prova - cgu - analista de controle - controle interno - 2008

51
Boa prova! Boa prova! Prova 1 e Prova Discursiva Prova 1 e Prova Discursiva Nome: N. de Inscrição Escola de Administração Fazendária Concurso Público 2008 Instruções Instruções Cargo: ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE - CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO 1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados. 2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse. 3 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico: “Sonhar é preciso, agir na direção da realização de um sonho é fundamental. (Martius) 4 - DURAÇÃO DAS PROVAS: 5 horas, incluído o tempo para a elaboração da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS. 5 - Na prova há 42 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e. 6 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográca (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, conra este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso. 11 - A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início da prova. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso. 12 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala. Quanto à Prova discursiva: 1 - Identique-se apenas na capa da prova (página 15); sua prova discursiva não poderá ser assinada ou rubricada nem conter marcas ou sinais identicadores. 2 - Use as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua prova discursiva. 3 - As folhas em branco, no nal do caderno, poderão ser usadas para rascunho. 4 - Não escreva no espaço à direita “Reservado ao Examinador”. www.pciconcursos.com.br

Upload: osatoas

Post on 21-Oct-2015

78 views

Category:

Documents


36 download

TRANSCRIPT

Page 1: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Boa prova!Boa prova!

Prova 1 e Prova DiscursivaProva 1 e Prova Discursiva

Nome: N. de Inscrição

Escola de Administração Fazendária

Concurso Público 2008

InstruçõesInstruções

Cargo: ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE - CGU

CONTROLADORIA-GERALDA UNIÃO

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.

2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse.

3 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico:

“Sonhar é preciso, agir na direção da realização de um sonho é fundamental”. (Martius)

4 - DURAÇÃO DAS PROVAS: 5 horas, incluído o tempo para a elaboração da Prova Discursiva e para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS.

5 - Na prova há 42 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e.

6 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfi ca (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas.

7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta.

8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confi ra este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova.

9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso.

11 - A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início da prova. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

12 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVAS, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

Quanto à Prova discursiva:1 - Identifi que-se apenas na capa da prova (página 15); sua prova discursiva não poderá ser assinada ou

rubricada nem conter marcas ou sinais identifi cadores.2 - Use as folhas pautadas deste caderno para desenvolver sua prova discursiva.3 - As folhas em branco, no fi nal do caderno, poderão ser usadas para rascunho.4 - Não escreva no espaço à direita “Reservado ao Examinador”.

www.pciconcursos.com.br

Page 2: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 2 Prova Objetiva - 1

LÍNGUA PORTUGUESA

1- Em relação às idéias do texto, assinale a opção correta.

Um tema objeto de alguns painéis no recém-encerrado Fórum Econômico Mundial foi a desigualdade na distribuição de renda no mundo globalizado, mesmo durante o processo em que milhões de pessoas saíram da pobreza na última década nas diversas partes do mundo emergente, da China à Rússia e à América Latina. Muito além dos aspectos puramente econômicos, o tema foi tratado como uma questão política, assim como cultural e mesmo “emocional”, já que a percepção de distribuição injusta seria mais importante do que uma medida puramente econômica. Se não for atacada, a questão da pobreza pode se transformar, segundo alguns especialistas, em uma crise mundial. Como exemplo, foi lembrado que a previsão é que a população do globo vai ser de 12 bilhões por volta de 2100 e, se nada for feito, cerca de metade pode estar na pobreza, o que seria “insustentável”. A melhora social propiciada pelo crescimento econômico generalizado, se por um lado demonstra as vantagens da economia globalizada, por outro estimula o aumento do consumo por populações que estavam fora desse circuito, o que traz problemas na cadeia de distribuição de alimentos, e estimula o justo desejo por maior participação nos frutos do desenvolvimento, exacerbando a percepção da injustiça na distribuição de renda, tanto entre países quanto entre cidadãos.

(Merval Pereira, O Globo, 31/01/2008.)

a) O Fórum Econômico Mundial ignora a desigual-dade na distribuição de renda no mundo globali-zado.

b) Na última década, uma parcela insignifi cante da população mundial saiu da linha de pobreza.

c) A inserção de parcela antes excluída das vanta-gens do desenvolvimento promove problemas na cadeia de distribuição de alimentos.

d) O desejo de maior participação nos frutos do de-senvolvimento atenua a injustiça na distribuição da renda.

e) As vantagens da economia globalizada são dis-farçadas pela melhora social propiciada pelo crescimento econômico.

2- Se havia alguma dúvida sobre a forte desaceleração no ritmo de atividade da economia americana, os mais recentes pronunciamentos das autoridades monetárias — entre as quais o próprio presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke — e dados estatísticos deixaram claro que é preciso fi car muito atento para o comportamento dos mercados nos Estados Unidos este ano. Um dos alertas foi a baixa geração de empregos em dezembro. As autoridades estão preocupadas com o risco de recessão e isso já se refl ete nos programas dos pré-candidatos dos partidos Republicano e Democrata à Casa Branca.

(O Globo, 15/01/2008 – Editorial)

Subentende-se das idéias e informações do texto que

a) não há mais crença na desaceleração da economia americana.

b) a baixa geração de emprego em dezembro reforça a idéia da desaceleração da economia americana.

c) os dados estatísticos reforçam a idéia da aceleração da economia americana.

d) os políticos não se preocupam com a situação recessiva da economia americana.

e) as autoridades não deixam dúvidas de que será forte, este ano, o ritmo de atividade da economia americana.

3- Em relação às idéias e estruturas do texto, assinale a opção correta.

5

10

No embalo da dinâmica mundial, talvez se justifi que rever a ironia que tem revestido a referência ao Brasil como o “país do futuro”. Com presença internacional crescente, um quadro geral propício na economia, iniciativas relevantes, dinamismo real em vários setores e sendo objeto de apostas favoráveis para um futuro visível por parte de analistas presumidamente competentes e distantes da briga política doméstica e da correspondente atribuição de culpas e méritos, dir-se-ia que a promessa do país começa a cumprir-se. Com todos os muitos problemas e as reservas que a idéia envolve...

(Fábio Wanderley Reis, Valor Econômico,14/01/2008.)

a) Estaria gramaticalmente correta a substituição de “justifi que” (ℓ. 2) por justifi ca.

b) As vírgulas após “crescente” (ℓ.4), “economia” (ℓ. 5) e “relevantes” (ℓ. 6) têm a mesma justifi cativa gramatical.

www.pciconcursos.com.br

Page 3: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 3 Prova Objetiva - 1

c) Infere-se do texto que a promessa implícita na expressão “país do futuro”, aplicada ao Brasil, nunca se concretizará.

d) Os analistas que estudam a situação do Brasil são indiscutivelmente competentes.

e) Subentende-se das idéias do texto que os analistas não acreditam no desempenho favorável do país.

4- Em relação ao texto, assinale a opção correta.

5

10

15

É preciso que sejam adotadas medidas indispensáveis para dar continuidade ao crescimento, entre elas os investimentos necessários à nossa infra-estrutura (energia elétrica, portos, rodovias e ferrovias), a melhoria no nível da educação, aprovação das reformas tributária, sindical, previdenciária e trabalhista e a desburocratização dos serviços públicos. Sem isso, estaremos condenados à costumeira gangorra de sempre, com números bons num ano e ruins no outro, eternos dependentes dos humores da economia mundial.Ao contrário do que previam os pessimistas, no fi nal do século passado, o processo de globalização está favorecendo o comércio exterior de países como o Brasil, que tem ainda muitas áreas inaproveitadas para expansão da lavoura.

(Jornal do Commercio (PE), 12/01/2008)

a) A substituição dos parênteses (ℓ. 4 e 5) por tra-vessões prejudicaria a correção gramatical do período.

b) O sinal indicativo de crase em “à costumeira” (ℓ. 9) justifi ca-se pela regência de “estaremos”.

c) A expressão “costumeira gangorra” (ℓ. 9 e 10) está sendo empregada em sentido denotativo.

d) O emprego da primeira pessoa do plural em “nossa” (ℓ. 4), “estaremos” (ℓ. 9) indica que o autor fala em nome de um departamento do governo.

e) A vírgula após “Brasil” (ℓ.16) justifi ca-se por ser a oração subseqüente subordinada adjetiva explicativa.

5- Assinale a opção que reproduz corretamente as idéias contidas no trecho abaixo.

Estudo feito por cientistas dinamarqueses revelou que pessoas que bebem moderadamente e são fi sicamente ativas têm menor risco de morte por doenças cardiovasculares do que aquelas que não bebem e são inativas. Esta é a primeira pesquisa a avaliar a infl uência combinada de atividades físicas e de ingestão regular de álcool.

a) Indivíduos que não bebem nem se exercitam têm risco menor de apresentar doenças cardiovascu-lares do que os bebedores moderados fi sicamen-te ativos.

b) A ingestão moderada de álcool combinada com atividades físicas mostrou-se mais efi caz para a saúde do coração do que a abstenção alcoólica somada à inatividade.

c) Manter-se fi sicamente ativo e beber moderada-mente causam mais riscos na redução de risco de doenças do coração do que abster-se de álcool mas freqüentar academias de ginástica.

d) Estudo dinamarquês revelou que a combinação de álcool, independentemente da quantidade ingerida, com exercitação física causa menos risco à saúde do que a não-ingestão somada à inatividade.

e) Combinar atividade física com álcool apresenta maior perigo para a saúde do coração do que a exercitação moderada somada à abstenção alcoólica.

6- Em relação ao texto, assinale a opção correta.

5

10

15

Preocupados com o mau desempenho recente das exportações do Brasil para os Estados Unidos, exportadores e especialistas em comércio exterior prevêem um período de maiores difi culdades para os próximos meses. O desaquecimento da economia americana é a causa mais óbvia que apontam de um menor crescimento das compras no Brasil. O favoritismo do Partido Democrata também é citado por alguns exportadores como um fator que pode difi cultar as exportações brasileiras, pois os democratas são considerados mais conservadores do que seus rivais republicanos em matéria de comércio exterior — o que, ressalve-se, nem sempre foi comprovado na prática. Qualquer que seja o efeito prático desses fatores sobre as exportações brasileiras para o mercado americano, o governo brasileiro pouco ou nada poderá fazer para contê-los.

(O Estado de S. Paulo, 13/01/2008, Editorial)

a) A forma verbal “prevêem”(ℓ. 4) está no plural para concordar com “Estados Unidos”.

b) A forma verbal “apontam”(ℓ. 7) está no plural para concordar com “próximos meses”.

c) O termo “pois”(ℓ.12) pode, sem prejuízo para a correção gramatical, ser substituído por porque, porquanto ou conquanto.

d) Em “do que seus rivais”(ℓ.13) a eliminação de “do” prejudica a correção gramatical do período.

e) Em “contê-los”(ℓ. 19), “-los” retoma o antecedente “fatores”.

www.pciconcursos.com.br

Page 4: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 4 Prova Objetiva - 1

7- Assinale a opção em que o trecho do Valor Econômico (15/01/2008 – com adaptações) apresenta erro gramatical.

a) Várias lições foram aprendidas com o apagão de 2001 e não há dúvida de que a situação em que o País se encontra para prevenir e enfrentar a eventual repetição de cortes forçados de energia são muito melhores que as de sete anos atrás.

b) Há pelo menos dois anos o abastecimento de gás natural deixou de ser confi ável, e não será pela proximidade de escassez de energia que o problema mudará de natureza.

c) A questão da necessidade de medidas de economia de energia, sejam elas quais forem ― inclusive a que deveria ser item permanente de todos os governos, todos os anos: a racionalização do uso ―, passou a ser encarada pelo governo como um desafi o.

d) O modelo energético atual privilegiou a garantia de fornecimento da energia e a modicidade tari-fária para novos empreendimentos. Tem pontos fortes e fracos, como todos os modelos. Ele é es-tatista e centralizador, sem que, por isso, esteja condenado à inefi ciência.

e) Ao contrário, a previsibilidade de todo o sistema é hoje maior, embora isto tampouco seja uma garantia de que as necessidades do futuro serão atendidas por medidas adequadas no presente. Se o planejamento for seguido à risca, a situação da oferta do gás tem condições de melhorar em 2008.

08- O texto abaixo é adaptado de O Estado de S. Paulo, 12/01/2008. Assinale o trecho que apresenta erro gramatical.

a) Embora tenham registrado o expressivo crescimento de 49,2% em 2007, as vendas de máquinas agrícolas, no total de 38,3 mil unidades, ainda fi caram abaixo do recorde registrado em 2004, de cerca de 43 mil unidades.

b) A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que reúne também os fabricantes de máquinas agrícolas, acredita que, na próxima safra, a atividade no campo se manterá intensa, com aumento da área plantada e da produção de grãos.

c) Prevê que, neste ano, as vendas crescerão cerca de 15% em relação às de 2007, resultado muito bom. As novas estimativas do governo para a próxima safra justifi cam a previsão dos fabricantes.

d) Se ela se confi rmar, as vendas do setor alcan-çarão, e provavelmente superaram, os níveis de 2002 e 2004, o período de melhor desempenho do setor em toda a história, e ao qual se seguiu uma abrupta queda, parcialmente revertida no ano passado.

e) Os fabricantes de máquinas agrícolas confes-sam-se surpreendidos com os resultados de 2007. Esperavam o crescimento das vendas, mas como disse o vice-presidente da Anfavea para a área de máquinas agrícolas, Milton Rego, “o que surpreendeu foi o vigor da recuperação”.

9- Assinale o trecho do texto adaptado do Jornal do Commercio (PE), de 12/01/2008, que apresenta erro de regência.

a) Depois de um longo período em que apresentou taxas de crescimento econômico que não iam além dos 3%, o Brasil fecha o ano de 2007 com uma expansão de 5,3%, certamente a maior taxa registrada na última década.

b) Os dados ainda não são defi nitivos, mas tudo sugere que serão confi rmados. A entidade res-ponsável pelo estudo foi a conhecida Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).

c) Não há dúvida de que os números são bons, num momento em que atingimos um bom superávit em conta-corrente, em que se revela queda no desemprego e até se anuncia a ampliação de nossas reservas monetárias, além da descoberta de novas fontes de petróleo.

d) Mesmo assim, olhando-se para os vizinhos de continente, percebe-se que nossa performance é inferior a que foi atribuída a Argentina (8,6%) e a alguns outros países com participação menor no conjunto dos bens produzidos pela América Latina.

e) Nem é preciso olhar os exemplos da China, Índia e Rússia, com crescimento acima desses patamares. Ao conjunto inteiro da América Latina, o organismo internacional está atribuindo um crescimento médio, em 2007, de 5,6%, um pouco maior do que o do Brasil.

www.pciconcursos.com.br

Page 5: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 5 Prova Objetiva - 1

10- Assinale a opção que não serve de título para o tre-cho abaixo por reproduzir erradamente informação aí contida.

Por trás dos números recordes de geração de em-prego formal no governo Lula, o mercado de traba-lho com carteira assinada avança em ocupações de baixa escolaridade e salários menores, enquanto, em nome da globalização e dos ganhos de produti-vidade das empresas, posições mais bem remune-radas nas áreas de supervisão e gerência tendem à atrofi a.

(Sofi a, Julianna, Folha de S. Paulo,6/1/2008, B1.)

a) Baixa qualifi cação puxa alta do empregob) Criação de vagas se deu em ocupações que

exigem menos qualifi caçãoc) Aumento de remuneração atinge as posições de

trabalho globalizado d) Crescimento atual do emprego favorece

mão-de-obra de baixa escolaridadee) Acanham-se no atual quadro de trabalho as

funções de gerência e supervisão

11- Assinale a opção correta a respeito dos sentidos e dos elementos lingüísticos do texto abaixo.

5

10

15

Estamos nos deparando com uma cantilena a nos cobrar sobre o voto consciente. Quanto aos candidatos, todos são bons até que nos provem o contrário. Há muitos interesses em jogo, é preciso que saibamos distingui-los. Na campanha, alguém nos falou que iria votar a favor ou contra a CPMF? Da mesma forma, alguém nos disse que iria votar a favor da cobrança de contribuição ao aposentado? É um cheque em branco que nós damos aos partidos, que durante quatro anos irão manobrar os votos de suas bancadas, que nem sempre são favoráveis ao povo que os elegeu. O povo funciona como massa de manobra, e as tribunas no parlamento como um palanque político eleitoral. Na verdade, o que menos interessa é o povo.

(Antonio Pereira, Londrina (PR), Sr. Redator, Correio Braziliense, 30/12/2007, p. 14.)

a) O autor do texto é um missivista insatisfeito com o redator do Correio Braziliense.

b) Estão incluídas na cantilena a que se refere o Sr. Antonio Pereira as mensagens eletrônicas envia-das pelo povo aos parlamentares pedindo-lhes para votarem contra a prorrogação da CPMF.

c) Está no mesmo tempo e modo verbal de “saibamos” (ℓ. 5) a forma: adiremos, do verbo aderir.

d) O adjetivo “favoráveis”(ℓ.13) refere-se ao termo “votos”(ℓ. 12).

e) Ocorre elipse do verbo “funcionar” no trecho “... e as tribunas no parlamento...”(ℓ.14 e 15), que é entendido assim: ...e as tribunas funcionam no parlamento...

12- As opções trazem propostas de continuidade ao trecho abaixo, diferentemente redigidas. Assinale a que contém erro de regência e/ou de concordância.

Como ninguém quer falar em aumento de impostos, todos se aferram à expressão mágica: reforma tributária. O tema evoca um país moderno, com distribuição mais justa dos valores arrecadados.

(Krieger, Gustavo. “Agenda necessária e agenda possível”,Correio Braziliense, 7/1/2008, p. 4)

a) Bonito na retórica. Quando o assunto chega à mesa de discussões, o clima muda. O governo federal não quer dividir seu caixa. Estados e Municípios sempre querem mais dinheiro.

b) É bonito até chegar à mesa de discussões. Aí ninguém quer perder. Ao contrário: todos lutam para aumentar sua fatia do bolo.

c) Tudo vai bem até o assunto chegar à mesa de discussões. União, Estados e Municípios se digladiam para não perderem nenhuma partezinha do que arrecadam. O que querem mesmo é ganhar mais.

d) Todos concordam até se sentarem na mesa de discussões, quando se inicia os mais acalorados debates. Ninguém quer perder. Estados e Municípios buscam aumentar seu quinhão na nova divisão do dinheiro arrecadado.

e) Falar em reforma tributária é bonito. O xis da questão é botá-la no papel, quando os interesses da União, Estados e Municípios se chocam na busca de uma fatia maior do bolo para cada um.

www.pciconcursos.com.br

Page 6: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 6 Prova Objetiva - 1

13- Assinale a opção que reescreve as expressões sublinhadas no trecho abaixo com vocabulário e morfossintaxe condizentes com a norma escrita formal da Língua Portuguesa.

Em sua última reunião, o Conselho Deliberativo da UNACON colocou em pauta as condições de trabalho de analistas e técnicos em todas as regiões do Brasil. Depois de ouvir o que atrapalhava o seu trabalho, (1) o Conselho deliberou encaminhar à CGU um relato dessas difi culdades, com sugestões para fi car mais fácil (2) as operações de controle e fi nanças nos Estados.

a) (1) Ao ouvir os tropeços que trazia óbices no seu trabalho,

(2) para deixar mais efetivo b) (1) Ao ter ciência das difi culdades que se

interpunham no decorrer das atividades, (2) para tornar mais viáveis

c) (1) Depois de saber que obstáculos pelosquais passavam em seu trabalho, (2) de como desobstaculizar

d) (1) Assim que tomaram conhecimento de tudo o que impedia a realização do trabalho, (2) corretivas a efetivar

e) (1) Cientifi cando-se dos entraves em prol do bom desempenho de suas atividades (2) evitáveis desses entraves para

14- Os trechos abaixo constituem um texto (Leandro Konder, Jornal do Brasil,12/01/2008), mas estão desordenados. Ordene-os, indique a ordem dentro dos parênteses e assinale a opção que corresponde à ordem correta.

( ) Para sublinhar sua decisão de uma recusa radical daquilo que acontecia no mundo germânico, modifi cou seu nome do alemão Karpfen para o francês Carpeaux.

( ) Sua vida tinha se tornado impossível na Áustria que Hitler tinha anexado à Alemanha.

( ) Em agosto de 1939, Carpeaux chegou ao Brasil fugindo da Holanda, em companhia de sua mulher, dona Helena.

( ) Carpeaux, de fato, era católico e tinha aspectos conservadores em seu pensamento. Mas a acusação era grotesca, pois o homem tinha vindo para cá, fugindo do nazismo.

( ) Um grupo de jovens de esquerda, percebendo que Carpeaux, em seus artigos, criticava o marxismo-leninismo, acusou-o de ser um simpatizante do nazismo.

a) 3,2,1,5,4b) 5,4,2,1,3c) 4,3,2,1,5d) 1,5,3,2,4e) 4,3,1,2,5

15- Assinale a opção em que o trecho foi transcrito com erro de pontuação.

a) Ao longo dos últimos anos, na reforma do Judiciário, o Congresso municiou o Supremo com ferramentas novas para imprimir maior efi cácia ao sistema. A corte, entretanto, as vem utilizando com certa timidez.

b) A mais poderosa dessas armas é o efeito vinculante. Trata-se de dispositivo que permite ao Supremo editar súmulas fi xando jurisprudência que deve obrigatoriamente ser seguida pelas instâncias inferiores da Justiça e pela administração pública.

c) Criado em 2004 e regulamentado dois anos depois, o mecanismo só foi utilizado em três ocasiões, nenhuma delas envolvendo conteúdo muito controverso.

d) Caminho semelhante segue o princípio da repercussão geral, que possibilita ao STF, recusar recursos extraordinários e agravos em ações com baixa relevância social, no entendimento da maioria dos ministros.

e) Associadas, a edição de novas súmulas vinculantes e a exclusão das matérias sem repercussão geral teriam o condão de livrar o Judiciário de milhares de processos repetitivos, cujo desfecho já é conhecido de antemão.

(Folha de S. Paulo, 2/2/2008)

www.pciconcursos.com.br

Page 7: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 7 Prova Objetiva - 1

ATENÇÃOSomente responda as questões de língua INGLESA se esta tiver sido sua opção, quando de sua inscrição.

LINGUA INGLESA

Your answers to questions 16 to 18 must be based on the text below entitled “Land of Promise”:

Land of PromiseSource: www.economist.com/specialreports

April 12th 2007 (Adapted) In 2003 Goldman Sachs, an investment bank, selected Brazil, along with Russia, India and China, as one of the “BRICs”- the developing countries that would share dominance of the world economy by 2050. In some ways Brazil is the steadiest of the BRICs. Unlike China and Russia it is a full-blooded democracy; unlike India it has no serious disputes with its neighbours. It is the only BRIC without a nuclear bomb. The Heritage Foundation’s “Economic Freedom Index”, which measures such factors as protection of property rights and free trade, ranks Brazil (“moderate free”) above the other BRICs (“mostly unfree”). One of the main reasons why Brazil’s growth has been slower than China’s and India’s is that Brazil is richer and more urbanized. The survey will argue that disgruntlement persists because Brazil is a battleground between progress and inertia. Since independence was proclaimed by the son of the Portuguese king, Brazil has been adding layer upon layer of change rather than sweeping away the old and starting afresh.

16- In paragraph 1, four countries are referred to as

a) unlikely to play a key role in the world economic scenario.

b) the slowest-growing economies of the present.c) likely to dominate the world economy in the

future.d) the fastest-growing economies over the past 50

years.e) being today’s richest and most prosperous

economies.

17- In paragraph 2, the author compares Brazil’s growth to China’s and India’s and, therefore, defi nes it as

a) not being as fast.b) dependent on the latter.c) unexpectedly higher.

d) not as stable.e) the least steady.

18- In paragraph 3, progress and inertia are cited as the two

a) complementary forces in Brazil’s promising future.

b) opposing forces in the Brazilian battleground.c) foes of Brazil’s past growth as a world economy.d) forces that triggered Brazil’s economic growth.e) realities which are likely to coexist in Brazil’s

economic scenario.

Your answers to questions 19 to 21 must be based on the text below entitled “Brazil’s president is wildly popular”:

Brazil’s President is Wildly PopularSource: Special Double Issue NewsweekDec 31st, 2007/ Jan 7th, 2008 (Adapted)

For Brazilian President Luiz Inácio Lula da Silva, 2007 has been a good year. The economy is surging, even as the United States shows signs of weakness. Rising real wages, school enrollments and life expectancy have fi nally nudged Brazil into the United Nations’ elite of “high human development” nations. One by one Lula has seen top aides and allies fall to corruption scandals, but so far nothing seems to dim his aura. Now some of Lula’s most ardent devotees in the ruling Workers Party (PT) are even pushing to change the Constitution to allow him to run for a third consecutive term in offi ce. “All the stars are aligned,” says Walter Molano, a specialist in emerging markets with BCP Securities.

19- The opening sentence of the text refers to the year of 2007 as having been

a) challenging.b) lost.c) positive.d) negative.e) gloomy.

20- The text reports that the Brazilian economy is surging. In other words,

a) its scenario had urged caution.b) its growth has been slowing down.c) it will emerge in the near future.d) it is undergoing a process of growth.e) its development has been hindered.

www.pciconcursos.com.br

Page 8: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 8 Prova Objetiva - 1

21- According to the text, the Brazilian President

a) could have run for a third consecutive term.b) might have to face a second consecutive term in

offi ce.c) must have run for a third term.d) ought to have faced a second election round.e) is not currently allowed to run for a third consecutive

term.

ATENÇÃOSomente responda as questões de língua ESPANHOLA se esta tiver sido sua opção, quando de sua inscrição.

LÍNGUA ESPANHOLA

EL IPC DE ESPAÑA

Para el Cuerpo de Técnicos de Gestión de la Hacienda Pública (Gestha), el repunte de la infl ación armonizada (4,3% en tasa interanual) y el consecuente diferencial de la economía española respecto a la media de la zona euro (1,2 puntos) no se deben a la dependencia energética de ese país y al encarecimiento de los alimentos, sino al mayor porcentaje de economía sumergida (estimada en el 23% del PIB, frente a la media europea de 10%) y al exceso de dinero negro en circulación existente en España (56.438 millones de euros). Desde la entrada en funcionamiento del euro, el volumen de crédito bancario en España dobla ya al del resto de los países con la misma moneda.

Gestha opina que este nivel de economía sumergida agrava el diferencial de precios con respecto al de la zona euro, lo cual merma el poder adquisitivo –unos diez puntos por encima de otros países europeos- y la competitividad del comercio exterior, que sitúa a España a la cabeza del défi cit del PIB exterior mundial. Los Técnicos de Hacienda proponen un aumento de los ingresos, una reducción del fraude fi scal y la economía sumergida, a lo que hay que sumar una rebaja específi ca del IRPF.

(El Mundo. España, 16.01.08)

16- En el texto se dice que la tasa infl acionaria española:

a) rebasa la media europea.b) es menor que la media de la zona euro.c) ha aumentado.

d) presiona el volumen de crédito bancario.e) está bajo el infl ujo de los precios energéticos y

alimenticios.

17- De acuerdo con el texto, para los técnicos de Gestha, el diferencial de precios español con respecto al de la zona euro:

a) afecta la capacidad económica para adquirir bienes y servicios.

b) se estima en un 23% del PIB español.c) eleva la capacidad exportadora del país.d) ha estimulado la circulación de dinero ilegal.e) supone un aumento de los ingresos.

Vigilancia del erario cuesta

La Secretaría de la Función Pública (SFP) prevé un gasto de 122 millones 66 mil pesos para sus labores de auditoría del erario público federal. Eso representa 8% de sus recursos, pues el presupuesto global de la dependencia, a cargo de Salvador Vega Casillas, es de mil 520 millones 601 mil 500 pesos para 2008. El gobierno federal destina más de 3 mil millones de pesos anuales a fi scalización y cada ofi cina gubernamental con un órgano interno de control (OIC) debe pagar su operación de su presupuesto, aunque su autoridad máxima es la SFP.

En la administración pública federal encabezada por la Presidencia de la República existen 212 OIC, es decir, uno por cada dependencia federal. De enero a junio de 2006, el costo de esos órganos fue de mil 811.7 millones de pesos; para el mismo periodo de 2007 pasó a mil 796 millones de pesos, según información de la SFP.

Para 2008 aún no hay datos sobre el gasto de los 212 OIC; sin embargo, a partir de datos de los dos años previos se infi ere un gasto anual de alrededor de 3 mil millones de pesos, integrando el presupuesto de la SFP y el costo de los OIC. Según la SFP “una de las funciones centrales de la Secretaría es reforzar los mecanismos de fi scalización para mejorar la gestión pública”.

(El Universal, México, 11.01.08)

www.pciconcursos.com.br

Page 9: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 9 Prova Objetiva - 1

18- De acuerdo con el texto, la Secretaría de la Función Pública (SFP) de México prevé:

a) gastos menores en 2008. b) menos del 10% de sus recursos para fi scalizar el

tesoro público. c) recursos adicionales para fi scalizar el erario.d) más de tres billones de pesos para auditoría.e) un aumento de sus dependencias.

19- En el contexto del texto y sin ninguna alteración de signifi cado o estructura, la palabra “aunque” puede ser sustituida por:

a) mientras.b) pese a.c) pero.d) entretanto.e) más.

20- En el texto se dice que los órganos internos de control mexicanos:

a) generan recursos propios.b) dependen del presupuesto de la SFP.c) costarán 3 mil millones de pesos en 2008. d) funcionan en cada ofi cina federal.e) están desvinculados de la SFP.

Sin embargo, la hipotética integración de los diversos bancos confederados no es ni mucho menos fácil. Un ejemplo: la remuneración media en el Banco Exterior es la más alta de la banca, un 30% superior a la media. En este contexto, si se propusiera la fusión sin más del Exterior y Caja Postal, lo lógico es que los empleados de esta última entidad quisieran igualarse, y no precisamente por debajo, con los de la primera.

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA: Banco de datos (CORDE) [en línea]. Corpus diacrónico del español. <http://www.rae.es> [Consulta del 20.01.08]

21- En el contexto del texto la palabra “propusiera” signifi ca que la fusión:

a) se había propuesto.b) no se habría propuesto.c) se propuso.d) se propondrá.e) no se ha propuesto.

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO

22- Três meninos, Pedro, Iago e Arnaldo, estão fazendo um curso de informática. A professora sabe que os meninos que estudam são aprovados e os que não estudam não são aprovados. Sabendo-se que: se Pedro estuda, então Iago estuda; se Pedro não estuda, então Iago ou Arnaldo estudam; se Arnaldo não estuda, então Iago não estuda; se Arnaldo estuda então Pedro estuda. Com essas informações pode-se, com certeza, afi rmar que:

a) Pedro, Iago e Arnaldo são aprovados.b) Pedro, Iago e Arnaldo não são aprovados.c) Pedro é aprovado, mas Iago e Arnaldo são

reprovados.d) Pedro e Iago são reprovados, mas Arnaldo é

aprovado.e) Pedro e Arnaldo são aprovados, mas Iago é

reprovado.

23- Maria foi informada por João que Ana é prima de Beatriz e Carina é prima de Denise. Como Maria sabe que João sempre mente, Maria tem certeza que a afi rmação é falsa. Desse modo, e do ponto de vista lógico, Maria pode concluir que é verdade que:

a) Ana é prima de Beatriz ou Carina não é prima de Denise.

b) Ana não é prima de Beatriz e Carina não é prima de Denise.

c) Ana não é prima de Beatriz ou Carina não é prima de Denise.

d) se Ana não é prima de Beatriz, então Carina é prima de Denise.

e) se Ana não é prima de Beatriz, então Carina não é prima de Denise.

24- Sabendo que e que ,

então o valor da expressão cos(x - y) é igual a:

www.pciconcursos.com.br

Page 10: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 10 Prova Objetiva - 1

25- Qualquer elemento de uma matriz X pode ser representado por xij, onde i representa a linha e j a coluna em que esse elemento se localiza. A partir de uma matriz A (aij), de terceira ordem, constrói-se a matriz B(bij), também de terceira ordem, dada por:

Sabendo-se que o determinante da matriz A é igual a 100, então o determinante da matriz B é igual a:

a) 50b) -50c) 0d) -100e) 100

26- Uma empresa de consultoria no ramo de engenharia de transportes contratou 10 profi ssionais especiali-zados, a saber: 4 engenheiras e 6 engenheiros. Sor-teando-se, ao acaso, três desses profi ssionais para constituírem um grupo de trabalho, a probabilidade de os três profi ssionais sorteados serem do mesmo sexo é igual a:

a) 0,10b) 0,12c) 0,15d) 0,20e) 0,24

27- Um quadrilátero convexo circunscrito a uma cir-cunferência possui os lados a, b, c e d, medindo (4 x - 9), (3 x + 3), 3 x e 2 x, respectivamente. Saben-do-se que os lados a e b são lados opostos, então o perímetro do quadrilátero é igual a:

a) 25b) 30c) 35d) 40e) 50

CONHECIMENTOS GERAIS

28- Na explosiva e irrequieta década de 1960, a cultura brasileira não fi cou imune ao processo histórico vivido pelo país e pelo mundo. No mesmo contexto de um teatro politicamente engajado, surgiam o iê-iê-iê e um movimento que se singularizava por suas inovadoras propostas estéticas. Combinando elementos arcaicos e de vanguarda, urbanos e periféricos, esse movimento reunia artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Capinam e Torquato Neto, entre outros. Trata-se do (da)

a) Modernismo.b) Tropicalismo.c) Samba de raiz.d) Jovem Guarda.e) Bossa Nova.

29- Há cem anos morria Machado de Assis, considerado o maior escritor brasileiro e um dos maiores expoen-tes da língua portuguesa. De sua obra literária, em que sobressaíam os romances e as crônicas de fi na sensibilidade e de aguda percepção da realidade, destacam-se as que se seguem, exceto:

a) Iaiá Garcia.b) Dom Casmurro.c) Memórias póstumas de Brás Cubas.d) Memórias de um sargento de milícias.e) A mão e a luva.

30- Entre 1945 e 1964, o Brasil conheceu difícil e complexa experiência democrática, cujo epílogo foi o golpe de estado que derrubou o governo Goulart. Após duas décadas de regime autoritário, inicia-se nova fase democrática que tem na Constituição de 1988 seu marco jurídico-político. Relativamente à trajetória histórica do Brasil contemporâneo, assinale a opção correta.

a) O único período entre 1945 e 1964 que esteve imune a crises, inclusive militares, foi o de Juscelino Kubitschek, qüinqüênio marcado pelo êxito do Plano de Metas, responsável pelos “50 anos em 5” que consagraram seu governo.

b) A queda de João Goulart, em 1964, deveu-se, antes de tudo, à intransigência do presidente em se recusar a promover as reformas de que o país carecia, as denominadas Reformas de Base, tese defendida pelas Forças Armadas.

c) De Castelo Branco a João Figueiredo, o regime militar pautou-se pela continuidade e pela integral uniformidade de projetos e de ações, tanto no plano da política interna quanto no das relações exteriores.

www.pciconcursos.com.br

Page 11: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 11 Prova Objetiva - 1

d) A eleição direta que consagrou a trajetória do experiente político mineiro Tancredo Neves assinalou o fi m do regime militar, com a reabertura do Congresso Nacional e a decretação da anistia.

e) Defi nida como “Constituição cidadã” por Ulysses Guimarães, a Carta de 1988 completa 20 anos tendo sofrido diversas modifi cações, inclusive a que permite a reeleição para cargos executivos.

31- O Brasil ostenta hoje um dos mais altos índices de urbanização que o mundo conhece, superior a 80% segundo o Censo mais recente. Entre outros aspectos, chama atenção a rapidez com que se deu o processo de transformação de uma sociedade tradicionalmente rural em urbana. A respeito desse processo, assinale a opção correta.

a) A construção da nova Capital, Brasília, na região central do País, inscreve-se no Plano de Metas de JK (a “meta-síntese”) e também se subordina ao projeto de interiorização do desenvolvimento nacional, historicamente ligado à região litorâ-nea.

b) Há consenso de que a urbanização foi decisiva para a eliminação do quadro de desigualdade regional e social que historicamente caracterizou o Brasil, fenômeno que se explica pela expansão das oportunidades de emprego e de educação nas cidades.

c) A urbanização do Brasil contemporâneo fugiu ao modelo característico do chamado Terceiro Mundo, pois que assentado no planejamento e, no geral, atento às necessidades de saneamento básico e de infra-estrutura de transporte, moradia e de educação, apesar de defi ciências pontuais na área de saúde pública.

d) Passada a fase inicial, quando surgiram algumas poucas metrópoles, com São Paulo e Rio de Janeiro à frente, o atual cenário urbano brasileiro caracteriza-se pela concentração populacional nas capitais e pelo esvaziamento demográfi co e econômico das cidades localizadas no interior.

e) Diferentemente do ocorrido na maioria dos paí-ses, a urbanização brasileira se deu independen-temente de transformações econômicas, isto é, malgrado a persistência da base econômica as-sentada no campo, as cidades se multiplicaram e cresceram em face do êxodo rural.

32-Pode-se afi rmar que a denominada globalização, ainda que centrada na economia, a ela não se re-duz, e promove a conexão dos mais diversos seto-res da vida contemporânea. Assim, em que pese a singularidade de cada país e de cada cultura, de-terminados temas acabam por entrelaçar o planeta. Considerando essa realidade e a posição do Brasil no panorama mundial contemporâneo, assinale a opção correta.

a) A questão ambiental adquire crescente importân-cia na agenda mundial e o temor de que a nature-za possa sofrer impactos ainda mais danosos co-loca em campos opostos os governos nacionais, comprometidos com o desenvolvimento sustentá-vel, e a opinião pública, ávida por oportunidades de trabalho a qualquer preço.

b) Em pelo menos um ponto há indiscutível consenso entre o Estado brasileiro e o movimento ambientalista nacional e mundial, em suas distintas vertentes: o agronegócio e a expansão da fronteira agrícola no país não oferecem risco ao meio ambiente, pois preservam as áreas de fl orestas nativas, como atestam recentes monitorações por satélite.

c) Entre aspectos marcantes do cotidiano brasileiro, destaca-se a questão educacional: embora o País tenha praticamente universalizado o acesso a um dos níveis da educação básica – o ensino fundamental, única etapa de escolaridade obrigatória – nela ainda persiste o quadro de defi ciência, de que são exemplos os altos índices de repetência.

d) Provavelmente em face da repercussão nega-tiva que causaria à imagem do Brasil no exterior, o Congresso Nacional não conseguiu instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que exa-minaria a atuação de organizações não-governa-mentais (ONGs) no País, algumas das quais es-trangeiras e com forte presença na Amazônia.

e) Com a infl ação controlada em níveis satisfatórios, o Brasil encontra difi culdades para inserir-se na economia global, fato que se manifesta nas sucessivas derrotas que sofreu em controvérsias arbitradas pela Organização Mundial do Comércio (OMC) e por sua frágil presença no mercado mundial de commodities.

www.pciconcursos.com.br

Page 12: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 12 Prova Objetiva - 1

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

33- Indique a opção que completa corretamente as lacunas das frases a seguir: Há três modos pelos quais historicamente se formam os Estados: Os modos ______________ em que a formação é inteiramente nova, o Estado nasce diretamente da população e do país; os modos _____________, quando a formação se produz por infl uências externas e os modos ______________, quando vários Estados se unem para formar um novo Estado ou quando um se fraciona para formar um outro.

a) originários – derivados – secundáriosb) derivados – contratuais – origináriosc) contratuais – derivados – naturaisd) naturais – originários – derivadose) secundários – naturais – originários

34- O movimento que incorporou à gestão pública ca-racterísticas como a competição na prestação de serviços, a perspectiva empreendedora, a descen-tralização, o foco em resultados e a orientação para o mercado é denominado:

a) Patrimonialista.b) Governança Corporativa.c) Reinventando o Governo.d) Administração Pública Societal.e) Pós-Burocrático.

35- Indique a opção que não apresenta uma caracterís-tica da administração pública gerencial.

a) Uso de indicadores de desempenho transparen-tes.

b) Disciplina e parcimônia no uso dos recursos.c) Descentralização administrativa.d) Administração profi ssional, autônoma e organiza-

da em carreiras.e) Ênfase nas práticas de controle dos processos.

36- Indique a opção que apresenta respectivamente o objetivo central do modelo burocrático de gestão e suas principais características.

a) Qualidade – profi ssionalismo, transparência e especialização.

b) Produtividade – hierarquia, descentralização e padronização.

c) Efi ciência – padronização, descentralização e autonomia.

d) Coordenação – especialização, hierarquia e centralização.

e) Controle – impessoalidade, hierarquia e formalismo.

37- Considerando a diferenciação conceitual para fi ns didáticos dos modelos patrimonialista, burocrático e gerencial da administração pública no Brasil, selecione a opção que conceitua corretamente o modelo burocrático de gestão.

a) Estado centralizador, onipotente, intervencionista e espoliado por uma elite que enriquece e garante privilégios por meio de exclusão da maior parte da sociedade.

b) Estado centralizador, profi ssional e impessoal que busca a incorporação de atores sociais emergentes e estabelece normas e regras de funcionamento.

c) Estado desconcentrado que privilegia a delegação de competências para os municípios e foca o controle social de suas ações.

d) Estado coordenador de políticas públicas nas três esferas da federação, visando à desburocratiza-ção dos processos governamentais.

e) Estado descentralizado que tem como foco de suas ações o contribuinte, que é visto como cliente dos serviços públicos.

38- Apesar da heterogeneidade de situações que ca-racterizam a administração pública brasileira nos diferentes níveis de governo, a União tem promo-vido reformas em sua estrutura para fazer face aos processos de industrialização e à crise fi scal do Es-tado. A modernização da administração pública por meio do uso de instrumentos próprios da gestão de empresas privadas, a criação de uma administração indireta com procedimentos próprios de contratação e gestão de funcionários e de processos de com-pras públicas são características presentes ........Selecione a opção que completa corretamente a fra-se acima.

a) na criação do DASP.b) na criação de Agências Reguladoras.c) na formação do Estado brasileiro.d) nas ações implementadas a partir do Decreto-Lei

200.e) no alinhamento ao Estado mínimo.

www.pciconcursos.com.br

Page 13: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 13 Prova Objetiva - 1

39- O Estado moderno é constituído de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, que podem estar nitidamente separados ou não em função do sistema de governo adotado. Escolha a opção correta.

a) No parlamentarismo, o sistema de governo é monárquico.

b) No presidencialismo, o chefe de governo é escolhido pela Assembléia Legislativa.

c) No parlamentarismo, o monarca exerce a chefi a do Estado e do governo.

d) No parlamentarismo, há uma nítida separação entre a chefi a de Estado e de governo.

e) No presidencialismo, os poderes Executivo e Legislativo estão nitidamente separados.

40- Durante a crise do Estado dos anos 1980 e 1990, pa-lavras e expressões foram forjadas para possibilitar o entendimento de suas diferentes dimensões e pro-piciar a busca de soluções. Neste contexto, quando um governo está preocupado em legitimar decisões e ações se diz que ele está buscando maior ...........Complete a frase com a opção correta.

a) governabilidade.b) efetividade.c) governança.d) accountability.e) efi ciência.

41- Segundo o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995, instituiu-se novos modelos organizacionais visando à modernização da gestão da administração pública: agências executivas e agências reguladoras. Selecione, do ponto de vista conceitual, a opção correta.

a) Agências reguladoras são criadas por determinação do Presidente da República.

b) As atividades das agências executivas são defi nidas por Lei pelo Congresso Nacional.

c) Agências reguladoras estão sujeitas à mudança de governo.

d) A fi nalidade das agências executivas é prestar serviços públicos exclusivos do Estado.

e) Os dirigentes das agências reguladoras são de livre nomeação e exoneração do Presidente da República.

42- No âmbito da Reforma do Aparelho do Estado de 1995, foram previstas instituições privadas, sem fi ns lucrativos com fi nalidade pública. A qualifi cação de uma organização por meio de Termo de Parceria, por sua iniciativa, visando ao fortalecimento da esfera pública não estatal e o aumento do estoque de capital social são características inerentes a ............Escolha a opção correta.

a) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

b) Organizações não-Governamentais.c) Organizações Sociais.d) Organizações Sociais de Classe.e) Organizações a Serviço do Interesse Público.

www.pciconcursos.com.br

Page 14: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Escola de Administração Fazendáriawww.esaf.fazenda.gov.br

www.pciconcursos.com.br

Page 15: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Boa prova!Boa prova!

Prova 2Prova 2

Nome: N. de Inscrição

Escola de Administração Fazendária

Concurso Público - 2008

InstruçõesInstruções

Cargo: ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE - CGU

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.

2 - Verifi que se o Número do Gabarito, colocado na quadrícula acima, é o mesmo constante do seu CARTÃO DE RESPOSTAS e da etiqueta colada na carteira escolar; esses números deverão ser idên-ticos, sob pena de prejuízo irreparável ao seu resultado neste processo seletivo; qualquer divergência, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova, cujo número do gabarito seja igual ao constante de seu CARTÃO DE RESPOSTAS.

3 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse.

4 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico:

“O que nos faz diferente é a paixão com que realizamos nossos sonhos”. (Martius)

5 - DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS.

6 - Na prova há 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e.

7 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfi ca (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas.

8 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta.

9 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confi ra este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova.

10 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

11 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso.

12 - A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início da prova. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

13 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

CONTROLADORIA-GERALDA UNIÃO

11Gabarito

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 16: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 2 Prova 2 - Gabarito 1

DIREITO CONSTITUCIONAL

1 - Assinale a única opção que esteja em consonância com os direitos e deveres individuais e coletivos assegurados pela Constituição.

a) A recusa de ofi cial do registro civil de registrar também no nome do companheiro fi lho de pessoa que não seja casada, quando a mulher compare-cer sozinha para fazer o registro da criança, não viola a igualdade de homens e mulheres em direi-tos e obrigações nos termos da Constituição.

b) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científi ca e de comunicação, observados os limites estabelecidos pela censura e obtenção de licença nos termos da lei.

c) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a pagamento pela utilização devidamente autorizada e o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

d) Nenhuma pena passará da pessoa do condenado, mas a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens vai até o limite do valor do patrimônio dos sucessores.

e) A prática do racismo constitui crime inafi ançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

2 - A República Federativa do Brasil possui fundamen-tos e as relações internacionais do País devem ser regidas por princípios. Assinale a única opção que contempla um fundamento da República e um prin-cípio que deve reger as relações internacionais do Brasil.

a) Soberania e dignidade da pessoa humana.b) Prevalência dos direitos humanos e independên-

cia nacional.c) Cidadania e valores sociais do trabalho e da livre

iniciativa. d) Pluralismo político e repúdio ao terrorismo e ao

racismo.e) Defesa da paz e solução pacífi ca dos confl itos.

3 - O Estado brasileiro também é regido por um princípio de estatura constitucional que visa a impedir que sejam frustrados os direitos políticos, sociais, culturais e econômicos já concretizados, tanto na ordem constitucional como na infraconstitucional, em atenção aos objetivos da República Federativa do Brasil, que são os de promover o bem de todos, sem quaisquer formas de discriminação, constituir uma sociedade livre, justa e solidária, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades

sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Assinale a opção que denomina com exatidão o princípio constitucional descrito.

a) Proibição do retrocesso no domínio dos direitos fundamentais e sociais.

b) Proibição de juízo ou tribunal de exceção.c) Proibição de privação da liberdade ou de bens

patrimoniais sem o devido processo legal.d) Proibição de trabalho noturno, perigoso ou

insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

e) Proibição de privação de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção fi losófi ca ou política.

4 - Assinale a única opção correta relativa à organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, segundo as normas da Constituição de 1988.

a) Compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos soberanos, nos termos da Constituição.

b) A criação de territórios federais, que fazem parte da União, depende de emenda à Constituição.

c) O Distrito Federal é chamado de Brasília e com esse nome constitui a Capital Federal.

d) A criação de Municípios deve ser feita por lei complementar federal.

e) É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou estrangeiros.

5 - Assinale a única opção que contempla competências materiais comuns da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

a) Combater as causas da pobreza e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos setores desfavorecidos, estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

b) Estabelecer princípios e diretrizes para o siste-ma nacional de viação e promover programas de construção de moradias e a melhoria das condi-ções habitacionais e de saneamento básico.

c) Elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social e preservar as fl orestas, a fauna e a fl ora.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 17: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 3 Prova 2 - Gabarito 1

d) Instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos e cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de defi ciência.

e) Exercer a classifi cação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão e planejar promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações.

6 - Assinale a única opção que contempla princípios aos quais deve obedecer a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

a) Efi ciência e acessibilidade aos cargos, empregos e funções públicas aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País em igualdade de condições.

b) Economicidade e exercício exclusivo de funções de confi ança por servidores ocupantes de cargo efetivo, e preenchimento de cargos em comissão, destinados apenas às atribuições de direção, chefi a e assessoramento, por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.

c) Legalidade e precedência da administração fazendária e seus servidores fi scais, dentro de suas áreas de competência, sobre os demais Poderes da União, na forma da lei.

d) Moralidade e contratação de obras, convênios, compras e alienações mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições aos concorrentes, permitidas exigências de qualifi cação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações, nos termos da lei.

e) Publicidade e destinação prioritária de recursos para a realização de atividades das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fi scais, desde que haja autorização judicial para tanto.

7 - Assinale a única opção que contempla normas reguladoras do Poder Legislativo previstas na Constituição.a) A Câmara dos Deputados compõe-se de repre-

sentantes do povo de cada Município e do Distrito Federal eleitos pelo sistema proporcional.

b) As deliberações de cada Casa e de suas comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros, salvo acordo de líderes partidários.

c) O Senado compõe-se de três representantes de cada Estado e do Distrito Federal eleitos segundo o princípio majoritário para mandato de oito anos.

d) Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, fi xar idêntico subsídio para Deputados Federais e Senadores, assim como para o Presidente, o Vice-Presidente da República e Ministros de Estado.

e) Desde a expedição do diploma, os Deputados e os Senadores não poderão ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

8 - Leia o trecho a seguir, que retrata situação ocorrida na vigência da Constituição Federal de 1946, e, de-pois, assinale a única opção correta relativa ao Po-der Executivo segundo as normas da Constituição de 1988:

“Abertas as urnas, Jânio Quadros venceu a corrida presidencial com 5.626.623 votos (48%), contra 3.846.825 de Lott (28%) e 2.195.709 (23%) de Adhemar de Barros. Mas seu companheiro de chapa, Milton Campos, apesar de ter recebido 4.237.719 votos (36%), perdeu para João Goulart, que foi novamente eleito vice-presidente com 4.547.010 votos (39%).” (Fábio Koifman [Org.]. Presidentes do Brasil: de Deodoro a FHC. Rio de Janeiro: Rio, 2002, p. 547).

a) Com resultado de eleição proporcionalmente idêntico ao narrado no texto não haveria segundo turno.

b) O presidente e o vice-presidente da República tomam posse em sessão do Tribunal Superior Eleitoral.

c) Não ocorreria diferença no número de votos entre o candidato a presidente e o candidato a vice-presidente.

d) O cargo será declarado vago se, na data fi xada para a posse, o presidente ou o vice-presidente não o assumir.

e) No caso de vacância dos cargos de presidente e de vice-presidente da República nos últimos três anos do mandato, o Congresso Nacional fará eleição para ambos os cargos trinta dias depois da última vaga.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 18: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 4 Prova 2 - Gabarito 1

9 - Assinale a única opção incorreta relativa à fi scalização contábil, fi nanceira e orçamentária.

a) Deve prestar contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.

b) Comprovar a legalidade e avaliar os resultados quanto à efi cácia e efi ciência da gestão orçamen-tária, fi nanceira e patrimonial nos órgãos e en-tidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, são fi nalidades do sistema de con-trole interno que devem ser mantidos de forma integrada pelos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

c) O Tribunal de Contas da União possui competên-cia para aplicar aos responsáveis, em caso de ile-galidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei, que estabelecerá, entre outras cominações, multa proporcional ao dano causado ao erário.

d) O Tribunal de Contas da União não possui com-petência para realizar, por iniciativa própria, inspeções e auditorias de natureza contábil, fi -nanceira, orçamentária, operacional e patrimo-nial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

e) O ato de sustar a execução de contrato ilegal não é de competência do Tribunal de Contas da União porque deve ser adotado diretamente pelo Congresso Nacional, que solicitará, de imediato, ao Poder Executivo as medidas cabíveis.

10- Assinale a única opção incorreta relativa ao Poder Judiciário.

a) São órgãos do Poder Judiciário os Tribunais e Juízes Eleitorais, inclusive as Juntas Eleitorais.

b) São órgãos do Poder Judiciário os Tribunais e Juízes Militares, inclusive o Tribunal Marítimo.

c) A participação em curso ofi cial ou reconhecido por escola nacional de formação e aperfeiçoamento de magistrados constitui etapa obrigatória do processo de vitaliciamento do juiz.

d) A lei pode limitar a presença, em determinados atos dos órgãos do Poder Judiciário, inclusive julgamentos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes.

e) As decisões administrativas dos tribunais serão motivadas e em sessão pública, inclusive as disciplinares, que também devem ser tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

11- Assinale a única opção incorreta relativa ao Ministé-rio Público.a) A Constituição Federal confere explicitamente

apenas ao Ministério Público a incumbência de defender o regime democrático.

b) O Ministério Público possui a faculdade de propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares, a política remuneratória e os planos de carreira.

c) O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios pode ser destituído por deliberação da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva.

d) O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios é nomeado pelo respectivo governador, que o escolhe de lista tríplice elaborada pelos integrantes da carreira.

e) Além das previstas na Constituição, o Ministério Público pode exercer outras funções que lhe forem conferidas, desde que compatíveis com sua fi nalidade, mas lhe é vedada a representação judicial e a consultoria jurídica de entidades públicas.

12- Assinale a única opção correta relativa ao Sistema Tributário Nacional.a) A União, os Estados, o Distrito Federal e os

Municípios podem instituir impostos, taxas e contribuições de melhoria e, sempre que possível, esses tributos devem ter caráter pessoal e serem graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.

b) A União, os Estados e o Distrito Federal podem instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profi ssionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas.

c) Os Municípios e o Distrito Federal podem instituir contribuição para custeio dos serviços de iluminação e segurança públicas.

d) A lei poderá atribuir a sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de taxa ou contribuição de melhoria, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador presumido.

e) Aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios é vedado estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, mas a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo poder público é expressamente permitida, inclusive para a União.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 19: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 5 Prova 2 - Gabarito 1

13- Assinale a única opção correta relativa às Finanças e ao Orçamento Público.

a) O plano plurianual estabelecerá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício fi nanceiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências fi nanceiras ofi ciais de fomento.

b) Ao Banco Central é proibido conceder, direta ou indiretamente, empréstimos ao Tesouro Nacional e a qualquer órgão ou entidade que não seja instituição fi nanceira, mas possui a faculdade de comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros.

c) A lei orçamentária anual compreende o orça-mento fi scal referente aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e in-direta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, excetuado o orçamento de investimento das empresas em que a União, dire-ta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

d) O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público, compatibilizado com o plano plurianual, também terá entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional.

e) A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fi xação da despesa, nem autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito por antecipação de receita.

14- Assinale a única opção incorreta relativa às políticas públicas na Constituição de 1988.

a) O amparo às crianças e adolescentes carentes constitui um dos deveres do Estado com a assistência social e será efetivado inclusive mediante a garantia de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças com até cinco anos de idade.

b) A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

c) Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições constitucionais e nos termos da lei, executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.

d) Direitos humanos a crianças e adolescentes devem ser assegurados com absoluta prioridade pela família, pela sociedade e pelo Estado, e as ações governamentais com esse objetivo devem ser organizadas com base em diretrizes que incluem participação da população por meio de organizações representativas na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

e) A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

15- Assinale a única opção correta relativa aos Poderes, as respectivas funções e à organização do Estado brasileiro, considerando a supremacia da Constituição Federal.

a) Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios da Constituição Federal, por isso que Constituição estadual pode criar órgão de controle administrativo do Poder Judiciário do qual participem representantes de outros poderes ou entidades.

b) É facultado aos Estados, desde que colocada previsão na Constituição estadual, disciplinar a convocação do Presidente do Tribunal de Justiça pela Assembléia Legislativa para prestar, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, sob pena de crime de responsabilidade.

c) O princípio da separação do exercício das funções estatais não impede que o Poder Legislativo examine o acerto ou o desacerto de decisão judicial, especialmente quando o próprio regimento interno da Casa Legislativa admita possibilidade de instauração de comissão parlamentar de inquérito sobre matérias pertinentes à competência do Poder Judiciário.

d) Não é plausível, em face do ordenamento constitucional brasileiro, a existência de leis interpretativas que veiculariam a denominada interpretação autêntica. Leis interpretativas consubstanciariam usurpação das atribuições institucionais do Poder Judiciário e, em conseqüência, ofenderiam o postulado fundamental da divisão funcional do Poder.

e) Ainda que os Poderes Legislativo e Executivo detenham prerrogativas de formular e executar políticas públicas, o Poder Judiciário pode determinar a órgãos estatais inadimplentes que implementem políticas públicas defi nidas pela própria Constituição, cuja omissão possa comprometer a efi cácia e a integridade de direitos sociais e culturais.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 20: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 6 Prova 2 - Gabarito 1

DIREITO ADMINISTRATIVO

16- Quanto à aplicação de princípios constitucionais em processos administrativos, é entendimento pacifi ca-do no Supremo Tribunal Federal, constituindo súmu-la vinculante para toda a administração e tribunais inferiores, que, nos processos perante o Tribunal de Contas da União, asseguram-se o contraditório e a ampla defesa

a) mesmo quando da decisão não resultar anulação ou revogação de ato administrativo que benefi cie o interessado, inclusive a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

b) quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que benefi cie o interessado, sem exceção.

c) quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que benefi cie o interessado, excetuada a apreciação da legali-dade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

d) quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que benefi cie o interessado, inclusive na apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, reforma e pensão.

e) quando da decisão puder resultar anulação ou revogação de ato administrativo que benefi cie o interessado, inclusive a apreciação da legalidade do ato de concessão inicial de aposentadoria, exceto reforma e pensão.

17- Decorrente da presença do poder hierárquico na Administração, afi gura-se a questão da competência administrativa e sua delegação. Sobre o tema é correto afi rmar, exceto:

a) a competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

b) um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte de sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

c) a edição de ato de caráter normativo não pode ser objeto de delegação.

d) a decisão de recursos administrativos pode ser objeto de delegação.

e) o ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio ofi cial.

18- Em uma licitação na modalidade pregão, na forma eletrônica, o pregoeiro um dia antes da abertura constatou um vício no edital. A alteração necessária implicou alteração na formulação das propostas. Diante das circunstâncias, a autoridade superior recomendou-lhe que republicasse a licitação da mesma forma que a publicação original. A recomendação da autoridade superior se deu para que houvesse a observância do princípio da:

a) vinculação ao instrumento convocatório. b) moralidade.c) imprevisão.d) economicidade.e) proporcionalidade.

19- Sobre os contratos administrativos, é correto afi rmar que:

a) o contratado, na execução do contrato, sem prejuízo das responsabilidades contratuais e le-gais, não poderá subcontratar partes da obra.

b) a Administração Pública responde solidariamente com o contratado pelos encargos previdenciários resultantes da execução do contrato, nos termos do art. 31 da Lei n. 8.212, de 24 de julho de 1991.

c) executado qualquer objeto contratual, a lei admite apenas o recebimento defi nitivo do objeto.

d) constitui motivo para a rescisão unilateral do contrato o atraso superior a 60 dias dos pagamentos devidos pela Administração.

e) a supressão resultante de acordo celebrado entre os contratantes sobre a redução no quantitativo do objeto não poderá exceder a 25% do valor inicial atualizado do contrato.

20- Determinada repartição militar teve parte de suas unidades operacionais e parte do prédio da administração destruídas em razão de uma explosão em seu centro de munição. Em decorrência da explosão, verifi cou-se que diversos equipamentos bélicos e pólvoras fi caram expostos ao tempo, sofrendo risco de perecimento. Diante da urgência, decidiu-se realizar a contratação por emergência para recuperação de todas as instalações da unidade. Cabe ressaltar que a assessoria jurídica do órgão alertou os servidores envolvidos para o fato de que a contratação emergencial somente poderia ser utilizada para resguardar a integridade e segurança de bens e pessoas.Diante da situação exposta, assinale a opção correta.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 21: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 7 Prova 2 - Gabarito 1

a) A Administração agiu corretamente, porque seria possível realizar toda a tarefa no prazo de 190 dias, portanto inferior a 240 dias.

b) A Administração não agiu corretamente, por não estar caracterizada a situação emergencial, e, por conseguinte, pela necessidade de realizar licitação para todas as unidades atingidas indis-criminadamente.

c) A Administração não agiu corretamente, porque a dispensa de licitação por emergência somente poderia ocorrer para a recuperação dos compartimentos em que estavam contidos os equipamentos bélicos e pólvoras, por correrem risco de perecimento, devendo a recuperação do prédio da Administração ocorrer por licitação pública.

d) A Administração agiu corretamente em razão de os equipamentos bélicos e pólvoras estarem expostos ao tempo e a recuperação do prédio da administração também ser importante, mesmo sua recuperação total estando prevista para ser feita no prazo de 190 dias.

e) A Administração agiu corretamente porque, em que pese o prazo previsto para o término das obras ser de 190 dias, a lei prevê a possibilidade de prorrogação do prazo máximo para a contratação por emergência.

21- A respeito das necessidades temporárias de ex-cepcional interesse público é correto afi rmar, exceto:

a) considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público as atividades especiais nas organizações das Forças Armadas para atender à área industrial ou encargos temporários de obras e serviços de engenharia.

b) considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público as atividades fi nalísticas do Hospital das Forças Armadas.

c) considera-se necessidade temporária de excepcional interesse público a admissão de professor substituto e professor visitante.

d) as contratações para substituir professor afastado para capacitação fi cam limitadas a 10% (dez por cento) do total de cargos de docentes da carreira constante do quadro de lotação da instituição.

e) não será admitida a contratação de professor e pesquisador visitante estrangeiro.

22- Considere as seguintes assertivas a respeito dos servidores da Administração Pública, nos termos da Constituição:

I. os vencimentos dos cargos do Poder Executivo e Legislativo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Judiciário.

II. o prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período.

III. é garantido ao servidor público civil e militar o direito à livre associação sindical.

IV. a administração fazendária e seus servidores fi scais terão, dentro de suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.

Assinale a opção correta.

a) II e IV são verdadeiras. b) II e III são falsas.c) I e III são verdadeiras.d) III e IV são falsas.e) I e II são verdadeiras.

23- São formas de provimento de cargo público, exceto:

a) aproveitamento. b) transferência.c) recondução.d) promoção.e) reversão.

24- A respeito do processo administrativo disciplinar, é correto afi rmar que:

a) mesmo que o fato narrado não confi gure evidente infração disciplinar ou ilícito penal, a denúncia não poderá ser arquivada.

b) o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá a sessenta dias, contados da oitiva do investigado, admitida a sua prorrogação por prazo não superior a trinta dias.

c) no inquérito, o servidor terá que acompanhar o processo pessoalmente.

d) não poderá participar de comissão de sindicância ou de inquérito, cônjuge, companheiro ou parente do acusado, consangüíneo ou afi m, em linha reta, até o segundo grau.

e) como medida cautelar e a fi m de que o servidor não venha a infl uir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 22: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 8 Prova 2 - Gabarito 1

25- Sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos é correto afi rmar:

a) nos contratos de fi nanciamento, as concessioná-rias não poderão oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão.

b) para garantir contratos de mútuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a con-tratos de concessão, em qualquer de suas mo-dalidades, não se admite que as concessionárias cedam ao mutuante, em caráter fi duciário, parce-la de seus créditos operacionais futuros.

c) incumbe à concessionária a execução do serviço concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros. A responsabilização será atenuada em razão da existência da fi scalização exercida pelo órgão competente.

d) o contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, nos termos da lei.

e) a encampação e a caducidade não extinguem a concessão, vez que sua extinção ocorrerá pelo advento do termo contratual, pela rescisão, ou pela anulação.

26- Parceria público-privada - PPP é o contrato adminis-trativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa. Sobre a PPP é correto afi rmar:

a) após a celebração do contrato, poderá ser constituída sociedade de propósito específi co, incumbida de implantar e gerir o objeto da parceria.

b) o contrato não poderá prever o pagamento ao parceiro privado de remuneração variável.

c) as obrigações pecuniárias contraídas pela Administração Pública em contrato de parceria público-privada poderão ser garantidas mediante garantia prestada por organismos internacionais ou instituições fi nanceiras que não sejam controladas pelo Poder Público.

d) o certame para a contratação de parcerias pú-blico-privadas não obedecerá ao procedimento previsto na legislação vigente sobre licitações e contratos administrativos, mas a legislação espe-cífi ca.

e) é vedada a celebração de contrato de parceria público-privada cujo período seja inferior a dois anos.

27- Sobre as contratações de consórcios públicos é correto afi rmar que:

a) os objetivos dos consórcios públicos serão deter-minados pela lei.

b) é admitida a cláusula do contrato de consórcio que preveja determinadas contribuições fi nanceiras ou econômicas de ente da Federação ao consórcio público, salvo a doação, destinação ou cessão do uso de bens móveis ou imóveis e as transferências ou cessões de direitos operadas por força de gestão associada de serviços públicos.

c) o contrato de consórcio público deve, como condição de validade, ser celebrado por todos os entes da Federação que subscreveram o protocolo de intenções.

d) a execução das receitas e despesas do consórcio público não deverá obedecer às normas de direito fi nanceiro aplicáveis às entidades públicas, por se constituir como pessoa jurídica de direito privado.

e) para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.

28- Sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, julgue as assertivas a seguir:

I. a outorga da qualifi cação como OSCIP é ato discricionário.

II. as entidades de benefi cio mútuo destinadas a proporcionar bens ou serviços a um círculo restrito de associados ou sócios são passíveis de qualifi cação como OSCIP prevista na lei.

III. a promoção da segurança alimentar e nutricional é uma das fi nalidades exigidas para a qualifi cação como OSCIP, instituída pela lei.

IV. as organizações sociais são passíveis de qualifi cação como OSCIP.

V. as fundações, sociedades civis ou associações de direito privado criadas por órgão público ou por fundações públicas não poderão ser qualifi cadas como OSCIP.

Assinale a opção correta.

a) I, II e III são verdadeiras e IV e V são falsas.b) II e III são falsas e I, IV e V são verdadeiras.c) I e III são verdadeiras e II, IV e V são falsas.d) I, III e V são verdadeiras e II e IV são falsas. e) I, II e IV são falsas e III e V são verdadeiras.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 23: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 9 Prova 2 - Gabarito 1

29- A respeito do instituto da cessão, a Lei n. 9.636, de 15 de maio de 1998, em seu art. 18 dispõe que: imóveis da União poderão ser cedidos a cri-tério do Poder Executivo, gratuitamente ou em condições essenciais, sob qualquer dos regi-mes previstos no Decreto-lei n. 9.760, de 1946.Quanto à cessão de bens públicos, é correto afi rmar que a competência para autorizar a cessão de que trata o dispositivo supra

a) não poderá ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, sendo vedada a subdelegação.

b) poderá ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, sendo permitida a subdelegação.

c) poderá ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, sendo vedada a subdelegação.

d) não poderá ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, porém é permitida a subdelegação.

e) não poderá ser delegada ao Ministro de Estado da Fazenda, mas somente ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo vedada a subdelegação.

30- Assinale a opção correta, no que tange aos processos administrativos.

a) Devem ser objeto de intimação os atos do processo que resultem para o interessado em imposição de deveres, ônus, sanções ou restrição ao exercício de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse.

b) Os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo, não podendo os atos serem praticados fora dessas condições.

c) Os atos do processo devem realizar-se neces-sariamente na sede do órgão, cientifi cando-se o interessado.

d) O desatendimento da intimação importa o reconhecimento da verdade dos fatos e a renúncia a direitos pelo administrado.

e) Os processos administrativos obrigatoriamente vão depender de forma determinada.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

31- O Orçamento é um dos principais instrumentos da política fi scal do governo e traz consigo estratégias para o alcance dos objetivos das políticas. Das afi r-mações a seguir, assinale a que não se enquadra nos objetivos da política orçamentária ou nas fun-ções clássicas do orçamento.

a) Assegurar a disponibilização para a sociedade dos bens públicos, entre os quais aqueles relacionados com o cumprimento das funções elementares do Estado, como justiça e segurança.

b) Utilizar mecanismos visando à universalização do acesso aos bens e serviços produzidos pelo setor privado ou pelo setor público, este último principalmente nas situações em que os bens não são providos pelo setor privado.

c) Adotar ações que visem fomentar o crescimento econômico.

d) Destinar recursos para corrigir as imperfeições do mercado ou atenuar os seus efeitos.

e) Cumprir a meta de superávit primário exigida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

32- No Brasil, para que o controle orçamentário se tor-nasse mais efi caz, ao longo dos anos, tornou-se necessário estabelecer alguns princípios que orien-tassem a elaboração e a execução do orçamento.Assim, foram estabelecidos os chamados “Princí-pios Orçamentários”, que visam estabelecer regras para elaboração e controle do Orçamento. No tocan-te aos Princípios Orçamentários, indique a opção correta.

a) O orçamento deve ser uno, ou seja, no âmbito de cada esfera de Poder deve existir apenas um só orçamento para um exercício fi nanceiro.

b) O princípio da exclusividade veda a inclusão, na lei orçamentária anual, de autorização para aumento da alíquota de contribuição social, mesmo respeitando-se o prazo de vigência previsto na Constituição.

c) A vinculação de receitas de taxas a fundos legalmente constituídos é incompatível com o princípio da não-afetação, defi nido na Constituição Federal.

d) O princípio da especifi cação estabelece que a lei orçamentária anual deverá especifi car a margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

e) O princípio do equilíbrio é constitucionalmente fi xado e garante que o montante das receitas correntes será igual ao total das despesas correntes.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 24: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 10 Prova 2 - Gabarito 1

33- De acordo com a Constituição Federal, foi reservada à Lei de Diretrizes Orçamentárias a função de:

a) defi nir, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos, as metas e prioridades da administra-ção pública federal, incluindo as despesas de ca-pital para o exercício fi nanceiro subseqüente.

b) estabelecer critérios e forma de limitação de empenho, nos casos previstos na legislação.

c) disciplinar as transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

d) dispor sobre alterações na legislação tributária.e) dispor sobre o equilíbrio entre receitas e

despesas.

34- A Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF instituiu mecanismos mais rigorosos para a administração das fi nanças nas três esferas de governo e funciona como um código de conduta para os administradores públicos, que devem obedecer às normas e limites estabelecidos na lei. Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, assinale a opção incorreta.

a) A LRF estabelece limites para gastos com pessoal, sendo que na União esse limite chega a 50% do total das Receitas Correntes.

b) São princípios gerais da LRF o Planejamento, a Transparência e a Responsabilização.

c) Estão sujeitos às disposições da LRF todos os entes da federação inclusive suas empresas estatais dependentes na forma defi nida na Lei.

d) São exemplos de instrumentos de transparência da gestão fi scal, segundo a LRF: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal.

e) A LRF proíbe a realização de operação de crédito entre entes da Federação, inclusive por intermédio de fundo, ainda que sob a forma de novação de dívida contraída anteriormente.

35- A Constituição Federal instituiu o Plano Plurianual - PPA e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Com-plementar n. 101/2000) ratifi cou sua obrigatoriedade para todos os entes da federação. De acordo com a Constituição e os últimos planos aprovados para o governo federal, indique a opção incorreta.

a) Após a Constituição Federal, não há mais a possibilidade da existência de planos e programas nacionais, regionais e setoriais, devendo ser consolidado em um único instrumento de planejamento que é o PPA.

b) A regionalização prevista na Constituição Federal considera, na formulação, apresentação, implantação e avaliação do Plano Plurianual, as diferenças e desigualdades existentes no território brasileiro.

c) Na estrutura dos últimos planos plurianuais da União, as metas representam as parcelas de resultado que se pretende alcançar no período de vigência do PPA.

d) A Constituição Federal remete à lei complementar a disposição sobre a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do PPA e, enquanto não for editada a referida lei, segue-se o disposto no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

e) Toda ação fi nalística do Governo Federal deverá ser estruturada em Programas orientados para a consecução dos objetivos estratégicos defi nidos para o período do Plano Plurianual.

36- Com a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000), a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO assumiu novas prerrogativas, entre as quais a de apresentar o Anexo de Metas Fiscais – AMF e o Anexo de Riscos Fiscais – ARF. Em relação ao AMF e ARF não se pode afi rmar:

a) no ARF, serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

b) o AMF estabelece as metas de Receita, Despesa, Resultado Primário e Nominal e montante da dívida pública a serem observadas no exercício fi nanceiro a que se refere, além de indicar as metas fi scais para os dois exercícios seguintes.

c) de acordo com as últimas Leis de Diretrizes Orçamentárias da União, os riscos fi scais podem ser classifi cados em duas grandes categorias: Riscos orçamentários e Riscos de dívida.

d) faz parte do AMF o demonstrativo da estimativa e compensação da renúncia de receita e da margem de expansão das despesas obrigatórias de caráter continuado.

e) considerando os riscos dos défi cits atuariais dos sistemas de previdência, a LRF determina que integre o ARF a avaliação da situação fi nanceira e atuarial do regime próprio dos servidores públicos.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 25: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 11 Prova 2 - Gabarito 1

37- Das afi rmações a seguir relacionadas com a Lei Orçamentária Anual - LOA, assinale a que não se enquadra nas regras estabelecidas na legislação federal.

a) As empresas sob controle direto da União, que recebam no exercício fi nanceiro recursos do Tesouro a título de aumento de participação acionária, deverão integrar os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social.

b) As emendas ao Projeto de Lei Orçamentária não podem acarretar aumento na despesa total do orçamento, a menos que sejam identifi cados erros ou omissões nas receitas, devidamente comprovados.

c) Os recursos para emendas parlamentares não podem ter como fonte o cancelamento de despe-sas com pessoal, benefícios previdenciários, ju-ros, transferências constitucionais e amortização de dívida.

d) Todas as empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto integram o orçamento de investimento das estatais, exceto aquelas enquadradas no conceito de empresa estatal dependente na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal.

e) A elaboração da Proposta de Lei Orçamentária Anual é uma prerrogativa do Poder Executivo, podendo o poder legislativo efetuar emendas.

38- A LRF estabelece a obrigatoriedade do Poder Executivo elaborar a programação fi nanceira e o cronograma de execução mensal de desembolso e, quando for o caso, poderá ser promovida a limitação de empenho e de movimentação fi nanceira. No que se refere a esses procedimentos, assinale a opção correta.

a) Em nenhuma hipótese serão objeto de limitação as despesas que constituam obrigações constitu-cionais e legais do ente, inclusive aquelas desti-nadas ao pagamento do serviço da dívida.

b) Se verifi cada a necessidade de contingenciamen-to, cada um dos poderes, por ato próprio e nos montantes necessários, terá até o fi nal do bimes-tre seguinte para efetuar a limitação de empenho e movimentação fi nanceira.

c) No governo federal, os saldos de caixa apurados ao fi nal do exercício e que integraram o superávit primário são utilizados para pagamento da dívida pública, independentemente de sua vinculação.

d) Os critérios para realização da limitação de empenho e de movimentação fi nanceira serão estabelecidos na Lei Orçamentária Anual.

e) A limitação de que trata a LRF somente acon-tecerá se verifi cado que ao fi nal do quadrimestre a realização da receita poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário e nominal estabelecidas na LDO.

39- Ao longo do exercício fi nanceiro, pode ocorrer a necessidade de abertura de créditos adicionais para cobrir despesas não-computadas ou insufi cientemente dotadas. Com base na legislação vigente, relativa a esse assunto, identifi que a opção incorreta.

a) A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para atender à despesa e será precedida de exposição justifi cada.

b) Somente será admitida a abertura de crédito extraordinário para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto na Constituição Federal.

c) A vigência dos créditos especiais não pode ultrapassar o exercício fi nanceiro em que foram autorizados, em respeito ao princípio orçamentário da anualidade.

d) Terão vigência até o fi nal do exercício fi nanceiro os créditos extraordinários cujo ato de autorização tenha sido promulgado nos primeiros 4 (quatro) meses do exercício fi nanceiro.

e) Para fi ns de abertura de créditos suplementares e especiais, consideram-se recursos disponíveis os provenientes do excesso de arrecadação, ou seja, do saldo positivo das diferenças, acumuladas mês a mês, entre a arrecadação prevista e a realizada, considerando-se, ainda, a tendência do exercício.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 26: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 12 Prova 2 - Gabarito 1

40- Considerando a premissa constitucional de elaboração do Plano Plurianual – PPA, o Governo Federal desde 1998 vem adotando ações no sentido de organizar a forma de elaboração e gestão do PPA e consolidou conceitos em relação ao Ciclo de Gestão do PPA. Segundo o previsto na legislação federal, indique a opção correta.

a) O Ciclo de Gestão do PPA é um conjunto de eventos integrados que viabilizam o alcance dos objetivos de governo e compreende os processos de elaboração da programação orçamentária, a implementação, o monitoramento, a avaliação e a revisão dos projetos.

b) A Revisão do PPA se traduz no contínuo acompanhamento da implementação do Plano, referenciado na estratégia de desenvolvimento e nos desafi os, com o objetivo de subsidiar a alocação dos recursos, identifi car e superar restrições sistêmicas, corrigir rumos, sistematizar elementos para subsidiar os processos de avaliação e revisão, e, assim, contribuir para a obtenção dos resultados globais desejados.

c) Na fase de Elaboração do PPA, acontece a defi nição de orientações estratégicas, diretrizes e objetivos estruturados em programas com vistas ao alcance do projeto de Governo.

d) O Monitoramento do PPA é o processo sistemático de aferição periódica dos resultados e da aplicação dos recursos, segundo os critérios de efi ciência, efi cácia e efetividade, permitindo o aperfeiçoamento do Plano Plurianual e o alcance dos objetivos de governo.

e) Na fase da Avaliação do PPA, adequa-se o Plano às mudanças internas e externas da conjuntura política, social e econômica, por meio da alteração, exclusão ou inclusão de programa, resultante do processo de avaliação.

41- Sobre os conceitos e classifi cações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta.

a) Toda receita orçamentária efetiva é uma receita primária, mas nem toda receita primária é uma receita orçamentária efetiva.

b) São exemplos de receitas correntes as receitas tributárias e as oriundas de alienação de bens.

c) São exemplos de receitas de capital aquelas derivadas de alienações de bens imóveis e de recebimento de taxas por prestação de serviços.

d) As receitas intra-orçamentárias constituem contrapartida das despesas realizadas entre Órgãos, Fundos e Entidades Integrantes dos Orçamentos Fiscal, da Seguridade Social e de investimento das empresas.

e) O ingresso de recursos oriundo de impostos se caracteriza como uma receita derivada, compulsória, efetiva e primária.

42- Sobre os conceitos e classifi cações relacionados com Despesa Pública, assinale a opção correta.

a) Segundo a Portaria Interministerial n. 163/2001, a discriminação da despesa, quanto à sua natureza, deverá constar da Lei Orçamentária, no mínimo, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa, modalidade de aplicação e elemento da despesa.

b) Os Grupos de Natureza da Despesa podem relacionar-se indistintamente com qualquer Categoria Econômica da Despesa.

c) São exemplos de despesas de capital aquelas derivadas do pagamento do serviço da dívida: Juros e amortização da dívida.

d) A Modalidade de Aplicação permite a identifi ca-ção das despesas intra-orçamentárias.

e) Toda despesa corrente é uma despesa primária, mas nem toda despesa primária é uma despesa corrente.

43- A execução da receita orçamentária segue algumas etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e pelas repartições encarregados de executá-las respeitando-se o princípio do caixa único ou da unidade de tesouraria. Em relação a esse tema e tendo por base a legislação federal e o disposto na 4ª edição do Manual de Receitas Públicas, instituído pela Portaria STN/SOF n. 2 , de 08 de agosto de 2007, marque a opção correta.

a) A Previsão se caracteriza pela estimativa de arrecadação da receita orçamentária e não pode ser superior ao valor estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

b) As receitas orçamentárias originárias para serem arrecadadas dependem de autorização na Lei Orçamentária Anual.

c) Independentemente da natureza, a receita passa pelo estágio do lançamento.

d) As receitas intra-orçamentárias decorrem da realização de despesas intra-orçamentárias, mas não alteram o saldo da Conta Única do Tesouro no Banco Central, traduzindo-se em meros lançamentos contábeis.

e) No Governo Federal, o Recolhimento é a trans-ferência dos valores arrecadados, pelos agentes arrecadadores autorizados, para a Conta Única do Tesouro mantida no Banco do Brasil.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 27: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 13 Prova 2 - Gabarito 1

44- A Despesa Pública segue um ordenamento jurídico, com requisitos que precisam ser atendidos em uma seqüência específi ca, predeterminada e ordenada. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque a opção que corresponde à ordem correta.I. É vedada a realização da despesa sem prévio

empenho, mas em casos especiais, previstos na legislação específi ca, poderá ser dispensada a emissão da nota de empenho.

II. Ao fi nal do exercício, não será anulado o empe-nho da despesa cujo contrato estabelecer como data-limite, para a entrega do serviço, dia 31 de março.

III. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava créditos próprios, com saldo sufi ciente para atendê-las, que não tenha sido processadas, na época própria, e cuja obrigação tenha sido cumprida pelo credor, deverão ser inscritas em Restos a Pagar do exer-cício e pagas como tal.

IV. O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos, exceto no caso de créditos extraordinários.

V. Entre os estágios da despesa orçamentária, é so-mente na liquidação que se reconhece a obriga-ção a pagar.

a) V,V,F,V,Fb) V,V,F,F,Vc) F,V,F,F,Vd) V,F,V,F,Fe) V,F,V,V,F

45- Existem ocorrências especiais na execução da despesa pública, tais como os restos a pagar. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque a opção que corresponde à seqüência correta.I. Compreendem somente despesas empenhadas,

liquidadas ou não, e não-pagas até o fi nal do exer-cício.

II. O pagamento da despesa inscrita em Restos a Pagar independe de autorização orçamentária.

III. A despesa empenhada e liquidada é passível de inscrição em Restos a Pagar - Processados, enquanto as despesas empenhadas, mas não-liquidadas, somente são passíveis de inscrição em Restos a Pagar - Não-Processados, se forem atendidas determinadas condições.

IV. O superávit fi nanceiro do exercício deve ser reservado preferencialmente para pagamento de Restos a Pagar.

V. As dívidas de exercícios anteriores, reconhecidas na forma da legislação pelo ordenador de despesa e que não foram pagas no exercício deverão ser inscritas como Restos a Pagar.

a) V, V, F, F, Fb) F, F, V, F, Fc) V, V, V, F, Fd) V, F, F, V, Ve) F, F, V, V, V

TÉCNICAS DE CONTROLE46- Sobre o tema ‘controle externo’, nos termos da

Constituição Federal, é correto afi rmar que:a) é exercido, no âmbito federal, pelo Congresso

Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

b) é exercido, no âmbito federal, pelo Senado Federal com o auxílio do sistema de controle interno dos demais Poderes.

c) é exercido, no âmbito estadual, pelo Congresso Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

d) é exercido, no âmbito federal, pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal de Contas da União e, no âmbito estadual e municipal, exclusivamente pelas respectivas Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

e) é exercido, no âmbito federal, exclusivamente pelo Tribunal de Contas da União e, no âmbito estadual e municipal, exclusivamente pelos Tribunais de Contas Estaduais e Municipais.

47- Acerca da natureza, competência e jurisdição do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo sua Lei Orgânica, é correto afi rmar que:a) compete ao TCU julgar as contas do Governo de

Território Federal, no prazo de sessenta dias a contar de seu recebimento, na forma estabelecida em seu Regimento Interno.

b) compete ao TCU apreciar, para fi ns de registro, a arrecadação da receita a cargo da União, mediante inspeções e auditorias, ou por meio de demonstrativos próprios, na forma estabelecida em seu Regimento Interno.

c) a jurisdição do TCU abrange os responsáveis por entidades dotadas de personalidade jurídica de direito privado que recebam contribuições parafi scais e prestem serviço de interesse público ou social.

d) ao Tribunal de Contas da União, no âmbito de sua competência e jurisdição, assiste o poder de polícia, podendo, em conseqüência desse poder, expedir atos e instruções normativas sobre matéria de suas atribuições e sobre a organização dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade.

e) a resposta sobre consulta que lhe seja formulada por autoridade competente, a respeito de dúvida suscitada na aplicação de dispositivos legais e regulamentares concernentes a matéria de sua competência, tem caráter normativo e constitui prejulgamento do fato ou caso concreto.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 28: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 14 Prova 2 - Gabarito 1

48- Nos termos da Lei Orgânica do TCU, a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabi-lidade solidária, visando à apuração dos fatos, iden-tifi cação dos responsáveis e quantifi cação do dano, deverá imediatamente adotar providências com vis-tas à instauração da Tomada de Contas Especial diante dos seguintes casos, exceto:

a) omissão no dever de prestar contas. b) descumprimento de recomendações exaradas

pelo Tribunal em julgamento de contas de exercícios anteriores.

c) não comprovação da aplicação dos recursos re-passados pela União, na forma prevista no art. 5o, inciso VII, da citada lei.

d) ocorrência de desfalque ou desvio de dinheiro, bens ou valores públicos.

e) prática de qualquer ato ilegal, ilegítimo ou antieconômico de que resulte dano ao erário.

49- De acordo com a Lei n. 10.180/01, são de compe-tência dos órgãos e unidades do Sistema de Contro-le Interno do Poder Executivo Federal as seguintes ações, exceto:

a) avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual.

b) avaliar a execução dos orçamentos da União.c) realizar auditoria sobre a gestão dos recursos pú-

blicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados.

d) realizar auditorias nos sistemas contábil, fi nan-ceiro, orçamentário e de pessoal das entidades privadas que guardem ou gerenciem recursos públicos federais.

e) avaliar o desempenho da auditoria interna das entidades da administração indireta federal.

50- Nos termos do Decreto n. 3.591/00, as atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal destinam-se, preferencialmente, a subsidiar:a) o exercício do controle externo, a cargo do

Congresso Nacional. b) a supervisão ministerial.c) o aperfeiçoamento da gestão pública, nos aspec-

tos de formulação, planejamento, coordenação, execução e monitoramento das políticas públicas.

d) os órgãos responsáveis pelo ciclo da gestão gover-namental, quais sejam, planejamento, orçamento, fi nanças, contabilidade e administração federal.

e) o exercício da direção superior da Administração Pública Federal, a cargo do Presidente da República.

51- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, tem-se como correto que a circularização de informações confere suporte básico ao procedimento da seguinte técnica de auditoria:

a) Cut-Off.b) Correlação das Informações Obtidas.c) Confi rmação Interna.d) Rastreamento. e) Confi rmação Externa.

52- Nos termos da IN SFC/MF n. 001/2001, assim como as auditorias, as fi scalizações podem ser realizadas sob as seguintes formas, exceto:

a) centralizada.b) integrada.c) compartilhada. d) simplifi cada.e) terceirizada.

53- O servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, no decorrer de qualquer atividade, deve prestar especial atenção àquelas transações ou situações que denotem indícios de irregularidades. Acerca do tema ‘impropriedades e irregularidades’, nos termos da IN SFC/MF n. 001/2001, é correto afi rmar que:

a) a irregularidade consiste em falhas de natureza formal de que não resulte dano ao erário, porém evidencia-se a não-observância aos princípios de legalidade, legitimidade, efi ciência, efi cácia e economicidade.

b) o objetivo primordial das atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal não é a busca de impropriedades ou de irregularidades.

c) ao verifi car a ocorrência de impropriedades, o servidor deve registrar o assunto e aguardar pela fi nalização dos trabalhos de campo, quando só então será solicitado ao dirigente da unidade ou entidade examinada prestar os esclarecimentos e justifi cativas pertinentes.

d) a impropriedade é caracterizada pela não-obser-vância aos princípios de legalidade, legitimidade, efi ciência, efi cácia e economicidade, constatan-do a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuí-zo quantifi cável para o Erário.

e) ao verifi car a ocorrência de irregularidades, o servidor deve registrar o assunto e aguardar pela fi nalização dos trabalhos de campo, quando só então será solicitado ao dirigente da unidade ou entidade examinada prestar os esclarecimentos e justifi cativas pertinentes.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 29: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 15 Prova 2 - Gabarito 1

54- No âmbito do Sistema de Controle Interno do Po-der Executivo Federal, segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, a mensuração de indicativos e indica-dores que expressam a variação positiva da relação custo/benefício, na qual se busca a otimização dos resultados na escolha dos menores custos em re-lação aos maiores benefícios, revelando a atenção da gestão com o bom uso qualitativo dos recursos fi nanceiros, desde a adequação da proposta orça-mentária das metas a serem atingidas, passando pela coerência com respeito aos preços de merca-do, o desenvolvimento de fontes alternativas de re-ceita e a obtenção dos menores custos por produto gerado, permite aferir a

a) legalidade da ação avaliada.b) efi cácia da ação avaliada. c) economicidade da ação avaliada.d) efi ciência da ação avaliada.e) efetividade da ação avaliada.

55- Para a IN SFC/MF n. 001/2001, no decorrer do pro-cesso de planifi cação dos trabalhos de controle, o conceito de materialidade refere-sea) à importância relativa ou papel desempenhado

por uma determinada questão, situação ou unidade, existentes em um dado contexto.

b) à obrigatoriedade de, em uma Amostra Aleatória Simples, cada elemento da população ter a mesma chance de pertencer à amostra.

c) ao quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fi scalizar, identifi cadas em uma determinada unidade ou programa. Trata-se, portanto, da composição dos elementos referenciais de vulnerabilidade, das fraquezas, dos pontos de controle com riscos latentes, das trilhas de auditoria ou fi scalização.

d) ao montante de recursos orçamentários ou fi nanceiros alocados por uma gestão, em um específi co ponto de controle (unidade, sistema, área, processo, programa ou ação), objeto dos exames de auditoria ou fi scalização.

e) à obrigatoriedade de, face a uma população pequena, o auditor lançar mão de uma abordagem censitária e não por amostragem.

56- Em suas incursões sobre o controle interno adminis-trativo, segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o servi-dor do Sistema de Controle Interno do Poder Execu-tivo Federal deve ter em mente que:a) em decorrência do rodízio de funções, a estrutura

das unidades/entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação de operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha com-petências e atribuições em desacordo com este princípio.

b) os controles internos administrativos implementa-dos em uma organização devem, prioritariamente, ter caráter repressivo, sendo de sua responsabi-lidade instaurar e conduzir o devido processo administrativo disciplinar, no caso de desvio ou alcance de recursos públicos.

c) o objetivo geral dos controles internos adminis-trativos é evitar a ocorrência de impropriedades e irregularidades, por meio dos princípios e instru-mentos que lhe são próprios.

d) a delegação de competência, conforme previsto em lei, será utilizada como instrumento de centralização administrativa e apenas nos casos em que seja imprescindível assegurar maior rapidez e objetividade às decisões.

e) é fi nalidade do órgão de Contabilidade (e não, conseqüentemente, do controle interno adminis-trativo) assegurar, nas informações contábeis, sua exatidão, confi abilidade, integridade e opor-tunidade.

57- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, é correto afi rmar que estão sujeitos à

a) Prestação de Contas as pessoas físicas que rece-bam recursos da União, para atender necessi-dades previstas em lei específi ca.

b) Tomada de Contas os dirigentes das entidades supervisionadas da Administração Indireta Federal.

c) Prestação de Contas aqueles que arrecadem, gerenciem ou guardem dinheiros, valores e bens da União, ou que por eles respondam.

d) Tomada de Contas os responsáveis por entida-des ou organizações, de direito público ou pri-vado, que se utilizem de contribuições para fi ns sociais, recebam subvenções ou transferências à conta do Tesouro.

e) Prestação de Contas os ordenadores de despesas das unidades da Administração Direta Federal.

58- Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Con-trole Interno do Poder Executivo Federal divide-se em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutu-ra, exceto:

a) ações sob controle.b) orçamento global do Ministério.c) programas e programações sob controle.d) hierarquização. e) decisões do TCU.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 30: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 16 Prova 2 - Gabarito 1

59- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, a opinião do Órgão ou Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve ser expressa por meio dos seguintes instrumentos, exceto:

a) Certifi cado. b) Auto de Infração.c) Nota.d) Parecer.e) Relatório.

60- Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade, ou não, da gestão e a adequacidade, ou não, das peças examinadas, devendo ser assinado pelo Coordenador-Geral ou Gerente Regional de Controle Interno, ou ainda, por autoridades de nível hierárquico equivalentes nos órgãos e unidades setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, denomina-se:

a) Certifi cado.b) Relatório.c) Parecer do Dirigente do Órgão de Controle

Interno.d) Registro das Constatações.e) Solicitação de Auditoria.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 31: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Boa prova!Boa prova!

Prova 3Prova 3

Nome: N. de Inscrição

Escola de Administração Fazendária

Concurso Público 2008

InstruçõesInstruções

Cargo: ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE - CGU

1 - Escreva seu nome e número de inscrição, de forma legível, nos locais indicados.

2 - O CARTÃO DE RESPOSTAS tem, obrigatoriamente, de ser assinado. Esse CARTÃO DE RESPOSTAS não poderá ser substituído, portanto, não o rasure nem o amasse.

3 - Transcreva a frase abaixo para o local indicado no seu CARTÃO DE RESPOSTAS em letra cursiva, para posterior exame grafológico:

“Onde existe uma mente aberta, sempre haverá uma nova fronteira a desbravar”. (Charles Kettering)

4- DURAÇÃO DA PROVA: 5 horas, incluído o tempo para o preenchimento do CARTÃO DE RESPOSTAS.

5 - Na prova há 60 questões de múltipla escolha, com cinco opções: a, b, c, d e e.

6 - No CARTÃO DE RESPOSTAS, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferográfi ca (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas.

7 - Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta.

8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confi ra este CADERNO com muita atenção, pois nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova.

9 - Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

10 - Por motivo de segurança, somente durante os trinta minutos que antecedem o término da prova, poderão ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTÃO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.5 do edital regulador do concurso.

11 - A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida uma hora do início da prova. A não-observância dessa exigência acarretará a sua exclusão do concurso.

12 - Ao sair da sala entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTÃO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala.

CONTROLADORIA-GERALDA UNIÃO

Área: Auditoria e Fiscalização/Controle InternoÁrea: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 32: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 2 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

ORÇAMENTO E CONTABILIDADE

1 - À medida que as técnicas de planejamento e orçamento foram evoluindo, diferentes tipos de orçamento foram experimentados, cada um com características específi cas. Com relação a esse assunto, marque a opção incorreta.

a) No orçamento tradicional, a ênfase se dá no objeto do gasto, sem preocupação com os objetivos da ação governamental.

b) O orçamento Base Zero foi um contraponto ao orçamento incremental, e tem como característica principal a inexistência de direitos adquiridos sobre as dotações aprovadas no orçamento anterior.

c) A grande diferença entre o orçamento de desempenho e o orçamento-programa é que o orçamento de desempenho não se relaciona com um sistema de planejamento das políticas públicas.

d) O orçamento-programa se traduz no plano de trabalho do governo, com a indicação dos programas e das ações a serem realizados e seus montantes.

e) O orçamento de Desempenho representou uma evolução do orçamento incremental, na busca de mecanismos de avaliar o custo dos programas de governo e de cada ação integrada ao planejamento.

2 - A 4ª edição do Manual de Receitas Públicas, instituído pela Portaria STN/SOF n. 2, de 08 de agosto de 2007, estabelece para todos os entes da federação a classifi cação por Destinação da Receita, que tem uma correlação com a classifi cação por fonte de recursos. No que se refere à classifi cação estabelecida pelo Manual, indique a opção incorreta.

a) O indicador de Grupo de Destinação de Recursos separa os recursos em destinações primárias e destinações fi nanceiras e dá indicação sobre o exercício no qual ocorreu a arrecadação - se corrente ou anterior.

b) O código de destinação de recursos compõe-se de quatro (04) dígitos, sendo que o primeiro dígito determina o Identifi cador de Uso, o segundo dígito o Grupo de Destinação de Recursos e os dois seguintes a Especifi cação da Destinação de Recursos.

c) A divisão das destinações de recursos em Destinações Primárias ou Não-Financeiras e Destinações Não-Primárias ou Financeiras é importante para elaboração do Demonstrativo

do Resultado Primário exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

d) O Identifi cador de Uso destina-se a indicar se os recursos compõem contrapartida nacional de empréstimos ou de doações ou a outras aplicações.

e) A classifi cação da receita por destinação agrupa os recursos arrecadados de acordo com a sua destinação legal.

3 - Suponha os seguintes dados extraídos do Anexo de Metas Fiscais-AMF do Governo Federal:

Discriminação 20X1 20X2 20X3Resultado Primário 4% do PIB 4,5% do PIB 5% do PIBDívida Líquida 45% do PIB 43% do PIB 39% do PIBResultado Nominal - 1% do PIB 0% do PIB 1,5% do PIBReceitas Não-Financeiras 25% do PIB 30% do PIB 35% do PIB

Os dados consideram a metodologia de apuração de Resultados Fiscais, sob a ótica “acima da linha”, utilizada no Brasil. De acordo com os dados e a metodologia de apuração das Necessidades de Financiamento do Setor Público, marque a opção correta.

a) Quando da elaboração da Proposta Orçamentária para o ano de 20X1, as despesas primárias estarão limitadas a 22% do PIB.

b) A previsão é de que, em 20X2, os juros nominais sejam de 5% do PIB.

c) Somente em 20X3 o Superávit Primário será maior do que os juros nominais do exercício.

d) O Resultado Nominal nulo, em 20X2, indica que o país conseguirá pagar toda a sua dívida.

e) A redução da dívida líquida ao longo dos três exercícios é em parte decorrente da diminuição das despesas primárias ao longo dos três exercícios.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 33: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 3 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

4- Considere os seguintes dados de receitas e despesas constantes da proposta orçamentária de um determinado ente da federação (valores em mil):

Receitas: Previsão de ArrecadaçãoReceitas de Serviços 2.000Receitas de Alienação de Bens 3.400Receitas de Juros 2.300Receitas Tributárias 15.300Receitas de Operações de Crédito - Contratual 15.500Receitas de Contribuições 12.500Receitas de Operações de Crédito – Refi nanciamento da Dívida 20.000Receitas de Dívida Ativa 2.000

Despesas: DotaçãoDespesa de Pessoal 21.000Despesa de Inversão Financeira 13.000Despesa de Juros 2.500Despesa de Investimentos 7.500Despesa de Amortização 20.000Outras Despesas Correntes 9.000

Com base nos dados apresentados, marque a opção correta.

a) A proposta respeita o princípio orçamentário do equilíbrio, mas apresenta um défi cit no orçamento corrente.

b) O ente ainda poderá incorporar na proposta orçamentária novas operações de crédito com a fi nalidade de realizar despesas correntes, até o montante de 5.000, sem desrespeitar a regra de ouro estabelecida na Constituição Federal.

c) O superávit do orçamento de capital foi de 1.600.

d) A aprovação de crédito suplementar no montante de 10.000 para pagamento de juros referente ao refi nanciamento da dívida, tendo como fonte de recursos receitas de operações de crédito, precisará de aprovação do legislativo por maioria simples.

e) O ente poderá destinar a totalidade ou parte da Receita de Alienação de Bens para pagamento de juros da dívida.

5 - A Administração Pública necessita, em determi-nadas situações, utilizar-se de sistemática especial, conhecida como Suprimento de Fundos, para rea-lizar despesas que, por sua natureza ou urgência, não possam aguardar o processamento normal da execução orçamentária. No que diz respeito a esse assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I. O servidor que receber suprimento de fundos fi ca obrigado a prestar contas de sua aplicação procedendo-se, automaticamente, a tomada de contas se não o fi zer no prazo assinalado.

II. Poderá ser concedido suprimento de fundos nos casos em que a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classifi car em regulamento.

III. Não é permitida a concessão de suprimento de fundos para servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor.

IV. A autorização para concessão de suprimento de fundos cabe ao Ministro de Estado ou autoridade equivalente.

V. Na execução da despesa por meio de suprimento de fundos, o empenho é emitido após a prestação de contas do suprido, pois nesse momento tem-se a identifi cação da despesa realizada.

a) F, F, V, F, Vb) V, V, V, F, Vc) F, V, F, V, Fd) V, V, V, F, Fe) V, F, F, V, V

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 34: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 4 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

6 - São consideradas etapas da execução orçamentária e fi nanceira, os ingressos de recursos na conta única do Tesouro e as descentralizações de créditos e recursos entre as unidades integrantes do Siafi . No que diz respeito ao assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I. A unidade gestora que recebe créditos orçamen-tários por descentralização, sob a forma de des-taque, receberá os recursos fi nanceiros sob a forma de repasse.

II. A unidade gestora que descentralizou créditos orça-mentários por meio de provisão receberá os recur-sos fi nanceiros sob a forma de sub-repasse.

III. A descentralização de recursos é realizada no Siafi por meio da Nota de Programação Financeira, que é o documento utilizado para registrar e contabilizar as etapas da programação fi nanceira.

IV. A Guia de Recolhimento da União - GRU é documento utilizado para efetuar todo e qualquer depósito na conta única do Tesouro, excetuadas as receitas recolhidas mediante a Guia de Previdência Social – GPS e por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais - DARF.

V. A Secretaria do Tesouro Nacional permite que autarquias, fundos e fundações públicas que contarem com autorização legislativa específi ca efetuem aplicações fi nanceiras diárias na conta única.

a) F,V,F,F,Vb) V,V,V,V,Vc) F,F,F,F,Fd) V,V,V,V,Fe) V,F,V,V,V

7 - A classifi cação funcional e a estrutura programática visam ao fornecimento de informações das realiza-ções do governo e é considerada a mais moderna das classifi cações orçamentárias da despesa. A jun-ção das duas, quando da execução da despesa no Siafi , forma o Programa de Trabalho com a seguinte estrutura:

Programa de Trabalho: AA.BBB.CCCC.DDDD.EEEE

Com relação ao assunto, indique a opção correta.

a) Na estrutura do Programa de Trabalho, a codifi cação CCCC representa o Programa e a codifi cação EEEE a ação governamental.

b) A ação, reconhecida na estrutura pelo código DDDD, determina a escolha da subfunção, reconhecida pela codifi cação BBB, estabelecendo uma relação única.

c) A subfunção, código BBB, poderá ser combinada com qualquer função, código AA, em razão da competência do órgão responsável pelo programa.

d) Quando o primeiro dígito da codifi cação DDDD for um número ímpar signifi ca que a ação é uma atividade.

e) As operações especiais são ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, das quais não resultam um produto, e não geram contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços e são identifi cadas pelo primeiro dígito da codifi cação EEEE.

8 - Sobre os enunciados dos Princípios Fundamen-tais de Contabilidade, estabelecidos na Resolução n. 750/1993, são apresentadas as seguintes asserti-vas:

I. desde que tecnicamente estimável, o registro das variações patrimoniais deve ser feito, de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.

II. após sua integração ao patrimônio, o bem, direito ou obrigação não poderão ter alterados seus va-lores intrínsecos, admitindo-se, tão-somente, sua reavaliação e atualização monetária e a decom-posição em elementos e/ou sua agregação, par-cial ou integral, a outros elementos do patrimônio líquido.

III. consideram-se realizadas as receitas sempre que houver a extinção, parcial ou total, de um passivo, qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento concomitante de um ativo de valor igual ou maior.

IV. quando da classifi cação e avaliação das muta-ções patrimoniais, quantitativas e qualitativas, devem ser consideradas a continuidade ou não da entidade, bem como sua vida defi nida ou pro-vável, pois infl uencia o valor econômico dos ati-vos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

V. quando se apresentarem opções igualmente acei-táveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade, deve-se escolher a hipótese de que resulte menor patrimônio líquido.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 35: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 5 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

Considerando que a seqüência das assertivas apre-sentadas não guarda necessariamente correlação com a seqüência das opções apresentadas, das as-sertivas apresentadas, a única incorreta é aquela que se refere ao Princípio da (do):

a) Continuidade.b) Prudência.c) Competência.d) Registro pelo Valor Original.e) Oportunidade.

9 - Com base nos critérios de avaliação de ativos e passivos, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I . Os direitos e títulos de crédito, e quaisquer valores mobiliários não classifi cados como investimentos, serão avaliados, pelo custo de aquisição ou pelo valor de mercado, se este for menor.

II. Os elementos do ativo decorrentes de operações de longo prazo serão ajustados a valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

III. A diminuição do valor dos elementos dos ativos imobilizado, intangível e diferido será registrada periodicamente nas contas de: Depreciação, Amortização e Exaustão.

IV. As obrigações, encargos e riscos classifi cados no passivo exigível a longo prazo serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

V. Os estoques de mercadorias fungíveis destina-das à venda poderão ser avaliados pelo valor de mercado, quando esse for o costume mercantil aceito pela técnica contábil.

a) V,V,F,F,Fb) V,V,V,F,Vc) F,F,V,F,Fd) V,F,F,V,Ve) F,V,V,V,V

10- Ao longo da existência de uma entidade, vários fatos podem acontecer e que refl etem no patrimônio desta de forma positiva ou negativa. Em relação aos fatos contábeis e suas respectivas variações no patrimônio, julgue os itens que se seguem e marque a opção incorreta.

a) A Insubsistência Passiva acontece quando algo que deixou de existir provocou efeito negativo no patrimônio da entidade.

b) Quando ocorre uma Superveniência Passiva, a Situação Líquida diminui.

c) As Superveniências provocam sempre um aumento do passivo ou do ativo.

d) O desaparecimento de um bem é um exemplo de Insubsistência do Passivo.

e) Toda Insubsistência do Passivo é uma Insubsis-tência Ativa.

11- A Ciência Contábil estabeleceu diversas teorias doutrinárias sobre as formas de classifi car os com-ponentes do sistema contábil, que são denominadas “Teorias das Contas”. Sobre o assunto, indique a opção incorreta.

a) A “Teoria Materialística” divide as contas em Integrais e de Resultado.

b) Na “Teoria Personalística”, as contas dos agentes consignatários são as contas que representam os bens, no ativo.

c) Segundo a “Teoria Personalística”, são exemplos de contas do proprietário as contas de receitas e de despesas.

d) Na “Teoria Materialística”, as contas traduzem simples ingressos e saídas de valores, que evidenciam o ativo, sendo este representado pelos valores positivos, e o passivo representado pelos valores negativos.

e) Na contabilidade atual, há o predomínio da “Teoria Patrimonialista”, que classifi ca o ativo e passivo como contas patrimoniais.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 36: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 6 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

12- O Balancete de Verifi cação de uma empresa apresenta as seguintes contas e respectivos saldos ao fi nal do exercício social (31.12.20X8):

Móveis e Utensílios 530Bancos 4.000Vendas 50.000Duplicatas a Pagar 6.000Despesa de Salários 10.000Contas a Receber 8.000Despesas de Juros 2.000Receitas de Serviços 17.000Despesa de Aluguel 3.000Prejuízos Acumulados 4.000Edifícios de Uso 12.000Custo das Vendas 40.000Empréstimos a Pagar 3.000

Com base nos dados acima e nas regras de apuração de resultado, pode-se afi rmar que:

a) após a apuração do resultado, os Prejuízos Acumulados foram transformados em lucros acumulados de 12.000.

b) o Lucro do Período foi de 52.000.c) o Capital Social é de 7.530. d) o Patrimônio Líquido é de 8.000.e) o Ativo e o Passivo somam 33.000.

13- Em relação a estrutura, conteúdo e classifi cação das contas patrimoniais, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à seqüência correta.

I. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: ativo circulante; ativo realizável a longo prazo; ativo permanente, dividido em investimentos, imobilizado, intangível e diferido.

II. O patrimônio líquido pode ser dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

III. No ativo imobilizado, serão registrados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa fi nalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfi ram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens.

IV. Serão classifi cadas como reservas de capital as contas que registrarem o produto da alienação de partes benefi ciárias e bônus de subscrição, o prêmio recebido na emissão de debêntures e as doações e as subvenções para investimento.

V. Serão classifi cadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a preço de mercado.

a) V,V,F,F,Fb) V,V,V,F,Vc) F,F,V,F,Fd) V,F,F,V,Ve) F,F,V,V,V

14- Em relação ao patrimônio de uma empresa e às diversas situações patrimoniais que pode assumir de acordo com a equação fundamental do patrimô-nio, indique a opção incorreta.

a) A empresa tem passivo a descoberto quando o Ativo é igual ao Passivo menos a Situação Líquida.

b) A Situação Líquida negativa acontece quando o total do Ativo é menor que o passivo exigível.

c) Na constituição da empresa, o Ativo menos o Passivo Exigível é igual a zero.

d) A situação em que o Passivo mais o Ativo menos a Situação Líquida é igual a zero é impossível de acontecer.

e) A Situação Líquida é positiva quando o Ativo é maior que o Passivo Exigível.

FINANÇAS

15- Com relação à composição do Sistema Financeiro Nacional, aponte a entidade que não desempenha o papel de supervisora no referido Sistema.

a) Banco Central do Brasil.b) Secretaria de Previdência Complementar.c) Superintendência de Seguros Privados.d) Instituto de Resseguros do Brasil.e) Comissão de Valores Mobiliários.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 37: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 7 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

16- O Conselho de Gestão da Previdência Comple-mentar – CGPC é o órgão responsável pela regula-ção das atividades das entidades fechadas de pre-vidência complementar. Não integra(m) o Conselho de Gestão da Previdência Complementar:

a) o Ministro de Estado da Previdência Social, o Secretário de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social e um represen-tante da Secretaria de Previdência Social do Ministério da Previdência Social.

b) um representante do Ministério da Fazenda e um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

c) um representante da Superintendência de Seguros Privados.

d) um representante dos patrocinadores e instituido-res de entidades fechadas de previdência com-plementar e um representante das entidades fe-chadas de previdência complementar.

e) um representante dos participantes e assistidos das entidades fechadas de previdência comple-mentar.

17- Identifi que a afi rmativa incorreta com relação ao Banco Central do Brasil.

a) O Banco Central é um órgão da administração direta do Ministério da Fazenda.

b) O Banco Central tem como principal responsabili-dade zelar pela qualidade da moeda nacional.

c) A atuação do Banco Central defi ne as condições de liquidez da economia.

d) A Constituição Federal de 1988 vedou ao Banco Central a concessão direta ou indireta de emprés-timos do Tesouro Nacional.

e) O Banco Central assume cinco papéis: banco dos bancos, gestor do Sistema Financeiro Nacional, executor da política monetária, banco emissor e banqueiro do governo.

18- A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Fazenda. A Lei Complementar n. 126, de 15 de janeiro de 2007, transferiu à SUSEP a competência de fi scalizar também as operações de:

a) assistência complementar fechada.b) crédito do Conselho Nacional de Previdência

Social.c) cosseguro, resseguro, retrocessão e sua interme-

diação.d) captação de poupança imobiliária popular.e) mercado de capitais (fundos de pensão).

19- O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do Sistema Financeiro Nacional. Ao CMN não compete:

a) adaptar o volume dos meios de pagamento do país, tendo em vista a melhor utilização dos recursos em moeda estrangeira.

b) autorizar as emissões de papel moeda pelo Banco Central do Brasil (BACEN) e as normas reguladoras do meio circulante.

c) regular as condições de constituição, funciona-mento e fi scalização das instituições fi nanceiras.

d) estabelecer diretrizes gerais de política monetá-ria, creditícia e cambial.

e) disciplinar os instrumentos de política fi scal, sen-do o órgão executor dessa política.

20- A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) constitui órgão integrante do subsistema normativo do mercado de valores mobiliários. Aponte a única opção incorreta no que diz respeito à CVM.

a) É uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, criada pela Lei n. 6385/76.

b) As funções da Comissão de Valores Mobiliários repercutem junto a três grandes grupos: instituições de mercado, companhias abertas e investidores.

c) A Comissão de Valores Mobiliários tem por fi nalidade a fi scalização e a regulação do mercado de títulos de renda variável.

d) No cumprimento de sua missão de ser o agente da sociedade para assegurar o equilíbrio monetário, a CVM zela pela adequada liquidez da economia.

e) A CVM, dada a natureza de suas atividades, recebe, processa e coloca à disposição do mercado uma enorme massa de informações que exige constante atualização para permitir rapidez de acesso.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 38: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 8 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

21- O Sistema Especial de Liquidação e Custódia- SELIC é um sistema informatizado do Banco Central do Brasil. Com relação ao SELIC, aponte a única opção falsa.

a) O SELIC é destinado à custódia de títulos escritu-rais de emissão do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil.

b) O SELIC opera na modalidade de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR).

c) O SELIC, além da custódia, realiza o registro e a liquidação das operações realizadas com os títu-los escriturais de emissão do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil.

d) Integram o SELIC os módulos complementares de Oferta Pública Formal Eletrônica (Ofpub) e o Leilão Informal Eletrônico de Moedas e Títulos (Leinf).

e) O SELIC é também depositário de títulos priva-dos, de títulos públicos estaduais e municipais e de títulos representativos de dívidas de respon-sabilidade do Tesouro Nacional.

22- Com relação ao mercado de opções, identifi que a única opção incorreta.

a) O mercado de opções permite que o investidor opere de maneira alavancada.

b) Lançador é o comprador da opção, ou seja, aquele que adquire o direito de exercer a opção, pagando por isso um prêmio.

c) Séries de opção são opções do mesmo tipo (compra ou venda), para a mesma ação-objeto, e com a mesma data de vencimento.

d) Prêmio é o preço de negociação da opção ou preço de mercado.

e) Opção de compra é a modalidade em que o titular tem o direito de comprar certo lote de ações a um preço predeterminado, até determinada data.

23- No Brasil, os mercados de derivativos vêm nos últi-mos anos apresentando signifi cativa evolução. Iden-tifi que a opção falsa em relação aos derivativos.

a) O mercado futuro apresenta as características de que o investimento inicial não é pequeno em relação ao compromisso assumido e a duração de um contrato futuro é ilimitada.

b) No Brasil, a Bolsa de Mercadorias & Futuros for-nece a segurança necessária para a negociação com derivativos.

c) Para existir um mercado de derivativos, tem que existir um mercado a vista (spot) organizado para que a formação do ativo-objeto seja a mais transparente possível.

d) A Bolsa de Mercadorias & Futuros é uma insti-tuição na qual são negociados os mais variados tipos de contratos futuros, desde produtos agropecuários (café, boi gordo, algodão, entre outros) até produtos fi nanceiros (ouro, dólar, índice de ações, etc.).

e) Os mercados de derivativos existem para a trans-ferência de risco da atividade econômica.

24- As ações são os principais títulos negociados no mercado de capitais. Com relação ao mercado acionário, assinale a única opção falsa.

a) Uma ação representa a menor parcela do capital social de uma empresa.

b) O detentor de uma ação (acionista) não é um credor da empresa, mas sim um de seus proprietários e, como tal, possui direito à participação nos resultados da empresa proporcionalmente ao número de ações que detém.

c) As ações preferenciais asseguram preferência na distribuição de resultados e conferem direito a voto.

d) O retorno do investimento em ações pode se dar na forma de ganho de capital e eventos distribuídos pelas empresas (dividendos, juros sobre o capital, bonifi cações em novas ações e subscrição).

e) Por serem objetos de negociação diária, os preços das ações podem aumentar ou diminuir de acordo com o maior ou menor interesse dos investidores.

25- No que tange à defi nição e classifi cação dos títulos de renda fi xa, não se pode afi rmar que:

a) os títulos de renda fi xa são aqueles cujos rendi-mentos e prazos de resgate são estabelecidos por ocasião da emissão do papel ou título, poden-do os rendimentos ser prefi xados, pós-fi xados ou fl utuantes.

b) os títulos de renda fi xa estão divididos em títulos públicos de renda fi xa e os títulos privados de renda fi xa, que são os emitidos por instituições fi nanceiras e não fi nanceiras.

c) a remuneração dos títulos que apresentam rendimento pós-fi xado somente é conhecida na data do resgate do papel.

d) a modalidade fl utuante assemelha-se com a pós--fi xada e diferencia-se, basicamente, pela fi xação de taxas contratadas.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 39: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 9 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

e) as principais funções do mercado secundário de títulos de renda fi xa, no qual ocorre a transferência de titularidade dos papéis e ocasiona aumento ou diminuição de recursos pelos emissores, são dar liquidez ao mercado primário de títulos públicos e privados e permitir que a autoridade monetária realize política monetária.

26- Para negociar ações, uma vez aberta a conta de valores e provisionado o recurso sufi ciente para operar, o cliente poderá emitir as ordens de compra e venda pertinentes. Identifi que a única opção correta relacionada à ordem com stop de compra.

a) Nesta ordem, o cliente estabelece o preço máximo pelo qual ele quer comprar determinada ação.

b) Este tipo de ordem permite total controle do preço de execução, mas pode ser de execução demorada.

c) A ordem é executada tão logo seja recebida no pregão, ao preço que puder ser obtido no mo-mento.

d) A ordem é executada quando a cotação, durante um movimento de alta, atinge um valor igual ou maior ao determinado pelo cliente.

e) Nesse tipo de ordem, o cliente especifi ca à cor-retora apenas a quantidade e as características das ações que deseja comprar.

27- São três os fatores que explicam as diferentes taxas de juros entre ativos: risco, liquidez e prazo. As instituições fi nanceiras recorrem a vários expedientes para diminuir o risco dos empréstimos. Indique a única opção, com relação ao risco, não observada pelas instituições.

a) Caráter conservador, ou seja, emprestam recur-sos para aquelas empresas que já possuem boa reputação no mercado.

b) Exigência do maior número possível de garantias por parte dos tomadores.

c) Elaboração de contratos de empréstimos com-plexos, inclusive com imposições de cláusulas restritivas sobre a utilização dos recursos.

d) Exigência de não comprometimento de recursos próprios dos tomadores com projeto, por exemplo.

e) A busca da maximização do retorno esperado, escolhendo uma carteira que maximize a rentabilidade para determinado risco, ou minimize o risco para determinada rentabilidade (análise risco-retorno).

28- O risco, de uma maneira bem simples, é a probabi-lidade de não ocorrer o evento esperado. No caso de uma aplicação fi nanceira, o risco pode ser en-tendido como a não-realização do retorno esperado. Assinale a única opção falsa no que tange a risco e retorno.

a) O risco de determinada aplicação fi nanceira pode ser dividido em sistemático e não sistemático, cuja soma destes compõe o risco total de um investimento.

b) O investidor racional decide de acordo com sua aversão ao risco e seu nível de utilidade, sendo que o índice Sharpe é representado pela relação entre o risco assumido e o prêmio pago. É o índice indicado para a análise de todo e qualquer tipo de fundo.

c) Todo investidor deverá preferir investimentos que apresentam elevado retorno e baixo risco.

d) O risco total de uma carteira de investimentos não depende apenas do risco individual de cada ativo que compõe a carteira, mas também de que forma eles se relacionam.

e) O risco sistemático possibilita quantifi car a sensibilidade do retorno do ativo fi nanceiro em relação ao retorno do mercado.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 40: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 10 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

POLÍTICAS PÚBLICAS

29- De acordo com a literatura em políticas públicas, agenda governamental consiste em um conjunto de temas que, em dado momento, são alvo de séria atenção tanto por parte das autoridades governamentais como de atores fora do governo mas estreitamente associadas às autoridades. Sobre a formação ou construção da agenda de políticas públicas, pode-se afi rmar que:

a) consiste em um processo de identifi cação e reconhecimento de problemas, o que a distingue da formulação, que consiste na especifi cação das alternativas de ação governamental.

b) consiste em uma lista de temas que são objeto das preocupações de todos os agentes gover-namentais, independentemente dos diferentes níveis e setores de governo.

c) depende de uma diferenciação entre o que é uma situação e o que é um problema, com base em valores, na análise de dados empíricos, em pressões políticas, em eventos críticos e até no fl uxo da política.

d) não envolve a exclusão de problemas, que é naturalmente causada pela mudança da realidade ou do foco de atenção das autoridades, pela banalização das situações ou pela dinâmica dos ciclos sociais.

e) é determinada pelos meios mediante os quais as autoridades tomam conhecimento das situa-ções, como, por exemplo, os indicadores, os eventos-foco, críticas severas do Congresso ou da mídia.

30- A implementação é o processo mediante o qual decisões relativas a políticas públicas tornam-se intervenção concreta na realidade. Para que esse processo seja exitoso, algumas condições devem ser observadas, independentemente do modelo de implementação. Entre os enunciados abaixo, relativos a tais condições de êxito da implementação, assinale o único incorreto.

a) A legislação deve defi nir os objetivos da política de modo claro e consistente e restringir a emergência de outras políticas que tenham objetivos confl itantes ou que concorram pelos mesmos recursos.

b) Os agentes responsáveis pelas instituições implementadoras devem dispor de capacidade gerencial e de habilidades políticas e devem estar comprometidos com os objetivos da política.

c) O arranjo institucional da implementação deve prever os mecanismos necessários de integração hierárquica entre as agências envolvidas.

d) A política deve contar com o apoio de alguns parlamentares e líderes do Executivo e não deve sofrer restrições por parte do Judiciário.

e) A legislação deve estruturar o processo de imple-mentação de maneira que tanto os agentes im-plementadores quanto os grupos-alvo entendam o seu papel e possam ter o desempenho espe-rado.

31- A despeito das inúmeras e profundas mudanças pelas quais vem passando o Estado brasileiro nas últimas décadas, algumas características das políticas públicas permanecem. Examine os enunciados abaixo e assinale o que não é verdadeiro sobre as políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo.

a) Nos anos recentes, observa-se a superação da fragmentação das políticas públicas, já que os atores sociais e o terceiro setor vêm atuando no sentido de cobrir as lacunas de articulação e cooperação entre diferentes agências setoriais.

b) As políticas geralmente emperram devido à competição interburocrática, que faz com que sejam fragmentadas em áreas de controle de cada agência, na busca de uma convivência pacífi ca; ou que provoca superposições que levam à baixa racionalidade e ao desperdício de recursos.

c) As políticas sofrem com a descontinuidade administrativa, pois as mudanças de dirigentes provocam alterações de rumo ou de prioridade, levando ao redimensionamento, reorientação, substituição, suspensão ou abandono de ações em andamento.

d) Existe uma forte clivagem entre formulação/de-cisão e implementação, que faz com que a per-cepção da complexidade das políticas públicas se restrinja ao ambiente/fase da formulação/de-cisão, enquanto a implementação é vista como um conjunto de tarefas de baixa complexidade, acerca das quais as decisões importantes já fo-ram tomadas.

e) Apesar dos esforços de descentralização política, ainda é reduzida a autonomia das agências implementadoras e, em termos gerais, é frágil a capacidade de gestão de políticas públicas nos níveis subnacionais de governo.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 41: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 11 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

32- Sobre os atores envolvidos nas políticas públicas, assinale o único enunciado incorreto.

a) Atores são exclusivamente aqueles que têm algum tipo de interesse em jogo em uma política pública e variam conforme a sua inserção institucional, os seus recursos de poder e suas expectativas quanto aos efeitos das decisões sobre tais interesses.

b) Os atores visíveis defi nem a agenda de políticas enquanto os atores invisíveis têm maior poder de infl uência na escolha das alternativas de resolução dos problemas.

c) São atores invisíveis aqueles que, embora atuem fora do centro das atenções da sociedade, são dotados de elevado poder de infl uenciar as polí-ticas públicas devido à sua posição econômica, como fi nancistas, banqueiros, empreiteiros.

d) Também são atores invisíveis as comunidades de especialistas que agem de forma relativamente coordenada: acadêmicos, consultores, assesso-res e funcionários legislativos, burocratas de car-reira e analistas ligados a grupos de interesses.

e) Os empresários políticos são atores de origem diversa, dispostos a investir recursos para promover políticas que possam lhes favorecer, por exemplo: políticos eleitos ou sem mandato, burocratas de carreira, lobistas, jornalistas, acadêmicos.

33- Qual dos instrumentos de planejamento abaixo tem como estrutura conceitual-metodológica o “triângulo de governo”?

a) Quadro Lógico – QL.b) Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos

– ZOPP.c) Marco Lógico – ML.d) Plano de Gestão do Ciclo do Projeto – PMC.e) Planejamento Estratégico Situacional – PES.

34- Todo tipo de avaliação compreende diversas etapas. Qual das etapas abaixo não se inclui entre as etapas específi cas da Análise Custo-Efetividade (ACE)?

a) Defi nição do problema.b) Diagnóstico da situação.c) Análise de pré-factibilidade.d) Seleção da melhor alternativa.e) Incerteza e análise de sensibilidade.

35- O debate sobre a formulação de programas e projetos envolve um extenso rol de conceitos. Todos os enunciados abaixo estão corretos, exceto:

a) os objetivos são declarações de intenção quanto a cenários futuros, que sintetizam hipóteses acerca das relações entre os meios e fi ns de uma intervenção.

b) uma meta representa um detalhamento de um objetivo ou produto de uma intervenção, a ser usado como um parâmetro de desempenho contra o qual o resultado obtido será comparado.

c) as metas são compromissos expressos em termos de quantidade, objeto e prazo, devendo ser realistas, precisas e mensuráveis.

d) numa árvore de objetivos, a identifi cação dos meios delimita as possíveis alternativas de intervenção, que devem ser selecionadas com base em critérios claros.

e) a construção de uma árvore de problemas baseia-se na concertação entre interesses distintos, com o objetivo de estabelecer uma inteligibilidade compartilhada quanto a uma situação real.

36- Entre as modernas abordagens do planejamento destaca-se o Planejamento Estratégico Situacional – PES. Considerando as características do PES, analise os enunciados abaixo e depois selecione a resposta correta.

1. A premissa principal do Planejamento Estratégico Situacional é a complexidade e confl ituosidade da realidade social, na qual coexistem atores com objetivos contraditórios e perspectivas diferenciadas quanto ao contexto em que atuam.

2. O Planejamento Estratégico Situacional baseia-se na análise das relações entre causa e efeito e en-tre antecedentes e conseqüentes dos fenômenos sociais, de maneira a desvendar a lógica que pre-side a sua complexidade.

3. De acordo com o Planejamento Estratégico Situacional, nenhum ator social ou político tem hegemonia para controlar todas as variáveis da realidade, sendo o planejador mais um ator num processo interativo.

4. O Planejamento Estratégico Situacional é uma ferramenta de governo, que rejeita a concepção do planejamento como monopólio do Estado ou de qualquer força situacionalmente dominante.

a) Todos os enunciados estão corretos.b) Todos os enunciados estão incorretos.c) Somente o enunciado 1 está incorreto.d) Somente o enunciado 2 está incorreto.e) Somente os enunciados 1 e 3 estão corretos.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 42: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 12 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

37- Apesar das muitas controvérsias entre os teóricos, na área de avaliação existem alguns conceitos e distinções razoavelmente consensuados, como os que se referem à avaliação somativa e à avaliação formativa. Sobre os objetivos da avaliação formativa, examine os enunciados abaixo e depois marque a resposta certa.

1. Proporcionar feedback imediato para alimentar revisões de programas e projetos em fase de teste-piloto.

2. Estimar o grau de efi cácia das estratégias adotadas na implementação de um programa e orientar decisões sobre sua continuidade.

3. Identifi car aspectos ambientais favoráveis e desfavoráveis ao êxito de um projeto ou programa em fase inicial de implementação, a fi m de defi nir estratégias para melhorar o seu desempenho.

4. Informar sobre as necessidades de ampliação da cobertura de um programa ou da viabilidade de sua replicação.

a) Todos os enunciados acima são objetivos da avaliação formativa.

b) Nenhum dos enunciados acima é objetivo da avaliação formativa.

c) Somente o enunciado 2 é objetivo da avaliação formativa.

d) Somente os enunciados 1 e 3 são objetivos da avaliação formativa.

e) Somente os enunciados 2 e 4 são objetivos da avaliação formativa.

38- A Análise Custo-Benefício (ACB) proporciona um guia para hierarquizar alternativas de investimentos em projetos a serem executados ou já em processo de execução. Examine as assertivas abaixo sobre a Análise Custo-Benefício e assinale a opção incorreta.

a) A relação entre custos e produtos proporciona elementos para analisar a efi ciência operacional, mas não informa sobre a efi cácia do projeto em relação ao público-alvo escolhido.

b) Na avaliação social, a Análise Custo-Benefício utiliza suposições da taxa de desconto diferentes das que são aplicadas na avaliação privada, porque deve incluir os impactos distributivos, os efeitos intangíveis e até o valor da vida humana.

c) A diferença mais importante entre a avaliação privada e a avaliação social é que na primeira a Análise Custo-Benefício utiliza como referência o preço de mercado, enquanto que na avaliação social são utilizados preços sombra, de efi ciência, ou seja, preços sociais.

d) A taxa de desconto utilizada na Análise Custo-Benefício tem por objetivo traduzir a um valor presente os custos e benefícios que resultarão do projeto no futuro e é fi xada sobre a base do custo de oportunidade do capital.

e) A Análise Custo-Benefício permite averiguar se os projetos são ou não rentáveis, comparando os fl uxos atualizados de benefícios e os custos previstos em sua implementação.

TÉCNICAS DE CONTROLE

39- De acordo com a NBC-T-11, o Parecer do Auditor Independente, segundo a natureza da opinião que contém, pode ser classifi cado das seguintes formas, exceto:

a) parecer sem ressalva.b) parecer com ressalva.c) parecer irregular.d) parecer adverso.e) parecer com abstenção de opinião.

40- Considerando o que dispõe a NBC-T-11, assinale a opção correta.

a) Testes de transações e de saldos são testes substantivos.

b) Considera-se erro o ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis.

c) Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.

d) Considera-se fraude o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

e) Procedimentos de revisão analítica são testes de observância.

41- De acordo com a NBC-T-11, Risco de Auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis signifi cativamente incorretas. Nesse contexto, há risco de auditoria nos seguintes casos, exceto:

a) na possibilidade de o auditor considerar os controles internos efi cientes quando na realidade não são.

b) na possibilidade de o auditor considerar incorreto o saldo de uma conta quando na realidade este saldo esteja correto.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 43: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 13 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

c) na possibilidade de o auditor considerar os controles internos inefi cientes quando na realidade são.

d) na possibilidade de o auditor considerar correto o saldo de uma conta quando na realidade este saldo esteja incorreto.

e) na possibilidade de o auditor considerar os controles internos inefi cientes quando na realidade não são.

42- Sobre o tema “amostragem estatística em auditoria”, segundo o que dispõe a NBC-T-11, é incorreto afi rmar que:

a) na seleção da amostra é vedada a seleção casual, a critério do auditor, baseada em sua experiência profi ssional.

b) ao usar métodos de amostragem estatística ou não-estatística, o auditor deve projetar e selecionar uma amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidência de auditoria sufi ciente e apropriada.

c) na determinação da amostra o auditor deve levar em consideração, entre outros fatores: a população objeto da amostra; o tamanho da amostra e o risco da amostragem.

d) a amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o volume de transações realizadas pela entidade na área ou transação objeto de exame, como também com os efeitos na posição patrimonial e fi nanceira da entidade e o resultado por ela obtido no período.

e) ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a serem testados, o auditor pode empregar técnicas de amostragem.

43- Quando da aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar alguns procedimentos técnicos básicos. Um deles – a revisão analítica – tal como a defi ne a NBC-T-11, consiste no(a):

a) exame de registros, documentos e de ativos tangíveis.

b) acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução.

c) obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade.

d) conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias.

e) verifi cação do comportamento de valores signi-fi cativos, mediante índices, quocientes, quanti-dades absolutas ou outros meios, com vistas à identifi cação de situação ou tendências atípicas.

44- De acordo com a IN SFC/MF n. 001/2001, os controles internos administrativos implementados em uma organização devem possuir as seguintes características, exceto:

a) prevalecer como instrumentos auxiliares de gestão.

b) prioritariamente, ter caráter preventivo.c) estar direcionados para o atendimento a todos os

níveis hierárquicos da administração.d) primar pela abordagem corretiva e, subsidiaria-

mente, punitiva.e) permanentemente, estar voltados para a correção

de eventuais desvios em relação aos parâmetros estabelecidos.

45- No fi nal da década de 1990, empresas como Enron, Tyco, HealthSouth e WorldCom entraram em processo de falência em decorrência de graves escândalos contábeis, gerando uma forte crise no mercado de capitais norte-americano. Por causa disso, em julho de 2002, entrou em vigor dispositivo legal que, visando melhorias em governança corporativa, defi niu novos controles para as operações de negócio e processos relacionados aos relatórios fi nanceiros, afetando não só o comportamento das organizações, em especial as de capital aberto cujos papéis circulam pelos principais mercados fi nanceiros mundiais, mas também as práticas internacionais de auditoria interna até então vigentes. Trata-se, aqui, da(s):

a) Lei de Responsabilidade Fiscal.b) Lei Sarbanes-Oxley.c) Lei Barack-Obama.d) Lei das Sociedades por Ação.e) Normas da INTOSAI.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 44: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 14 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

46- Segundo a IN SFC/MF n. 001/2001, o procedimento que tem por objetivo avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo opera-cional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de gover-no, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a fi nalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da efi ciência, efi cácia e eco-nomicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomenda-ções que visem aprimorar os procedimentos, me-lhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial, classifi ca-se como:

a) Auditoria de Avaliação da Gestão.b) Auditoria Contábil.c) Auditoria de Acompanhamento da Gestão.d) Auditoria Operacional.e) Auditoria Especial.

47- Acerca do tema “papéis de trabalho”, na forma como o trata a IN SFC/MF n. 001/2001, assinale a opção incorreta.

a) São documentos que fundamentam as informa-ções obtidas nos trabalhos de auditoria e fi scali-zação, do Sistema de Controle Interno, podendo ser por ele elaborados ou obtidos de qualquer outra fonte.

b) Quando elaborados durante o processo de verifi cações in loco, têm por fi nalidade, entre outras, evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.

c) Devem estar acondicionados em arquivos do tipo permanente, corrente e especial.

d) Quando elaborados durante o processo de verifi cações in loco, têm por fi nalidade, entre outras, fornecer um meio de revisão dos trabalhos de auditoria pelos superiores.

e) Referências cruzadas são úteis para a sua organização em arquivos.

48- Nos casos em que a Unidade de Controle Interno do Poder Executivo Federal não obtiver elementos comprobatórios sufi cientes e adequados, de tal modo que o impeça de formar opinião quanto à regularidade da gestão, a IN SFC/MF n. 001/2001 determina que:

a) a opinião decorrente dos exames fi ca sobresta-da, por prazo previamente fi xado para o cumpri-mento de diligência pelo órgão ou entidade exa-minado, quando então, mediante novos exames, emitir-se-á o competente Certifi cado.

b) a opinião decorrente dos exames fi ca prejudica-da, quando então, mediante ciência do órgão su-perior, emitir-se-á o Certifi cado com Negativa de Opinião.

c) a opinião decorrente dos exames fi ca sobrestada, encaminhando-se os autos do processo ao Tribunal de Contas da União, a quem caberá determinar a instauração da devida Tomada de Contas Especial.

d) a opinião decorrente dos exames fi ca prejudicada, quando então, mediante ciência do órgão superior, emitir-se-á o Certifi cado de Irregularidade.

e) a opinião decorrente dos exames fi ca sobresta-da, encaminhando-se os autos do processo ao Tribunal de Contas da União, a quem caberá jul-gar os motivos determinantes do sobrestamento, decidindo, ao fi nal, pela regularidade ou não da gestão.

ANÁLISE DE PROJETOS

49- Um projeto de investimento apresenta economias de escala quando o

a) custo médio de produção diminui quando a escala do projeto é reduzida.

b) custo médio de produção aumenta quando se aumenta a utilização do fator variável de produção.

c) custo marginal de produção aumenta quando se aumenta a utilização do fator variável de produção.

d) custo total de produção aumenta com o passar do tempo.

e) custo médio de produção diminui quando a escala do projeto é ampliada.

50- Quando um projeto de investimento é realizado em um setor de atividade bem descrito pelo modelo de concorrência perfeita, é razoável que se descubra que

a) o valor presente líquido do projeto é aproximada-mente igual a zero.

b) a taxa interna de retorno do projeto é inferior ao custo de oportunidade do capital.

c) o valor presente líquido do projeto é negativo.d) o custo de oportunidade do capital é igual à taxa

de retorno de ativos livres de risco.e) a taxa interna de retorno do projeto é superior à

taxa mínima de atratividade.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 45: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 15 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

51- Outros fatores sendo iguais, a possibilidade de uti-lização de métodos de depreciação acelerada num projeto de investimento, em lugar da depreciação pelo método da linha reta,

a) não terá efeito algum sobre o valor presente líquido do projeto, pois a despesa de depreciação não é um fl uxo de caixa.

b) aumentará o valor presente líquido do projeto.c) diminuirá o valor presente líquido do projeto.d) não terá efeito algum sobre o valor presente

líquido do projeto, pois a despesa de depreciação não é uma despesa incremental.

e) fará com que seja preciso fazer novos investimentos antes do término originalmente previsto para o projeto.

52- Ao se fazer a avaliação de um projeto de investimen-to, o custo de pesquisa e desenvolvimento incorrido em anos anteriores ao momento da avaliação deve ser

a) considerado, pois é um fl uxo de caixa que está associado ao projeto que está sendo avaliado.

b) ignorado, pois é um fl uxo de caixa que não pode ser alterado pela decisão de realizar ou não o projeto.

c) considerado e corrigido pela infl ação ocorrida durante os anos anteriores e até a data da avaliação do projeto.

d) ignorado, pois o resultado desse esforço de pesquisa e desenvolvimento é muito incerto.

e) ignorado, pois a empresa não é obrigada a divulgá-lo explicitamente na demonstração de resultado do exercício.

53- Entende-se por ponto de nivelamento de um projeto de investimento

a) o momento no qual o valor acumulado das entradas de caixa do projeto iguala-se ao investimento inicial no projeto.

b) o momento em que as entradas de caixa do projeto se estabilizam.

c) o nível de entradas de caixa que é sufi ciente para tornar o projeto rentável.

d) o nível de operação do projeto em que o resultado de um período é igual a zero.

e) o momento no qual a taxa interna de retorno do projeto compensa exatamente a infl ação observada desde o início do projeto.

54- Na elaboração dos fl uxos anuais de caixa de um projeto de investimento, a projeção de capital de giro deve ser

a) ignorada, porque o valor do projeto só depende dos investimentos em ativos permanentes.

b) ignorada, porque o investimento em capital de giro cresce na mesma proporção das receitas geradas pelo projeto.

c) considerada, na medida das variações anuais dos saldos das contas de capital de giro.

d) considerada, medindo-a pelo valor total que estiver aplicado, a cada fi nal de ano, nas contas incluídas no capital de giro.

e) ignorada, porque o investimento em capital de giro que é feito no início do projeto acaba sendo recuperado no fi nal do projeto.

55- Para levar em conta a infl ação na análise de um projeto de investimento, o procedimento correto é:

a) usar fl uxos de caixa projetados e ajustados pela infl ação estimada e descontá-los à taxa determinada nas condições correntes de mercado.

b) usar fl uxos de caixa projetados em poder aquisi-tivo constante e descontá-los à taxa determinada nas condições correntes de mercado.

c) usar fl uxos de caixa projetados e ajustados pela infl ação estimada e descontá-los à taxa de mercado menos a infl ação estimada.

d) ignorar completamente a infl ação futura, já que ela é incerta.

e) ignorar completamente a infl ação futura, já que é impossível que ela permaneça constante.

56- A avaliação de dois projetos de investimento mutuamente excludentes que têm o mesmo nível de risco pelo critério da taxa interna de retorno incremental é feita para lidar com o fato de que o critério usual da taxa interna de retorno, isto é, a comparação direta das taxas internas dos dois projetos, não leva em conta

a) as diferenças de escala entre os dois projetos.b) o efeito da infl ação sobre os fl uxos de caixa

futuros do projeto.c) as diferenças de duração entre os dois projetos.d) o fato de que os dois projetos têm o mesmo custo

de oportunidade de capital.e) a desigualdade entre os prazos de recuperação

do investimento nos dois projetos.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 46: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

Cargo: Analista de Finanças e Controle - AFC/CGU - 2008 16 Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização/Controle Interno

57- Na avaliação de um projeto de investimento do ponto de vista social, a previsão de ocorrência de uma externalidade negativa, como a poluição do meio-ambiente, se causada pela operação do projeto, deve ser levada em conta porque a poluição faz com que

a) os benefícios sociais produzidos pelo projeto sejam superiores aos benefícios privados.

b) os custos sociais gerados pelo projeto sejam inferiores aos benefícios sociais.

c) os custos sociais gerados pelo projeto sejam superiores aos custos privados.

d) os benefícios privados do projeto sejam superio-res aos benefícios sociais.

e) os custos privados do projeto sejam superiores aos benefícios privados.

58- Quando os fl uxos de caixa futuros anuais estimados de um projeto de investimento com duração de 10 anos são constantes, o valor presente desses fl uxos de caixa pode ser calculado simplesmente

a) somando-se todos esses fl uxos de caixa anuais.b) dividindo-se qualquer um desses fl uxos de caixa

anuais pela taxa de desconto.c) dividindo-se qualquer um desses fl uxos de caixa

anuais pela taxa interna de retorno do projeto.d) obtendo-se o período de recuperação do

investimento inicial.e) multiplicando-se um desses fl uxos de caixa

anuais pelo fator apropriado de valor presente de uma anuidade.

59- O VaR (value at risk) de um projeto de investimento é determinado pelos seguintes fatores:

a) taxa mínima de atratividade e prazo de duração do projeto.

b) risco total, valor presente e duração do projeto.c) nível de risco aceitável, custo de oportunidade do

capital e risco total do projeto.d) nível de risco aceitável, valor presente e risco

total do projeto.e) valor presente do projeto, taxa mínima de

atratividade do investimento e setor de atividade no qual o projeto é realizado.

60- Em diversas ocasiões, pode ser preferível abando-nar um projeto de investimento antes do prazo ori-ginalmente previsto para seu término. Essa decisão de abandono, quando tomada racionalmente, equi-vale à(ao)

a) venda de um contrato futuro referenciado no projeto.

b) exercício de uma opção de compra referenciada no projeto.

c) exercício de uma opção de venda referenciada no projeto.

d) compra de um contrato futuro referenciado no projeto.

e) compra de uma opção de compra referenciada no projeto.

www.pciconcursos.com.br www.pciconcursos.com.br

Page 47: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

1

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

C B B E B E A D D C E D B A D C A B C D E A C A D26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42

D B B D E A C A C E E B D E C D A

Concurso Público - 2008

Gabaritos Gabaritos (antes dos recursos)(antes dos recursos)

Prova 1 - Comum a todas as áreas / Aplicada em 22/03/2008 - SábadoProva 1 - Comum a todas as áreas / Aplicada em 22/03/2008 - Sábado

Prova 2 - Comum a todas as áreas - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - ManhãProva 2 - Comum a todas as áreas - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Manhã

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E D A C A B C C D B D E B A E C D A B C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E A B E D C E E B A E B D A A E A A C C41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

E D D B C A C B D A E D B C D C A E B C

Prova de Gabarito 1Prova de Gabarito 1

Cargo: ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE - CGU

CONTROLADORIA-GERALDA UNIÃO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

B A C E C D E E A D A B D C B E A C D E21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B C D B A E B B D C B D A C C B C C E E41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

B A A D E C E D A C B A D E A E C B D E

Prova de Gabarito 2Prova de Gabarito 2

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D C E B E A B B C A C D A E D B C E A B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

D E A D C B D D A E D A C E E D E E B B41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

D C C A B E B A C E D C A B C B E D A B

Prova de Gabarito 3Prova de Gabarito 3

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A E B D B C D D E C E A C B A D E B C D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

A B C A E D A A C B A C E B B A B B D D41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

A E E C D B D C E B A E C D E D B A C D

Prova de Gabarito 4Prova de Gabarito 4

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D C E E A B D D B B C E C A A C D A E C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B D B E A C D B E A C A D D C A B D E A41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

C E B B E D C E E A B C B A D C A D B E

Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Saúde - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - TardeProva 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Saúde - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde

Língua Inglesa ou Língua Língua Inglesa ou Língua EspanholaEspanhola

www.pciconcursos.com.br

Page 48: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

2

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C C B A D B E D E E A A B D A A B E D E21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E B A D C A B B A C B C E A D C B B C E41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

A E D D A A C B D D C E C B E A C E D A

Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Obras Públicas - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Obras Públicas - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde- Tarde

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C D D A B A D B B C A B D A D A E C C E21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E E C D B E A B C E A C D C C D B E E A41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

C B D B A A C D E E B E D B A E A B D C

Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Estatística e Cálculos Atuariais - Aplicada em Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Estatística e Cálculos Atuariais - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde23/03/2008 - Domingo - Tarde

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E A C B D E B D E D A C B C D C A C E D21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E B A C E D D B C A A C E C E D D B C A41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

C A E D B D C A E A B B D C A A C E D C

Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Controle Interno - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo Prova 3 - Área: Auditoria e Fiscalização / Controle Interno - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde- Tarde

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

C D A B A E B A D C A E D E E C A B D C21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

C A B E B E C A D C E B E D C D E A A B41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

B C C A D A E D D E D A C B E C A B B C

Prova 3 - Área: Correição - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - TardeProva 3 - Área: Correição - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D D C E D B A C E A A A B D C D E B E B21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

E B E C D C C B A E D B A C A B C D A D41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

C A E E D C D A D E B A B A C B A B B D

Prova 3 - Área: Tecnologia da Informação / Infra-Estrutura de TI - Aplicada em 23/03/2008 Prova 3 - Área: Tecnologia da Informação / Infra-Estrutura de TI - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde- Domingo - Tarde

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

D A D C E E A B D B B A C C E E B C A A21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

B D E E B A C A D B D A E C E C D A B A41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

D E C E B C D B A A B D A E C E C D B A

Prova 3 - Área: Tecnologia da Informação / Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Prova 3 - Área: Tecnologia da Informação / Desenvolvimento de Sistemas de Informação - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - TardeAplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde

www.pciconcursos.com.br

Page 49: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

3

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

B B E B E D C D C A D A B E C E C C C E21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

D A A C A A D B B D B C A E D C A A C B41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

E C C D B E B D A B D E C A A B D A B C

Prova 3 - Área: Desenvolvimento Institucional - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - TardeProva 3 - Área: Desenvolvimento Institucional - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

E B C D A B E C C D A E D B C E C E C E21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

A B D B A A B B A A D C E C D E E D A C41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

B E D C A A D A C B B A C E D A E D B C

Prova 3 - Área: Prevenção da Corrupção - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - TardeProva 3 - Área: Prevenção da Corrupção - Aplicada em 23/03/2008 - Domingo - Tarde

www.pciconcursos.com.br

Page 50: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

1

MINISTÉRIO DA FAZENDA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF

EDITAL ESAF N° 25, DE 27 DE MAIO DE 2008 (*)

CONCURSO PÚBLICO PARA ANALISTA DE FINANÇAS E CONTROLE DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

- CGU

O DIRETOR-GERAL DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA-ESAF, no uso de suas atribuições, em cumprimento ao estabelecido no subitem 9.5 do Edital ESAF nº 02, de 08/01/2008, publicado no Diário Oficial da União de 09/01/2008, regulador do concurso público para o cargo de Analista de Finanças e Controle da CGU e, em acolhimento aos pronunciamentos da Banca Examinadora emitidos em razão dos recursos apresentados às Provas Objetivas 1, 2 e 3 do referido concurso, RESOLVE:

I - ANULAR as questões abaixo relacionadas, em seus respectivos gabaritos, e ATRIBUIR os pontos a elas correspondentes a todos os candidatos presentes às provas, independentemente de terem ou não recorrido:

a) na Prova 1 - Conhecimentos Básicos (comum a todas as áreas), as questões n. 39, 40 e 41, da disciplina Administração Pública;

b) na Prova 2 - Conhecimentos Específicos (comum a todas as áreas), em todos os gabaritos (1, 2, 3 e 4), as questões n. 19, 24 e 26 da disciplina Direito Administrativo; n. 37, da disciplina Administração Financeira e Orçamentária; e n. 50, da disciplina Técnicas de Controle; c) na Prova 3 - Conhecimentos Especializados:

c.1) Área: Saúde - as questões n. 4, da disciplina Saúde Coletiva e Gestão do SUS; n. 21 e n. 27, da disciplina Doenças Infecciosas de interesse da Saúde Pública; n. 36 e n. 44, da disciplina Doenças Crônico-Degenerativas; n. 52 e n. 56, da disciplina Saúde da Criança e do Adolescente;

c.2) Área: Obras Públicas - as questões n. 19 e n. 21, da disciplina Obras de Edificações e Especiais; n. 45, da disciplina Obras Rodoviárias; e n. 53, da disciplina Obras Hídricas;

c.3) Área: Estatística e Cálculos Atuariais - as questões n. 4, 26 e 28, da disciplina Ciências Atuariais; c.4) Área: Controle Interno - a questão n. 14, da disciplina Orçamento e Contabilidade; c.5) Área: Correição - a questão n. 59, da disciplina Correição no Poder Executivo; c.6) Área: Tecnologia da Informação/Infra-Estrutura de TI- as questões n. 5, da disciplina Gestão de Tecnologia da

Informação; n. 30 e n.33, da disciplina Redes de Computadores; e n. 51, da disciplina Segurança da Informação; c.7) Área: Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Sistemas de Informação - as questões n. 9 e n. 19, da

disciplina Gestão de Tecnologia da Informação; e n. 55, da disciplina Gerenciamento de Dados e Conteúdo WEB; c.8) Área: Desenvolvimento Institucional - as questões n. 11 e n.26, da disciplina Gestão de Pessoas e Aprendizagem

Organizacional; e n. 32 e n. 33, da disciplina Licitações, Contratos e Convênios; c.9) Área: Prevenção da Corrupção - a questão n. 12, da disciplina Ciência Política e Gestão Pública; II - ALTERAR as respostas das questões abaixo indicadas, em seus respectivos gabaritos: a) na Prova 2 - Conhecimentos Específicos (comum a todas as áreas), a resposta da questão n. 60, da disciplina Técnicas

de Controle, da letra “C” para a letra “A” (gab.1); da letra “E” para a letra “A” (gab.2); da letra “B” para a letra “A” (gab.3); da letra “D” para a letra “A” (gab.4);

b) na Prova 3 - Conhecimentos Especializados: b.1) Área: Obras Públicas – questão n. 57, da disciplina Obras Hídricas, da letra “C” para a letra “B”; b.2) Área: Correição – questões n. 2, da letra “D” para a letra “C e n. 9, da letra “D” para a letra “E”, ambas da disciplina

Direito Penal e Processual Penal; questão n. 48, da disciplina Correição no Poder Executivo, da letra “D” para a letra “E”; b.3) Área: Tecnologia da Informação/Infra-Estrutura de TI - questões n. 2, da letra “D” para a letra “A e n. 8, da letra

“C” para a letra “B”, ambas da disciplina Gestão de Tecnologia da Informação; questão n. 49, da disciplina Segurança da Informação, da letra “D” para a letra “B”;

b.4) Área: Tecnologia da Informação/Desenvolvimento de Sistemas de Informação - questões n. 14, da letra “C” para a letra “A” e n. 16, da letra “E” para a letra “B”, ambas da disciplina Gestão de Tecnologia de Informação; questão n. 56, da disciplina Gerenciamento de Dados e Conteúdo WEB, da letra “E” para a letra “C”;

b.5) Área: Desenvolvimento Institucional - questão n. 59, da disciplina Legislação Aplicada à CGU e Reg. Jurídico do Serv. Público, da letra “B” para a letra “D”;

b.6) Área: Prevenção da Corrupção - questão n. 6, da disciplina Ciência Política e Gestão Pública, da letra “B” para a letra “D” e questão n. 40, da disciplina Relações Internacionais, da letra “C” para a letra “E”;

III - VALIDAR os gabaritos divulgados, com as anulações constantes do item I e as alterações constantes do item II, ambos deste Edital.

IV - JULGAR improcedentes os demais recursos apresentados quanto às provas objetivas;

V - DIVULGAR, em anexo, em cumprimento ao disposto no subitem 8.8 do Edital ESAF nº 02/2008, regulador do certame, o resultado definitivo das Provas Objetivas 1, 2 e 3 e o resultado provisório da Prova Discursiva, por Área/Campo de Atuação/Unidade da Federação ou Órgão Central;

VI - REITERAR que: a) o conteúdo dos pareceres referentes ao indeferimento ou não dos recursos apresentados quanto às provas objetivas estará

à disposição dos candidatos ou de seus procuradores legalmente constituídos, para vista, no Órgão Central da ESAF - Bloco “C” - sala CT-1 - Rodovia BR 251 - Km 04 - Lago Sul - Brasília-DF, exclusivamente durante os 2 (dois) dias úteis subseqüentes à publicação deste Edital, no horário de 09:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 17:00 horas, na forma do disposto no subitem 9.3 do Edital ESAF n. 02/2008;

b) o resultado provisório da prova discursiva poderá ser objeto de recurso nos dois (2) dias úteis subseqüentes à publicação deste Edital, podendo o candidato, inclusive mediante procurador legalmente constituído, ter vista de sua prova, no Órgão do

Page 51: Prova - CGU - Analista de Controle - Controle Interno - 2008

2

Ministério da Fazenda constante do Anexo II do Edital regulador do concurso, correspondente a localidade onde prestou as provas, sendo-lhe facultado, somente no período e horário indicados na alínea “a” supra, o fornecimento da respectiva cópia de sua prova;

c) eventuais recursos deverão ser apresentados em formulário próprio, conforme modelo disponibilizado no endereço www.esaf.fazenda.gov.br e entregues no Órgão do Ministério da Fazenda constante do Anexo II do Edital regulador do concurso, correspondente à localidade onde prestou as provas, no horário de 09:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas ou remetido, via SEDEX, dirigido à Diretoria de Recrutamento e Seleção da ESAF - Rodovia BR 251 - Km 4 - CEP 71.686-900 - Brasília-DF;

VII - CONSIDERAR reprovados e excluídos do concurso, para todos os efeitos, os candidatos não classificados nas provas objetivas para efeito de correção da prova discursiva, de conformidade com o subitem 8.7 do Edital ESAF n.02/2008.

MAURO SÉRGIO BOGÉA SOARES (*) Publicado no Diário Oficial da União de 28/05/2008, seção 3.

ANEXO

RESULTADO DEFINITIVO DAS PROVAS OBJETIVAS E RESULTADO PROVISÓRIO DA PROVA DISCURSIVA Cargo: AFC001 - Área Auditoria e Fiscalização / Saúde UF: AC Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9168508 IZAIAS GOMES DE OLIVEIRA 26.00 212.50 81.00 293.50 9242384 JOSE FABIO COSTA RIBEIRO TEIXEIRA 18.00 195.50 57.00 252.50 9057579 VALDEMAR NETO OLIVEIRA BANDEIRA 26.00 215.50 72.00 287.50 UF: AP Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9076948 FERNANDO SOUZA MENDONCA DE LIMA 24.00 205.00 65.00 270.00 9753397 LUANA CAROLINE CAMPELO DE SOUSA 30.00 213.50 62.00 275.50 9749373 MARTA REGINA SANTOS DO CARMO 16.00 189.00 68.00 257.00 UF: AM Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9624694 ANA KARINA ALVES MOURA 28.00 208.50 42.00 250.50 9577882 DENIELI MARIA COELHO RODRIGUES 28.00 194.00 76.00 270.00 9293329 FREDERICO GERMANO LOPES CAVALCANTE 26.00 189.50 0.00 189.50 9829717 LEANDRO MEIRELES CHAVES 30.00 211.00 28.00 239.00 9798110 MAX TULIO RIBEIRO MENEZES 20.00 188.00 33.00 221.00 9418776 THIAGO MACHADO PEREIRA MONTEIRO 24.00 214.00 61.00 275.00 UF: MT Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9430199 AUDRIA CRISTINA COELHO CONSTANTIN 28.00 210.00 81.00 291.00 9404813 CLAUDIA REGINA DEVECHI 26.00 200.00 0.00 200.00 9005390 CLAUDIO LIMA DE OLIVEIRA 26.00 195.50 45.00 240.50 9270558 DANIEL ALMEIDA DE MACEDO 28.00 196.00 71.00 267.00 9620729 IRAN ANTONIO BRESSAN 30.00 216.00 72.00 288.00 9191925 LUIZ HENRIQUE GOMES DA SILVA DE REZENDE 26.00 207.50 75.00 282.50 UF: PA Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9307311 AGTON FLAVIO NOVAES DE CASTRO 20.00 199.50 66.00 265.50 9741798 ANA LUIZA CAVERZAN GUIMARAES 26.00 201.50 39.00 240.50 9229876 CLAUDIO BENTO DA SILVA 24.00 191.00 39.00 230.00 UF: RO Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9414754 FERNANDO COSTA NEIRA 26.00 202.50 68.00 270.50 9090207 OMILSON CLAYTON DIAS TAVARES JUNIOR 24.00 212.50 75.00 287.50 9371982 PAULA GIGLIANE DE OLIVEIRA 28.00 203.00 69.00 272.00 UF: RR Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal 9549110 CRISTIANO RIBEIRO GONCALVES AFFONSO 24.00 201.50 77.00 278.50 9570020 JOAO PEDRO RODRIGUES COSTA 30.00 202.50 68.00 270.50 9363327 RODRIGO ARAUJO SERRANO DE ANDRADE 28.00 202.00 78.00 280.00 UF: TO Inscr. Nome ND1 Nobj Ndisc Nfinal