prova trf5 2013

Upload: marcos-junior

Post on 13-Jan-2016

14 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Prova para juiz federal - TRF5 2013

TRANSCRIPT

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    Nas questes a seguir, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidasmarcaes, use a Folha de Respostas, nico documento vlido para a correo das suas respostas.

    Sempre que utilizadas, as siglas subsequentes devem ser interpretadas com a significao associada a cada uma delas, da seguinteforma: ACP = ao civil pblica; ADI = ao direta de inconstitucionalidade; CADE = Conselho Administrativo de DefesaEconmica; CDC = Cdigo de Defesa do Consumidor; CF = Constituio Federal de 1988; CP = Cdigo Penal; CPC = Cdigo deProcesso Civil; CPP = Cdigo de Processo Penal; CTN = Cdigo Tributrio Nacional; IPI = imposto sobre produtos industrializados;IR = imposto de renda; LRF = Lei de Responsabilidade Fiscal; MP = Ministrio Pblico; OGM = organismo geneticamentemodificado; OS = organizao social; OSCIP = organizao da sociedade civil de interesse pblico; RDC = regime diferenciado decontratao; SFH = Sistema Financeiro de Habitao; STF = Supremo Tribunal Federal; STJ = Superior Tribunal de Justia;TCU = Tribunal de Contas da Unio; TPI = Tribunal Penal Internacional; TRF = tribunal regional federal.

    PROVA OBJETIVA SELETIVA

    BLOCO I

    QUESTO 1

    Acerca do conceito, dos elementos e da classificao dasConstituies, assinale a opo correta.

    A As Constituies classificadas, quanto ao modo de elaborao,como Constituies histricas, apesar de serem juridicamenteflexveis, so, normalmente, politicamente rgidas.

    B De acordo com a concepo que a define como um processopblico, a Constituio consiste em uma ordem jurdicafundamental do Estado e da sociedade, no se caracterizando,portanto, como Constituio aberta, ou seja, como obra de umprocesso de interpretao.

    C Entendida como um programa de integrao e representaonacionais, a Constituio deve conter apenas matriasreferentes a grupos particularizados e temas passveis dealteraes frequentes, de modo a propiciar a durabilidade e aestabilidade do prprio texto constitucional.

    D Conforme a concepo poltica, a Constituio a soma dosfatores reais de poder que regem o pas.

    E So denominados elementos limitativos das Constituiesaqueles que visam assegurar a defesa da Constituio e doestado democrtico de direito.

    QUESTO 2

    luz do que dispe a CF a respeito dos estados-membros e dosmunicpios, assinale a opo correta.

    A A definio do horrio de funcionamento das instituiesbancrias da competncia legislativa do municpio, porconstituir matria de interesse local.

    B Ser constitucional norma de estado-membro que concedaestabilidade aos empregados de empresa pblica e desociedade de economia mista estadual.

    C A hiptese de municpio compor um dos polos da lide e de aUnio compor o outro polo no configura, por si s, conflitofederativo apto a ensejar a competncia originria do STF.

    D A Unio pode intervir em estado-membro para pr termo agrave comprometimento da ordem pblica, desde que hajaprovimento pelo STF de representao do procurador-geral daRepblica.

    E Como a CF prev a imunidade do presidente da Repblica persecuo penal por atos estranhos ao exerccio de suafuno, ser legtima norma constitucional estadual que prevejaimunidade semelhante ao governador do respectivo estado-membro.

    QUESTO 3

    Assinale a opo correta acerca do Poder Judicirio.

    A Advogado ou membro do MP que passe a integrar a carreira damagistratura por meio da regra do quinto constitucionaladquirir a vitaliciedade aps dois anos de efetivo exerccio docargo.

    B A partir da publicao do enunciado de smula vinculante doSTF na imprensa oficial, ficam vinculados ao seu teor osdemais rgos do Poder Judicirio, assim como os rgos doPoder Legislativo e do Poder Executivo.

    C De acordo com o entendimento do STF, o foro especial porprerrogativa de funo estende-se aos magistradosaposentados.

    D O STF entende que, caso magistrado federal tenha sidoindicado por trs vezes consecutivas, em lista trplice, parapromoo por merecimento, a cargo de juiz de TRF, aPresidncia da Repblica obrigada a nome-lo, por ser anomeao um direito subjetivo pblico decorrente de garantiada magistratura.

    E De acordo com a jurisprudncia do STF, confirmada peloplenrio do tribunal, desnecessria a realizao de sessopblica e de votao nominal, aberta e fundamentada para apromoo por merecimento de magistrados, bem como paradeliberaes sobre remoes voluntrias para membros doPoder Judicirio.

    QUESTO 4

    Em relao ao controle de constitucionalidade das leis e dos atosnormativos, assinale a opo correta.

    A cabvel a oposio de embargos de declarao para fins demodulao dos efeitos de deciso proferida em ao direta deconstitucionalidade.

    B Inexiste inconstitucionalidade por vcio formal subjetivo em leiresultante de iniciativa parlamentar que disponha sobre acriao de cargos na administrao direta.

    C Conforme a jurisprudncia do STF, permitido ao amicuscuriae interpor recurso das decises proferidas nos processosobjetivos de controle de constitucionalidade.

    D O controle incidental de constitucionalidade de uma leisomente pode ser realizado em face da Constituio vigente, eno de Constituio anterior, j revogada.

    E O veto jurdico exemplo de controle prvio deconstitucionalidade, realizado pelo chefe do Poder Executivoquando entende ser o projeto de lei contrrio ao interessepblico.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 1

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 5

    Ainda com relao ao controle de constitucionalidade das leis e dosatos normativos, assinale a opo correta.

    A O STF admite a declarao de inconstitucionalidade porarrastamento, tambm denominada por atrao, de decretoregulamentar de lei que tenha sido objeto de ADI julgadaprocedente.

    B As associaes que congregam exclusivamente pessoasjurdicas, as denominadas associaes de associaes, no tmlegitimidade, segundo a jurisprudncia do STF, para propor aADI perante o tribunal.

    C cabvel a proposio de ao rescisria deciso que julgaprocedente o pedido em arguio de descumprimento depreceito fundamental, no sendo possvel sua proposioquando o pedido for julgado improcedente.

    D Segundo a jurisprudncia do STF, no se admite o controlepreventivo de constitucionalidade em relao a projeto de leiou de emenda constitucional.

    E O advogado-geral da Unio ser sempre citado para a defesade ato impugnado em ADI, ainda que o STF j tenha semanifestado pela inconstitucionalidade em caso semelhante.

    QUESTO 6

    No que concerne ao Poder Executivo, assinale a opo correta.

    A A administrao de territrio federal fica ao encargo degovernador nomeado pela Presidncia da Repblica,independentemente de aprovao pelo Senado Federal.

    B A sentena condenatria em processo de impeachment materializada por meio de resoluo editada pelo SenadoFederal.

    C Pelos crimes de responsabilidade, conexos ou no a crimecometido pelo presidente da Repblica, os ministros de Estadosero julgados pelo STF.

    D Para instaurar o processo de impeachment contra o chefe doPoder Executivo, o Senado Federal deve considerar os critriosde oportunidade e convenincia.

    E O governador de estado que, em decorrncia de aprovao emconcurso pblico, tomar posse em cargo na administraopblica direta ou indireta perder o mandato.

    QUESTO 7

    Com relao a segurana pblica, defesa do estado e dasinstituies democrticas e funes essenciais justia, assinale aopo correta.

    A O decreto que instituir o estado de defesa pode indicar, comomedida coercitiva, a busca e apreenso em domiclio.

    B constitucional, de acordo com entendimento do STF, normaestadual que atribua defensoria pblica estadual a prestaode assistncia judicial a servidores pblicos processados pelaprtica de ato em razo do exerccio de suas funes.

    C obrigatria a participao do Poder Legislativo estadual noprocedimento de escolha e nomeao do procurador-geral dejustia de estado-membro, assim como obrigatria aparticipao do Senado Federal no procedimento de escolha enomeao do procurador-geral da Repblica.

    D O advogado-geral da Unio ser julgado, pelos crimes deresponsabilidade, perante o STF.

    E O rol dos rgos encarregados do exerccio da seguranapblica, previsto constitucionalmente, taxativo e, segundo oSTF, os estados-membros e o DF devem observ-lo.

    QUESTO 8

    Acerca dos direitos e garantias individuais e dos direitosconstitucionais dos trabalhadores, assim como dos direitos relativosa famlia, educao e cultura, assinale a opo correta.

    A Como somente a lei pode restringir a publicidade dos atosprocessuais, proibido aos tribunais vedar, por exemplo, adegravao de sustentao oral para divulgao em livroacadmico.

    B Apesar de livre a associao sindical, o aposentado filiado notem direito de ser votado nas organizaes sindicais.

    C direito dos trabalhadores urbanos e rurais a remunerao dotrabalho noturno superior do diurno, majorao essa nodevida, na base de clculo remuneratrio, se houver escala derevezamento.

    D O princpio da gratuidade do ensino pblico no impede aexigncia de taxa instituda, por universidade pblica, comocondio para a efetivao da matrcula do estudante.

    E O mandado injuncional ao constitucional com a especficafuno de impedir que a mora legislativa frustre o exerccio dedireitos, liberdades e prerrogativas outorgados pela CF, nohavendo, nesse caso, legitimidade coletiva.

    QUESTO 9

    A respeito do direito de propriedade e de sua funo social e dedesapropriao, assinale a opo correta.

    A A caracterizao de esbulho possessrio no imveldesapropriando no se mostra capaz de suspender o processoexpropriatrio para fins de reforma agrria.

    B Em ao de desapropriao, direta ou indireta, a taxa dos juroscompensatrios incidentes , atualmente, de 12% ao ano.

    C Visando a criao de reservas, o Estado pode negar opagamento de indenizao ao particular dono de imvel cujaexplorao econmica tenha sido afetada pela finalidadeflorestal.

    D Restries administrativas preexistentes aquisio do terrenojustificam, em favor do proprietrio, o direito indenizao emface da fazenda pblica.

    E Na desapropriao para fins de reforma agrria, proibidoindenizar computando-se o valor da cobertura vegetal, j quetal bem no passvel de explorao econmica.

    QUESTO 10

    Com base na jurisprudncia do STF, assinale a opo correta arespeito de processo eleitoral, condies de elegibilidade,nacionalidade e direitos e garantias referentes s eleies.

    A permitido ao legislador estadual fixar condies deelegibilidade e de investidura no cargo de juiz de paz distintasdaquelas constitucionalmente previstas.

    B Havendo renncia do mandato parlamentar, a vaga deve serpreenchida com base na lista de suplentes do prprio partidopoltico do renunciante.

    C A aquisio da nacionalidade primria pode ser voluntria ouinvoluntria.

    D A exigncia de voto impresso no processo de votao no fereo direito constitucional do sigilo das votaes.

    E Quando o eleitor se apresenta para a votao, legtimo exigir-lhe a apresentao de documento oficial com foto e do ttuloeleitoral, de forma a garantir a segurana do processo deidentificao dos eleitores.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 2

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 11

    No que concerne aos princpios, eficcia e interpretao dasnormas de seguridade social, assinale a opo correta.

    A Embora no haja nas normas previdencirias preceitoequivalente ao previsto no CPC, segundo o qual o juiz somentese pode valer da equidade quando autorizado por lei, essatcnica tem sido utilizada na soluo de conflitos queenvolvam matria previdenciria, como os casos de concessode benefcios previdencirios nas relaes homoafetivas.

    B De acordo com o princpio do equilbrio financeiro e atuarial,o poder pblico, na execuo das polticas relativas sade e assistncia social, assim como previdncia social, deveatentar sempre para a relao entre custo e pagamento debenefcios, a fim de manter o sistema em condiessuperavitrias.

    C Por adotar os princpios da seletividade e distributividade, opoder pblico pode averiguar a capacidade contributiva doindivduo para fins de concesso dos benefcios e dos serviosda seguridade social.

    D Como as normas previdencirias aplicam-se somente spessoas que vivem no territrio nacional, o brasileiro ouestrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalharcomo empregado em sucursal ou agncia de empresa nacionalno exterior no pode ser segurado da previdncia social.

    E Os tratados, convenes e outros acordos internacionais de queEstado estrangeiro ou organismo internacional e o Brasil sejampartes e que versem sobre matria previdenciria sointerpretadas como leis ordinrias gerais.

    QUESTO 12

    Acerca do regime previdencirio do servidor estatutrio e deprevidncia complementar, assinale a opo correta.

    A O servidor pblico do sexo masculino que exerce o cargo deprofessor universitrio tem direito de se aposentar aoscinquenta e cinco anos de idade e aps trinta anos decontribuio, desde que cumprido tempo mnimo de dez anosde efetivo exerccio no servio pblico e de cinco anos nocargo efetivo em que se dar a aposentadoria.

    B permitida a percepo de mais de uma aposentadoria contado regime de previdncia, desde que decorrentes de cargosacumulveis na atividade, no se aplicando aos servidorespblicos nessa situao o teto salarial constitucionalmenteprevisto.

    C A concesso do benefcio por morte ser igual ao valor datotalidade dos proventos do servidor falecido, at o limitemximo estabelecido para os benefcios do regime geral deprevidncia social, acrescido de 70% do valor da parcelaexcedente a esse limite, caso o servidor esteja aposentado nadata do bito.

    D Incidir contribuio sobre os proventos integrais deaposentadorias dos servidores pblicos com percentual igualao estabelecido para os servidores titulares de cargos efetivos,fazendo jus a um abono de permanncia equivalente ao valorda sua contribuio previdenciria, porm, o servidor que, jtendo completado as exigncias para aposentadoria voluntria,optar por permanecer em atividade.

    E Embora a CF permita que a Unio, os estados, o DF e osmunicpios instituam regime de previdncia complementar paraseus respectivos servidores titulares de cargo efetivo, ainda nofoi editada lei, no mbito do Poder Executivo federal, queregulasse a aplicao dessa norma aos novos servidores.

    QUESTO 13

    A respeito dos auxlios previdencirios, assinale a opo correta.

    A O salrio-famlia devido apenas aos dependentes do segurado

    de baixa renda, inclusive do segurado domstico, na proporo

    do nmero de filhos de at catorze anos de idade ou de filhos

    invlidos de qualquer idade.

    B Independe de carncia a concesso de salrio-maternidade para

    mulher que presta servio de natureza urbana ou rural, em

    carter eventual, a uma ou mais empresas, sem relao de

    emprego.

    C O auxlio-doena no ser devido ao segurado que se filiar ao

    regime geral de previdncia social com doena preexistente e

    a invocar para a concesso do benefcio, mesmo que a

    incapacidade sobrevier por motivo de progresso da doena.

    D O salrio-maternidade no pode ser acumulado com o

    benefcio por incapacidade, de forma que, havendo

    incapacidade concomitante, o benefcio pago em razo da

    incapacidade ser suspenso enquanto durar o pagamento do

    salrio-maternidade ou a data de seu incio ser adiada para o

    primeiro dia seguinte ao trmino do perodo de cento e

    vinte dias.

    E O auxlio-acidente devido quando h reduo da capacidade

    para o trabalho habitualmente exercido e equivale a 50% do

    salrio de contribuio, desde que no inferior ao salrio

    mnimo.

    QUESTO 14

    Com relao aos servios da previdncia social, aos benefcios

    previdencirios e forma como so calculados, assinale a opo

    correta.

    A De acordo com a CF, nenhum benefcio pago pela previdncia

    social pode ter valor inferior a um salrio mnimo.

    B Tratando-se de mulher, para aplicao do fator previdencirio,

    cujo clculo baseia-se na idade, na expectativa de sobrevida e

    no tempo de contribuio do segurado ao se aposentar,

    adicionam-se ao tempo de contribuio cinco anos.

    C O segurado pelo regime geral de previdncia social faz jus ao

    recebimento de auxlio-doena e auxlio-recluso.

    D Havendo perda da qualidade de segurado, as contribuies

    anteriores a essa data no podero ser computadas para efeito

    de carncia.

    E Veda-se a acumulao de auxlio-acidente com proventos de

    aposentadoria, mesmo nos casos em que a manifestao da

    leso incapacitante, ensejadora da concesso do auxlio, e o

    incio da aposentadoria sejam anteriores ao ano de 1997.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 3

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 15

    Em relao ao regime geral da previdncia social, assinale a opo

    correta.

    A No se requer prova de dependncia econmica para que

    cnjuge, companheira, companheiro, filho no emancipado

    com menos de vinte e um anos de idade ou pais do segurado

    faam jus aos benefcios previdencirios na condio de seu

    dependente.

    B O menor de quatorze anos de idade pode ser segurado

    facultativo do regime geral da previdncia social, desde que

    no esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre

    como segurado obrigatrio.

    C permitida a filiao ao regime geral da previdncia social, na

    qualidade de segurado facultativo, de pessoa participante de

    regime prprio previdencirio.

    D O segurado que deixa de exercer atividade remunerada

    abrangida pela previdncia social mantm a qualidade de

    segurado at doze meses aps a cessao das contribuies,

    independentemente do pagamento de novas contribuies.

    E O servidor pblico ocupante de cargo em comisso, sem

    vnculo efetivo com a Unio, suas autarquias ou fundaes

    pblicas, considerado segurado facultativo da previdncia

    social.

    QUESTO 16

    Em relao a aes previdencirias e ao juizado especial federal,

    assinale a opo correta.

    A Segundo entendimento do STJ, a competncia para julgamento

    de ao mandamental em que se discuta matria de previdncia

    contra ato de juiz estadual investido de jurisdio federal do

    respectivo TRF.

    B A justificativa judicial se processa como procedimento de

    jurisdio contenciosa, mesmo nos casos em que processada

    com base em prova testemunhal, e a sentena produzida faz

    coisa julgada material, razo por que se dispensa a justificao

    administrativa.

    C O valor de sessenta salrios mnimos estabelecido para fins de

    competncia do juizado especial federal na apreciao das

    aes em que conste pedido que englobe prestaes vencidas

    e vincendas corresponde somente s prestaes vencidas,

    desprezadas as vincendas.

    D Segundo entendimento do STF, o segurado no poder ajuizar

    ao previdenciria nas varas federais da capital do estado-

    membro onde resida caso exista vara ou juzo federal em seu

    domiclio.

    E Consoante entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, os

    processos relacionados previdncia complementar privada

    devem ser julgados pela justia trabalhista, devendo os

    processos que ainda no tenham sentena, conforme recente

    deciso do STF, ser apreciados e julgados pela justia comum.

    QUESTO 17

    No que se refere aos delitos de natureza econmica, financeira,

    tributria e decorrentes das relaes de consumo, assinale a opo

    correta.

    A Admite-se a modalidade culposa do crime de omitir

    informao relevante sobre a durabilidade de produto

    alimentcio no exerccio de atividade comercial.

    B O dono de posto de combustvel que adquire dois mil litros

    gasolina e, ento, mistura a gasolina a gua e solvente,

    colocando o produto adulterado venda em seu

    estabelecimento comercial, comete o delito de estelionato

    previsto no art. 171 do CP, j que, com essa conduta, obtm,

    mediante fraude, vantagem econmica ilcita em prejuzo de

    terceiro.

    C Em se tratando de crime de supresso de tributo mediante

    falsificao de nota fiscal, o scio gerente responsvel pela

    administrao contbil e financeira da empresa que admitir

    autoridade policial ter praticado o delito e revelar a

    participao de outros scios, ou mesmo de contadores e

    falsrios, salvo em caso de quadrilha, ser beneficiado pela

    diminuio da pena, de um a dois teros, na terceira fase de sua

    aplicao.

    D Tratando-se de crimes contra o sistema financeiro, a pessoa

    jurdica poder ser condenada criminalmente quando

    comprovada a ofensa a bens supraindividuais, a fim de se

    manter a confiabilidade do sistema como um todo.

    E No constitui crime a conduta de deixar de fornecer

    fiscalizao tributria documento obrigatrio relativo

    prestao de servios realizada, sujeitando-se o infrator a

    penalidade administrativa e ao pagamento de multa.

    QUESTO 18

    No que concerne teoria do crime, assinale a opo correta.

    A Em direito penal, entende-se a tentativa como uma forma de

    adequao tpica de subordinao imediata ou direta.

    B O princpio da insignificncia incide nos crimes contra a

    administrao pblica, o que exclui a tipicidade, mesmo que a

    conduta praticada ofenda a probidade administrativa, e no

    apenas o patrimnio.

    C O indivduo que tenta o suicdio pode ser sujeito ativo e

    passivo da prpria conduta.

    D H crimes que se caracterizam pela pluralidade de objetos

    materiais, mas nenhum crime prescinde de objeto material.

    E Crime de dever, semelhante ao crime de domnio, aquele

    praticado dolosamente por quem rege a conduta dos demais

    envolvidos no crime, incidindo, nesse caso, a teoria do

    domnio do fato.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 4

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 19

    A respeito dos crime ambientais, assinale a opo correta.

    A A pena de multa fixada na sentena condenatria por crime

    ambiental ser calculada de acordo com os critrios previstos

    no CP e, se revelar-se ineficaz, ainda que aplicada no seu valo

    mximo, poder ser aumentada de trs vezes, tendo em vista o

    valor da vantagem econmica auferida.

    B O juiz que julgar o indivduo que praticou crime de ter em

    depsito madeira sem licena vlida para o armazenamento

    deve decretar o leilo ou a destruio da mercadoria

    apreendida, conforme o estado da coisa.

    C No h modalidade culposa do crime de elaborar laudo falso

    para licenciamento ambiental.

    D Em se tratando de crime de danificar floresta de preservao

    permanente, o arrependimento do infrator, manifestado pela

    limitao significativa da degradao ambiental causada, faz

    incidir, na terceira fase de aplicao da pena, causa especial de

    reduo.

    E A percia de constatao do dano ambiental produzida no juzo

    cvel poder ser aproveitada no processo penal, dispensada a

    instaurao do contraditrio, se este tiver sido assegurado na

    instncia cvel.

    QUESTO 20

    No que se refere teoria e aplicao do direito penal, assinale a

    opo correta.

    A O condutor de veculo automotor que, por imprudncia, colidir

    em veculo dirigido por uma gestante, causando-lhe leses

    corporais de natureza leve, responder criminalmente por sua

    conduta, incidindo, na aplicao da pena, a circunstncia

    agravante de ter sido o crime praticado contra mulher grvida.

    B Crime profissional consiste na prtica de aes com inteno

    de lucro, como o caso, por exemplo, do curandeirismo,

    enquanto o crime habitual consiste na reiterao da mesma

    conduta reprovvel, como um meio usual de sobrevivncia,

    como, por exemplo, o rufianismo.

    C Na hiptese de tentativa irreal ou supersticiosa, o agente no

    responde pelo crime pretendido porque sua inteno no basta

    para ofender o bem jurdico visado, sendo a tentativa

    impunvel e, conforme o caso, o crime impossvel ou o delito

    putativo.

    D No pode alegar, em sua defesa, estado de necessidade o

    indivduo que tem o dever legal ou contratual de enfrentar o

    perigo.

    E Ser reduzida de um a dois teros a pena do condenado pelo

    crime de latrocnio que colaborar voluntariamente com a

    investigao policial e o processo criminal na identificao dos

    demais coautores ou partcipes do crime, na localizao da

    vtima e na recuperao total ou parcial do produto do crime.

    QUESTO 21

    Em relao aos crimes contra a administrao pblica, assinale aopo correta.

    A A sano penal abstratamente cominada ao crime de advocaciaadministrativa depende da legitimidade, ou no, do interesseprivado patrocinado perante a administrao pblica.

    B Poder o juiz conceder o perdo judicial ao funcionriopblico que excluir culposamente dados de um dos scios-gerentes de pessoa jurdica devedora da previdncia socialcadastrados no banco de dados de informtica do rgo em quetrabalha, desde que a excluso no tenha causado dano aoerrio.

    C Comete o delito de supresso de documento, e no o decorrupo passiva, o estagirio de rgo de fiscalizaoambiental que, em razo de sua atividade, solicita dinheiro parasi, a fim de destruir autos de processo administrativo no qualconste lavrado auto de infrao ambiental com a consequenteaplicao de penalidade de multa a pessoa jurdica causadorado dano, pois se equipara, para fins de caracterizao do crimede corrupo passiva, a funcionrio pblico quem exercecargo, emprego ou funo pblica, com ou sem remunerao,salvo se na condio de estagirio.

    D Em se tratando do crime de contrabando ou descaminho, apena aplica-se em dobro se o crime praticado em transporteareo ou naval.

    E A ilegitimidade da pretenso daquele que, mediante graveameaa, sem escusa legal, faz justia com as prprias mos,agrava a pena prevista para a prtica do delito de exerccioarbitrrio das prprias razes.

    QUESTO 22

    Assinale a opo correta com base no direito penal.

    A Tratando-se de crime de estupro, a ao penal pblica incondicionada se a vtima for pobre, menor de dezoito anos deidade ou pessoa vulnervel.

    B Os crimes de racismo e de injria racial assemelham-se quanto legitimidade do MP para promover a ao penal pblicaincondicionada.

    C Comete, em concurso material, crime de reduo condioanloga de escravo e crime de racismo aquele que, pormotivo de preconceito de raa, submete trabalhador de cornegra a jornada de trabalho exaustiva e exige que ele residaprximo ao local de trabalho, mas no age da mesma formacom os trabalhadores de cor branca.

    D Aquele que, no exerccio de atividade comercial, vende bebidaalcolica a adolescente comete crime, devendo ser punido compena privativa de liberdade, que poder, conforme o caso, sersubstituda por pena restritiva de direitos consistente emprestao de servios comunidade.

    E necessariamente permanente o crime para cujacaracterizao essencial a continuidade do estado danoso ouperigoso, como ocorre com o sequestro ou crcere privado,enquanto o crime eventualmente permanente aquele para cujacaracterizao dispensvel a persistncia da situaoantijurdica; nesse ltimo caso, se ela se verifica, no d lugara vrios crimes, mas a uma s conduta punvel, como ocorrecom o delito de usurpao de funo pblica.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 5

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 23

    Assinale a opo correta acerca da aplicao da pena.

    A Em caso de condenao por crimes praticados com abuso depoder ou violao de dever para com a administrao pblica,constituir efeito automtico da condenao criminal a perdado cargo, da funo pblica ou do mandato eletivo se aplicadapena privativa de liberdade por tempo igual ou superior aum ano.

    B Incorreria em mera infrao administrativa o gerente da Casada Moeda do Brasil que autorizasse a emisso de papel-moedaem quantidade superior autorizada por lei, j que inexistepreviso legal dessa conduta, em especial no tipo penal demoeda falsa.

    C Antes do trnsito em julgado da sentena condenatria, podeo juiz conceder progresso de regime de execuo da pena oua aplicao imediata de regime menos severo.

    D Para conceder o livramento condicional ao condenado penaprivativa de liberdade de vinte e cinco anos de recluso e,ainda, pena privativa de liberdade de doze anos de recluso,o juiz proceder ao clculo da soma das penas, atento ao limitelegal de trinta anos de cumprimento como critrio para aconcesso do benefcio.

    E O desconto do valor da multa aplicada cumulativamente penaprivativa de liberdade poder ser efetuado no salrio docondenado, desde que no incida sobre os recursosindispensveis ao sustento do condenado e de sua famlia.

    QUESTO 24

    Pena a sano aflitiva imposta pelo Estado, mediante ao penal,ao autor de uma infrao (penal), como retribuio de seu atoilcito, consistente na diminuio de um bem jurdico, e cujo fim evitar novos delitos. A respeito da execuo da pena, assinale aopo correta.

    A O exame criminolgico foi abolido do sistema jurdicobrasileiro, sendo vedada sua utilizao para fins de progressoda pena.

    B O sistema penitencirio pensilvnico, originado no sculoXVIII, tinha por objetivo o isolamento total do preso, a quemera vedado o recebimento de visitas, e orientava-seexclusivamente pelo trabalho forado, o que constitua regimeextremamente severo e no permitia a ressocializao docondenado.

    C A priso especial impede a progresso do regime de execuoda pena fixada em sentena ainda no transitada em julgado.

    D No regime fechado de cumprimento da pena, o trabalho deveser realizado pelo preso dentro do estabelecimento prisional,em conformidade com as aptides ou ocupaes anteriores docondenado, desde que compatveis com a execuo da pena,sendo, pois, vedado o trabalho externo.

    E A permisso de sada consiste na autorizao temporria,concedida ao condenado pelo diretor do estabelecimentoprisional, em situaes de urgncia, tais como falecimento deirmo do preso, admitida aos que cumprem pena em regimefechado e semiaberto, assim como aos presos provisrios.

    QUESTO 25

    Assinale a opo correta tendo como referncia o Estatuto doDesarmamento.

    A Um fazendeiro poder pleitear autoridade policial federal aaquisio e registro de arma de fogo, desde que preenchadeterminados requisitos legais, como contar com mais de vintee um anos de idade, incorrendo na posse irregular de arma defogo o fazendeiro que, no cumprindo esses requisitos, adquirirarma de fogo e mant-la em sua propriedade rural.

    B Modificar as caractersticas de uma arma de fogo, de forma atorn-la equivalente a arma de fogo de uso restrito, constitui,por equiparao, crime de comrcio irregular de arma de fogo.

    C O proprietrio de arma de fogo legalmente registrada em seunome dever, no prazo de vinte e quatro horas depois deocorrido o fato, registrar ocorrncia policial e comunicar Polcia Federal a sua perda, sob pena de responder por crimede omisso de cautela, previsto na Lei n. 10.826/2003.

    D Aquele que exerce a funo de frentista em posto decombustveis durante o perodo noturno e possui certificado deregistro de arma de fogo da qual o legtimo proprietriopode, sem incorrer em crime, mant-la em seu local detrabalho, para defesa pessoal.

    E So vedadas a fabricao, a venda, a comercializao derplicas e simulacros de armas de fogo que com estas sepossam confundir, salvo as rplicas e simulacros destinados instruo, ao adestramento, ou coleo de usurio autorizado,nas condies fixadas pelo Comando do Exrcito, e osbrinquedos. Aquele que, sem autorizao legal, proceder fabricao de simulacro de arma de fogo, que com esta possase confundir, responde pelo crime de comrcio ilegal de armade fogo.

    QUESTO 26

    No que concerne aos crimes de trnsito, assinale a opo correta.

    A Em caso de crime de trnsito com pena privativa de liberdadeem regime fechado, a penalidade de suspenso da habilitaopara conduzir veculo automotor inicia-se na data do trnsitoem julgado da condenao criminal.

    B Pratica crime previsto no Cdigo de Trnsito Brasileiro aqueleque conduz veculo automotor, na via pblica, comconcentrao de lcool por litro de sangue igual ou superior aseis decigramas ou sob influncia de qualquer outra substnciapsicoativa que determine dependncia, cabendo ao PoderExecutivo, por fora de seu poder regulamentar, estipular aequivalncia entre distintos testes de alcoolemia.

    C De acordo com o entendimento jurisprudencial, aquele que,sem possuir habilitao ou permisso para dirigir, ao dirigircolida com veculo conduzido por terceiro, sem causar lesocorporal vtima, no responde por crime, mas apenas porinfrao administrativa.

    D circunstncia agravante do crime de homicdio culposocometido na direo de veculo automotor, incidente nasegunda fase de aplicao da pena, o fato de ter o agentepraticado o delito em faixa de pedestres ou na calada.

    E Da deciso judicial que indefere pedido do MP para decretara medida cautelar de suspenso do direito de dirigir caberecurso em sentido estrito, e da deciso que defere o pedidocabe habeas corpus ou reclamao perante a instncia judicialcompetente.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 6

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 27

    Em relao aos sujeitos do processo, assinale a opo correta.

    A A atividade probatria do assistente de acusao independe doMP, sendo, por isso, dispensvel a oitiva do rgo de acusaono que se refere s postulaes probatrias propostas peloassistente.

    B Conforme previso do CPP, a atuao do assistente deacusao, que receber a causa no estado em que ela seencontra, admitida enquanto no transitar em julgado asentena, vedada a participao de corru no mesmo processocomo assistente do MP.

    C Ser configurada a suspeio do juiz, admitindo-se a recusapor qualquer das partes, quando ele tiver funcionado como juizde outra instncia, tendo se pronunciado, de fato ou de direito,sobre a questo.

    D O acusado e seu defensor, sejam eles pessoa fsica ou jurdica,constituem a parte passiva no processo penal, qualquer queseja a infrao penal cometida.

    E O CPP, ao disciplinar os sujeitos, dispe, de forma expressa,em captulo especfico, sobre a defensoria pblica e suaatuao no processo criminal.

    QUESTO 28

    Em relao s questes e processos incidentes, assinale a opocorreta.

    A De acordo com preceito expresso no CPP, a alienaoantecipada, que deve ser provocada pelo MP, constituiincidente processual, autuado em autos apartados, contra oqual pode o ru ofertar embargos, desde que para discutir ovalor estipulado pela administrao judicial ou a necessidadede venda ou manuteno dos bens apreendidos; uma vezembargada a alienao com esse fundamento, no serpronunciada a deciso nos embargos antes de a sentenacondenatria transitar em julgado.

    B Desde que se comprove, nos autos, a existncia do crime, hajaindcio suficiente de autoria e se comprove a procednciailcita dos bens, conforme dispositivo expresso no CPP,admite-se o sequestro de bens mveis produtos do crime.

    C O sequestro incidente autuado em apartado contra o qual seadmitem embargos de terceiro e do acusado, com a restrio deque se fundamentem, respectivamente, no fato de os bensterem sido adquiridos com os proventos da infrao ou deterem sido transferidos a ttulo oneroso e adquiridos de boa-f;em ambas as hipteses, no poder ser pronunciada decisonos embargos antes de a sentena condenatria transitar emjulgado.

    D Na alienao antecipada de veculos, segundo constaexpressamente no CPP, a ordem judicial da alienao contera determinao de transferncia do bem, livre do pagamento demultas, encargos e tributos anteriores, alm da advertncia dodever do arrematante de efetiv-la no prazo de at noventa diasaps a sentena condenatria transitar em julgado, sob pena deperda em favor da Unio.

    E Na alienao antecipada com o objetivo de preservar o valordos bens, sempre que estes estiverem sujeitos a qualquer graude deteriorao ou depreciao, ou houver dificuldade para suamanuteno, deve-se observar o valor estipulado pelaadministrao judicial; caso esse valor no alcance o montanteestabelecido, os bens podero ser alienados por valor noinferior a 80% do estipulado na avaliao judicial.

    QUESTO 29

    No que concerne s provas, tratados, convenes e cooperao em

    matria penal, assinale a opo correta.

    A Mesmo sendo a atividade probatria mais ampla no processo

    penal que no processo civil, h vedaes referentes aos meios

    pelos quais so colhidas as provas e aos resultados que podem

    ser obtidos com a utilizao desses meios. A admissibilidade

    da prova fica condicionada, mesmo no caso de no haver

    vedao expressa, ao resultado da prova e ao fato de ela

    configurar ou no violao de direitos, devidamente

    autorizada.

    B Conforme disposto nos tratados bilaterais de auxlio direto

    firmados pelo Brasil, em se tratando de produo probatria,

    so desnecessrios a homologao da sentena estrangeira e o

    exequatur, o qual pode ser apresentado diretamente ao juzo

    competente, ainda que a medida contemple pedido de carter

    executrio como buscas e apreenses, bloqueios e quebras

    de sigilo , desde que se intime, previamente, a parte

    contrria, com cpia do requerimento e das peas necessrias.

    Os autos permanecem, nesse caso, em juzo, at o decurso do

    prazo por ele estabelecido, aps o qual, deferida e executada

    a medida, com ou sem resposta, devero ser imediata e

    diretamente remetidos autoridade solicitante.

    C Os procedimentos de ao controlada, afastamento de sigilo de

    informaes fiscais, bancrias, financeiras e eleitorais e

    infiltrao de agentes de polcia ou de inteligncia dependem

    de prvia autorizao judicial estritamente sigilosa, sendo, por

    essa razo, considerados medidas de produo antecipada de

    prova.

    D A busca e apreenso considerada pelo CPP como meio de

    prova, devendo-se observar, quando de sua autorizao, os

    requisitos gerais das medidas cautelares e, no particular, por

    imposio legal, a prvia demonstrao de que a colheita da

    prova no pode ser feita por outros meios disponveis, com a

    descrio pormenorizada das coisas e objetos sobre os quais

    recair a medida; alm disso, se executada em reparties

    pblicas, essa medida deve ser precedida da requisio judicial

    do objeto da busca e apreenso.

    E A prova emprestada tem natureza documental e sua validade

    depende de que tenha sido produzida sob o crivo do

    contraditrio e da ampla defesa, em outro processo judicial ou

    procedimento administrativo que envolvessem as mesmas

    partes. Consideram-se provas emprestadas aptas a lastrear a

    condenao os elementos colhidos diretamente pelo MP, desde

    que se tenha dado a oportunidade ao acusado de exercer a

    ampla defesa durante a produo da prova originria, sendo

    dispensada a renovao do contraditrio.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 7

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 30

    No dia 6/1/2013, no aeroporto internacional de Recife, ocidado hngaro, Istvn, foi preso quando se preparava paraembarcar em voo internacional com destino Alemanha. Ospoliciais federais que atuavam no aeroporto desconfiaram de seucomportamento incomum Istvn aparentava estar muito nervoso e o convocaram para entrevista. Como Istvn no entendiaportugus nem ingls, os policiais realizaram sua revista pessoal,tendo encontrado 2.600 gramas de cocana o resultadopreliminar para a droga foi positivo colados ao seu corpo por fitaadesiva. A droga foi imediatamente apreendida e Istvn foi preso.Os policiais apreenderam seu carto de embarque, a quantia de 350euros e um aparelho de telefone celular.

    O preso foi, ento, apresentado autoridade policialcompetente, que ordenou a lavratura do auto de priso em flagrante,ouviu os agentes que efetuaram a priso e a empregada dacompanhia area que acompanhou a abordagem e ordenou alavratura do auto de apreenso da droga, dos valores e do aparelhocelular. Como ele falava apenas o idioma hngaro, no foi possvelo seu interrogatrio. Istvn recusou-se, ainda, a assinar osdocumentos do auto de priso em flagrante. Por ordem daautoridade policial, o auto foi assinado pelos agentes que efetuarama priso e pela empregada da companhia area, na condio detestemunha, que declararam ter ouvido a leitura do documento napresena do preso.

    Depois de dois dias espera de um intrprete e, dada a suaausncia, foi passada a nota de culpa, deixando-se contudo decomunicar famlia do preso, em razo da necessidade de ligaointernacional. No dia 8/1/2013, foi comunicado da priso emflagrante, com remessa dos autos, o juzo federal competente, eenviada cpia ao Ministrio Pblico Federal e Defensoria PblicaFederal.

    Com base nessa situao hipottica, assinale a opo correta acercade prises, liberdade provisria e do procedimento referentes aoscrimes que envolvam entorpecentes.

    A A situao no demanda provimento jurisdicional imediato,pois a custdia decorre da natureza da infrao penal, para aqual, por fora de dispositivo legal expresso, vedada aliberdade provisria.

    B A priso em flagrante deve ser relaxada, mas o magistradodeve, dadas as circunstncias, aguardar pronunciamento dorgo de acusao, j que, na fase da persecutio criminis, vedado ao juiz converter ou decretar priso preventiva, deofcio, para fins de convenincia da investigao ou instruo.

    C O exame jurisdicional da priso em flagrante depende, porfora de dispositivo legal expresso no CPP, de antecedentemanifestao do rgo de persecuo penal, devendo omagistrado decidir no prazo mximo de quarenta e oito horas.

    D O juiz competente, ao receber a comunicao da priso emflagrante, acompanhada do respectivo auto, deve ordenar orelaxamento da priso de Istvn, dado o descumprimento deformalidades essenciais, e, de ofcio, impor-lhe medidacautelar diversa da priso.

    E O juiz dever homologar o auto de priso em flagrante, j queeventuais irregularidades na conduo do flagrante ou nasformalidades no repercutem na custdia, convertendo, deofcio, a priso em flagrante em preventiva, por se tratar deaprisionado estrangeiro.

    QUESTO 31

    Com relao aos juizados especiais criminais, assinale a opocorreta.

    A Para que seja possvel a transao penal, nas aes penaispblicas ou privadas, o beneficirio, entre outras condies,deve reparar o dano causado pela infrao, salvoimpossibilidade de faz-lo, no podendo, ainda, ser reincidenteem crime doloso.

    B No procedimento sumarissimo, assegurada a possibilidadeda resposta acusao, na forma e no prazo previstos no CPP,e igualmente garantida a possibilidade de absolvio sumriae de utilizao da videoconferncia, de modo a facilitar aparticipao do acusado no ato processual.

    C A suspenso condicional do processo s pode se dar se a penamnima cominada infrao for igual ou inferior a um ano,sendo admitida ainda no caso de o denunciado ser maior desetenta anos de idade ou se razes de sade a justificarem,ainda que a sano seja superior ao mnimo estabelecido, edilata, de seis a quatro anos, o prazo de suspenso do feito seo acusado atender aos demais requisitos para gozo do benefciolegal.

    D A suspenso do processo, por ser direito subjetivo do acusado,poder ser proposta em qualquer etapa processual, inclusivequando reconhecida sua possibilidade em sede recursal,situao em que deve o tribunal baixar o processo emdiligncia, a fim de que seja realizada a proposta de suspenso,que, uma vez aceita, paralisar totalmente o processo.

    E Considere que um indivduo, maior de idade, capaz, tenhapraticado crime de menor potencial ofensivo, e que o MP,convencido da existncia da materialidade e da autoria dodelito, tenha oferecido proposta de transao penal paraaplicao imediata de pena restritiva de direitos. Considere,ainda, que o magistrado, ao examinar a proposta, aceita peloacusado, tenha constatado que ele havia sido condenadoanteriormente por contraveno penal, com sentena definitiva.Nessa situao, a condenao anterior, por si s, no obsta atransao proposta pelo MP.

    QUESTO 32

    Assinale a opo correta de acordo com o CDC.

    A Se o dano for causado por componente ou pea incorporada aoproduto ou servio, respondem subsidiariamente o seufabricante, o construtor ou importador e quem tiver realizadoa incorporao.

    B So nulas de pleno direito as clusulas que infrinjam as normasambientais ou possibilitem sua violao.

    C Comprovado que o fornecedor desconhecia os vcios dequalidade por inadequao do produto, extingue-se o dever deindenizar.

    D As sociedades integrantes dos grupos societrios e associedades controladas so solidariamente responsveis pelasobrigaes estabelecidas no CDC.

    E Quando a contratao do servio ocorrer fora doestabelecimento comercial, o consumidor poder desistir docontrato no prazo de at quinze dias, contado da assinatura oudo recebimento do servio.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 8

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 33

    Com relao s normas brasileiras de proteo livre iniciativa e livre concorrncia, assinale a opo correta.

    A O abuso de posio dominante no implica, necessariamente,restrio livre concorrncia e livre iniciativa ou aumentoarbitrrio de lucros.

    B Esto sujeitos Lei Antitruste brasileira pessoas fsicas oujurdicas de direito pblico ou privado, associaes deentidades ou de pessoas, desde que suas atividades tenham finslucrativos.

    C As condutas passveis de caracterizar infrao ordemeconmica so apenas as descritas expressamente na LeiAntitruste.

    D possvel que um ato que no tenha chegado a existir nomundo jurdico configure infrao ordem econmica.

    E Toda restrio livre concorrncia ou livre iniciativa domnio de mercado ou abuso de posio dominante.

    QUESTO 34

    No que se refere aos atos de concentrao, assinale a opo correta.

    A Prticas de concentrao podem ser realizadas se autorizadaspelo CADE e desde que isso acarrete mais benefcios queprejuzos concorrncia.

    B A concentrao efetivada, mas no autorizada, configurainfrao ordem econmica, independentemente de implicardomnio de mercado, abuso de posio dominante ou prejuzoconcorrencial.

    C Quando o faturamento de um dos grupos partcipes do negciofor inferior a vinte milhes de reais, no h necessidade de oCADE autorizar previamente o ato de concentrao; basta quea autoridade antitruste seja informada do negcio.

    D Todos os negcios que geram concentrao dependem deautorizao do CADE.

    E A autorizao regularmente concedida pelo CADE s pode serrevista se houver comprovao de m-f dos agenteseconmicos.

    QUESTO 35

    Com base na legislao antitruste brasileira, assinale a opocorreta.

    A O ordenamento ptrio permite que hipteses de iseno leiantitruste sejam fixadas em lei complementar.

    B Os mercados de telefonia fixa e de telefonia celular pertencemao mesmo mercado relevante.

    C Considera-se que o varejo tradicional e o mercado de vendasa distncia pertencem ao mesmo mercado relevante.

    D O mercado de venda de espao virtual para publicidade isolado, no se reconhecendo um mercado relevante de vendasde espaos publicitrios em geral.

    E No se consideram, na delimitao de mercado relevantegeogrfico, os custos de transportes, os incentivos deautoridades locais e a taxa de cmbio.

    BLOCO II

    QUESTO 36

    luz da jurisprudncia do STJ, assinale a opo correta em relaoaos contratos em espcie.

    A No mbito dos contratos de alienao fiduciria, possvel aocredor promover, concomitantemente, ao de busca eapreenso do bem e processo de execuo da nota promissriadada em garantia ao cumprimento do referido contrato.

    B A fiana prestada sem autorizao de um dos cnjuges acarretaa invalidade, e no a ineficcia, da garantia.

    C Considere que um dos scios de determinada sociedadeempresria, pretendendo retirar-se da sociedade e exonerar-seda condio de fiador de determinado negcio jurdicocelebrado pela empresa, tenha cedido integralmente suas cotassociais aos demais scios, conforme previsto no contratosocial. Nessa situao, esse scio poderia livrar-se da condiode fiador apenas procedendo notificao extrajudicial docredor.

    D A clusula inserta em contrato de seguro que autorize aseguradora de veculos, nos casos de perda ou furto do bem, aindenizar o segurado pelo valor de mercado do bem na data dosinistro, por si s, no abusiva.

    E Em contrato de financiamento de automvel garantido poralienao fiduciria, invlida a notificao extrajudicial, porcartrio de ttulos e documentos de comarca diversa daquelaem que o devedor domiciliado, efetivada por via postal noseu endereo.

    QUESTO 37

    Com base na teoria geral dos contratos, assinale a opo correta.

    A Considere que Paulo tenha celebrado com Joo contrato decomodato por meio do qual lhe emprestar sua moto duranteo prazo de um ano. Nessa situao, o ato de entrega da coisapor Joo a Paulo encontra-se no plano de validade do negciojurdico, sem o qual o ajuste no estar perfeito e acabado.

    B Considere que Pedro tenha celebrado com Arnaldo doiscontratos coligados: um principal, cujo objeto um lote comuma casa edificada para moradia, e outro secundrio, cujoobjeto so dois lotes contguos quele, para instalao defutura rea de lazer. Nessa situao, de acordo com ajurisprudncia do STJ, a falta de pagamento integral do preorelativo ao segundo contrato pode levar resoluo doprimeiro, em razo da dependncia entre os negcios jurdicos,cujos efeitos esto interligados.

    C A liberdade contratual relaciona-se com a escolha da pessoa oudas pessoas com quem o negcio ser celebrado, ao passo quea liberdade de contratar est relacionada com o contedo donegcio jurdico.

    D A necessidade de proteo da dignidade da pessoa humana edos direitos da personalidade na seara contratual um dosaspectos da eficcia externa do princpio da funo social doscontratos.

    E Suponha que Jos tenha celebrado com Maria contrato demtuo de dinheiro sujeito a juros pelo qual, alm da obrigaode restituir a quantia emprestada, deveriam ser pagos juros.Nesse caso, o contrato firmado bilateral e oneroso.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 9

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 38

    No que se refere responsabilidade civil, assinale a opo correta.

    A A jurisprudncia do STJ tem afastado a caracterizao deassalto ocorrido em estabelecimentos bancrios como casofortuito ou fora maior, mantendo o dever de indenizar dainstituio bancria, j que a segurana essencial ao servioprestado.

    B devida indenizao por lucros cessantes aos dependentes,considerando-se a vida provvel do falecido do qualdependam. Segundo a jurisprudncia do STJ, a longevidadeprovvel da vtima, para efeito de fixao do tempo depensionamento, pode ser apurada, no caso concreto, porcritrio fixado livremente pelo prprio julgador.

    C O incio do prazo para a fluncia dos juros de mora, nos casosde condenao a indenizao por dano moral decorrente deresponsabilidade extracontratual, ocorre na data doajuizamento da ao.

    D Quanto sua origem, a responsabilidade civil pode serclassificada em contratual ou negocial e extracontratual ouaquiliana. Esse modelo binrio de responsabilidades, emboraconsagrado de modo unnime pela doutrina e pelajurisprudncia ptria, no est expressamente previsto noCdigo Civil, ao contrrio do que ocorre no CDC.

    E Com base no Cdigo Civil brasileiro, o abuso de direito podeser conceituado como ato jurdico de objeto lcito, mas cujoexerccio, levado a efeito sem a devida regularidade, acarretaum resultado ilcito. Na codificao atual, portanto, no foimantida a concepo tridimensional do direito de MiguelReale, segundo o qual o direito fato, valor e norma.

    QUESTO 39

    Em relao ao direito das obrigaes, assinale a opo correta.

    A Em se tratando de transmisso de propriedade imobiliria, opagamento somente ser possvel se o solvens for titular dodireito real de propriedade, ou seja, quando realizada por quempossa alienar o bem. Assim, ocorrendo a alienao a nondomino, nos termos da legislao civil, o pagamento serinvlido.

    B A novao subjetiva passiva por expromisso ocorre quandoa substituio do devedor feita com o consentimento dodevedor originrio.

    C Inspirado na moderna doutrina alem, o Cdigo Civil de 2002concebeu o direito das obrigaes como um processo, do que possvel concluir que a obrigao um processo decolaborao contnua e efetiva entre as partes, com vistas satisfao dos interesses do credor, no prevalecendo mais,portanto, o simples estatuto formal das partes.

    D Em relao ao elemento imaterial da obrigao, prevalece,atualmente, na doutrina contempornea a teoria dualista, quea divide em dois elementos bsicos, o dbito (schuld) e aresponsabilidade (haftung), de modo que possvel existirresponsabilidade sem dbito, a exemplo do que ocorre nasobrigaes naturais.

    E Considere que Adriano seja credor de Bruno, Celso e Danilo,devedores solidrios, por uma dvida de R$ 3.000,00. Nessasituao, de acordo com a legislao civil, se Bruno resolverpagar integralmente a dvida, poder cobrar de Celso e Daniloo restante, ou seja, R$ 2.000,00, excluda, obviamente, a suaquota.

    QUESTO 40

    Acerca dos direitos possessrios, assinale a opo correta.

    A Segundo a jurisprudncia do STJ, no possvel a posse de

    bem pblico, constituindo a sua ocupao sem aquiescncia

    formal do titular do domnio mera deteno de natureza

    precria. Apesar disso, resguarda-se o direito de reteno por

    benfeitorias em caso de boa-f do ocupante.

    B Considere que dois irmos tenham a posse de uma fazenda e

    que ambos a exeram sobre todo o imvel, nele produzindo

    hortalias. Nesse caso, h a denominada composse pro diviso.

    C Na aferio da posse de boa-f ou de m-f, utiliza-se como

    critrio a boa f subjetiva, assim como ocorre em relao

    posse justa ou injusta.

    D O reivindicante, obrigado a indenizar as benfeitorias ao

    possuidor de m-f, tem o direito de optar entre o seu valor

    atual e o seu custo.

    E Considera-se possuidor, para todos os efeitos legais, somente

    as pessoas fsicas e naturais, excluindo-se, portanto, os entes

    despersonalizados, como, por exemplo, a massa falida.

    QUESTO 41

    Em relao ao direito de propriedade, assinale a opo correta.

    A Segundo a jurisprudncia do STJ, possvel a usucapio de

    bem mvel em contrato de alienao fiduciria em garantia

    quando a aquisio da posse por terceiro ocorre sem o

    consentimento do credor, desde que preenchidos os

    pressupostos legais.

    B O Cdigo Civil de 2002 introduziu instituto jurdico indito ao

    prever que o proprietrio poder ser privado de coisa imvel,

    desde que constitua rea extensa e esteja na posse ininterrupta

    e de boa-f, por mais de cinco anos, de considervel nmero de

    pessoas que tenham nela realizado obras e servios

    considerados pelo juiz de relevante interesse social e

    econmico.

    C A propriedade pode ser resolvida pelo implemento da condio

    ou pelo advento de termo. Assim, no caso de doao com

    clusula de reverso, como regra geral, a resoluo da

    propriedade tem efeitos ex nunc.

    D Em qualquer das hipteses de usucapio previstas no Cdigo

    Civil, exige-se a posse de boa-f e justo ttulo.

    E A escritura pblica suficiente para a aquisio da propriedade

    imobiliria, sendo uma formalidade situada no plano de

    validade dos contratos de constituio ou transmisso de bens.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 10

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 42

    No que se refere aos direitos reais, assinale a opo correta.

    A A legislao civil consagra requisitos especficos para o

    negcio jurdico constitutivo de penhor, anticrese ou hipoteca,

    visando a sua especializao, e, luz da jurisprudncia do STJ,

    a falta desses requisitos gera a nulidade do direito real.

    B O compromisso de compra e venda de imvel, devidamente

    registrado na matrcula constante do registro de imveis

    competente, transforma o contrato preliminar em direito real de

    aquisio em favor do comprador, inserindo-se no rol dos

    direitos reais de gozo ou fruio.

    C A propriedade superficiria no pode ser, de forma autnoma,

    objeto de direitos reais de gozo e de garantia, como o caso,

    por exemplo, da hipoteca.

    D A servido e a passagem forada, institutos previstos na

    codificao civil, no se confundem. A servido, em razo de

    sua natureza, compulsria e exige o pagamento de

    indenizao, enquanto a passagem forada, instituto afeto ao

    direito de vizinhana, facultativa.

    E O usufruto inalienvel, mas possvel ceder o exerccio do

    bem usufruturio em comodato ou locao.

    QUESTO 43

    Com base no que dispe o Estatuto da Terra, assinale a opo

    correta.

    A O minifndio pode ser conceituado como rea fixada pelo

    imvel rural que, direta e pessoalmente explorado pelo

    agricultor e sua famlia, lhes absorva toda a fora de trabalho,

    garantindo-lhes a subsistncia e o progresso social e

    econmico, com extenso mxima fixada para cada regio e

    tipo de explorao e onde eventualmente terceiros trabalhem.

    B Entende-se por imvel rural o prdio destinado atividade

    agrcola, pecuria ou agroindustrial, desde que localizado fora

    do permetro urbano do municpio.

    C No cumprimento da funo social da terra, o proprietrio deve

    assegurar a qualidade dos produtos de origem agropecuria,

    seus derivados e resduos de valor econmico.

    D O objetivo da poltica agrcola, conjunto de aes voltadas

    defesa da posse da terra, consiste em orientar as atividades

    agropecurias, para garantir o pleno emprego, harmonizando-

    as com o processo de industrializao do pas.

    E A alienao ou a imposio de nus real ao imvel no

    interrompe a vigncia dos contratos de arrendamento ou

    parceria rural.

    QUESTO 44

    No que se refere aos registros pblicos, assinale a opo correta

    luz da jurisprudncia do STJ.

    A O georreferenciamento de imvel rural obrigatrio para os

    casos de desmembramento, parcelamento, remembramento ou

    transferncia de imvel rural, sendo imprescindvel, em caso

    de registro de contrato de compromisso de compra e venda, o

    georreferenciamento acompanhado da certificao expedida

    pelo Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria.

    B Compete exclusivamente justia federal o julgamento de ao

    anulatria de registro de imvel decorrente de arrematao

    levada a efeito no juzo trabalhista.

    C As regras que relativizam o princpio da imutabilidade dos

    registros pblicos contemplam a possibilidade de excluso do

    patronmico paterno por motivos de ordem religiosa.

    D O ingresso de documentos de procedncia estrangeira no

    registro de ttulos e documentos condio, no que se refere s

    obrigaes objeto do documento, mas no para a sua utilizao

    como meio de prova, de eficcia perante terceiros.

    E Em relao ao registro de imveis, vigora o princpio da

    rogao ou da instncia, segundo o qual a atividade registral

    no depende de provocao, salvo as excees legalmente

    previstas.

    QUESTO 45

    Considerando a teoria geral do direito civil, assinale a opo

    correta.

    A Possuem domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o

    preso, o martimo e o empresrio.

    B Para efeitos do direito sucesso aberta, considera-se bem

    mvel ou imvel, conforme o caso concreto.

    C Em relao desconsiderao da personalidade jurdica, o

    encerramento irregular das atividades da pessoa jurdica, por

    si s, basta para caracterizar o abuso de personalidade.

    D Quando determinada pessoa, sob premente necessidade ou por

    inexperincia, obriga-se a prestao manifestamente

    desproporcional ao valor da contraprestao, ocorre leso.

    E A qualidade de associado intransmissvel, no podendo o

    estatuto dispor o contrrio.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 11

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 46

    Em relao ao direito probatrio, assinale a opo correta.

    A Uma vez adquirida e admitida a prova, pode a parte requerente

    desistir de sua produo, independentemente de anuncia da

    outra parte.

    B O fato a ser provado deve ser controvertido, relevante e

    determinado, e apenas excepcionalmente se admite que seja

    indeterminado.

    C A presuno , ao mesmo tempo, meio e fonte de prova.

    D O CPC acolheu, como regra geral, a teoria dinmica do nus

    da prova, de modo que ao autor incumbe provar os fatos

    constitutivos do seu direito e ao ru, provar os fatos

    impeditivos, modificativos e extintivos.

    E Sob o ngulo publicista, atualmente, no direito processual

    brasileiro, h uma tendncia em se adotar o inquisitorial

    system, um dos modelos relativos aos poderes instrutrios do

    juiz.

    QUESTO 47

    A respeito da ACP, assinale a opo correta.

    A As class actions, aes coletivas existentes em pases que

    adotam o sistema jurdico civil law, foram criadas para suprir

    a ineficcia das clssicas aes individuais na tutela de direitos

    supraindividuais, tendo o modelo alemo de class action

    influenciado diretamente o regime jurdico das aes civis

    pblicas no Brasil.

    B Predomina no mbito do STF e do STJ o entendimento

    segundo o qual o MP tem legitimidade para defender em juzo

    os interesses individuais homogneos disponveis somente nos

    casos em que houver relevncia social, como em discusses

    acerca do direito constitucional dos segurados obteno de

    certido por tempo de servio junto ao Instituto Nacional do

    Seguro Social.

    C Existe expressa vedao legal veiculao, em ACP, de

    pretenses envolvendo tributos, tarifas pblicas e fundos de

    natureza institucional cujos beneficirios possam ser

    individualizados.

    D A doutrina utiliza a expresso jurisdio constitucional das

    liberdades para se referir atividade jurisdicional voltada

    tutela dos direitos fundamentais, cuja garantia no pode se dar

    por meio de ACP, j que o ordenamento jurdico ptrio prev

    mecanismos especficos para a tutela desses direitos, como, por

    exemplo, as ADIs.

    E A Lei n. 7.347/1985, que regula a ACP, contm normas de

    direito processual e, predominantemente, normas de direito

    material.

    QUESTO 48

    Em relao ao popular, ao mandado de segurana e ao de

    improbidade administrativa, assinale a opo correta.

    A O pedido de reconsiderao, na via administrativa, no

    interrompe o prazo para a impetrao do mandado de

    segurana, inclusive nos casos de interposio de recurso

    administrativo com efeito suspensivo.

    B A lei de improbidade administrativa, afinada com a garantia

    constitucional da efetividade da tutela jurisdicional, prev

    apenas duas espcies de medidas cautelares: a

    indisponibilidade de bens e o afastamento do agente pblico do

    exerccio do cargo, emprego ou funo.

    C Em sede de ao popular, admite-se o controle da

    representatividade adequada em cada caso concreto, segundo

    o modelo ope judicis, de modo que, mesmo provada a

    condio de eleitor ou cidado portugus equiparado, a

    legitimidade ainda poder ser recusada pelo juiz.

    D De acordo com o entendimento do STF, em relao

    legitimidade para impetrar mandado de segurana coletivo, a

    exigncia do requisito de estar em funcionamento h pelo

    menos um ano aplica-se tanto s associaes quanto s

    entidades de classe ou sindicatos.

    E Segundo o STJ, no mbito da ao popular, possvel que a

    entidade pblica, mesmo aps ter contestado ou ter se mantido

    inerte, se retrate do posicionamento anteriormente tomado e

    passe a atuar como assistente do autor, ainda que j saneado o

    feito.

    QUESTO 49

    Em relao competncia, assinale a opo correta.

    A O STJ no admite a existncia de conexo entra a ao de

    execuo fiscal, com ou sem embargos, e a ao anulatria de

    dbito fiscal.

    B De acordo com o princpio kompetenz kompetenz, correto

    afirmar que o rgo jurisdicional, mesmo sem competncia,

    tem jurisdio.

    C O juiz declarar nula a clusula de eleio de foro,

    determinando a remessa do processo ao foro do domiclio do

    ru, somente nos casos de contrato de adeso firmado no

    mbito consumerista.

    D A alegao da competncia absoluta pode ser realizada de

    diversas formas, exceto mediante exceo de incompetncia.

    E Segundo o entendimento dominante no STJ, a simples

    presena de indgena como parte na demanda o suficiente

    para assegurar a competncia da justia federal.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 12

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 50

    No que concerne ao processo de conhecimento, assinale a opo

    correta.

    A Para que determinada deciso fique imune coisa julgada

    material, no necessrio que o mrito da causa seja analisado

    em cognio exauriente.

    B Devido ao regime constitucional do precatrio, como regra,

    nos casos de obrigaes de fazer, no fazer e dar coisa, no

    possvel a concesso de tutela antecipada em face do poder

    pblico.

    C No ato em que declarar saneado o processo, o juiz, quando for

    o caso, designar, em seguida, a data e a hora da audincia de

    instruo e julgamento, no sendo essa designao considerada

    ato pessoal do juiz.

    D Por ocasio da audincia de instruo e julgamento, se o

    advogado se ausentar sem justo motivo, o juiz dever,

    obrigatoriamente, dispensar as provas requeridas pela parte.

    E So objetivamente complexas as decises cujo dispositivo

    possa ser fracionado em captulos.

    QUESTO 51

    Assinale a opo correta com referncia execuo civil.

    A No h precluso no pedido de arbitramento de verba

    honorria no curso do processo executivo, mesmo que a

    referida verba no tenha sido pleiteada no incio do processo

    e j tenha ocorrido o pagamento do valor requerido, dada a

    inexistncia de dispositivo legal que determine o momento

    processual para o pleito.

    B Apurado o quantum debeatur no curso da execuo, somente

    em caso de juntada de novos documentos, admitem-se, por

    iniciativa da parte, a elaborao de novos clculos e a sua

    consequente homologao pelo juiz.

    C Em embargos execuo, a base de clculo dos honorrios

    advocatcios corresponde, necessariamente, ao montante total

    executado.

    D O imvel destinado moradia de sndico pode ser penhorado

    em caso de indenizao decorrente de prtica de ilcito civil

    consistente na concesso, como responsvel legal pelo

    condomnio, de isenes relativas a multas e encargos

    incidentes sobre contribuies condominiais em atraso.

    E A deciso judicial que autoriza a penhora sobre o faturamento

    da empresa viola o princpio da menor onerosidade para o

    devedor e o princpio da funo social da empresa, ainda que

    o percentual fixado no torne invivel o exerccio da atividade

    empresarial.

    QUESTO 52

    Com relao aos recursos e ao rescisria, assinale a opo

    correta.

    A Segundo o entendimento dominante no STJ, em recurso de

    embargos de divergncia, pertinente a alegao de fatos

    novos com o objetivo de fazer prevalecer a pretenso do

    recorrente.

    B Havendo multiplicidade de recursos com fundamento em

    idntica questo de direito, o recurso especial ser processado

    nos moldes procedimentais do julgamento por amostragem,

    devendo, segundo o entendimento do STJ, o presidente do

    tribunal a quo, por meio de deciso irrecorrvel, admitir um ou

    mais recursos, encaminhando-os ao STJ; os demais recursos

    ficaro sobrestados, tambm por fora de pronunciamento

    judicial, que possui carter decisrio e , portanto, recorrvel.

    C De acordo com o entendimento do STF, s haver omisso no

    julgamento de ADI, quanto modulao dos efeitos da

    deciso, apto a ensejar a interposio dos embargos de

    declarao, se houver pedido expresso para manifestao do

    tribunal a esse respeito na petio inicial.

    D Segundo entendimento dominante no STJ, na ao rescisria,

    reconhecida de ofcio a incompetncia absoluta pelo rgo

    jurisdicional, o processo deve ser remetido ao tribunal

    competente.

    E Os embargos de divergncia, cujo objetivo uniformizar a

    jurisprudncia interna do STF e do STJ, no esto

    expressamente previstos no CPC, sendo o seu procedimento

    regulado exclusivamente por normas do regimento interno do

    tribunal competente para julg-los.

    QUESTO 53

    Assinale a opo correta acerca dos procedimentos especiais.

    A admissvel a converso da ao de execuo em ao

    monitria, de ofcio ou a requerimento das partes, aps a

    citao, em razo da estabilizao da relao processual, que

    ocorre a partir do referido ato.

    B A jurisprudncia do STJ no admite embargos preventivos de

    terceiros, mesmo se houver ameaa de turbao ou esbulho

    propriedade.

    C O STJ limita a admissibilidade das reclamaes contra

    decises de turmas recursais dos juizados especiais estaduais

    s hipteses que afrontem julgados proferidos por aquele

    tribunal em sede de recurso repetitivo.

    D No possvel propor ao cautelar de atentado no curso do

    procedimento de jurisdio voluntria.

    E O ajuizamento de execuo hipotecria, por no interromper

    o prazo prescricional da usucapio, no constitui resistncia

    posse ad usucapionem de quem pleiteia a prescrio aquisitiva,

    no se caracterizando, nesse caso, falta de justo ttulo e boa-f

    do usucapiente.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 13

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 54

    Considerando o entendimento do STJ acerca de temas diversos do

    direito processual civil, assinale a opo correta.

    A A intimao dos procuradores dos estados dever ser realizada

    pessoalmente, mesmo inexistindo previso legal para tal.

    B No caso de processo eletrnico, invlida a petio eletrnica

    se no houver identidade entre o titular do certificado digital

    utilizado para assinar o documento e os advogados indicados

    como autores da petio.

    C No procedimento de homologao de sentena estrangeira,

    admite-se impor as regras previstas na legislao brasileira

    para a citao praticada fora do pas.

    D No possvel, pela via do mandado de segurana, declarar

    incidentalmente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo

    do poder pblico.

    E Na hiptese em que estiver em litgio uma obrigao de direito

    privado firmada pela administrao pblica, e no um contrato

    genuinamente administrativo, incidiro os efeitos materiais da

    revelia contra o poder pblico, se, devidamente citado, o ente

    pblico deixar de contestar o pedido do autor.

    QUESTO 55

    Assinale a opo correta acerca dos juizados especiais federais.

    A A turma nacional de uniformizao admite incidente de

    uniformizao que verse sobre honorrios advocatcios.

    B No mbito da turma nacional de uniformizao, possvel o

    no conhecimento do pedido de uniformizao por deciso

    monocrtica se o acordo recorrido no guardar similitude

    ftica e jurdica com o acrdo paradigma.

    C cabvel recurso adesivo no rito dos juizados especiais

    federais.

    D De acordo com entendimento firmado pelo STF, as restries

    em relao concesso de medidas liminares contra o poder

    pblico, previstas em lei especfica, tambm se aplicam s

    demandas previdencirias.

    E O principal critrio de competncia previsto no rito dos

    juizados especiais federais o valor da causa, fixado em at

    sessenta salrios mnimos, sendo possvel a renncia tcita

    sobre parcelas vincendas para fins de fixao de competncia.

    QUESTO 56

    De acordo com o Cdigo Civil, o exerccio da atividade empresarial

    por pessoa legalmente impedida

    A implica a nulidade dos atos praticados.

    B implica a anulabilidade dos atos praticados.

    C resulta no dever de responder pelas obrigaes contradas.

    D consiste em crime contra a f pblica.

    E consiste em crime contra a administrao da justia.

    QUESTO 57

    Conforme o Cdigo Civil, a assinatura de nota promissria cuja

    data de vencimento no tenha sido previamente definida acarreta

    A a definio do vencimento como sendo trinta dias aps a data

    da emisso.

    B a impossibilidade de cobrana de juros, ainda que tenham sido

    pactuados no ttulo.

    C a definio do vencimento como sendo vista.

    D a impossibilidade de cobrana do ttulo at que se acorde a

    data do vencimento.

    E a invalidade do negcio jurdico que deu origem ao ttulo.

    QUESTO 58

    Em caso de inveno de um produto, a legitimidade para requerer

    a patente caber, entre outros,

    A Unio.

    B empresa em que o inventor trabalhe, independentemente de

    previso contratual.

    C aos interessados em explorar economicamente a patente.

    D aos cessionrios dos direitos de patente, quando cedidos.

    E aos empregados do inventor que colaborarem na inveno.

    QUESTO 59

    Aldo, Bruna e Carla criaram uma sociedade limitada cujo

    capital foi integralizado da seguinte forma: Aldo contribuiu com

    10 mil reais em espcie; Bruna, com um veculo no valor de 30 mil;

    e Carla, com um imvel no valor de 60 mil reais.

    Nessa situao hipottica, at que se cumpra o prazo de cinco anos

    da abertura da empresa, a responsabilidade dos scios sobre a

    estimao dos bens conferidos ser

    A solidria entre Bruna e Carla, e subsidiria de Aldo, j que ele

    integralizou o capital em dinheiro.

    B pessoal de Bruna, pelo valor do veculo, e pessoal de Carla,

    pelo valor do imvel.

    C solidria dos trs scios.

    D pessoal de Bruna e subsidiria de Carla, no que se refere ao

    valor do veculo, e pessoal de Carla e subsidiria de Bruna, em

    relao ao valor do imvel.

    E solidria entre Bruna e Carla, sem qualquer responsabilidade

    de Aldo, j que ele integralizou o capital em dinheiro.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 14

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 60

    O CDC, embora no trate objetivamente do comrcio realizado por

    meio da Internet, contm dispositivos que se aplicam aos negcios

    feitos por meio da Internet, como o direito de arrependimento. O

    prazo para contagem desse direito pode comear a partir

    A da chegada do aviso de expedio do produto e ser de

    trinta dias.

    B da chegada do aviso de expedio do produto e ser de

    quinze dias.

    C da assinatura do contrato e ser de trinta dias.

    D da assinatura do contrato e ser de sete dias.

    E do ato de recebimento do produto e ser de trinta dias.

    QUESTO 61

    Com base na CF, na LRF, na interpretao doutrinria da legislao

    financeira e na jurisprudncia do STF sobre a matria, assinale a

    opo correta.

    A Conforme entendimento do STF, um estado pode receber

    transferncias voluntrias da Unio mesmo que uma de suas

    entidades da administrao indireta esteja inadimplente e

    inscrita em um dos cadastros restritivos federais, em respeito

    ao princpio da intranscendncia das medidas restritivas de

    direito.

    B No havendo suficiente dotao oramentria ou autorizao

    especfica na respectiva lei de diretrizes oramentrias, sero

    anulveis, nos termos da LRF, os atos que impliquem aumento

    da despesa com pessoal.

    C As receitas originrias, obtidas pelo Estado mediante seu poder

    de autoridade (ius imperii), so captadas coercitivamente de

    particulares, ao passo que as receitas derivadas decorrem da

    explorao do patrimnio do Estado, que participa da atividade

    econmica explorando atividades privadas e cobrando tarifa ou

    preo pblico.

    D O Poder Legislativo no pode rejeitar o projeto de lei

    oramentria.

    E No Brasil, adota-se expressamente o regime contbil misto,

    sendo o regime de caixa aplicado s despesas pblicas e o de

    competncia, s receitas pblicas.

    QUESTO 62

    luz da CF, das normas gerais de direito financeiro e da

    jurisprudncia do STF sobre a matria, assinale a opo correta.

    A A prerrogativa da autonomia financeira dos poderes visa

    impedir o Poder Executivo de causar, em desfavor do Poder

    Judicirio, do Poder Legislativo e do MP, um estado de

    subordinao financeira capaz de comprometer, pela gesto

    arbitrria do oramento, a independncia poltico-jurdica

    dessas instituies.

    B Compete ao Congresso Nacional estabelecer os limites globais

    e as condies para o montante da dvida mobiliria dos

    estados, do DF e dos municpios.

    C As despesas empenhadas, no liquidadas e no pagas at 31 de

    dezembro so consideradas restos a pagar processados.

    D Caso no receba a proposta oramentria no prazo fixado pela

    CF, o Poder Legislativo no poder considerar como proposta

    a lei do oramento vigente.

    E A CF no possui vedao expressa s chamadas caudas

    oramentrias.

    QUESTO 63

    Considerando a Lei do Processo Administrativo Fiscal Decreto

    n. 70.235/1972 , a doutrina de referncia e a jurisprudncia do

    STF sobre a matria, assinale a opo correta.

    A A Lei do Processo Administrativo Fiscal foi recepcionada

    como lei complementar pela CF.

    B O prazo para o contribuinte apresentar impugnao por escrito

    ao auto de infrao de quinze dias, devendo esse pleito ser

    instrudo com a prova documental das alegaes trazidas na

    irresignao protocolada.

    C Ainda que no tenha sido apresentada tempestivamente a

    impugnao, o direito do contribuinte de se opor

    administrativamente contra a exigncia tributria no ser

    atingido pela precluso, impedindo-se, assim, a constituio

    definitiva do crdito tributrio.

    D O princpio da instrumentalidade das formas no se aplica ao

    processo administrativo fiscal.

    E As sociedades de economia mista que exeram atividade

    econmica em regime de concorrncia ou que tenham como

    objetivo distribuir lucros aos seus acionistas no podem

    beneficiar-se do sistema de pagamento por precatrio de

    dvidas decorrentes de decises judiciais.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 15

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 64

    Com base na jurisprudncia dos tribunais superiores sobre o

    processo judicial tributrio e o direito tributrio, assinale a opo

    correta.

    A O CTN admite expressamente a compensao tributria entre

    sociedades empresrias do mesmo grupo econmico.

    B Caso, em uma execuo fiscal, no sejam localizados bens

    penhorveis, deve-se suspender o processo por dois anos e,

    findo esse prazo, deve-se iniciar o prazo da prescrio

    quinquenal intercorrente.

    C Admite-se a exceo de pr-executividade na execuo fiscal

    relativa s matrias conhecveis de ofcio, ainda que essas

    matrias demandem dilao probatria.

    D A fazenda pblica pode substituir a certido de dvida ativa at

    a prolao da sentena de embargos, em caso de correo de

    erro material ou formal. Nessa situao, pode-se modificar o

    sujeito passivo da execuo.

    E A instituio, por meio de norma estadual, de hiptese de

    extino de crdito tributrio por transcurso de prazo para

    apreciao de recurso administrativo fiscal (perempo) ofende

    a reserva de lei complementar constitucionalmente estabelecida

    para a matria.

    QUESTO 65

    luz da jurisprudncia dos tribunais superiores, assinale a opo

    correta.

    A A ausncia de notificao ao contribuinte acerca do ato de

    lanamento do crdito tributrio a ele concernente no implica,

    necessariamente, nulidade do lanamento e da execuo fiscal

    nele fundada.

    B Em embargos execuo, inadmissvel compensar os valores

    do IR retidos indevidamente na fonte com os valores

    restitudos apurados na declarao anual.

    C No caso de mercadoria importada para consumo, o fato

    gerador do imposto de importao ocorre na data do registro

    da declarao de importao do bem, devendo a alquota

    vigente nessa data ser aplicada no clculo do imposto.

    D possvel ao juiz, de ofcio, conceder ao contribuinte a

    remisso de crdito tributrio vencido h cinco anos ou mais

    cujo valor consolidado seja igual ou inferior a R$ 10 mil,

    prescindindo-se, nesse caso, de prvia verificao da eventual

    existncia de outros dbitos junto Procuradoria-Geral da

    Fazenda Nacional ou Receita Federal do Brasil.

    E Os estados e o DF so partes ilegtimas na ao de restituio

    de IR retido na fonte proposta por seus servidores.

    QUESTO 66

    Assinale a opo correta de acordo com a CF, as normas gerais de

    direito tributrio e a jurisprudncia do STJ e do STF sobre essa

    matria.

    A Incide IR sobre a indenizao por danos morais.

    B possvel a instituio de taxa sobre o servio de iluminao

    pblica.

    C De acordo com o STF, a no cumulatividade considerada

    clusula ptrea, visto que constitui direito fundamental das

    pessoas na condio de contribuintes.

    D A edio pela Unio de norma modificadora alterando o prazo

    para o recolhimento de determinada obrigao tributria deve

    respeitar o princpio da anterioridade.

    E Configura-se o carter confiscatrio de determinado tributo

    sempre que o efeito cumulativo, resultante das mltiplas

    incidncias tributrias estabelecidas pela mesma entidade

    estatal, afetar, substancialmente e de maneira irrazovel, o

    patrimnio ou os rendimentos do contribuinte.

    QUESTO 67

    Ainda com base na CF, nas normas gerais de direito tributrio e na

    jurisprudncia do STJ e do STF sobre essa matria, assinale a

    opo correta.

    A Ainda que a iseno tenha sido concedida por prazo certo e sob

    condio onerosa, possvel a sua posterior revogao, com

    efeitos sobre os contribuintes que tiverem por ela sido

    beneficiados, j que eles no possuem direito adquirido de

    usufruir do benefcio legalmente estipulado.

    B devida a correo monetria ao creditamento do IPI quando

    h oposio ao seu aproveitamento decorrente de resistncia

    legtima do fisco.

    C A simples declarao, pelo contribuinte, do dbito tributrio

    lhe d o direito de obter a certido negativa ou positiva com

    efeito de negativa.

    D O inadimplemento da obrigao tributria pela sociedade

    suficiente, por si s, para atrair a responsabilidade solidria do

    scio-gerente.

    E A imunidade tributria recproca princpio garantidor da

    Federao, motivo pelo qual no pode ser restringida nem

    mesmo por emenda constitucional.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 16

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 68

    Considerando a CF, as normas gerais de direito tributrio e a

    jurisprudncia do STJ e do STF sobre a matria, assinale a opo

    correta.

    A O contribuinte que declara o tributo sujeito a lanamento

    por homologao e deixa de efetuar o pagamento na data

    estabelecida no perde o direito de se valer do benefcio da

    denncia espontnea.

    B Nas suas relaes exteriores, a Repblica Federativa do Brasil

    pode firmar tratado internacional que estabelea iseno de

    quaisquer tributos, sejam eles federais, estaduais ou

    municipais, visto que o mbito de aplicao das restries

    previstas no artigo 151 do CTN o das relaes das entidades

    federadas entre si.

    C Salvo disposio de lei em contrrio, no caso de parcelamento

    do crdito tributrio, no haver incidncia de juros e multas.

    D Inexiste vinculao entre os recursos que forem apurados por

    intermdio do emprstimo compulsrio e a despesa que

    fundamentar sua instituio.

    E No caso de tributo sujeito a lanamento por homologao, o

    prazo prescricional quinquenal para o fisco exercer a cobrana

    de seus crditos iniciado na data do vencimento da obrigao

    ou da entrega da declarao, o que ocorrer primeiro.

    QUESTO 69

    Assinale a opo correta de acordo com a CF, as normas gerais de

    direito tributrio e a jurisprudncia do STJ e do STF.

    A Segundo a CF, o IR deve submeter-se exigncia da

    noventena, mas no necessita obedecer a anterioridade

    tributria. O IPI, por sua vez, tem o tratamento inverso, visto

    que est liberado da noventena, mas obrigado a respeitar a

    anterioridade tributria.

    B A seletividade implica tributao diferenciada conforme a

    qualidade do que objeto da tributao, no se confundindo

    com a progressividade, que se refere ao simples agravamento

    do nus tributrio conforme a base de clculo aumenta.

    C O imposto sobre operaes financeiras submete-se ao princpio

    da anterioridade anual.

    D possvel a utilizao da regra de imputao de pagamentos

    prevista no Cdigo Civil s hipteses de compensao

    tributria.

    E inadmissvel a cobrana de tarifa de gua fixada de acordo

    com as categorias de usurios e as faixas de consumo.

    QUESTO 70

    Assinale a opo correta de acordo com a CF, as normas gerais dedireito tributrio e a jurisprudncia do STJ e do STF.

    A No admissvel o repasse, na fatura de energia eltrica, doencargo financeiro relativo contribuio de integrao sociale contribuio para o financiamento da seguridade socialdevidas pela concessionria.

    B O fato de a sociedade no ser localizada no endereo fornecidocomo domiclio fiscal no gera presuno de que ela tenha sidoirregularmente dissolvida.

    C constitucional a adoo, no clculo do valor de taxa, de umou mais elementos da base de clculo prpria de determinadoimposto, mesmo que haja integral identidade entre uma base eoutra.

    D O CTN adota expressamente o princpio do non olet, cujaaplicao implica tributao do produto da atividade ilcita,bastando, para tanto, que a hiptese de incidncia da obrigaotributria se realize no mundo dos fatos.

    E O IR ser norteado pelos critrios da generalidade, daseletividade e da progressividade, na forma da lei.

    BLOCO III

    QUESTO 71

    Assinale a opo correta, considerando a execuo de serviospblicos por OSs e OSCIPs, em regime de parceria com o poderpblico.

    A Denomina-se contrato de gesto o instrumento passvel de serfirmado entre o poder pblico e as OSCIPs destinado formao de vnculo de cooperao para o fomento e aexecuo de atividades de interesse pblico.

    B As empresas que tenham interesse em obter o qualificativo deOSs devem estar em funcionamento a pelo menos dois anos ededicar-se a uma das seguintes atividades: ensino, pesquisacientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo epreservao do meio ambiente, cultura e sade.

    C Para se qualificarem como OSCIPs, as pessoas jurdicasinteressadas devem ser regidas por estatutos cujas normasdisponham expressamente sobre a observncia dos princpiosda legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade,eficincia e universalizao do servio.

    D Uma OS pode qualificar-se como OSCIP, desde que no tenhafins lucrativos, ao passo que uma OSCIP no passvel dequalificao como OS.

    E Para serem consideradas OSs ou OSCIPs, as instituies nodevem ter fins lucrativos, ou seja, no podem distribuir entreos seus scios, conselheiros, diretores, empregados oudoadores, eventuais excedentes operacionais, dividendos,bonificaes, participaes ou parcelas do seu patrimnio,auferidos mediante o exerccio de suas atividades, os quaisdevem ser aplicados integralmente na consecuo de seuobjeto social.

    Cargo: Juiz Federal Substituto 17

  • ||TRF513_001_01N774189|| CESPE/UnB TRF5.

    QUESTO 72

    No que se refere classificao e ao regime jurdico dos bens

    pblicos, s terras devolutas e aos terrenos de marinha, assinale a

    opo correta.

    A A CF garante a todos o direito de reunir-se pacificamente sem

    armas, em locais abertos ao pblico, mediante autorizao

    do poder pblico, exigida para evitar frustrar reunio

    anteriormente convocada para o mesmo local.

    B Consoante o disposto na CF, os bens pblicos so passveis de

    aquisio por meio de usucapio.

    C Em regra, as terras devolutas pertencem Unio e so

    consideradas bens dominicais ou dominiais.

    D A locao de imveis da Unio realiza-se mediante contrato,

    no estando sujeita s disposies de outras leis concernentes

    locao, razo por que, em caso de no pagamento dos

    aluguis nos prazos estipulados, a resciso ocorre de pleno

    direito, podendo a Unio imitir-se sumariamente na posse da

    coisa locada, sem que o locatrio tenha direito de p