quadro de distribuição monofásico

8
 Quadro de Distribuição Monofásico Carga Elétrica Um corpo tem carga negativa se nele há um excesso de elétrons e positiva se há falta de elétrons em relação ao número de prótons. A quantidade de carga elétrica de um corpo é determinada pela diferença entre o número de prótons e o número de elétrons que um corpo contém. O símbolo da carga elétrica de um corpo é Q, expresso pela unidade coulomb (C). A carga de um coulomb negativo significa que o corpo contém uma carga de 6,25 x 10 18 mais elétrons do que prótons. Diferença de Potencial Graças à força do seu campo eletrostático, uma carga pode realizar trabalho ao deslogar outra carga por atração ou repulsão. Essa capacidade de realizar trabalho é chamada  poten cial. Q uando uma c arga fo r diferente da outra, haverá entre e las uma diferença de  potencial(E). A soma das diferenças de potencial de todas as cargas de um campo eletrostático é conhecida como força eletro motriz . A diferença de potencial (ou tensão) tem como unidade fundamental o volt(V).

Upload: douglasmats

Post on 19-Jul-2015

1.432 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 1/8

Quadro de Distribuição Monofásico

Carga Elétrica

Um corpo tem carga negativa se nele há um excesso de elétrons e positiva se há falta deelétrons em relação ao número de prótons.

A quantidade de carga elétrica de um corpo é determinada pela diferença entre o númerode prótons e o número de elétrons que um corpo contém. O símbolo da carga elétrica deum corpo é Q, expresso pela unidade coulomb (C). A carga de um coulomb negativosignifica que o corpo contém uma carga de 6,25 x 1018 mais elétrons do que prótons.

Diferença de Potencial

Graças à força do seu campo eletrostático, uma carga pode realizar trabalho ao deslogar outra carga por atração ou repulsão. Essa capacidade de realizar trabalho é chamada

 potencial. Quando uma carga for diferente da outra, haverá entre elas uma diferença de potencial(E).

A soma das diferenças de potencial de todas as cargas de um campo eletrostático éconhecida como força eletromotriz .

A diferença de potencial (ou tensão) tem como unidade fundamental o volt(V).

Page 2: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 2/8

Corrente

Corrente (I) é simplesmente o fluxo de elétrons. Essa crrente é produzida pelodeslocamento de elétrons através de uma ddp em um condutor. A unidade fundamental de

corrente é o ampère (A). 1 A é o deslocamento de 1 C através de um ponto qualquer deum condutor durante 1 s.

 I=Q/t 

O fluxo real de elétrons é do potencial negativo para o positivo. No entanto, é convençãorepresentar a corrente como indo do positivo para o negativo.

Correntes e Tensões Contínuas e Alternadas

A corrente contínua (CC ou DC) é aquela que passa através de um condutor ou de umcircuito num só sentido. Isso se deve ao fato de suas fontes de tensão (pilhas, baterias,...)manterem a mesma polaridade de tensão de saída.

Uma fonte de tensão alternada alterna a polaridade constantemente com o tempo.Conseqüentemente a corrente também muda de sentido periódicamente. A linha de tensãousada na aioria das residências é de tensão alternada.

Resistência Elétrica

Resistência é a oposição à passagem de corrente elétrica. É medida em ohms (W). Quantomaior a resistência, menor é a corrente que passa.

Os resistores são elementos que apresentam resistência conhecida bem definida. Podemter uma resistência fixa ou variável.

Símbolos em eletrônica e eletricidade

Abaixo estão alguns símbolos de componentens elétricos e eletrônicos:

Page 3: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 3/8

CIRCUITO ABERTO E CIRCUITO FECHADO

É muito comum em eletricidade falar que um circuito está "aberto" ou "fechado". Por estemotivo, é interessante que o leitor tenha noção do que isso significa.

Dizemos que um circuito está fechado quando existe um percurso completo para acorrente e ela pode circular alimentando algum aparelho, conforme mostra a figura 1.

 

O circuito fechado.

 

O circuito está aberto, quando existe alguma interrupção que impede a circulação dacorrente, figura 2.

 

Page 4: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 4/8

O circuito pode ser interrompido antes ou depois da lâmpada.

 

Veja que o circuito não precisa estar interrompido obrigatoriamente antes do aparelhoalimentado, em relação ao pólo vivo. A interrupção pode ser "depois", uma vez que acorrente não tendo para onde ir, simplesmente pára!

 Na verdade, na instalação elétrica, como a corrente usada é alternada, não tem muitosentido se falar em "antes ou depois" de algum dispositivo alimentado.

Assim, quando falarmos que um circuito ou um dispositivo está aberto é porque ele nãodeixa a corrente passar, ou seja, o circuito está interrompido. Quando um circuito oudispositivo está fechado é porque ele permite que a corrente passe.

Uma outra forma de indicar isso é dizer que um circuito aberto não tem "continuidade" para a corrente, enquanto um circuito fechado apresenta "continuidade" para a corrente.

 

INTERRUPTORES

A finalidade dos interruptores nas instalações elétricas é abrir e fechar um circuito. Isso permite estabelecer ou interromper a corrente de modo a controlar o funcionamento dodispositivo alimentado.

Podemos usar os interruptores para ligar ou desligar uma lâmpada, ou seja, paraestabelecer ou interromper a corrente que circula através de uma lâmpada, conformesugere a figura 3.

 

Ligação de um interruptor para controlar uma lâmpada.

Page 5: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 5/8

 

 Note que podemos ligar o interruptor "antes" ou "depois" da lâmpada, pois numainstalação a posição não importa, conforme já vimos.

É interessante observar que não precisamos desligar os dois fios para que a corrente sejainterrompida. Assim, os interruptores simples têm apenas um pólo, ou seja, possuem dois

 pontos de ligação , observe a figura 4.

 

Os terminais de ligação de um interruptor comum.

 

Ocorre entretanto que, por medida de segurança, é interessante desligar os dois fios. Isso porque normalmente não sabemos numa tomada ou num ponto de uma instalação, qual éo vivo e qual é o terra.

 Na verdade, ao fazer uma instalação, o interruptor deve ser sempre colocado de modo adesligar o vivo (fase), e não o pólo neutro.

 Na figura 5 verificamos que se usarmos o interruptor para desligar o terra, o vivo (fase) permanece e isso significa que um toque acidental pode causar choques. Se quisermos ter mais segurança será interessante desligar os dois pólos. Isso pode ser conseguido cominterruptores duplos. As chaves gerais usadas nas caixas de entrada das instalações fazem

 justamente isso, (figura 6).

 

Mesmo desligado um interruptor pode dar choque.

 

Page 6: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 6/8

Um interruptor duplo desliga a fase e o neutro.

 

SÉRIE E PARALELO

Os interruptores são ligados em série com os aparelhos que devem controlar, enquantoque os aparelhos alimentados pela rede de energia são ligados em paralelo. Esta afirmação

deixa a maioria das pessoas confusa. O que é "série" e o que é "paralelo".Estes dois termos podem ser facilmente entendidos se tomarmos duas aplicações simplescomo exemplo.

A primeira aplicação é mostrada na figura 7 onde temos um interruptor ligado em SÉRIEcom uma lâmpada de modo a poder controlá-la.

 

Ligação do interruptor em série com a lâmpada.

 

Assim, neste circuito, a corrente passa primeiro pelo interruptor e depois pela lâmpada(ou vice-versa, se o interruptor for ligado depois).

Um conjunto de lâmpadas de árvore de natal é obtido pela ligação em série dessaslâmpadas, (figura 8).

 

Page 7: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 7/8

Ligação de lâmpadas em série num enfeite de árvore de natal.

 

Veja que, neste tipo de ligação, se uma das lâmpadas queimar, a corrente é interrompidaem todo o circuito e todas as lâmpadas apagam!

Observe também que a tensão da rede de energia se divide entre as lâmpadas. Se oconjunto tiver 10 lâmpadas, os 110 V da rede de energia ficarão divididos por 10 e cadalâmpada recebe 11 V.

Outra aplicação consiste num conjunto de lâmpadas alimentado pela mesma rede de modoque todas fiquem sujeitas à mesma tensão de 110 V.

Isso é mostrado na figura 9 e corresponde ao que existe naturalmente na instalaçãoelétrica de nossa casa.

 

Lâmpadas em paralelo numa instalação elétrica domiciliar.

 

 Nesta aplicação as lâmpadas estão em PARALELO e as correntes são independentes.Assim, cada lâmpada exige a corrente que precisa para funcionar, e se uma delas queimar,a outra não é afetada, continuando acesa da mesma forma.

 Nas instalações elétricas encontramos dispositivos que são ligados em série como osfusíveis e os interruptores, e dispositivos que são ligados em paralelo como as lâmpadas,

tomadas e outros que devem receber alimentação de modo independente.

Page 8: Quadro de Distribuição Monofásico

5/16/2018 Quadro de Distribui o Monof sico - slidepdf.com

http://slidepdf.com/reader/full/quadro-de-distribuicao-monofasico 8/8