novo sistema com margens fixas, somadas às remunerações variáveis, com base no volume de vendas, acoplado ao fortalecimento das mídias cooperadas, direcionadas ao varejo.

Outras mudanças ocorreram na bonificação referente à performance de qualidade em vendas e pós-vendas, para todo o ano fiscal de 2015. Além disso, a Nissan ampliou para 30 dias corridos a carência adicional ao período de transit time médio da concessionária, no faturamento feito pelo Floor Plan (varejo).

Já o Fundo de Veículos Nissan – FVN continuará operando e garantindo alavancagem para a obtenção, pela Rede de Concessionários, das linhas de crédito indispensáveis ao crescimento dos volumes de vendas, gerando estabilidade econômica e patrimonial, e ainda perenizando a relação entre as partes. As contribuições atuais serão mantidas no percentual acertado anteriormente, ficando a responsabilidade do recolhimento a cargo da Nissan do Brasil, preservando a margem fixa do concessionário.

“Com base neste acordo, a Nissan fixará as regras para os esforços de crescimento compatíveis com as projeções de mercado, disponibilidade de produtos e novos lançamentos, de acordo com o plano definido de maneira consensual com a ABCN, podendo fazer ajustes trimestrais, caso necessário”, explica Ruy Mellone, diretor executivo da ABCN.

Novidades na Política Comercial

Com o objetivo de oferecer mais conhecimento e atualização para todos os concessionários da Rede, a ABCN realizou um acordo para subsidiar inscrições para o 25º Congresso & ExpoFenabrave, que será realizado entre os dias 15 e 16 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A ABCN, mais uma vez, concederá, gratuitamente, uma inscrição por matriz. “Além disso, acreditamos na importância de que a rede traga, também, seus principais gestores para o evento. Por isso, a cada inscrição adicional que o concessionário efetuar com o CNPJ da matriz, até o dia 15 de junho, pagará apenas R$ 600”, detalhou o diretor executivo da ABCN, Ruy Mellone.

Para efetuar as inscrições, o concessionário deverá enviar os dados dos participantes para a Central de Atendimento exclusiva para o evento, por meio do telefone (11) 5582-0091 ou pelo e-mail [email protected]. “É fundamental a presença de todos os concessionários neste evento de grande importância para o nosso setor, principalmente neste momento em que precisamos de ideias criativas para construirmos pontes que nos levarão, fortalecidos, para o crescimento após este período econômico turbulento”, conclui Mellone.

25º Congresso & ExpoFenabrave