pub pub - destak · condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições...

32
PUB PUB

Upload: others

Post on 13-Jul-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUBPUB

Page 2: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 3: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

ATUALIDADE • 04

Apreensões de artigoscontrafeitos caem 85%Produtos falsificados detetados na fronteira porPortugal passaram de 855 617 em2016 para 126 594noano passado.Mercadorias potencialmente perigosas para o uso quotidiano tiveram aumento preocupante.

Portugal tenta seduzirempresas de HollywoodProdutores de cinema estão de visitaa várias regiões portuguesas. Objetivoé atrair a rodagem de filmes para o país.

FAMA&TV • 09

Portela + Montijo pertode se tornar irreversívelApenas o estudo de impacto ambientalpoderá travar a solução para desanuviara estrutura aeroportuária em Lisboa.

CIDADES • 02

Funcionamento da ADSEsem alterações este anoDepois de terem ameaçado suspendervários serviços prestados aos utentesda ADSE, que teriam de passar a pagara despesa a 100%, os hospitais privadosdecidiram negociar até 31 de dezembro.

ATUALIDADE • 06DESPORTO • 08© JOSÉ COELHO LUSA

Os desafios constantesimpostos pela tecnologiaA rapidez com que o mercado laboral vaimudando torna obrigatória a recorrenteatualização de conhecimentos.

SUPLEMENTO

©ISTO

CKPHOTO

Festival de fado contacom mais de 40 atuaçõesEvento em Alfama tem vários palcos,com destaque para a estreia daquele queestará no recente terminal de cruzeiros.

ARTE&LAZER • 13

Num jogo que começou atrasado devido à intempérie, Chaves empatou (2-2) o Benfica, que pode perder o 1º lugar

Manuela Moura Guedesestá de volta à televisãoJornalista, que estava afastada dos ecrãshá oito anos, vai assumir um espaço decomentário no “Jornal da Noite” da SIC.

FAMA&TV • 11

©MICAEL

ANET

O

28.09.2018 Sexta-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3207. Jornal diário gratuito.

WWW.DESTAK.PTAcompanhe-nos também em

Page 4: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

CIDADES 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.pt02

PUB

Portela [Aeroporto Humberto Delga-do] e crescermos com um novo aero-porto no Montijo», disse António Cos-ta na sessão de abertura da IV Cimei-ra do Turismo Português, no TeatroSão Luiz, emLisboa.

Proicura assim o impõeDe acordo com o chefe do Executivo,como ritmo de crescimento daprocu-ra«nãoháoutrasoluçãoquenãosejaadoPortela+Montijoemuitobrevemen-te estarão concluídas as negociaçõescomaANA».«Apesardemuitoimpor-tante, aguardamos unicamente a de-cisão emmatériade impacto ambien-talparapodermostornaradecisãoab-solutamente irreversível. Depois de opaís se ter dilacerado décadas em es-tudos e em alternativas sobre o local,não podemos agora perder tempo»,concluiu o primeiro-ministro.

©JO

ÃOCORTES

ÃO

Portela + Montijo emvias de ser “irreversível”António Costa afirma que a solução aeroporto Portela+ Montijo estará em vias de tornar-se “irreversível”.

Uma solução aeroportuária queinclua o Monitjo parece inevitável

REDAÇÃ[email protected]

Oprimeiro-ministroafirmouontemqueapenasseaguar-daoestudodeimpactoam-bientalparaser«irreversí-

vel» asolução aeroportuáriaPortela+Montijo, considerando que háconsen-sonacionalsobreesteprojetoequenãohátempo aperder.

«Temos de corrigir hoje o erro quefoicometidohá10anosdeatempoeho-rasnãotermosfeitooaeroportodequejá então necessitávamos. Há cerca deum ano o Governo assinou com os no-vos proprietários da ANA um acordoparadefinirumaopçãoestratégicafun-damental, que está definida: manter a

AEROPORTOS

EM DEZSEGUNDOS

POLÉMICA

PS/Porto pedeembargo de obrana ArrábidaOPS/Porto pediu ontemoembargo imediato da obra naescarpa daArrábida, alegando ailegalidade do licenciamento,feito depois da entrada emvigordoPDMde2006quepreviaque o local fosse espaço verde.«O licenciamento daArrábida éilegal», garanteManuel Pizzaro.

PODER LOCAL

Movimento querdesagregaçãode freguesiaOUltimatumCrestumense,movimento fundadono anode 2012 emVila Nova de Gaiae que junta autarcas e ex-autar-cas de vários partidos, anunciouontemquepretende voltar aexigir a desagregaçãoda atualunião de freguesias de Sandim,Olival, LevereCrestuma.

MUNICÍPIOS

Câmara deLoures substituidois vereadoresOsvereadoresdaCDUnaCâmaradeLoures,AntónioPombinhoeMariaEugéniaCoelhovãosersubstituídosnocargoporGonçaloCaroçoeTiagoMatias,parauma«revitalizaçãodaequipadeverea-ção»,explicouontemàagênciaLusaopresidentedomunicípio,BernardinoSoares(CDU).

DAVIDNEELEMAN,umdos donos da TAP, sobreos 17 anos de gestão de Pinto

«FernandoPinto, quedirigiu acompanhiapor 17 anos,[...] fez umtrabalhomaravilhoso»

Festa na av. da Liberdade reagendadadevido ao protesto dos taxistas

©PED

ROSÁDABANDEIRA

Festa “Combina eMove-te” celebrao final da SEM’18na Avenida

Lisboatermina aSemanaEuropeiadaMobilidade(SEM’18),comarealiza-çãodoeventodeencerramento“Com-binaeMove-te”,reagendadoparaama-nhã,sábado,dia29desetembro,nase-quência da concentração de táxis naAv.daLiberdade,nopassadodia22desetembro. Entre as 14h e as 19h, a Av.daLiberdadeestaráencerradaaotrân-sitoautomóvel,entreaRuadasPretaseosRestauradores,pararealizaçãoda“Feira da Mobilidade”, que conta comvárias atividades lúdicas e gratuitaspara toda a família. Entrada para oevento é livre e gratuita.

MOBILIDADE

Page 5: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 6: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

JOÃ[email protected]

Contrafação detetadapor Portugal diminui

Ao longo de 2017, as autori-dades aduaneiras apreen-deram mais de 31 milhõesde produtos contrafeitos e

falsificados na fronteira externa daUnião Europeia (UE). Material queteria um valor de venda nas ruas su-perior a 580 milhões de euros e queé sobretudo originário daChina: 73%.

Contudo, apesardacontrafação de-tetada ter diminuído no espaço co-munitário (9% no número de casos e24% no número de artigos), as auto-ridades estão preocupadas como fac-to de as mercadorias potencialmen-te perigosas para uso quotidiano re-presentaremumapercentagemmui-to mais elevada de todas as apreen-sões: 43% das falsificações eram pro-dutos de saúde, medicamentos, brin-quedos e produtos elétricos.

Continuam a ser os produtos ali-mentares a principal categoria dasapreensões (24%), seguindo-se osbrinquedos (11%), os cigarros (9%) ea roupa (7%).

Mercadorias potencialmente perigosas já representam quase metade do materialapreendido na UE. O nosso país teve uma queda de 9% nos casos e 85% nos artigos.

Menos 729mil falsificaçõesPortugalsegue atendênciae tambémregistaumadiminuição daatividadefraudulentadetetada. O relatório on-tem divulgado, e que o Destak con-sultou, dá conta de 182 casos notifi-cados por Portugal, uma redução de9% face aos 200 de 2016.

A queda é muito mais acentuadano número de artigos contrafeitos emparticular. Foram registados 126 594produtos falsificados nas fronteirasexternasacargo de Portugalem2017,quando um ano antes tinham sido855 617. Uma redução de 85%, que éa 6ª mais elevada na UE.

Produtos barrados à entrada do espaço europeu vem sobretudo da China

©MARTA

VITORINO

CONTROLO FRONTEIRIÇO

ATUALIDADE 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.pt04

A esperança média de vida da po-pulação portuguesa foi fixada em80,78 anos para o triénio 2015-2017,melhor do que os 80,62 de 2014-2016.As mulheres continuam aviver mais(83,41 anos) do que os homens (77,74)

mas a diferença voltou a atenuar-se,descendo de 5,72 para5,67. Asregiõesdo Norte (81,13), Centro (81,07) e ÁreaMetropolitanade Lisboa(80,85) têmos melhores resultados, ficando aci-ma da média do país.

Esperança de vida dos portuguesesà nascença aumenta para 80,78 anos

Aos 65, é expectável viver 19,45 anos

©MOVENOTÍCIAS

DEMOGRAFIA

EM DEZ SEGUNDOS

CASO TANCOS

Diretor da PJMexplica os factosOdiretorda PJMilitar (PJM) foi umdos detidos que ontemprestoudeclarações ao juiz, a quem tentouesclareceros factos de que é acu-sado. Asmedidas de coaçãonãoeramconhecidas à hora de fecho.

TRIATLETA ASSASSINADO

Dinheiro e amormotivam o crimeOhomicídio do triatleta LuísGrilocomum tiro na cabeça, alegada-mente cometido pelamulhere porumhomem, terá tido «motivaçõesde natureza financeira e tambémdenatureza sentimental», revelou a PJ.

FOGOS DE JUNHO DE 2017

Procuradoriaprocessa 12OMinistério Público doDeparta-mento de Investigação eAçãoPenal (DIAP) de Leiria deduziuacusação contra doze arguidos noâmbito do inquérito aos incêndiosde junhode2017.

Oserhumanoéegoísta!Es-taéumaafirmaçãoquedizemoscomosefosse

umdadoadquiridoecontraaqualnadapudesseserfeito.Poiseunãoacreditonisso.Éverdadequenasexperiênciasdesobrevivênciaex-trema,oHomemacabaporaga-rrar-seàssuasnecessidadesemvezdecuidardooutro.Noentanto,umindicadordeevoluçãociviliza-cionaléprecisamenteaverificaçãodequeépossível fazerocontrário.Todosapreciamossociedadesquecontrariamoegoísmoeondehárespeitopelopróximo.Deveriaseressaanossaambiçãodedesenvol-vimento.Tambémnateoriaeconó-micasubjaza ideiaqueasoluçãoótimaocorrequandoohomemsa-tisfazomáximodenecessidadescomomínimoderecursos.Masseráquenãopodemosexplorarumavisãodiferente?Deveriasermotivode inquietaçãoque,comtantaevolução,existamnomundo1.2milmilhõesdepessoasavivercommenosde1.25dólar/dia.Noentanto, têmsurgidoalgumasteo-riasqueprocuramentenderoHo-memcomoumserderelação.FalodeteoriascomoaEconomiadeComunhão(EdC),oComércioJus-toouaEconomiadePartilha,quenosdesafiaapensarnautilizaçãouniversaldosbens.Emparticular, aEdCtemumavisãodoHomemco-mosendocapazdepôro“outro”nocentrodassuaspreocupações.Seemvezdetermoscomopara-digmaaprocuradomenorcustocomomaiorproveito individual, ti-véssemosaprocuradomenorcus-tocomomaiorproveitodacomu-nidade,entãoestaríamosacons-truirummundonoqualacolabo-raçãoseriaprioritáriaao individua-lismo.No longoprazotodospode-ríamosbeneficiardessaopção.Éfácil perceberqueacolaboração-trazumbem-estarglobalemaisduradouro.Estaposiçãonãodeve-riaserummanifestode intençõesbonitas,massimtraduzir-seemsoluçõespráticasnasrelaçõesco-merciaisecomo,enquantoconsu-midores,decidimosondeaplica-mososnossosrecursos.

Queeconomiaqueremos?

WWW.REORGANIZA.PT

JOÃOMORAIS [email protected]

Page 7: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

ATUALIDADE 05

lhos de janelaou chão deteriorados e5,6% enfrentaatrasos no pagamentodas suas faturas de energia, númeroque sobe para 12,8 % para indivíduossolteiros com crianças a cargo.

©TIAGOS.D

IAS

Incentivo parapoupar na faturaComissão Europeia quer informar os cidadãos sobremedidas de eficiência sem reduzir o nível de conforto.

Um quinto dos portugueses nãoconsegue manter a casa aquecida

JOÃ[email protected]

Autilizaçãoeficientedaener-giaéfundamentaleénessesentidoqueaComissãoEu-ropeialançouumroadshow

que vai estar em Lisboa até 1 de outu-bro e no Porto entre os dias 4 e 8 dopróximo mês. O objetivo é mostraraos cidadãos como podem poupar nafaturadaeletricidade sem perderemconforto. Para isso serão utilizadasparedes interativas, por exemplo.

O tema não podia deixar de sermais relevante. Os últimos dados doEurostat dão conta de que um emcada cinco portugueses não conse-gue manterasuacasaadequadamen-te aquecida. Estes 20,4% são a quar-ta percentagem mais elevada na UEe ficam muito acima da média: 8%.

Além disso, 25,5 % da populaçãovive em habitações com infiltraçõesno telhado, humidade na parede, nochão ou nas fundações ou com caixi-

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

MAIS NO MUNDO

NAÇÕES UNIDAS

Marcelo deixaalguns recadosSemnunca nomeardiretamente opresidente dos EstadosUnidos noseu discurso naONU,MarceloRebelo de Sousa discordou daque-les que defendemounilateralismo.OPresidente da República elogiouos progressos alcançados sobre aCoreia doNorte e pediumais diá-logo entre Israel e Palestina.

© REUTERS

MEDITERRÂNEO

ONG pede ajudapara o AquariusAorganizaçãoMédicos SemFron-teiras lançou umapelo aos paísesdomundopara que obarco huma-nitárioAquarius obtenha umpavi-lhão, que oPanamádecidiu retirare semoqual o navio nãopodecontinuara salvarmigrantesnomarMediterrâneo.

ESTADOS UNIDOS

Testemunhafala do alegadoassédio de juizChristineBlaseyFord,umaprofes-sorauniversitária, detalhouontemassuasalegaçõesdequeBrettKavanaugh,o juiz indicadoporDonaldTrumpparaoSupremoTribunaldeJustiça, aassediousexualmentehá36anos.Outrasduasmulheresfizeramamesmaacusação,oquetemmotivadoenormepressãoparaqueKava-naughnãosejaconfirmadonocargo,queévitalício.

Page 8: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

ATUALIDADE 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.pt06

PUB

EM DEZSEGUNDOS

MEDIDA CHUMBADA

Leques salariaispara combatera desigualdadeOPSvai chumbarhoje o projetodoBEpara estabelecer lequessalariais de referência comomecanismode combate à desi-gualdade salarial, alegandoquea discussãodeve passarpri-meiro pela concertação social.Este órgão reúne hoje à tardepara discutir a política orçamen-tal para o próximoano.

ENSINO SUPERIOR

Politécnicosestão contentescom colocaçõesO representante dos InstitutosPolitécnicos lamentou a reduçãode candidatos ao ensino supe-rior, onde só chegamquatro emcada dez jovens,mas saudouo aumento de alunos que optamporestudarnumpolitécnico econseguementrarna primeiraescolha que definiram.Projeto que distribui fruta aumentou

o consumo entre os mais novos

©ISTO

CKPHOTO

Larga maioriadas criançasnão come a frutarecomendada

Três emcadaquatro crianças por-tuguesas, entre os dois e os 10 anos,comem menos de cinco porções defruta e legume diárias, não cumprin-do asrecomendaçõesdaOrganizaçãoMundialdaSaúde (OMS), concluiumestudo desenvolvido pelaAssociaçãoPortuguesa Contra a Obesidade In-fantil (APCOI), o Instituto de SaúdeAmbiental e a Faculdade de Medici-na da Universidade de Lisboa. Tam-bém se verificou que a 7ª edição doprojeto “Heróis daFruta-Lanche Es-colar Saudável” aumentou o consu-mo de fruta de 42% das crianças.

NUTRIÇÃO

bilidade, nomeadamente disponibili-dade para fixar preços de medica-mentos e de próteses intraoperató-rias e, consequentemente, anecessá-ria revisão de alguns preços relacio-nados com aurgência, o internamen-to e o bloco operatório». Os hospitaisprivadostambémnãoabdicamdeefe-tivaropagamentonoprazode60dias,como definido por lei.

Mais de 17mil assinaturasCondições de acesso iguais para to-dos com o fim das restrições à con-tratação, como a idade ou o historialde saúde; que o consumidor deixe deestardependente daseguradora, sen-do ele a decidir quando terminar ocontrato emvez de estar preso acon-tratos anuais; e a garantia de ter oapoio do seguro de saúde em caso denecessidade. Estas são algumas dasexigências que levaram a DECO alançar umapetição paraacabar comas restrições que as seguradoras co-locam nas apólices. Um documentoque tinha sido assinado por mais de17 mil consumidores até ontem. Masaassociação quer mais e apelaàade-são, que pode ser feita até 1 de outu-bro, a próxima segunda-feira.

©ISTO

CKPHOTO

Hospitais privadosesperam até dezembroInstituições aceitaram proposta do ministro da Saúde para negociar com a ADSE.DECO volta a apelar à assinatura da petição contra as restrições nos seguros.

Fisioterapia foi um dos serviços que correu o risco de ser cobrado aos utentes

JOÃ[email protected]

Poucos dias depois de teremanunciado que iriam exigiro pagamento a pronto porparte dos beneficiários da

ADSE que quisessemfazercirurgias,fisioterapia e alguns exames, os hos-pitais privados suspenderam amedi-da. Os membros da Associação Por-tuguesa de Hospitalização Privada(APHP) decidiram aceitar formal-mente apropostado ministro daSaú-de e negociar com o Conselho Direti-vo da ADSE, até 31 de dezembro, asnormas do regime convencionado.

Um eventual acordo teráde confe-rir a todas as partes «maior previsi-

SAÚDE

Page 9: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 10: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

Sérgio defendeque rivais estãomais atentos

PUB

DESPORTO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.pt08

©PED

ROSA

RMEN

TO/LUSA

Águia sai da intempériecom liderança em riscoEncarnados têm agora 14 pontos, mais 2 do queo FC Porto, que pode chegar à liderança esta noite.

Jardel saiu lesionado logo aos 16’,depois foi Gabriel a sair magoado

JOÃ[email protected]

Noite difícil em Chaves paraoBenfica,ondepraticamen-te nadacorreu bem àequi-pade RuiVitória. Tudo co-

meçounascondiçõesatmosféricas,queinclusiveobrigaramaatrasaremumahora o início do jogo devido à forte in-tempérie em terras transmontanas.

O início do jogo não faziaadivinharas dificuldades, com Rafa a aprovei-tar um bom centro de Cervi para fa-zero 1-0 logo aos 3’. Mas o Chaves nãose atemorizou, foi mais imponente nomeio-campo e criou perigo aos 6’, 10’e 18’. Situações que não deram goloporque Vlachodimos não deixou.

CAMPEONATO NACIONAL

LIGA PORTUGUESA 6ª JORNADA

BENFICACHAVES

VlachodimosAndré Almeida

Rúben DiasJardel ‹

Conti, 16’ ›Grimaldo

FejsaGabriel ‹

Gedson, 65’ ›Pizzi ‹

Jonas, 80’ ›Rafa Silva

CerviSeferovic

22

Estádio Municipal Engº Manuel Branco Teixeira

Daniel Ramos Rui Vitória

RicardoPaulinho‹ Maras› André Luis, 89’MarcãoDjavanGhazaryanEustáquioBruno Gallo‹ Niltinho› João Teixeira, 69’‹ Perdigão› Avto, 90’William

TREINADORES

Golos:Rafa Silva (3’ e 84’) e Ghazaryan (76’ e 90+4’)Disciplina:Cartões amarelos: Perdigão (21’), Marcão (30’),Gabriel (51’) e Djavan (82’)Cartão vermelho: Conti (87’)

Aos poucos, o Benficarecuperou ocontrolo da partida e poderia ter fei-to o 2-0 quando Gabriel acertou noposte. O intervalo chegava com 50%de posse de bolaparacadalado e igualnúmero de oportunidades. A 2ª par-te trouxe outra história.

Seferovic teve duas excelentesoportunidades, que Ricardo evitouaos 59’ e 60’, e os encarnados volta-ram a baixar demasiado o ritmo. Jádepois de Jardel e Gabriel terem saí-do lesionados, o que limitou as subs-tituições de Rui Vitória, Ghazaryanmarcou de livre. Rafavoltou aapare-cer bemnaárea, numpasse direto deRúben Dias, e fez o 2-1, mas o Chavesvoltou acarregar, depois de Conti tersido expulso, e fez o 2-2 justo.

Bilhetes para o clássico à vendaO Benficajárecorreu dapenade rea-lização de um jogo à porta fechadapara o Tribunal Arbitral do Despor-to (TAD), a quem pediu «o decreta-mento de providência cautelar sus-pensiva», pelo que iniciou avendadebilhetes para o jogo com o FC Portoda 7ª jornada. A FPF não se vai oporao eventual efeito suspensivo do re-curso, pelo que deverá ser aceite.

EM DEZ SEGUNDOS

LIGA DOS CAMPEÕES

Ronaldo livrepara jogar como Man. UnitedAUEFAcastigouCristianoRonaldocomum jogode suspensão nasequência do vermelho diretovisto frente aoValência, numaexpulsãomuito contestada. Destaforma, o avançadoda Juventuspoderá regressaraOld Traffordpara defrontaroMan. United, trei-nadopor JoséMourinho, na 3ª jor-nada da Liga dosCampeões.

UEFA

Euro 2024 naAlemanha e VARna ChampionsAAlemanha vai sero país organi-zadorda fase final doCampeo-nato da Europa de futebol de2024, prova que já acolheu em1988. AUEFA tambémdecidiuontemque a Liga dosCampeõesda próxima época e a fase final doEuropeu de futebol de 2020vãoutilizaro sistema de videoárbitro(VAR), emvigoremvárias ligas.

O treinador do FC Porto assumiuaresponsabilidade de «ganharos trêspontos»no jogo de hoje frente ao Ton-dela, mas lembrou triunfos anterio-res dos viseenses. Sérgio Conceiçãoexplicou o aparente começo apagadodasuaequipacom umagestão de ex-pectativas: aépocapassada, ninguémcontavacom os dragões; este ano, osadversários estão mais atentos.

ANTEVISÃO

QUINTAChaves 2-2 Benfica

SEXTAFCPorto 20h30 Tondela

SÁBADOMoreirense 16h30 Feirense

Rio Ave 19h00 Boavista

Sporting 21h00 Marítimo

DOMINGONacional 16h00 Santa Clara

V. Guimarães 18h30 V. Setúbal

Belenenses SAD 20h30 Sp. Braga

SEGUNDADesp. Aves 20h15 Portimonense

Todos os jogos passam na Sport TV

6.ª JORNADA

Page 11: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

© BRUNO COLAÇO

Formação&Qualificação

Revolução galopanteCom a inovação tecnológica, o mercado laboral está ainda maismutável, o que torna a atualização de conhecimentos inevitável.

Page 12: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

REDAÇÃ[email protected]

Portugal tem tido umaevolu-ção positiva no que concer-ne à diminuição do desem-prego, acompanhada tam-

bém pelabaixado desemprego entreos mais jovens. Aindaassim, aimpor-tânciade continuaraapoiaros jovensnasuaintegração no mercado de tra-balho é consensual. É nesse sentidoque estão emvigor vários programasnacionais e europeus.

Um deles é a Garantia Jovem, quetem como desígnio que os chamados“nem-nem” – todos os jovens que nãoestudam, não trabalhamounão estãoa frequentar uma formação – até aos29 anos possam receber uma ofertade emprego, formação, educação ouestágio.CoordenadaemPortugalpeloIEFP - Instituto do Emprego e For-mação Profissional, trata-se de umainiciativa europeia que surgiu paraapoiar os jovens no processo de tran-sição para o mercado de trabalho.

Em garantiajovem.pt, os tipos derespostas estão divididos em quatrograndes grupos: Emprego, Estágios,Educação e Formação Profissional.Pretende-se apoiar a contratação dejovensouapromoveracriaçãodopró-prio emprego, auxiliar a retoma dopercurso escolar ou proporcionar afrequênciade ações de formação pro-fissional de dupla certificação.

Formação profissionalOs níveis de qualificação são cadavezmais fundamentais no acesso ao mer-cado de trabalho, o que incluinão ape-nasaaprendizagemdebase,mastam-bém a atualização dos conhecimen-tos. Na sua modalidade de dupla cer-tificação –Aprendizageme CursosdeEducação Formação –, a formaçãoprofissional é a resposta mais indica-daparaos jovens menos qualificados.

Paraaqueles que játerminaramosseuspercursosescolaresouacadémi-cos, a Garantia Jovem pode apoiar asua contratação no mercado de tra-balho ou acriação do próprio empre-go. Também pode proporcionar umestágio que lhes permita adquirir ex-

periênciaouobterformação de espe-cialização oude nívelpós-secundário.

Contrato EmpregoOutra medida que integra a Garan-tiaJovemé o apoio financeiro aos em-pregadores que celebrem contratosde trabalho sem termo com jovensdesempregados inscritos no IEFP.Cabe aos empregadores apresentara candidatura e podem ser eles a es-colher o candidato desejado. Casocontrário, é selecionado um joveminscrito com o perfil desejado.

Investe JovemDedicado aos jovens desempregados,inscritos no IEFP, com idade entreos 18 e os 29 anos que tenham umaideia de negócio viável e que preten-dam criar o próprio emprego, esteprograma apoia até 75% do investi-mento total elegível, sob a forma deempréstimo sem juros amortizávelemprazos que variamde acordo comos montantes. O apoio financeiro àcriação do próprio emprego tambémpode passar por um subsídio nãoreembolsável.

Estágio ProfissionalOs jovens entre os 18 e os 30 anos quenunca tenham feito outro estágioapoiado por fundos públicos podembeneficiar de um estágio profissionalremunerado – com duração de 9 me-ses e disponível em todos os setoresde atividade – com vista a melhorara sua transição para o mercado detrabalho, recebendo umabolsade for-mação mensal que varia em funçãodas habilitações. O processo de re-crutamento é idêntico ao ContratoEmprego.

Num mundo em constante transformação, em que a elevação dos níveis de qualificação é fundamental paraacompanhar as exigências do mercado de trabalho, há um programa europeu destinado a ajudar os jovens.

©MARISACARDOSO

Garantia Jovem parao acesso ao mercado

JUVENTUDE

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.ptII

Page 13: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 14: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.ptIV

PUB

EM DEZSEGUNDOS

JOVENS “NEM-NEM”

Incentivopara estágiosinternacionaisEstãoabertasaté4deoutubroas inscriçõesparao InovContact,umprogramadeestágiosprofis-sionaisemcontexto internacio-nal geridopelaAICEPquesedes-tinaaoschamados jovens “nem--nem”atéaos29anos, incluindoaquelesemriscodeexclusãosocial oupertencentesacomuni-dadesmarginalizadas.

APOIO PÚBLICO

Inovação socialpromovida nasorganizaçõesOPO ISE (ProgramaOperacio-nal InclusãoSocial e Emprego)tem7milhões de euros paraapoiar as organizações que de-senvolvem internamente planosde capacitaçãopara a inovaçãoe empreendedorismo sociais.Candidaturas noBalcão doPor-tugal 2020 até 3 de outubro. Tempo para atividades mais criativas

é uma das vantagens apontadas

©ISTO

CKPHOTO

Millennialsnão se sentempreparados paraa Indústria 4.0

Os millennials e aGeração Z estãobastante conscientes do impacto daIndústria4.0 no seu trabalho. Segun-do o Millennial Survey2018, elabora-do pela Deloitte a partir de mais de10 mil questionários em 36 países, es-tas gerações jovens acreditam que fi-carão libertas de atividades mais ro-tineiras, tendo mais tempo para tra-balho criativo. Mas muitos estão des-confortáveis com este avanço: 17%dos inquiridos e 32% dos que estãoem empresas que já usam intensiva-mente estas tecnologias temem queo seu trabalho seja substituído.

ESTUDO

TECNOLOGIA

JOÃ[email protected]

Osavançostecnológicossig-nificam que os empregosestão a mudar todos osdias. Nos próximos 20

anos, a tecnologia 4.0, com destaquepara a inteligência artificial, vai rede-senhar praticamente todas as profis-sões.Atítulodeexemplo,oscirurgiõesvão operar através de máquinas inte-ligentes, a proliferação dos robôs tor-naráprementeanecessidadedeespe-cialistas em interação com humanos,arealidadeaumentadavaiprecisardearquitetos que saibam mapear ima-gens virtuais e as ‘smart homes’ nãoexistirão sem programadores.

«A adaptação e a aprendizagemsão essenciais, pelo que os estudan-tes devem sempre considerar a for-ma como as suas aptidões se podem

Cerca de 40% dos estudantes admitem estar a preparar-se para empregos queainda não existem. Avanço tecnológico vai redesenhar as profissões de hoje.

turas carreiras quando terminassema faculdade: 40% respondeu que seestavaaprepararparaempregos queainda não existem.

Muito do sucesso destas futurasprofissões vai depender dos sistemasconectados, o que lançadesafios àci-bersegurança. Nesse sentido, a Kas-persky lançou a Secur’IT Cup, ondedesafiaos jovens aseremcriativos naformacomo pensamnaproteção con-tra as ameaças do futuro. As inscri-ções terminam no fim deste mês e ovencedor ganha 10 mil dólares.

©PA

ULO

DUARTE

Cirurgiões vão deixar de tocar nos doentes e operar através de máquinas

Antever o desconhecido

adaptar aqualquer carreiraque aca-bemporescolher», afirmaSteve Sullyao Destak. O diretor-adjunto daagên-cia de recrutamento global Robert

HalfTechnologymostra-se surpreen-dido com um estudo recente da Kas-perskyLab, que perguntou aos estu-dantes o que esperavam das suas fu-

MUNDO DIGITAL

27%Segundo os dados do Syntec2016, asmulheres represen-tam 27%dos programadorese ocupammenos de 30%dasvagas emprofissões digitais.

Page 15: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

O mesmo diagnóstico é feito numrelatório daHays, que o Destakcon-sultou. Portugal surge na10ª pior po-sição entre os 37 países analisados noGlobal Skills Index, que mede a difi-culdade das empresas em aceder aprofissionais qualificados. Sendo 10o maior grau de dificuldade, Portu-gal alcança 5,8, acima da média (5,4)e 0,4 pontos mais que em 2017.

O indicador que avalia o desequilí-brio entre as competências dos tra-balhadores e aquelas que são procu-radas pelos empregadores subiu de9 para 9,4 (sendo 10 o máximo), en-quanto apressão salarialnos ditos se-tores qualificados (leia-se os que têmsaídano mercado e não simplesmen-te onde há formação superior) estános 9,9 (o segundo valor mais alto en-tre todos os países analisados), sinalde que é mais díficil reter talento.

©HAZIR

REK

A/R

EUTER

S

Contratações estãoainda mais difíceisEmpresas dizem que os perfis não são adequados àsnecessidades. País sofre de talento não correspondido.

Motoristas e engenheiros sãodas profissões mais procuradas

JOÃ[email protected]

Háumcrescente desafio emcontratar perfis adequa-dos às atuais necessidadesdo mercado de trabalho.

De acordo com o Talent ShortageSurvey, recentemente lançado pelaManpowerGroup, 46% das empresasnacionais revelam dificuldades aci-ma da média para recrutar o talentocerto, o maior aumento desde 2016.E 35% dos patrões admitem que oscandidatos não possuem as compe-tências necessárias, quando o proces-so de digitalização e automação obri-ga colaboradores e empresas a umarequalificação constante.

COMPETÊNCIAS

ANovabase estáaapoiaro Institu-to Superior Técnico na definição ecriação dosconteúdosprogramáticosde um curso de Machine Learning(campo da ciência da computação),destinado a públicos diversificados ecomproximidade às necessidades demercado.O cursodeveráiniciar-se no1ºtrimestrede2019eincluiráumafor-te componente prática, com foco emsituações reais de negócio emsetorescomo energia, mobilidade, serviços fi-nanceiros ou telecomunicações.

Nova formaçãoem MachineLearning em 2019

PARCERIA

Curso vai arrancar entre janeiro emarço no Instituto Superior Técnico

©MAFA

LDASA

NTO

S

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO28.09.2018 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt V

Page 16: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

vosprofissionais, qualificadosde acor-do com as necessidades, requisitos eperfis mais procurados pelas empre-sas», explicaadiretoradaGALILEU.Para o efeito, acrescenta Cláudia Vi-cente, «dispõe de uma forte compo-nente prática, através de laborató-rios, auto-estudo acompanhado, se-minários, visitas de estudo, provas deconceito e desenvolvimento de pro-jetos práticos».

Certificações internacionaisApensar nadiferenciação e prestígiodosformandos, estescursosatribuemcertificações internacionalmente re-conhecidas. Estas conferem, emqual-quer ponto do mundo, o «reconheci-mento das competências ganhas e/oudesenvolvidas» durante o curso, peloque «acabam por ser muito valoriza-das» pelos responsáveis pelo recru-tamento nestas áreas.

Os formandos com aproveitamen-to têm ainda a possibilidade de esta-giar na respetiva área de formação,o que permite que tenham uma pri-meiraoportunidade de contacto como mercado de trabalho e que comple-mentem o seu currículo com expe-riência profissional.

©DR

Formação profissionalé mais-valia comprovadaOs cursos de média e longa duração permitem iniciar um percurso profissional,do mesmo modo que fomentam a progressão ou a especialização numa carreira.

Cláudia Vicente, diretora da GALILEU, destaca adaptabilidade ao mercado

REDAÇÃ[email protected]

Aformação profissional naáreadas tecnologias de in-formação (TI) constituiatualmente não só umafor-

te alternativa, mas também um com-plemento ao Ensino Superior. Compercursos de médiae longaduração,estas soluções de formação são dese-nhadas com vista a permitir aos for-mandos iniciar, progredirouespecia-lizar-se num determinado percursoprofissional.

«Altamente especializada nas vá-rias vertentes tecnológicas, a forma-ção profissionalemTI assume umpa-pel importante napreparação de no-

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

©DR

Programa de integração dejovens licenciados e mestres

Cursos de especialização tecnológicatêm uma forte componente prática

Ciente dadificuldade de muitos jo-vens licenciados e mestres em inte-grar o mercado de trabalho, aATECdesenvolveu o Programade Integra-ção Empresarial de Jovens Licencia-dos e Mestres. Este visa promover aintegração profissional de desempre-gados com habilitação superior emorganizações empresariais, atravésda valorização da experiência práti-ca em posto de trabalho.

O programatemaduração totalde1783horasedestina-sealicenciadosemestres de qualquer área de forma-ção,comidadeentreos22eos30anosesemexperiênciaprofissionalrelevan-te. O curso divide-se em 90% de For-mação Prática em Contexto de Tra-balhonaempresaacolhedoradeestá-gio e 10% de Formação SocioculturalnasinstalaçõesdaATECemPerafita.

As últimas edições registaram100% de empregabilidade dos parti-cipantes à saída do curso.

Quatro áreas de formaçãoAapostadaATEC tambémrecainoscursos de especialização tecnológica(CET) para jovens com o 12º ano ounível 4 de qualificação, que preten-dem fazer uma especialização antesde entrar no mercado de trabalho ou

MERCADO EMPRESARIAL

ingressarnumcurso superior– aaca-demia tem protocolos com diversasinstituições de ensino superior –, eainda jovens licenciados que procu-ram requalificação profissional.

Os CET são cursos com forte com-ponente prática, que visam especia-lizar os participantes numadetermi-nada área: Informática, Automaçãoe Robótica, Tecnologia Mecatrónicae Mecatrónica Automóvel.

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.ptVI

Page 17: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 18: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.ptVIII

PUB

EM DEZSEGUNDOS

ESTUDO

Preferênciapor chefiasinspiradorasMaisdoquea idade, osportu-guesesvalorizamacapacidadeinspiracional dassuaschefiasdiretas. Estaéumadasconclu-sõesdoestudoRandstadWorkmonitor, quesalientaaopi-niãopositivaeosganhosde ino-vaçãoecriatividademanifesta-dospelos trabalhadoresnotraba-lhoemequipasmultigeracionais.

CURSO PRÁTICO

Departamentoda Felicidadeé uma utopia?OLet’sTalkGrouporganizanospróximosdias8e9deoutubro,emLisboa, ocursopráticoFelici-dadenoTrabalho–PossibilidadeouUtopia?.Omoteserá«jápen-soucomoseriasenasuaempresaexistisseumdepartamentodaFelicidade?»eo impactoqueterianagestãodaorganização.Startup portuguesa vai participar

em programa de aceleração europeu

©DR

Feedback nolocal de trabalhoaproveitadoem tempo real

A Tap My Back vai ser a primeirastartup portuguesa a participar deum dos maiores programas de acele-ração da Europa, o weXelerate, quecomeça agora em outubro, em Vie-na, sendo uma das 40 propostas se-lecionadas entre mais de mil candi-daturas. Trata-se de uma aplicaçãoque estimulao feedbacke o reconhe-cimento no ambiente de trabalho,aproveitando acríticaconstrutivaemtempo real. O objetivo é promoveruma maior retenção de talentos e fa-cilitar a construção de uma culturaorganizacional mais coesa.

APLICAÇÃO

tituído pelo vídeo, muito porculpadasnovas tecnologias. É paraajudar nes-se processo que foi ontem lançado oCVTube, umaplataformaonline paraos jovens europeus criarem currícu-los em vídeo e melhorarem as suasoportunidades de emprego.

Em www.cvtuber.eu/pt-pt, é dadaaojovem/estudanteapossibilidadedecriarvídeos de apresentação, ligadosao seu curriculum vitae (CV) online,umavezque aplataformaserve comorepositório ao serviço dos emprega-dores de todaaEuropa. Em cinco lín-guas (o português é uma delas), oscandidatos podemgeriros conteúdosde forma autónoma, tendo tutoriais,exemplos apelativos de CV em for-mato vídeo, dicas audiovisuais e vá-rios conselhos, como darinformaçõesfidedignas, usar vocabulário adequa-do, estar confiante e valorizar a suasingularidade.

«Isso permite-lhes desenvolverno-vascompetências,comoediçãoaudio-visual, técnicas de pesquisa laboral epreparação para entrevistas profis-sionais», refere ao Destak a Univer-sidade do Minho, envolvida no proje-to através da sua spin-offEdit Value,em conjunto com cinco parceiros.

©DR

Plataforma ajuda a fazercurrículos em vídeoApelidado de “YouTube dos currículos”, o CVTube visa potenciar formas originaise criativas dos candidatos se apresentarem aos eventuais empregadores.

Equipa da Escola de Economia e Gestão da UMinho ficou encarregue do design

JOÃ[email protected]

Nummercadocadavezmaiscompetitivo, tão funda-mental como ter as quali-ficaçõesparasingrarépre-

ciso os trabalhadores saberem pro-mover essas mesmas competências,distinguindo-se da concorrência. Equando os recrutadores são inunda-dos diariamente por currículos queparecem todos iguais (no que ao as-peto diz respeito, entenda-se), a ori-ginalidade tende a ganhar pontos.

Acartade apresentação sempre seassumiu como o meio preferencialpara marcar essa diferença, mas oformato escrito temvindo aser subs-

APRESENTAÇÃO

Page 19: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 20: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

O CONSUMIDOR NOCENTRO DAS REDES DE VALOR

AIndústria4.0eopapeldoconsu-midornocentrodasredesdevalorcolaborativasedadigitalizaçãodaeconomia será o grande tema do4ºcongressonacionaldaGS1Por-tugal, que se realiza a 17 de outu-bro,emLisboa.LuísMarquesMen-des,membrodoConselhodeEsta-do e comentador político, e JoãoVasconcelos, do think tank CON-SELHO,vãoestarpresentes.

© PEDRO CATARINO

CISCO E GOOGLE PREPARAMINTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES

Estáemcursoa1ªfasedeintegra-çãoentreasaplicaçõeseserviçosCiscoCollaborationeGoogleCloud,queirámelhorarotrabalhodemi-lhõesdeutilizadores.Utilizar a in-teligênciaartificial(IA)paraqueosfuncionários do atendimento aocliente possamresponder às per-guntasdeformamaisrápidaepre-cisa é umdos caminhos que estáaser seguido.

© DR

ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOCLIENTE NA PRIMEIRA LINHA

Pelaprimeiravez,aexperiênciadoutilizador final foi eleitapelospro-fissionais de TI como a principalprioridadenoquadrodassuasati-vidades ligadasàgarantiadaqua-lidade, revela oWorld Quality Re-port.Asferramentasdeanálise–autilizaçãonaautomatizaçãointeli-gente – e o ‘testing’ serão apróxi-magrandevagadisruptivanaárea.

© ISTOCKPHOTO

JOÃ[email protected]

Projeto ‘oferece’gestores de topo

Numa altura em que o mer-cado de trabalho exige so-luções diferenciadas, 14personalidades da vida

económica decidiram criar um pro-jeto inovador que pretende alocar,por períodos de tempo definidos oupara projetos específicos, profissio-naiscomexperiênciacomprovadaemfunções de gestão. António Pires deLima, Carlos Vasconcellos Cruz, Es-tela Barbot ou Fátima Barros são al-guns dos acionistas da ExperiencedManagement, que acabade ser apre-sentada ao mercado.

Estaplataformade Interim Mana-gement surge em Portugal «com oobjetivo de dar resposta a um duplodesafio premente na nossa socieda-de: dotar as empresas com recursosque permitamfazer face anecessida-des específicas na área da gestão epotenciar a sabedoria de gestorescom comprovado percurso profissio-nal», referem, emcomunicado, os res-ponsáveis pela iniciativa, que se clas-sifica como de «cidadania responsá-

Catorze personalidades da vida económica lançam projecto inovador, na área deTop Management, que ambiciona ajustar o paradigma do mercado de trabalho.

vel», colocando «gestão de alto valore experiênciacomprovada» ao servi-ço das empresas.

Oque é InterimManagement?É uma forma de dar resposta aos de-safios das empresas e organizações.

Assentenumabasededadosatualiza-dadeprofissionaisdisponíveis,permi-tesoluçõesrápidasetestadas.Consis-te naintegração comfunçõesexecuti-vas de gestores seniores, com expe-riênciarelevanteecomumperfiladap-tado, durante um período bem defini-

do e limitado de tempo. Estes profis-sionaistambémpoderãosercontrata-dos para uma tarefa específica, refor-çando as equipas de gestão, liderandoprojetosdemudança,conduzindopro-jetosestratégicosousubstituindotem-porariamente quadros ausentes.

Base de dados, queserá constantementeatualizada, é compostapor profissinais commais de 50 anos Empresa com vários rostos conhecidos foi apresentada no início da semana

©DR

Sob o lema «Portugal empreende-dor,umencontrocomaEuropa»,aRe-presentaçãodaComissãoEuropeiaemPortugalorganizaaBolsadoEmpreen-dedorismo2018a15deoutubro,noPa-laceteTivoliemLisboa.Oevento(gra-

tuito e cominscrições emaberto) visapromover um diálogo direto e produ-tivo entre o ecossistema empreende-doremPortugaleasinstituições,agên-ciaseredeseuropeiasqueapoiamefi-nanciam projetos de negócio.

Bolsa do Empreendedorismofacilita acesso a financiamento

Evento terá lugar no Palacete Tivoli

© SÉRGIO LEMOS

INTERIMMANAGEMENT

COMISSÃO EUROPEIA

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.ptX

Page 21: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 22: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

para algo que lhe dê prazer: ir ao ci-nema com um amigo, fazer despor-to, jantar fora ou, simplesmente, irpassear no meio da Natureza. Nun-camenospreze o sabordavitória! Va-lorize o seu esforço e materialize-ocom aquilo que o reenergiza e o dei-xa pronto para o próximo passo.

JOÃ[email protected]

Poucas coisas serão maisstressantes do que o apro-ximar do fim de um prazo enão ter o trabalho feito. A

ansiedade resultante de estar asso-berbado tende a aumentar quando aisso se juntaalgumsentimento de cul-paporse terdesperdiçado tempo queagorafaz falta. Aprocrastinação nãoé umfenómeno raro, tambémnavidaprofissional, mas há várias estraté-gias que podemserseguidas paranãocair na tentação. João Paulo Petiz,HRConsultant daYour People, com-partilha algumas com o Destak.

1Conheça a tarefa. Invista tem-po a perceber o que vai fazer an-

tes de começar. Porexemplo: que tipode bolo quer fazer? Quais os ingre-dientes que vai usar? Que materiaissão necessários? Tem competênciapara realizar esta tarefa? Precisa deaprender algo novo? Sabendo o queo espera, vai planear melhor a tarefae gerirbemos timings paraasuaexe-cução, alcançando melhores resulta-dos do que ‘entrar a matar’ e depoisandar ‘perdido’.

2Plano de ação. Conhecidos ospormenoresdatarefa, pode avan-

çar com o planeamento de como vairealizar amesma. Parafazer umbolonão basta adicionar os ingredientese colocá-los no forno. É importante enecessário saber quais as etapas arealizar desde o início (o primeiro in-grediente) até ao fim(cortaraprimei-ra fatia). As vantagens de não saltarestafase são várias: projetaracrono-logia de toda a tarefa; ter noção dostimings necessários para cada fase;antecipar e prevenir potenciais obs-táculos (materiais, temporais ou téc-nicos); e monitorizartodo o processo.

©ISTO

CKPHOTO

Não deixe para amanhão que podia estar feitoQuem nunca foi adiando a concretização de uma tarefa até ao último segundoque atire a primeira pedra. Conheça algumas dicas para evitar esta tendência.

PROCRASTINAÇÃO

3Microtarefas. Uma das razõesmais frequentes para adiar con-

secutivamente umatarefaé adimen-são da‘empreitada’. Quem nuncaes-teve algumas dezenas de horas a re-ver a literatura para a sua disserta-ção e, na hora de resumir aquilo queesteve a fazer, teve a sensação quenão fez nada ou quase nada? Estespensamentos podem ser evitadoscom a subdivisão, passando a ter ta-refas mais pequenas para a concre-

tização de um grande objetivo, ondeo sentimento de recompensa serámais fácil de atingir.

4Recompensas.Mal tenhao pla-no de ação subdividido avance

para a realização do objetivo. Umaestratégia que poderá igualmenteadotar é ainserção dos chamados re-forços para si mesmo: sempre queterminaumafase ou um conjunto depequenas tarefas, reserve espaço

As tarefas e o diaa dia não têm de serum contrarrelógio:tente aproveitar cadamomento a seu tempo

É melhor um feedbackpouco positivo do quea ambiguidade dopotencial sucesso quenunca chegou a obter

5Antecipar o prazo. Programe--se aconcluir o seu propósito an-

tes do deadline oficial. Seja atravésde projeções, com a colocação depost-its colocados ao lado damesadetrabalho, seja através de alarmes,agendas ou lembretes. Se hoje é se-gunda-feira e tem até ao final da se-mana para realizar a tarefa, projetee escreva na sua agenda que vai con-cluir a tarefa na quarta-feira, porexemplo. Isto dar-lhe-á tempo paraantecipar imprevistos, evitar aansie-dade e saber que pode contar consi-go em momentos de maior delicade-za ou stress. Tudo porque reservouuma“bolsade ar” paraas tarefas quese revelam mais complexas ou moro-sas. Destaforma, tambémpoderáterfeedback, o que abre espaço parame-lhorar aquilo que fez.

6Empenhoemocional.Uma dasrazões paraaprocrastinação po-

derá estar relacionada com o ladoemocional da tarefa. Poderão existircrenças como «não sou capaz» ou«por muito que me esforce nuncase-reicapaz de realizar estatarefaou fa-zê-la bem feita». Este tipo de sinaispoderão ser presságios de estar aco-locar entraves a si mesmo – dito deoutraforma, estáautilizardesculpas.Mas tenha presente que poderá es-taraenganar-se caso não tenhacons-ciênciadeste perfil de comportamen-to. Abrace atarefa, aceite e alegre-secomos obstáculos que poderáterqueultrapassar e estará ao abrigo da vo-lição: o processo cognitivo no qual osujeito decide realizar uma ação, au-mentando aprobabilidade de estaserrealizada no timing predefinido.

FORMAÇÃO&QUALIFICAÇÃO 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.ptXII

Page 23: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 24: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 25: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

FAMA&TV 09

que prevê um valor até 50 milhões deeurosparaincentivaraproduçãodeci-nemainternacionalemPortugal,atra-vés do Turismo de Portugal, organis-moquevaigeriresteapoiocomoICA.

©ISTO

CKPHOTO

Hollywood devisita a PortugalProdutoras de cinema dos EUA estão em Portugal paravisitar várias regiões e reunir com agentes do setor.

Sintra é uma das regiões na agendada iniciativa internacional do ICA

REDAÇÃ[email protected]

Representantes de produto-ras de cinema dos EstadosUnidos estão esta semanaemPortugalparavisitarvá-

riasregiõese terencontroscomagen-tes portugueses do setor, revelou on-tem à Lusa o ICA- Instituto do Cine-ma e Audiovisual. Segundo fonte doICA, nesta viagem participam seterepresentantes de estúdios e produ-toras de Hollywood, estando previs-tas visitas a Lisboa, Sintra, à regiãocentro – Óbidos, Tomar e Coimbra–,Porto e região do Douro.

Operação de charmeTrata-sedeumvisitadereconhecimen-todopaísparapossíveisacordosdero-dagemdeproduçõescinematográficasemPortugal,numainiciativaaconvitedoTurismodePortugaledoICA,equesurgenoseguimentodacriaçãodoFun-dodeApoioaoTurismoeaoCinema–

AUDIOVISUAL

‘REVELAÇÃO’Renato conta aLucas que Beatriznunca esteve grá-vida. Amilíciavasculha o jornalde Elias à procurade armas emunições. Renan en-contra Ermirio na casa de Raquele André. Pai e filho desentendem--se. Renan pede ajuda ao irmão,André. Lucas revela a Bia quea sua farsa e termina a relação.Ermirio e Belinha sentem umaforte afinidade. CMTV, 04H

NOVELAS‘CRISTAL’Alex procuraincessantementeInocência paralhe pedir descul-pas pelo sucedidoe os dois acabampor fazer as pazes. Vitória decidecontar ao padre Ângelo quefoi alvo de graves ameaçaspor parte de Luísa. Durante asua conversa, Vitória lembra-sedo crucifixo que os pode levara encontrar finalmente a suafilha desaparecida. CMTV, 14H45

CINEMA NO SOFÁDIA 30, HOLLYWOOD, 22H00GUARDIÕES DAGALÁXIAFilmerecheadocommuitaação,aventura, comédiae ficçãocientífi-caquemarcaaentradadeChrisPratt, ZoeSaldana,DaveBautista,VinDiesel eBradleyCoopernouniversocinematográficoMarvel.

©DR

Page 26: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 27: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

pre partilhámos pontos de vista… é oque vamos continuar a fazer», escre-veu, recebendo, de seguida, vários co-mentários de seguidores a dar-lhe osparabéns pelo novo trabalho.

©MICAEL

ANET

O

Manuela de voltaao pequeno ecrãÉ oficial: veterana jornalista Manuela Moura Guedesé a nova comentadora da SIC no seu “Jornal da Noite”.

Oito anos depois da sua saída da TVI,Moura Guedes volta pelamão da SIC

REDAÇÃ[email protected]

Oito anos depois de ter sidoafastada da TVI de formapolémica, Manuela MouraGuedesestádevoltaaope-

quenoecrã:aexperientejornalistapor-tuguesavaisubstituirMiguelSousaTa-vares–de saídaparaaTVI –como co-mentadora do Jornal da Noite da SICe a sua estreia neste espaço de análisesemanalestámarcadaparaopróximodia 8 de outubro. Todas as segundas-feiras, a mulher de José Eduardo Mo-nizestaràconversacomRodrigoGue-desdeCarvalhoouClaradeSousaparacomentar temas daatualidade.

Reação nas redes sociaisNas redes sociais, Moura Guedes jácomentou a sua contratação para ocanalde Carnaxide. «Muito obrigadaatodos os que me acompanharamaolongo destes anos. Foram muito im-portantes e vão continuaraser. Sem-

TELEVISÃO

EM DEZSEGUNDOS

INTERNET

Diana Monteironão se fica...DianaMonteiro fartou-sede«mensagens impróprias»deumseuseguidorno Instagramedecidiu agir. Emnotadeixadanaredesocial, a cantoraeatriz assu-miuquequer«exporeenxova-lhar»essapessoa, «porque temetestecomamulhererrada».

CELEBRIDADES

Filipe Oliveiratem novo amorOatorportuguêsdanoveladaSICVidasOpostas,ex-namoradodaatrizSaraPrata,encontrouumanovapaixão:aeleitaéatambématrizFilipaNascimento,comquemFilipeOliveiracontracenananoveladaestaçãodeCarnaxide.

Ouro Verde, da produtora PluralEntertainment Portugal, e emitidapela TVI em 2017, está entre os no-meados aos prémios de televisãoEmmyInternacional, ontemanuncia-dos, cujos vencedores serão conheci-dos em novembro. Telkenovela por-tuguesa, da autoria de Maria JoãoCostaeprotagonizadaporDiogoMor-gado e Joanade Verona, disputaaca-tegoriaTelenovelacomCesurve Gu-zel; Istanbullu Gelin, ambas turcas; ePaquita La Del Barrio, do México.

“Ouro Verde”nomeado aosprémios Emmy

FICÇÃO

Novela da TVI foi emitida em 2017

©DR

PUB

FAMA&TV 11

Page 28: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

Especialista de todos os trabalhos ocultos. Resultados rápidos e garantidos. Dotado de Dom Hereditário. Ele resolve mesmo os casos mais desesperados: amor, negócios, ���������� �������������� ������� �������� ������ �� �������������������������������� ��� �������� ������������������������������ ������������������������resolver todo o tipo de problemas e vícios, sorte, futuro, heranças, casas assombradas, ���� ���� ��� ����������������������!�����! �������"������� �� ���� �����������������# �������������������� ���������������$%&'(""&%�'&')*)������ ��� +������� ��������� �����-�����������������+�����'����������������!������

Rua Carvalho Araújo, n.º 16 - 2.º Andar LISBOA (Metro Alameda)

TODOS OS DIAS DAS 9H – 21H

PROFESSOR FOFANAASTRÓLOGO - GRANDE MÉDIUM VIDENTE

ÊXITOS EM 48 HORAS - 968 365 150 - 920 090 464

MÁXIMA COMPETÊNCIA E SIGILO ABSOLUTO

ASTRÓLOGO MESTRE DABO VIDENTEESPECIALISTA EM CIÊNCIAS OCULTAS. ACABE DE VEZ COM

O SEU SOFRIMENTO NÃO DESANIME! NÃO DESISTA!O SEU CASO TEM SOLUÇÃO UM GRANDE VIDENTE ESPIRITUALISTA E CONSELHEIRO, CONHECIDO POR GRANDES PERSONALIDADES NO MUNDO INTEIRO PELOS BONS RESULTADOS OBTIDOS NOS PROBLEMAS MAIS COMPLICADOS NOS ÚLTIMOS ANOS. MESTRE DABO É UM DOS MAIS APRECIADOS EM ÁFRICA E NA EUROPA COM PODERES EFICAZES. AJUDA A RESOLVER DE IMEDIATO E DEFINITIVAMENTE QUALQUER PROBLEMA DIFÍCIL OU GRAVES COM EFICÁCIA: AMOR, O SEU CASAMENTO ESTÁ EM CRISE? QUER RECUPERAR O SEU MARIDO/MULHER, NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE, AMARRA A VOCÊ QUEM DESEJAR: MARIDO/MULHER NAMORADO/NAMORADA OU AMANTE E ACABAM-SE OS PROBLEMAS, AFASTAMENTO TOTAL DE PESSOAS INDESEJADAS. AJUDA A RESOLVER PROBLEMAS FAMILIARES, NEGÓCIOS, HERANÇAS, FUTURO, VÍCIOS, CASAS ASSOMBRADAS, DESTRÓI BRUXARIAS E MAL DE INVEJA, MAGIA NEGRA, ETC.RESULTADO POSITIVO EM 48 HORAS – TRABALHO GARANTIDO NA PRESENÇA OU À DISTÂNCIA COM TOTAL EFICÁCIA E HONESTIDADE – CONSULTA PESSOALMENTE POR MARCAÇÃO OU POR TELEFONE. PAGAMENTO APÓS RESULTADO.

GRANDE LISBOA (CAIS DO SODRÉ) 96 349 77 07 – 91 718 80 27 – 21 241 55 43

�ATENÇÃO CASOS DE AMOR EM POUCOS

DIAS

Tel.: 96 315 12 99 | 91 397 64 72

COMPRORECHEIOS DE CASA:�/�����0�1����2���$�������0�"� ��������3���� �0�1�+�0�1����

0�$��������4�� ����0�$ ��������5�����)��! ��0�1����������0�(�������0�/��2���� 0�%������0��������0�/����������/����

E TAMBÉM… LIVROS:�4��1������"����0�1� �������/��� ���0�) ���0�6���� ���0�$���� ��0�$�����0�(� ���)�� ����0�(��������)����0�5� ��0�$ ��(��� ��0�(������������%����������

BANDA DESENHADA:�)��� ���0�/��789/�7��0��������0�6� ����;� ����0�1������)�� ����0�6����) �����

OUTROS: 14<��0�'������=��9%�8�0�4�����5�����0�= ��������0�;������ ������1� ��0�)��2���0�1����2������;��������$ ���

ENTRE OUTRAS

| 1 397 64 72

E0�) �� �1����2������;

EMPREGOOlive & Cross Services Instalação de Equipamentos Industriais

- SOLDADORES, ELECTRICISTAS, METALOMECÂNICOS, SERRALHEIROS

E PEDREIROS DE REFRACTÁRIO. REMUNERAÇÃO ACIMA DA MÉDIA E PAGAMENTO

DAS DESPESAS NO ESTRANGEIRO.

EMPRESA RECRUTA PARA A INDÚSTRIA PORTUGAL E ESTRANGEIRO:

Contactos: 917 985 373Enviar currículo para: [email protected]

ORAÇÃO AO DIVINOESPÍRITO SANTO

Divino Espiríto Santo! Vós que me esclareceis de tudo, que iluminais todos os meus caminhos para que eu atin-ja a felicidade. Vós que me concedeis o sublime dom de perdoar e esquecer as ofensas e até o mal que me tenham feito. Vós que estais comigo em todos os instan-tes eu quero humildemente agradecer, por tudo que sou, � �������������������� �� �������-��������������esperança de um dia poder juntar-me a Vós e a todos os ������ �������$� ������@�� ������$�-�&� �!��� ����� ���� ��-�� A)� ������ ���� +� ��-� � ����� ����� �� B���������!�����������-� �������������-� ���� � B������� �� +������������! ����� �������������que seja). Publicar assim que receber a graça.

(publicado por ter recebido uma graça)�������������

www.destak.pt

Para anunciar ligue...

210 494 204 LISBOA | 225 322 309 PORTO

CLASSIFICADOS

Page 29: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

No âmbito das comemorações daNoiteEuropeiadosInvestigadores,quese celebra hoje, o Museu Nacional deHistória Natural e da Ciência da Uni-versidadedeLisboa,nocentrodacapi-tal, e o Jardim do Príncipe Real, rece-

bem116atividades,propostaspormaisde70instituiçõescientíficas,permitin-do ao público ainteração com mais de500 investigadores. Temadainciativaseráa“CiêncianaCidade”eatividadesdesenrolam-se das 18hà24h.

“Ciência na Cidade” durante a NoiteEuropeia dos Investigadores 2018

Jardim do Príncipe Real entra na festa

©MARILINE ALVES

INICIATIVA

REDAÇÃ[email protected]

Alfama recebe o Fadode braços abertos

Ofestival, que sucede ao Cai-xa Alfama, realiza-se en-tre hoje e amanhã – dias28 e 29 de setembro – e

este ano conta, entre as novidades,com um palco no recém-inauguradoterminal de cruzeiros de Santa Apo-lónia, e com a adesão de dez restau-rantes que apresentarão uma emen-ta especial para o evento.

O festival, adecorrerexclusivamen-te no emblemático bairro lisboetadeAlfama, desenha-se, geograficamen-te, entre aIgrejade Santo Estêvão, aleste, o Centro Cultural Dr. Maga-lhães de Lima, a norte, a Igreja de S.Miguel, aoeste, e o novo terminalma-rítimo, a sul.

Programa recheadoNa programação deste ano do festi-val 100% dedicado ao Fado organiza-do pelaMúsicano Coração – todas asinformações disponíveis no site ofi-cial www.santacasaalfama.com –, es-tão agendados 40 concertos que te-

Festival Santa Casa Alfama 2018 começa hoje e segue até amanhã no bairrolisboeta que lhe dá nome. Programa apresenta 12 palcos e mais de 40 concertos.

rão lugar em 12 palcos diferentes. Nocartaz estão programados espetácu-los de nomes grandes do Fado, in-cluindo, entre outros, Maria da Fé,Raquel Tavares, Marco Rodrigues,António Pinto Basto, Dulce Pontes,Pedro Jóia, Peu Madureira, PauloBragança ou Filipa Cardoso.

Da programação, destaque aindaparaohabitualdesfiledamarchadeAl-fama, hoje, pelas 19h30. Haveráainda,pelo segundo ano consecutivo, aparti-cipaçãodamarchadaSantaCasa,cons-tituídaporidososdainstituição,às18h45de sábado – ambas as marchas parti-rão do C.C. Dr. Magalhães Lima.

Sara Correia é uma das artistas; preços variam entre 25€ (1 dia) e 35€ (2 dias)

©DR

FESTIVAL

DANÇA

Nova criação deRoriz em outubroAnovacoreografiadeOlgaRoriz,Ameiodanoite,querevisitaouni-versodeIngmarBergmanecelebraavidaeobradocineastasueco,vaiserapresentadaa19,20e27deoutu-bro,noTeatroCamões,emLisboa.

ARQUITETURA

Brasil é destaqueem MatosinhosACasadasCanoas(1951),deOscarNiemeyer,eaCasaBola(1974),deEduardoLongo, fazempartedamos-tra InfinitoVão-90AnosdeArquite-turaBrasileira,a inaugurarhojenaCasadaArquitetura,emMatosinhos

CINEMA

Fogos florestaismarcam festivalSetefilmessobreotemados incên-diosflorestaisemPortugalserãoapre-sentadosnoFestival InternacionaldeCinemaAmbientaldaSerradaEstrela,quevaidecorreremSeia,entre13e20deoutubro, foiontemanunciado.

EM DEZ SEGUNDOS

Patrulha Pata Ao Vivo29 de setembro |Altice Arena (Lisboa)Ryder, Chase,Marshall, Rocky,Rubble, Zuma, Skye… já sabeosnomes todosdecor, certo?So-lidariedadeéapalavra deordemesábadoestes amigos invademLisboa evai sera loucura... querpara crianças, querpara pais!

Wanderlust 180 Portugal30 de setembro | Museuda Electricidade (Lisboa)Nesteevento,das7h30às18h, hálugareatividadespara todos:yoga,meditação,músicaecozinha.Osmaisnovostêmumespaçodedi-cadosóparaeles,quevai serrevo-lucionário.Umamanhãemfamíliacheiadecoisasboas,emqueos“abobrinhas”sedivertemeosadultosrelaxamoespíritoeaalma.

Jornadas Europeiasdo PatrimónioDe hoje a 30 de setembro |Por todo o paísCaneta,blocoecalçadoconfortá-vel: oessencialparacelebrarasJornadasEuropeiasdoPatrimónio,emquepodevisitaropatrimóniodonossoPaís.Há imensasativida-dese locaisparaconhecer.

AquaportoDe hoje a 30 de setembro |Parque da Cidade do PortoDeste evento, não pode perdernemuma gota. Para osmiúdosque adorambrincar com água,este é omomento ideal paraeles! Ainda por cima comestecalor. Todas as experiênciasenvolvem água e ciência!

Contos Roídos30 de setembro |CreSer (Porto)UmaRita contadora, 11 ratinhosmal-contados,mil contos roídose uma sessão de contos para fa-mílias que promete uma enormebarrigada de riso emuita vonta-de de brincar. Ummomento emfamíliamuito único e especial!

Oquefazercomosmiúdosestefimdesemana

www.pumpkin.pt

PUMPKIN.A VIDA EM FAMÍLIA

ARTE&LAZER28.09.2018 SEXTA-FEIRAwww.destak.pt 13

Page 30: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

LISBOAHOJE21ºMÍNIMA

32ºMÁXIMA

AMANHÃ18º MÍNIMA

30ºMÁXIMA

TEMPO

PORTOHOJE15ºMÍNIMA

24ºMÁXIMA

AMANHÃ14ºMÍNIMA

25ºMÁXIMA

Preencha a grelha demodoa que cada linha, cada colunae cada quadradode3x3contenha todos os númerosde 1a 9

SOLUÇÃO

Horizontais: 1. Capital do Afeganistão. Des-loca-se para fora. 2. Campo. Extenso terrenoinculto da América. 3. Abóbada celeste. Côn-juge do sexo masculino. 4. Encaracolar.Medida itinerária chinesa. 5. Transmitir pordelegação. Além disso. 6. Aquelas. Graceja.O espaço aéreo. A minha pessoa. 7. Doçura(fig.). Empolas. 8. Caminhar. Resistência queum corpo desenvolve quando sobre ele semove outro corpo. 9. Conciliação. Aquilo queprejudica ou se opõe ao bem. 10. Abrandara dureza. Movimento periódico do nível daságuas do mar. 11. Grande massa de águasalgada que cobre cerca de três quartas par-tes da superfície do Globo. Introduzir.Verticais: 1. Sistema de pavimentação deestradas e ruas com pedra britada e saibro

que se recalca com um cilindro. Indica lugar, tempo, modo, causa, fim e outras relações (prep.).2. Origem, geração, formação. Mulher que cria criança alheia. 3. Desumano. Bebida doce e aro-mática que tem por base a aguardente ou o álcool. 4. Contr. da prep. a com o art. def. o. Recitar.Relação. 5. Arte mágica. Órgão excretor que tem a função de formação da urina. 6. Servira-sede. Superiora de um convento. 7. Pátria. Ato de roubar uma pessoa por violência ou sedução.8. Mesquinho. Grande porção. A mim. 9. Que goza de saúde. Desgastar ou polir. 10. Espaço de12 meses. Prosseguir após interrupção. 11. Caminhava para lá. Sepulcro sumptuoso.

SOLUÇÃOHorizontais:1.Cabul,Sai.2.Agro,Savana.3.Céu,Marido.4.Anelar,Li.5.Delegar,Ora.6.As,Ri,Ar,Eu.7.Mel,Ampolas.8.Ir,Atrito.9.Acordo,Mal.10.Emolir,Maré.11.Mar,Meter.Verticais:1.Macadame,Em.2.Génese,Ama,3.Cruel,Licor.4.Ao,Ler,Rol.5.Magia,Rim.6.Usara,Madre.7.Lar,Rapto.8.Vil,Ror,Me.9.Sadio,Limar.10.Ano,Reatar.11.Ia,Mausoléu.

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

PARTICIPE!

Iria nas cicloviasOsmoradoresdaPóvoadeSantaIria obrigaramacâmaraa repensaraconstruçãodecicloviasemespaçosquedevia serparaestacionamento.O ímpetodas “cicloviazinhas”paradefenderoambienteepromoverobemestareatéconstituira alterna-tivaaoautomóvel, édiscutível.

Nãoquerdizerqueandardebici-cleta nas cidadesnãoseja bom,maspretenderconvertermilhõesdepessoas aousodabicicletaéutópico.Ofereceraos cidadãoscorredorespara abicicleta nãoéumaprioridade. Émais importanteeurgenteoptimizaros transportespúblicos. Aactual oferta é tãomáque, seos automobilistas eos ciclis-tas passassemausarestes, entãoinstalava-seocaos. Senão ficamosapeadosnasparagens, comsortesomos transportados comogado.

Imagine-se juntarem-sea estesansiosospassageirosos cidadãosqueactualmenteusamcarro.

Continuemassimatéviremdiasmel-hores.Construiracasaacomeçarpelotelhadonãomepareceseramelhor ideia, inseridanopolitica-mentecorretodos incapazesadmin-istradoresdeempresaspúblicas.

“Bicicletazinha” comcerteza,masprimeiro acabarcomomassacredas pessoas nos transportes. Issotambémédefendero ambientee a SaúdePública.

Os habitantes da Póvoa deSantaIria têm razão: no Inverno, sobchuva, quem iria nas cicloviastrabalhar?Mas já iria nos trans-portes ou carro particular... certo?

ARISTÍDES TEIXEIRA

Almada

CARTAS DO LEITOR

SUDOKU ****

CRUZADASOS PASSATEMPOS DESTA PÁGINA SÃO DA RESPONSABILIDADE DA AGÊNCIA FERIAQUE

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social:€22.523.420,40;PrincipalAcionista:Cofina,SGPS,S.A. (100%);CONSELHODEADMINISTRAÇÃO:PauloFernandes(Presidente), JoãoBor-gesdeOliveira,LuísSantana,AldaDelgado;DIRETORGERALCOMERCIALHernâniGomesDIRETORAGERALDEMARKETINGIsabelRodri-gues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jeróni-mo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda Delgado DIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRE-TORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz; Colu-nistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Grá-fico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETO-RA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos: Vera Nu-nes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora ComercialAdjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filo-mena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail: [email protected];Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Ma-falda Esteves, Maria Barbosa; Sede: Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição: António Caldeira; N.º re-gisto E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Ca-pa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leo-poldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320 PORTO Telefone: 225322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

LEITOR 28.09.2018SEXTA-FEIRAwww.destak.pt14

PUB

Page 31: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB

Page 32: PUB PUB - Destak · Condições de acesso iguais parato-dos como fimdas restrições àcon-tratação,comoaidadeouohistorial desaúde;queoconsumidordeixede estardependentedaseguradora,sen-do

PUB