propriedad e descrição ou valor -...

5
Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__ Série: Turma: _______ Data: ___/___/___ 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno 62-3285-7473 www.milleniumclasse.com.br 01. Substâncias com calor de dissolução endotérmico são empregadas na fabricação de balas e chicletes, por causarem sensação de frescor. Um exemplo é o xilitol, que possui as seguintes propriedades: Considere M a massa de xilitol necessária para a formação de 8,04 g de solução aquosa saturada de xilitol, a 25 ºC. Calcule a energia, em quilocalorias, absorvida na dissolução de M. 02. O gráfico abaixo mostra a variação nas concentrações de soluções saturadas de dois sais em água, Li 2 SO 4 (reta descendente) e NH 4 Cl (reta ascendente), individualmente, em função da variação na temperatura da solução. A concentração é expressa em termos de percentual massa/massa, ou seja, a massa do sal dissolvido em 100 g da solução. Com base nos dados do gráfico acima, julgue os itens a seguir em ( V ) ou ( F ). ( ) o sulfato de lítio é menos solúvel que o cloreto de amônio. ( ) em água a 30 o C, é possível dissolver uma massa maior de cloreto de amônio do que de sulfato de lítio. ( ) o gráfico sugere que a dissolução do sulfato de lítio constitui um processo exotérmico, ao passo que a dissolução do cloreto de amônio tem caráter endotérmico. ( ) a solubilidade do sulfato de lítio seria maior em uma solução contendo Na 2 SO 4 do que em água pura. ( ) em água a 0 o C, a concentração molar de uma solução saturada de sulfato de lítio é maior que a concentração molar de uma solução saturada de cloreto de amônio. ( ) em água a 50 o C, é possível dissolver 30 g de sulfato de lítio, mas não é possível dissolver completamente 30 g de cloreto de amônio. 03. Um técnico preparou 420g de uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO 3 , dissolvida em água) em um béquer a uma temperatura de 60 0 C. Depois deixou a solução esfriar até uma temperatura de 40 0 C, verificando a presença de um precipitado. Calcule a massa aproximada desse precipitado. (desconsidere a massa de água presente no precipitado) 04. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as seguintes informações: O g de H 100 g / 1 , 0 ºC 25 água a ilidade em lub So g / cm 59 , 1 ºC 25 a Densidade ºC 77 atm 1 bulição a Ponto de e ºC 23 - usão Ponto de f Adocicado Odor lamável inf Não idade Inflamabil Incolor Cor 2 3 valor ou Descrição e Propriedad a) Considerando as informações apresentadas no rótulo, qual é o estado físico da substância contida no frasco, a 1 atm e 25 ºC? Justifique. b) Em um recipiente, foram adicionados, a 25 ºC, 56,0 g da substância X e 200,0 g de água. Determine a massa da substância X que não se dissolveu em água. Mostre os cálculos.

Upload: nguyencong

Post on 14-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 2ª Turma: _______ Data: ___/___/___

2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 – Setor Bueno – 62-3285-7473 – www.milleniumclasse.com.br

01. Substâncias com calor de dissolução endotérmico são empregadas na fabricação de balas e chicletes, por causarem sensação de frescor. Um exemplo é o xilitol, que possui as seguintes propriedades:

Considere M a massa de xilitol necessária para a formação de 8,04 g de solução aquosa saturada de xilitol, a 25 ºC.

Calcule a energia, em quilocalorias, absorvida na dissolução de M. 02. O gráfico abaixo mostra a variação nas concentrações de soluções saturadas de dois sais em água, Li2SO4 (reta descendente) e NH4Cl (reta ascendente), individualmente, em função da variação na temperatura da solução. A concentração é expressa em termos de percentual massa/massa, ou seja, a massa do sal dissolvido em 100 g da solução.

Com base nos dados do gráfico acima, julgue os itens a seguir em ( V ) ou ( F ). ( ) o sulfato de lítio é menos solúvel que o cloreto de amônio. ( ) em água a 30

oC, é possível dissolver uma massa maior de cloreto de

amônio do que de sulfato de lítio. ( ) o gráfico sugere que a dissolução do sulfato de lítio constitui um processo exotérmico, ao passo que a dissolução do cloreto de amônio tem caráter endotérmico. ( ) a solubilidade do sulfato de lítio seria maior em uma solução contendo Na2SO4 do que em água pura. ( ) em água a 0

oC, a concentração molar de uma solução saturada de

sulfato de lítio é maior que a concentração molar de uma solução saturada de cloreto de amônio. ( ) em água a 50

oC, é possível dissolver 30 g de sulfato de lítio, mas não

é possível dissolver completamente 30 g de cloreto de amônio.

03. Um técnico preparou 420g de uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3, dissolvida em água) em um béquer a uma temperatura de 60

0C. Depois deixou a solução esfriar até uma temperatura de 40

0C,

verificando a presença de um precipitado. Calcule a massa aproximada desse precipitado. (desconsidere a massa de água presente no precipitado)

04. O rótulo de um frasco contendo determinada substância X traz as seguintes informações:

O g de H100 g / 1,0ºC25 água a ilidade emlubSo

g / cm59,1ºC25a Densidade

ºC77 atm1bulição a Ponto de e

ºC23-usãoPonto de f

AdocicadoOdor

lamávelinfNão idadeInflamabil

IncolorCor

2

3

valor ou DescriçãoePropriedad

a) Considerando as informações apresentadas no rótulo, qual é o estado físico da substância contida no frasco, a 1 atm e 25 ºC? Justifique. b) Em um recipiente, foram adicionados, a 25 ºC, 56,0 g da substância X e 200,0 g de água. Determine a massa da substância X que não se dissolveu em água. Mostre os cálculos.

3 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 – Setor Bueno – 62-3285-7473 – www.milleniumclasse.com.br

c) Complete o esquema abaixo, representando a aparência visual da mistura formada pela substância X e água quando, decorrido certo tempo, não for mais observada mudança visual. Justifique.

Dado: densidade da água a 25ºC = 1,00 g / cm3

05. Preparou-se uma solução saturada de nitrato de potássio (KNO3), adicionando-se o sal a 50 g de água, à temperatura de 80°C. A seguir, a solução foi resfriada a 40°C. Qual a massa, em gramas, do precipitado formado?

Dados:

OH de /100gKNO de g 60 SC 40 T

OH de /100gKNO de g 180 SC 80 T

23

23

06. Com o aumento do preço do barril de petróleo, as fontes alternativas de energia estão sendo bastante discutidas no mundo. O Brasil apresenta como fonte alternativa de combustível o etanol obtido a partir da cana-de-açúcar. Comparando as reações de combustão do etanol (CH3CH2OH) e da gasolina (C8H18), responda aos itens abaixo. Dados: densidade do etanol é 0,80 g/mL e da gasolina é 0,75 g/mL

C2H5OH (l) + 3 O2 (g) 2 CO2 (g) + 3 H2O (l) H = –7,00 cal/g

C8H18 (l) + 25/2 O2 (g) 8 CO2 (g) + 9 H2O (l) H = –10,0 cal/g a) Com base nas reações acima, qual seria a vantagem ambiental em utilizar-se o etanol em substituição à gasolina?

b) Sabendo-se que a gasolina no Brasil contém cerca de 20% v/v em álcool, qual seria o volume de CO2 liberado por 1 litro dessa gasolina? Considere as condições normais de temperatura e pressão (CNTP). c) Calcule a quantidade de energia liberada, em kcal, quando 1,00 litro de cada combustível é queimado. 07. Na fabricação de fogos de artifício, pode ser utilizado alumínio metálico em pó. A reação de queima, com liberação de luz e calor, é representada abaixo.

2 Al(s) + 3/2 O2(g) Al2O3(s) H = -1652 kj . mol-1

Dados: M(Al) = 27.0g/mol Al (Z = 13) M(O) = 16.0g/mol O(Z = 8) Considerando os dados apresentados.

a) Calcule a massa de alumínio, em gramas, necessário para desprender,

a pressão constante, 153kJ. Suponha que a quantidade de oxigênio é

excessiva.

b) Indique o agente redutor.

08. Grafita e diamante são formas alotrópicas de carbono, cujas equações de combustão são apresentadas abaixo:

C(gr) + O2(g) CO2(g); H = -393,5 KJ mol-1

C(d) + O2(g) CO2(g); H = 395,4 KJ mol-1

a) Calcule a variação de entalpia necessária para converter 1,0 mol de grafita em diamante. b) Qual a variação de entalpia envolvida na queima de 120 g de grafita?

4 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 – Setor Bueno – 62-3285-7473 – www.milleniumclasse.com.br

09. Entre as formas alotrópicas de um mesmo elemento, há aquela mais estável e, portanto, menos energética, e também a menos estável, ou mais energética. O gráfico, de escala arbitrária, representa as entalpias

(H) do diamante e grafite sólidos, e do CO2 e O2 gasosos.

a) Sabendo-se que os valores de H1 e H2 são iguais a –393 e –395 kJ,

respectivamente, calcule a entalpia (H) da reação: C(grafite) C(diamante). Indique se a reação é exotérmica ou endotérmica. b) Considerando-se a massa molar do C = 12 g/mol, calcule a quantidade de energia, em kJ, necessária para transformar 240 g de C(grafite) em C(diamante). 10. Os primeiros registros do uso do chumbo são de 4.000 a.C. A maquiagem que Cleópatra usava em volta dos olhos consistia em um pó feito com galena, um minério de chumbo.

A obtenção do chumbo é simples. Ele é encontrado na natureza principalmente na forma de galena (sulfeto de chumbo). A produção de chumbo metálico a partir de galena envolve duas etapas. Em um primeiro momento, ela é submetida à queima com carvão, onde o calor liberado possibilita a reação do minério com o oxigênio do ar. Na sequência, o óxido de chumbo obtido da primeira etapa reage com o carbono (do carvão), formando o chumbo metálico.

Sobre esse assunto, responda ao que se pede. a) Escreva as duas equações do processo de obtenção do chumbo citado no texto. b) Esboce um gráfico mostrando a variação da entalpia durante a reação I e classifique a reação do ponto de vista da termoquímica.

11. A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação, é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo.

Utilizando-se da análise da figura e seus conhecimentos sobre o movimento de translação da Terra, explique: a) Solstício ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

b) Equinócio ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

12. Os movimentos do planeta Terra são explicados pela força de atração que o Sol exerce sobre os astros que orbitam à sua volta. Dois desses movimentos, combinados com a inclinação do eixo da Terra, exercem, cotidianamente, influência sobre a vida no planeta. Com base nesta afirmação, descreva os dois movimentos executados pela terra em relação ao Sol, que exercem influência direta sobre a vida na Terra e explicite uma dessas influências. ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

5 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 – Setor Bueno – 62-3285-7473 – www.milleniumclasse.com.br

13. POSIÇÕES DO SOL AO MEIO DIA

Fundamentado na ilustração, nos conhecimentos relativos à questão da orientação sobre o espaço geográfico e na observação das diferentes posições do sol na linha do horizonte, em diferentes períodos do ano, sobre uma cidade localizada em latitudes médias, a) identifique em que hemisfério se localiza a cidade mostrada na ilustração, explicando o motivo pelo qual o sol, ao meio dia, em 21 de junho, encontra-se posicionado no ponto mais alto da linha do horizonte. ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

b) identifique, na cidade apresentada na figura, as estações do ano e os períodos de solstício ou equinócio em 21 de março: período: ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

23 de setembro: período: ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

c) cite duas consequências geográficas ligadas à trajetória da luz do sol, na linha do horizonte, ao se deslocar no sentido de I para II. ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

14. Considere os fusos horários do Brasil e de algumas localidades representativas das zonas de horas legais. Quando em Palmas for 24h de 31 de dezembro de 2013, sábado, em Fernando de Noronha (PE), Campo Grande (MS) e Manaus (AM), serão quais horários e datas, respectivamente?

15. O mapa representa as diferenças de horário na América do Sul em função dos diferentes fusos.

(IBGE. Atlas Geográfico Escolar, 2009. Adaptado.)

A seção de abertura da Rio+20 ocorreu no Rio de Janeiro, no dia 20 de junho de 2012. A presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento à nação às 21 horas, horário de Brasília. Os moradores de La Paz, na Bolívia, de Caracas, na Venezuela, de Buenos Aires, na Argentina, e do Arquipélago de Fernando de Noronha, no Brasil, se quisessem assistir ao vivo à fala da presidente, deveriam ter ligado seus televisores, em quais horários? 16. Leia o texto e observe o mapa.

Em 1884, durante um congresso internacional, em Washington, EUA, estabeleceu-se um padrão mundial de tempo. A partir de então, ficou convencionado que o tempo padrão teórico, nos diversos países do mundo, seria definido por meridianos espaçados a cada 15º, tendo como origem o meridiano de Greenwich, Inglaterra (Reino Unido).

Com base no mapa e nas informações acima, considere a seguinte

situação: João, que vive na cidade de Pequim, China, recebe uma ligação telefônica, às 9h da manhã de uma segunda-feira, de Maria, que vive na cidade de Manaus, Brasil. A que horas e em que dia da semana Maria telefonou?

6 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 – Setor Bueno – 62-3285-7473 – www.milleniumclasse.com.br

17. Analise este mapa: Brasil: posição geográfica e fusos horários

Considerando a forma do território brasileiro, mais extenso ao norte no sentido leste-oeste, e afunilado ao sul,

1. APRESENTE uma razão histórico-geográfica que justifica a maior extensão ao norte, no sentido leste-oeste, do território brasileiro. Razão histórico-geográfica:

2. CITE uma vantagem da posição e da forma geográficas do território brasileiro quanto aos fusos horários: às condições climáticas:

3. Leia esta afirmativa: No mundo contemporâneo é vantajoso ser um país de dimensões continentais, como o caso do Brasil. Você concorda com esta afirmativa?

Concordo.

Não concordo.

JUSTIFIQUE sua resposta: ____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

18. Um estudante do Curso Superior de Turismo do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foi para um congresso científico em São Paulo (SP). Após o evento, decidiu visitar familiares em Campo Grande (MS). Cerca de 900 km, em linha reta, separam as duas cidades. Ele sabe que se em São Paulo são 15 horas, em Campo Grande são 14 horas, devido a

diferença de fusos entre as cidades. Se ele pegar um avião e fizer o percurso São Paulo – Campo Grande em uma hora, saindo da capital paulista às 15 horas, qual será a hora de sua chegada a Campo Grande? 19. Três viajantes (A, B e C) saíram de Londres às 20 horas (hora local de Londres) do dia 12 de janeiro, com destino a São Paulo (A), Salvador (B) e Cuiabá (C). Considerando que no Brasil estava ocorrendo o horário de verão, e que a viagem demorou 12 (A), 14 (B) e 16 (C) horas, é correto concluir que o horário e o dia de chegada foram, respectivamente: 20. Em uma situação aleatória, uma pessoa que viaja, de automóvel, de São Paulo para Brasília, de Brasília para Manaus, de Manaus para Belém do Pará e de Belém do Pará para Salvador, vai percorrer o trajeto, respectivamente, nas seguintes direções (com base nos pontos cardeais e colaterais, a seguir):

Disponível em: <http://co.wikipedia.org/wiki/File:Rosa_

dos_Ventos_dsfdfdsdsaljdl.jpg>. Acesso em: 30 jul. 2012.