prova peies ii - 2005

7
Prova PEIES II – 2005

Upload: lausch

Post on 24-Jun-2015

315 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova PEIES II - 2005

Prova PEIES II – 2005

Page 2: Prova PEIES II - 2005

Questão 01:Camisetas – o tema central do texto – é, pelo sentido literal, um ser inanimado, que não pratica ações. No texto, esse tema aparece como o complemento ou o paciente da ação verbal, além de integrar construções que esclarecem circunstâncias dessa ação, o que está coerente com a limitação imposta pelo sentido. Porém há construções em que se violou, criativamente, essa limitação. Em qual das alternativas o segmento sublinhado evidencia essa violação?

a) “Camisetas mostram nosso espírito (...)” (subtítulo)b) “(...) quem nunca teve uma camiseta preferida.” (l. 1-2)c) “Pela camiseta, descobrimos (...)” (l. 17)d) “entrar na arquibancada do Atlético Mineiro com uma camiseta do

Cruzeiro.” (l. 26-28)e) “(...) a camiseta foi aos poucos sendo revelada.” (l. 31-33)

Questão 02:Como estratégia de aproximação do leitor, este é chamado, no início do texto, a executar algumas ações: levantar a mão, sentar-se e ler.Julgue se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre essa parte do texto.

( ) Apenas o verbo levantar está na forma imperativa e refere-se à terceira pessoa do singular.( ) O vocativo você é usado como forma de expressar linguisticamente a inclusão do leitor na execução das ações.( ) Segundo o texto, para realizar a terceira ação, a da leitura da reportagem, é preciso que o leitor realize antes as outras duas ações.

A sequência correta é:a) F-V-Vb) V-V-Fc) F-F-Vd) V-F-Fe) F-V-F

Questão 03:No segundo parágrafo, a popularidade da camiseta foi quantificada em bilhões de peças vendidas. Se a mesma informação fosse apresentada na perspectiva da compra e a voz do verbo aparecesse na sua forma sintética, o período correspondente ao do texto seria:

a) Todos os anos, quase dois bilhões de camisetas são compradas no mundo.

b) No mundo, compram-se quase dois bilhões de camisetas todos os anos.c) Comprar-se-ão quase dois bilhões de camisetas no mundo, este ano.d) No mundo, quase dois bilhões de camisetas têm sido compradas todos

os anos.e) Todos os anos, têm-se comprado quase dois bilhões de camisetas no

mundo.

Page 3: Prova PEIES II - 2005

Questão 04:Constanza Pascolato declara: “A camiseta é uma tela em branco” (l. 12-13). Além disso, a reportagem mostra que se vai pintando essa tela de tal modo que cada um estampa “no peito a sua história pessoal” (l. 36-37). Assim, a camiseta se torna um meio de comunicação, informando sobre os mais variados temas.Analisando os exemplos encontrados no texto, que área semântica não aparece “vestida” nas camisetas?

a) Ecologia.b) Saúde pública.c) Política partidária.d) Publicidade.e) Preferências pessoais.

Questão 05:“Quase dois bilhões de camisetas são vendidas no mundo todos os anos.” (l. 9-10)“Ao longo do último século, vestiu sonhos, paixões, revoltas e protestos.” (l.33-35)Se a regra de uso da vírgula para separar termos de mesma função sintática fosse avaliada nas ocorrências destacadas, seria possível afirmar que essa regra

I. deveria ter sido aplicada no primeiro período separando dois adjuntos adnominais .

II. Foi adequadamente empregada no segundo período, numa seqüência de objetos diretos.

III. Seria nnovamente aplicada se o segmento “Ao longo do último século” fosse deslocado para depois de “protestos”.

Está(ão) correta(s):a) apenas I.b) apenas II.c) apenas I e II.d) apenas III.e) I, II, e III.

Leia o texto II para responder às questões de números 06 e 07.

"Em minha calça está grudado um nomeQue não é meu de batismo ou de cartórioUm nome... estranho.Meu blusão traz lembrete de bebidaQue jamais pus na boca, nessa vida,Em minha camiseta, a marca de cigarroQue não fumo, até hoje não fumei.Minhas meias falam de produtosQue nunca experimenteiMas são comunicados a meus pés.Meu tênis é proclama colorido

Page 4: Prova PEIES II - 2005

De alguma coisa não provadaPor este provador de longa idade.Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,Minha gravata e cinto e escova e pente,Meu copo, minha xícara,Minha toalha de banho e sabonete,Meu isso, meu aquilo.Desde a cabeça ao bico dos sapatos,São mensagens,Letras falantes,Gritos visuais,Ordens de uso, abuso, reincidências.Costume, hábito, permência,Indispensabilidade,E fazem de mim homem-anúncio itinerante,Escravo da matéria anunciada.Estou, estou na moda.É doce estar na moda, ainda que estar na modaSeja negar minha identidade,Trocá-la por mil, açambarcandoTodas as marcas registradas,Todos os logotipos do mercado.Com que inocência demito-me de serEu que antes era e me sabiaTão diverso de outros, tão mim mesmo,Ser pensante sentinte e solitárioCom outros seres diversos e conscientesDe sua humana, invencível condição.Agora sou anúncioOra vulgar ora bizarro.Em língua nacional ou em qualquer língua(Qualquer principalmente.)E nisto me comprazo, tiro glóriaDe minha anulação.Não sou - vê lá - anúncio contratado.Eu é que mimosamente pagoPara anunciar, para venderEm bares festas praias pérgulas piscinas,E bem à vista exibo esta etiquetaGlobal no corpo que desisteDe ser veste e sandália de uma essênciaTão viva, independente,Que moda ou suborno algum a compromete.Onde terei jogado foraMeu gosto e capacidade de escolher,Minhas idiossincrasias tão pessoais,Tão minhas que no rosto se espelhavamE cada gesto, cada olharCada vinco da roupaResumia uma estética.

Page 5: Prova PEIES II - 2005

Hoje, sou costurado,Sou tecido,Sou gravado de forma universal,Saio da estamparia, não de casa,Da vitrine me tiram, recolocam,Objeto pulsante mas objetoQue se oferece como signo dos outrosObjetos estáticos, tarifados.Por me ostentar assim, tão orgulhosoDe ser não eu, mas artigo industrial,Peço que meu nome retifiquem.Já não me convém o título de homem.Meu nome novo é Coisa.Eu sou a Coisa, coisamente. "

Questão 06:Segundo o poema, o homem desistiu de “ser veste e sandália de uma essẽncia” (l.34) para se tomar “signo de outros objetos estáticos, tarifados” (l. 49-50) num processo de reificação (coisificação) que leva o poeta a concluir: “Já não me convém o título de homem, meu novo nome é coisa. Eu sou a coisa, coisamente”. (l. 54-56)A reificação é um processo fundamentado na oposição de ser humano X coisam, e os três versos finais mostram que ele implica

a) um estado provisório e recente do homem.b) uma continuidade de um estado anterior a ser coisa.c) uma alternância entre duas condições: ser homem e ser coisa. d) um estado permanente que ratifica a condição de ser humano.e) uma mudança na condição de ser humano.

Questão 07:Se, no texto, a “camiseta virou convite para eventos e festas” (l. 24-25), no texto II, o próprio homem é a mensagem, pois

"Em minha calça está grudado um nome” (l. 1)“Meu blusão traz lembrete de bebida” (l. 4)“Meu tênis é proclama colorido” (l. 11)

Julgue se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os segmentos acima.( ) Camiseta, calça, blusão e tênis são apresentados nos textos como meio, veiculando assim, informações, ideologias e comportamentos, Essa semelhança também se estende à sintaxe das quatro frases: essas palavras são núcleos do sujeito.( ) Analisando o conjunto das frases, conclui-se que há predicado verbal e predicado nominal e que foram usados apenas dois padrões frasais para formar as quatro frases.( ) As construções apresentam similaridade quanto à disposição dos termos: todas as frases apresentam a ordem direta, o que fica evindeciado se observada a posição do sujeito.

Page 6: Prova PEIES II - 2005

A seqüência correta é:a) V-F-Vb) F-F-Vc) V-V-Vd) F-V-Fe) V-F-F

Gabarito:

01 – A02 – D03 – B04 – C05 – B06 – E07 – D