qualidade de serviço e os operadores das redes …...evolução da totalidade das interrupções em...

8
O desempenho das redes e dos respevos operadores de rede, em termos de Qualidade de Serviço, é analisado em relação à: Connuidade do serviço de fornecimento de energia elétrica; Qualidade da energia elétrica; Qualidade de serviço comercial. Para além do preço que pagam pela energia elétrica que consomem, a Qualidade de Serviço é um fator a que os clientes estão muito atentos. REGULAÇÃO Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes Elétricas

Upload: doanthu

Post on 20-Jan-2019

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

O desempenho das redes e dos respetivos operadoresde rede, em termos de Qualidade de Serviço, é analisadoem relação à: Continuidade do serviço de fornecimento de energia elétrica; Qualidade da energia elétrica; Qualidade de serviço comercial.

Para além do preço que pagam pela energia elétrica que consomem, a Qualidade de Serviço é um fatora que os clientes estão muito atentos.

REGULAÇÃOQualidade de Serviçoe os Operadores das Redes Elétricas

Page 2: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

SAIDI (minutos/cliente) SAIFI (n.º interrupções/cliente)

8,2

13,8

17,6

3

0,3

0,3

0,1

2014

2015

2016

2014

2015

2016

2014

2015

2016

2014

2015

2016

1,65

1,55

1,90

1,94

1,77

2,33

0,23

0,24

0,31

0,04

0,02

0,03

0 1 2 3

2014

2015

2016

2014

2015

2016

2014

2015

2016

2014

2015

2016

77,7

77,5

97,3

87,8

86,7

11

6,2

0 50 100 150

Continuidade de Serviço

Indicadores gerais e individuais

Os indicadores de continuidade de serviço (ex.: SAIDI BT e SAIFI BT, respetivamente, duração média e número médio de interrupções longas - mais que 3 minutos - verificadas nos clientes da rede de distribuição de baixa tensão) estão normalizados a nívelinternacional.

O desempenho das redes elétricas na continuidade de serviço depende do nível de tensão das redes e da zona de qualidade de serviço (zona QS).

SAIDI BT e SAIFI BT nacional por nível de tensão

MAT – Muito Alta Tensão; AT - Alta Tensão; MT - Média Tensão; BT- Baixa Tensão

O desempenho das redes de BT contribui em menos de 20% parao número e duração das interrupções verificadas nos clientes a elas ligados.

Page 3: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

Evolução da totalidade das interrupções em Baixa TensãoPortugal continental

O desempenho das redes elétricas apresenta uma comprovada tendência de melhoria, tendo convergido para a média europeia.

SAIDI BT (minutos/cliente)

Page 4: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

SAIDI BT por Comunidade Intermunicipal (CIM) Valores médios 2014 a 2016

SAIDI BT (minutos/cliente)

CIM Alto Minho

CIM do Cávado

CIM do Ave

CIM do Tâmega e Sousa

CIM do Alto Tâmega

CIM do Douro

CIM da Região de Aveiro

CIM da Regiãode Coimbra

CIM da Região de Leiria

CIM de ViseuDão Lafões

CIM da Beira Baixa

CIM do Oeste

CIM do MédioTejo

CIM da Lezíria do Tejo

CIM do Alentejo Litoral

CIM do Alto Alentejo

CIM do Alentejo Central

CIM do Baixo Alentejo

CIM do Algarve

AMLÁrea Metropolitana

de Lisboa

CIM das Beiras e Serra da Estrela

CIM dasTerras de Trás-os-Montes

AMP Área Metropolitana

do Porto

3000 50 100 150 200 250

Page 5: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

CIM Alto Minho

CIM do Cávado

CIM do Ave

CIM do Tâmega e Sousa

CIM do Alto Tâmega

CIM do Douro

CIM da Região de Aveiro

CIM da Região de Coimbra

CIM da Região de Leiria

CIM de Viseu Dão Lafões

CIM da Beira Baixa

CIM do Oeste

CIM do MédioTejo

CIM da Lezíria do Tejo

CIM do Alentejo Litoral

CIM do Alto Alentejo

CIM do Alentejo Central

CIM do Baixo Alentejo

CIM do Algarve

Área Metropolitana de Lisboa

CIM das Beiras e Serra da Estrela

CIM das Terras de Trás-os-Montes

Área Metropolitana do Porto

Page 6: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

Zonas de Qualidade de ServiçoO RQS define as seguintes zonas de Qualidade de Serviço (QS):

Zona A - capitais de distrito em Portugal continental e localidades com mais de

25.000 clientes

Zona B - localidades com um número de clientes entre 2.500 e 25.000

Zona C - os restantes locais

Padrões e indicadores por Zona QS na rede BT

Nota: Para efeitos de comparação com os padrões são apenas consideradas as interrupções acidentais excluindo os eventos excecionais

Os padrões gerais de continuidade de serviço estabelecidos no RQS foram sempre respeitados nas três zonas de qualidade de serviço do território.

A “Iniciativa Selo de Qualidade e+”, desenvolvida pela ERSE no âmbito da campanha “A Qualidade de Serviço cabe a todos”, é uma iniciativa de adesão voluntária por promotores de parques empresariais ou industriais, para valorizar medidas de melhoria da qualidade de serviço de energia elétrica.

O conceito de “ilha de qualidade de serviço”, no âmbito da mesma iniciativa, permite que os promotores optem por um nível de qualidade superior à da sua localização geográfica, suportando os respetivos custos.

0

2

4

6

8

SAIFI BT (interrupções/cliente) SAIDI BT (horas/cliente)2014

2015

2016

Padrão

Page 7: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

Qualidade de Serviço Comercial

Os operadores das redes elétricas têm definido no RQS obrigaçõesde qualidade de serviço comercial, tais como:

Meios de atendimento obrigatórios: que permitam um atendimento completo e eficaz (atendimento presencial, telefónico, escrito - endereço postal ou eletrónico).

Reclamações e pedidos de informação: deveres de resposta e prazos. A resposta a reclamações sobre faturação, funcionamento do equipamento de medição e qualidade da energia elétrica tem obrigações específicas.

Serviços prestados: os operadores das redes elétricas prestam serviços de ligação à rede, agendamento de ativações, desativações de fornecimento e visitas combina-das, assistência técnica, leituras e restabelecimentos.

Reporte e informação: os operadores das redes elétricas têm deveres de reporte e informação à ERSE e de colaboração com as demais entidades do setor, assegurando igualdade de tratamento e de oportunidades.

O desempenho dos operadores das redes elétricas é avaliado, quer a nível geral (conjunto dos clientes), quer individual (cada cliente). Alguns indicadores gerais têm associados níveis mínimos de qualidade (padrão). O incumprimento das obrigações individuais (estabelecidas por padrão) dão lugar ao pagamento de compensações aos clientes.

Existe um resumo das obrigações de qualidade de serviço comercial na página da ERSE na internet.

Page 8: Qualidade de Serviço e os Operadores das Redes …...Evolução da totalidade das interrupções em Baixa Tensão Portugal continental O desempenho das redes elétricas apresenta

Os operadores das redes elétricas estão obrigados a cumprir oRegulamento da Qualidade de Serviço (RQS) e o Manual deProcedimentos (MPQS) aprovados e supervisionados pela ERSE.

O RQS e o MPQS definem e garantem o nível mínimo da qualidade de serviço prestada aos clientes pelos operadores das redes elétricas quanto a:

Competências, responsabilidades e obrigações

Indicadores de desempenho

Registo e classificação de interrupções

Padrões de continuidade e de qualidade de serviço comercial

Compensações a pagar pelo incumprimento dos padrões

Obrigações de reporte e de publicação de informação sobre qualidade de serviço

Incentivo à melhoria da continuidade de serviço

Auditorias de verificação do cumprimento regulamentar

O equilíbrio entre nível da qualidade de serviço no fornecimento de energiaelétrica e custos em investimento e em operação das redes, é um dos princípios da regulação da Qualidade de Serviço pela ERSE.