quadro de instrutores - seplan · sistema estadual de planejamento e gestão estratégica - sepege,...

2
UCS SEPLAN, responsável pela viabilização dos processos de desenvolvimento de seus servidores nas competências sistêmicas relativas ao Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPEGE), comuns a Administração Estadual. QUADRO DE INSTRUTORES A realização das capacitações conta com o corpo técnico de instrutores do Estado, além de parceiros externos, como universidades e consultores. A UCS SEPLAN, de dois em dois anos, mediante disponibilidade orçamentária e financeira, desenvolverá cursos sobre temas avançados das diversas temáticas do ciclo de planejamento, junto a parceiros externos. Nesses cursos serão priorizados os instrutores internos da SEPLAN, a fim de garantir-lhes a atualização para a disseminação de novos conhecimentos, garantindo, por consequência, que os cursos de nível introdutório e básico, que são facilitados pela instrutoria interna, continuem atendendo de forma satisfatória e eficaz aos gestores e técnicos dos diversos processos do SEPEGE no Estado. A prioridade da instrutoria interna permite valorizar o servidor - na medida em que reconhece a competência instalada -, e fortalecer o conhecimento em questão, uma vez que, ao ensinar, os instrutores também aprendem. Tendo como base a frase de Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”, a UCS SEPLAN, ratifica com os resultados apresentados ao longo da sua existência, que proporcionar um ambiente de aprendizagem com troca de experiências, valorização do outro e otimização dos talentos existentes no nosso Estado, inspira em cada servidor o desejo de fazer a diferença. CONTATO 2 ª Avenida, 250, Centro Administrativo da Bahia CAB, Salvador - Bahia - Brasil CEP: 41.745-003 e-mail: [email protected] Telefone: 3115-3565

Upload: others

Post on 23-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: QUADRO DE INSTRUTORES - Seplan · Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica - SEPEGE, contemplando, de forma estruturada, os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos,

UCS SEPLAN, responsável pela viabilização

dos processos de desenvolvimento

de seus servidores nas competências

sistêmicas relativas ao Sistema Estadual

de Planejamento e Gestão Estratégica

(SEPEGE), comuns a Administração

Estadual.

QUADRO DE INSTRUTORES

A realização das capacitações conta com o corpo técnico de instrutores do Estado, além de parceiros externos, como universidades e consultores.

A UCS SEPLAN, de dois em dois anos, mediante disponibilidade orçamentária e financeira, desenvolverá cursos sobre temas avançados das diversas temáticas do ciclo de planejamento, junto a parceiros externos. Nesses cursos serão priorizados os instrutores internos da SEPLAN, a fim de garantir-lhes a atualização para a disseminação de novos conhecimentos, garantindo, por consequência, que os cursos de nível introdutório e básico, que são facilitados pela instrutoria interna, continuem atendendo de forma satisfatória e eficaz aos gestores e técnicos dos diversos processos do SEPEGE no Estado.

A prioridade da instrutoria interna permite valorizar o servidor - na medida em que reconhece a competência instalada -, e fortalecer o conhecimento em questão, uma vez que, ao ensinar, os instrutores também aprendem.

Tendo como base a frase de Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo”, a UCS SEPLAN, ratifica com os resultados apresentados ao longo da sua existência, que proporcionar um ambiente de aprendizagem com troca de experiências, valorização do outro e otimização dos talentos existentes no nosso Estado, inspira em cada servidor o desejo de fazer a diferença.

CONTATO

2 ª Avenida, 250, Centro Administrativo da BahiaCAB, Salvador - Bahia - Brasil CEP: 41.745-003

e-mail: [email protected]: 3115-3565

Page 2: QUADRO DE INSTRUTORES - Seplan · Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica - SEPEGE, contemplando, de forma estruturada, os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos,

UCS SEPLAN

Integrando a rede de educação corporativa do Sistema Universidade Corporativa do Servidor (UCS), a SEPLAN instituiu sua própria unidade de capacitação: UCS SEPLAN, responsável pela viabilização dos processos de desenvolvimento de seus servidores e pelo desenvolvimento das competências sistêmicas relativas ao Planejamento Governamental, comuns a toda a Administração Estadual.

A UCS SEPLAN vem participar do Sistema UCS na condição de responsável por desenvolver as competências estratégicas, sistêmicas e transversais do planejamento público, inerentes aos órgãos e entidades, contribuindo para a unicidade da administração pública estadual e para ampliação da capacidade de geração de valor público do Executivo Baiano.

Para garantir esta finalidade, a UCS SEPLAN, vinculada a Diretoria Geral, em parceria com o Gabinete do Secretário, a Assessoria de Planejamento e Gestão - APG e todas as Superintendências da SEPLAN construiu o Plano Mestre de Capacitação que tem por objetivo ser o instrumento de planejamento geral das ações de capacitação no desenvolvimento das competências dos servidores dos órgãos e entidades atuantes no Sistema Estadual de Planejamento e Gestão Estratégica - SEPEGE, contemplando, de forma estruturada, os conteúdos programáticos a serem desenvolvidos, a carga horária, os pré-requisitos, o público alvo e o período de realização.

Consoante com a ideia do planejamento em ciclo de quatro anos, o Plano Mestre de Capacitação está alinhado ao quadriênio de cada Plano Plurianual (PPA) e tem um caráter norteador para a elaboração, em cada exercício, do Plano Anual de Capacitação - (PAC), conforme normatizado pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).

EIXOS DE ATUAÇÃO Diagrama da Capacitação para Atuação no SEPEGE

PROPÓSITO

O propósito da UCS SEPLAN é se constituir em um espaço pedagógico para desenvolver uma cultura de compartilhamento de conhecimentos dentro e fora da administração pública para cocriação na formulação e cogestão na implementação de políticas, programas, projetos e intervenções governamentais, contribuindo para a efetividade das políticas públicas.

ATRIBUIÇÕES

Desenvolver capacidades em planejamento e gestão;

Elaborar e executar programas de formação e aperfeiçoamento para o desenvolvimento da função sistêmica Planejamento;

Realizar a gestão da Instrutoria Interna;

Articular-se com órgãos e unidades relacionadas ao planejamento da ação pública, no âmbito municipal, estadual e federal, visando o intercâmbio de experiências;

Desenvolver competências conversacionais para o aprimoramento da cultura institucional do Estado;

Fortalecer competências sistêmicas e transversais;

Incentivar o empreendedorismo social e a cogestão;

Criar redes de inteligência e compartilhamento;

Formalizar alianças e estruturar redes de parcerias;

Irradiar boas práticas de planejamento e gestão;

Produzir resultados sustentáveis.

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

Aprendizagem contextualizada com foco no desenvolvimento de competências;

Valorização dos conhecimentos, talentos e experiências dos participantes na construção do saber;

Reconhecimento do ambiente de trabalho como espaços de aprendizagem;

Educação permanente e avaliação contínua como base da construção dos programas de desenvolvimento de competências;

Estímulo à iniciativa de autoformação voltadas para as competências organizacionais;

Fortalecimento de redes de aprendizagem;

Estímulo à produção, sistematização e disseminação dos conhecimentos gerados no escopo da UCS SEPLAN.

O diagrama é uma representação visual e simplificada para a estruturação das ações planejadas, tendo em vista o objetivo almejado, auxiliando na identificação dos diferentes conteúdos a serem desenvolvidos, e que devem dar cobertura às perspectivas do conhecimento conceitual, metodológico e instrumental envolvidos, nas quatro áreas de atuação do Sistema, a saber: planejamento, orçamento, monitoramento e avaliação e política territorial.

Conforme se verifica no Diagrama acima, a atuação no SEPEGE requer um conjunto de conhecimentos e habilidades comuns e outras tantas específicas nas áreas de Planejamento, Orçamento, Monitoramento e Avaliação (M&A) e Política Territorial.

PÚBLICO ALVO

As ações de capacitação são direcionadas aos servidores que diretamente desenvolvem as atividades previstas nos processos de planejamento e gestão estratégica e que conformam a Rede SEPEGE, em especial os assessores, coordenadores e técnicos das Assessorias de Planejamento e Gestão ou equivalentes nos órgãos e entidades, de todos os poderes.

Além de servidores estaduais, as ações de capacitação poderão contemplar participantes da administração municipal, Consórcios Públicos e representantes da sociedade civil organizada, cujos conteúdos a serem desenvolvidos darão maior ênfase à temática da territorialização adotado pelo Estado. Esta iniciativa visa proporcionar a participação cidadã no planejamento estadual, fortalecendo a democracia e o controle social na implementação das políticas públicas, bem como propiciar maior aderência entre os processos de planejamento conduzidos pela União, Estado da Bahia e seus Municípios, apoiando a elaboração e a implementação dos Planos Plurianuais Municipais.

Para a inscrição do participante serão considerados os seguintes critérios:

O curso introdutório (I1) será oferecido semestralmente, sendo pré-requisito para todos os demais;

Os cursos voltados ao desenvolvimento organizacional será destinado à Rede SEPEGE, priorizando o corpo técnico da SEPLAN;

Os cursos de Processos e Sistemas serão realizados após o Básico Conceitual, de acordo com a temática respectiva.