prova concreta

32
1 A organização do ensino em ciclos, com regime de progressão continuada, não supõe diminuição ou eliminação de mecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demanda uma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentes níveis e tipos, visando à melhoria da qualidade de ensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucional que, num âmbito interno, em regime de progressão continuada, deve ter como objetivo: (B) analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselho de escola. 2 A violência urbana é uma realidade que atinge de maneira perversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criança e ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência, faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos, que se realiza, segundo Candau (2001), quando (E) se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa. 3 A participação da sociedade civil nas decisões públicas é um indicativo do processo de democratização que o Brasil vem atravessando, o que pode ser verificado no campo da educação. A descentralização do poder público, produto da transição democrática, pode encobrir, contudo, uma relação autoritária, especialmente em contexto de políticas neoliberais, porque (A) diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas. 4 Uma telenovela em exibição no momento tem procurado conscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com

Upload: fucasjc

Post on 15-Jun-2015

886 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: prova concreta

1A organização do ensino em ciclos, com regime de progressãocontinuada, não supõe diminuição ou eliminação demecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demandauma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentesníveis e tipos, visando à melhoria da qualidade deensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucionalque, num âmbito interno, em regime de progressão continuada,deve ter como objetivo: (B) analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselhode escola.

2A violência urbana é uma realidade que atinge de maneiraperversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criançae ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência,faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos,que se realiza, segundo Candau (2001), quando(E) se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.

3A participação da sociedade civil nas decisões públicas éum indicativo do processo de democratização que o Brasilvem atravessando, o que pode ser verificado no campo daeducação. A descentralização do poder público, produto datransição democrática, pode encobrir, contudo, uma relaçãoautoritária, especialmente em contexto de políticasneoliberais, porque(A) diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.

4Uma telenovela em exibição no momento tem procuradoconscientizar a população em relação às pessoas com necessidades especiais, apresentando o caso de uma menina com deficiência visual e os diversos avanços que ela vem obtendo, a partir de oportunidades que lhe são oferecidas.Em relação à inclusão de situações semelhantes à dessamenina no contexto escolar, o desafio é(C) qualificar professores para atuar com alunos portadores de dificuldades especiais, auxiliados por profissionais especializados, nas atividades regulares do currículo escolar.

5

Page 2: prova concreta

Uma forma privilegiada de se promover a consolidação dagestão democrática da escola é por meio da participaçãoem conselhos escolares ou equivalentes (Art. 14 da LDB9.394/96). De acordo com o Estatuto do Magistério Paulista(Lei complementar nº 444/85), o papel dos professores nosConselhos de Escola, entre outros, deve ser:(A) deliberar sobre alternativas de solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica e tomar decisões respeitando a proposta pedagógica da escola.

6A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógicaquanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada comprofessores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá(C) redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.

7Em Conselho de Classe, os professores da turma C levantaram estratégias coletivas para recuperar paralelamente e acompanhar sistematicamente o avanço dos alunos, o que deverá ocorrer por meio de(A) tarefas regulares complementares às tarefas anteriores,de complexidade gradativa, a serem realizadas no horário regular das aulas.

8É comum aos leigos no assunto confundir progressão continuada com promoção automática, que expressam decisões e ações pedagógicas distintas. Assinale a opção que caracteriza corretamente essa diferença.Progressão continuada D)Concepção de ensino, deaprendizagem e de avaliação

Promoção automáticaD)Critérios de aprovação para séries subseqüentes

9O trabalho da professora Carmem tem sido inovador em relação ao reforço e aos processos de recuperação; sua experiência é desenvolvida dentro do processo regular de aulas, por meio de sistema de monitoria entre os alunos e de atividades diversificadas que resgatam aprendizagens de conteúdos escolares. As alternativas pedagógicas que direcionam o trabalho de suporte e de recuperação junto aos alunos têm como princípio

Page 3: prova concreta

(C) o acompanhamento por meio de uma pedagogia diferenciada e de avaliação mediadora.

10A missão de educar de forma comprometida com o contextotemporal e sociocultural, na perspectiva de uma comunidadeaprendente, caracteriza uma escola reflexiva, que temcomo elemento norteador(E) o projeto educativo como instrumento de construção coletiva,de mudança organizacional e de emergência de um novo objeto científico.

11O regime de progressão continuada permite ao educando queapresenta dificuldades de aprendizagem não aumentar sua frustração com a experiência de sucessivas reprovações. Este regime foi preconizado pela LDB 9.394/96 e foi instituído no Estado de São Paulo pela Deliberação CEE no 9/97.Baseando-se nestes dois referenciais legais, assinale a opção que apresenta dados corretos sobre a organização do regime de progressão continuada no Estado de São Paulo.LDB 9.394/96-O desdobramento do ensino fundamental em ciclos é facultado aos sistemas de ensino.DELIBERAÇÃO CEE no 9/97-As escolas poderão desenvolver projetos especiais abrangendo atividades de orientação de estudos.

12O Estatuto da Criança e do Adolescente é um alerta à sociedade no sentido de que proporcione proteção e desenvolvimento adequado a segmento tão frágil da população. Nesta perspectiva, o Estatuto fala de garantia de prioridade à criança e ao adolescente (Art. 4o), o que significa: (B) ter primazia na formulação e na execução de políticas sociais e no atendimento nos serviços públicos.

14O Projeto “Escola da Família”, do Governo de São Paulo,visa, entre outros objetivos, ao favorecimento do protagonismodo aluno. Este projeto desenvolve(A) formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educaçãode valores.

15Marta é uma das representantes dos pais dos alunos nocolegiado da escola. Ela tem consciência de que, para oreal exercício de sua representatividade, o papel dos pais dealunos nesta instância decisória é de

Page 4: prova concreta

(D) exercer o poder participativo diante das orientações de ações pedagógicas e administrativas da escola.

16As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental noSistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaqueao regime de ciclos de progressão continuada e refutam oargumento de que este regime produz declínio no desempenhodos alunos. Para tal, contra-argumentam que(C) as competências não se desenvolvem linearmente para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensinoe de avaliação.

17A atividade de visitação do bairro no qual a escola está situada,com o objetivo de conhecer sua estrutura, relação deserviços oferecidos à comunidade e profissionais que trabalhamnesses espaços, é uma prática comum entre os professores.Essa atividade fundamenta-se(A) na construção de significados como elemento norteador do processo ensino/aprendizagem.

18A prática pedagógica dos professores está baseada emdeterminadas teorias de aprendizagem, mesmo que nomomento da ação esta relação com a teoria não esteja numplano consciente. Dentre essas teorias, uma das que maisestá impregnada nas representações dos professores é aempirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativacorreta sobre a Teoria Empirista.(D) O conhecimento está fora do sujeito e é interiorizado pelos sentidos.

19A partir da leitura de um texto sobre aves, um grupo dealunos de 8 anos discutia a veracidade do comentário de umcolega que afirmava ter visto galinhas colocarem ovos azuis;outras crianças acrescentavam informações sobre como tornar os ovos de galinha cor-de-rosa.A situação descrita permite identificar princípiospsicopedagógicos no currículo escolar, entre os quais:(B) os efeitos das experiências educacionais são influenciados por conhecimentos prévios pertinentes, de cunho escolar ou não, que interagem com novas aprendizagens.

20

Page 5: prova concreta

Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelosalunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, aprofessora encaminhava decisões coletivas, sob a forma desituações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte,coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob formade situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,(C) solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de ensamento.

21A organização do trabalho escolar em ciclos está associadaà progressão continuada e ao questionamento à cultura darepetência.O propósito de impulsionar os processos de mudança e dereorganização do ensino em ciclos considera os processosde avaliação capazes de(E) avançar em relação às situações de classificação e de discriminação, comprometendo-se com um modelo de avaliação de caráter processual.

Considere o texto abaixo para responderàs questões 22 e 23.A professora Ana e a professora Beatriz tinham um mesmoconteúdo a ensinar a seus alunos: a distinção e o funcionamento dos três Poderes da República (o Legislativo, o Executivo e o Judiciário). Ana, além de disponibilizar livros sobre o tema, levou jornais e revistas e pediu que os alunos os levassem também. A partir desse material, realizou debates, estimulou a pesquisa bibliográfica e propôs trabalhos de grupo.Houve respeito ao revezamento da palavra e cooperaçãoentre os alunos. Beatriz apresentou o tema fazendo umaexplanação com um esquema no quadro. Apresentou algunsrecortes de jornais para ilustrar sua fala. Solicitou que seusalunos anotassem os tópicos principais sobre o tema. Houveaceitação e atenção à sua fala.22Analise a prática pedagógica das duas professoras, assinalando a opção que apresenta uma apreciação correta sobre cada uma delas, quanto aos conteúdos.ANA-Buscou explorar conteúdos conceituais ao mesmo tempo em que estimulou a aprendizagem de conteúdos procedimentais e atitudinais.BEATRIZ-Os conteúdos procedimentais adotados foram basicamente de uso, ao passo que os atitudinais se concretizaram como currículo oculto.

23O conteúdo trabalhado por ambas as professoras refere-se àaprendizagem de conceitos e princípios, o que condicionaas estratégias, os instrumentos e os meios a serem utilizados

Page 6: prova concreta

no ensino, requerendo estratégias didáticas(B) que promovam uma ampla atividade cognoscitiva do aluno,colocando-o diante de experiências ou situações que induzam ou potencializem essa atividade.

24Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentandodificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora com as limitações decorrentes de uma turma numerosa.Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, a professora deverá:I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimentoe necessitam “interpretação” do professor;II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo de gestão pedagógica da turma;

25O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e oimpacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunosde 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidasde elaboração de trabalhos de pesquisa.A base curricular em que se apóia esse tema de projeto,com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social,tem enfoque(E) psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.

26Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento,nos professores, de novas competências, dentre as quais a de (B) trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.

27O impacto gerado pela sociedade da informação na escolaevidencia nova demanda quanto ao papel social da escola eaos processos de aprendizagem, que devem valorizar(E) o desenvolvimento de competências e de conhecimentos,capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.

Page 7: prova concreta

28A intensificação das atividades culturais como a visitação amuseus, cinema, teatro e exposições tem integrado a práticapedagógica dos professores. Eles comprovam a significância da aprendizagem dos alunos no contato com membros da comunidade social e sentem-se mais valorizados como cidadãos. Nesse sentido, o papel central do aprendizadopara o desenvolvimento está estreitamente ligado a:(A) mediação do indivíduo com os meios culturais capazes de promover o desenvolvimento proximal dos alunos.

29A tendência a valorizar a participação do aluno de forma crítica e dinâmica como maneira interativa de proporcionar aconstrução do conhecimento é muito bem aceita no meioeducacional. O “parangolé” de Oiticica e a arte digital constituem expressões da Pedagogia Interativa, que enfatiza a co-autoria entre professor e aluno. Essas experiências pedagógicasse caracterizam pela(A) disponibilização de domínios de conhecimento a serem modelados de forma dialogada e imprevisível.

30Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionaisespeciais e, como tal, está amparado por legislaçãonacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior daescola estão apresentados nas afirmativas que se seguem.

III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares.IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida.

31A partir de discussão, tendo por base o Texto I, uma professora solicitou que os alunos escrevessem os nomes das frutas. Duas ocorrências foram mais freqüentes: “tamarinu” (por tamarindo) e “cupuassu” (por cupuaçu).Tais escritas resultam, respectivamente, de(C) marca de oralidade e arbitrariedade lingüística.

32A fábula “A lebre a tartaruga” foi intensamente trabalhadapela professora em uma turma de 1a série do Ensino Fundamental,como condição para a produção de uma reescrita. A reescrita de Ana Carolina, reproduzida no Texto II, apresenta-se como(B) alfabética, demonstrando preocupação ortográfica.

Page 8: prova concreta

33O Texto II mostra que as dúvidas, a preocupação com asregularidades da língua e a escrita convencional das palavrasjá estão instaladas no processo de produção escrita deAna Carolina. Portanto, ao escrever, ela precisa coordenarestratégias de:A-)seleção, antecipação, inferência, verificação.

34Segundo os PCN, o fato de as escritas não convencionaisserem aceitas não significa ausência de intervenção pedagógica.No Texto II, destacam-se as seguintes ocorrências:moito (linha 2), digafiou (linha 5), resoveu (linha 9), esperãodo(linha 15).Tais escritas demonstram(E) constituição da autonomia leitora e escritora. 35O Texto III encaminha um trabalho de produção escrita. Asorientações dadas pelo professor permitiram que os alunosse apropriassem da(E) leitura como matéria-prima para a escrita.

36Com base no Texto IV, uma professora de 3a série do EnsinoFundamental propôs um trabalho de análise lingüística. Umdos fatos destacados foi a discussão sobre o uso da palavratecida (3a estrofe, 3o verso), que está

(D) correto, porque “tecida” se refere a “vida”.

:

37 No Texto IV, para completar as lacunas dos nomes própriosdos “meninos poetas”, o leitor trabalha com aA_)textualidade.

38Após relato da participação na olimpíada do colégio, Gabriele Bernardo, alunos de uma mesma turma da 1a série doEnsino Fundamental, apresentaram os seguintes registros: As duas escritas permitem concluir que a concepção que orienta o trabalho da professora é considerar que

A)a língua escrita é um saber de valor social.

Page 9: prova concreta

39Em roda de leitura, atividade realizada semanalmente emuma turma da 4a série do Ensino Fundamental, o professor,ao apresentar o Texto V, objetivou trabalhar com gênero textual.Após discussão, os alunos concluíram que o texto erauma resenha por se tratar de(D) uma pesquisa acadêmica sobre a história da cidade de São Paulo.

40 José migrou com sua família de Aracaju para SãoPaulo. Na escola, em dado momento, estabeleceu oseguinte diálogo com sua professora:– Eu já “butei” o caderno em cima da sua mesa.– José, não é assim que se fala. Não é “butei”, é“botei”.– Professora, meu pai disse que eu vim pra escolaaprender a ler, não a falar.Tal diálogo evidencia que a intervenção da professora nãoconsiderou as instâncias privadas de uso da língua ao(D) tentar corrigir o aluno porque sua fala não coincidia com a variedade lingüística de prestígio social.

41De acordo com Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996),para que as crianças compreendam nosso sistema de numeração,o trabalho didático pressupõe(C) usar a numeração escrita para produzir e interpretar escritas numéricas.

42Quanto ao tratamento da informação, o Texto I é exemplo de(D) tabela.

43No Texto I, os números racionais são usados para representar quantidades relacionadas a(A) gordura.

44Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas caloriashá em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesmaturma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram osseguintes registros numéricos:

Page 10: prova concreta

I - 40 x 5 + 4 x 5II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44IV - 44 x 5 Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam que os registros(E) I, II, III e IV constroem uma interpretação global do enunciado.

45Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes deuma atividade de escrita do número 3526 sob a forma deditado, apareceram estes:31000500206 - 300050026 – 35206 Tais escritos resultam de(C) correspondência com a numeração falada.

46Como desdobramento de uma roda de conversa sobre extraterrestres,uma professora de 1a série propôs a construção de uma “trilha dos alienígenas”, em grupos de cinco crianças.Quando as trilhas ficaram prontas, os grupos se puserama jogar e, para isso, combinaram as regras para se movimentarem nos tabuleiros. A construção e o jogo de trilhas são atividades significativas porque aproximam as crianças da aprendizagem de:I - operações;II - números;III - formas e espaço;IV - unidades de tempo.(B) I, II e III, apenas.

47Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores daescola, um aluno de 4a série chegou à sala de aula relatandosua descoberta: uma das ações do projeto “ComunidadePresente” obtivera o triplo de implementação em relação aoutra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. Aprofessora aproveitou a situação para sair da sala com todaa turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu umadiscussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxeraa informação como havia chegado àquela conclusão. Talencaminhamento buscou desenvolver um conteúdo(B) atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.

Page 11: prova concreta

48O Texto I pode ser usado pelo professor para, através dacomparação entre as frutas selecionadas, focalizar a unidadede medida de

A)massa.

49Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a(E) disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para “andar” entre os números.

50Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a históriada cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

A-)construção de um espaço representativo.

51De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo daGeografia é a leitura da paisagem local dos arredores dacasa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registrodessas leituras através do desenho evidencia as primeirasnoções de

(A)localização, proporção e perspectiva.

52O Texto VII é um bom suporte para o desenvolvimento de umtrabalho com a história local e a constituição da identidade.Tal discussão propicia a identificação de(D) diferenças e semelhanças, mudanças e permanências nos costumes e nas manifestações culturais.

53O Texto V foi amplamente analisado pelos alunos de umaturma de 3a série do Ensino Fundamental, no que se refereaos conhecimentos históricos e geográficos nele contidos.Após debate, a professora destacou as seguintes oposições:caipira / “Trem das Onze” – moderno / “Sampa”(C) as paisagens urbanas e rurais definem e possibilitam diferentes modos de vida.

Page 12: prova concreta

54O sexto parágrafo do Texto VII explicita a preocupação dosmais idosos com o cultivo e a preservação dos bens culturaisda população de Ilhabela. Um professor, ao trazer essaquestão para discussão com seus alunos, está objetivando(E) identificar permanências e transformações nas vivências culturais da coletividade, tendo a congada como marca de permanência.

55Uma professora da 4a série do Ensino Fundamental solicitouque seus alunos trouxessem para a sala de aula fotografiasda cidade de São Paulo em diferentes épocas.Fazendo um estudo comparativo do conjunto do material disponível,a turma pôde identificar(A) diferentes formas pelas quais a natureza tem-se apresentado na paisagem local.

56Na Semana do Folclore, a professora de uma turma da 3ªsérie do Ensino Fundamental de uma das unidades escolaresde Ilhabela levou para a sua turma o Texto VII comodisparador para discussão sobre o movimento de resistênciacultural dos negros africanos que foram trazidos para oBrasil. Durante a discussão, uma aluna declarou “já conhecera congada porque seu avô participava dela há muito tempo”.A professora solicitou, então, que a aluna trouxesse seuavô à escola para uma entrevista com a turma. Paralelamente,os alunos pesquisaram e coletaram informações sobre esse auto popular brasileiro de motivação africana – a congada. Tal aprendizado está diretamente relacionado à categoria dos conteúdos procedimentais porque(B) as ações foram realizadas de forma ordenada e não aleatória.

.57O “Atlas dos Municípios da Mata Atlântica”, editado em 2002pela Organização Não Governamental (ONG) Mata Atlântica,em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE), revela que Ilhabela, no Estado de São Paulo,é o município que detém a maior área de mata original.(www.sosmataatlantica.org.br).Uma professora de uma turma de 4a série do Ensino Fundamentalpromoveu uma discussão com os alunos, a partir doestudo comparativo entre a informação revelada no Atlas sobreIlhabela e o Texto VII. Após intenso debate, eles concluíramque a relação afetiva e singular que a população local estabelececom Ilhabela é de

Page 13: prova concreta

(A)conservação.

58Considerando o penúltimo parágrafo do Texto V, pode-se afirmar que conflitos, conquistas e perdas marcam a história de São Paulo, dando-lhe um caráter de

(B)identidade na diversidade.

59O Texto V foi escolhido por um professor para dar início aoProjeto Didático “Transfusão de sangue e de cultura” queabordará a formação da identidade paulista. Os alunos, aopesquisarem sobre essa questão, estarão ampliando eaprofundando os conhecimentos sobre(A) deslocamentos de grupos de imigrantes europeus e asiáticos nos séculos XIX e XX, seu modo de vida e sua inserção nas atividades econômicas nacionais.

60Os três conceitos fundamentais que orientam uma concepçãode História voltada para o desenvolvimento dos alunoscomo atores conscientes, capazes de entender o processohistórico como conhecimento e como experiência de formacrítica, são:(B) sujeito histórico, fato histórico e tempo histórico.

61Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2asérie durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-secom comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: “Poesia é coisa de mulherzinha”. A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses “meninos poetas” expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para(B) questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.

62Uma estratégia didática privilegiada para a ampliação dos conhecimentos em Ciências Naturais é o trabalho com projetos. As atividades desenvolvidas em um projeto têm como produto a(C) elaboração coletiva de algo com função social real, como um livro ou folheto informativo.

63Como fonte de investigação dos fenômenos e suas transformações,os desafios para experimentar ampliam-se quando

Page 14: prova concreta

(D) os alunos constroem o experimento, discutindo idéias e manipulando materiais.

64Uma das atividades do projeto “Comer para viver”, desenvolvido na 1a série, consistia em anotar o cardápio das famílias dos alunos. Uma das crianças, de ascendência oriental, revelou que sua família costumava comer algas marinhas em grande quantidade. “Mas por que comer algas do mar?” – foi a pergunta que encaminhou a investigação. As crianças descobriram que as algas do mar são importantes porque concentram uma grande quantidade de sais minerais. Os conteúdos desenvolvidos na situação descrita foram:I - valorização do exame de saúde periódico, pelo estudodo crescimento e desenvolvimento físico;II - respeito às potencialidades e limites do próprio corpo ede terceiros, com adoção de postura física adequada;III - identificação dos alimentos disponíveis na comunidadee de seu valor nutricional;IV - levantamento das necessidades relacionadas ao processoorgânico de nutrição corporal.

(C)III e IV, apenas.

65O registro do aluno é exemplo de(D) fechamento parcial de experimento.

66Para investigar o fenômeno da erosão resultante da ocupação do solo ribeirinho próximo ao endereço da escola, uma professora orientou os alunos a coletar informações e organizar os dados coletados. Esta atividade deve ter como fontes para análise:

(D) entrevistas com moradores antigos da região.

67Para registrar os dados coletados e sistematizar os conhecimentossobre as redes de abastecimento de água, desde acaptação até a distribuição, os alunos podem trabalhar na

(B)construção de maquetes.

68No Texto III, o aluno que leu, reescreveu e apresentou a notícia aproximou-se do debate acerca das relações entre ambiente e sociedade. Na temática ambiental, um dos conteúdos que precisa ser trabalhado é o de(A) desenvolvimento sustentável.

69

Page 15: prova concreta

Na área urbana, em especial, a casa, a escola e a comunidade não são unidades isoladas. São sistemas em constantes trocas com o ambiente, que é o receptor final do lixo e dos resíduos eliminados pelo corpo das pessoas. Para estudar as técnicas que a sociedade humana cria para efetuar essas trocas, mantendo casa, escola, comunidade e ambiente em condições saudáveis, o professor deve desenvolver com os alunos atividades a respeito de

(C)saneamento básico.

70Na situação descrita no Texto III, o momento da Roda de Notícias,ao relacionar a presença do lixo flutuante no canal auma das formas de poluição, caracteriza-se por trazer para odebate outras questões sobre o mesmo tema. Ao levar para asala de aula algumas informações que inter-relacionam saúdepessoal e ambiental, o professor precisa dar especial atenção(A) à prevenção das doenças infecto-contagiosas e aos problemas de higiene.

71“O Tema Transversal Constituição da pluralidade cultural noBrasil traz a discussão a respeito da confluência de herançasque se preservaram, vencendo políticas explícitas dehomogeneização cultural.” Ao fazermos dialogar o Texto VIIcom esta afirmação, podemos considerar a congada como

(A)prática de resistência cultural da herança africana.

72A partir da análise do Texto V, um professor solicitou à turmaque fizesse uma pesquisa sobre a origem dos alimentos edas comidas brasileiras, identificando, assim, as marcasdeixadas pelos diferentes povos formadores da nossa culturana culinária. Com tal atividade o professor pretendeu mostrarque a culinária brasileira também pode se caracterizar como(D) fator de identidade de grupos e indivíduos.

73O Texto VI traz para reflexão a necessidade de enfrentamento de uma situação urgente no Brasil, em relação aos direitos da criança. A conquista da autonomia moral pelas crianças torna-se um objetivo de trabalho, na busca da incorporação sistemática ao currículo escolar de temas e problemas desenvolvidos por programas como o “Comunidade Presente” .Para alcançar tal objetivo, os alunos devem ser acolhidosem um ambiente escolar no qual se sintam

(B)valorizados e respeitados.

74

Page 16: prova concreta

Uma professora de uma turma da 1a série do Ensino Fundamental,ao discutir com os alunos a temática da marcação do tempo pela lua e pelo sol, mostrou a existência de outros calendários. Apresentando aos alunos outras culturas que marcam fatos e festas das suas tradições por outros paradigmas diferentes daqueles definidos pelo calendário civil,está transversalizando os conteúdos, principalmente, com

(E)Pluralidade Cultural e Matemática.

75No Texto I, as “frutas exóticas e saborosas” são o tema apartir do qual se inserem conteúdos das áreas de CiênciasNaturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de umateia de relações que se estabelece entre

(D) transversalidade e interdisciplinaridade.

76A escola que prioriza a discussão das histórias dos índios,dos movimentos de reação destes ao domínio europeu, osmecanismos de resistência desenvolvidos pelos africanosescravizados e seus descendentes e as formas criativas desobrevivência na sociedade escravocrata e nos quilombosestá buscando narrar a História

(A)do ponto de vista dos grupos sociais que a produziram.

77Segundo os PCN, “um conhecimento fundamental para a leitura da Pluralidade Cultural são as muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos e indivíduos”.O trabalho com as diferentes linguagens artísticas no EnsinoFundamental possibilita que os alunos percebam(C) a vinculação das obras de arte com os seus criadores em espaços e tempos diversos.

78Sabe-se que política não se confunde com ética, mas estanão pode ser contraditória àquela. Nesse sentido, as leisque regem o país devem estar pautadas na justeza ética ena dignidade humana. Discutir com os alunos a respeito dopleno exercício da cidadania, portanto, pressupõe trabalharcom a turma a(o):I – íntima relação entre respeitar e ser respeitado;II – direito ao respeito unilateral;III – direito a uma vida digna;IV – direito a oportunidades para realizar projetos;V – zelo pelos valores individualizados.

(B)I, III e IV, apenas.

Page 17: prova concreta

79Em relação ao Texto VI, as orientações didáticas para aimplementação das ações de número 5 levantam as seguintes questões para a escola:I – participação, tomando a escola como espaço de atuaçãopública dos alunos;II – normas e regras, enfatizando-as como organização coletiva;III – projetos, favorecendo a compreensão da multiplicidadede aspectos que compõem a realidade;IV – valores morais, legitimando o pensamento dos professores e demais autoridades.

(C)I, II e III, apenas.

80Em relação ao tratamento do Tema Transversal “Prevençãode doenças sexualmente transmissíveis”, a terceira ação doPrograma Comunidade Presente (Texto VI) é adequada porque(B) realiza intervenção em âmbito coletivo para problematizar questões que incluem posturas e crenças.

Page 18: prova concreta

1A organização do ensino em ciclos, com regime de progressãocontinuada, não supõe diminuição ou eliminação demecanismos de avaliação. Ao contrário, este regime demandauma ampliação das práticas de avaliação em seus diferentesníveis e tipos, visando à melhoria da qualidade deensino. Dentre estes níveis de avaliação está a institucionalque, num âmbito interno, em regime de progressão continuada,deve ter como objetivo: (B) analisar os procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros, tendo em vista estabelecer novas orientações e corrigir trajetórias, a partir de definições do conselhode escola.

2A violência urbana é uma realidade que atinge de maneiraperversa a todo cidadão e cidadã e, em especial, à criançae ao jovem. Para a escola enfrentar a cultura da violência,faz-se necessário promover uma educação em direitos humanos,que se realiza, segundo Candau (2001), quando(E) se transforma em uma postura que penetra as diversas dimensões da ação educativa.

3A participação da sociedade civil nas decisões públicas é

Page 19: prova concreta

um indicativo do processo de democratização que o Brasilvem atravessando, o que pode ser verificado no campo daeducação. A descentralização do poder público, produto datransição democrática, pode encobrir, contudo, uma relaçãoautoritária, especialmente em contexto de políticasneoliberais, porque(A) diminui a ação estatal na área do bem-estar social tendo em vista a redução das despesas públicas.

5Uma forma privilegiada de se promover a consolidação dagestão democrática da escola é por meio da participaçãoem conselhos escolares ou equivalentes (Art. 14 da LDB9.394/96). De acordo com o Estatuto do Magistério Paulista(Lei complementar nº 444/85), o papel dos professores nosConselhos de Escola, entre outros, deve ser:(A) deliberar sobre alternativas de solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica e tomar decisões respeitando a proposta pedagógica da escola.

6A avaliação institucional realizada em uma escola evidenciou a necessidade de qualificação profissional, tanto pedagógicaquanto acadêmica. Um trabalho de formação continuada comprofessores que tenha a intenção de desenvolver competências no enfoque pedagógico e escolar deverá(C) redimensionar o desenvolvimento profissional fomentado em processos reflexivos, na pesquisa-ação e na perspectiva sociocrítica.

11O regime de progressão continuada permite ao educando queapresenta dificuldades de aprendizagem não aumentar sua frustração com a experiência de sucessivas reprovações. Este regime foi preconizado pela LDB 9.394/96 e foi instituído no Estado de São Paulo pela Deliberação CEE no 9/97.Baseando-se nestes dois referenciais legais, assinale a opção que apresenta dados corretos sobre a organização do regime de progressão continuada no Estado de São Paulo.LDB 9.394/96-O desdobramento do ensino fundamental em ciclos é facultado aos sistemas de ensino.

Page 20: prova concreta

DELIBERAÇÃO CEE no 9/97-As escolas poderão desenvolver projetos especiais abrangendo atividades de orientação de estudos.

12O Estatuto da Criança e do Adolescente é um alerta à sociedade no sentido de que proporcione proteção e desenvolvimento adequado a segmento tão frágil da população. Nesta perspectiva, o Estatuto fala de garantia de prioridade à criança e ao adolescente (Art. 4o), o que significa: (B) ter primazia na formulação e na execução de políticas sociais e no atendimento nos serviços públicos.

14O Projeto “Escola da Família”, do Governo de São Paulo,visa, entre outros objetivos, ao favorecimento do protagonismodo aluno. Este projeto desenvolve(A) formas de solidariedade e a formação de novas atitudes na escola e na comunidade por meio de uma educaçãode valores.

18A prática pedagógica dos professores está baseada emdeterminadas teorias de aprendizagem, mesmo que nomomento da ação esta relação com a teoria não esteja numplano consciente. Dentre essas teorias, uma das que maisestá impregnada nas representações dos professores é aempirista. Assinale a opção que apresenta uma afirmativacorreta sobre a Teoria Empirista.(D) O conhecimento está fora do sujeito e é interiorizado pelos sentidos.

31A partir de discussão, tendo por base o Texto I, uma professora solicitou que os alunos escrevessem os nomes das frutas. Duas ocorrências foram mais freqüentes: “tamarinu” (por tamarindo) e “cupuassu” (por cupuaçu).Tais escritas resultam, respectivamente, de(C) marca de oralidade e arbitrariedade lingüística.

Page 21: prova concreta

41De acordo com Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996),para que as crianças compreendam nosso sistema de numeração,o trabalho didático pressupõe(C) usar a numeração escrita para produzir e interpretar escritas numéricas.

44Diante do desafio de ler o Texto I e calcular quantas caloriashá em quinhentos gramas de umbu, crianças de uma mesmaturma de 2a série do Ensino Fundamental anotaram osseguintes registros numéricos:

I - 40 x 5 + 4 x 5II - 40 + 40 + 40 + 40 + 40 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4III - 44 + 44 + 44 + 44 + 44IV - 44 x 5 Segundo Fayol (1996), tais procedimentos de resolução evidenciam que os registros(E) I, II, III e IV constroem uma interpretação global do enunciado.

45Em uma turma de 1a série, dos registros decorrentes deuma atividade de escrita do número 3526 sob a forma deditado, apareceram estes:31000500206 - 300050026 – 35206 Tais escritos resultam de(C) correspondência com a numeração falada.

49Segundo Lerner e Sadovsky, in Parra e Saiz (1996), as atividades com calendários e álbuns de figurinhas visam a(E) disponibilizar o uso da relação de ordem como base material de apoio para “andar” entre os números.

50Para ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a históriada cidade de São Paulo, um professor planejou uma aulapasseio à Estação da Luz e seu entorno. Ao propor, no dia seguinte, que os alunos reconstituíssem no papel o trajeto, sem esquecer dos pontos destacados durante o percurso, o professor trabalhou a

A-)construção de um espaço representativo.

51

Page 22: prova concreta

De acordo com os PCN, uma proposta para o estudo daGeografia é a leitura da paisagem local dos arredores dacasa, da escola, do bairro onde residem os alunos. O registrodessas leituras através do desenho evidencia as primeirasnoções de

(E)localização, proporção e perspectiva.

61Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2asérie durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-secom comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: “Poesia é coisa de mulherzinha”. A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses “meninos poetas” expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para(B) questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.

Page 23: prova concreta
Page 24: prova concreta
Page 25: prova concreta
Page 26: prova concreta